O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Sega Master System 1 tectoy com imagem preto e branco ou colorida com linha rosa horizontal.

welmitt

Novato
Mensagens
22
Reações
15
Pontos
13
Título grande né ? Acontece que eu não achei nada sobre esse defeito, pessoal fala que é só dá umas viradas no trinpot que volta a ficar colorida (de fato volta mas aí desligar volta a ficar preto e branco) as vezes fica colorido a imagem se vc ficar ligando e desligando o console por fica colorida com uma mancha rosa acima da tela como mostra as imagens, o que poderia ser ?
 

Anexos

  • 20191030_075242-800x600.jpg
    20191030_075242-800x600.jpg
    146,8 KB · Visualizações: 36
  • 20191030_075304-800x600.jpg
    20191030_075304-800x600.jpg
    161,2 KB · Visualizações: 36

jeffren

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.209
Reações
469
Pontos
794
Eita...
Um amigo meu tinha um TurboGame da CCE que era utilizado em TV preto e braco. Quando ele ligava o console na minha TV colorida, o console continuava executando sem cores por muito tempo e só coloria os jogos depois de algumas horas de jogos e após alguns resets. A gente sabia que as cores voltariam porque o console começava a piscar a tela... :ksafado

Não se se tem relação com seu problema, mas já experimentou outra TV pra tirar a prova?
 
Ultima Edição:

welmitt

Novato
Mensagens
22
Reações
15
Pontos
13
Transcodificação indo pra casa do c***lho.
Não sei, pq essa e a primeira versão porém a placa já é fabricada no Brasil e é modelo Pal-m de fabrica ou seja não é transcodificado de NTSC pra Pal M mas sim Pal M de fabrica, tu sabe qual é o modelo do cristal ?
 

welmitt

Novato
Mensagens
22
Reações
15
Pontos
13
Eita...
Um amigo meu tinha um TurboGame da CCE que era utilizado em TV preto e braco. Quando ele ligava o console na minha TV colorida, o console continuava executando sem cores por muito tempo e só coloria os jogos depois de algumas horas de jogos e após alguns resets. A gente sabia que as cores voltariam porque o console começava a piscar a tela... :ksafado

Não se se tem relação com seu problema, mas já experimentou outra TV pra tirar a prova?
Ele pega normal em tvs modernas tipo fullhd mas não e minha intenção jogar em tv hd kkkk
 


Madarame

Mil pontos, LOL!
Mensagens
14.099
Reações
35.088
Pontos
1.054
Não sei, pq essa e a primeira versão porém a placa já é fabricada no Brasil e é modelo Pal-m de fabrica ou seja não é transcodificado de NTSC pra Pal M mas sim Pal M de fabrica, tu sabe qual é o modelo do cristal ?

Não entendo muito de eletrônica, então eu disse transcodificação pra ficar mais fácil de entender, assim o kra já se liga na hora o problema. Não sei o cristal usado no Master System 1, mas o cristal do meu Master System 3 com componentes do Master System 1(sim, a Trecotoy lançou um frankstein desses), usa um cristal de 10.726834mhz, se não falha minha memória. Mas eu recomendo que bote um 10,7386mhz pra ficar em NTSC, ah e lembro que o Neto usou um cristal de SNES no Master System 2 dele. Mande uma mensagem pra ele pois o sujeito é craque no assunto e pode te ajudar:

https://www.neto-games.com.br/
 

welmitt

Novato
Mensagens
22
Reações
15
Pontos
13
Não entendo muito de eletrônica, então eu disse transcodificação pra ficar mais fácil de entender, assim o kra já se liga na hora o problema. Não sei o cristal usado no Master System 1, mas o cristal do meu Master System 3 com componentes do Master System 1(sim, a Trecotoy lançou um frankstein desses), usa um cristal de 10.726834mhz, se não falha minha memória. Mas eu recomendo que bote um 10,7386mhz pra ficar em NTSC, ah e lembro que o Neto usou um cristal de SNES no Master System 2 dele. Mande uma mensagem pra ele pois o sujeito é craque no assunto e pode te ajudar:

https://www.neto-games.com.br/
Vou atrás desses cristais, mano eu tava atrás dessas referências de cristal valeu mesmo ! Haha
 

welmitt

Novato
Mensagens
22
Reações
15
Pontos
13
Não entendo muito de eletrônica, então eu disse transcodificação pra ficar mais fácil de entender, assim o kra já se liga na hora o problema. Não sei o cristal usado no Master System 1, mas o cristal do meu Master System 3 com componentes do Master System 1(sim, a Trecotoy lançou um frankstein desses), usa um cristal de 10.726834mhz, se não falha minha memória. Mas eu recomendo que bote um 10,7386mhz pra ficar em NTSC, ah e lembro que o Neto usou um cristal de SNES no Master System 2 dele. Mande uma mensagem pra ele pois o sujeito é craque no assunto e pode te ajudar:

https://www.neto-games.com.br/
Eu conheço o neto pelo YouTube vou ver se consigo, ele e o coleção Nintendo já me ajudaram em algumas coisas.
 

Odin Games

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
7.749
Reações
14.452
Pontos
503
Vou tentar primeiro trocar os capacitores depois troco o trimpot e o cristal bora ver se resolver kkkk só que preciso receber primeiro
Capacitores acho que não tem nada a ver, os capacitores do Master System são muito bons, de ótima qualidade, no início do ano peguei um que só dava som, sem nenhuma imagem, ai inventei de trocar os capacitores dele, troquei todos, mas no fim ficou na mesma, acho que os capacitores que eu tinha colocado eram até inferiores aos antigos, mesmo novos, no fim me arrependi de ter trocado eles... :klol
 

PPF2012

Habitué da casa
Mensagens
205
Reações
208
Pontos
78
Tudo bem aí pessoal?

Desculpe pela "coveirada" no tópico, mas queria aproveitar o mesmo para fazer uma pergunta e ficaria grato se alguém pudesse responder.

Seguinte, tenho o Master System 3 compact( o que tem a placa maior, com o encoder Sony CXA-1145P e Alex Kidd na memória), recentemente fiz o mod Av nele, até aí tudo certo.

Estava querendo transcodificar ele de Pal-M para NTSC. Andei fazendo várias pesquisas e tal, então consegui encontrar e comprei o cristal 10,7386 mhz , que seria o cristal correto para fazer essa transcodificação, porém apenas trocando o cristal 10.726834mhz(original dele) pelo de 10,7386 mhz a imagem fico preta e branco.

Pesquisando mais sobre o assunto vi que talvez tivesse que fazer outras coisas, como mandar 5 v para algum pino do encoder, dentre outras coisas, mas realmente não encontrei nada tão conclusivo e afirmativo, um tutorial completo, de como proceder.

Alguém saberia como fazer ou sabe onde encontro um tutorial completo para conseguir fazer essa transcodificação?

Obrigado.
 

Ericson Anzois

Bam-bam-bam
Mensagens
543
Reações
568
Pontos
293
Estava querendo transcodificar ele de Pal-M para NTSC. Andei fazendo várias pesquisas e tal, então consegui encontrar e comprei o cristal 10,7386 mhz , que seria o cristal correto para fazer essa transcodificação, porém apenas trocando o cristal 10.726834mhz(original dele) pelo de 10,7386 mhz a imagem fico preta e branco.
Uma pergunta muito besta, mas pode ajudar: Você mudou a TV para NTSC no menu?
 

*BAH*

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
2.936
Reações
2.623
Pontos
994
Título grande né ? Acontece que eu não achei nada sobre esse defeito, pessoal fala que é só dá umas viradas no trinpot que volta a ficar colorida (de fato volta mas aí desligar volta a ficar preto e branco) as vezes fica colorido a imagem se vc ficar ligando e desligando o console por fica colorida com uma mancha rosa acima da tela como mostra as imagens, o que poderia ser ?

30 anos atrás, meu Atari começou assim, até o azul ficar rosa e finalmente o console ficar preto e branco.

O diagnóstico na época foi...

Transcodificação indo pra casa do c***lho.
 

*BAH*

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
2.936
Reações
2.623
Pontos
994
Tudo bem aí pessoal?

Desculpe pela "coveirada" no tópico, mas queria aproveitar o mesmo para fazer uma pergunta e ficaria grato se alguém pudesse responder.

Seguinte, tenho o Master System 3 compact( o que tem a placa maior, com o encoder Sony CXA-1145P e Alex Kidd na memória), recentemente fiz o mod Av nele, até aí tudo certo.

Estava querendo transcodificar ele de Pal-M para NTSC. Andei fazendo várias pesquisas e tal, então consegui encontrar e comprei o cristal 10,7386 mhz , que seria o cristal correto para fazer essa transcodificação, porém apenas trocando o cristal 10.726834mhz(original dele) pelo de 10,7386 mhz a imagem fico preta e branco.

Pesquisando mais sobre o assunto vi que talvez tivesse que fazer outras coisas, como mandar 5 v para algum pino do encoder, dentre outras coisas, mas realmente não encontrei nada tão conclusivo e afirmativo, um tutorial completo, de como proceder.

Alguém saberia como fazer ou sabe onde encontro um tutorial completo para conseguir fazer essa transcodificação?

Obrigado.

Eu nunca entendi porque em algumas televisões (Philips pelo que lembro) o meu Super Nes transcodificado ficava P&B. Acho que você está mais perto da resposta do que eu! :ksafado
 

PPF2012

Habitué da casa
Mensagens
205
Reações
208
Pontos
78
Uma pergunta muito besta, mas pode ajudar: Você mudou a TV para NTSC no menu?

Então, testei em 2 tubosas( uma que troca automaticamente o sistema de cores e outra que eu seleciono via controle remoto mesmo). Interessante que mexendo no Trimpot marrom eu até conseguia cores, mas estava muito ruim a tonalidade delas.

Eu não manjo quase nada de eletrônica, mas gosto de mexer eu mesmo e tentar fazer algumas coisas, tanto que tenho outros consoles( nes, super nes e n64) que consegui passar de Pal-m para ntsc claro, pesquisando e vendo tutoriais pela internet, mas esse master 3 aí tá osso.....
 

PPF2012

Habitué da casa
Mensagens
205
Reações
208
Pontos
78
Eu nunca entendi porque em algumas televisões (Philips pelo que lembro) o meu Super Nes transcodificado ficava P&B. Acho que você está mais perto da resposta do que eu! :ksafado

Já percebi tais diferenças também, O N64 que comprei na época lá no "mercado cinza" em algumas TVS dava mais problema de cores do que em outras, na época pensei que fosse a TV , só muito tempo depois que descobri que a transcodificação é que tinha sido mal feita, na época acho que não existia quase nenhuma TV com o sistema NTSC no Brasil...enfim...depois consegui tirar essa transcodificaçao mal feita e coloquei na original, NTSC.

Outro caso também foi um top game que tive, numa tv de 14 polegadas, acho que era samsung, as cores ficavam tremendo, mas só nessa tv, em outras funcionava normalmente.
 

PPF2012

Habitué da casa
Mensagens
205
Reações
208
Pontos
78
Olha esse link abaixo. Tem o email do cara. Pode ser que ele te ajude com alguma informação:



Já conhecia este canal " Ao mundo de Neto".

De qualquer maneira, dei mais uma pesquisada a respeito e consegui encontrar, enfim, as informações necessárias, porém baseadas em outro encoder , o motorola MC1377, fiz os mesmos procedimentos no encoder Sony CXA-1145P mais a troca do cristal e deu certo.

Ficou show de bola o Master System 3 compact em NTSC.
 

Ericson Anzois

Bam-bam-bam
Mensagens
543
Reações
568
Pontos
293
Já conhecia este canal " Ao mundo de Neto".

De qualquer maneira, dei mais uma pesquisada a respeito e consegui encontrar, enfim, as informações necessárias, porém baseadas em outro encoder , o motorola MC1377, fiz os mesmos procedimentos no encoder Sony CXA-1145P mais a troca do cristal e deu certo.

Ficou show de bola o Master System 3 compact em NTSC.
Valeu. Boa diversão.
 
Topo Fundo