O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Shadow Tower [From Software - souls antes dos Souls]

LuxEtUmbra0

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
7.278
Reações
10.861
Pontos
753
IwkV4bj.png



Tendo finalizado os 2 últimos King's Field da trilogia do PS1, fui conhecer este jogo, que já havia testado no passado, antes de jogar os KF e desisti na época. Agora depois dos KF, quero jogar devidamente ele. A série teve apenas 2 jogos, e é o primeiro jogo da From Software com o conceito de souls, SP = Soul Points, que é ganho ao derrotar inimigos. Soul Pod = itens achados na exploração e que permitem evoluir atributos dos personagens. Muito do que vemos do jogo vem de King's Field, mas a série não se resume a uma sucessora de King's Field, tem muitas distinções. E para começar, a dificuldade é bem mais alta, exploração sem mapas (a não ser o seu mental), ao menos não encontrei nada indicando ter mapas - estou jogando sem ler nada sobre o jogo, só manual que vem com o jogo da PSN. A ambientação vai mais para o lado de terror, o ambiente dos KF todos são opressivos, mas com um fundo de esperança. Aqui é desolação total pelo que experimentei, com o jogo sendo uma experiência próxima de um mix de rpg/dungeon crawler e survival horror.

Enredo
Um evento cataclísmico no passado ocorreu que varreu um reino do continente de Eclipse. Gerações passaram e a paz estava reinando depois do mal, uma coroa, ser selada na torre conhecida como Shadow Tower, com o evento quase esquecido. Até que Ruus (o protagonista do jogo), um mercenário que visita a cidade de Zeptar descobre que nem ela nem a Shadow Tower estão a vista, ambas submergiram. Um misterioso idoso fala com ele, e diz que ainda há esperança. Ele deve descer até o submundo para resgatar a alma das pessoas, armado com uma espada velha que é a única forma de enfrentar os demônios da Shadow Tower.

Sobre o jogo
A estruturação do mundo se dá no estilo dungeon crawler, 6 mundos, cada qual liderados por um ser e todos centralizados ao redor da Shadow Tower. Os gráficos do jogo tiveram um up considerável, com personagens e ambientes mais detalhados que em KF III (o jogo aqui foi lançado no Japão em 1998, 2 anos após o KF III). Um detalhe também é que não há músicas, o jogador vai avançando e apenas ouvindo barulho dos seres ecoando pelas paredes, as vezes uma voz misteriosa (literalmente, não entendi ainda hehe), etc.
ELGcPId.png
9em80Gx.png

Todos itens tem artworks detalhados.
rLEtZFf.png
5AhTHUi.png

Os NPCs são peculiares.
USwZ8BI.png
5ubVlfa.png

Há paredes secretas aos montes, como em KF.
Equipamentos tem durabilidade, inimigos não dão respawn, com poucas exceções pelo que vi. Equipar algo acima do peso que o personagem consegue começa a drenar seu HP (nada de se mover lentamente apenas como vi em outros jogos hehe).
TM8GbW8.png

Quanto aos inimigos, foi alterado os hitbox em relação aos KF, somente se aproximando dos inimigos bem e iniciando o ataque que dá hit. Os inimigos são bem variados. Temos os esqueletos por exemplo, velhos conhecidos dos KF, cada qual tem um comportamento diferente que exige abordadem diferente para enfrentar.
DsjnfqH.png
DwyirFv.png

Este outro aqui por exemplo drena a vida do personagem ao ele se aproximar. E todos tem descrições detalhadas no menu.
haN9qbr.png
Lv98Z3U.png


Enfim, impressões iniciais deste primeiro jogo. Ele teve uma sequência para PS2 que ficou restrita ao Japão, mas recebeu uma tradução de fãs.
220px-_Shadow_Tower_Abyss.jpg


wall_3.jpg
 

Dark Texugo

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
5.726
Reações
9.469
Pontos
503
Eu andei vendo uns vídeos de King's Field 1 e parece ser bem legal, eu não joguei na época, o único problema são os golpes de espada sem impacto nenhum nos inimigos, mas até ai...o Skyrim que é muito mais moderno ainda sofre um pouco com isso. Uma boa solução seria aquele lance de travar mira nos inimigos igual no Dark Souls.
O Dreamcast tinha um jogo em primeira pessoa de espada que travava a mira no inimigo, o que deixou muito mais ágil e divertido o combate. Era o Maken X
download.jpgdownload (1).jpg
 

LuxEtUmbra0

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
7.278
Reações
10.861
Pontos
753
Eu andei vendo uns vídeos de King's Field 1 e parece ser bem legal, eu não joguei na época, o único problema são os golpes de espada sem impacto nenhum nos inimigos
O KF III tem um pequeno knockback que o inimigo leva, mas somente quando a stamina está cheia. Não lembro agora certo do segundo se isto ocorre (imagino que seja do KF I ocidental que tenha visto, que é o segundo jogo na verdade).
 

LuxEtUmbra0

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
7.278
Reações
10.861
Pontos
753
BpRjPxc.png
4AunqTc.png


Estou com um problema sério: equipamentos, estava ontem jogando com o personagem quase pelado com um pau quase quebrado na mão :P Não tem como atacar sem armas e todas com exceção do bastão com durabilidade 0. Ganhei de um inimigo uma espada, fui feliz olhar: durabilidade 0. Preciso urgente conseguir reparar especialmente as armas. Ao menos encontrei mais uma armadura (que consigo equipar sem ser pesada demais). Pelo que vi também não tem heal gratuito. Tem uma loja em uma das áreas que tem como trocar equipamentos por heal potions, mas como estou com pouco equipamento, deixei quieto.
Na área inicial deu para comprar um soul pod com 29 almas, ou seja, deu para evoluir 29 atributos. Aumentar STR aumenta o HP também, por hora evoluí só físico, já que não achei nenhuma magia ainda.
Outra coisa sobre stats: vencer inimigos aumentam stats, mas acabam variando bastante, acho que durabilidade dos equipamentos quando cai baixa stats, então fica no sobe e desce de stats. Os equips aumentam direto os atributos aqui.
 

Madarame

Mil pontos, LOL!
Mensagens
14.118
Reações
35.173
Pontos
1.054
Shadow Tower Abyss, o jogo que a Sony mandou tomar no cool a empresa que queria trazer no ocidente só pq o jogo não tinha o "mesmo nível" de um GTA. :kkk

Foh the Players

E o Shadow Tower Abyss é literalmente o Demons Souls só que em primeira pessoa e com um fuzil disponível. :klol

Joguei ele na época que saiu o Demons Souls por recomendação se tinha algo parecido no PS2.
 

ELTORO

Mil pontos, LOL!
Mensagens
28.054
Reações
63.647
Pontos
1.253
Eu andei vendo uns vídeos de King's Field 1 e parece ser bem legal, eu não joguei na época, o único problema são os golpes de espada sem impacto nenhum nos inimigos, mas até ai...o Skyrim que é muito mais moderno ainda sofre um pouco com isso. Uma boa solução seria aquele lance de travar mira nos inimigos igual no Dark Souls.
O Dreamcast tinha um jogo em primeira pessoa de espada que travava a mira no inimigo, o que deixou muito mais ágil e divertido o combate. Era o Maken X
Visualizar anexo 260235Visualizar anexo 260236
O único problema de King's Field 1 é que o jogo é horrível.
 


ELTORO

Mil pontos, LOL!
Mensagens
28.054
Reações
63.647
Pontos
1.253
Olha...eu acho simpático. Mas espada em primeira pessoa fica sempre aquela sensação de que você está passando manteiga nos inimigos, acho até que li essa comparação aqui no fórum.
Isso pra mim é o de menos.
Acho a movimentação muito ruim, IA quase nula, os bichos vão pra cima de você e não tem muita estratégia a não ser ficar rodeando eles e dando espadada, exploração é críptica em excesso, etc.

Confesso que em termos de atmosfera, feeling, o jogo é bem top e tem lá o seu charme, é simpático mesmo.
Mas a parte de jogar mesmo pra mim não dá.
 

Agent13

Bam-bam-bam
Mensagens
3.514
Reações
8.083
Pontos
453
From Software gostava mesmo de jogos em primeira pessoa no PS1 e PS2.
Uma coisa que achei bizarro mesmo é o tamanho do primeiro Kings Field (o only Jap. Não o KF2 que virou KF1 no ocidente), nem 50 MB tem. :klolwtf

Merchan mto loko:
1653423227516.png
 
Ultima Edição:

Dark Texugo

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
5.726
Reações
9.469
Pontos
503
Isso pra mim é o de menos.
Acho a movimentação muito ruim, IA quase nula, os bichos vão pra cima de você e não tem muita estratégia a não ser ficar rodeando eles e dando espadada, exploração é críptica em excesso, etc.

Confesso que em termos de atmosfera, feeling, o jogo é bem top e tem lá o seu charme, é simpático mesmo.
Mas a parte de jogar mesmo pra mim não dá.

Jogos 3d no início estavam testando como fazer funcionar as coisas, tem jogo de pc ainda pior por causa dos controles burocráticos ao extremo.

É complicado jogar esses jogos hoje em dia, o Tomb Raider 1 eu lembro como me fazia sofrer com aquela jogabilidade de tanque, num Resident Evil da vida ok, mas lá você tinha que ter precisão na hora de pular, intankável, sem falar no tanto que você tinha que voltar se morresse.

Acho que Mario 64 e Zelda Ocarina resolveram tudo que tinha pra resolver em jogos 3d.
 

LuxEtUmbra0

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
7.278
Reações
10.861
Pontos
753
O King's Field pode parecer arcaico hoje em dia, ao mesmo tempo em que foi um jogo inovador. Em especial um ponto: não havia loadings após iniciar uma partida, era tudo carregado enquanto andava via streaming, isso em 1994, e no PS1, o que é impressionante. Quanto ao combate, no terceiro game é melhor mesmo, e tem como falei knockback nos inimigos, ou seja, reação a levarem uma espadada, machadada, etc. Assim como tem magias a disposição também, em todos KF e no Shadow Tower também (nesse último ainda não encontrei). O ST é o mais avançado destes games de PS1. Ao mesmo tempo em que tem loadings de uma área para outra, que foi o que permitiu o avanço gráfico significativo imagino.

Confesso que em termos de atmosfera, feeling, o jogo é bem top e tem lá o seu charme, é simpático mesmo.
Mas a parte de jogar mesmo pra mim não dá.
O terceiro game teve uma melhora considerável na minha opinião. E o Shadow Tower evolui no combate em relação aos KF ainda, com uma diverdidade grande de inimigos.
 
Ultima Edição:

Agent13

Bam-bam-bam
Mensagens
3.514
Reações
8.083
Pontos
453
Isso pra mim é o de menos.
Acho a movimentação muito ruim, IA quase nula, os bichos vão pra cima de você e não tem muita estratégia a não ser ficar rodeando eles e dando espadada, exploração é críptica em excesso, etc.

Confesso que em termos de atmosfera, feeling, o jogo é bem top e tem lá o seu charme, é simpático mesmo.
Mas a parte de jogar mesmo pra mim não dá.
No Kings Field 3 (o 2 nos EUA) as plantas carnivoras ficaram mais espertas com isso. Elas rodeiam em direção contrária se ficar na mesma estratégia. Só falei por curiosidade mesmo :brbr
 

LuxEtUmbra0

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
7.278
Reações
10.861
Pontos
753
No Kings Field 3 (o 2 nos EUA) as plantas carnivoras ficaram mais espertas com isso. Elas rodeiam em direção contrária se ficar na mesma estratégia. Só falei por curiosidade mesmo :brbr
E no ST temos plantinhas mais interessantes ainda.
temos uma que ri e dá efeito slow no personagem se estiver próximo, temos uma outra espécie que solta raios lasers também.
From Software expandindo a flora assassina dos games:kkk
 
Topo Fundo