O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Tópico oficial Switch 2 - A falência contra-ataca | Rumores e Informações

ELTORO

Mil pontos, LOL!
Mensagens
27.898
Reações
63.111
Pontos
1.253
Uma coisa que eu acho interessante comentar sobre node (e esqueci de fazer tem semanas ou meses já rs) é que a Nintendo não compra node de ninguém. Pra muitos há essa ideia de que é a Nintendo quem irá negociar com uma foundry, mas na verdade a Nintendo compra o chip da Nvidia, e é a Nvidia quem decide qual node será usado. Nintendo e Nvidia se sentam e conversam sobre performance, consumo e preço. Aí a Nvidia oferece as opções. Mas não é a Nintendo quem negocia com Samsung ou TSMC. Tem até teorias da Nintendo fechando um pacotão com a Samsung (RAM, storage, tela, e aí entraria foundry também por um valor baixo), mas, novamente, quem se encarrega de escolher node é a Nvidia (e a mesma vende um produto, e não o node em si).

Quanto a Nvidia, sabemos que sua maior capacidade reservada está na TSMC. Eles ainda tem alguma capacidade com a Samsung (SEC 8nm), mas até o momento não temos qualquer informação sobre outro node que eles tenham reservado.

Pra Nvidia é interessante trabalhar com poucos nodes. Se o Switch 2 for um flop, ela vai fazer o que com o node b*sta que ela reservou só pq "nintendo is cheap"? Se a Nvidia mesmo não for lançar algum produto naquele node, ela meio que se fode. Até pq, node é algo que vc reserva com até 1 ano e meio de antecedência, como o próprio Jensen Huang já comentou. Se o Switch 2 não vender como o esperado e o node usado tiver sido o TSMC 4N, a Nvidia não terá problema algum para gerenciar essa capacidade que ela comprou pq ela continuará lançando produtos dela nesse node (já o SEC 8nm parece um dead end, por exemplo)

Então o mais lógico é esperar que a Nvidia tenha vendido pra Nintendo um SoC em um node que ela tenha reservado não para a Nintendo em si, mas para outros produtos dela própria. Podemos argumentar que o Tegra X1 foi o único produto da Nvidia pro node TSMC 20nm. Mas isso ocorreu pq o node em si foi uma b*sta. Ficou muito aquém do que se esperava, e todo mundo moveu seus projetos para outro node pq simplesmente não valia a pena. Mesma coisa vimos acontecer recentemente (últimos 4 anos) com os nodes da Samsung (incluindo o SEC 8nm) que ficaram muito distantes do que a TSMC tava oferecendo, e Nvidia/Qualcomm e companhia pularam do barco e foram pra TSMC.

Essa é mais uma das razões do pq eu penso que o 4N é o node que faz mais sentido a Nvidia ter escolhido pro T239. Ela não se compromete com um node que ela não vá utilizar pra si própria caso o Switch 2 passe longe de repetir o sucesso do original. Afinal, como eu disse, quem faz todo esse estudo de custo de nodes e as negociações com as foundries é a Nvidia, a Nintendo só compra o chip dela (dentro do que ela pediu em termos de performance/consumo/preço) e é isso. A Nvidia ainda tem capacidade comprada pro SEC 8nm, então essa possibilidade ainda existe (isso se esse node for suficiente pro T239). Pode ser que a Nvidia também tenha reservado algum novo da Samsung mais novo e vá usar pro T239 entre outros produtos dela? Pode ser, mas se for o caso, não ficamos sabendo de nada ainda. Eu ainda aposto na TSMC (ela tem capacidade reservada pros 7nm da TSMC também, que ela inclusive usou para fabricar GPUs Ampere para servers)
Espero que você esteja correto.
Se for o mesmo node que a Samsung usa nos Exynos aí é complicado.
 

KingMaster80

Bam-bam-bam
Mensagens
2.137
Reações
2.330
Pontos
453
Um rumor diz começo de 2025 e outro ainda esse ano... Um deles tá errado kkkk.

Mas pelo visto até dia 7 de maio iremos ter uma Luz boa nisso aí.
Esse rumor desse ano apenas fala que eles tem a capacidade em termos de hardware de lançar esse ano, já que os rumores eram que o adiamento ocorreu por causa de software.
 

Royal_Salute

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.748
Reações
1.916
Pontos
879
Eu acho q lançamento no começo do ano faz muito mais sentido e acredito em março/abril de 2025.
 


Sega&AMD

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
13.808
Reações
13.838
Pontos
803
Um rumor diz começo de 2025 e outro ainda esse ano... Um deles tá errado kkkk.

Mas pelo visto até dia 7 de maio iremos ter uma Luz boa nisso aí.
não sei esse ano.
Mas a moda agora é lançar rápido após ser mostrado, ps4 pro prova, até junho não existia, julho brota um rumor, foi mostado em agosto novembro lançou
 

Wolkaiser

Bam-bam-bam
Mensagens
2.021
Reações
6.752
Pontos
283
V-NAND de 5ª geração da Samsung é capaz de até 1.4 GB/s de banda. Já dá para botar alguns jogos com loads bem curtos.

Não é uma versão muito nova, visto que a Samsung já está na 10ª geração dessa tecnologia.
 

LucianoBraga

Operador de Marreta
Membro STAFF
Mensagens
50.287
Reações
175.752
Pontos
2.234
Por conta de quê, preço?

Além do node ser mais caro, o design teria que ser refeito, retestado, recertificado. Pra 7nm já tá tudo feito, pra 4N não. Pessoal fala que o Lovelace é basicamente Ampere em N4, mas não é simples assim.

O próprio A78C não tem nenhuma implementação nesse node, acho.

Logicamente não é impossível, só seria muito na contramão.
 

Wolkaiser

Bam-bam-bam
Mensagens
2.021
Reações
6.752
Pontos
283
Além do node ser mais caro, o design teria que ser refeito, retestado, recertificado. Pra 7nm já tá tudo feito, pra 4N não. Pessoal fala que o Lovelace é basicamente Ampere em N4, mas não é simples assim.

O próprio A78C não tem nenhuma implementação nesse node, acho.

Logicamente não é impossível, só seria muito na contramão.

O 4N é na verdade 5nm, que é enhanced do 6, que é enhanced do 7. Não tem tanta diferença assim, a portabilidade seria possível.
 

LucianoBraga

Operador de Marreta
Membro STAFF
Mensagens
50.287
Reações
175.752
Pontos
2.234

Wolkaiser

Bam-bam-bam
Mensagens
2.021
Reações
6.752
Pontos
283

Nintendo Switch 2 será uma “evolução conservadora de hardware”; Terá compatibilidade total com Switch 1, tela 1080p​


O Nintendo Switch 2 será uma evolução conservadora de hardware em relação ao modelo original, de acordo com um relatório recente de um fabricante chinês de periféricos.

Num post no Facebook partilhado no início desta semana, que já foi editado, o fabricante chinês Mobapad revelou algumas informações adicionais sobre o próxima console da Nintendo. O console, de acordo com o relatório, suportará os atuais controladores Pro Controller e Joy-Con, bem como HD rumble (motor linear de eixo duplo ALPS), mas o tamanho do novo motor Joy-Con será menor. Embora os atuais controladores Joy-Con sejam compatíveis com o Nintendo Switch 2, não será possível conectá-los ao console no modo portátil devido a um novo sistema de encaixe magnético horizontal, que suportará apenas a nova versão dos controladores .

Em relação à compatibilidade com versões anteriores, Mobapad revelou que o Nintendo Switch 2 será totalmente compatível com versões físicas e digitais dos jogos Switch originais. O novo console também manterá a porta USB-C para dock, que será compatível com uma nova geração de docks com pequenas melhorias de design, como um suporte de metal para melhores ajustes de ângulo. Conforme rumores anteriores, a tela do console será um pouco maior que a do console original e suportará resolução de 1080p.

No final das contas, Mobapad acha que o Nintendo Switch 2 é uma evolução conservadora em hardware, lembrando uma versão Pro do console original, em vez de uma revolução completa, o que não é uma coisa ruim, pois manterá a compatibilidade. com tudo Switch enquanto promete uma experiência de jogo aprimorada.

Switch-2-Mobapad.jpg" data-src="https://cdn.wccftech.com/wp-content/uploads/2024/04/Switch-2-Mobapad.jpg" data-lb-sidebar-href="" data-lb-caption-extra-html="" data-single-image="1"> Switch-2-Mobapad.jpg


Embora devamos considerar a informação da Mobapad com cautela, é interessante notar como este relatório apareceu online antes do relatório de ontem da publicação espanhola Vandal. Com vários fabricantes agora possuindo informações sobre o console, sua revelação certamente não estará muito distante no futuro.

O Nintendo Switch 2 ainda não foi revelado oficialmente. Há rumores de que será lançado ainda este ano , embora alguns relatórios digam que pode cair para o início de 2025.


 
Topo Fundo