O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


[TÓPICO OFICIAL] PLAYSTATION 2 - tópico sobre especificações, jogos, curiosidades e etc.

Takuma_Sakazaki

Bam-bam-bam
Mensagens
3.198
Reações
6.064
Pontos
353
1707323561444.png

O PlayStation 2 (oficialmente abreviado como PS2) é um console de jogos eletrônicos produzido pela Sony Computer Entertainment (SCE). Foi lançado no dia 4 de março de 2000 no Japão, no dia 26 de outubro na América do Norte, e posteriormente, no dia 24 de novembro na Europa. É o sucessor do PlayStation. O PlayStation 2 é um console de sexta geração, que competiu com o Dreamcast da Sega, o GameCube da Nintendo e o Xbox da Microsoft.

Devido à imensa popularidade em todo o mundo, o console, assim como seus jogos, continuaram a ser fabricados mesmo após o lançamento do seu sucessor, o PlayStation 3. Somente depois de 13 anos do seu lançamento, perto do anúncio do lançamento do PlayStation 4, que o jornal japonês Asahi Shimbun anunciou o encerramento da fabricação do console no Japão no dia 30 de dezembro de 2012. E no dia 4 de janeiro de 2013, o jornal britânico The Guardian anunciou que a Sony encerrou a produção dos consoles PlayStation 2 no mundo inteiro.[4]

O PS2 é o console de videogame mais vendido de todos os tempos. De acordo com dados provenientes da Sony de 31 de março de 2012, foram vendidas mais de 155 milhões de unidades de PlayStation 2 e mais de 420 milhões de unidades de jogos originais do console. Foram lançados mais de 4000 jogos oficiais, licenciados para o console. O último jogo lançado para PlayStation 2 foi Pro Evolution Soccer 2014 lançado em 8 de novembro de 2013.

FONTE: https://pt.wikipedia.org/wiki/PlayStation_2


Especificações:


Tópicos relacionados:


Vídeos recomendados:



 

rgx

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
4.135
Reações
8.343
Pontos
703
Cara, tava olhando esses tópicos do fórum exatamente hoje!

PS2 foi um dos consoles que mais aproveitei a época, mas não jogava desde 2009, consertei ontem o aparelho e to pesquisando as possibilidades, muita coisa evoluiu desde o guerreiro chip Matrix + Ridata printable.

Te agradeço pelo tópico, vai me ajudar a dar mais atenção ao amigo de longa data.

xO7TCtH.jpg
 

Takuma_Sakazaki

Bam-bam-bam
Mensagens
3.198
Reações
6.064
Pontos
353

esse tópico é puro ouro.

foi o que me fez ir atrás de um OPL + MODEM SATA + HDD.


recomendo a leitura.
 

Takuma_Sakazaki

Bam-bam-bam
Mensagens
3.198
Reações
6.064
Pontos
353
como eu jogo controles "novos" no PS2:


1707324516678.png

basicamente esse adaptador da BROOK permite que use qualquer controle de PS3, PS4 e PS5 no PS2 e PS1, se não me engano até outros controles BT ele aceita, mas nunca testei.

funciona para controles com fio e BT.
 

rgx

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
4.135
Reações
8.343
Pontos
703
como eu jogo controles "novos" no PS2:


Visualizar anexo 374461

basicamente esse adaptador da BROOK permite que use qualquer controle de PS3, PS4 e PS5 no PS2 e PS1, se não me engano até outros controles BT ele aceita, mas nunca testei.

funciona para controles com fio e BT.
Gosto muito do formato dos dualshock originais, to pensando em pegar esse receptor pra usar com o DS3, é o único que vi que suporta ele.

https://pt.aliexpress.com/item/1005005716071811.html?channel=twinner

a melhor forma de jogar os jogos da série SF ZERO/APLHA ainda é no PS2 através da coletânea Street Fighter Alpha Anthology.

segue link de um blog que explica as funções "secretas" na coletânea.


Achei essa coletânea e a de Darkstalkers nas minhas bagunças, são perfeitas.
 
Ultima Edição:


HenriqueV5

Bam-bam-bam
Mensagens
1.202
Reações
4.590
Pontos
293
Gozado, eu estava pensando em criar um tópico sobre ele esses dias. rsrs
como eu jogo controles "novos" no PS2:


Visualizar anexo 374461

basicamente esse adaptador da BROOK permite que use qualquer controle de PS3, PS4 e PS5 no PS2 e PS1, se não me engano até outros controles BT ele aceita, mas nunca testei.

funciona para controles com fio e BT.
O botão X possui gradação de pressão nesse adaptador?

O dualshock 2 possuía, é notável a diferença em jogos de corrida. Controles paralelos não possuem essa gradação.
 

Takuma_Sakazaki

Bam-bam-bam
Mensagens
3.198
Reações
6.064
Pontos
353
Gozado, eu estava pensando em criar um tópico sobre ele esses dias. rsrs

O botão X possui gradação de pressão nesse adaptador?

O dualshock 2 possuía, é notável a diferença em jogos de corrida. Controles paralelos não possuem essa gradação.


se o controle tiver tal funcionalidade, caso do dualshock 3, sim.

o dualshock 4 não tem sensitividade nos botões frontais, logo, não funcionará com esse adaptador.
 

Helghast Trooper

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
10.746
Reações
13.783
Pontos
803
Comprei um wingman brook e nossa, eh excelente!

estou usando o dual shock 4 e recente terminei action/platformers tipo Jak I, klonoa 2 e sly cooper e parece ate q o dual shock 4 eh da geracao do ps2 rsrsrs

super preciso os comandos. Valeu cada centavo

Estou de olho no memcard pro 2, mas esse acho que nao vai vender no ali infelizmente

iso-console__35522.1699006501.jpg
 
Ultima Edição:

Dark Arisen

Bam-bam-bam
Mensagens
2.016
Reações
6.698
Pontos
453
Melhor videogame já lançado

Atualmente tenho um FAT com HD interno e tirando um e outro jogo que não pega, quase tudo que quis jogar funcionou de boa. Pra jogar eu uso um dualshock 4 com o adaptador da blueretro que comprei faz mais de um ano e funciona perfeito

Um mod que eu queria muito fazer nele é da fan noctua já que esse modelo 3000 é barulhento pra caramba, mas precisa de uma peça de impressão 3d que eu só achei na amazon US e é cara demais:

1707343434816.png
 

Diego89

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.450
Reações
1.258
Pontos
854
É barulhento mesmo, tinha colocado no meu antigo FAT 3000 um fan da série 5000 pra dar uma amenizada.
 

Helghast Trooper

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
10.746
Reações
13.783
Pontos
803
O meu 90010, fonte externa, eh bem barulhento,
vou pegar um 79010 pra comparar se é mais silencioso (fonte externa), ai deixo o outro so como backup mesmo rsrs

Alguem sabe se existe suporte vertical oficial pro ps2 slim? No ml so encontro aqueles feito por impressora 3d.
 
  • Curtir
Reações: rgx

wilneeto

Bam-bam-bam
Mensagens
509
Reações
964
Pontos
293
Comprei um wingman brook e nossa, eh excelente!

estou usando o dual shock 4 e recente terminei action/platformers tipo Jak I, klonoa 2 e sly cooper e parece ate q o dual shock 4 eh da geracao do ps2 rsrsrs

super preciso os comandos. Valeu cada centavo

Estou de olho no memcard pro 2, mas esse acho que nao vai vender no ali infelizmente

iso-console__35522.1699006501.jpg

Que interessante, não sabia desses receptores.

Já testei via cabo usb o DS4 e DS3 funcionava legal no opl, apenas não reconhecia o pressure sensitive dos botões. Mas como são poucos jogos que utilizam esse recurso então acaba sendo uma boa alternativa também.

O Wingman brook consegue?
 

Helghast Trooper

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
10.746
Reações
13.783
Pontos
803
Que interessante, não sabia desses receptores.

Já testei via cabo usb o DS4 e DS3 funcionava legal no opl, apenas não reconhecia o pressure sensitive dos botões. Mas como são poucos jogos que utilizam esse recurso então acaba sendo uma boa alternativa também.

O Wingman brook consegue?

consegue sim!
 

HenriqueV5

Bam-bam-bam
Mensagens
1.202
Reações
4.590
Pontos
293
O meu 90010, fonte externa, eh bem barulhento,
vou pegar um 79010 pra comparar se é mais silencioso (fonte externa), ai deixo o outro so como backup mesmo rsrs

Alguem sabe se existe suporte vertical oficial pro ps2 slim? No ml so encontro aqueles feito por impressora 3d.
Existe, tanto que os primeiros Slims possuíam a furação para encaixar no suporte.

A partir da série 90xxx essa furação foi removida e ele só pode ser usado na horizontal.
 

Retroviews

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.738
Reações
4.347
Pontos
704
Quis ter muito um na altura dos meus 13/15 anos, só fui ter quando consegui meu primeiro emprego fixo, aos 19. Ótimo console, biblioteca imensa e alguns dos melhores jogos que já joguei foram nele.

Eu tive dois e o primeiro foi quando ainda era fácil achar mídia decente e que aceitava velocidades baixas por aí, ainda peguei um que aceitava jogos de PS1 sem nenhum segredo. O segundo já foi desses mais barulhentos.

Achei a experiência com o OPL + POPSTARTER + TV HD meio ruim. Hoje em dia penso que compensa mais para quem tem acesso a uma TV de tubo e vai focar mais em jogos próprios do console. Do contrário é muita configuração para mexer e precisa daquele PS2 TO HDMI, que você tem que ter um cuidado para não achar um de má qualidade. De toda forma é legal ver que a comunidade ainda tá trabalhando em coisas para ele, logo que eu me desfiz surgiu a conversa do pessoal usar aqueles roteadores para jogar por rede, o MX4SIO, OPL aceitando novos formatos... e em termos de emuladores surgiram duas opções para rodar jogos de SNES e o Retroarch que apesar das limitações trouxe algumas possibilidades novas. É impressionante.
 
Ultima Edição:

Dark Arisen

Bam-bam-bam
Mensagens
2.016
Reações
6.698
Pontos
453
Hoje eu criei coragem pra adicionar as capas dos jogos no HD

Não uso FTP então precisei tirar o HD do console, conectar no PC, baixar as capas através do OPL manager e enviar pro HD através do PSF Batchkit manager

Falando assim parece que dá trabalho mas foi bem tranquilo na verdade e fica bem legal a lista de jogos com as capas

IMG_3044.jpeg

Ignorem a qualidade da foto, o menu do OPL aqui roda numa resolução estranha e eu não consigo tirar uma foto boa pra salvar minha vida:klol
 

Agent13

Bam-bam-bam
Mensagens
3.487
Reações
7.969
Pontos
453
Alguém já testou ou sabe de experiências desse receptor?


8s6EiO0.png
E3WLwFh.png


O conceito é exatamente o mesmo daquele conversor que o Bootsector fazia, só que BT.
Nos comentários tem gente alegando input lag e outros dizendo o contrário.
Não tenho este modelo em especifico, mas este aqui, só que transparente:

RetroScaler-BlueRetro-Receptor-Controlador-Sem-Fio-Adaptador-para-PS2-PS1-PS-One-PS4-PS5-Nintendo-Switch.jpg


Não tive input Lag jogando com ele (ou não noticiei). Ele no momento, não suporta a funcionalidade de pressão nos botões.
Olha que terminei uns 4 jogos com ele, via OPL com MX4SIO, com um Dualshock 4 e em uma tv de 40 Polegadas da Samsung.
O único fato bizarro, é jogando Ty: The Tasmanian Tiger no OPL. Alguns botões ficaram trocados. Foi o único jogo no momento que tive problemas com Blueretro + OPL.
 
Ultima Edição:

BarbudimGamer

Veterano
Mensagens
223
Reações
538
Pontos
128
PS2 sempre me trás uma nostalgia muito boa! Recentemente fiz esse pen drive pra presentear um amigo, to montando um acervo de custom arts em cada pen drive, hdd que monto, e assim qeu tiver um tempo vou fazer uns temas novos bem legais:



Esse fiz pra outro amigo que me pediu:


Bonus Content:
Aí ele me falou do nada, "Seria bom um jogo da Eliza Sanches... ". Aí kkk...
IMG-20240107-WA0023-1.png
 
Ultima Edição:

Madarame

Mil pontos, LOL!
Mensagens
14.101
Reações
35.103
Pontos
1.054
Alguém já percebeu que quando joga os jogos do console em progressive scan (pelo menos os que suportam oficialmente), a maioria dos efeitos de pós processamento somem ou diminuem? Principalmente o motion blur e o dithering, alguns jogos em 480i até que tem como desabilitar os efeitos pra ter uma imagem mais limpa (GTA, SH3, Tekken 4 e 5), mas em 480p, esse efeito é o padrão.

No Wii, a Nintendo resolveu isso colocando um filtro (que até tem tutorial pra desativar no tpc do Wii), assim mantendo os efeitos mesmo em 480p, deixa a imagem um pouco mais embaçada, mas tudo se mantém lá.

Sinceramente, ultimamente tô preferindo jogar o PS2 em 480i, o motion blur do PS2 é lindo e único, ainda mais em 60fps. :klol
 
Ultima Edição:

The Mission

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
4.353
Reações
9.740
Pontos
704
Esse é o meu console favorito de todos os tempos, cresci com Mega e Super Nintendo mas o PS2 foi um choque de realidade. Eu achava que videogame era algo pra se jogar de maneira simples numa tarde, daí no PS2 descobri Xenogears, GTA San Andreas, Final Fantasy X e XII, entre outros. Jogos que me fizeram "perder" milhares de horas certamente.

Hoje em dia eu tenho um Slim 79x e um Fat japonês que esqueci o modelo, mas sem entrada pra HD, só aquele modem que parece um cartão (eu possuo o modem pra alegria do OPL SMB).

Ainda jogo bastante ele, é meu principal console desde a pandemia, quando decidi ressuscitar ele e comprei uma TV de tubo. Esse ano já zerei Dead to Rights, Rule of Rose, Haunting Ground e Death by Degrees. Agora comecei Evergrace mas decidi me dedicar a platina de Nier Replicant no PS5 pra variar um pouco.

Uma pena que a Sony não respeita o legado do console mais vendido dela. Com a quantidade de consoles portáteis chineses que rodam PS2 com boa qualidade, acho que não seria muito difícil lançar um PlayStation 2 Mini por um preço acessível. Venderia muito, principalmente nos mercados emergentes onde o console estourou.
 

Retro Master_80

Bam-bam-bam
Mensagens
2.893
Reações
7.677
Pontos
453
Comprei um wingman brook e nossa, eh excelente!

estou usando o dual shock 4 e recente terminei action/platformers tipo Jak I, klonoa 2 e sly cooper e parece ate q o dual shock 4 eh da geracao do ps2 rsrsrs

super preciso os comandos. Valeu cada centavo

Estou de olho no memcard pro 2, mas esse acho que nao vai vender no ali infelizmente

iso-console__35522.1699006501.jpg
O modelo da primeira geração para o PS1 tem o o clone sem a tela da Bitfunx no Ali.
 

HenriqueV5

Bam-bam-bam
Mensagens
1.202
Reações
4.590
Pontos
293
Para quem quiser obter a melhor experiência de áudio possível, recomendo a leitura desse artigo que achei em uma SDP PlayStation de 2004: segue anexo.

Não se esqueça de usar o cabo óptico e alterar as configurações de áudio no sistema.
 

Anexos

  • melhor audio ps2-min.pdf
    1,4 MB · Visualizações: 10

Helghast Trooper

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
10.746
Reações
13.783
Pontos
803
Para quem quiser obter a melhor experiência de áudio possível, recomendo a leitura desse artigo que achei em uma SDP PlayStation de 2004: segue anexo.

Não se esqueça de usar o cabo óptico e alterar as configurações de áudio no sistema.

Existe cabo optico que numa ponta seja esse optico que tem a luzinha e na outra para R e L pra ligar na caixa de som edifier tipo nessa que uso que coloquei na minha foto acima?

Pois digital optico so uso no ps4, que ligo ele num DAC Ayima e coneto meu headphone nele.
 

HenriqueV5

Bam-bam-bam
Mensagens
1.202
Reações
4.590
Pontos
293
Existe cabo optico que numa ponta seja esse optico que tem a luzinha e na outra para R e L pra ligar na caixa de som edifier tipo nessa que uso que coloquei na minha foto acima?

Pois digital optico so uso no ps4, que ligo ele num DAC Ayima e coneto meu headphone nele.
Não sei se entendi bem, mas talvez isso ajude:

1707614695281.png
 

Retro Master_80

Bam-bam-bam
Mensagens
2.893
Reações
7.677
Pontos
453
vi esse no ali, mas confesso que curti o design desse 2.

Na verdade esse do ali nada mais eh que o SD2PSX que eh o mesmo estilo do memcardpro so que codigo aberto

O SD2PSX tinha apenas um vendedor chinês vendendo no Ali mas no momento está esgotado.

BSAK10l.png


Com remessa conforme ficava bem salgado o valor, na loja GamesCare também está esgotado o SD2PSX.

Nessa loja nacional custava na faixa de 300 reais as últimas unidades vendidas do SD2.

E realmente a versão da 8BitMods é bem mais bonita que a de código aberto.

Os gringos já raparam os estoque.:ksnif
p7ADe9D.png
 
Ultima Edição:
Topo Fundo