O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


[Série Descabaça Zé #2] Super Metroid - Snes. Como fiquei esse tempo todo sem também te experimentar, delícia?

Rodrigo Zé do Cx Jr

Lenda da OS desde 2000
VIP
Mensagens
37.162
Reações
58.257
Pontos
2.009
Lixos e lixas,

Nesse tópico:

[Série Descabaça Zé #1] Zelda: como fiquei esse tempo todo sem ter te experimentado, sua delícia? [ALTTP]

Explico que perdi o cabaço com a série Zelda após comprar um aparelho que FINALMENTE me fez entrar no mundo da emulação:

Tetas, por incrível que pareça, nunca tinha jogado um Zelda, ainda que eu tenha chegado muito perto várias vezes.

Na geração 8BITS fui de Master System, então passei longe dos primeiros Zeldas.
No Snes eu só queria saber de futebol (real e virtual), Mario Kart e outros games mais casuais, eu tinha preguiça de pensar e por isso, talvez, eu não goste de RPG. Cagava e andava pra história também.

Nas demais gerações fui de Sony, começaram os compromissos profissionais então só consegui focar em uma única plataforma.
Comprei o WiiU mas não tive tempo e nem paciência de jogar Zelda, então passou novamente batido.

Agora comprei uma box pra jogar jogos antigos, a saga completa está aqui:

https://forum.outerspace.com.br/index.php?threads/a-saga-do-retro-console-do-zé-tv-box-retro-comprei-pag2-54.543338/page-2#post-16641147

Passei rapidamente por vários jogos, mas ainda não tinha me dedicado a nenhum. O primeiro que resolvi entrar de cabeça foi Green Dog do Mega Drive, joguete que um amigo tinha na infância e eu era apaixonado (pelo game, não pelo amigo). Virei bem rápido e fui pro próximo... Navegando pelo vasto menu passei por Zelda ATTP e pensei: "pq não?".

Sevi uma dose de whisky, sentei na cadeira de praia e adentrei naquele mundo.

To tentando jogar sem nenhuma informação "externa", como naquela época onde as escassas informações que tínhamos eram nas revistas, a maioria das quais coladas pois nossa mão alternava entre jogatinas e faps.

Não sabia nem como começar, no início noobei completamente mas comecei a embalar, pra piorar um pouco meu inglês ta bem m****, o que me dificulta progredir. Ainda assim, ja joguei umas 2 horas, explorando praticamente tudo, liquido cada uma daquelas porra de mato que tem o jogo todo.

To encantado. Depois dele a minha ideia é jogar os do NES e GBA, pra finalizar com chave de ouro no OOT e / ou MM.

Zelda é a legítima demonstração de que a Nintendo é inigualável, sinônimo absoluto de vídeo game.
Como não amar?

Como vou experimentar vários clássicos que nunca tinha jogado, resolvi, então, criar uma série e cá estamos no segundo episódio.

Ainda não finalizei ALTTP mas to bem próximo do final.

Sábado, chuvoso em POA, do jeito que eu curto pra passar uma tarde tetando, resolvi jogar Super Metroid, game que eu tinha NOJO na infância praticamente pelos mesmos motivos de também não gostar do Zelda.

Muito de eu querer experimentar Metroid é por eu ter achado Guacamelee um dos melhores jogos da geração passada, o que me fez ficar completamente VICIADO no gênero metroidvania (aliás, o próximo game da série será Castlevania SOTN).

Voltando ao Super Metroid, PORRA QUE DELÍCIA DE JOGO É ESSE PORRA QUE JOGO GOSTOSO É ESSE PORRA QUE JOGO PERFEITO PORRA!

No início me irritei demais com a jogabilidade, mais precisamente com os pulos. Mas depois que acostuma só vai, o level design é sem precedentes, tudo muito bem balanceado.

É "estranho" também jogar sem tutorial que vemos nos jogos atuais,, o que inclusive deixa a experiência ainda mais desafiadora. Meio que me perdi nos menus, não sabia nem acionar a morph ball (sim, eu sei que quando coletamos o power up tem uma explicação, mas eu não li)! Mas como eu disse sobre a jogabilidade, na medida que acostuma a coisa começa a ficar viciante.

Enfim, não vou tecer uma tese aqui sobre o game, que eu resumiria como VISCERAL.

ISSO é jogo de vídeo game, no mais amplo sentido.

Acho que minhas impressões não mudarão da parte que eu to até o final, mas assim que finalizar completamento aqui.
 

ELTORO

Mil pontos, LOL!
Mensagens
27.881
Reações
63.053
Pontos
1.253
Melhor Metroid e entra fácil no meu top 5 de todos os tempos.

Não envelheceu nem um pouco.

Recomendo rejogar e tentar finalizar com menos itens ou fazer speedrun,usando wall jump,mockball e bomb jumping.
A experiência muda completamente.
 

Rodrigo Zé do Cx Jr

Lenda da OS desde 2000
VIP
Mensagens
37.162
Reações
58.257
Pontos
2.009
Não envelheceu nem um pouco.

Isso me chamou demais a atenção!
O jogo é completamente jogável até hoje, incrível.


Recomendo rejogar e tentar finalizar com menos itens ou fazer speedrun,usando wall jump,mockball e bomb jumping.
A experiência muda completamente.

Dificilmente sobrará tempo, tendo em vista a gigantesca lista de games que quero tirar o atraso... Mas se sobrar um tempo e bater a curiosidade, tentarei.
 

PocketCrocodile

Mil pontos, LOL!
Mensagens
29.877
Reações
50.993
Pontos
1.003
É excelente de verdade
Recomendo depois jogar o Fusion, gosto demais dele (hoje só jogo um hack sem mapa lol)
 

Grandpa

Mestre Jedi
Mensagens
5.695
Reações
2.846
Pontos
1.334
Também só fui jogar esse game há poucos anos atrás após terminar o Metroid do NES, que eu achei muito bom, mas esse supera. Um dos melhores jogos da biblioteca do Super Nintendo.
 


Makunouchi Ippo

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
4.800
Reações
6.860
Pontos
694
Eu também tenho pouco tempo que terminei essa belezinha, mas já estou na pilha para pegar novamente e desta vez fazer 100%. Na primeira vez fiquei longe

Enviado de meu Lenovo K53b36 usando o Tapatalk
 

Madarame

Mil pontos, LOL!
Mensagens
14.099
Reações
35.090
Pontos
1.054
Eu só joguei o primeiro do Nintendinho, o Fusion no GBA e o Other M no Wii e achei todos muito bons(o Fusion tá no meu top 10 favoritos de GBA), já o Other M vi um pessoal falando que é ruim, não entendi pq.
 

Rodrigo Zé do Cx Jr

Lenda da OS desde 2000
VIP
Mensagens
37.162
Reações
58.257
Pontos
2.009
Super Metroid tem um replay incrível, de tanto rejogar gravei onde fica cada item e sempre que rejogo termino em menos tempo. Excelente desafio. Estou fazendo o mesmo com o zero mission do GBA que é tão bom quanto.
Eu assisti umas speeruns do SM e fiquei de boca aberta! Um dia, quem sabe, eu tento.
 

DocVooDoo

Lenda da internet
Mensagens
31.975
Reações
41.651
Pontos
1.689
Super Metroid é foda.
Metroid Fusion é muito bom, mas o Super é melhor.
Por uma decisão de game design, Fusion meio que conduz o jogador para onde tem que ir, dando um tom de linearidade no jogo.
Super Metroid é absolutamente você sozinho, praticamente sem indicação alguma de onde tem que ir e o que tem que fazer.
Maior exemplo disso é adivinhar que o corredor de vidro quebra com a super bomba.
Tem gente que mata a charada fácil, outros vão ficar uma eternidade até adivinhar, e o jogo é totalmente cruel em não te dar uma dica sequer disso.
 
Ultima Edição:

Odin Games

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
7.749
Reações
14.452
Pontos
503
Super Metroid para mim é o jogo mais foda do SNES, o mais complexo, e apesar de A Link to the past ser meu jogo favorito, reconheço que talvez Super Metroid talvez seja o melhor jogo do console.

Mas a jogabilidade dele realmente é difícil e complicada, quem joga a primeira vez demora para se acostumar, por isso muita gente acaba largando ele e achando que o jogo é ruim, mas esse jogo é um dos raros jogos que aproveita 100% do controle, pois além de precisar usar todos os botões dele, alguns botões podem ter mais de uma função dependendo de como for usa-lo, uma coisa que eu não gosto é daquele pulo que a Samus dá para escalar as paredes, na primeira vez que zerei o jogo eu demorei a aprender a dar aqueles pulos, naquela parte onde tem aqueles alienígenas que ensinam ela a pular nas paredes, fiquei um tempo travado naquela parte, cheguei a ficar com calos nos dedos... :klol

Mas o jogo é uma obra de arte, tive o privilégio de zerar ele duas vezes do início ao fim, na última a alguns meses e consegui terminar com todos os tanques de energia, mas não é difícil achar eles, difícil mesmo é terminar com todas as armas full, com 100% dos mísseis, super mísseis, entre outros.
 

Gustavo Reis

Bam-bam-bam
Mensagens
1.293
Reações
2.455
Pontos
453
Tenho minha fita original desde meados dos anos 2000, comprei de uma locadora que fechou por apenas 20 reais, tenho um enorme carinho por esse jogo e é meu favorito do snes junto com o zelda a link to the past.
Ele é simplesmente incrível e extremamente jogável hoje em dia, pra mim, o melhor Metroid até hoje.
 

ELTORO

Mil pontos, LOL!
Mensagens
27.881
Reações
63.053
Pontos
1.253
Super Metroid para mim é o jogo mais foda do SNES, o mais complexo, e apesar de A Link to the past ser meu jogo favorito, reconheço que talvez Super Metroid talvez seja o melhor jogo do console.

Mas a jogabilidade dele realmente é difícil e complicada, quem joga a primeira vez demora para se acostumar, por isso muita gente acaba largando ele e achando que o jogo é ruim, mas esse jogo é um dos raros jogos que aproveita 100% do controle, pois além de precisar usar todos os botões dele, alguns botões podem ter mais de uma função dependendo de como for usa-lo, uma coisa que eu não gosto é daquele pulo que a Samus dá para escalar as paredes, na primeira vez que zerei o jogo eu demorei a aprender a dar aqueles pulos, naquela parte onde tem aqueles alienígenas que ensinam ela a pular nas paredes, fiquei um tempo travado naquela parte, cheguei a ficar com calos nos dedos... :klol

Mas o jogo é uma obra de arte, tive o privilégio de zerar ele duas vezes do início ao fim, na última a alguns meses e consegui terminar com todos os tanques de energia, mas não é difícil achar eles, difícil mesmo é terminar com todas as armas full, com 100% dos mísseis, super mísseis, entre outros.
Eu acho estranho quando um pessoal do Reddit fala que os controles são ruins.

Talvez porque os controles do jogo sejam mais cadenciados e manuais do que os outros jogos da série,mas entre eles acho o melhor,praticamente perfeito.

É interessante que a Samus não tem uma velocidade pré definida,mas sim totalmente controlável a partir do botão de correr,dando liberdade completa ao jogador.
Acho muito boa a física também, você sente que a Samus tem um peso ; o pulo lento por exemplo te dá tempo suficiente pra saber onde vai cair e como, dá até pra controlar a direção perfeitamente no controle.
Tendo em vista que o mapa do jogo é mais assimétrico e desnivelado em relação aos outros jogos,é muito mais viável você controlar a Samus manualmente desse jeito.

Sinceramente eu curto o wall jump.
Pegando gancho com o que falei sobre a física do pulo,o jogo te dá um tempo pra encostar na parede e fazer o wall jump,e foi bem legal eles terem colocado uma animação pra Samus se apoiando na parede também.

Mas não é perfeito também.
Tem dois defeito nele que é chato : não dá pra pular pro outro lado se você perder o "momentum",a Samus continua girando até cair se vc erra isso.
Também tem outra coisa,mas aí engloba os pulos num geral : se você der um pulo sem girar, não tem como você cair girando como nos Metroids seguintes (que é só apertar o botão de pulo no ar).

Agora,uma coisa,tem um jeito mais fácil de escapar daquele tutorial dos bichinhos.
É só você pular numa plataforma que está logo à esuqerda,no comecinho da sala,e usar a Morph Ball pra passar numa passagem escondida.
Sempre soube fazer wall jump mas só fui descobrir isso mais recentemente.

Sobre finalizar o jogo,fiz 100% sem detonado.
Tem item que é difícil demais de achar,mas a maioria dá pra usar a lógica, principalmente os que envolvem o Shinespark.
 

Odin Games

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
7.749
Reações
14.452
Pontos
503
Eu acho estranho quando um pessoal do Reddit fala que os controles são ruins.

Talvez porque os controles do jogo sejam mais cadenciados e manuais do que os outros jogos da série,mas entre eles acho o melhor,praticamente perfeito.

É interessante que a Samus não tem uma velocidade pré definida,mas sim totalmente controlável a partir do botão de correr,dando liberdade completa ao jogador.
Acho muito boa a física também, você sente que a Samus tem um peso ; o pulo lento por exemplo te dá tempo suficiente pra saber onde vai cair e como, dá até pra controlar a direção perfeitamente no controle.
Tendo em vista que o mapa do jogo é mais assimétrico e desnivelado em relação aos outros jogos,é muito mais viável você controlar a Samus manualmente desse jeito.

Sinceramente eu curto o wall jump.
Pegando gancho com o que falei sobre a física do pulo,o jogo te dá um tempo pra encostar na parede e fazer o wall jump,e foi bem legal eles terem colocado uma animação pra Samus se apoiando na parede também.

Mas não é perfeito também.
Tem dois defeito nele que é chato : não dá pra pular pro outro lado se você perder o "momentum",a Samus continua girando até cair se vc erra isso.
Também tem outra coisa,mas aí engloba os pulos num geral : se você der um pulo sem girar, não tem como você cair girando como nos Metroids seguintes (que é só apertar o botão de pulo no ar).

Agora,uma coisa,tem um jeito mais fácil de escapar daquele tutorial dos bichinhos.
É só você pular numa plataforma que está logo à esuqerda,no comecinho da sala,e usar a Morph Ball pra passar numa passagem escondida.
Sempre soube fazer wall jump mas só fui descobrir isso mais recentemente.

Sobre finalizar o jogo,fiz 100% sem detonado.
Tem item que é difícil demais de achar,mas a maioria dá pra usar a lógica, principalmente os que envolvem o Shinespark.
Pois é, eu até gosto do controle do SNES, só acho meio ruim esse pulo que eu tinha falado, se a borrachinha do controle estiver velha o cara vai ter dificuldades para dar esse pulo :klol

Quando eu tive que fazer esse tutorial pela primeira vez eu tive que ficar quase uma hora tentando descobrir como era, não quis procurar por um detonado, até que consegui dar o bendito pulo, no início achei bastante desconfortável, mas depois o cara pega jeito e aprende.

Outro que tive bastante dificuldade foi aquele pulo relâmpago que aquele outro alienígena dá, eu não sabia como fazia ele na primeira vez, mesmo ele me mostrando como era, foi então que depois de quase meia hora descobri o comando e depois foi de boa... :klol
 

ELTORO

Mil pontos, LOL!
Mensagens
27.881
Reações
63.053
Pontos
1.253
Pois é, eu até gosto do controle do SNES, só acho meio ruim esse pulo que eu tinha falado, se a borrachinha do controle estiver velha o cara vai ter dificuldades para dar esse pulo :klol

Quando eu tive que fazer esse tutorial pela primeira vez eu tive que ficar quase uma hora tentando descobrir como era, não quis procurar por um detonado, até que consegui dar o bendito pulo, no início achei bastante desconfortável, mas depois o cara pega jeito e aprende.

Outro que tive bastante dificuldade foi aquele pulo relâmpago que aquele outro alienígena dá, eu não sabia como fazia ele na primeira vez, mesmo ele me mostrando como era, foi então que depois de quase meia hora descobri o comando e depois foi de boa... :klol
Eu achava mais fácil de fazer mudando os botões... aliás a que vem por padrão é muuto esquisita,coloco pra pular em B,tiro no Y,correr no A e cancel no X.
Bem melhor pra jogar IMO.

O pulo relâmpago é o Shinespark,tinha o tutorial dele no manual do jogo.E é até intuitivo a forma como os bichinhos mostram, só achei sacanagem não ter um lugar ali pra sair igual o do Wall Jump,ou você faz ou reseta o console hehe.

Enfim,esse é um jogo que você pode ficar alguns poucos segundos perdidos,ou vários dias ou semanas sem saber o que fazer.
O único metroidvania que me deixou com essa sensação é Hollow Knight..que aliás ainda não fechei mas é foda pra c***lho,level design pra mim bate o de qualquer outro Metroidvania tirando o jogo do tópico aqui.
 

iusearchbtw

Mil pontos, LOL!
Mensagens
8.857
Reações
10.509
Pontos
1.069
Engata logo os de GBA que também são excelentes e curtos (menos de 5 horas cada).
 

Rodrigo Zé do Cx Jr

Lenda da OS desde 2000
VIP
Mensagens
37.162
Reações
58.257
Pontos
2.009
Ops, juro que foi sem querer. Fui escrevendo sem me preocupar com spoilers e nem vi que ainda não estava no fim. Até editei para não dar problema a qq desavisado. Mas não se preocupe, isto é apenas um de vários desafios que terá que encarar.
Não man, eu tava agradecendo DE VERDADE :lolwtf
Eu duvido muito que eu me tocaria disso!
 

Rodrigo Zé do Cx Jr

Lenda da OS desde 2000
VIP
Mensagens
37.162
Reações
58.257
Pontos
2.009
O único metroidvania que me deixou com essa sensação é Hollow Knight..que aliás ainda não fechei mas é foda pra c***lho,level design pra mim bate o de qualquer outro Metroidvania tirando o jogo do tópico aqui.

Não joguei HK... Mas tu chegou a jogar Guacamelee?
Ta certo que a minha experiência no gênero é bem superficial, mas eu acho muito difícil algum game bater esse no quesito level design.
 

carloshfc

Mil pontos, LOL!
Mensagens
18.206
Reações
27.297
Pontos
1.053
Nem sabia que existia!
O que tem o game?

Vou dar uma pesquisada.
Ele é um game para nova geração, com estética 16bit, e baseado na nova versão do filme A Múmia.

Ao invés de um jogo moderno, foram para um Metroidvania, com alguns inimigos que vc vê que hora vieram de uma IP, hora de outra. Por isso que tem o Demastered no nome.

O game também não segue o roteiro do filme. Só se passa no mesmo universo. Ele tem um gostinho muito grande de Metroid é Castlevania em todos os aspectos.

O filme é uma b*sta, o game é muito bom.

Enviado de meu SM-G9650 usando o Tapatalk
 

ELTORO

Mil pontos, LOL!
Mensagens
27.881
Reações
63.053
Pontos
1.253
Não joguei HK... Mas tu chegou a jogar Guacamelee?
Ta certo que a minha experiência no gênero é bem superficial, mas eu acho muito difícil algum game bater esse no quesito level design.

Cara,te falar, não joguei,mas acho que o Hollow Knight bate com folga.
Pessoal costuma falar isso desde o lançamento, alguns acham até melhor que Super Metroid.

Mas enfim, tenho que jogar pra falar por mim.
 

Rodin

Bam-bam-bam
Mensagens
1.019
Reações
2.211
Pontos
303
Na minha humilde opinião pelo conjunto todo Super Metroid é o melhor jogo de SNES,claro tem DK,Yoshi's Island como exemplos de visual fuderoso + boa jogabilidade mas a atmosfera de Metroid aliado a musica(o que é a aquele tema de Norfair gente?!),som e bons gráficos é o diferencial para mim.
 
Ultima Edição:

Ridge

Bam-bam-bam
Mensagens
2.126
Reações
4.621
Pontos
453
Jogo perfeito, melhor jogo de ação da era 16 bits, esse é um daqueles clássicos atemporais.
 

AyresMVP

Living is Easy, With Eyes Closed
GOLD
Mensagens
13.524
Reações
28.291
Pontos
903
Realmente, pelo que ouço falar de todo mundo é um dos melhores games de todos os tempos. Criou todo um estilo que é utilizado com sucesso até hoje. Não dei muita atenção na época que foi lançado e nem cheguei a jogar naquele momento, pois já tiinha migrado para o PC e abandonado os consoles. Aliás tudo que saiu de 94 pra frente no SNES eu não joguei nada na época (tava mais interessado nos point and clicks da Lucas Arts). mas vou pegar para jogar como se deve. Sem save state, no cartucho mesmo, e desde o começo.
 

Rodrigo Zé do Cx Jr

Lenda da OS desde 2000
VIP
Mensagens
37.162
Reações
58.257
Pontos
2.009
Voltando da geladeira...
Sou preguiçoso pra caralh e por isso tetas, não nego, recorri ao youtoba em algumas partes.

To bem perto do final e completamente viciado.
Que jogo senhores, que jogo.
 

Trezoitao38

Mil pontos, LOL!
GOLD
Mensagens
14.905
Reações
13.954
Pontos
1.474
Quando eu começo a pensar em Super Metroid acho até difícil de enumerar as coisas que o jogo fez muito bem e que me faz cogitá-lo como o melhor game do Super Nintendo.

Os tutoriais invisíveis, as possibilidades de quebra de sequência; o desenho de levels praticamente perfeito permitindo múltiplas interações e níveis de dificuldade diversos a depender das sequências tomadas pelo jogador; a história minimalista que tirando aquela cut scene inicial não é contada por textos, mas pela própria contextualização a qual o jogador se imerge nela...

São tantas coisas. Nós percebemos o grau de perfeição de Super Metroid quando vamos jogar outros jogos do gênero, pra citar um caso recente, Axiom Verge.

Em Axiom Verge os itens e power ups funcionam apenas como chaves. O level design não é forte o suficiente para promover experiências ricas de interação com as novas habilidades. Super Metroid faz isso room-to-room. O preenchimento de tanques extras, de mísseis extras, a maneira como são dispostos exigindo em diferentes níveis de dificuldades maneiras diferentes de obtê-los em interações ricas. Nada é inútil, o grappling hook não serve apenas para entrar num novo level, mas todo o level é construído em torno do grappling hook.

É um jogo que merece ser jogado com um caderno ao lado para anotar tudo aquilo que o jogo faz de bom. Talvez um dia eu faça isso. Faz muito tempo que eu não o jogo, pois tenho dado prioridade nos últimos anos a outros jogos, mas valeria a pena um dia revisitá-lo e me dar ao trabalho de fazer isso. É um jogo que merece ser estudado, dissecado e analisado minuciosamente.

É uma obra-prima no sentido de que rompeu com aquele paradigma vigente até então em que os games explicitamente apareciam como games. Em que os levels se definiam explicitamente enquanto levels. Tudo em Super Metroid é tão organicamente bem feito que parece ali existir apenas um mundo o qual imergirmos e interagimos com ele se esquecendo muitas vezes se tratar de um videogame. Link to the Past se esbarra muitas vezes nisso, as dungeons parecem formuláicas, apenas uma ou outra foge as convenções impostas pelo próprio game, mas a repetição entrar na dungeon, procurar chaves, achar a Big Key, abrir o baú, pegar o item e ir até o boss, nos lembra imediatamente que estamos jogando um videogame.
 
Topo Fundo