Bem legal ter outras opções no mercado pra quem não tem muito tempo na frente da tv ou do monitor.
Ter 3X mais potência que o
Switch e quase o mesmo consumo mostra o quanto esse mercado ja evoluiu de 2017 pra cá e pode evoluir ainda mais se tiverem mais players nesse mercado.
Mas ainda se percebe a quantidade de barreiras que existe pra se ter um sistema que rode decentemente os jogos AAA.
O armazenamento dele vai ser um problema, e provavelmente as pessoas terão de gastar um dinheiro a mais por cartões maiores, ou então andar com vários cartões por ai, afinal rodará jogos de PC. Não sei se ainda é assim que funciona com texturas, mas seria interessante terem jogos somente os arquivos com resolução compativel com a do aparelho, a fim de economizar espaço, ou de ter essa opção de apagar.
O Gabe falou também do desafio que foi precificar o portátil. Provavelmente a falta de uma tela Oled, de armazenamentos maiores e da não inclusão de uma dock no pacote básico foram formas de baixar o preço pra um valor aceitável. Isso pra chegar próximo ao poder de um PS4. Achei o preço bem justo pelo poder que o console oferece, ainda mais pra quem não tem ainda um PC/Notebook gamer, e praqueles que interressam em handhelds.
Praqueles que pretendem arriscar um OS diferente e rodar emuladores, vai existir também a barreira da bateria, que dificilmente vai render tão bem quando o Steam OS otimizado, principalmente se for Windows. Rodar um Yuzu emulando
Switch de forma aceitável provavelmente vai exigir também uma tomada por perto, o que tira um pouco da versatilidade do negocio.
No fim das contas esse aparelho vai servir bem pra um público bem especifico mesmo: os que fazem questão de jogar os thirds que estão na Steam de forma portátil que o
Switch (indies e a boa parte dos AA, principalmente os japoneses, estão saindo pro
Switch), e pros entusiastas que gostam (e entendem) de emulação e personalização dos sistemas. E isso está longe de ser o grande público.
Mas tendo uma outra plataforma portátil pra suprir esse mercado que o
Switch não atende pode gerar um movimento interessante na indústria, pra quem sabe termos jogos de grande porte mais otimizados em tamanho, ou com opções pra tal, e também visando menor consumo energético e de processamento, ou com opções pra tal. Provavelmente o sucessor do
Switch vai ser proximo à ele, e quem sabem juntando suas bases, mais developers tenham interesse em trazer mais grandes coisas pra longe da TV e da tomada.