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Tópico oficial SpaceX & NASA

RodrigoANBR

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eu não sou um cara que gosta muito do Elon, acho a tesla supervalorizada, ok.

hoje depois da explosão ele solta uma mensagem parabenizando a equipe pelo lançamento e dizendo que apreenderam muito com a falha de hoje....



aqui no brasil, a grande maioria dos lideres chamam os liderados para dar uma tremenda bronca depois de uma falha, normalmente pegando um para pagar a conta com uma demissão.
 

Mustafa90

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eu não sou um cara que gosta muito do Elon, acho a tesla supervalorizada, ok.

hoje depois da explosão ele solta uma mensagem parabenizando a equipe pelo lançamento e dizendo que apreenderam muito com a falha de hoje....



aqui no brasil, a grande maioria dos lideres chamam os liderados para dar uma tremenda bronca depois de uma falha, normalmente pegando um para pagar a conta com uma demissão.


Ele tinha falado que a chance era de 50/50. O teste foi mais que bem sucedido, superou os objetivos e teve um extra. A imprensa imunda e haters tão tratando como fracasso. Foi o maior foguete já feito que decolou. Um feito histórico. É assim que a ciência é feita, tentativa e erro.

E só por isso ele parabenizou, pois se tivesse falhado ele teria cagado na cabeça de todos.
 

Piga

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eu não sou um cara que gosta muito do Elon, acho a tesla supervalorizada, ok.

hoje depois da explosão ele solta uma mensagem parabenizando a equipe pelo lançamento e dizendo que apreenderam muito com a falha de hoje....



aqui no brasil, a grande maioria dos lideres chamam os liderados para dar uma tremenda bronca depois de uma falha, normalmente pegando um para pagar a conta com uma demissão.
O empregado deveria ter o dever de participar do plano de "divisão dos prejuízos da empresa". Pois tudo que dá de errado numa empresa é culpa intrínseca de cada funcionário.
 


JessTorvalds

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Ele tinha falado que a chance era de 50/50. O teste foi mais que bem sucedido, superou os objetivos e teve um extra. A imprensa imunda e haters tão tratando como fracasso. Foi o maior foguete já feito que decolou. Um feito histórico. É assim que a ciência é feita, tentativa e erro.

E só por isso ele parabenizou, pois se tivesse falhado ele teria cagado na cabeça de todos.

Eu também não entendi (alias eu entendi sim) essa da imprensa de falar que foi um fiasco. Tá na hora de largarem essa politicagem de m**** e mostrar as coisas como realmente são.
 

NEOMATRIX

Lenda da internet
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eu não sou um cara que gosta muito do Elon, acho a tesla supervalorizada, ok.

hoje depois da explosão ele solta uma mensagem parabenizando a equipe pelo lançamento e dizendo que apreenderam muito com a falha de hoje....



aqui no brasil, a grande maioria dos lideres chamam os liderados para dar uma tremenda bronca depois de uma falha, normalmente pegando um para pagar a conta com uma demissão.

Uma coisa é a imagem que ele precisa vender pra mídia e investidores, outra é aquilo que ele realmente desejava que ocorresse.
Mas vc acha mesmo que não vai rolar o facão nervoso agora?

IMG_1342.gif
 

VinceVega

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Se esse foguete sobe sem nenhum problema, aliás, existia um plano para essa situação?, o ego do Musk ia subir muito mais do que o próprio foguete.
 

BigJ

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Essa base de lançamento não vai ser apenas reconstruída, vão ter que incluir "barreiras d'água" pra evitar que os jatos de escape destruam o que está embaixo.
 

da19x

Bam-bam-bam
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Essa base de lançamento não vai ser apenas reconstruída, vão ter que incluir "barreiras d'água" pra evitar que os jatos de escape destruam o que está embaixo.
Eles estavam construindo uma nova, mas não ficou pronta a tempo pro lançamento. Então usaram a que já existia, pois com base nos resultados dos testes estáticos, ela suportaria. Ainda assim, se desse ruim não haveria muito problema, visto que já iriam reciclar a Starship.

O bom disso é que eles vão poder revisar tanto a Starship quanto a base lançamento no mesmo momento. Vai acelerar bastante a mitigação das fragilidades.
 

da19x

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Thread no twitter sobre a base de lançamento:



Texto da thread formatado de maneira decente.

Dr. Phil Metzger @DrPhiltill

'Steel Plates for Launch & Acoustics'

We used steel plates for some of the Morpheus launch locations so we weren’t tied down to places with concrete. I analyzed the heating of the sheet and showed that the heat would redistribute fast enough that it would not locally melt on the surface, andt hat the steel plate was large enough to take the heat of the entire launch event without melting. To be conservative (because that’s what nasa does ) we also put paint-on ablative on the top of the steel. An ablative erodes under heat and thus uses up some of the heat…keeping what was under the ablative cooler. (Partly we were just testing the use of ablative. It wasn’t just conservatism that motivated this.) So compare to Elon’s tweet about Starship. They plan to make their giant steel plate water-cooled. That way it doesn’t have to be large enough to take all the heat of the plume without melting, the way we designed the Morpheus steel plates. For such a large rocket that much steel would be excessive. And ablative would not be enough to solve this, either. Would the ablative need to be 3 feet thick?!!

But he said it will be water-cooled, which is an awesome idea. The water will be taking heat out of the steel in realtime so it won’t melt. Simple, and it should be effective.

We still had two concerns. One was that the vaporized ablative was hazardous to breathe, but the rocket exhaust would dilute it into the air so no problem. (I still had to show this with math to convince the team.) The second was that the plate might be too hot to walk on, so you had to wait for it to cool before going onto the pad. We handled that with operational procedures. So we had the steel plates, the steel drop-in flame trench, instrumentation like cameras to record the launch, and lighting. We called this system “Launch Pad in a Box”.

This concept was inspired in part when I was driving to Maine and passed a carnival ride folded up on a truck going down the highway. I had a vision of an entire launch complex folded up on a truck for transport so we could launch anywhere, anytime.

We got a picture of the truck and I showed it to the Swamp Works team. I think Rob Mueller was already having the same idea. He and I started fighting to get the idea funded. Meetings, meetings, meetings. And we got the funds.

We were already working on these technologies when we applied them to Morpheus. The two projects were synergistic. We also talked about portable lighting arrestor towers but never developed that part of the kit.

So all that was just to say that I like the idea SpaceX is pursuing. I think it will work great to solve the plume erosion problem.

It will not mitigate launch acoustics. The flat plat will reflect the sound back up along the sides of the vehicle, shaking the structure.

There very first “sound” that happens on launch is the shockwave from engine ignition. It bounces off the pad then runs up the sides of the vehicle, stressing everything. At nasa it is called the “Initial OverPressure” or IOP. The IOP almost ruined the 1st Shuttle launch.

The reason there is a shockwave is because a converging-diverging rocket nozzle tricks the gas flow into going supersonic. The fuel burns in the combustion chamber and creates high pressure. The restriction at the throat causes the gas to “choke” at the speed of sound.

As it goes downstream from the throat it expands, cools, and speeds up to go supersonic. But initially it has to push the ambient air out of the nozzle. The supersonic flow is ramming into the ambient air as it pushes it, creating a big buildup of pressure…the ignition shock

That shockwave is slowly pushed down the nozzle (“slow” meaning a tiny fraction of a second). At the end of the nozzle it detaches then goes down and hits the launch pad. It then reflects and travels up to the rocket, running up along its sides, shaking the structure.

On the first Space Shuttle launch the IOP deflected the elevons— the control surfaces on the wings — so far the engineers were worried they could have snapped. So they added the water deluge system to absorb and break up the IOP shockwave. After the IOP, the rocket exhaust continues to produce acoustic noise. It does this through turbulence. The noise is random — not like a coherent shockwave — but it is still a lot of energy that reflects off the pad and vibrates the rocket. We do not have great models of acoustic noise production in rocket plumes. NASA’s models are conservative, predicting more noise than there really is. Therefore we build rocket structures stiffer than they really need to be. This wastes the mass margin, reducing payload mass.

So it is important to keep researching rocket plume acoustics to make rockets more efficient. But also, it is important to design launch pads to reduce acoustics so we can save more payload margin. In the previous thread I told how we designed the portable flame trench for Morpheus to duct the acoustic energy away from the vehicle, because we think that acoustic energy is what destroyed the first Morpheus. So I have no idea of the acoustics experienced by Starship or it’s structural beefiness. It may not be a problem at all, for all I know. I’m just saying that a flat steel plate does not do anything to reduce acoustic energy from coupling into the vehicle.

If the rocket doesn’t mind the shaking, then fine. But it is easy to design systems that reduce launch acoustics and give more margin back to the vehicle, so if SpaceX decided to do so then it could be done.

Mais aqui:
 

Hyperion

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Japoneses tentam fazer primeiro pouso privado na Lua na terça (25)​


Na última quinta-feira (20), o maior foguete já projetado no mundo, o Starship da SpaceX, produto da iniciativa privada, fez seu primeiro voo-teste (apenas parcialmente bem-sucedido, é verdade). Na próxima terça-feira (25), podemos muito bem ter a primeira alunissagem privada bem-sucedida. Se isso não é um sinal dos tempos, não sei o que poderia ser.

A empresa ispace, se tudo der certo, terá um módulo de pouso assentado sobre a superfície da Lua no dia 25 de abril, por volta das 13h40 de Brasília. Será a primeira vez que uma empresa terá descido com sucesso à superfície lunar –um emblema do futuro.

Se contarmos apenas iniciativas privadas, será a segunda tentativa. A primeira, com o módulo israelense Beresheet, em 2019, terminou em fracasso. Os japoneses da ispace podem ser os primeiros a ter sucesso, tornando o Japão a quarta nação a enviar uma sonda num pouso suave até a Lua, depois de Rússia, EUA e China.

Mais que isso, a missão inicial da sonda Hakuto-R, um módulo de pouso com 2,3 metros de altura e mil quilos (totalmente abastecido), marca o início de uma nova era na exploração lunar, em que agências espaciais contratam companhias para levar suas cargas úteis à superfície. É algo que nunca se viu antes.

A bordo da Hakuto-R, um pequeno rover dos Emirados Árabes Unidos, chamado Rashid, com dez quilos, além de um pequeno veículo japonês na forma de uma esfera, com massa de modestos 250 gramas. Eles descerão, se tudo correr bem, em algum ponto da cratera Atlas, na margem do Mare Frigoris. A ispace já realizou com sucesso oito das dez etapas previstas para o voo.

A missão foi lançada com um foguete Falcon 9, da empresa americana SpaceX, em 11 de dezembro de 2022. Desde então, ela sobreviveu ao lançamento, às operações num voo que a levou a mais de 1 milhão de km da Terra, operando no espaço profundo por um mês, até ser capturada pela Lua, a cerca de 384 mil km de distância, em 21 de março, entrar em sua órbita e manobrar para ajustar sua trajetória enquanto gira ao redor da Lua (estabelecendo um traçado circular em 13 de abril).

Os objetivos 9 e 10 da missão 1 da Hakuto-R são, respectivamente, alunissar e se manter operacional após o pouso, entregando suas cargas úteis na superfície. É basicamente o que podemos testemunhar a partir da terça-feira. Caso haja algum problema, a empresa tem datas de reserva para a alunissagem: 26 de abril, 1° e 3 de maio.

A premissa toda é demonstrar a capacidade de levar cargas à superfície lunar a um custo acessível, e a subsidiária americana da ispace já tem contrato com a Nasa para realizar missões a serviço da agência espacial dos EUA. Caso não funcione, ainda assim o feito é relevante, por todas as etapas concluídas com sucesso. De toda forma, será emocionante acompanhar o que pode ser o início de uma nova era para a exploração lunar.

 

trevz

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eu não sou um cara que gosta muito do Elon, acho a tesla supervalorizada, ok.

hoje depois da explosão ele solta uma mensagem parabenizando a equipe pelo lançamento e dizendo que apreenderam muito com a falha de hoje....



aqui no brasil, a grande maioria dos lideres chamam os liderados para dar uma tremenda bronca depois de uma falha, normalmente pegando um para pagar a conta com uma demissão.

Ter voado de primeira foi um sucesso mesmo, apesar da explosão.

Inclusive tem uma entrevista dele meio antiga, onde o cara pergunta o que ele acha dessas explosões (na época tinha rolado muitas explosões com os testes dos foguetes que ainda não conseguiam pousar sem explodir), ele disse que é normal e totalmente esperado esse tipo de coisa.

O povão vê e acha que foi um tremendo fracasso.



Elon Musk hints Starship rocket may explode on first orbital launch, predicting 50% chance of success and 'guaranteeing excitement'​


"I'm not saying it will get to orbit, but I am guaranteeing excitement," he said, adding: "Won't be boring!"

"I think it's got, I don't know, hopefully about a 50% chance of reaching orbit," Musk said, adding that SpaceX is building multiple Starship rockets and that overall, there's about an 80% chance one of them will reach orbit this year.
 
Ultima Edição:

mfalan

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Japoneses tentam fazer primeiro pouso privado na Lua na terça (25)​


Na última quinta-feira (20), o maior foguete já projetado no mundo, o Starship da SpaceX, produto da iniciativa privada, fez seu primeiro voo-teste (apenas parcialmente bem-sucedido, é verdade). Na próxima terça-feira (25), podemos muito bem ter a primeira alunissagem privada bem-sucedida. Se isso não é um sinal dos tempos, não sei o que poderia ser.

A empresa ispace, se tudo der certo, terá um módulo de pouso assentado sobre a superfície da Lua no dia 25 de abril, por volta das 13h40 de Brasília. Será a primeira vez que uma empresa terá descido com sucesso à superfície lunar –um emblema do futuro.

Se contarmos apenas iniciativas privadas, será a segunda tentativa. A primeira, com o módulo israelense Beresheet, em 2019, terminou em fracasso. Os japoneses da ispace podem ser os primeiros a ter sucesso, tornando o Japão a quarta nação a enviar uma sonda num pouso suave até a Lua, depois de Rússia, EUA e China.

Mais que isso, a missão inicial da sonda Hakuto-R, um módulo de pouso com 2,3 metros de altura e mil quilos (totalmente abastecido), marca o início de uma nova era na exploração lunar, em que agências espaciais contratam companhias para levar suas cargas úteis à superfície. É algo que nunca se viu antes.

A bordo da Hakuto-R, um pequeno rover dos Emirados Árabes Unidos, chamado Rashid, com dez quilos, além de um pequeno veículo japonês na forma de uma esfera, com massa de modestos 250 gramas. Eles descerão, se tudo correr bem, em algum ponto da cratera Atlas, na margem do Mare Frigoris. A ispace já realizou com sucesso oito das dez etapas previstas para o voo.

A missão foi lançada com um foguete Falcon 9, da empresa americana SpaceX, em 11 de dezembro de 2022. Desde então, ela sobreviveu ao lançamento, às operações num voo que a levou a mais de 1 milhão de km da Terra, operando no espaço profundo por um mês, até ser capturada pela Lua, a cerca de 384 mil km de distância, em 21 de março, entrar em sua órbita e manobrar para ajustar sua trajetória enquanto gira ao redor da Lua (estabelecendo um traçado circular em 13 de abril).

Os objetivos 9 e 10 da missão 1 da Hakuto-R são, respectivamente, alunissar e se manter operacional após o pouso, entregando suas cargas úteis na superfície. É basicamente o que podemos testemunhar a partir da terça-feira. Caso haja algum problema, a empresa tem datas de reserva para a alunissagem: 26 de abril, 1° e 3 de maio.

A premissa toda é demonstrar a capacidade de levar cargas à superfície lunar a um custo acessível, e a subsidiária americana da ispace já tem contrato com a Nasa para realizar missões a serviço da agência espacial dos EUA. Caso não funcione, ainda assim o feito é relevante, por todas as etapas concluídas com sucesso. De toda forma, será emocionante acompanhar o que pode ser o início de uma nova era para a exploração lunar.

 

Godot

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Atingiu a superfície e perdeu as comunicações, provavelmente deu um crash.
Uma pena. Tiveram sucesso em todas as etapas. E landing é sempre o mais difícil né.

microsoftteams-image-58-.png


Reparei que a equipe é formada por uma galerinha bem nova.
 
D

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Pelo jeito não é tão fácil pousar como as empresas públicas dos países que conseguiram parecem ser.
 

EgonRunner

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pra quem é de Canelas/RS e região:


eu fui nesse evento em SP, é bem legal, vale a pena.
só achei a loja fraquinha, não comprei nada kkk
 
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