Manutenção preventiva PS2 Slim modelo 79000
Eu adquiri esse console no início do ano de um revendedor, só que ele veio bem sujo, e apesar de tudo estar funcionando 100%, é sempre bom fazer uma preventiva para evitar dor de cabeça mais tarde. Vou escrever o passo a passo do que fiz, igual a vez do post do joystick.
PS: aparentemente existem duas versões desse modelo 79xxx! Uma vem com Double sensor de abertura (ou seja, mais uma peça para dar defeito) e outra só com o tradicional no botão power.
1º) Para saber o modelo, basta verificar a numeração no adesivo na parte de baixo. O modelo 79xxx foi fabricado e vendido em meados de 2007. O número "7" no meio significa o ano de fabricação, a letra "D" significa que ele foi feito no 4º bimestre daquele ano. O modelo 79xxx segundo minhas análises, é o melhor dentre todos os Slims. Isso porquê ele tem tudo o que os demais modelos tem de melhor, ele tem a fonte externa dos demais da série 70xxxx e firmware mais amigável para homebrews, e também possui uma placa tão pequena quanto os da série 90xxx, proporcionando melhor refrigeração. O ponto negativo fica por conta das peças, como ele só foi fabricado e vendido durante um ano, a quantidade de unidade de peças disponível no mercado é baixa.
Um detalhe para esse meu é que ele veio ainda com o lacre de garantia! Isso significa que eu fui o primeiro homem a abri-lo após a sua fabricação. Certamente ele está precisando de uma preventiva, afinal, foram 16 anos fechados!
2º) Após remover os parafusos e as capas, abra a tampa começando pela traseira e empurrando-a para frente, como se tivesse deslizando. Se abrir tudo de uma vez vai quebrar as travas. Não abra de cabeça para baixo!
3º) Como vocês podem ver, o bicho estava com muitos sinais de oxidação! Principalmente no shield que protege a placa e nos metais dos conectores.
Remova os parafusos do cooler - são três - e depois remova os do shield. Anote o tamanho de cada um deles. Tente remover o conector do cooler, mas não force para não correr risco de quebrar. Infelizmente o meu estava emperrado.
Remova também os quatro cabos flat, esses são frágeis e rompem com facilidade, então tenha muito cuidado. Um cabo é o do botão power (já reserve para não perder), o branco grosso é do motor central, o branco fino do motor lateral e o laranja do leitor óptico (nesse, há uma trava preta que precisa ser levantada antes). Após isso, já remova o carrinho do leitor e reserve.
Remova também o shield e reserve. Esse shield parece que é de latão, metal vagabundo, se o seu tiver nesse mesmo estado, recomendo que compre outro. No meu caso, eu preferi restaurá-lo, comentarei mais adiante.
4º) Remova a pilha com cuidado e depois tire a placa da carcaça e reserve. Como vocês podem ver, não há chip algum atrás da placa. Se o seu console for "destravado", então haverá um chip junto com alguns fios e fita adesiva. Esses chips costumam dar problemas e eventualmente queimam, se o seu tiver com problema para dar imagem, considere desativar.
5º) Agora é a hora da limpeza. Mergulhe a carcaça de baixo em um balde com água e sabão neutro. Antes de fazer o mesmo com a parte de cima, remova todos os metais que prendem a tampa, o freio do disco, os botões e as portas do memory card.
Pode esfregar tudo com uma escova de dentes usada. Não deixe secando por muito tempo pois pode manchar, utilize um lenço para remover o excesso de água e depois com auxílio de um secador espere secar o resto.
A mola da tampa estava oxidada, então já mergulhei no vinagre para restaurá-la.
6º) Hora agora de limpar a placa. Com auxílio de um pincel macio, inicie a limpeza a seco.
Se estiver fazendo uma manutenção de rotina, somente a limpeza a seco basta. Agora se o console tiver há muitos anos sem limpar, como foi o meu caso, será necessário também escovar - com uma escova antiestática - a placa molhando com isopropanol.
Aproveite para verificar o estado do thermal pad. Se estiver macio, ainda dá para usar. Agora se tiver quebradiço, melhor substituir. Já ouvi falar que os últimos da série 90000 vieram com thermal pads de baixa qualidade.
7º) Vamos limpar o cooler agora. Remova a tampa de metal entortando os encaixes para fora. Depois, inicie a limpeza a seco.
Nesse modelo, é possível retirar o ventilador apenas puxando-o para fora. Aproveitei para colocar um pouco de graxa azul (engrenagens) no eixo. Já ouvi que alguns técnicos recomendam colocar óleo lubrificante, mas não tenho aqui.
Depois, é só remontar.
8º) Para finalizar com a placa, apliquei limpa contatos em todos os conectores. Reserve ela e o cooler.
9º) Agora vamos tratar o leitor e seus mecanismos. Inicie com uma boa limpeza a seco.
Note que nesse modelo, os cabos dos motores são soldados, então muito cuidado para não arrancá-los. A estrutura do meu estava em bom estado, não vi necessidade de desmontar ele todo.
Fiz a troca do cabo flat (laranja) por um novo, esse sem sombra de dúvidas é o item que mais falha no PS2 e a Sony já falou sobre isso. Nesse modelo há espaço suficiente para o cabo se acomodar, de modo que quando o adesivo dele solta, ele não sobe para arranhar os discos como acontece nos outros modelos.
Aproveite para passar - de leve - um cotonete umedecido com isopropanol na lente. Limpe também os contatos dos cabos.
Remova a graxa velha dos mecanismos. Aplique graxa nova.
Aproveite para calibrar o seu leitor caso ele esteja cansado. O meu estava em perfeito estado (lendo até CD), então não foi necessário fazer nada. Note que será preciso o uso de um multímetro para anotar os valores de cada trimpot, se girar demais um deles pode acabar queimando o leitor, é muito sensível. O valor varia de leitor para leitor, na internet as informações são desencontradas. Medi o meu e estava dando 1700 para DVD e 850 para CD.
10º) Com tudo limpo e seco, agora é só remontar.
Iniciando pela placa, depois o carrinho do leitor e os cabos flat. Note que na carcaça existe alguns pedaços de plástico que auxiliam a guiar os cabos e a prendê-los. O adesivo de baixo não é necessário para esse modelo.
Troquei a pilha porque aquela não estava conseguindo entregar nem 0.01v. Essa pilha é importante para salvar a data e algumas configs do sistema.
Também troquei o cabo do botão power, não estava com defeito, mas como eu tinha um novo em folha aqui, resolvi aproveitar a chance. Encaixe a placa do botão bem para não quebrar na hora de fechar a tampa. Não se esqueça de limpá-la antes, aplique limpa contatos.
11º) E agora vejam como ficou aquele shield. Deixei no vinagre e removi a ferrugem (sim, já tinha passado do processo de oxidação e virou ferrugem) com bombril. Depois, taquei duas camadas de tinta spray de resina. Tive o cuidado de cobrir o alumínio do dissipador e os buracos do aterramento da placa.
Conversei com alguns técnicos e nenhum deles me recomendou pintar, fiz pela curiosidade mesmo. Acho que vale mais a pena comprar um novo.
Também dei uma lixada no metal do conector dos controles que estava com ferrugem também e protegi com um pouco de bril lub.
12º) Por fim, é só colocar os parafusos respeitando os tamanhos. Apertar bem aquele perto do processador.
Remonte a tampa de cima e não se esqueça dos pequenos acessórios.
Coloque a tampa aberta e encaixe a parte da frente, depois a traseira, feche. Parafuse a traseira e coloque as tampas.
Se tiver na sua casa, umedeça um pano com lustra móveis de silicone e passe na carcaça para dar um brilho.
Fim de papo!
Agora é só ligar a máquina e curtir despreocupado!