O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


[Será?] Guia definitivo para gamers: PC ou consoles?

Vilaça

Mil pontos, LOL!
Mensagens
3.409
Reações
2.978
Pontos
1.014
banner5.png


Segue os questionamentos que devem ser feito:

1. Na sua opinião, os melhores exclusivos estão em qual plataforma?

Nintendo, como Super Mario e Zelda.
Xbox, como Forza e Gears of War.
Sony, como The Last of Us e Uncharted.
PC com seus exclusivos

2. Quanto você está disposto a desembolsar por um equipamento que rode os jogos?

Esse gráfico eu achei interessante...
pcs_consoles_prices-1060x795.jpg


3. Para você, qual a importância de jogar sentado num sofá em frente da TV?

4. Para você, é aceitável, eventualmente, ter que usar teclado e mouse?

Algumas pessoas preferem utilizar somente joystick para jogar. Para outras, usar o teclado e o mouse para configurações mínimas pode ser inaceitável.


5. Quão disposto você está para configurar seu próprio equipamento antes de jogar?

Aqui entra um pouco do fator geek de informática. Para muitos jogadores, não há problema algum em ter que instalar o sistema operacional, depois o Steam e os jogos, além das ferramentas para fazer o PC iniciar diretamente na interface Steam, por exemplo. Há até quem adore fazer isso.

6. O fator “liga e joga” é importante para você ou tanto faz os passos necessários antes de jogar?

Esta pergunta está intrínsecamente ligada às duas anteriores. Um console e uma Steam Machine tendem a atender melhor a quem ache este fator importantíssimo, ou aqueles que não querem perder tempo configurando o equipamento.

7. Em qual das plataformas você vai poder jogar com o maior número de amigos possível?
Aqui basicamente é ver em que estão jogando os seus amigos.

8. Qual o valor máximo que você gastaria em um jogo de bom a ótimo (sem contar itens de colecionador)?

Outro gráfico interessantíssimo

precos_jogos_plataformas-1060x833.jpg


9. Que importância você dá para rodar o máximo de qualidade gráfica dos jogos?

console_vs_PC_real_1060.jpg


10. Que importância você dá para customizar os jogos e inserir mods?

Existe um fator interessante que diferencia os PCs dos consoles, que é a possibilidade de customizar os jogos por meio de modificações não oficiais feitas pelos jogadores e fãs, os chamados mods.

11. Que importância você dá para customizar o hardware do equipamento?´

Consoles são máquinas fechadas que permitem, eventualmente, troca de unidade de armazenamento e olhe lá. Ao contrário dos computadores, você não poderá fazer a sua customização de hardware.

12. Quanto a estética do equipamento faz diferença para você?

Essa questão está ligada à sua resposta do item 3. Se você é dos que preferem jogar no sofá da sala, talvez também se preocupe com a estética do equipamento ligado à TV.

Não que os videogames atuais sejam lá uma excelência de design, mas certamente são mais atraentes que um gabinete comum de PC. Ao menos, eles foram feitos para estarem ali.



Conclusão do autor:

Eu acho que nem preciso dizer que, caso você seja uma pessoa abastada, que pode comprar mais de uma plataforma, você deve mandar ver, certo? Para os demais, espero que este guia tenha te ajudado a chegar a um veredito sobre qual equipamento vai te atender melhor.

Lembre-se: suas respostas vão definir uma conclusão que só vale para você. Existem indivíduos que vão querer discutir e impôr a sua própria escolha aos demais. Não seja essa pessoa. Tem espaço para todo mundo.

No mais, você tem alguma coisa a acrescentar neste guia que possa ajudar outros leitores a escolherem entre PC e consoles? De forma imparcial? Deixe na área de comentários aqui embaixo.

Fonte: https://tecnoblog.net/190595/guia-gamers-pc-consoles/

Até mais

Enviado de meu GT-I9082L usando Tapatalk
 

TheBoss

Mil pontos, LOL!
Mensagens
12.040
Reações
3.781
Pontos
1.464
eu depois que comecei a jogar no pc, ate tive dois consoles mas não me satisfizeram :kgay, hj eu vejo o pc como a opção mais eclética, o problema é a desvalorização das peças e preço das mesmas, mas se vc for colocar na ponta do lápis o que vc economiza depois em jogos acaba se tornando um custo benefício melhor...

tudo bem que os consoles da nova geração já estão mais intuitivos e com mais recursos, mas o pc vc pode fazer muitas outras coisas além de jogar, sobre sentar no sofá ou na cadeira em frente ao monitor eu não vejo diferença, tanto faz...

sobre a aparência do console/pc é tão relevante para mim, como vc não sair com uma mulher bonita pq o sobrenome dela é feio... :kzonzo
 

John_Constantine

Mil pontos, LOL!
Mensagens
7.129
Reações
14.127
Pontos
1.024
Pc, pois é adaptável ao ambiente.. Controle/teclado/mouse gasta menos com jogos etc.... O único porém e que moramos nessa terra maravilha.. Com dólar alto pesa pra comprar um pc monstrão

Enviado de meu XT1068 usando Tapatalk
 

Vilaça

Mil pontos, LOL!
Mensagens
3.409
Reações
2.978
Pontos
1.014
eu depois que comecei a jogar no pc, ate tive dois consoles mas não me satisfizeram :kgay, hj eu vejo o pc como a opção mais eclética, o problema é a desvalorização das peças e preço das mesmas, mas se vc for colocar na ponta do lápis o que vc economiza depois em jogos acaba se tornando um custo benefício melhor...

tudo bem que os consoles da nova geração já estão mais intuitivos e com mais recursos, mas o pc vc pode fazer muitas outras coisas além de jogar, sobre sentar no sofá ou na cadeira em frente ao monitor eu não vejo diferença, tanto faz...

sobre a aparência do console/pc é tão relevante para mim, como vc não sair com uma mulher bonita pq o sobrenome dela é feio... :kzonzo
Aparência do PC importa pra quem é casado e gosta de jogar na sala. Pois a esposa vai olhar torto se você deixar um gabinete no hack, sem falar do teclado, mouse e apoio. O console e joystick são muito mais elegantes.

Enviado de meu GT-I9082L usando Tapatalk
 


_RZero_

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
8.129
Reações
24.234
Pontos
753
Eu prefiro jogar no PC, por uma série de motivos*, porém não tenho nada contra jogar em consoles; se contar que, assim como o PC, os consoles também têm seus jogos exclusivos.

* hardware customizável e mais barato (ao menos no BR); jogos mais baratos e promoções constantes; possibilidade de unir o útil ao agradável (todas as funcionalidades do PC + jogos); retrocompatibilidade total com todos os jogos lançados na plataforma; possibilidade de emular praticamente todos os consoles existentes; etc²...
 

pjuniorr

Habitué da casa
Mensagens
343
Reações
222
Pontos
79
Console, quero chegar em casa ligar e jogar. Não quero ter que pensar em configurar alguma coisa, comprar placa de vídeo, baixar drivers, ficar fazendo upgrade...
Pra mim PC não da mais, basta ficar na frente de um o dia inteiro já :/
 

Affenius

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
4.066
Reações
3.447
Pontos
749
Eu gosto do console pq dá pra jogar deitadão preguiça master.
Vai fazer isso com teclado e mouse.
 

Evil AuRoN

Mil pontos, LOL!
Mensagens
6.284
Reações
3.789
Pontos
1.079
Tenho ambos e gosto das duas plataformas igualmente porém..
As perguntas que eu faria são:
  • Você joga ou pretende jogar online? - Consoles tem muito mais publico isso significa matchmaking mais rápido e servers mais cheios, melhor comunidade;
  • Você prefere mídia digital? - PC's são plataformas hoje em dia basicamente digitais, melhores preços e melhor ofertas em serviços como Steam e Origins;
  • Você prefere mídia física? - Consoles são muito mais práticos para se usar mídia física, apesar de hoje vc precisar instalar os games o processo é automático e indolor e você pode facilmente vender e comprar usados ou emprestar para amigos;
  • Preço importa? - O valor de um bom PC é hoje bem mais caro que um console, porém o software é mais em conta, lembrando que o PC tem maior fidelidade gráfica caso sua maquina seja poderosa o suficiente e para os malandrões tem pirataria também, porém mesmo que você escolha comprar oficialmente os games eles são mais baratos.
Montei meu PC por aproximadamente 6k, comprei meu PS4 por 1.699, no PS4 costumo comprar games usados e apenas um punhado paguei preço cheio, para mim o PS4 é um custoxbeneficio maior que o PC, porém não abro mão do PC, tem estilos que eu só gosto de jogar nele, sem contar que muitas vezes baixo um jack pra experimentar algum game que tenho duvida antes de comprar.. Isso sozinho me faz economizar uma grana feroz.
 

Mangostão

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
4.768
Reações
6.098
Pontos
969
É um caso bem particular essa guerra. Na verdade não faz muito tempo que os PCs chegaram a competir com consoles da forma de hoje. Na minha opinião não houve apenas uma evolução nos PCs mas sim uma padronização entre ambas plataformas. Atualizações, problemas com online e etc são apenas o inicio do que acho que em pouco tempo acabara por deixar ambas plataformas em realidades praticamente iguais.

Imagino que daqui a uns anos apenas o marketing poderá diferenciar estas plataformas. As exclusividades estão cada vê mais caindo e com os custos astronômicos de produção de jogos não vejo saída para as empresas a não ser participar do mercado de forma unitária...
 

MaxCarnage666

Bam-bam-bam
Mensagens
6.823
Reações
17.584
Pontos
353
Tem pra quem é casado e gosta de jogar na sala, como eu.

Enviado de meu GT-I9082L usando Tapatalk

E que isso tem haver com PC ou console? Jogo PC no sofá da sala.
É possível perfeitamente usar PC para jogar e só usar joystick, opção de jogo que aceite é o que não falta.

As Steam Machines estão aí para provar isso.
 

Poor_Boy

Mil pontos, LOL!
Mensagens
24.932
Reações
40.999
Pontos
1.444
O problema são os exclusivos. Os de PC me agradam muito pouco.

Prefiro gastar mais e me divertir nos consoles, até pq o valor gasto a mais nem é tanto assim.
 

Vilaça

Mil pontos, LOL!
Mensagens
3.409
Reações
2.978
Pontos
1.014
E que isso tem haver com PC ou console? Jogo PC no sofá da sala.
É possível perfeitamente usar PC para jogar e só usar joystick, opção de jogo que aceite é o que não falta.

As Steam Machines estão aí para provar isso.
A Steam mahine é citada no texto...é sim uma alternativa pra quem quer deixar a sala organizada.
Não é qualque gabinete que vai ficar bonito na sala de visitas.

Outra pergunta que temos que fazer é Steam Machine é console ou PC...
Enviado de meu GT-I9082L usando Tapatalk
 

Tesla

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
16.239
Reações
19.737
Pontos
709
Quem tem PC tem todos os consoles por tabela, a única diferença sendo alguns anos.
 

Ultima Weapon

Lenda da internet
Mensagens
26.186
Reações
32.526
Pontos
1.629
Legal esse gráfico do custo gerado pelos 3 dispositivos.

Considero o item 1 amplamente, a-m-p-l-a-m-e-n-t-e, superior aos demais em termos de importância.
A comodidade e conforto proporcionados por um console tem sua relevância, não é toda hora que dá pra ligar um PC na televisão e conectar controles no mesmo, assim como é um saco instalar softwares adicionais e mais ainda achar jogos físicos pra PC, porém se a maioria dos exclusivos que jogo atualmente estivessem no PC ele seria minha plataforma prioritária sem pensar duas vezes, e não PS3 e PS3.5, o que realmente vale são os jogos.
 

Inu no Taishou

Lenda da internet
Mensagens
33.710
Reações
10.790
Pontos
1.819
A Steam mahine é citada no texto...é sim uma alternativa pra quem quer deixar a sala organizada.
Não é qualque gabinete que vai ficar bonito na sala de visitas.

Outra pergunta que temos que fazer é Steam Machine é console ou PC...
Enviado de meu GT-I9082L usando Tapatalk

Steam link te mandou um abraço.
 

Versao

Lenda da internet
VIP
Mensagens
14.940
Reações
33.269
Pontos
1.554
PC é de longe minha plataforma preferida, jogo no meu monitor 1440p, na tv deitadão no sofá, com máxima qualidade possível.

Mas tenho que admitir, após comprar os consoles/portáteis, minha experiência gamer ficou mais completa.

No mais, se tivesse que escolher, não trocaria todos consoles pelo meu PC, até pq só a GPU custou o preço dos 3...rs

.
 

king_hyperdyo

A RPG Gamer
VIP
Mensagens
18.018
Reações
9.435
Pontos
1.519
Para mim sempre vai ser PC e mais 1 Console, não sou rico para manter todas as plataformas. Se bem que gostaria. :klol
 

LeoshevBR

Mil pontos, LOL!
Mensagens
47.507
Reações
30.863
Pontos
1.464
Respondendo sério agora.
Depois que montei um PC, eu tenho tentado olhar de maneira mais racional os motivos que me fariam adquirir um console. Já tive PS3 antes do PC e um X360 já com um pc.

Gostei bastante e aproveitei o PS3 na época. Mas eu queria algo mais. Queria um poder gráfico maior (já tive um pczinho gamer antes tbm de ter o PS3) e sabia do potencial do PC.

Fui comprando minhas vgas separadas e dando upgrades separados. Vendendo as peças antigas (mercado de usados do PC é otimo) e adquirindo usadas algumas vezes. Então hoje cheguei na melhor configuração que já tive.

i7 2600k + 8gb ram + R9 290 + 2 hds + 1 ssd (samsung Evo 256gb).

Algumas perguntas do topico são sim pertinentes, mas outras já começam a ficar irrelevantes hoje em dia.

Jogar sentado no sofá? Bom, todos sabemos que o PC tem joystick sem fio tbm.
Ligar e jogar? Bom, meu PC liga em 10 segundos. E não é exagero. São 10 segundos mesmo.
Configurar equipamento? Todos os jogos vem com detecção automatica de hardware adaptando os graficos a sua máquina
Estetica do equipamento? Alguém se importa realmente com isso na hora de definir?

Os fatores principais MESMO a se analisar eu creio que sejam JOGOS EXCLUSIVOS e PREÇO.
Eu, apesar de não gostar muito do que o pc fornece de exclusivos como RTS, MMO ou INDIES, fui mesmo pelo fator grafico como já disse e pelo preço (dos jogos é claro).

Infelizmente o mercado de peças de PC realmente está ruim, com esse dolar absurdo. Quando comprei minha VGA na Amazon, paguei ~1250 com impostos e ela aqui no Brasil saia por 1800.
Mas hoje, jogo (quase) tudo o que gostaria de jogar no PC e por incrivel que pareça eu sinto mais falta de exclusivos da M$ (Forza, Forza Horizon) do que da Sony, que sinceramente pra mim não fazem falta.

Então, pelo preço alto aqui no Brasil e pela falta de interesse nos jogos (já que os multiplataformas em peso estão vindo pro PC), ainda não sinto necessidade alguma de pegar um console.

PS: Nem coloco o WiiU na lista porque não gosto de nenhum exclusivo da Nintendo.
PS2: Adoro MODS! Não sei como alguém pode não gostar de MODS. Incrementam demais a experiencia e por vezes transformam um jogo em um outro completamente diferente. Visto o ultimo mod pra Insurgency que transforma o jogo de tiro moderno pra Segunda Guerra.
 
Ultima Edição:

Captain Sky

Habitué da casa
Mensagens
222
Reações
100
Pontos
79
Eu prefiro consoles pelos fatores abaixo:
1 - não tenho tempo de ficar jogando uma infinidade de games, então o fator preço de jogos pouco importa pra mim , já que escolho bem aqueles que quero jogar (lógico que não sou louco de pagar um preço fora da realidade, mesmo que queira demais aquele game)
2 - seguindo do item anterior, acho que consoles são mais práticos (não necessitam de ficar baixando patchs, configurando graficos, controles, mouse, teclado, preocupado se amanhã o game que vai sair vai rodar e tal)
3 - games exclusivos de consoles são infinitamente mais trabalhados que os de PC. Games como Uncharted, God Of War, Bloodborne, Ratched & Clank, Last Of Us... enfim... não dá pra dizer que é um gamer completo sem jogar estas maravilhas.
4 - PC é Caro pra caramba. Lógico que games na Steam são mais baratos mas atualmente tenho uma comunidade de amigos que compram games em conjunto (e não é partilha, pq se for, dá pra comprar fantasmas de R$20,00).
5 - Os VGs da atualidade dão opções de entretenimento assim como o PC (navegador, aplicativos, canais exclusivos, etc) fazendo o diferencial do PC como multicoisas ser apenas para office e trabalho.
6 - por finalizar, praticamente todos os games que compensam ser jogados no PC tem nos consoles (lógico, se vc tem um PC de R$ 5K vai rodar em FPS e resolução melhores, mas isso é diferencial para a galera muuuuiiiittooo geek... já que nos consoles os games são normalmente jogáveis e divertem do mesmo jeito)

abraço.
 

rogermaximal

Lenda da internet
VIP
Mensagens
28.246
Reações
28.353
Pontos
1.649
Eu prefiro consoles pelos fatores abaixo:
1 - não tenho tempo de ficar jogando uma infinidade de games, então o fator preço de jogos pouco importa pra mim , já que escolho bem aqueles que quero jogar (lógico que não sou louco de pagar um preço fora da realidade, mesmo que queira demais aquele game)
2 - seguindo do item anterior, acho que consoles são mais práticos (não necessitam de ficar baixando patchs, configurando graficos, controles, mouse, teclado, preocupado se amanhã o game que vai sair vai rodar e tal)
3 - games exclusivos de consoles são infinitamente mais trabalhados que os de PC. Games como Uncharted, God Of War, Bloodborne, Ratched & Clank, Last Of Us... enfim... não dá pra dizer que é um gamer completo sem jogar estas maravilhas.
4 - PC é Caro pra caramba. Lógico que games na Steam são mais baratos mas atualmente tenho uma comunidade de amigos que compram games em conjunto (e não é partilha, pq se for, dá pra comprar fantasmas de R$20,00).
5 - Os VGs da atualidade dão opções de entretenimento assim como o PC (navegador, aplicativos, canais exclusivos, etc) fazendo o diferencial do PC como multicoisas ser apenas para office e trabalho.
6 - por finalizar, praticamente todos os games que compensam ser jogados no PC tem nos consoles (lógico, se vc tem um PC de R$ 5K vai rodar em FPS e resolução melhores, mas isso é diferencial para a galera muuuuiiiittooo geek... já que nos consoles os games são normalmente jogáveis e divertem do mesmo jeito)

abraço.
Não queria retrucar ninguém, mas você desmereceu legal o PC ai hein?

1 - não tenho tempo de ficar jogando uma infinidade de games, então o fator preço de jogos pouco importa pra mim , já que escolho bem aqueles que quero jogar (lógico que não sou louco de pagar um preço fora da realidade, mesmo que queira demais aquele game)
Também não tenho tempo para uma infinidade de jogos, mas isso é independente da plataforma, então não importa se tem PC ou console, tem que escolher bem o que vai jogar mesmo. Pois ambos possuem uma infinidade de jogos.

2 - seguindo do item anterior, acho que consoles são mais práticos (não necessitam de ficar baixando patchs, configurando graficos, controles, mouse, teclado, preocupado se amanhã o game que vai sair vai rodar e tal)
Os consoles baixam atualizações toda hora também. E hoje em dia no PC se você tem um Controle XBOX (360 ou One), não precisa se preocupar em configurar nada, pois 95% dos jogos que usam Joystick vem com a mesma configuração dos consoles. Teclado e Mouse é pra quem gosta de usa-los. E dependendo do jogo que você joga no console, tem gente que gosta de ficar configurando também (FIFA é um bom exemplo disso). Então hoje em dia, em termos de praticidade, ambos pra mim são iguais.

3 - games exclusivos de consoles são infinitamente mais trabalhados que os de PC. Games como Uncharted, God Of War, Bloodborne, Ratched & Clank, Last Of Us... enfim... não dá pra dizer que é um gamer completo sem jogar estas maravilhas.

A maior baboseira que alguém pode dizer! Quem disse que para ser um "GAMER COMPLETO" "TEM" que jogar esses jogos?? E dá pra ver que é papo de Sonysta, pois só citou jogos do PS ai. Gamer que é Gamer, joga com qualquer coisa, "NÃO" faz distinção de plataforma, isso é ser gamer pra mim, e não somente jogar "exclusivos" de uma plataforma só!

4 - PC é Caro pra caramba. Lógico que games na Steam são mais baratos mas atualmente tenho uma comunidade de amigos que compram games em conjunto (e não é partilha, pq se for, dá pra comprar fantasmas de R$20,00).
Quanto custa um console hoje mesmo? E por quanto são vendidos os jogos mesmo? R$230,00 :kpensa Jogador de console tá pagando barato mesmo no equipamento né? O Gráfico acima (interessante por sinal) mostra como os preços estão praticamente equivalentes nos dias de hoje, que em está acostuma com compra de hardware, sabe que é verdade.

5 - Os VGs da atualidade dão opções de entretenimento assim como o PC (navegador, aplicativos, canais exclusivos, etc) fazendo o diferencial do PC como multicoisas ser apenas para office e trabalho.
Desculpa, mas o PC faz há muito tempo o que os consoles estão fazendo só agora, que aliás, os console quanto mais passam o tempo, mas se parecem com um....PC! Olha só a Ironia!

6 - por finalizar, praticamente todos os games que compensam ser jogados no PC tem nos consoles (lógico, se vc tem um PC de R$ 5K vai rodar em FPS e resolução melhores, mas isso é diferencial para a galera muuuuiiiittooo geek... já que nos consoles os games são normalmente jogáveis e divertem do mesmo jeito)
Para finalizar esse seu pensamento mediocre de quem não se informa para falar bobagens, uma placa mediana quando não empata, entrega uma performance melhor que o XONE e o PS4. Uma placa média você paga entre R$500,00 a R$800,00 (Consegue preços melhores usado). Agora quem quer potencia de 5x um PS4, ai sim monta um PC de 5 mil. Eu mesmo estou com uma placa (hoje considerada fraca até), uma GTX 650 TI Boot (que paguei R$400,00 antes do Natal), e está rodando The Witcher 3 melhor que nos consoles. E meu Hardware já tem 5 anos já, ou seja, balela isso de que tem que ficar trocando de peças a cada 2 anos.
 
Ultima Edição:

gcrodrigues

Bam-bam-bam
Mensagens
3.685
Reações
4.999
Pontos
329
Não tem que preferir nada, é simples: tenham os dois.

PS4/WII U + PC, melhor combinação!

Só dá pra jogar simuladores foderosos no PC (CIV V, roller, sim city) + só o PS4 tem jogos da ND e MM.
 
Topo Fundo