O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Tópico do frio 2021

The Observer

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
4.329
Reações
9.246
Pontos
749
Untitled 1.jpg

Morro da Igreja (SC) coberto de neve

Mais uma vez estou criando este espaço para discutirmos e compartilharmos informações sobre o clima e suas variações que ocorrerão nos próximos meses.

Estamos no final de abril e as temperaturas já começaram a cair aqui no sul.

Tendências climáticas para os próximos meses no Brasil:

Região Sul

No mês de abril, as frentes frias (responsáveis pela qualidade das chuvas nesta época do ano) devem se tornar menos frequentes. Por isso, a chuva deve ficar abaixo da média histórica em praticamente toda a Região. Com menos precipitação, a tendência é de mais dias seguidos de tempo seco e mais calor que o normal para a época do ano. Apesar disso, as primeiras ondas de frio devem começar já no fim do mês.

Em maio, as configurações oceânicas continuam não favoráveis à passagem de frentes frias. Por isso, a chuva deve ser menos frequente, e deve acumular volumes abaixo da média histórica. As temperaturas caem, como é comum nesta época do ano, mas faz menos frio que o costume.

Já no mês de junho, algumas frentes frias mais intensas vão passar pela Região Sul, e provocar mais chuva do que o normal no leste da Região. Além disso, as massas de ar frio também deverão ser mais fortes e deixarão as temperaturas baixas, especialmente no Rio Grande do Sul.

Região Sudeste

Em abril, os volumes médios de chuva serão baixos no Sudeste em comparação com os meses de verão. Ainda são esperados alguns episódios de chuva, que acumulam volumes ligeiramente acima da média no centro-norte de Minas Gerais, no Espírito Santo e no norte fluminense. Nas demais áreas da Região, as chuvas serão menos frequentes e devem ficar abaixo da média histórica, enquanto as temperaturas devem ficar altas para o período.

No mês de junho, poucos episódios de chuva são esperados para o Sudeste. De forma geral, os volumes acumulados devem ficar próximos à média ou até abaixo do normal para o período, especialmente no interior de São Paulo. As temperaturas ficarão altas, com alguns dias bem quentes ao longo do mês.

Em junho, as frentes frias continuam passando afastadas da costa, sem provocar chuva significativas no Sudeste do país. Os acumulados devem ficar ligeiramente abaixo da média, especialmente no interior paulista. Faz bastante calor na Região para a época do ano.

Região Centro-Oeste

A primeira quinzena do mês abril irá começar com chuvas bem distribuídas entre Mato Grosso, Goiás e Distrito Federal, com volumes entre a média e ligeiramente acima da média para o período. Já em Mato Grosso do Sul, a chuva deve ser menos frequente, com volumes abaixo da média histórica.

Em maio, as chuvas serão escassas em Mato Grosso do Sul, que deve ter acumulados abaixo da média, além de calor intenso. Nas demais áreas da Região, tanto a temperatura quanto a chuva devem ficar próximos à média histórica.

Em junho, os fluxos de umidade do interior do país vão provocar vários temporais no oeste de Mato Grosso e de Mato Grosso do Sul, com expectativa de volumes acima da média histórica. Nas demais áreas da Região, poucos episódios de chuva devem ocorrer, como é comum para esta época do ano.

Região Nordeste

No mês de abril, a Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) estará mais afastada da costa norte do Nordeste. Com isso, a previsão é de pouca chuva em grande parte da Região.

Já em maio, os Distúrbios Ondulatórios de Leste (DOL), responsáveis por grande parte da chuva no litoral norte e leste do Nordeste, estarão menos ativos do que o esperado para a época do ano. Sendo assim, os acumulados devem continuar abaixo da média histórica, enquanto as temperaturas continuam elevadas.

Em junho, as ondas de leste continuam enfraquecidas. Por isso, a chuva continua escassa em grande parte do litoral da Região, com volumes abaixo da média histórica.

Região Norte

No mês de abril, o posicionamento da ZCIT irá favorecer a formação de mais chuva entre o norte do Amazonas e Pará, em Rondônia e no Amapá. Nas demais áreas da Região, as chuvas devem ser mal distribuídas, com volumes abaixo da média histórica.

Maio continuará chuvoso no norte do Amazonas, em Roraima, no noroeste do Pará e no Amapá, com acumulados expressivos de chuva ao longo do mês. Os outros estados da Região terão chuvas próximas à média histórica.

Em junho, toda faixa norte da Região continuará com volumes de chuva acima da média histórica e temperaturas mais amenas. As demais áreas têm previsão de chuva próxima à média.

Confira abaixo os mapas com a expectativa de chuva em todo o Brasil nos próximos meses, em milímetros.

Fonte: Climatempo
 
Ultima Edição:

The Observer

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
4.329
Reações
9.246
Pontos
749
8B34D92B-2C86-4000-9972-AAA3371B62C0.png

Geada hoje cedo em São Joaquim com o frio intenso no Planalto Sul de Santa Catarina | Mycchel Legnaghi

Santa Catarina teve nesta terça-feira (27) suas primeiras marcas negativas do ano, assim comoocorreu no Rio Grande do Sul. Diversos municípios do Planalto Sul Catarinense e de outras regiões do Estado amanheceram com temperatura abaixo de zero e formação de geada em um começo de manhã congelante e típico de inverno.

A temperatura caiu abaixo de zero, por exemplo, em São Joaquim, Painel, Urupema, Vargem Bonita, Bom Jardim da Serra, Água Doce, Urubici, Lebon Régis e Fraiburgo. Em Urupema, a temperatura mínima desta terça-feira registrada pela Epagri foi de 2,2ºC abaixo de zero.

Com o frio intenso do começo da manhã em Santa Catarina, paisagens típicas de inverno com campos cobertos de geada apareceram no Planalto Sul. A geada chegou a ser moderada a forte em alguns pontos, especialmente em áreas de baixadas em que o ar frio e mais denso se concentra durante a noite com temperatura menor. Foi o caso da área de São Joaquim, onde ao amanhecer era possível até raspar com as mãos o gelo sobre os automóveis no começo da manhã.

E67350BB-2E88-40B6-8CF4-2152287D3040.png


Houve a formação de nevoeiro no final da madrugada, denso em alguns locais e com forte restrição de visibilidade horizontal, o que fez com que em algumas áreas o ar saturado de umidade provocasse o derretimento da geada antes de o sol nascer e o dia amanhecer.

O frio não para por ai em Santa Catarina. As mínimas abaixo de zero em Santa Catarina não vão se resumir ao dia de hoje. A previsão da MetSul é que novas marcas negativas sejam observadas na sequência das próximas madrugadas, sobretudo no Planalto Sul.

O ar muito seco em altitude com tempo aberto favorecerá intenso resfriamento noturno principalmente em baixadas, mesmo com o enfraquecimento da massa de ar frio que ingressou no começo da semana.

Fonte: https://metsul.com/geada-e-frio-abaixo-de-zero-em-santa-catarina/
 

freezbtliz21

Veterano
Mensagens
397
Reações
1.031
Pontos
133
Frio é uma m****, quem quiser frio só ir pra Europa, Canadá ou pros polos do planeta, aqui é país tropical porra kkk. Já comprei uma nova segunda pele da Curtlo pra aguentar o tranco pois sou magrelo e ultrafriorento.
 


mig29gsxr

Mil pontos, LOL!
Mensagens
20.892
Reações
27.922
Pontos
1.444
Pena que não faz mais tanto frio há alguns anos aqui em SP, sinto falta. O frio pode incomodar, mas dá uma certa nostalgia no ambiente. E as festas juninas quando era moleque, era bom demais...
 

Demétrio

Mil pontos, LOL!
Mensagens
4.878
Reações
6.829
Pontos
1.009
Pena que não faz mais tanto frio há alguns anos aqui em SP, sinto falta. O frio pode incomodar, mas dá uma certa nostalgia no ambiente. E as festas juninas quando era moleque, era bom demais...
Ano passado alguns dias teve um frio que até eu que gosto, fiquei incomodado. Acho que foi um final de semana wue algumas cidades de sp tiveram até chuva congelada.

Enviado de meu Redmi Note 5 usando o Tapatalk
 

mig29gsxr

Mil pontos, LOL!
Mensagens
20.892
Reações
27.922
Pontos
1.444
Ano passado alguns dias teve um frio que até eu que gosto, fiquei incomodado. Acho que foi um final de semana wue algumas cidades de sp tiveram até chuva congelada.

Enviado de meu Redmi Note 5 usando o Tapatalk
Então, a capital tem estado bem quente, antigamente fazia mais frio. E quando chove, aí complica, gosto de chuva tb, deixa o ambiente mais legal, mas chuva e frio ao mesmo tempo já é um pouco mais pesado kkk.
 

EgonRunner

Mil pontos, LOL!
Mensagens
16.253
Reações
35.482
Pontos
1.053
é um paradoxo.

o inverno está mais curto e menos rigoroso que no passado.

mas por causa da velhice, eu sinto mais frio hoje que quando jovem kkkk
 

WangTang

Mil pontos, LOL!
Mensagens
5.100
Reações
7.406
Pontos
1.309
Frio lindo.

Acho muito engraçado ver amantes do calor, shorts e bermuda com ar-condicionado instalado ou mesmo um ventilador.

Antes que falem alguma coisa, eu tomo banho gelado em todas as estações do ano.
 

Senhor Catástrofe

Bam-bam-bam
Mensagens
7.531
Reações
18.434
Pontos
403
esses dias fez 12° de madrugada, tava um vento gelado, sensação térmica lá fora devia tá uns 10° ou 9°

adoro o frio

mas tanto nesse inverno quanto no anterior a minha preocupação é uma maior disseminação do do chinavírus
 

Rafa - Él

Lenda da internet
Mensagens
20.505
Reações
66.378
Pontos
1.554
Frio é uma m****, quem quiser frio só ir pra Europa, Canadá ou pros polos do planeta, aqui é país tropical porra kkk. Já comprei uma nova segunda pele da Curtlo pra aguentar o tranco pois sou magrelo e ultrafriorento.
Frio é uma merd@. Estação do ano mais fodida que tem.

Espero ter ajudado
Amantes do frio deviam ser banidos ou bombardeados

Morrão!:klingua2:klingua2:klingua2:kflame:kflame:kflame


Calor só é bom quando se tá na beira da praia, piscina etc tomando uma gelada. Pro dia a dia, pra trabalhar e até pra ficar em casa (pra quem é pobre e não tem arco de sonado, como eu...) é uma b*sta radioativa fedida...

Sem contar que o tipo de frio que faz no bresil sempre dá pra aliviar facilmente com bons agasalhos e ou cobertores. Já o calorão, a não ser que vc esteja num ambiente fechado e climatizado, tu pode ficar pelado que ainda vai ta suando e sofrendo com essa bostaa de clima quente do c***lho de asa dos inferno do satanás de chifre que o carregue:kflame:kflame:kflame
 

Pouca ideia

Bam-bam-bam
Mensagens
1.522
Reações
5.242
Pontos
453
Calor só é bom quando se tá na beira da praia, piscina etc tomando uma gelada. Pro dia a dia, pra trabalhar e até pra ficar em casa (pra quem é pobre e não tem arco de sonado, como eu...) é uma b*sta radioativa fedida...

Sem contar que o tipo de frio que faz no bresil sempre dá pra aliviar facilmente com bons agasalhos e ou cobertores. Já o calorão, a não ser que vc esteja num ambiente fechado e climatizado, tu pode ficar pelado que ainda vai ta suando e sofrendo com essa bostaa de clima quente do c***lho de asa dos inferno do
Se for pra usar essa lógica, o frio também só é bom para ficar em casa assistindo filme, dormindo e comendo. Fora isso o frio é uma merd@. É ruim para acordar cedo, tomar banho, esperar o ônibus, voltar pra casa de noite... Pra quem trabalha em escritório fechado e usa carro para sair de casa o frio é bom, mas para a maioria das pessoas que vivem na realidade brasileira, o frio é uma bostta.

Frio, além de ser desagradável, é o clima que mais faz a população pobre sofrer. Frio é coisa de burguês safado kkk

Nada melhor que chegar em casa naquele calorzinho, tomar uma ducha e ficar de boa com roupas leves.
 

Akita

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
6.893
Reações
11.981
Pontos
753
Época boa pra treinar com as academias vazias.
 

Mustafa90

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
6.437
Reações
18.726
Pontos
503
O inverno foi bem rigoroso no hemisfério norte, se seguir o mesmo padrão dos últimos anos, esse inverno promete.
 

Pouca ideia

Bam-bam-bam
Mensagens
1.522
Reações
5.242
Pontos
453
Pior que o calor não é, principalmente no nordeste em que um 1 mês é de frio e os restantes 11 meses...

vou-tomar-um-banho-pra-ver-se-refresca-CAvak.jpg
Ah, então vai de pessoa pra pessoa. Eu odeio frio e amo o calor. O frio é um clima tão fdp que faz o pau encolher... Quer indício maior que o frio é uma merd@? kkk
 

Rafa - Él

Lenda da internet
Mensagens
20.505
Reações
66.378
Pontos
1.554
Se for pra usar essa lógica, o frio também só é bom para ficar em casa assistindo filme, dormindo e comendo. Fora isso o frio é uma merd@. É ruim para acordar cedo, tomar banho, esperar o ônibus, voltar pra casa de noite... Pra quem trabalha em escritório fechado e usa carro para sair de casa o frio é bom, mas para a maioria das pessoas que vivem na realidade brasileira, o frio é uma bostta.

Frio, além de ser desagradável, é o clima que mais faz a população pobre sofrer.
Frio é coisa de burguês safado kkk

Nada melhor que chegar em casa naquele calorzinho, tomar uma ducha e ficar de boa com roupas leves.

Se vc morasse num barraco sem ventilação no meio da favela vc repensaria esse monte de bobagem que escreveu...
E outra, já que tu quer mesmo comparar a realidade de um trabalhador que rala a céu aberto, qual vc acha que prejudica mais o corpo, um peão de obra trabalhando sob uma temperatura de uns, digamos, 10°C ou o mesmo peão sofrendo debaixo de um sol de 40°C suando que nem um chimpanzé e perdendo 3 litros de fluídos corporais a cada hora?

E o ''frio'' que nos referimos aqui é o frio médio brasileiro, não frio extremo. Frio extremo é zuado mesmo...
 

Pouca ideia

Bam-bam-bam
Mensagens
1.522
Reações
5.242
Pontos
453
Se vc morasse num barraco sem ventilação no meio da favela vc repensaria esse monte de bobagem que escreveu...
E outra, já que tu quer mesmo comparar a realidade de um trabalhador que rala a céu aberto, qual vc acha que prejudica mais o corpo, um peão de obra trabalhando sob uma temperatura de uns, digamos, 10°C ou o mesmo peão sofrendo debaixo de um sol de 40°C suando que nem um chimpanzé e perdendo 3 litros de fluídos corporais a cada hora?

E o ''frio'' que nos referimos aqui é o frio médio brasileiro, não frio extremo. Frio extremo é zuado mesmo...
Claro, é numa delicia passar a madrugada gelada num barraco kkkkkk
Vai lá perguntar pra quem mora na favela e nem tem condições de comprar um chuveiro decente se eles gostam de frio...
 

Vim do Futuro

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
15.870
Reações
64.018
Pontos
553
Pior que o calor não é, principalmente no nordeste em que um 1 mês é de frio e os restantes 11 meses...

vou-tomar-um-banho-pra-ver-se-refresca-CAvak.jpg
Pior que em alguns dias de calor a água do chuveiro parece que tá ligado no nível 1. E isso que eu moro no RS.

BTW: madrugada passada deu 7º aqui. Mas na serra deve ter chegado perto de zero.
 

WangTang

Mil pontos, LOL!
Mensagens
5.100
Reações
7.406
Pontos
1.309
A galerinha do "amo calor" tem ar-condicionado ou ventilador em casa?

Respondam essa singela pergunta.
 
Topo Fundo