O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Sony's Reprojection | 60 fps to 120 fps praticamente sem custo de processamento...

XINTSUAI2

Mil pontos, LOL!
Mensagens
42.172
Reações
33.361
Pontos
1.029
Sony's Reprojection | 60 fps to 120 fps praticamente sem custo de processamento...

Estava lendo sobre essa técnica que a Sony está desenvolvendo para o Morpheus.. segundo a Sony, 120 fps é o ideal para VR, e para alcançar esse framerate, sem consumir processamento demais, eles estão utilizando uma técnica que preenche os frames intermediários, dando a impressão de 120 FPS.

Segundo Yoshida, a técnica é feita por uma api que eles estão desenvolvendo que é usada logo antes da imagem ser enviada para tela, como se fosse um efeito de pós-processamento.

O que me ocorreu é.. e a Sony não poderia usar essa técnica em todos os jogos de PS4? Ou liberando a API para as devs que quiserem usar?
jogos de 30 rodando como se estivessem a 60 fps? Isso praticamente garantiria games com foco em gráficos, mas rodando com altos framerates.

"There are two uses for it. One is to fill in the frames if you go from 60 to 120 - you need to fill in the middle frame," explains Richard Marks. "And the other one... well, even if you're rendering at the full 120, you can get the most recent data and use that on the latest frame."

http://www.eurogamer.net/articles/digitalfoundry-2015-project-morpheus-tech-interview


"Yeah, our native 120 demo from Japan Studio runs like that," adds Shuhei Yoshida. "The programmer who did it explained to me that's good to have reprojection all the time, even if you're running at native 120. Sometimes a frame will be dropped, but using reprojection it's still very smooth, and it's always taking the latest data."

jpg


The AR bots from augmented reality title The Playroom return in this native 120Hz Morpheus demo. The controller is mapped into the virtual world, making for an intriguing mixture of both AR and VR elements - an approach we didn't see in any of the other VR demos at GDC 2015.

But how demanding on system resources is the reprojection technology itself? Does the need to drive 120Hz impact on system resources?

"It's very short. It's done in the system software we have, a version that just does it for you. It runs right at the very end, just before the frame is going to be displayed. It interrupts the GPU and does this little bit of work. I don't know the exact timing of it, but it's very small. The impact of adding that in is not something that our people are worried about."

"The programmer who did the Japan Studio game said that this system doesn't take much power away from the game. He said it's easy," says Yoshida. "By the way, you've been counting frames for many years. Did you notice the difference between the native 120 demo and the others?"

I reply that 60Hz content has a very slight ghosting effect to it that I didn't see on the 120Hz demo. I explain it's a trade I'm happy to make if it means we get VR titles as visually rich as the London Heist.

"Another thing with the 120 is that it's easy to go to 60 for the television set to display the social screen," says Marks.
 

leonardo__cruz

- Endure and Survive -
VIP
Mensagens
14.808
Reações
39.376
Pontos
1.094
Acho que estão confundindo 120 hz com 120 fps... Não? Vou deixar para essa com alguém com mais conhecimento na parte técnica.
 

Kellthazar

Bam-bam-bam
Mensagens
5.556
Reações
1.425
Pontos
354
Deve ser o mesmo recurso de interpolação que os televisores mais modernos já possuem... (imagem de novela).
 

XINTSUAI2

Mil pontos, LOL!
Mensagens
42.172
Reações
33.361
Pontos
1.029
Sim, minha TV tem o true Motion 120hz... o problema é que sendo na TV, gera uma latência monstro... sendo feito pela GPU do console, deve ficar quase imperceptível.
 

XINTSUAI2

Mil pontos, LOL!
Mensagens
42.172
Reações
33.361
Pontos
1.029
Acho que estão confundindo 120 hz com 120 fps... Não? Vou deixar para essa com alguém com mais conhecimento na parte técnica.
jpg

The Deep returns for a second GDC outing, with new aquatic species and a renewed focus on engendering a sense of scale. It's using Sony's reprojection technology, effectively upscaling frame-rate from 60fps to 120fps to match the second-gen prototype's new display.
 

-sonygalize-

Supra-sumo
Mensagens
548
Reações
1.469
Pontos
163
AHEAHhAUHEUAHE

Quando não é o DX12
É 60fps+ sem custo de processamento.

HAHAEHAEUAHEUAEUAHEAEU
 


Mechamorafa

Bam-bam-bam
Mensagens
7.006
Reações
14.464
Pontos
374
AHEAHhAUHEUAHE

Quando não é o DX12
É 60fps+ sem custo de processamento.

HAHAEHAEUAHEUAEUAHEAEU

Você não entendeu. O jogo não roda a 120fps, ele roda a 60fps e a Sony criou uma API para interpolar um frame a mais entre cada frame processado pela GPU, gerando assim 60 frames renderizados e 60 frames interpolados, intercalados a cada segundo.

É o equivalente ao upscale de resolução. A GPU renderiza uma imagem em 720p, por exemplo, e um algoritmo gera o output em 1080p, completando os pixels restantes através deste algoritmo.

Isso não é 120fps reais, é apenas uma forma de tornar a imagem (que precisa ter no mínimo 60fps reais) mais suave quando exibida na tela de 120hz do Morpheus, pois para VR é preciso de uma taxa de atualização o mais rápida possível e o menor input lag possível, para evitar motion sickness.

E além disso ele não falou que não há custo de processamento. Ele disse que há, mas que é muito pequeno.

A comparação com o DX12 não vale. Muitas pessoas já puderam experimentar o Morpheus com suas demos em 120fps utilizando esta API, mas até agora não há relato de ninguém que tenha podido experimentar o ganho do DX12 no x1.
 

Snake Plissken

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
20.699
Reações
35.007
Pontos
734
É oq temos p hoje...


VR só vai ser foda mesmo lá por 2030 quando tivermos gpus girando na casa dos Petaflops, mas até lá, já dá para ter uma noção legal e ir aprimorando a tecnologia pouco a pouco.
 

Gamer King

O Soberano
VIP
Mensagens
73.606
Reações
104.633
Pontos
2.419
DirectX 12 é só uma API, quem espera melhora é bobo, o hardware é o mesmo...
 
Ultima Edição:

[[Solid_Snake]]

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
38.831
Reações
30.909
Pontos
959
Não tem nada fantasioso nisso que a Sony está fazendo, como já comentaram, isso JÁ EXISTE HOJE, há um bom tempo aliás. Ao que parece a Sony só está trabalhando pra usar essa técnica de uma forma bem melhor do que é usada hoje.

Como falaram, esse efeito na TVs, se você usar com games fica bem ruim, pq ele joga o input lag la na estratosfera, porém a Sony está implementando isso direto na GPU e com certeza está otimizando, vai ficar bem legal, podem ter certeza.
 

Seladonia

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
40.849
Reações
70.587
Pontos
849
Deve ser aquele efeitinho vagabundo que usam em televisão.
 

NUD3

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
18.977
Reações
10.242
Pontos
739
Tinha pensado nisso qdo falaram a primeira vez, resta saber se é viável aplicar numa imagem a 30fps

Talvez num framerate mais baixo o truque fique perceptível ou gere mais lag
 

Marcb

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
16.207
Reações
13.218
Pontos
614
Que blz, a Sony criou o TrueMotion dela... Aquela m**** que todo mundo desliga nas TVs pra não foder a imagem e aumentar o input lag.
Ano que vem anunciam os 480hz tbm.
 

XINTSUAI2

Mil pontos, LOL!
Mensagens
42.172
Reações
33.361
Pontos
1.029
Tinha pensado nisso qdo falaram a primeira vez, resta saber se é viável aplicar numa imagem a 30fps

Talvez num framerate mais baixo o truque fique perceptível ou gere mais lag
Pois é, fiquei me perguntando se a Sony não poderia usar nos 30fps tb.. Ou tornar isso um feature do OS. do ps4. Tipo bastava a dev decidir se usava ou não.

Tipo a maioria dos jogos que focam mais em gráficos poderiam rodar parecendo estar a 60 fps... Seria Loko.

Até porque, segundo o dev da Japan Studios, vale a pena deixar ligado mesmo se seu gane está a 120 fps nativos... Porque se por um motivo qualquer der uma queda, o Reprojection garante que o frame esteja preenchido, dando a ilusão que não houve frame drop.


E é o que Yoshida da a entender aqui... Que é feito pelo sistema, vide OS, não parece ser complicado de implementar.

It's done in the system software we have, a version that just does it for you.
 
Ultima Edição:

Giant Enemy Crab

Wyrd biõ ful ãræd
Mensagens
36.029
Reações
93.794
Pontos
1.353
lembro-me daquele plugin do MPC que fazia videos ficarem com 60fps...

as vezes a imagem ficava toda tremida... :klolz
 

konde10

Lenda da internet
Mensagens
14.887
Reações
19.666
Pontos
1.689
Engraçado que eu uso o Motion Plus na minha TV e não aumenta tanto assim o input lag, tanto que para mim é imperceptível. E olha que estou jogando Bloodborne atualmente e já joguei dezenas de jogos com esse recurso ligado na minha Samsung.

Aliás, nunca entendi porque nunca investiram nessa tecnologia, principalmente a Sony. Poderia criar um TV Gaming.
 

SagaOPC

Mil pontos, LOL!
Mensagens
29.503
Reações
42.386
Pontos
1.074
Que blz, a Sony criou o TrueMotion dela... Aquela m**** que todo mundo desliga nas TVs pra não foder a imagem e aumentar o input lag.
Ano que vem anunciam os 480hz tbm.
depende muito da TV... A minha eu nem sinto o inputlag...
 

deriks

Mil pontos, LOL!
Mensagens
14.527
Reações
16.973
Pontos
1.089
Engraçado que eu uso o Motion Plus na minha TV e não aumenta tanto assim o input lag, tanto que para mim é imperceptível. E olha que estou jogando Bloodborne atualmente e já joguei dezenas de jogos com esse recurso ligado na minha Samsung.

Aliás, nunca entendi porque nunca investiram nessa tecnologia, principalmente a Sony. Poderia criar um TV Gaming.
Eles fizeram uma TV pra jogo, mas acho que foi só pra melhorar o 3D mesmo
 

Marcb

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
16.207
Reações
13.218
Pontos
614
depende muito da TV... A minha eu nem sinto o inputlag...
se vc ligasse o modo jogo na tv, veria que a TV nem deixa habilitar essa m**** ai... provavelmente vc não esta usando o modo jogo... vai ficar bem melhor qnd vc ativar...
 

Grave Uypo

Piloto de Grifos
VIP
Mensagens
18.000
Reações
31.292
Pontos
1.753
eu uso saporra pra jogar jogo de corrida que roda a 30fps... as vezes. mas jogo que tem jogo de camera rapido como shooters (fps ou tps) fica nojento, ele nao consegue interpolar direito movimentos rapido, e jogo "point & click" (referindo ao que usa ponteiro do mouse no pc pra controlar, como MOBA ou RTS, e não ao genero) cria um delay chatinho no mouse. sei la só funciona bem mesmo em jogo de corrida.

mas fazer oq, sozinho o ps4 nao vai ter como aproveitar o morpheus. vão ter mesmo que apelar pra gambiarra.
 

Gamer King

O Soberano
VIP
Mensagens
73.606
Reações
104.633
Pontos
2.419
Não é por acaso que o Oculus Rift exige PC parrudo. O Morpheus é uma adaptação pq a rigor o PS4 não tem hardware para VR.
 

NUD3

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
18.977
Reações
10.242
Pontos
739
Nem sei se o MotionFlow da minha tv esta ligado ou não. Percebam como sou sensível a input lag.

Pois é, fiquei me perguntando se a Sony não poderia usar nos 30fps tb.. Ou tornar isso um feature do OS. do ps4. Tipo bastava a dev decidir se usava ou não.

Tipo a maioria dos jogos que focam mais em gráficos poderiam rodar parecendo estar a 60 fps... Seria Loko.

Até porque, segundo o dev da Japan Studios, vale a pena deixar ligado mesmo se seu gane está a 120 fps nativos... Porque se por um motivo qualquer der uma queda, o Reprojection garante que o frame esteja preenchido, dando a ilusão que não houve frame drop.


E é o que Yoshida da a entender aqui... Que é feito pelo sistema, vide OS, não parece ser complicado de implementar.

It's done in the system software we have, a version that just does it for you.

Tem outra, talvez isso só seja viável num ambiente de HMD, não na Tv.
 

ptsousa

Moderador
Membro STAFF
Mensagens
61.167
Reações
172.633
Pontos
1.714
A minha TV tem essa paradinha e eu desligo sempre que jogo algum jogo que exija precisão (Geralmente os jogos a 60fps da Nintendo, jogos de luta e etc). Em outros, dá pra sentir o input lag mas não prejudica muito, dá pra levar.
 

Mechamorafa

Bam-bam-bam
Mensagens
7.006
Reações
14.464
Pontos
374
Se essa solução da Sony gerar algum input lag, todo mundo que experimentar o Morpheus na E3 vai comentar, pois a pior coisa que existe é VR com lag. Dá dor-de-cabeça e/ou náuseas, literalmente.

Mas não da nem para comparar o hardware de uma GPU com os processadores de televisão que fazem aqueles MotionFlow da vida. A GPU está anos-luz a frente em poder de processamento e conseguiria interpolar este frame adicional numa velocidade muito maior. Além disso a interface dessas TVs possuem input lag naturalmente, mesmo com o Motion Flow desligado, enquanto que o display do Morpheus está sendo feito especificamente para um ambiente onde se exige o mínimo possível de input lag e ghosting.

Input lag baixíssimo em VR não é um plus, é mandatório. Se tiver então simplesmente o dispositivo VR não serve para ser usado. A Sony sabe disso, então acredito que ele não terá. Sacrificariam em outras áreas, não no input lag.
 

Kise Ryota

Exploiter Lixoso
VIP
Mensagens
50.462
Reações
80.154
Pontos
2.059
Isso aí nada mais é que o asynchronous timewarp criado pelo mago John Carmack e usado pela Oculus e pela VALVE há um bom tempo.
 

Kise Ryota

Exploiter Lixoso
VIP
Mensagens
50.462
Reações
80.154
Pontos
2.059
Não confundam essa técnica com interpolation, está mais para extrapolation. Ela é lag free. O problema é que pode gerar judder/artefatos nos objetos dinâmicos. Vamos ver como vai ficar na prática no caso do Morpheus.
 

XINTSUAI2

Mil pontos, LOL!
Mensagens
42.172
Reações
33.361
Pontos
1.029
Nem sei se o MotionFlow da minha tv esta ligado ou não. Percebam como sou sensível a input lag.



Tem outra, talvez isso só seja viável num ambiente de HMD, não na Tv.

Pode ser, mas a princípio não vejo porque não usariam em TVs... apenas o foco teria que ser os 60 hz, porque tem TVs que não passam disso mesmo, e tb não tem necessidade de mais que 60 hz em TVs, muitos jogos já usam esse framerate nativamente.

Acontece que em games como Infamous que varia de 40/60 seria uma boa, pois quando houvesse esses frames vazios, a reprojection preencheria, e daria a impressão que os frames nunca caíram.

Eu tenho pra mim que eles no momento estão focando nessa solução para VR, já que é onde com certeza é mais crítico, mas num segundo momento acho que isso pode virar feature default do sistema operacional, ou seja trabalho mínimo para o dev implementar... aliás, no caso do Morpheus o Yoshida já disse que é feito pelo sistema, então eles já estão nessa direção.
 

sephius

Lenda da internet
Mensagens
11.384
Reações
10.243
Pontos
1.629
Bom, até onde eu sei essa técnica de reprojection seria a mesma do KZSF. Apesar de aumentar a taxa de quadros gera alguns artefatos. Não sei até onde isso pode ser um problema por que uma coisa é ver artefatos na tela da TV outra é ver artefatos "na sua cara". Pode prejudicar a experiência mais do que ajudar. Lembrem-se que no contexto de VR quanto mais limpa a imagem melhor. Não tenho certeza que 120fps vá fazer tanta diferença.

Sobre potência de hardware e VR acho que vocês continuam fazendo confusão. Uma coisa não tem nada a ver com a outra. Se estão exigindo bastante hardware nesses jogos feitos para VR é exclusivamente por que estão querendo garantir um máximo impacto visual. Lembrem-se, isso é negócio. Quanto melhores os gráficos forem maior o impacto, melhor para a aceitação desses produtos.

Se VR fosse algo normal não estariam buscando tanta qualidade gráfica assim, por que não seria necessário. Essas plataformas ainda estão nascendo, então eles querem se certificar que o consumidor ache a coisa incrível.

Mas na realidade você pode fazer gráficos mais simples, ainda bem superiores ao PS360 a 60fps sem nenhum problema. Mesmo o PS3 e o 360 poderiam suportar VR se os desenvolvedores tivessem interesse.
 

sephius

Lenda da internet
Mensagens
11.384
Reações
10.243
Pontos
1.629
Não é por acaso que o Oculus Rift exige PC parrudo. O Morpheus é uma adaptação pq a rigor o PS4 não tem hardware para VR.
Cara não tem nada a ver isso que você está dizendo. Adaptação? O que seria isso? As specs do VR da Sony são similares ao do Rift. Mesma resolução, mesmo tipo de tela, ângulo de visão similar, frame rate similar, refrash similar, mesmas features de traking e visual dos jogos similar também. O seria essa adaptação?
 
Topo Fundo