O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Tópico oficial Steam Deck ''Switch-like'' Portátil PC Gaming da Valve

Krion

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
16.346
Reações
63.453
Pontos
903
Steam Deck: How SteamOS Bridges the Gap Between Console and PC
Valve talks about developing an accessible but open version of SteamOS for the Steam Deck that needs to act as both a streamlined console and a full gaming PC.
 

iusearchbtw

Mil pontos, LOL!
Mensagens
8.858
Reações
10.512
Pontos
1.069
Steam Deck: How SteamOS Bridges the Gap Between Console and PC
Valve talks about developing an accessible but open version of SteamOS for the Steam Deck that needs to act as both a streamlined console and a full gaming PC.

Só de ter como suspender e resumir o jogo já torna o Steam OS muito mais apropriado para um portátil que o Windows. Suspender o Windows no meio de um jogo raramente funciona.

Se for preciso instalar um aplicativo Windows é melhor ir de Wine, Dual Boot ou Virtualização. Mas para jogar eu iria de SteamOS mesmo.

Além disso tem a questão de não ter teclado embutido. O Aya Neo também não tem um teclado, mas tem uns botões de atalho, como um que dá Ctrl+Alt+Del. No Deck se o jogo travar no Windows vai ter que espetar um teclado usb. Já o Steam OS vai ser todo voltado para o uso dos controles embutidos.
 

Comedor de Caixinha

Bam-bam-bam
Mensagens
4.019
Reações
10.475
Pontos
303
Só de ter como suspender e resumir o jogo já torna o Steam OS muito mais apropriado para um portátil que o Windows. Suspender o Windows no meio de um jogo raramente funciona.

Se for preciso instalar um aplicativo Windows é melhor ir de Wine, Dual Boot ou Virtualização. Mas para jogar eu iria de SteamOS mesmo.

Além disso tem a questão de não ter teclado embutido. O Aya Neo também não tem um teclado, mas tem uns botões de atalho, como um que dá Ctrl+Alt+Del. No Deck se o jogo travar no Windows vai ter que espetar um teclado usb. Já o Steam OS vai ser todo voltado para o uso dos controles embutidos.

Tem vários problemas de jogar no steamOS. Muitos problemas de compatibilidade. Perfomance piorada. Gráficos simplificados. Não suporta DirectX. No PC praticamente todo jogo usa DirectX para efeitos gráficos e otimizações de performance.
 

iusearchbtw

Mil pontos, LOL!
Mensagens
8.858
Reações
10.512
Pontos
1.069
Tem vários problemas de jogar no steamOS. Muitos problemas de compatibilidade. Perfomance piorada. Gráficos simplificados. Não suporta DirectX. No PC praticamente todo jogo usa DirectX para efeitos gráficos e otimizações de performance.
Bem, isso já foi explicado anteriormente no tópico, o Proton converte jogos Directx para Vulkan com pouca perda de performance, as vezes até roda melhor.
 

MetroidPirate

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
8.325
Reações
10.320
Pontos
503
Cara comprar Steam Deck pra meter Windows 10 nele já espere perder 1/3 de tudo que se imaginava fazer.

Por outro lado, SteamOS não roda tudo da steam. Que confusão vai ser esse aparelho viu, é cheiro de Steam Machine total.
 
D

Deleted member 101002

Cara comprar Steam Deck pra meter Windows 10 nele já espere perder 1/3 de tudo que se imaginava fazer.

Por outro lado, SteamOS não roda tudo da steam. Que confusão vai ser esse aparelho viu, é cheiro de Steam Machine total.

E o povo daqui achando que o consumidor comum não quer praticidade. Vão se embrenhar em troca de OS e fazer gambiarras para jogar emulador de Switch e Gamepass.
 


D

Deleted member 248528

No site do Deck é listado como dual-channel.

Supondo que seja 128-bit (e eu suponho que seja), estaríamos falando de 88GB/s. Not bad para um portátil.

Estão falando no ReserEra que foi confirmado memória quad-channel com 88GB/s.

Eu acho que o Deck vai estar muito bem servido para rodar os jogos em 1280x800 de resolução. Ele tem o dobro de RAM do Xbox One, e com largura de banda maior.
 

XINTSUAI2

Mil pontos, LOL!
Mensagens
42.172
Reações
33.361
Pontos
1.029
Uma coisa que deve ser bem ruim de usar nesse "portátil" é a tela touch, o portátil é tão grande que vc não alcança o teclado como o PS VITA, e se ficar segurando ele com uma mão deve pesar pra caramba. Tela touch vai ficar ali de bonito:

200857
 
Ultima Edição:

viagem estrelar

Mil pontos, LOL!
Mensagens
13.781
Reações
23.010
Pontos
1.053
Uma coisa que deve ser bem ruim de usar nesse "portátil" é a tela touch, o portátil é tão grande que vc não alcança o teclado como o PS VITA, e se ficar segurando ele com uma mão deve pesar pra caramba. Tela touch vai ficar ali de bonito:

Visualizar anexo 200857
Teclado do deck é virtual.
Aquele touch de mouse deve ser só pra múltiplas seleções ou trava do giroscópio.
Deck bem podia ter um teclado acopladoa
 

LucianoBraga

Operador de Marreta
Membro STAFF
Mensagens
50.283
Reações
175.742
Pontos
2.234
Parece que a Valve confirmou que os três modelos têm o slot M.2 2230 - inclusive o com eMMC. Pessoal da eGPU já ficou ouriçado com a disponibilidade do slot, mas a parte de trás ali não prevê esse tipo de conectividade, então vão ter que fazer mod físico na carcaça.

Fora que, bem, não resolve o problema do pouco armazenamento. Tudo bem que tem o slot de microSD, mas boa sorte se for jogar um jogo estruturado em um monte de arquivinhos em leitura sequencial num microSD. Mesmo o mais rápido ainda é lento.

Numa notícia posta ontem ele ta nos 100k de prender, oq eu cho pouco.
Gabe podia olhar pro pessoal da periferia.
Li as notícias da steam machines e um dos cabeças disse q a solução de vender no Brasil seria arranjar uma parceira q montasse um PC equivalente e vendesse com o steam controle.
Vamos se eles se animam.
O próprio switch demorou uns 3 anos pra chegar oficialmente no brasil

A Valve só colocou 100k no pre-order. Vendeu tudo.

hardwares fechados assim esquentam bastante, vide os notebook gamers. Como é que esse portátil vai funcionar sem explodir?

Essas APUs com TDP de 15W não passam de 60 graus.
Tenho um aparelho MENOR que o Steam Deck aqui e nem esquenta a mão - e isso que o perfil do fan sequer tá no modo performance.
 

Kise Ryota

Exploiter Lixoso
VIP
Mensagens
50.437
Reações
80.066
Pontos
2.059
Sinceramente, esses dois modelos (64Gb e 256GB) nem existem pra mim. Se eu tivesse interesse em comprar, teria que ser o de 512GB mesmo.
 

chubilubi

Mil pontos, LOL!
Mensagens
3.768
Reações
5.516
Pontos
1.219
Parece que a Valve confirmou que os três modelos têm o slot M.2 2230 - inclusive o com eMMC. Pessoal da eGPU já ficou ouriçado com a disponibilidade do slot, mas a parte de trás ali não prevê esse tipo de conectividade, então vão ter que fazer mod físico na carcaça.

Fora que, bem, não resolve o problema do pouco armazenamento. Tudo bem que tem o slot de microSD, mas boa sorte se for jogar um jogo estruturado em um monte de arquivinhos em leitura sequencial num microSD. Mesmo o mais rápido ainda é lento.



A Valve só colocou 100k no pre-order. Vendeu tudo.



Essas APUs com TDP de 15W não passam de 60 graus.
Tenho um aparelho MENOR que o Steam Deck aqui e nem esquenta a mão - e isso que o perfil do fan sequer tá no modo performance.

Teus vídeos com o Win3 são muito bons. Só descobri de sexta pra cá kkkk
Uma pergunta: pelo tamanho da tela e resolução, vc acha que a percepção que se tem é que visualmente o jogo está num patamar "além" caso fosse rodado num monitor? Pq sempre tenho essa sensação. Por ter um campo de visão restrito e diminuto, texturas, aliasing, etc etc acaba se beneficiando demais sem precisar rodar em resoluções maiores....
 

XINTSUAI2

Mil pontos, LOL!
Mensagens
42.172
Reações
33.361
Pontos
1.029
O que vai ter de acessórios pra esse SteamDeck
Cases com ventiladores inúteis
Cases com bateria
Cases com bateria e armazenamento
keyboard acoplável
Docks
Whey Protein SteamDeck

E eu tô achando é muito bom.

aHR0cHM6Ly9kMWt2Zm95cmlmNnd6Zy5jbG91ZGZyb250Lm5ldC9hc3NldHMvaW1hZ2VzLzgwL21haW4vbm9uZV82Y2M3ZTM5NjE4ZDk4ZGI1MWQwNzMyNjE1ZTZhYjQ0MV82Y2M3ZTM5LkpQRUc.jpeg
 

Ghim

Mil pontos, LOL!
Mensagens
10.298
Reações
17.811
Pontos
1.174
Sinceramente, esses dois modelos (64Gb e 256GB) nem existem pra mim. Se eu tivesse interesse em comprar, teria que ser o de 512GB mesmo.


256gb eu já acho de boa. nao tem pq ter 4 jogos AAA instalados ao mesmo tempo. eu aqui no note tenho no máximo 2 AAAs e mais alguns jogos indies ou algo do tipo.
 

viagem estrelar

Mil pontos, LOL!
Mensagens
13.781
Reações
23.010
Pontos
1.053
M3rda, Valve só vai se garantir de vender 100k?
As steam machine ainda devem tá dando butthurt.
No mais , tudo q Valve faz em hardware sai caro.
 

Setzer1

Mil pontos, LOL!
Mensagens
16.859
Reações
31.789
Pontos
1.344
M3rda, Valve só vai se garantir de vender 100k?
As steam machine ainda devem tá dando butthurt.
No mais , tudo q Valve faz em hardware sai caro.

100k é um bom número pra uma empresa que não tem experiência com fabricação de equipamento ou fabricas próprias.
Como tudo foi vendido daqui a alguns meses após contratações espere por +unidades serem postas na pré venda.


E o preço do aparelho está condizente com o hardware entregue.
Está longe de estar caro.

Mas não está subsidiado também.

Steam não é MS ou Sony que paga pra você comprar um console.
 

XINTSUAI2

Mil pontos, LOL!
Mensagens
42.172
Reações
33.361
Pontos
1.029
M3rda, Valve só vai se garantir de vender 100k?
As steam machine ainda devem tá dando butthurt.
No mais , tudo q Valve faz em hardware sai caro.

Acho que os caras estão com cautela pra sentir a demanda, não adianta por 1 milhão, evaporar os primeiros 300 mil, e o restante ficar lá encostado.

Se os caras conseguirem vender 1 ou 2 milhões no primeiro ano já será um belo sucesso para a Valve. Ela não tem a envergadura de uma Sony ou Microsoft nem um produto (ainda) com tanto apelo assim para as massas.
 

viagem estrelar

Mil pontos, LOL!
Mensagens
13.781
Reações
23.010
Pontos
1.053
Sim, tem risco alto.
Mas puttz, é tendência. Não dá pra ficar dando pitaco, mas o gordo podia ter arriscado um pouco mais.
Esse deve ser o primeiro portátil não china.
Os kras tão competindo com pessoal de Shenzhen q devem ser muito menor q a Valve.
 

LucianoBraga

Operador de Marreta
Membro STAFF
Mensagens
50.283
Reações
175.742
Pontos
2.234
Teus vídeos com o Win3 são muito bons. Só descobri de sexta pra cá kkkk
Uma pergunta: pelo tamanho da tela e resolução, vc acha que a percepção que se tem é que visualmente o jogo está num patamar "além" caso fosse rodado num monitor? Pq sempre tenho essa sensação. Por ter um campo de visão restrito e diminuto, texturas, aliasing, etc etc acaba se beneficiando demais sem precisar rodar em resoluções maiores....

É exatamente isso.
Telas menores podem ter resoluções menores sem muitos problemas.
 

LoganV

Veterano
Mensagens
369
Reações
898
Pontos
128
Aqui no rj sd cards classe 10 da sandisk e kingston estão na faixa de 90~110 R$, então acredito que pra gente aqui espaço seja o menor dos problemas.
 

Túlio Veneno

Mil pontos, LOL!
Mensagens
30.286
Reações
41.751
Pontos
1.253
Aqui no rj sd cards classe 10 da sandisk e kingston estão na faixa de 90~110 R$, então acredito que pra gente aqui espaço seja o menor dos problemas.
O problema aí na verdade é a velocidade de leitura, não o preço. Uma coisa é rodar jogos do Switch em um SD, outra é rodar Star Wars Fallen Order.
 

LucianoBraga

Operador de Marreta
Membro STAFF
Mensagens
50.283
Reações
175.742
Pontos
2.234
Para MicroSD, acho que o ideal, para obter o máximo de performance, é usar ele formatado em F2FS, um sistema de arquivo feito pensado em memórias flash:


Não muda nada. O problema não é o sistema de arquivos.

M3rda, Valve só vai se garantir de vender 100k?
As steam machine ainda devem tá dando butthurt.
No mais , tudo q Valve faz em hardware sai caro.

É um mercado novo pra eles. Até porque, de qualquer forma, não daria pra atender agora.
Vai pegar o preço dos componentes em separado. Não tá caro.

O problema aí na verdade é a velocidade de leitura, não o preço. Uma coisa é rodar jogos do Switch em um SD, outra é rodar Star Wars Fallen Order.

Não é a velocidade, a velocidade é ok.
O problema é o tempo de acesso, e como falamos de dezenas de milhares de arquivos...
 

LoganV

Veterano
Mensagens
369
Reações
898
Pontos
128
O problema aí na verdade é a velocidade de leitura, não o preço. Uma coisa é rodar jogos do Switch em um SD, outra é rodar Star Wars Fallen Order.
Não rola mesmo?

Especificações:
Cartão de memória Kingston CANVAS Select Plus MicroSDXC 128GB (Classe 10) UHS-I; velocidade de leitura: de até 100MB/s, velocidade de gravação 85MB/s; com adaptador para SD.


Não é a velocidade, a velocidade é ok.
O problema é o tempo de acesso, e como falamos de dezenas de milhares de arquivos...
Qual seria o cartão sd indicado para o Steam Deck?


edit: Encontrei esse artigo, bem interessante:
 
Ultima Edição:

KlTKAT395

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
5.517
Reações
12.009
Pontos
503
Sei lá, achei feio. Vou esperar os reviews, mas se pá comprarei (bem) mais pra frente.
 

iusearchbtw

Mil pontos, LOL!
Mensagens
8.858
Reações
10.512
Pontos
1.069
O problema aí na verdade é a velocidade de leitura, não o preço. Uma coisa é rodar jogos do Switch em um SD, outra é rodar Star Wars Fallen Order.
O microSD ainda é melhor que o HD, já que pra jogos o que mais importa é leitura não-sequencial, vai ter loading bem maiores que o NVMe, mas nada que um usuário de PS4/Xone não tenha experenciado.

Por $399 não se compra nem um chromebook que preste, imagina um aparelho que roda jogos AAA, o eMMC é totalmente compreensível pelo price point.
 

LucianoBraga

Operador de Marreta
Membro STAFF
Mensagens
50.283
Reações
175.742
Pontos
2.234
Não rola mesmo?

Especificações:
Cartão de memória Kingston CANVAS Select Plus MicroSDXC 128GB (Classe 10) UHS-I; velocidade de leitura: de até 100MB/s, velocidade de gravação 85MB/s; com adaptador para SD.


Qual seria o cartão sd indicado para o Steam Deck?


edit: Encontrei esse artigo, bem interessante:

O mais rápido que não seja desperdício. Não adianta pegar UHS-2, por exemplo.
Acho que o Sandisk ou Samsung.
 

viagem estrelar

Mil pontos, LOL!
Mensagens
13.781
Reações
23.010
Pontos
1.053
Tenho classe 10 da Scan.
150 na época.q
Pesquisei demais qdo entrei no mundo dos tablets
 

LucianoBraga

Operador de Marreta
Membro STAFF
Mensagens
50.283
Reações
175.742
Pontos
2.234
Tenho classe 10 da Scan.
150 na época.q
Pesquisei demais qdo entrei no mundo dos tablets

UHS-1? Porque se for só classe 10 é 10MB/s. O "padrão" UHS-1 chega aos 100, mas vários passam.
UHS-2 e UHS-3 são bem mais caros, mas bem mais rápidos. O padrão não "pegou" ainda.

Tem adaptador UHS-3 pra USB-C. Em tese, dá pra usar um cartão desses num adaptador e alcançar o máximo teórico de 624MB/s.
Já ajuda pros arquivos maiores únocps, mas ainda tem o problema de tempo de acesso de arquivos. Deve haver algum nível de mitigação.

Fora que fica aquele treco pendurado no aparelho...é um adaptador, afinal.
 
Topo Fundo