O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Street Fighter IV - Original Game Audio

Mestre Ryu Kanzuki

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
311
Reações
14
Pontos
709
* Atire pela janela ** Regular *** Bom **** Muito Bom ***** Excelente
_______________________________________________________________________________________
Nostálgia em excesso, cansa...
(Street Fighter IV Original Audio, 2008, Japão)

"O excesso de Upgrades fracos, faz com que eu ainda grite com os poucos veteranos decentes que restam: deixem os clássicos morrerem em paz"​

Assim como Street Fighter IV, o novo título da franquia, a trilha sonora se foca mais em querer se entitular numa celebração aos grandes sucessos da série. Visto que, pra quem conhece a trajetória de Street Fighter, muitas vezes seus produtos ou até mesmo a franquia de jogos, fazem altas celebrações e referências. Street Fighter Iv não poderia ser igual. A campanha foi forte, além do título, que teve uma de suas primeiras divulgações em 2008, um novo filme estava sendo congitado dessde 2003 (Nesse caso, era Van Damme quem planejava) depois veio a Castlerock Entreteniment, divisão da FOX, divulgar um filme voltado para a personagem Chun li. Relutei bastante quanto às idéias de uma verdadeira sequência de Street Fighter III. Pois já era considerado como definitivo, havia ali muita coisa que poderia demonstrar que a série fechou o seu ciclo. Street III era o episódio que todos esperavam, agora veio SF IV, com a mesma história, mas isso é opinião do produtor. Eu não queria, pois sabia que a única coisa que iriam fazer, era nada mais nada menos do que um "remake" uma celebração, que sempre ocorreu até agora. E eu não estou exagerando, aí nós vemos inúmeras cópias e "upgrades" no decorrer dos últimos anos, collections também, que nem chegam a trazer tantas novidades tão chamativas assim, embora títulos recentes como o Super Street Fighter II Turbo HD (Mais um dentre uma caralhada de Upgrades da série SF II) tenha trazido algumas coisas legais para esse título clássico de 94 (Que na verdade era mais um dentre os Upgrades).

Street Fighter IV vive da sombra de seus grandes sucessos e a trilha sonora também. Mas apesar da celebração saudosa excessiva e até exagerada (pois Street Fighter nunca esteve longe da mídia, do comércio e nem mesmo de seus verdadeiros fãs), temos surpresas boas na trilha.
Uma dessas vantagens, é contar com nomes interessantes e de peso da cultura Japonesa, seguindo o exemplo de GTA nos EUA, que investe pesado nos belos dólares contratando atores famosos. O desespero único desse Street, é voltar a ter o sucesso e o respeito de seu inicio. na trilha, temos artistas como o Exile fazendo parte.
exile-street-fighter-500x281.jpg

Num misto entre música eletrônica, remixes e música pop, o trilha ganha jeitão também de trilha saída de um filme . Se assimilando um pouco com o excelente trabalho na trilha de Street Fighter: Real battle On Film (Playstation e Saturn). Algumas vezes até de um desenho animado.

As novidades que ganham destaque são:

"The Next Door (Versão Japonesa e Americana)": do grupo Exile. Chegou a tocar na campanha promocional de Street Fighter: The Legend Of Chun li, o novo filme Americano baseado na série. A sonoridade é algo diferente em relação às outras obras. Se Em SF III o som ainda ganhava algo mais pesado, parecendo estar ouvindo a trilha do filme Street Fighter A Última Batalha, como um Hip Hop, ou sons mais estilo dance (chegando a ser uma homenagem à cultura musical noventista), The Next Door é mais próxima daquelas músicas estilo "Boy Band" Americanos, na verdade é um estilo JPOP. É o tema de introdução de SF IV.

"Theme Of El Fuerte": Apesar de alguma sonoridade meio "tradicional" de outras épocas, a música respeita bem a tradição do personagem

"Battle Results": Uma das primeiras músicas divulgadas, o efeito "eletrônico" e viajante da música vale o destaque.

"Laboratory"/"Theme Of Seth": A música do cenário e do novo chefe, chegam a ser tão interessante quanto os remixes de Bison e Akuma.

"Endings 1", "Finale 1 e 2": Manteram a sua qualidade de envolver emocionalmente, no quesito finais, sem precisar de nostálgia alguma. Grande destaque!

USA Stage: Bela música, vai dando umas voltas, de efeito eletrônico à uns efeitos mais "tocantes". Aparece em um dos trailers do game para as versões caseiras.

VCN Stage: Agitada, e uma que também surgiu nos trailers da versão Arcade.

Theme Of Rufus: é a mais fraca dos destaques, as repetições são meio fora do padrão de qualidade "Street Fighter", mas com ótimos trechos instrumentais.

Mas há alguns remixes desnecessários, pois dentre as tantas variações que já foram escutadas dessas músicas em outros Albuns e trilhas de jogos, deixa a desejar pela pouca elaboração:

"Theme Of Chun Li" (Remix)

"Theme Of Ryu": praticamente a mesma porc..ops, mesma coisa, da música de SF II. A alteração chega outros albuns remixes da série, mas sem o mesmo efeito.

Theme Of Street Fighter: praticamente retomando à sonoridade da música de Ryu. Quem não sabe que ele é a estrela da parada?
"Theme Of Sagat": Essa ficou mais ou menos. Não está tão ruim, mas nas trilhas anteriores, a música já mostrou muito do que ela costumava propor, com aquele clima tenso e misterioso. Foi uma transgressão razoável.

"Endings Credits": Volta-se mais uma vez à musica de Akuma (SFZ2), de uma maneira mais lenta.

Mas dentre esses remixes, apesar de ainda serem desnecessários isso, mas já que o jogo é mais uma uma celebração do dedicada aos fãs do que qualquer coisa e a trilha demonstra bem isso, então, algumas que até passam de razoáveis para boazinhas:

"Theme of Zangief": É praticamente a mesma música de sua primeira apresentação, tendo como entrada alguns arranjos como a melhor parte.

Theme Of Rose: essa ainda passa da média de "boazinha" para destaque acima dos remixes anteriores. Eles conseguiram elaborar muito bem, criando um remix justo do tema de Rose de SFZ 1

Staff Roll: O mais fraco dos destaques, devido ao excesso de remixes como comentado antes. É só uma englobação das músicas já existentes, tendo um "locutor", como novidade, em meio as músicas.

Bom, para alguns outros, a resposta seria: qual a importância de haver boa trilha se o enfoque de um jogo de luta está nos versus? Mas para estes eu respondo: Se Videogame pode ou quer ser considerado arte, ela precisa ser caprichada e original da cabeça aos pés, renovar-se a cada versão. Fora que a intenção de Street IV é fortificar a mitologia (Mais do que ela já foi?). Os fãs tradicionalistas ou conservadores gostam disso, de remixes, de músicas clássicas ou conhecidas, de coisas rebuscadas por anos e anos. Mas é importante que as franquias em geral do cinema, dos games ou seja o que for, se renovem, se reinventem. O sucesso é incerto, mas quem ousa, pode ter a chance de chegar mais longe do que quem fica parado. É preciso saber que a cada época, o público muda, os títulos mudam, a tendencia muda e as necessidades de um antigo público, também muda. Clássicos que retornam se resumindo como um "Fan-Service", pode correr o risco de ser uma bomba mal cheirosa da mesma forma que qualquer "ousadia furada", e sem algum acréscimo.
Aquela obra que se define, se limita.

Pontos fortes:
- As novas músicas como o "The Next Door"
- O som mais "eletrônico" e "pop", diferenciando-se das trilhas originais dos jogos anteriores
- Essencia mais "cinematográfica" nas músicas

Pontos fracos:
- Peca pelo excesso de remixes

_______________________________
Ficha Técnica
_______________________________
013388340095f.jpg


Título Original: ストリートファイター IV - Sutorito Faita IV (Músicas disponíveis na opção "Sound Test")
Data de lançamento: 2008 (Arcade) - 2009 (Playstation 3 e X Box 360)
Artistas: Exile e Hideyuki Fukasawa
Número de faixas avaliadas: 90
Gênero: Instrumental, JPOP

_______________________________
Avaliação do Júri
_______________________________
Mestre Ryu: **


Esta é uma análise de 1ª impressão da trilha original do game, estando sujeito a alterações.
A trilha com músicas extras, disponível no Collector's Edition das versões caseiras, vem com a sequinte ficha técnica:

Título Original: Street Fighter Original Soundtrack
Data de lançamento: 25/02/2009
Distribuidores: Sony Music Entertainment
Artistas: Exile e Hideyuki Fukasawa
Formato: CD
Número de discos: 2
Número de faixas: 59
Gênero: Instrumental, JPOP
 

Fabinhuu

Bam-bam-bam
Mensagens
3.515
Reações
1.566
Pontos
284
Concordo com vc... eu particularmente adorei as musicas, pq no SF III as musicas eram MTO RUINS... eu desligava as musicas pra conseguir jogar o jogo... e pra fala a verdade, tava ateh com medo do q ia ouvir no SF IV, mais ainda bem q fizeram esses remixes do II... eu curti mto mesmo... eh mto legal, tipo o tema do Ryu, Ken e Guile sao demais, ficaram mto bons... e quando vc enfrenta eles e vc ouve de fundo a musica q vc ouvia anos atraz ateh arrepia...

Soh discordo de deixar essas franquias morrerem em paz... jogo bom de luta igual Street, genero q vem morrendo aos poucos de geraçao pra geraçao, deviam sempre c renovar... mantendo a qualidade, eh claro. Pra mim esse Street tah demais, ateh preferia ele com os graficos do III mais elaborados (Tipo KOF XII)... mais essa versao 3D tem lah suas vantagens, como nos Ultra Combos, a camera pega num angulo diferente e talz... enfim, amei esse jogo... tomara q o online do PS3 preste!

Abc!
 

Rocmar

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
972
Reações
23
Pontos
759
The Next Door Rula tetinhas, é muito foda essa música, pqp >__< (e eu nem curto o estilo musical, enfim...)

O tema do Brasil parece uma... rave? e o do Japão ta simplesmente sensacional. Quero muito jogar essa maravilha, preciso de um PS3 =(
 

Subaru Sakurazuka

Bam-bam-bam
Mensagens
14.733
Reações
6.461
Pontos
469
Eu discordo e muito da sua opinião, em relação aos remixes.
Aliás, discordo tanto que acho uma sacanagem os remixes tocarem só na hora de lutar com o Rival, e não no Versus mode também.

Longe de eu não ter gostado da trilha sonora do jogo "normal": ela é bem boa, embora as musicas ao meu ver tenham sido até agora as menos marcantes da série - menos MARCANTES, não piores.

A trilha sonora do 3rd strike é incrível, variada, com musicas de todos os estilos pra todos os gostos, e nesse ponto eu acho que a OST do SFIV pecou um pouco: ela tá mto homogenea, ao meu ver.

E os remixes parecem ter sido apenas um PRESENTE aos fãs, que apesar de não serem brilhantes, seguem o estilo básico do jogo e tal. Eu gostei de muitos e, embora eles não sejam "a melhor versão da musica", acho que conseguiram uma coisa legal por eles ficarem entre o "moderno" e o "clássico".

Pela 1a vez, entretanto, fizeram uma versão boa da musica da Cammy, q sempre foi judiadissima por todo mundo que fez remix.

Não paro de ouvir essa trilha sonora, mas por enquanto mais pelo valor nostalgico doq pelas musicas novas.

Com o tempo, as musicas novas vão me conquistando, tenho certeza.

Ah sim: a musica do Exile e o tema do SF IV (que toca no cenario do vulcão) sao EXCELENTES mesmo, assim como a musica da tela de seleção de personagens. Mas por enquanto, essas foram as unicas que me marcaram.
 

kyuzo

Mil pontos, LOL!
Mensagens
3.252
Reações
2.037
Pontos
1.019
Concordo com o Subaru a trilha sonora do Third Strike é animal, Jazz NYC ruleia.
 

Sadako Man

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
4.974
Reações
1.979
Pontos
999
Não podia faltar o tema do Adon do SFA 2. A melhor música de todos os Street Fighters.


Esse aqui:

[youtube]EPuNqebHQHQ[/youtube]
:rox:rox:rox:rox:rox

Aqui uma versão na guitarra, tem uns errinhos mas tá muito boa::kongpositivo:

[youtube]C6hW47xK4TY[/youtube]
 


Mestre Ryu Kanzuki

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
311
Reações
14
Pontos
709
Subaru Sakurazuka;4245888 disse:
Pela 1a vez, entretanto, fizeram uma versão boa da musica da Cammy, q sempre foi judiadissima por todo mundo que fez remix.

A versão original da Cammy uma das melhores ou senão a melhor de SSFII ao lado do tema de Fei Long.

hickmorais;4252119 disse:
Não gostei do Backstreet Boys que etm na tela principal ¬¬

Mas é isso que eu gostei. Eles ousaram na trilha em relação à esse ponto. É isso que irá fazê-los chegarem mais longe.
Apesar de gostar de nostálgia, não me restrinjo a isso.
 

Subaru Sakurazuka

Bam-bam-bam
Mensagens
14.733
Reações
6.461
Pontos
469
Mestre Ryu Kanzuki;4255385 disse:
A versão original da Cammy uma das melhores ou senão a melhor de SSFII ao lado do tema de Fei Long.

Exatamente! E normalmente o povo só judia nos remixes.
E no X-Men vs SF só a musica DELA não é remix do SF2 =/
 
Topo Fundo