Sim, renderiza em 1080p e faz o upscale pra 4k.
Não acho que "custoso" é a palavra certa, a
GPU podendo entregar mais fps faz a
CPU também entregar mais, porque o limite acaba sendo o que menos entrega, se
CPU entrega 100 mas
GPU entrega 10 você só vai conseguir 10fps, se reduzir a resolução e a
GPU conseguir entregar 20 então a
CPU também vai entregar 20 mas isso não significa que está sendo "custoso" porque a
CPU pode ainda está sendo subutilizada enquanto a
GPU tá trabalhando em 3 empregos, então nesse cenário ainda é mais custoso para a
GPU que a
CPU, porque mesmo reduzindo a resolução a
GPU pode estar a 100% enquanto
CPU esta em 60%.
Sim,o upscale funciona dessa forma, ele transforma a resolução renderizada nativamente em uma resolução maior.
Não necessariamente como falei acima, tudo depende da sua configuração mas depende do jogo também, quando a gente fala que um jogo é "
CPU bound" é porque ele exige muito mais
CPU que
GPU para entregar a performance e você mudando a resolução não altera o cenário, porque quem está segurando nesse caso é a
CPU, daí a resolução não vai alterar quantos fps o jogo vai rodar, salvo exceção se você ativar/desativar efeitos e features que usam
CPU também, como RT.