O que há de Novo?
  • Novo tema VIP está disponível
    Visitante, um novo tema com fundo escuro agora está disponível para aqueles que contribuíram com doações ao fórum e têm o status VIP. Veja os detalhes aqui.


[Sentindo-se velho?] Counter-Strike completa 20 anos do primeiro release

Fatofi

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
28.550
Reações
9.887
Pontos
664
A 20 anos atrás um mod de half life fazia história atraindo milhões de pessoas e impulsionando o crescimento das lan houses Brasil afora.

O Counter Strike beta 1 foi lançado no dia 19 de junho de 1999 e a versão 1.0 chegou em 12 de abril de 2000.

A versão 1.6 foi a primeira versão a conter apenas lançamento stand alone, e ajudou a impulsionar o Steam, serviço muito controverso na época.

De lá pra cá foram lançadas mais 3 versões do jogo, Counter Strike Condition Zero, que possuía um modo single player horroroso, Source, uma versão totalmente refeita pra engine do Half Life 2 e a versão mais recente que ainda recebe updates frequentes e introduziu matchmaking a série, Global Offensive.

Fui introduzido a esse jogo em 2003 quando ainda estava no ensino fundamental e fazia de tudo pra guardar dinheiro pra jogar umas horinhas na Lan house, usava o dinheiro do almoço e do ônibus, voltava a pé pra casa mas valia a experiência...e vocês, jogaram muito esse jogo?




Enviado de meu SM-N950U1 usando o Tapatalk
 
Ultima Edição:


Axor

Bam-bam-bam
Mensagens
1.593
Reações
1.949
Pontos
209
Mano, eu ficava sem grana e voltava a pé também. Kkkkkkk
Lembro que abriu uma ao lado da escola que eu estudava e ali conheci o CS em meados de 2001/2002 .

Época boa.
Hoje temos pc,internet mas perdemos aquela interatividade.
 

Kise Ryota

Exploiter Lixoso
VIP
Mensagens
41.435
Reações
55.938
Pontos
909
e vocês, jogaram muito esse jogo?
Começando em 2002, acumulei milhares de horas, literalmente rs (tanto em LAN quanto na net).

Ainda mais por eu ter constantemente feito parte de times de LAN, o que me propiciava jogar dezenas de horas semanais 4free.


A parte mais bacana foram as pessoas que eu conheci, o que não se limitou tanto à minha cidade quanto ao meu estado, já que joguei torneios fora. Aliás, era algo comum quando eu conhecia um lugar novo, ir logo procurar uma LAN House rsrs

Era o interesse tanto de fazer novas amizades/papear sobre o jogo que tanto amávamos quanto tbm conhecer novos jogadores, novos estilos de jogo, etc (coisa que depois a Internet multiplicou exponencialmente, mas tbm sem os benefícios de experienciar algo ao vivo/mais pessoal).

CS foi tão poderoso que meus amigos e eu, que eramos amantes de futebol, acabamos trocando o esporte pelo e-sport (que sequer tinha o glamour de hoje LOL); passamos a jogar muito mais CS do que futebol. De certa forma, o fato de tbm ser um jogo em equipe facilitou totalmente a transição.

Enfim, golden times. Eu as vezes fico pensando que os jovens de hoje jamais saberão o que era essa experiência em LAN (certamente fui muito afortunado de ter vivido isso).

19 de julho de 1999
Escapou um julho aí
 

Thiagosp

Veterano
Mensagens
804
Reações
434
Pontos
103
Quando o mod lançou uma locadora em frente a minha casa que estava se transformando em LAN House. Estava passando com um camarada meu quando o dono me convidou para conhecer o jogo. Meses depois essa LAN se tornou uma das melhores da cidade competindo diretamente com a Monkey. Em 2002/2003 eu trabalhei na Monkey. Jogava de graça, pois funcionários podiam jogar depois do horário de serviço. Nem preciso falar que eu praticamente morei lá né ? hahaha

Ar condicionado, PC TOP , mais de 40 PCs na mesma rede. Saudades dessa época.
 


leonardo__cruz

Bam-bam-bam
VIP
Mensagens
8.832
Reações
23.743
Pontos
394
Counter Strike foi com certeza um dos últimos fenômenos culturais dos games aqui no Brasil. Hoje em dia temos esse lance de e-sport, mas não chega ao nível do que foi Counter Strike naquela época. Uma época em que se o cara conseguia uma sala que desse para colocar 4 computadores espremidos um lado do outro, pronto: Virava uma Lan House.

Aliado ao fato do Counter Strike ser um jogo extremamente leve e por isso qualquer computador das Casas Bahia rodava, o negócio estava pronto para decolar. Os moleques matavam aula todo dia para ir na LAN jogar... Você colecionava logins com "tempos quebrados" em Lan houses por toda cidade... "Ow, lá no Penha shopping eu ainda tenho 15 minutos!" "Não, vamos lá em Guadalupe que hoje tem Corujão!".

Lembro que alguns lugares chegavam a dar desconto para garotas, afinal o ambiente era extremamente masculino e os caras não queriam perder esse nicho... Mesmo que muitas fossem na Lan House só para ficar de papo no MSN e no Orkut... O que a gente fazia? Levava as namoradas e criava logins para elas e carregavam tudo com desconto. Outro dia voltávamos lá e jogávamos com os login delas.

Isso sem contar os campeonatos, cada turma no colégio tinha os seus times e marcavam embates ferrenhos nas Lan das proximidades... Meio que valendo a "honra" no colégio. Não sei por aí, mas aqui chegaram a colocar uma lei que não podia ter Lan House de jogos num raio de 100 ou 200m de escolas, então virou uma parada totalmente underground. Também era proibido entrar de uniforme do colégio então os moleques tiravam a blusa e colocavam ao contrário.... O dono da Lan fingia que não via. Isso quando não era outro moleque de 17 anos que trabalhava na Lan em troca de horas grátis.

Um dia a gente tava jogando nesse esquema, Lan House perto do colégio e uniforme ao contrário... Do nada chegaram 2 PM's dentro da Lan. O cú de todo mundo trancou. "FODEO, vamos ser todos presos aqui nessa porra" - pensaram nós, jovens ainda inocentes naquela época. Foi quando um dos PM's soltou: "Porra, ASSAULT... Aí sim! Pode colocar meia-hora aí pra gente" e sentaram em duas máquinas vazias e começaram a jogar com a gente.

Era muito doido aquele tempo, bate uma saudade.
 

Toguro80p

Bam-bam-bam
Mensagens
7.598
Reações
7.053
Pontos
389
Lembro da febre que foi esse jogo com Lan houses aberta a madruga toda. Nunca fui mas achava legal.
 

skydog

Bam-bam-bam
Mensagens
4.992
Reações
4.588
Pontos
303
Não lembro ao certo quando comecei, mas na época era o 1.5.

Hoje eu fico desacreditado da minha capacidade de ficar dias inteiros jogando, sem ficar cansado, sem dormir, só comendo bolacha e tomando refrigerante. Era o ovo de ouro das Lan Houses. Aqui em São Paulo tinha até franquias!
 

ragecom

Habitué da casa
Mensagens
274
Reações
384
Pontos
63
Nossa e como eu joguei CS 1.6 e depois Condition Zero. Eu era um jogador mediano, daqueles que raramente fica no topo no final, mas também não ficava entre os últimos. Bons tempos.
 

Biff89

Bam-bam-bam
Mensagens
3.043
Reações
1.710
Pontos
259
Como cresci com arena shooters, nunca curti. Sempre achei lentão demais pro meu gosto. Mas me impressiono como um mod de um game virou esse monstro que é hoje.
 

skydog

Bam-bam-bam
Mensagens
4.992
Reações
4.588
Pontos
303
Como cresci com arena shooters, nunca curti. Sempre achei lentão demais pro meu gosto. Mas me impressiono como um mod de um game virou esse monstro que é hoje.
O jogo era rápido na época (lógico, não era um Quake 3), exigia mais precisão na pontaria e menos sair correndo e pulando.

Mas acho que a grande sacada era a loja no início de cada round, isso foi muito inovador! Até então era tudo baseado em pegar a arma do chão

Enviado de meu Moto G (4) usando o Tapatalk
 

ME110

Bam-bam-bam
Mensagens
7.505
Reações
6.813
Pontos
429
Cara....eu nunca realmente gostei, mas concordo plenamente que é um marco da indústria gamer.

Abraço a todos.
 

SimonsOps

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
16.140
Reações
25.125
Pontos
553
Eu jogava muito CS naquela época, foda que nas lan que eu ia a galera na maioria das vezes já era viciada em MMO (um dos motivos de eu ter pego ranço de MMO) e aí só ficavam jogando aquelas porra, mas quando caia a internet galera ia pro CS :klol

Era um bom jogo, mas pra FPS assim eu não consigo mais jogar sem mecânicas novas (correr, usar ironsight/acog/red dot...)
L4D2 eu jogo direto, só esses mais "realistas" que não vai
 

Evergrey

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
16.077
Reações
10.118
Pontos
699
Ano passado eu compareci ao campeonato da ESL em Belo Horizonte, a final deu mais de 10 mil pessoas no Mineirinho.

Foi beeeeeeeeem daora.
 

GAMETA

Bam-bam-bam
Mensagens
1.020
Reações
2.199
Pontos
293
Bons tempos de Lan House. Era CS, AoE II, Starcraft...
Lembro que cheguei a jogar o 1.3 na única lan que tinha na cidade na época, depois era uma a cada esquina. :klol
 

Tião esqueletico

Bam-bam-bam
Mensagens
2.363
Reações
3.398
Pontos
303
já devo ter contado essa história umas outra cinco vezes em outros tópicos , mas esse jogo junto com need for speed underground e ragnarok terminaram de enterrar os fliperamas no Brasil

Eu como rato de fliper , iniciando com Street Fighter 2 , KOF 94 e Samurai shadow , via com lágrimas nos olhos a molecada da nova geração debandando para as Lan houses e deixando os fliperamas as moscas

Nessa época da explosão das Lan houses eu já estava com 15 anos e como fazia Senai de manhã e colégio a noite , sai meio de cena e male male jogava só em console devido ao pouco tempo

Nunca joguei Counter Strike , mas lembro até hoje tres anos mais tarde eu já com 18 , um amigo que tinha em comum com meu tio me chamou para participar de um corujao de medal of honor com 32 pessoas das 23 00 as 05 00 da manhã ao custo de 10 reais isso em 2003 , foi legal mas nunca repeti a experiência novamente
 

ludex

Bam-bam-bam
Mensagens
8.503
Reações
4.528
Pontos
419
Difícil pensar em jogo multiplayer melhor que ele. Maioria da "concorrencia" que pensei sao jogos que duram só meses de jogatina, depois enjoam.

Unico jogo que consigo pensar que disputa pau a pau com ele é Age 2. Que coincidentemente, tem 20 anos tb e vai ter novo release em breve
 

SimonsOps

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
16.140
Reações
25.125
Pontos
553
Difícil pensar em jogo multiplayer melhor que ele. Maioria da "concorrencia" que pensei sao jogos que duram só meses de jogatina, depois enjoam.
Eu sinceramente nunca enjoei de COD e Battlefield
Não sei quanto aos mais recentes, mas os mais classicos nunca enjoei de verdade
 

ludex

Bam-bam-bam
Mensagens
8.503
Reações
4.528
Pontos
419
Eu sinceramente nunca enjoei de COD e Battlefield
Não sei quanto aos mais recentes, mas os mais classicos nunca enjoei de verdade
CoD eu nao jogava online os primeiros pq "minha versao" nao rodava online...Battlefield meu PC sempre esteve passos atrás do "BF do momento", entao sempre chegava atrasado na festa

Isso tudo considerando os clássicos né, se for contar o pouco que joguei de cada versao nova anual, ae dá mais tempo, mas ae é injustiça com o CS

Unico CoD na real que poderia chegar mais próximo de uma discussao seria o Modern Warfare 1, que teve a versao original, depois o remaster de alguns anos atrás e agora o reboot pro fim do ano.
 

skydog

Bam-bam-bam
Mensagens
4.992
Reações
4.588
Pontos
303
CoD eu nao jogava online os primeiros pq "minha versao" nao rodava online...Battlefield meu PC sempre esteve passos atrás do "BF do momento", entao sempre chegava atrasado na festa

Isso tudo considerando os clássicos né, se for contar o pouco que joguei de cada versao nova anual, ae dá mais tempo, mas ae é injustiça com o CS

Unico CoD na real que poderia chegar mais próximo de uma discussao seria o Modern Warfare 1, que teve a versao original, depois o remaster de alguns anos atrás e agora o reboot pro fim do ano.
Eu me divertia muito com o singleplayer do 1942!
 

SimonsOps

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
16.140
Reações
25.125
Pontos
553
Unico CoD na real que poderia chegar mais próximo de uma discussao seria o Modern Warfare 1, que teve a versao original, depois o remaster de alguns anos atrás e agora o reboot pro fim do ano.
Em se tratando de popularidade?

MW2
Foi o COD mais febre de todos, o auge da franquia
 

FRBJ

Bam-bam-bam
Mensagens
2.011
Reações
3.225
Pontos
303
Só joguei na lan house aqui perto de casa enquanto baixava meu episódio de Naruto.

Em 2007 quase ninguém tinha internet em casa na minha cidade.
Todo mundo na lan house no Orkut ou no CS 1.6.
Época boa em que a palavra "meme" não era usada.

E é lógico que Pool day é o melhor mapa.
 
Topo