O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


[Skynet News] Aplicação da IA leva a demissões em massa ao redor do planeta

Retro Master_80

Bam-bam-bam
Mensagens
2.888
Reações
7.663
Pontos
453

O levantamento foi realizado entre dezembro de 2023 e janeiro de 2024 com 1.864 respondentes de todo o Brasil e de organizações dos setores de Tecnologia, Indústria, Serviços e outros.

Por Redação, com Bloomberg - de Nova York, NY-EUA

25/03/2024

O número de demissões em massa cresceu em 2023 em relação ao ano anterior, segundo relatório do Ecossistema Great People & GPTW. A pesquisa ‘Tendências de Gestão de Pessoas’ aponta que 16,7% das empresas do país realizaram grandes rodadas de desligamentos, ante 12,4% em 2022. Analistas ouvidos pela agência norte-americana de notícias Bloomberg apontam diversos fatores para o movimento, como o avanço da inteligência artificial (IA), pressão dos juros elevados e reorganização das empresas após a crise da covid-19.

BB1kw0vO.img

A Meta, dona do Facebook, fez uma série de demissões após a implantação da IA

O levantamento foi realizado entre dezembro de 2023 e janeiro de 2024 com 1.864 respondentes de todo o Brasil e de organizações dos setores de Tecnologia, Indústria, Serviços e outros. Daniela Diniz, porta-voz da pesquisa e Diretora de Conteúdo e RI do Ecossistema Great People & GPTW, destaca o efeito de demissões em massa, principalmente no setor de tecnologia, que tiveram grande demanda por profissionais durante a pandemia, mas que posteriormente enfrentaram mudanças nas estruturas.

—À medida que a pandemia foi arrefecendo, o retorno ao trabalho híbrido e presencial ganham força e a inteligência artificial entra no jogo, a demanda por aquele perfil de profissional que se buscou nos anos pandêmicos diminui e as empresas passam a reajustar seus quadros — disse ao canal norte-americano de TV CNN, nesta segunda-feira.

IA generativa

O setor tecnológico, que é um dos principais destacados pela pesquisa, viu cortes impulsionados por uma tendência que ele mesmo criou: a inteligência artificial (IA).

— Temos visto um grande movimento de desligamentos por parte das empresas, à medida que muitos fenômenos interferem nessa decisão, como o uso intensivo de inteligência artificial e a reestruturação dos negócios. Isso aconteceu principalmente no setor da tecnologia, mas vários outros ramos de atividade foram afetados — resumiu a professora da FIA Business School, Lina Nakata.

No ano passado, big techs como Google, Microsoft, Amazon e Meta realizaram dezenas de milhares de cortes à medida que investem pesado em IA generativa.

Fonte: correiodobrasil
 

Odin Games

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
7.754
Reações
14.467
Pontos
503
Infelizmente muitas profissões vão ser extintas por causa da IA, não sei como vai ser para as pessoas que trabalham nessas profissões, mas espero que surjam alternativas para essas pessoas que vão perder seus empregos.

Esses dias vi uns vídeos mostrando tecnologias de IA para dublagem, que praticamente transforma a voz original do ator estrangeiro para português, e mudam até os movimentos dos lábios dos atores para como se eles realmente estivessem falando português brasileiro, foi algo impressionante que vi, e apesar da dublagem ser algo que curto bastante e prefiro assistir filmes dublados, é algo que infelizmente vai deixar de existir a profissão de dublador um dia.
 

_Fairbanks_

Mil pontos, LOL!
Mensagens
15.346
Reações
10.977
Pontos
1.409
eu n tenho nada contra essa automação, desde que se traduza em redução de preços pra consumidor e n em aumento de lucro pra acionista.
mas enfim, minha estratégia é juntar o máximo de dinheiro que eu conseguir daqui pra 2030, pq depois disso nem nostradamus saberia dizer o que vai acontecer. a gente tá se aproximando da singularidade e eu to amando viver isso hehe
 

Dark Vissa

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
5.624
Reações
19.609
Pontos
503
Está postagem pode ser adicionado ao tópico de TI chore aqui...
 

Retro Master_80

Bam-bam-bam
Mensagens
2.888
Reações
7.663
Pontos
453
eu n tenho nada contra essa automação, desde que se traduza em redução de preços pra consumidor e n em aumento de lucro pra acionista.
mas enfim, minha estratégia é juntar o máximo de dinheiro que eu conseguir daqui pra 2030, pq depois disso nem nostradamus saberia dizer o que vai acontecer. a gente tá se aproximando da singularidade e eu to amando viver isso hehe
Espero que este cara esteja certo na previsão sobre a singularidade em 2045.

 


_Fairbanks_

Mil pontos, LOL!
Mensagens
15.346
Reações
10.977
Pontos
1.409
Espero que este cara esteja certo na previsão sobre a singularidade em 2045.


eu sinceramente acho que virá antes. minha timeline é embodied AGI até 2030 (provavelmente só AGI até 2027/28) e ASI até 2035... e com ASI é tipo jogar com cheat. todo o resto vai ser quebrado numa velocidade alucinante depois disso.
 

Atlante

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
8.375
Reações
15.828
Pontos
503
Não importa muito o que essas grandes empresas fazem, exceto estabelecer tendências. Feio mesmo vai ser quando a IA evoluir de um jeito que até os donos das bibocas (micro, pequenas e médias empresas) arrumem maneiras de substituir peões por IA.

Quem emprega de verdade no Brasil são essas pequenas empresas, que invariavelmente vendem o almoço para pagar a janta, e que não hesitariam em automatizar as funções do auxiliar administrativo e do técnico de contabilidade para economizar uns caraminguás.
 

Comentador

Bam-bam-bam
Mensagens
954
Reações
2.464
Pontos
273
eu sinceramente acho que virá antes. minha timeline é embodied AGI até 2030 (provavelmente só AGI até 2027/28) e ASI até 2035... e com ASI é tipo jogar com cheat. todo o resto vai ser quebrado numa velocidade alucinante depois disso.
E porque tu acha que vai ser em pouco mais de 10 anos?.
 

Sgt. Kowalski

Lenda da internet
Mensagens
56.787
Reações
134.117
Pontos
2.139
Mensagens
24
Reações
36
Pontos
13
Inevitável.
Profissões são sempre criadas e descontinuadas, tipo acendedor de lamparina de poste e acordador de gente.

Cobrador de ônibus por aqui já tá quase instinto.
 

Poor_Boy

Mil pontos, LOL!
Mensagens
24.940
Reações
41.019
Pontos
1.444
eu n tenho nada contra essa automação, desde que se traduza em redução de preços pra consumidor e n em aumento de lucro pra acionista.
mas enfim, minha estratégia é juntar o máximo de dinheiro que eu conseguir daqui pra 2030, pq depois disso nem nostradamus saberia dizer o que vai acontecer. a gente tá se aproximando da singularidade e eu to amando viver isso hehe
Se em 2030 o mundo ainda estiver como está hoje, estaremos no lucro... só tem psicopata no poder de países nucleares, falta pouco pra começarem a estourar nukes na europa.
 

DanielMF

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
10.146
Reações
16.755
Pontos
803
Se 90% da mão de obra for substituída por IA's e máquinas... quem terá dinheiro para consumir os produtos dessas empresas? Com desemprego em massa a economia desaba.
Provavelmente ocorrerão transformações políticas e econômicas para se adaptar. Como vai ser isso só vamos saber quando chegar a hora, pois ninguém está se planejando para isso.

Porém, é um total contra-senso que a sociedade consiga produzir muito mais a um custo muito menor, e colapse por não saber administrar essa situação. Vai aprender na marra.
 

Monogo

Mil pontos, LOL!
Mensagens
16.951
Reações
70.817
Pontos
1.279
Se todo mundo ficar em casa coçando e desempregado, o estado vai ter que empurrar impostos em cima dessas empresas, pra converter em algum tipo de auxilio universal
 

All_Might

Mil pontos, LOL!
Mensagens
8.761
Reações
27.644
Pontos
1.044
isso tá com mais cara de ser as consequências do "A economia a gente vê depois".

This.

É notório que todo o segmento de TI está demitindo no mundo inteiro.

A farra que teve durante a pandemia (juros negativos/baixos + impressora de dinheiro) passou, e agora a conta chegou.

IA pode ter um pequeno % com relação às demissões.

Ou seja, a coisa de verdade nem começou ainda.
 

Aldi

Mil pontos, LOL!
GOLD
Mensagens
8.031
Reações
5.647
Pontos
1.164
Oq eu acho mais delicia nisso tudo é que a galera que ta perdendo o emprego pra IA, também fizeram parte da multidão que as "ensinaram" oq sabem, desde década atrás quando a M$ (e muitas outras) escutavam tudo oq se falava perto do Xbox, por exemplo, pra learning machine.
Mas é isso aí, bilionário enrabando mais e mais.
 

_Fairbanks_

Mil pontos, LOL!
Mensagens
15.346
Reações
10.977
Pontos
1.409
Se acontecer algo perto disto o sistema colapsa e teremos um estado Social Democrata absoluto, não acho que vá ser tão rápido assim.
o fato de uma coisa existir n significa que tenha sido adotada na sociedade toda. Carro existia desde 1900 e bolinha, foi popularizar msm lá pra década de 40 em diante.
AGI chegando em 27 e tal, até a adoção toda rolar, vai ai uns 5 anos ou mais... pq ctz que no começo vai ter acesso restrito.

mas enfim, vamos ver como a coisa acontece. por enquanto só dá pra especular.
 

rom0333

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.984
Reações
4.164
Pontos
994
IA não paga imposto de renda , FGTS e os encargos da CLT então logo o governo inventa uma limitação ou deixa rolar e faz uma renda básica e todo mundo pode ficar em casa.
 

konata

Pior user da OS
VIP
Mensagens
10.717
Reações
34.897
Pontos
903
mas ja não ta acontecendo mesmo no Brasil? gente sendo substituida por IA's pra fazer "trabalho de escritório"?
De escritório pode ser que já estejam substituindo. Mas a indústria brasileira é muito arcaica para largar mão da mão de obra humana e investir em tecnologia
Até pouco tempo atrás eu trabalhava numa empresa grande do ramo da metalúrgica que ainda usava maquinário da década de 50. As poucas unidades modernas e automatizadas ainda sim precisavam de um humano operando
 
Topo Fundo