O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


[TÓPICO OFICIAL] PLAYSTATION 2 - tópico sobre especificações, jogos, curiosidades e etc.

gantzz

Veterano
Mensagens
139
Reações
497
Pontos
148
Como que controla o carro no jogo auto modellista?
O negócio parece um sabonete na pia

Hoje tenho um slim 7000 lendo até tampa de nescau, com matrix original, uso opl com mini router e hd externo
mas ainda quero muito um fat pra usar com hd interno, fora que acho um console muito bonito
Esse jogo com controle paralelo (analógicos péssimos) é injogavel, igual ao F355 challenge. Aqui conseguir salvar com um controle de ps3 original, o analógico tem quase nada de zona morta nesse game, como o f355.
 

Asha

Bam-bam-bam
Mensagens
2.438
Reações
7.580
Pontos
453
Inspirada por tópicos de outros fóruns, voltei ao Topsters para fazer listas de jogos. Hoje, fiz a de games de plataforma:
PS2 Plat.jpg
Os games listados possuem qualidades variadas, então o julgamento cabe a quem jogar! Acredito que peguei uma boa quantidade deles mas, com certeza, há mais por ai.
 


SilentHill2

Bam-bam-bam
Mensagens
3.939
Reações
5.626
Pontos
453
Essa série Tak até que teve bastante jogos. Teve até animação de TV.
E hoje em dia é quase esquecida.
 

Agent13

Bam-bam-bam
Mensagens
3.502
Reações
8.026
Pontos
453
Não tenho este modelo em especifico, mas este aqui, só que transparente:

RetroScaler-BlueRetro-Receptor-Controlador-Sem-Fio-Adaptador-para-PS2-PS1-PS-One-PS4-PS5-Nintendo-Switch.jpg


Não tive input Lag jogando com ele (ou não noticiei). Ele no momento, não suporta a funcionalidade de pressão nos botões.
Olha que terminei uns 4 jogos com ele, via OPL com MX4SIO, com um Dualshock 4 e em uma tv de 40 Polegadas da Samsung.
O único fato bizarro, é jogando Ty: The Tasmanian Tiger no OPL. Alguns botões ficaram trocados. Foi o único jogo no momento que tive problemas com Blueretro + OPL.
Quotando a mim mesmo pra avisar que saiu update de FW do Blueretro. Agora adicionaram a função de pressão dos botões para ps2.
 

Retroviews

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.746
Reações
4.365
Pontos
704
Desculpe, isso aí foi tela azul minha. Na minha cabeça, Trilogy havia saido no PS2 também. Só notei o erro depois que postei.:ksnif

Já corrigi a figura!
Não saiu mesmo, mas os MK 1, 2 e 3 apareceram em alguma das coletâneas da Midway e o UMK 3 vinha em um disco bônus em algum outro jogo da série.
 

Asha

Bam-bam-bam
Mensagens
2.438
Reações
7.580
Pontos
453
Corrida! Espero que eu tenha lembrado de todos os Need For Speed do console...:kforever
CorridaPS2.jpg
Não saiu mesmo, mas os MK 1, 2 e 3 apareceram em alguma das coletâneas da Midway e o UMK 3 vinha em um disco bônus em algum outro jogo da série.
Pois é, não sei de onde tirei isso da cabeça. Pesquisei aqui e:

- MK 1 é um bônus de uma versão limitada de Mortal Kombat: Deception;
- MK 2 e 3 aparecem no Midway Arcade Treasures 2.;
- UMK 3 é um bonus da versão premium de Mortal Kombat: Armaggedon.
 

Sega&AMD

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
13.818
Reações
13.847
Pontos
803
Os jogos mais bonitos do PS2 quando executado em Emulador são :

Valkirie Profile 2
Tourist Trophy
Sly 2
Motorstorm Artic
Black
Urban Chaos Riot
Dragon Quest 7
Burnout Revenge
Silent hill 3

Não deixa nada a dever aos demais consoles de sexta geração
 

BarbudimGamer

Veterano
Mensagens
224
Reações
538
Pontos
128
Os jogos mais bonitos do PS2 quando executado em Emulador são :

Valkirie Profile 2
Tourist Trophy
Sly 2
Motorstorm Artic
Black
Urban Chaos Riot
Dragon Quest 7
Burnout Revenge
Silent hill 3

Não deixa nada a dever aos demais consoles de sexta geração
Todos esses ficam incríveis no console original também, mas em 240p.

Os com suporte a progressive Scan nativo e GSM ficam bons também em tvs modernas, mas ainda melhores com aqueles upscallers caros.
 

HenriqueV5

Bam-bam-bam
Mensagens
1.210
Reações
4.679
Pontos
293
DualShock 3 é top, pena que só se encontra usado agora.

O melhor dos mundos vai ser a 8bitdo ou outra empresa chinesa aí criar um joystick com botões de pressão igual o DS2.
 

Falkner

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
7.842
Reações
11.021
Pontos
753
DualShock 3 é top, pena que só se encontra usado agora.

O melhor dos mundos vai ser a 8bitdo ou outra empresa chinesa aí criar um joystick com botões de pressão igual o DS2.

a retro fighters tem um assim pra ps2/ps3, mas pra gente aqui da huelandia é inviável

 

Agent13

Bam-bam-bam
Mensagens
3.502
Reações
8.026
Pontos
453
DualShock 3 é top, pena que só se encontra usado agora.

O melhor dos mundos vai ser a 8bitdo ou outra empresa chinesa aí criar um joystick com botões de pressão igual o DS2.
Aquele Spark N5 será q tem? Ele funciona no PS3 (o sixaxis funciona por exemplo)
O que ferra que ele não é vendido aqui.
 

Space Ace

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
6.150
Reações
14.885
Pontos
503
Aqui onde eu moro o PS2 só foi ser popular mesmo lá pra 2005 quando lançaram o modelo slim
Por aqui não foi muito diferente. Acho que só lá por 2004 ou 2005 que o PS2 explodiu, e nessa época eu via poucos tendo o console. Geral jogava em locadora.

Em 2000 quem tinha um PS1 já era "diferenciado" com a molecada, maioria absoluta tinha snes ou mega drive, isso dos poucos fortunados que tinham videogame em casa
Verdade. Nos primeiros anos da década de 2000, lembro que ainda era uma minoria que tinha o PS1, ao menos no meu círculo social.

Acho que ganhei o meu lá pro Natal de 2002, e dos meus amigos, eu era o único que tinha o console, e olha que eu não era nenhum playboyzinho, longe disso. A única pessoa que eu conhecia que também tinha o PS1 era um primo meu, que ganhou o dele não muito tempo antes de mim.

No início dos anos 2000, parecia até que o SNES e Mega Drive ainda eram o console do momento, porque eu só via o povo tendo no máximo eles.
 

Dark Arisen

Bam-bam-bam
Mensagens
2.033
Reações
6.774
Pontos
453
Por aqui não foi muito diferente. Acho que só lá por 2004 ou 2005 que o PS2 explodiu, e nessa época eu via poucos tendo o console. Geral jogava em locadora.


Verdade. Nos primeiros anos da década de 2000, lembro que ainda era uma minoria que tinha o PS1, ao menos no meu círculo social.

Acho que ganhei o meu lá pro Natal de 2002, e dos meus amigos, eu era o único que tinha o console, e olha que eu não era nenhum playboyzinho, longe disso. A única pessoa que eu conhecia que também tinha o PS1 era um primo meu, que ganhou o dele não muito tempo antes de mim.

No início dos anos 2000, parecia até que o SNES e Mega Drive ainda eram o console do momento, porque eu só via o povo tendo no máximo eles.

Eu ganhei o meu no natal de 2003 e eu também era o único da galera que tinha o console. Um amigo meu tinha o lendário polistation e eu lembro da decepção dele quando foi na minha casa e jogou o playstaion pela primeira vez

PS2 mesmo eu só vim ter em 2007, comprado via telefone pela shoptime e novamente eu era um dos poucos que tinha aqui no bairro. Depois que a galera começou a ter em casa eu era chamado pra ir na casa deles passar de alguma fase dos jogos, principalmente dos dois God of War, que a essa altura eu já tinha zerado várias vezes
 
Ultima Edição:

Agent13

Bam-bam-bam
Mensagens
3.502
Reações
8.026
Pontos
453
Só pude ter PS2 em 2008. Queria ter um antes, mas sem condições... Na época que comprei, nem se via as lendária midias douradas e prateadas (só vi um dvd de ps2 desse tipo). Era tudo roxo.

Antes disso, jogava PS1, de 2000 até o final de 2007, quando o leitor parou (anos depois, comprei um leitor paralelo. As vezes jogo pra matar a saudade)
 

Helghast Trooper

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
10.764
Reações
13.824
Pontos
803
Pessoal, aproveitando o topico

ja uso o wingman no ps2 para usar meu dual shock 4 nele e ta excelente, mas qual seria o modelo da brook para usar o DS4 tambem mas no ps3 slim? Vi varios modelos no site mas nao sei qual comprar, alguem poderia dar uma luz?
 

Falkner

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
7.842
Reações
11.021
Pontos
753

HenriqueV5

Bam-bam-bam
Mensagens
1.210
Reações
4.679
Pontos
293
Alguém aí já fez um teste com sensor a laser para saber a temperatura do PS2?
 

HenriqueV5

Bam-bam-bam
Mensagens
1.210
Reações
4.679
Pontos
293
Manutenção preventiva PS2 Slim modelo 79000

Eu adquiri esse console no início do ano de um revendedor, só que ele veio bem sujo, e apesar de tudo estar funcionando 100%, é sempre bom fazer uma preventiva para evitar dor de cabeça mais tarde. Vou escrever o passo a passo do que fiz, igual a vez do post do joystick.

PS: aparentemente existem duas versões desse modelo 79xxx! Uma vem com Double sensor de abertura (ou seja, mais uma peça para dar defeito) e outra só com o tradicional no botão power.

1º) Para saber o modelo, basta verificar a numeração no adesivo na parte de baixo. O modelo 79xxx foi fabricado e vendido em meados de 2007. O número "7" no meio significa o ano de fabricação, a letra "D" significa que ele foi feito no 4º bimestre daquele ano. O modelo 79xxx segundo minhas análises, é o melhor dentre todos os Slims. Isso porquê ele tem tudo o que os demais modelos tem de melhor, ele tem a fonte externa dos demais da série 70xxxx e firmware mais amigável para homebrews, e também possui uma placa tão pequena quanto os da série 90xxx, proporcionando melhor refrigeração. O ponto negativo fica por conta das peças, como ele só foi fabricado e vendido durante um ano, a quantidade de unidade de peças disponível no mercado é baixa.
Um detalhe para esse meu é que ele veio ainda com o lacre de garantia! Isso significa que eu fui o primeiro homem a abri-lo após a sua fabricação. Certamente ele está precisando de uma preventiva, afinal, foram 16 anos fechados!
Captura-de-tela-2024-03-05-142040.png


Captura-de-tela-2024-03-05-142209.png

2º) Após remover os parafusos e as capas, abra a tampa começando pela traseira e empurrando-a para frente, como se tivesse deslizando. Se abrir tudo de uma vez vai quebrar as travas. Não abra de cabeça para baixo!
Captura-de-tela-2024-03-05-143152.png


Captura-de-tela-2024-03-05-143245.png

3º) Como vocês podem ver, o bicho estava com muitos sinais de oxidação! Principalmente no shield que protege a placa e nos metais dos conectores.
Remova os parafusos do cooler - são três - e depois remova os do shield. Anote o tamanho de cada um deles. Tente remover o conector do cooler, mas não force para não correr risco de quebrar. Infelizmente o meu estava emperrado.
Remova também os quatro cabos flat, esses são frágeis e rompem com facilidade, então tenha muito cuidado. Um cabo é o do botão power (já reserve para não perder), o branco grosso é do motor central, o branco fino do motor lateral e o laranja do leitor óptico (nesse, há uma trava preta que precisa ser levantada antes). Após isso, já remova o carrinho do leitor e reserve.
Remova também o shield e reserve. Esse shield parece que é de latão, metal vagabundo, se o seu tiver nesse mesmo estado, recomendo que compre outro. No meu caso, eu preferi restaurá-lo, comentarei mais adiante.
Captura-de-tela-2024-03-05-144302.png


Captura-de-tela-2024-03-05-145201.png


Captura-de-tela-2024-03-05-144727.png


Captura-de-tela-2024-03-05-144810.png


Captura-de-tela-2024-03-05-144828.png


Captura-de-tela-2024-03-05-144858.png

4º) Remova a pilha com cuidado e depois tire a placa da carcaça e reserve. Como vocês podem ver, não há chip algum atrás da placa. Se o seu console for "destravado", então haverá um chip junto com alguns fios e fita adesiva. Esses chips costumam dar problemas e eventualmente queimam, se o seu tiver com problema para dar imagem, considere desativar.
Captura-de-tela-2024-03-05-145519.png


Captura-de-tela-2024-03-05-145547.png


Captura-de-tela-2024-03-05-145644.png

5º) Agora é a hora da limpeza. Mergulhe a carcaça de baixo em um balde com água e sabão neutro. Antes de fazer o mesmo com a parte de cima, remova todos os metais que prendem a tampa, o freio do disco, os botões e as portas do memory card.
Pode esfregar tudo com uma escova de dentes usada. Não deixe secando por muito tempo pois pode manchar, utilize um lenço para remover o excesso de água e depois com auxílio de um secador espere secar o resto.
A mola da tampa estava oxidada, então já mergulhei no vinagre para restaurá-la.
Captura-de-tela-2024-03-05-150636.png


Captura-de-tela-2024-03-05-150654.png


Captura-de-tela-2024-03-05-150754.png

6º) Hora agora de limpar a placa. Com auxílio de um pincel macio, inicie a limpeza a seco.
Se estiver fazendo uma manutenção de rotina, somente a limpeza a seco basta. Agora se o console tiver há muitos anos sem limpar, como foi o meu caso, será necessário também escovar - com uma escova antiestática - a placa molhando com isopropanol.
Aproveite para verificar o estado do thermal pad. Se estiver macio, ainda dá para usar. Agora se tiver quebradiço, melhor substituir. Já ouvi falar que os últimos da série 90000 vieram com thermal pads de baixa qualidade.
Captura-de-tela-2024-03-05-151122.png


Captura-de-tela-2024-03-05-151639.png

7º) Vamos limpar o cooler agora. Remova a tampa de metal entortando os encaixes para fora. Depois, inicie a limpeza a seco.
Nesse modelo, é possível retirar o ventilador apenas puxando-o para fora. Aproveitei para colocar um pouco de graxa azul (engrenagens) no eixo. Já ouvi que alguns técnicos recomendam colocar óleo lubrificante, mas não tenho aqui.
Depois, é só remontar.
Captura-de-tela-2024-03-05-152058.png


Captura-de-tela-2024-03-05-152307.png


Captura-de-tela-2024-03-05-152627.png


Captura-de-tela-2024-03-05-152706.png

8º) Para finalizar com a placa, apliquei limpa contatos em todos os conectores. Reserve ela e o cooler.
Captura-de-tela-2024-03-05-152907.png

9º) Agora vamos tratar o leitor e seus mecanismos. Inicie com uma boa limpeza a seco.
Note que nesse modelo, os cabos dos motores são soldados, então muito cuidado para não arrancá-los. A estrutura do meu estava em bom estado, não vi necessidade de desmontar ele todo.
Fiz a troca do cabo flat (laranja) por um novo, esse sem sombra de dúvidas é o item que mais falha no PS2 e a Sony já falou sobre isso. Nesse modelo há espaço suficiente para o cabo se acomodar, de modo que quando o adesivo dele solta, ele não sobe para arranhar os discos como acontece nos outros modelos.
Aproveite para passar - de leve - um cotonete umedecido com isopropanol na lente. Limpe também os contatos dos cabos.
Remova a graxa velha dos mecanismos. Aplique graxa nova.
Aproveite para calibrar o seu leitor caso ele esteja cansado. O meu estava em perfeito estado (lendo até CD), então não foi necessário fazer nada. Note que será preciso o uso de um multímetro para anotar os valores de cada trimpot, se girar demais um deles pode acabar queimando o leitor, é muito sensível. O valor varia de leitor para leitor, na internet as informações são desencontradas. Medi o meu e estava dando 1700 para DVD e 850 para CD.
Captura-de-tela-2024-03-05-153145.png


Captura-de-tela-2024-03-05-153627.png


Captura-de-tela-2024-03-05-154054.png


Captura-de-tela-2024-03-05-154133.png


Captura-de-tela-2024-03-05-154350.png

10º) Com tudo limpo e seco, agora é só remontar.
Iniciando pela placa, depois o carrinho do leitor e os cabos flat. Note que na carcaça existe alguns pedaços de plástico que auxiliam a guiar os cabos e a prendê-los. O adesivo de baixo não é necessário para esse modelo.
Troquei a pilha porque aquela não estava conseguindo entregar nem 0.01v. Essa pilha é importante para salvar a data e algumas configs do sistema.
Também troquei o cabo do botão power, não estava com defeito, mas como eu tinha um novo em folha aqui, resolvi aproveitar a chance. Encaixe a placa do botão bem para não quebrar na hora de fechar a tampa. Não se esqueça de limpá-la antes, aplique limpa contatos.
Captura-de-tela-2024-03-05-155636.png


Captura-de-tela-2024-03-05-155748.png


Captura-de-tela-2024-03-05-160012.png


Captura-de-tela-2024-03-05-160347.png

11º) E agora vejam como ficou aquele shield. Deixei no vinagre e removi a ferrugem (sim, já tinha passado do processo de oxidação e virou ferrugem) com bombril. Depois, taquei duas camadas de tinta spray de resina. Tive o cuidado de cobrir o alumínio do dissipador e os buracos do aterramento da placa.
Conversei com alguns técnicos e nenhum deles me recomendou pintar, fiz pela curiosidade mesmo. Acho que vale mais a pena comprar um novo.
Também dei uma lixada no metal do conector dos controles que estava com ferrugem também e protegi com um pouco de bril lub.
Captura-de-tela-2024-03-05-160618.png


Captura-de-tela-2024-03-05-161109.png

12º) Por fim, é só colocar os parafusos respeitando os tamanhos. Apertar bem aquele perto do processador.
Remonte a tampa de cima e não se esqueça dos pequenos acessórios.
Coloque a tampa aberta e encaixe a parte da frente, depois a traseira, feche. Parafuse a traseira e coloque as tampas.
Se tiver na sua casa, umedeça um pano com lustra móveis de silicone e passe na carcaça para dar um brilho.
Captura-de-tela-2024-03-05-161217.png


Captura-de-tela-2024-03-05-161509.png


Captura-de-tela-2024-03-05-161603.png

Fim de papo!

Agora é só ligar a máquina e curtir despreocupado! :kjoinha
 
Topo Fundo