O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


[SOLTO!] MOLUSCO CONDENADO A 12 ANOS, STF ja soltou

Qd lula será preso?


  • Total voters
    323
  • Poll closed .

NJunior

Sonysta Hunter
GOLD
Mensagens
5.530
Reações
20.668
Pontos
603
AINDA ASSIM,

A ordem de prisão só poderá ser expedida após julgamento de Recurso no TRF-4.

https://g1.globo.com/politica/notic...depende-do-stf-para-se-livrar-da-prisao.ghtml

c***lho... quantos recursos mais a lei brasileira permite..? :facepalm

Nunca vi uma porra dessa. Daqui a pouco reinterpretam novamente a Lei e brotam mais 5 recursos pra ele.
Por isso o Brasil é Huezil, bandido/político deita e rola, caga e vomita na cara do povo e sai ILESO em 99% dos casos, no 1% restante leva 1 década pro infeliz ser punido, e depois o mesmo só cumprirá 1/3 da pena, depois é só voltar pra casa e curtir o lucro das roubalheiras já que o que é roubado quase nunca é retido e devolvido aos cofres públicos/povo....
 

Monogo

Mil pontos, LOL!
Mensagens
16.951
Reações
70.814
Pontos
1.279
Antes de jogarem pedras:

Não lulista, não sou petista nem esquerdista.

Agora, aos fatos: vocês acreditam mesmo que estão querendo/fazendo justiça?

Sério que não passa na cabeça de vocês que isso é tudo um jogo pra esse cara não ter chance alguma de ganhar as eleições e agora eles dominarem?

Vocês já viram a justiça funcionar de forma justa nesse país? Acham mesmo que agora que ela está funcionando?

Vocês acham mesmo que os próximos serão julgados da mesma forma?

Vocês não percebem que estão sendo dominados?

Repito:

Não lulista, não sou petista nem esquerdista.

Sim cara é tudo um jogo.
O puto do 9 dedos me declara propina na porra do imposto de renda, mas não existe prova e é tudo manipulação.

E a terra é plana tb. pode acreditar, amiguinho!
 

dboss

Supra-sumo
Mensagens
27
Reações
142
Pontos
198
Não lulista, não sou petista nem esquerdista.
Não lulista, não sou petista nem esquerdista.

A regra é clara, usou essas frases, ou é insertão, ou é petista ou esquerdista pagando de insertão ou ta mais perdido que o lula lendo um livro.
 

rossetto

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
10.149
Reações
33.075
Pontos
553
Se eu soubesse desse tanto de recurso tinha votado diferente na enquete...:kzangado
 

proximus-one

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
6.006
Reações
21.779
Pontos
999
Bom, ao menos pela votação ter sido unânime já descarta aquela m**** de "Embargos Infringentes" e seria um recurso a menos das dezenas que o molusco ainda tem direito (ou não?)
 

Rocha Loures

Bam-bam-bam
Mensagens
6.520
Reações
14.094
Pontos
404
e a pressão que essas degraças fazem em cima da Carmem? Não dá no minimo uma advertencia essa ousadia?

A manobra do PT no STF para tentar salvar Lula
Como, com o apoio de ministros do Supremo, o PT tem operado na mais alta corte do País para forçar a presidente Cármen Lúcia a pautar a rediscussão da prisão em segunda instância e, assim, evitar a ida de Lula à cadeia


Na tarde de quarta-feira 28, um grupo de senadoras do PT e de partidos aliados apareceu inadvertidamente no gabinete da presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministra Cármen Lúcia. Pega de surpresa, Cármen Lúcia se viu compelida a recebê-las. Entre outros assuntos, as parlamentares foram tirar o sossego do mais importante gabinete do Judiciário brasileiro para clamar pela liberdade do ex-presidente Lula. Cármen Lúcia as ouviu polidamente, sem dar qualquer sinal de como irá proceder na condição de presidente da Corte Suprema. Mas, a interlocutores, reconhece o incômodo com as indecentes pressões que vem recebendo – a das senadoras não foram as primeiras. Embora seja ela o alvo preferencial por ter a prerrogativa de preparar a agenda de julgamentos, Cármen Lúcia não está sozinha nessa. Nos últimos dias, a presença de amigos de Lula nos gabinetes do STF tem sido uma constante. A pressão é constrangedora pelo aspecto eminentemente político que a permeia: os integrantes da romaria ao Supremo são mais do que simples amigos do ex-presidente petista. São petistas que tiveram peso decisivo durante o processo de nomeação dos mesmos ministros que agora eles cortejam para que executem o serviço sujo, qual seja: livrar Lula da prisão, em contrapartida ao que esses emissários representaram para eles num passado nem tão distante.

Pressionados, ministros do STF mudaram de lado e passaram a atuar para tentar isolar Cármen Lúcia

A tática é de guerrilha. Os prepostos de Lula, como o ex-chefe de gabinete Gilberto Carvalho, os ex-ministros José Eduardo Cardozo e Jaques Wagner, o ex-prefeito de São Bernardo Luiz Marinho e o deputado Vicente Cândido apareceram com freqüência, nas últimas semanas, nas salas dos ministros Gilmar Mendes, Marco Aurélio Mello, Dias Toffoli e até do relator da Lava Jato no Supremo, Edson Fachin.


Mas nada é tão obsceno e contrário aos valores republicanos que não possa descer ainda mais na escala da degradação institucional: segundo apurou ISTOÉ, há entre os togados do STF quem tenha cedido à estratégia de intimidação petista e até mudado de lado da trincheira. Convencidos a ajudar Lula durante os encontros camaradas, passaram a atuar no corpo-a-corpo junto a Cármen Lúcia para que ela coloque em pauta, o mais breve possível, a rediscussão sobre a prisão em segunda instância.
O grande perigo por trás da análise sobre a prisão de Lula vem de uma combinação explosiva que pode deixar fora das grades não apenas ele, mas uma série de outros políticos e empresários envolvidos em casos de corrupção. E é por isso que Cármen Lúcia tem resistido ao máximo em levar o tema ao plenário do Supremo, apesar da marcação cerrada que tem sofrido não somente de petistas e aliados do ex-presidente, mas também de alguns dos próprios colegas
. No STF, há hoje uma forte sensação de que a Corte poderá alterar seu entendimento sobre a possibilidade de prisão em segunda instância, caso o tema volte à baila. O Supremo já se manifestou três vezes sobre a questão, e em todas as ocasiões prevaleceu o entendimento de que a prisão é possível, ao término do julgamento em segunda instância. Na última vez, em novembro de 2016, o placar registrou 6 votos a 5. Ocorre, porém, que a operação do PT já teria virado votos outrora contrários a Lula no tribunal. Interlocutores de Cármen Lúcia dão como certo, por exemplo, que o ministro Gilmar Mendes é um dos que teriam mudado de posição em benefício do ex-presidente. Não seria o único.

Interlocutores de Cármen Lúcia dizem que o ministro Gilmar Mendes agora vota em benefício de Lula

A articulação de Sepúlveda


A estratégia no sentido de seduzir o Supremo foi desencadeada a partir da contratação do ex-presidente do STF José Paulo Sepúlveda Pertence para conduzir a defesa de Lula. Com Pertence, saiu de cena a tática de confronto, levada ao extremo por Cristiano Zanin e equipe. Em seu lugar, emergiu a articulação de quem conhece cada escaninho do STF e, cultiva, como poucos, uma melíflua relação com a esmagadora maioria dos ministros da Corte. Há dois ministros, em especial, que devem sua nomeação a Pertence. Em 2006, já perto de sua aposentadoria do STF, ele foi questionado pelo então presidente Lula sobre quem ele indicaria para a sua cadeira que logo ficaria vaga. Embora soubesse que seria voto vencido, Pertence recomendou os nomes de Luís Roberto Barroso e de Cármen Lúcia. A vaga acabou ficando com Carlos Alberto Menezes Direito, já falecido, por conta de um pedido do advogado Sérgio Bermudes, seu dileto amigo. Mas Lula guardou aqueles nomes para sempre.

Recentemente, circulou a história de que Cármen Lúcia poderia se declarar impedida de julgar casos envolvendo Lula pela sua proximidade com Sepúlveda Pertence – o que não acontecerá. Houve até quem dissesse que a presidente do STF é uma prima distante do advogado de Lula. Pertence e Cármen são declaradamente amigos, mas ela não é parente do ex-ministro.

Na última semana, Sepúlveda Pertence praticamente acampou no Supremo. Um dos ministros que o receberam foi o relator da Lava Jato, Edson Fachin. O encontro, registrado em sua agenda, durou mais de uma hora. Não se questiona aqui a legitimidade do ministro em receber o advogado das partes. Inadmissíveis, sim, são as indecorosas pressões exercidas por emissários incontestavelmente ligados a um réu condenado em primeiro e segundo graus, que em nada guardam relação com o processo, e que estão lá não em nome de uma causa coletiva, mas para uma missão meramente casuística: a de livrá-lo das grades. Desse time estrelado, Fachin recebeu Tião Viana, Luiz Marinho e Gilberto Carvalho.

Nas costuras com o STF, o novo advogado do ex-presidente conta sempre com a prestimosa ajuda de Sigmaringa Seixas, o homem de Lula nos bastidores da Justiça, em Brasília, desde a chegada do PT ao poder. Dias Toffoli, por exemplo, é um dos ministros que possuem uma dívida de gratidão com Sig, como é conhecido. Em 2009, quando o então advogado-geral da União estava entre os cotados para assumir uma vaga no STF, um outro nome em particular povoava a mente e o coração de Lula: o de Sigmaringa. Toffoli sabia disso. Tanto que deixou Lula à vontade para proceder a escolha. Mas Sig emprestou mais doses de generosidade ao gesto do amigo: abriu mão da cadeira no Supremo em favor de Toffoli.
A “Câmara de Gás”
Recentemente, os ministros do STF têm recebido uma verdadeira romaria de políticos e advogados ligados a Lula. Isso é legitimo?
A Constituição e o Estatuto da OAB asseguram aos advogados o acesso aos magistrados. Portanto, é um trabalho legítimo o de entrega de alegações de processos em curso aos juízes.

Essas visitas não soam como pressão para que os ministros decidam em favor do réu?
A história de vida do ministro Sepúlveda Pertence indica que ele age dentro da moralidade. Temos confiança nos ministros do Supremo Tribunal Federal e eles não julgarão sob pressão de políticos.

O senhor é a favor da prisão após condenação em segunda instância?
Sim. Historicamente, a Ajufe defende o início do cumprimento da pena após o julgamento em segunda instância.
Ultimamente, o gabinete de alguns ministros do Supremo vem recebendo visitas de pessoas ligadas ao ex-presidente Lula. Isso não é uma forma de pressão?
Se tiver só no entra-e-sai, acho que é normal. Agora, se houve um tipo de constrangimento pessoal, aí ultrapassa os limites. Mas creio que nenhum dos ministros vai se dobrar por qualquer tipo de pressão.

Mas não causa um constrangimento, por exemplo, a visita do ex-ministro do STF Sepúlveda Pertence ao relator da Lava Jato no STF Edson Fachin, justamente agora que ele foi integrado à defesa de Lula?
Se ele está fazendo uma visita de cortesia, está errado.


Acha que o STF deve voltar atrás sobre a prisão em 2ª instância ?
Seria o maior retrocesso recente da história. Seria desastroso.

Os passos da defesa de Lula, agora sob o comando de Pertence, são bem calculados. O pedido de habeas corpus no STJ foi feito propositalmente antes do recesso do Judiciário. Com isso, a defesa já sabia que o pedido de liminar seria julgado ou pela presidente do STJ, Laurita Vaz, ou pelo seu vice-presidente, Humberto Martins – quem julgou a liminar foi Martins, que a indeferiu. Tudo dentro do previsto pela defesa de Lula. O indeferimento de Martins leva o caso a ser julgado por um pleno, no caso, a Quinta Turma do STJ, que examina os casos relacionados à Lava Jato, tendo como relator o ministro Felix Fischer. O próprio PT já sabe que a tendência é que o habeas corpus seja indeferido. Os petistas apelidam a Quinta Turma de “Câmara de Gás”, por sua postura rigorosa em seus julgamentos. A estratégia, no entanto, foi entrar com um pedido no STJ para que uma decisão do tribunal, mesmo desfavorável, forçasse o Supremo a se posicionar na sequência.

São nessas fichas que o PT aposta. Dez em cada dez petistas reconhecem que no Supremo repousam as derradeiras chances de Lula de escapar da cadeia. Por isso, nas próximas semanas, tendem a se intensificar as investidas do partido, contra as quais Cármen Lúcia, do alto do cargo mais importante da República hoje, precisa se manter inexpugnável. Ante alguns de seus colegas de cátedra, mais interessados em mesquinhas conveniências pessoais, hoje a presidente do STF representa a resistência moralizadora. Enfim, é chegada a hora de o Supremo se portar menos como uma soma de individualidades e mais como um colegiado, guardião da Constituição. Se sobreviver, a democracia agradecerá.


So um adendo para mostrar quem foi fazer pressao:


Comandadas pela senadora Gleisi Hoffmann, presidente nacional do PT, deputadas e senadoras do partido rumaram para o Supremo Tribunal Federal.
 


Mestre Chinelada

Usuário exemplar
VIP
Mensagens
19.071
Reações
47.204
Pontos
1.169
Imagino o teor da invasão reunião.

"Dá o teu jeito, senão vai ter uma falha mecânica no próximo avião que você decolar dentro".

Ninguém vai conseguir botar na cadeia o homem que tirou 700 milhões de brasileiros da pobreza, vai dar a volta por cima, voltar a ser presidento e ainda vai ganhar o prêmio nobel, e assim que morrer vai ser canonizado pelo papa como uma figura santa acima de Jesus Cristo.
 
Ultima Edição:

LHand

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
18.251
Reações
50.038
Pontos
624
A prisão após condenação em segunda instância vai ser revogada. Há tanta gente poderosa interessada nisso que eu já dou como certo. Não é só o Lula... isso enterraria a Lava-Jato de vez.

Porém, não vai acontecer agora. Se o STF fizer esta patacoada justamente agora, vai ser difícil não haver revolta popular. Tudo bem que a população já não está mais mobilizada, mas ver uma pizza destas livrando a cara do líder máximo da quadrilha dificilmente passará batido.

O que eu acho que vai acontecer:

Lula será preso, fica uns dias no xilindró. Será exibido como um troféu para população por tempo o suficiente para que muitos acreditem que a Lava-Jato "cumpriu seu papel". Aí, na calada da noite, o STF aprova um Habeas Corpus mágico e solta ele. Lula solto deve gerar algum fuzuê, mas a prisão em segunda instância ficará mantida até que a população esqueça do assunto, o que não deve demorar muito. O soterramento completo da Lava-Jato se dará da forma mais discreta possível e fazer isso ao mesmo tempo em que se libera o Lula não seria nem um pouco discreto.
 

Okira

Mil pontos, LOL!
Mensagens
16.667
Reações
65.452
Pontos
1.494
e a pressão que essas degraças fazem em cima da Carmem? Não dá no minimo uma advertencia essa ousadia?

A manobra do PT no STF para tentar salvar Lula
Como, com o apoio de ministros do Supremo, o PT tem operado na mais alta corte do País para forçar a presidente Cármen Lúcia a pautar a rediscussão da prisão em segunda instância e, assim, evitar a ida de Lula à cadeia


Na tarde de quarta-feira 28, um grupo de senadoras do PT e de partidos aliados apareceu inadvertidamente no gabinete da presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministra Cármen Lúcia. Pega de surpresa, Cármen Lúcia se viu compelida a recebê-las. Entre outros assuntos, as parlamentares foram tirar o sossego do mais importante gabinete do Judiciário brasileiro para clamar pela liberdade do ex-presidente Lula. Cármen Lúcia as ouviu polidamente, sem dar qualquer sinal de como irá proceder na condição de presidente da Corte Suprema. Mas, a interlocutores, reconhece o incômodo com as indecentes pressões que vem recebendo – a das senadoras não foram as primeiras. Embora seja ela o alvo preferencial por ter a prerrogativa de preparar a agenda de julgamentos, Cármen Lúcia não está sozinha nessa. Nos últimos dias, a presença de amigos de Lula nos gabinetes do STF tem sido uma constante. A pressão é constrangedora pelo aspecto eminentemente político que a permeia: os integrantes da romaria ao Supremo são mais do que simples amigos do ex-presidente petista. São petistas que tiveram peso decisivo durante o processo de nomeação dos mesmos ministros que agora eles cortejam para que executem o serviço sujo, qual seja: livrar Lula da prisão, em contrapartida ao que esses emissários representaram para eles num passado nem tão distante.

Pressionados, ministros do STF mudaram de lado e passaram a atuar para tentar isolar Cármen Lúcia

A tática é de guerrilha. Os prepostos de Lula, como o ex-chefe de gabinete Gilberto Carvalho, os ex-ministros José Eduardo Cardozo e Jaques Wagner, o ex-prefeito de São Bernardo Luiz Marinho e o deputado Vicente Cândido apareceram com freqüência, nas últimas semanas, nas salas dos ministros Gilmar Mendes, Marco Aurélio Mello, Dias Toffoli e até do relator da Lava Jato no Supremo, Edson Fachin.


Mas nada é tão obsceno e contrário aos valores republicanos que não possa descer ainda mais na escala da degradação institucional: segundo apurou ISTOÉ, há entre os togados do STF quem tenha cedido à estratégia de intimidação petista e até mudado de lado da trincheira. Convencidos a ajudar Lula durante os encontros camaradas, passaram a atuar no corpo-a-corpo junto a Cármen Lúcia para que ela coloque em pauta, o mais breve possível, a rediscussão sobre a prisão em segunda instância.
O grande perigo por trás da análise sobre a prisão de Lula vem de uma combinação explosiva que pode deixar fora das grades não apenas ele, mas uma série de outros políticos e empresários envolvidos em casos de corrupção. E é por isso que Cármen Lúcia tem resistido ao máximo em levar o tema ao plenário do Supremo, apesar da marcação cerrada que tem sofrido não somente de petistas e aliados do ex-presidente, mas também de alguns dos próprios colegas
. No STF, há hoje uma forte sensação de que a Corte poderá alterar seu entendimento sobre a possibilidade de prisão em segunda instância, caso o tema volte à baila. O Supremo já se manifestou três vezes sobre a questão, e em todas as ocasiões prevaleceu o entendimento de que a prisão é possível, ao término do julgamento em segunda instância. Na última vez, em novembro de 2016, o placar registrou 6 votos a 5. Ocorre, porém, que a operação do PT já teria virado votos outrora contrários a Lula no tribunal. Interlocutores de Cármen Lúcia dão como certo, por exemplo, que o ministro Gilmar Mendes é um dos que teriam mudado de posição em benefício do ex-presidente. Não seria o único.

Interlocutores de Cármen Lúcia dizem que o ministro Gilmar Mendes agora vota em benefício de Lula

A articulação de Sepúlveda


A estratégia no sentido de seduzir o Supremo foi desencadeada a partir da contratação do ex-presidente do STF José Paulo Sepúlveda Pertence para conduzir a defesa de Lula. Com Pertence, saiu de cena a tática de confronto, levada ao extremo por Cristiano Zanin e equipe. Em seu lugar, emergiu a articulação de quem conhece cada escaninho do STF e, cultiva, como poucos, uma melíflua relação com a esmagadora maioria dos ministros da Corte. Há dois ministros, em especial, que devem sua nomeação a Pertence. Em 2006, já perto de sua aposentadoria do STF, ele foi questionado pelo então presidente Lula sobre quem ele indicaria para a sua cadeira que logo ficaria vaga. Embora soubesse que seria voto vencido, Pertence recomendou os nomes de Luís Roberto Barroso e de Cármen Lúcia. A vaga acabou ficando com Carlos Alberto Menezes Direito, já falecido, por conta de um pedido do advogado Sérgio Bermudes, seu dileto amigo. Mas Lula guardou aqueles nomes para sempre.

Recentemente, circulou a história de que Cármen Lúcia poderia se declarar impedida de julgar casos envolvendo Lula pela sua proximidade com Sepúlveda Pertence – o que não acontecerá. Houve até quem dissesse que a presidente do STF é uma prima distante do advogado de Lula. Pertence e Cármen são declaradamente amigos, mas ela não é parente do ex-ministro.

Na última semana, Sepúlveda Pertence praticamente acampou no Supremo. Um dos ministros que o receberam foi o relator da Lava Jato, Edson Fachin. O encontro, registrado em sua agenda, durou mais de uma hora. Não se questiona aqui a legitimidade do ministro em receber o advogado das partes. Inadmissíveis, sim, são as indecorosas pressões exercidas por emissários incontestavelmente ligados a um réu condenado em primeiro e segundo graus, que em nada guardam relação com o processo, e que estão lá não em nome de uma causa coletiva, mas para uma missão meramente casuística: a de livrá-lo das grades. Desse time estrelado, Fachin recebeu Tião Viana, Luiz Marinho e Gilberto Carvalho.

Nas costuras com o STF, o novo advogado do ex-presidente conta sempre com a prestimosa ajuda de Sigmaringa Seixas, o homem de Lula nos bastidores da Justiça, em Brasília, desde a chegada do PT ao poder. Dias Toffoli, por exemplo, é um dos ministros que possuem uma dívida de gratidão com Sig, como é conhecido. Em 2009, quando o então advogado-geral da União estava entre os cotados para assumir uma vaga no STF, um outro nome em particular povoava a mente e o coração de Lula: o de Sigmaringa. Toffoli sabia disso. Tanto que deixou Lula à vontade para proceder a escolha. Mas Sig emprestou mais doses de generosidade ao gesto do amigo: abriu mão da cadeira no Supremo em favor de Toffoli.
A “Câmara de Gás”
Recentemente, os ministros do STF têm recebido uma verdadeira romaria de políticos e advogados ligados a Lula. Isso é legitimo?
A Constituição e o Estatuto da OAB asseguram aos advogados o acesso aos magistrados. Portanto, é um trabalho legítimo o de entrega de alegações de processos em curso aos juízes.

Essas visitas não soam como pressão para que os ministros decidam em favor do réu?
A história de vida do ministro Sepúlveda Pertence indica que ele age dentro da moralidade. Temos confiança nos ministros do Supremo Tribunal Federal e eles não julgarão sob pressão de políticos.

O senhor é a favor da prisão após condenação em segunda instância?
Sim. Historicamente, a Ajufe defende o início do cumprimento da pena após o julgamento em segunda instância.
Ultimamente, o gabinete de alguns ministros do Supremo vem recebendo visitas de pessoas ligadas ao ex-presidente Lula. Isso não é uma forma de pressão?
Se tiver só no entra-e-sai, acho que é normal. Agora, se houve um tipo de constrangimento pessoal, aí ultrapassa os limites. Mas creio que nenhum dos ministros vai se dobrar por qualquer tipo de pressão.

Mas não causa um constrangimento, por exemplo, a visita do ex-ministro do STF Sepúlveda Pertence ao relator da Lava Jato no STF Edson Fachin, justamente agora que ele foi integrado à defesa de Lula?
Se ele está fazendo uma visita de cortesia, está errado.


Acha que o STF deve voltar atrás sobre a prisão em 2ª instância ?
Seria o maior retrocesso recente da história. Seria desastroso.

Os passos da defesa de Lula, agora sob o comando de Pertence, são bem calculados. O pedido de habeas corpus no STJ foi feito propositalmente antes do recesso do Judiciário. Com isso, a defesa já sabia que o pedido de liminar seria julgado ou pela presidente do STJ, Laurita Vaz, ou pelo seu vice-presidente, Humberto Martins – quem julgou a liminar foi Martins, que a indeferiu. Tudo dentro do previsto pela defesa de Lula. O indeferimento de Martins leva o caso a ser julgado por um pleno, no caso, a Quinta Turma do STJ, que examina os casos relacionados à Lava Jato, tendo como relator o ministro Felix Fischer. O próprio PT já sabe que a tendência é que o habeas corpus seja indeferido. Os petistas apelidam a Quinta Turma de “Câmara de Gás”, por sua postura rigorosa em seus julgamentos. A estratégia, no entanto, foi entrar com um pedido no STJ para que uma decisão do tribunal, mesmo desfavorável, forçasse o Supremo a se posicionar na sequência.

São nessas fichas que o PT aposta. Dez em cada dez petistas reconhecem que no Supremo repousam as derradeiras chances de Lula de escapar da cadeia. Por isso, nas próximas semanas, tendem a se intensificar as investidas do partido, contra as quais Cármen Lúcia, do alto do cargo mais importante da República hoje, precisa se manter inexpugnável. Ante alguns de seus colegas de cátedra, mais interessados em mesquinhas conveniências pessoais, hoje a presidente do STF representa a resistência moralizadora. Enfim, é chegada a hora de o Supremo se portar menos como uma soma de individualidades e mais como um colegiado, guardião da Constituição. Se sobreviver, a democracia agradecerá.


So um adendo para mostrar quem foi fazer pressao:


Comandadas pela senadora Gleisi Hoffmann, presidente nacional do PT, deputadas e senadoras do partido rumaram para o Supremo Tribunal Federal.

Olha o nível que a coisa chegou, isso deveria ser notícia 24hrs e exigir, se tivéssemos jornalistas sérios, uma explicação para a presidente do STF com esses encontros e essa intimidação. A grande mídia deveria cair matando em cima, mas o silêncio já revela o seu lado, a bobonews hoje estava mais preocupada em falar dos discursos lacradores do oscar.
Nosso país é uma grande quadrilha em todas as frentes dos poderes.
 

Vim do Futuro

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
15.870
Reações
64.018
Pontos
553
Por isso o Brasil é Huezil, bandido/político deita e rola, caga e vomita na cara do povo e sai ILESO em 99% dos casos, no 1% restante leva 1 década pro infeliz ser punido, e depois o mesmo só cumprirá 1/3 da pena, depois é só voltar pra casa e curtir o lucro das roubalheiras já que o que é roubado quase nunca é retido e devolvido aos cofres públicos/povo....
O sr. esqueceu que vivemos no Reino da Tornozeleira Eletrônica. Tem um aí, que além da tornozeleira, ofereceu seu circuito interno pra ser monitorado pela justiça. Outros, agraciados com a delação premiadíssima, já estão "presos" em suas mansões e usufruindo da grana acumulada.
Ou seja, o crime compensa!
 

ffaabbiio

Mil pontos, LOL!
VIP
Mensagens
14.026
Reações
25.144
Pontos
1.094
Pelo que eu ouvi, o stf se analisasse o tema novamente, mudaria o entendimento da prisão em segunda instância para a terceira...

No caso do Lula, não mudaria muita coisa, lhe daria uns 6 meses a 1 ano a mais de liberdade...

Mas Lula não está lutando pela liberdade, ele quer ser presidente, para de algum modo conseguir a impunidade total, me dá até medo, imagina o que esse verme faria se chegasse a presidente...
 

BCoisa

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
5.992
Reações
12.362
Pontos
753
Vamos rir um pouco pra descontrair:

https://exame.abril.com.br/brasil/stf-tem-responsabilidade-de-decidir-diz-pt-apos-derrota-de-lula/
STF tem obrigação de rever prisão após 2ª instância, diz PT
Em nota divulgada após o final do julgamento do STJ, o PT defendeu que ninguém pode ser privado da liberdade antes de esgotados todos os recursos
Por Estadão Conteúdo
access_time 6 mar 2018, 18h13 - Publicado em 6 mar 2018, 18h03
more_horiz
lulacandidato2.jpg

Lula: "Na decisão de hoje, no entanto, o STJ não analisou o mérito do processo", diz nota (Leonardo Benassatto/Reuters/Reuters Brazil/Reuters/Reuters/Reuters)

Marcelo Osakabe – A decisão do Superior Tribunal de Justiça de negar o habeas corpus preventivo ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva evidenciou ser “urgente o Superior Tribunal Federal (STF) julgar as ações que defendem o princípio constitucional da presunção de inocência”, afirmou nesta quarta-feira o Partido dos Trabalhadores.

Em nota divulgada logo após o final do julgamento do STJ, o PT defendeu que ninguém pode ser privado da liberdade antes de esgotados todos os recursos cabíveis e acusou a primeira e segunda instâncias de terem passado um julgamento político sobre o petista.

“Os tribunais superiores terão de enfrentar as nulidades e ilegalidades do processo contra Lula na primeira instância e no TRF-4, pois Lula é inocente. Na decisão de hoje, no entanto, o STJ não analisou o mérito do processo. Apenas cumpriu um procedimento formal e repetiu um entendimento, sobre prisão de condenado em segunda instância, que contraria a Constituição”, ressaltou o texto.

“O STF tem a responsabilidade de decidir, à luz da Constituição e não da agenda política, sobre esta questão que tanta instabilidade vem criando para a ordem institucional e para a segurança jurídica do País.”

Leia a nota do PT na íntegra:
Ao negar habeas corpus em favor do ex-presidente Lula, nesta terça (6/3), a 5ª. Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ) evidenciou que é urgente o Superior Tribunal Federal (STF) julgar as ações que defendem o princípio constitucional da presunção de inocência.Ninguém, seja Lula ou qualquer outro cidadão brasileiro, pode ser privado da liberdade antes do trânsito em julgado na última instância.

A maioria do povo brasileiro sabe que Lula foi condenado sem provas, por Sergio Moro e pelo TRF-4, sem ter cometido nenhum crime, num processo político para impedir que ele seja candidato a presidente da República. Este fato, como foi apontado na pesquisa CUT-Vox Populi da última semana, ainda será reconhecido num julgamento justo.

Os tribunais superiores terão de enfrentar as nulidades e ilegalidades do processo contra Lula na primeira instância e no TRF-4, pois Lula é inocente. Na decisão de hoje, no entanto, o STJ não analisou o mérito do processo. Apenas cumpriu um procedimento formal e repetiu um entendimento, sobre prisão de condenado em segunda instância, que contraria a Constituição.

É sobre isso que o Supremo Tribunal Federal tem a obrigação de se pronunciar urgentemente, em duas ações que estão prontas para julgamento. Estas ações não tratam do caso Lula, embora ele seja vítima do polêmico entendimento repetido pelo STJ. Trata-se de restabelecer plenamente um dos mais caros princípios constitucionais, que diz respeito a todos os cidadãos.

O STF tem a responsabilidade de decidir, à luz da Constituição e não da agenda política, sobre esta questão que tanta instabilidade vem criando para a ordem institucional e para a segurança jurídica do país.

Lula é o pré-candidato presidencial do PT e vamos lutar, em todas as instâncias, para garantir seu direito à liberdade e o direito do povo brasileiro de votar em quem melhor o representa.

Vamos continuar percorrendo o Brasil, em defesa da democracia, da soberania nacional e da construção de um país melhor e mais justo.

Gleisi Hoffmann, presidenta nacional do Partido dos Trabalhadores

Lindbergh Farias, líder do PT no Senado Federal

Paulo Pimenta, líder do PT na Câmara dos Deputados


Sobre os trechos em negrito:
Ao negar habeas corpus em favor do ex-presidente Lula, nesta terça (6/3), a 5ª. Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ) evidenciou que é urgente o Superior Tribunal Federal (STF) julgar as ações que defendem o princípio constitucional da presunção de inocência.Ninguém, seja Lula ou qualquer outro cidadão brasileiro, pode ser privado da liberdade antes do trânsito em julgado na última instância.
Engraçado, desde 2016 que condenados são presos após julgamento em 2ª instância mas só agora é "urgente" mudar a decisão?

A maioria do povo brasileiro sabe que Lula foi condenado sem provas, por Sergio Moro e pelo TRF-4, sem ter cometido nenhum crime, num processo político para impedir que ele seja candidato a presidente da República. Este fato, como foi apontado na pesquisa CUT-Vox Populi da última semana, ainda será reconhecido num julgamento justo.
Ainda insistem nessa história de sem provas..... processo político..... nenhum crime..... e outra coisa: Maioria do povo brasileiro????
Essas pesquisas de voto são mais fajutas do que nota de 3....

Lula é inocente
Nunca vi um bandido assumir culpa num processo....

Lula é o pré-candidato presidencial do PT e vamos lutar, em todas as instâncias, para garantir seu direito à liberdade e o direito do povo brasileiro de votar em quem melhor o representa.
A maior parte do povo brasileiro não é composto por bandidos.
Nunca que esse infeliz é quem melhor representa o povo.
 

CAP Systems

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
2.607
Reações
1.942
Pontos
909
Uma coisa não exclui a outra.

???

Mas e o Cunha?
Não vi ninguém dizendo isso quando o Eduardo Cunha foi preso

Grande perseguição ao PT essa: Dilma, Gleisi, Lindbergh, Jacques Wagner, Pimentel etc todos soltos

Mudando os personagens então, Lula por Cunha/Cabral.

Minhas perguntas continuam as mesmas:

Vocês acreditam mesmo que estão querendo/fazendo justiça?

Sério que não passa na cabeça de vocês que isso é tudo um jogo pra esse cara não ter chance alguma de ganhar as eleições e agora(essa parte vale só pro Lula) eles dominarem?

Vocês já viram a justiça funcionar de forma justa nesse país? Acham mesmo que agora que ela está funcionando?

Vocês acham mesmo que os próximos serão julgados da mesma forma?

Vocês não percebem que estão sendo dominados?

Sim cara é tudo um jogo.
O puto do 9 dedos me declara propina na porra do imposto de renda, mas não existe prova e é tudo manipulação.

E a terra é plana tb. pode acreditar, amiguinho!

A questão, mais uma vez, não é se o Lula é culpado ou não. Eu tenho certeza que ele é. Só não entendo porque essa sede de vingança UNICAMENTE CONTRA ELE!

Cadê esse rage todo contra o Cabral e o Cunha, já que os amigos dos quotes acima insinuaram que eu sou um defensor do Lula?

E vamos conversar como adultos. Usa esses termos "9 dedos", "terra plana" e "amiguinho" com a mesma galera cega que vocês, já que amam usar pseudônimos """"""""""""""""criativos"""""""""""""""""""""""""".

A regra é clara, usou essas frases, ou é insertão, ou é petista ou esquerdista pagando de insertão ou ta mais perdido que o lula lendo um livro.

Taí outro termo que me irrita: "isentão". Não consigo entender qual parte que os alienados não conseguem enfiar no cérebro que NÃO PRECISA SER DE UM "LADO" ESPECÍFICO PARA PODER CRITICAR AS COISAS!

O chato de debater nesse atual momento é que a galera já vem com pedras nas mãos achando que estou defendendo bandido. Não amigos, sou a favor de justiça de verdade, não desse "jogo dos tronos" que tá acontecendo, mais uma vez.
 

BCoisa

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
5.992
Reações
12.362
Pontos
753
???




Mudando os personagens então, Lula por Cunha/Cabral.

Minhas perguntas continuam as mesmas:

Vocês acreditam mesmo que estão querendo/fazendo justiça?

Sério que não passa na cabeça de vocês que isso é tudo um jogo pra esse cara não ter chance alguma de ganhar as eleições e agora(essa parte vale só pro Lula) eles dominarem?

Vocês já viram a justiça funcionar de forma justa nesse país? Acham mesmo que agora que ela está funcionando?

Vocês acham mesmo que os próximos serão julgados da mesma forma?

Vocês não percebem que estão sendo dominados?



A questão, mais uma vez, não é se o Lula é culpado ou não. Eu tenho certeza que ele é. Só não entendo porque essa sede de vingança UNICAMENTE CONTRA ELE!

Cadê esse rage todo contra o Cabral e o Cunha, já que os amigos dos quotes acima insinuaram que eu sou um defensor do Lula?

E vamos conversar como adultos. Usa esses termos "9 dedos", "terra plana" e "amiguinho" com a mesma galera cega que vocês, já que amam usar pseudônimos """"""""""""""""criativos"""""""""""""""""""""""""".



Taí outro termo que me irrita: "isentão". Não consigo entender qual parte que os alienados não conseguem enfiar no cérebro que NÃO PRECISA SER DE UM "LADO" ESPECÍFICO PARA PODER CRITICAR AS COISAS!

O chato de debater nesse atual momento é que a galera já vem com pedras nas mãos achando que estou defendendo bandido. Não amigos, sou a favor de justiça de verdade, não desse "jogo dos tronos" que tá acontecendo, mais uma vez.

Sinceramente eu vou dar uma opinião bem direta, espero que não se ofenda, é só uma opinião:

Se Lula não tivesse sido pego nas maracutaias e não tivesse sido condenado nem o PT estaria reclamando da Lava Jato, do Moro....

Agora como ele foi pego, tudo virou um "plano" pra impedir ele de ser presidente?????????

Obs: Sobre rage em cima do Cabral e do Cunha. Até onde sei eles já estão presos não?

No dia que o Lula for preso acaba o rage em cima dele.
 

ffaabbiio

Mil pontos, LOL!
VIP
Mensagens
14.026
Reações
25.144
Pontos
1.094
Até a mídia em geral agora está pressionando a Carmem Lúcia pra por em pauta a questão... Políticos, mídia, ministros do STF...

Acho que ela vai acabar arregando...
 

CAP Systems

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
2.607
Reações
1.942
Pontos
909
Sinceramente eu vou dar uma opinião bem direta, espero que não se ofenda, é só uma opinião:

Se Lula não tivesse sido pego nas maracutaias e não tivesse sido condenado nem o PT estaria reclamando da Lava Jato, do Moro....

Agora como ele foi pego, tudo virou um "plano" pra impedir ele de ser presidente?????????

Obs: Sobre rage em cima do Cabral e do Cunha. Até onde sei eles já estão presos não?

No dia que o Lula for preso acaba o rage em cima dele.

Tranquilo mano, relaxa que não vou me ofender não. Somos adultos e é assim, da forma que você postou, que se mantem a civilidade e uma discussão saudável.

Bom, sobre o assunto: Concordo com você que nem o PT estaria reclamando.

São todos uns sujos. De verdade.

O problema, é que, é sim um plano para impedi-lo de ser presidente novamente. Seria um plano bom, se os substitutos não fossem PIOR do que o Lula. Quando digo PIOR, não quero dizer que Lula é bonzinho. Digo PIOR porque, como tudo na vida, sempre dá pra piorar.

E duvido muito que mesmo que Lula esteja preso o rage acabe. O ódio já foi inserido na cabeça dos acéfalos. Tem políticos muito piores que não recebem essa onda de ódio. E é isso que mostra o quanto essa parte da sociedade está sendo dominada e manipulada.
 

Duolks

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
4.235
Reações
7.106
Pontos
703
, se os substitutos não fossem PIOR do que o Lula. Quando digo PIOR, não quero dizer que Lula é bonzinho. Digo PIOR porque, como tudo na vida, sempre dá pra piorar.

Cara não tem nada pior que ele no momento... nada... no máximo daria para dizer que algum dos zé ruelas que ficam com meia duzia de votos das linhas auxiliares do PT seriam tão ruins quanto (e justamente por indiretamente serem ligados ao Lula)...
 

BCoisa

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
5.992
Reações
12.362
Pontos
753
Tranquilo mano, relaxa que não vou me ofender não. Somos adultos e é assim, da forma que você postou, que se mantem a civilidade e uma discussão saudável.

Bom, sobre o assunto: Concordo com você que nem o PT estaria reclamando.

São todos uns sujos. De verdade.

O problema, é que, é sim um plano para impedi-lo de ser presidente novamente. Seria um plano bom, se os substitutos não fossem PIOR do que o Lula. Quando digo PIOR, não quero dizer que Lula é bonzinho. Digo PIOR porque, como tudo na vida, sempre dá pra piorar.

E duvido muito que mesmo que Lula esteja preso o rage acabe. O ódio já foi inserido na cabeça dos acéfalos. Tem políticos muito piores que não recebem essa onda de ódio. E é isso que mostra o quanto essa parte da sociedade está sendo dominada e manipulada.

Não concordo com sua opinião nesse caso (o que é de direito de qualquer um, concordar ou não com a opinião alheia).

Tenho opinião contrária então:
Não existe isso de "plano". A Lava Jato teve início após uma investigação que envolvia o mensalão em 2009 (quase 10 anos atrás e na qual o PT já estava envolvido pra começar) e ela ainda continua investigando e prendendo quem cometeu crimes.

Como tudo pode ser um plano? Então a PF e o Ministério Público, Juízes e etc planejaram tudo pra impedir Lula de ser candidato em 2018????

Não tem como concordar com essa idéia de plano. Tanto é que se Lula tivesse sido pego e condenado em 2015 ninguém falaria de plano pois em 2015 a presidente ainda era a Dilma.

Você mesmo concorda que o PT não reclamaria da Lava Jato se o Lula não tivesse sido pego.

Então o que isso quer dizer:
Se o Lula fosse inocente a Lava Jato seria maravilhosa

Como Lula foi pego, "a Lava Jato é um plano". "Lula está sendo perseguido"....

Sobre o rage:
Lula está sofrendo todo o rage pois é um condenado que está tentando fugir de ser preso a todo custo.

A lei permite as manobras que ele está tentando? Sim infelizmente permite, mas todo o rage pra cima dele é totalmente justificável.
 

Protogen

Mil pontos, LOL!
Mensagens
13.626
Reações
59.651
Pontos
1.003
O Lula e o PT são o foco do rage por terem comandado o país por quase quatorze anos.

Daí tem alguns outros fatores. Por exemplo, o jeito como os políticos e militantes do petista ignoram todas as evidências e ficam insistindo que é tudo uma conspiração contra o Lula, a tática suja de desqualificar qualquer um que emita uma opinião contrária ao PT, o jeito como eles atacam as pessoas envolvidas nos processos judiciais. São muito soberbos. Pra não falar nada da postura dos políticos como a Gleisi Hoffman, falando que vai ter que matar gente pra prender o Lula, o cinismo em ver que um monte de gente ligada ao Lula participou de esquemas monstruosos e estão presos (passando por todas as etapas, todos os recursos, todas as instâncias), mas o Lula em si seria inocente, etc. etc.

Ver como o PT distribuia dinheiro público para uma esfera de portais e blogs como Brasil 24/7, Diário do Centro do Mundo e outros para ficarem difamando oponentes e enaltecendo o Lula o tempo todo. Nenhum outro partido do Brasil tem uma esfera assim.

A hipocrisita também fica muito escancarada a partir do próprio Lula. Fica fazendo aqueles discursos pra platéias de militantes dizendo que é inocente, que não tem provas, que quer provar que é inocente o mais rápido possível quando na realidade fica tentando protelar os processos entrando com recursos quase todo dia.

Agora, de dizer que as outras opções são tão ruins ou piores do que o Lula, vamos esperar quando os candidatos estiverem definidos. Eu particularmente vou votar no Bolsonaro; por mais que se tente difamar o cara, simplesmente é impossível comparar a conduta do Lula e do PT com ele. Fora ele terá o João Amoêdo, do NOVO, que não é corrupto e tem ótimas propostas, até o Álvaro Dias que não é flor que se cheire é menos corrupto e criminosos que o Lula.
 

RavengaSPFC

Bam-bam-bam
Mensagens
1.675
Reações
2.486
Pontos
453
???




Mudando os personagens então, Lula por Cunha/Cabral.

Minhas perguntas continuam as mesmas:

Vocês acreditam mesmo que estão querendo/fazendo justiça?

Sério que não passa na cabeça de vocês que isso é tudo um jogo pra esse cara não ter chance alguma de ganhar as eleições e agora(essa parte vale só pro Lula) eles dominarem?

Vocês já viram a justiça funcionar de forma justa nesse país? Acham mesmo que agora que ela está funcionando?

Vocês acham mesmo que os próximos serão julgados da mesma forma?

Vocês não percebem que estão sendo dominados?



A questão, mais uma vez, não é se o Lula é culpado ou não. Eu tenho certeza que ele é. Só não entendo porque essa sede de vingança UNICAMENTE CONTRA ELE!

Cadê esse rage todo contra o Cabral e o Cunha, já que os amigos dos quotes acima insinuaram que eu sou um defensor do Lula?

E vamos conversar como adultos. Usa esses termos "9 dedos", "terra plana" e "amiguinho" com a mesma galera cega que vocês, já que amam usar pseudônimos """"""""""""""""criativos"""""""""""""""""""""""""".



Taí outro termo que me irrita: "isentão". Não consigo entender qual parte que os alienados não conseguem enfiar no cérebro que NÃO PRECISA SER DE UM "LADO" ESPECÍFICO PARA PODER CRITICAR AS COISAS!

O chato de debater nesse atual momento é que a galera já vem com pedras nas mãos achando que estou defendendo bandido. Não amigos, sou a favor de justiça de verdade, não desse "jogo dos tronos" que tá acontecendo, mais uma vez.
Porque rage contra o Cabral? Ele foi condenado a mais de 200 anos de prisão!!
Cunha e Cabral estão presos.
Aliás, o Cunha estava em pleno mandato quando foi preso. Foi condenado em segunda instância.
Maluf está preso.
Afrouxar essa regra, é beneficiar todos esses ladrões.
Ainda precisam ser julgados com mais rapidez, Temer e cia, Gleisi e cia, Aécio e cia, Collor e cia...
As eleições estão aí.
E a lei da ficha limpa?
Estes mesmos que citei acima, que ainda não estão presos, podem concorrer?
 

antonioli

O Exterminador de confusões
Membro STAFF
VIP
GOLD
Mensagens
103.220
Reações
172.417
Pontos
2.599
Olhem isto :kkk



Até os Estados Unidos fazem parte do golpe.

content_content_giphy.gif
 

DarkMorten

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
24.219
Reações
19.157
Pontos
614
caramba .. sério mesmo que depois de 150 páginas, tem damage control pro lula ?

bem, acho eu que tentando ir nisso de que pegam mais pesado com ele ... tipo, eu não poderia discordar mais disso mas ... com esforço tento ver esse ponto
será que é pq ele sempre foi (e seus seguidores) "zé bravata" ? ... que sempre fez questão de jogar um lado contra o outro ? .. que sempre fez questão de posar como o ó do borogodó , o "ás" do universo, o mais mais .. enfim

só ver que, quem o idolatra, o faz sob qualquer hipotese .. logo quem não gosta é também com a mesma intensidade

ai, tendo todos esses rolos todos com Moro e cia .. ...... quer o que ? que sintam pena ?

"ah, mas outros são piores" ... pode até ser .. mas proporcionalmente qualquer outro se meteu em menos rolos

eu sinceramente , no todo, acho dificil ter alguem pior (no todo, pois em um outro quesito acho que dá sim)
 

Rafa - Él

Lenda da internet
Mensagens
20.505
Reações
66.379
Pontos
1.554
@CAP Systems , to precisando levantar uma grana, trem tá feio aqui...
será que vc não descola uma vaguinha pra mim aí pra defender o pt na internet não? Aliás quanto tão te pagando? Vale a pena mesmo? Preciso ter experiência?


:coolface
 

Bat Esponja

Lenda da internet
Mensagens
33.174
Reações
68.982
Pontos
1.529
Óbvio que os caras vão continuar tentando acabar com a lava jato.

Mas quando um líder de tráfico mata outro, a reação natural é pensar "menos um" e não "fodeu, agora o poder vai concentrar nas mãos desse cara"
 

Kellthazar

Bam-bam-bam
Mensagens
5.556
Reações
1.425
Pontos
354
O Brasil vai melhorar 3000% quando o Lula for preso... Aproveita a gente dobra o auxílio moradia dos juízes e procuradores, afinal, eles estão fazendo um excelente trabalho.
 

Bloodstained

Mil pontos, LOL!
Mensagens
23.693
Reações
107.083
Pontos
1.003


Agora essa mensagem do molusco fez sentido. O que tem de "célula dormente" ressurgindo aqui no fórum para tentar defender esse bandido não está escrito. :klol
 

BCoisa

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
5.992
Reações
12.362
Pontos
753
Ai ai ai tá chegando a hora....

Enviado de meu P10 Lite usando Tapatalk

Pode estar chegando mesmo. Parece que já tá tudo pronto:

https://veja.abril.com.br/politica/recurso-no-trf4-que-separa-lula-de-prisao-tem-tramitacao-breve/
Recurso no TRF4 que separa Lula de prisão tem tramitação breve
Avaliação da cúpula do PT é que pedido de prisão do ex-presidente ocorra ainda em março; Polícia Federal já tem pronto o plano de ação para cumprir ordem
Por Da Redação
access_time 7 mar 2018, 11h35 - Publicado em 7 mar 2018, 10h52
more_horiz
lula-coletiva-sp-20170713-0004.jpg

Defesa de Lula também pediu habeas corpus ao Supremo, mas depende de mudança de entendimento vigente da corte (Miguel SCHINCARIOL/AFP)

A decisão da 5ª Turma do Superior Tribunal de Justiça de negar um habeas corpus preventivo ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tornou mais próxima a possibilidade de prisão do petista. No cenário atual, isso depende apenas de o Tribunal Regional Federal da 4ª Região analisar os embargos de declaração apresentado por sua defesa — que não têm capacidade de alterar o resultado de julgamento no caso do tríplex do Guarujá (SP).

Seguindo o entendimento em vigor do Supremo Tribunal Federal, que autoriza a prisão enquanto houver possibilidade de recurso, o TRF4 informou que o cumprimento da pena de 12 anos e 1 mês de prisão do petista terá início assim que os embargos forem julgados e o processo em segunda instância estiver encerrado.

O rito de tramitação desse tipo de recurso é breve. O gabinete do desembargador João Pedro Gebran Neto recebeu os embargos da defesa de Lula na última segunda-feira e, agora, depende dele marcar a data de julgamento pelo colegiado. O desembargador Victor Laus está de férias até o dia 23 de março, mas os trabalhos da turma continuam com a presença de um juiz substituto.

A análise do recurso na sessão de julgamento não tem sustentação oral da defesa, o que permite uma decisão rápida . Uma vez esclarecidos os pontos do acórdão questionados pelos advogados, o processo é concluído no TRF4 e remetido à primeira instância, onde cabe ao juiz Sergio Moro emitir a ordem de prisão.

A coluna Radar, publicada no sábado dia 3, informou que a avaliação da alta cúpula do PT é que o pedido de prisão do líder petista ocorra ainda em março. A medida será um baque na imagem do ex-presidente, que ainda trava uma batalha jurídica para conseguir ser candidato, já que a condenação em segunda instância o impede de disputar eleições, conforme a lei da Ficha Limpa. Resta ao partido seguir com o discurso de que Lula está sendo perseguido ou, com a ajuda dele mesmo, criar um nome alternativo. Hoje, o PT está inclinado para a primeira opção.

Reportagem de VEJA desta semana revelou o plano de Polícia Federal para cumprir o mandado de prisão do ex-presidente, prevista para ocorrer no dia 23 de março. Cerca de 350 pessoas estarão de prontidão e a Polícia Militar está em alerta para conter protestos e isolar avenidas consideradas estratégicas para a logística da operação. Depois de preso, Lula deve seguir de São Paulo a Curitiba, onde ainda são avaliadas cinco opções para o encarceramento do ex-presidente.

A PF espera deter Lula em sua casa, em São Bernardo do Campo (SP), mas está disposta a negociar com a defesa do ex-presidente o local de rendição. Para não dar impulso ao discurso de Lula segundo o qual ele tem sido vítima de perseguição, já foi acordado, por exemplo, que não haverá uso de algemas nem de camburão.

Última cartada
Para evitar a prisão, resta ainda a Lula uma última cartada: conseguir que o STF mude o seu entendimento sobre o cumprimento de pena de prisão após condenação em segunda instância. Em 2016, a Corte decidiu, em votação apertada (6 a 5), que isso era possível, mas o cenário pode ter mudado.

A revisão da posição do STF depende de a presidente da Corte, Cármen Lúcia, marcar o julgamento de processos que tratam do tema – há dois deles prontos para serem votados e ainda um pedido da própria defesa de Lula, liderada pelo ex-presidente do Supremo Sepúlveda Pertence. Apesar da pressão para marcar a data deste julgamento, a ministra não dá nenhum sinal de que pretenda fazer qualquer movimento neste sentido.

“As votações autorizando o cumprimento provisório de pena estão com maioria cada vez mais apertada. Ministros já se posicionaram publicamente afirmando que podem mudar o entendimento anteriormente adotado. Caso isso realmente ocorra, Lula poderia continuar em liberdade até que a condenação transitasse em julgado, ou, em um cenário intermediário, até o julgamento de seus recursos no STJ”, explica a advogada Fernanda de Almeida Carneiro, professora da Faculdade de Direito do IDP-SP.

O criminalista Daniel Gerber vê poucas chances de êxito neste HC de Lula no Supremo. Isso por causa de seu caráter preventivo, como o que foi negado pelo STJ. “O mais adequado e tradicional para este momento é se aguardar a ordem de prisão para então se combatê-la através de um habeas corpus chamado de ‘repressivo’, ou seja, contra uma coação já existente”, explica.
 

Godot

Mil pontos, LOL!
Mensagens
13.181
Reações
40.605
Pontos
1.074
O Brasil vai melhorar 3000% quando o Lula for preso... Aproveita a gente dobra o auxílio moradia dos juízes e procuradores, afinal, eles estão fazendo um excelente trabalho.
Oi, nunca mais vi você por aqui. Usuário desde 2002. Onde você estava nesses últimos anos?

Enviado de meu Moto G Play usando Tapatalk
 
Topo Fundo