O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Silent Hill Homecoming. Decepção? Não!

François

Lenda da internet
Mensagens
26.967
Reações
17.967
Pontos
1.754
windowslivewriterfirstlooksilenthill5homecoming-d3feshhlogo-jnw-black-hirez-2-3.jpg


g38683l5f9n.jpg

Produtora: Konami
Lançamento: Setembro de 2008
Plataforama: PlayStation 3, X-Box 360 e PC (a análise é feita baseada na versão PS3)
Gênero: Survivor Horror

Olá, amigos outerspacianos, estou aqui para apresentar-lhes minha análise do último jogo da série mais assustadora dos video-games. Silent Hill Homecoming, gerou muita desconfiança por conta dos vídeos que apresentaram gráficos medianos, elementos reciclados, além da mudança dos produtores, saindo de um estúdio nipônico, como de costume, para um estúdio americano. Mas na prática não é bem assim. É o que veremos nessa análise.

Silent Hill Homecoming te coloca no papel de Alex Shepherd, morador da cidade de Shepherd's Glen, que está a procura de seu irmão desaparecido/fujão.


Gráficos

Estão, tecnicamente, aquém do que os consoles da nova geração podem fazer, o que é surpreendente, considerando o histórico da série, que tem em seu acervo o Silent Hill 3, um dos jogos mais bonitos da geração PS2, que em alguns momentos se mostra até mais belo que o SH dessa geração. Entretanto, não se pode dizer que SHH está feio, a arte do jogo está digna de um SH, só que dessa vez com mais luz do que de costume.

A modelagem dos personagens humanos deixa um pouca a desejar (ainda mais para quem viu a modelagem de Douglas Cartland, no SH3), já a modelagem e design dos montros estão bem legais. O cenário é belo, nada espetacular nem diferente do que já conhecemos, mas, belo.


Som

Como sempre, fenomenal. Aqui, diferente dos gráficos, não houve queda de qualidade, a trilha sonora, os efeitos, as vozes, todas estão com a qualidade Silent Hill (excepecional) de sempre.


Enredo

O enredo sempre foi o que determinou se um SH é bom ou não, não posso deixar de mencionar aqui a genial trama do Silent Hill 2, a melhor da série, na minha opinião.

Os Silent Hill anteriores, até o 4, foram feitos pelos estúdios da Konami do Japão, o SHH, por sua vez, foi feito por um estúdio americano e a diferença é notável. Mas não é uma diferença para pior como muitos pintam, apenas é diferente.

O enredo de SHH continua trazendo os elementos de suspense e surpresa, característicos dos outros games da série, o que te motiva sempre a jogar mais e mais, em busca de revelações. Isso permaneceu intácto, porém, houve várias coisas que deduzi antes de chegar à revelação, o que é um ponto fraco. Por exemplo, não demorou nada para eu entender o papel do Pyamid Head no jogo, ficou muito previsível.

O protagonista da vez é Alex Shepherd, que está procurando seu irmão, pela sua cidade natal, chamada Shepherd's Glen. Durante suas aventuras, Alex descobre várias coisas "interessantes", sobre sua cidade, seu irmão, seus pais, conhecidos e até sobre ele mesmo. Assim como sempre foi (tirando SH 4).


Jogabilidade

Esse é o item mais controverso. A jogabilidade mudou, isso é verdade, mas não de tal forma como alguns disseram, chegando a comparar a mudança com a que ocorreu no Resident Evil 4 e no Alone In The Dark next'gen.

A mim, a mudança ocorrida no jogo (que é mais uma marca do estúdio americano) foi natural e necessária, nada que afetasse a alma da série. A mudança consiste, basicamente, nas táticas de combate e no uso de algumas armas para abrir passagem.

Agora, você tem três comandos básicos para combate com arma branca: Ataque forte, ataque rápido e, por último mas não menos importante, a defesa. Para usá-los, você deve segurar o tradicional botão de combate (R2) para se aprontar. É muito importante que você conheça os movimentos e a velocidade de seu inimigo, para saber a arma e o tempo certo de atacar. Isso deu uma dinâmica muito interessante ao jogo, sem cortar o clima que caracteriza a série, foi uma evolução muito bem vinda, na minha opinião. Porém, tem um ponto fraco, a rapidez da faca vence qualquer coisa, desequilibrando um pouco as coisas, mas eu só joguei na dificildade média, espero que no difícil não seja assim.

O combate com arma de fogo também mudou, agora a visão muda para você mirar manualmente, nada da mira automática de sempre.

Além disso, as armas além de servir para atacar, servem para te ajudar a abrir passagem, você pode usar a faca para cortar telas e outras superfícies maleáveis (adição tirada diretamente do filme), usar o machado para quebrar barricadas e usar o cano (sim, ele está presente) para estourar trancas de portões. Não é nada que se comprare à interação de Alone In The Dark, onde nenhuma porta permanece fechada, mas é uma boa adição. Só acho que eles abusaram muito disso, ficando muito repetitivo, eles deviam pensar em outras formas de abrir portas além dessas três.

O controle também mudou. Antes haviam dois modos de controlar o personagem, todos diferentes desse estilo atual. Um, chamado 2D, em que você usava o direcional para direita ou esquerda para virar o personagem e então apertava o direcional para frente para o personagem andar na direção escolhida. E outro, chamado 3D, em que o personagem virava e andava para a direção que você apontasse.

Agora você tem que usar os dois analógicos para se mover adequadamente (tendência da geração). Com o analógico esquerdo você move o personagem, mas sem virá-lo. Para virar, deve-se usar o analógico direito. Demorei para me adaptar e não gostei do fato de não poder mudar isso. Depois me acostumei e ficou tudo bem.

Outra adição, foi os comandos que aparecem no meio da luta, no mesmo esquema de God Of War, últimos Tomb Raider e Resident Evil 4. Errar um comando da tela pode custar sua vida.

Puzzles

Outro elemento de jogabilidade, muito importante em Silent Hill, são os puzzles. Ficaram bacanas, nada complicado nem demorado de se descobrir (alguém lembra do puzzle do piano de Silent Hill 1? Até hoje eu não entendi como se faz). Eles são interessantes, gostei de um que para passar você tinha que desvendar três charadas (escritas mesmo), uma era bobinha, do tipo "o que é o que é: tem asa, mas não voa, tem bico mas não bica", outra era tipo essa, mas tinha uma reflexão um pouco maior e a terceira só é óbvia para quem sabe jogar xadrês.

Monstros

Os monstros de Silent Hill sempre foram bizarros, mas sempre com um significado dentro da mente do personagem e dessa vez não é diferente. Cada monstro demanda uma tática e arma diferente para ser vencido.

Alguns têm "finish moves" bem interessantes, cuidado para não ser cortado ao meio ou ser decapitado.:kdiabo:

Chefes

Os chefes do jogo estão no mesmo nível dos anteriores, bem complicadinhos e bizarros ao extremo. Não tenho muito o que falar deles, para não estragar nenhuma surpresa. Só falo que meu chefe favorito é a Scarlet.:rox


Clima

Eu acho esse o quesito mais importante para um jogo de terror e nele SHH não decepciona, sustos, medo, suspense, trilha sonora, tudo está a altura da série Silent Hill. Jogue no quarto dos seus pais e com a luz acesa... :kdiabo:


Pyramid Head

Outro assunto polêmico, eu mesmo desconifiava desse game por causa do PH. Mas não há nada errado, quem conhece o significado da alegoria do Pyramid Head, vai ver que há coerência na aparição e papel desempenhado por ele no jogo. Pyramid Head não é ponto negativo como muitos tentam apontar.


Influências do filme "Silent Hill"

Outro ponto polêmico. Muitos usam isso para diminuir a imagem do game, mas eu discordo. É evidente que os produtores trouxeram muitas coisas do filme, mas não jogaram esses elemenos no jogo de forma arbitrária, pelo contrário, conseguiram encaixá-los direitinho no contexto. Vamos listar alguns desses elementos:

- Dinâmica de combate: Já falei sobre isso.
- Faca cortado telas: Já falei sobre isso também, foi uma adição bem vinda.
- Pyramid Head: Explicação acima.
- Seguidores da Seita: São aqueles caras com máscaras de gás lá do filme. Eles estão no jogo, mas não foram simplismente jogados lá. Quem jogar vai ver que eles estão lá para desempenhar um papel importante no enredo, além de trazer um desafio a mais ao jogador: Vencer alguém tão inteligente e armado como você.


Imagens
silent-hill-homecoming-20080425095451452_640w.jpg

silent-hill-homecoming-20080515092212160_640w.jpg

2441302490_5069f99c52.jpg

silenthillhomecoming-apr21.jpg

PSW103.featsilent.art3--screenshot_viewer_medium.jpg

silent-hill-homecoming.jpg

SHH_15--article_image.jpg

silent-hill-homecoming-20080715031038988_640w.jpg


Prós:

- Inovações na jogabilidade, especialmente nas batalhas
- Trilha sonora
- Montros e chefes

Contras:

- Muito curto
- Pouca exploração da cidade Silent Hill
- Mudar o controle sem dar opção de jogar à maneira antiga

falow:kongfran:
 

Perucão

Ser evoluído
Mensagens
177
Reações
0
Pontos
21
Eu gostei desse Silent Hill embora ele não tenha me causado tanto impacto quanto ás versões 1, 2 e 3.

Confesso que esperava bem menos ao saber que outro estúdio estava cuidando desta versão, mas o resultado final até que não decepcionou.

O novo sistema de combate é interessante mas poderia ser melhorado, não são todas as situações em que ele funciona bem.

Achei que eles exageraram um pouco nas características que foram trazidas do filme... Achei interessante a transição em tempo real entre os mundos, o Pyramid Head (ou Bogeyman, que é como ele é referenciado nesse jogo). Mas acho que poderiam ter aperfeiçoado e preservado a cidade de Silent Hill do jogos anteriores, pois essa é totalmente baseada na do filme.

É uma questão de gosto, acho que seria bacana ver a conhecida Silent Hill dos jogos anteriores trazida para a geração atual.

Iria passar uma sensação "familiar", mas ao mesmo tempo de dúvida, pois o jogador iria reconhecer os locais mas não saberia realmente o que iria encontrar por se tratar de uma outra trama. Ia causar um suspense maior.

Em relação ao Pyramid Head ele tem sim seu papel na trama mas em um aspecto diferente em relação ao Silent Hill 2. Inclusive ele é mais brutal em suas ações durante o jogo.

No geral eu gostei também.



E parabéns pela análise.
 

François

Lenda da internet
Mensagens
26.967
Reações
17.967
Pontos
1.754
Perucão;3971644 disse:
Eu gostei desse Silent Hill embora ele não tenha me causado tanto impacto quanto ás versões 1, 2 e 3.

Confesso que esperava bem menos ao saber que outro estúdio estava cuidando desta versão, mas o resultado final até que não decepcionou.

O novo sistema de combate é interessante mas poderia ser melhorado, não são todas as situações em que ele funciona bem.

Achei que eles exageraram um pouco nas características que foram trazidas do filme... Achei interessante a transição em tempo real entre os mundos, o Pyramid Head (ou Bogeyman, que é como ele é referenciado nesse jogo). Mas acho que poderiam ter aperfeiçoado e preservado a cidade de Silent Hill do jogos anteriores, pois essa é totalmente baseada na do filme.

É uma questão de gosto, acho que seria bacana ver a conhecida Silent Hill dos jogos anteriores trazida para a geração atual.

Iria passar uma sensação "familiar", mas ao mesmo tempo de dúvida, pois o jogador iria reconhecer os locais mas não saberia realmente o que iria encontrar por se tratar de uma outra trama. Ia causar um suspense maior.

Em relação ao Pyramid Head ele tem sim seu papel na trama mas em um aspecto diferente em relação ao Silent Hill 2. Inclusive ele é mais brutal em suas ações durante o jogo.

No geral eu gostei também.



E parabéns pela análise.
Valeu!:rox:p

Eu queria ver a Silent Hill do 1 e do Origens, já que no 2 eles mudaram. Você notou que a gente só vai para Silent Hill no final do jogo?

Acho que eles deviam fazer o jogo se passar por toda a cidade de Silent Hill, não só uma parte e ainda ia fazer o jogo ficar mais comprido. Achei ele muito curto.

falow:kongfran:
 

Surf.Bruno

Veterano
Mensagens
1.473
Reações
12
Pontos
134
[FONT="Lucida Sans Unicode"][SIZE="2"]Prezado François, beleza?

Parabéns pela análise.

Adicionada ao Índice de Reviews.[/SIZE][/FONT]
 

Dias Strife

Habitué da casa
Mensagens
412
Reações
0
Pontos
67
Esse certamente será um titulo que jogarei quando por as mãos em meu console next-gen. Pelo que pude constatar existe agora uma possibilidade de combate corporal, o clima continua bem sombrio. Parece ser uma boa opção, já que titulos englobando esse genero fica cada vez mais escasso. Parabéns pela análise.
 


Alucard_Players

Mil pontos, LOL!
Mensagens
7.555
Reações
4.724
Pontos
1.319
Silent Hill

MATEI O 2 CHEFE !!!

PQP, TA ANIMAL O JOGO !!!

CHEGUEI NAQUELE CHEFE DA BONECA que uns tiraram sarro

SCARLET

poxa, o 2 chefe assim como o 1 foi sensacional, alem do que , a boneca tem uma intro feelinzistica no contexto da historia ...


e o jogo nao é episodico como o SH Origins

jogabilidade bem melhor, so nas esquivas e porrada, que tb nao é facil assassins like

ta de parabens a empresa que fez ele
ahh o som , perfeito ! se SH usava bem o som, aqui ele avancou mais ainda!
a hora que corta o som, a hora que aumentar, muto bom

so nao tem as melodias do otimo Sh2, ae perde mesmo

agora tenho certeza, esquema reviews ainda mais qdo o jogo sai junto com um monte de outro e nao é blockbuster

os caras devem dar PRESS START e pronto

dizer que esse SILENT HILL nao tem clima, é como dizer que Halo 3 nao tem cenario aberto, ou MGS4 vc joga com o BIG BOSS , ou alguma sandice!

o clima esta meio diferente sim, mas tem muito clima,se comparado a qquer dessa geracao, o clima tb ficou mais hellraiser (o hospital no inferno, algumas criaturas)

e olha, as criaturas desse jogo achei bem mais dificil que do Sh1,2,3. a enfermeira se bobear te da combo se vc achar que so porque ela te derrubou ,ela vai dar um tempo sem te atacar

mas isso nao faz o jogo perder clima

PS: o controle é melhor que do RE4 huahauha (se bobear do RE5)



PS2: nao to achando curto nao, devo estar com pelo menos 6 horas acho. curto é o 3 que durava 5 horas e meia jogando de boa!

o 1 foi umas 9 ou 10 horas
o 2 foi umas 8
o 4 umas 9 so que vc joga 2x
 

EvilAvatar

Veterano
Mensagens
7.623
Reações
3
Pontos
121
Gostei do jogo.
Curti a jogabilidade, a parte artística dos gráficos, a história, a ambientação, a trilha sonora!
A única coisa que achei bem fraca foi a parte técnica dos gráficos, mas mesmo assim o jogo merece aí um 8-8,5 sim, to me divertindo mais com ele do que com SH3, 4 e Origins.
 

Alucard_Players

Mil pontos, LOL!
Mensagens
7.555
Reações
4.724
Pontos
1.319
a parte tecnica nao é aquelas coisa, mas segura a onda bem

so os modelos de alguns personagens sao ridiculos
 

SonOfJeffer

Mil pontos, LOL!
VIP
Mensagens
9.423
Reações
6.700
Pontos
1.449
Alucard_Players;4136406 disse:
a parte tecnica nao é aquelas coisa, mas segura a onda bem

so os modelos de alguns personagens sao ridiculos

Cite um exemplo. Estou muito afim deste jogo.
 

Doctor Kafka

A Solitary Man
Mensagens
33.990
Reações
20.815
Pontos
1.814
Infelizmente não concordo com o François, pra mim esse jogo foi um dos piores do ano passado. Não digo que tenha sido uma decepção, porque eu não esperava mesmo grande coisa. Mas ô joguinho tosco, parece que fizeram tudo nas coxas, de má vontade.
 

François

Lenda da internet
Mensagens
26.967
Reações
17.967
Pontos
1.754
Eduardo Furlan;4282692 disse:
Infelizmente não concordo com o François, pra mim esse jogo foi um dos piores do ano passado. Não digo que tenha sido uma decepção, porque eu não esperava mesmo grande coisa. Mas ô joguinho tosco, parece que fizeram tudo nas coxas, de má vontade.
Como ousa discordar de mim? [kzangado]

Usuario denunciado.

falow[kong]
























:lol
 

EvilAvatar

Veterano
Mensagens
7.623
Reações
3
Pontos
121
Terminei o jogo.

Acredito que o começo dele é meio razoável apenas (nota 7), mas a segunda metade do jogo é fantástica, merece um 9.
Então fica na média de 8. kkkkk

É uma pena que o jogo seja tão melhor na segunda metade, pq muita gente vai jogar o começo e talvez não continue jogando.
 

Alucard_Players

Mil pontos, LOL!
Mensagens
7.555
Reações
4.724
Pontos
1.319
SPOILER DO MELHOR FINAL



[COLOR="Yellow"]o final que o persongem principal é transformado num pyramid head é um dos melhores da serie[/COLOR]

excelente
e o jogo é dificil
aquela boneca, a SCARLETT, pqp, foi foda vencer ela
 

hickmorais

Mil pontos, LOL!
Mensagens
18.778
Reações
9.485
Pontos
1.219
Jogo dificil????

Zerei ele em todos os finais, jogo fácil e pequeno...

Não gostei a unica coisa boa são os finais e esse que citou é o melhor mesmo xD

1 Pyramid Head de cada lado trasendo uma parte XD
 

picole

Veterano
Mensagens
2.222
Reações
200
Pontos
139
namoral manu essas imagens que tú pegou são do ps3 ? eu zerei ele no 360 e a resolução tá muito melhor mesmo !
 

François

Lenda da internet
Mensagens
26.967
Reações
17.967
Pontos
1.754
picole;4287768 disse:
namoral manu essas imagens que tú pegou são do ps3 ? eu zerei ele no 360 e a resolução tá muito melhor mesmo !
Meu, são só imagens ilustrativas.

Que gente chata.[kong]

falow
 

François

Lenda da internet
Mensagens
26.967
Reações
17.967
Pontos
1.754
Alucard_Players;4285060 disse:
o final que o persongem principal é transformado num pyramid head é um dos melhores da serie

excelente
e o jogo é dificil
aquela boneca, a SCARLETT, pqp, foi foda vencer ela
Esse final é genial mesmo.:rox

falow
 

Alucard_Players

Mil pontos, LOL!
Mensagens
7.555
Reações
4.724
Pontos
1.319
hickmorais;4287668 disse:
Jogo dificil????

Zerei ele em todos os finais, jogo fácil e pequeno...

Não gostei a unica coisa boa são os finais e esse que citou é o melhor mesmo xD

1 Pyramid Head de cada lado trasendo uma parte XD

vc esta errado

1:nao é curto, ele é mais longo que o Sh3, e Sh4 (que alias repete o cenario) e o Sh2.

No mesmo tamanho que o 1.


2: ser dificil para vc é relativo e subjetivo demais.Mas o fato que ele é o mais dificil dos Siletnt Hill, muitos Re, e outros survivals

Os inimigos requerem timing de contra ataque o tempo todo e nao é tao obvio esse timing, fora que ate o ultimo terço do jogo .ele nao te da muita municao e energia.

Entao falar que é dificil , é dentro dos parametros da serie e do genero e nao suas " habilidades"
 

François

Lenda da internet
Mensagens
26.967
Reações
17.967
Pontos
1.754
Alucard_Players;4288634 disse:
vc esta errado

1:nao é curto, ele é mais longo que o Sh3, e Sh4 (que alias repete o cenario) e o Sh2.

No mesmo tamanho que o 1.


2: ser dificil para vc é relativo e subjetivo demais.Mas o fato que ele é o mais dificil dos Siletnt Hill, muitos Re, e outros survivals

Os inimigos requerem timing de contra ataque o tempo todo e nao é tao obvio esse timing, fora que ate o ultimo terço do jogo .ele nao te da muita municao e energia.

Entao falar que é dificil , é dentro dos parametros da serie e do genero e nao suas " habilidades"
Concordo com o Alucard.

falow
 

BigBrother

Mil pontos, LOL!
Mensagens
18.655
Reações
1.980
Pontos
1.189
depois dessa analise pegarei, tava com medo de ser tipo Origins.

pow achei Origins muita cópia dos outros SH

:-(
 

Goa

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
2.920
Reações
1.381
Pontos
924
Joguei todos silent hill, exceto o origins, e posso dizer que homecoming é digno da série. os finais são pertubadores, especialmente aquele já citado alguns posts acima... concordo com a análise de nosso amigo... nota 8,5.
 

eguahard

Novato
Mensagens
87
Reações
1
Pontos
11
ainda n tive vontade de zerar esse jogo, mas o jogo apresenta pontos bons e ruins, pelo que joguei até agora daria um 7,0 pra ele.
 

Artam

Larva
Mensagens
19
Reações
0
Pontos
1
ja o Origins so eh bom pelo fato de contar a historia do inicio do SH 1!
pq de resto....affs
 

foxmulderbh

Mil pontos, LOL!
Mensagens
7.754
Reações
6.524
Pontos
1.344
zerei ele sexta passada, ótima analise... mas pra mim não é dos melhores SH....

sobre as comparações de versões... a do 360 é muito melhor q a da ps3... nao souberam fazer a do ps3.... achei a diferença entre as duas grandes... mas se vc nao compara, a do ps3 é mto boa tb huhuhu ( so comparei depois )

no mais eu dou nota 8.0, recomendo!
 
Topo Fundo