O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

• Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.

Tópico oficial Tópico oficial das placas Nvidia séries RTX! Todas as informações aqui!

crei

Ei mãe, 500 pontos!
Reações
2.821
Pontos
944
Rapaz, eu já vislumbro uma mudança drástica no mercado de VGAs. Acho que praticamente será um mercado de nicho e fadado à extinção. Com avanço de técnicas de upscalers e geração de frames e de APUs cada vez mais potentes, esses chips darão conta de performar cada vez melhor. O mercado de PCs portateis vai expandir demais. E essa realidade tá bem próxima. O colateral bom tb é a sobrevida para VGAs mais antigas. Acho ótimo.
Se os jogos não estivessem cada vez mais cagados em otimização, justamente pelas muletas, eu concordaria!

ciclando

Habitué da casa
Reações
189
Pontos
58
Rapaz, eu já vislumbro uma mudança drástica no mercado de VGAs. Acho que praticamente será um mercado de nicho e fadado à extinção. Com avanço de técnicas de upscalers e geração de frames e de APUs cada vez mais potentes, esses chips darão conta de performar cada vez melhor. O mercado de PCs portateis vai expandir demais. E essa realidade tá bem próxima. O colateral bom tb é a sobrevida para VGAs mais antigas. Acho ótimo.
Sempre precisaremos de mais GPU. Não tem jeito. Não estamos nem perto do fotorrealismo e léguas de distância do realismo total. GPUs mais potentes irão sempre existir, a questão toda é até quando estarão em consoles e PCs de casa.

Se a IA nos der mais desempenho, esse ganho será rapidamente consumido por jogos cada vez mais realistas. A inteligência artificial está apenas acelerando essa evolução, e quando se trata de realismo, o céu é o limite.

Ultima Edição:

Regmaester

Bam-bam-bam
Reações
3.550
Pontos
353
Tô com a 3060TI

Vale pegar a 4070 super ou é melhor eu esperar sair a 5070?
Pelo que estão dizendo, vai ser bem pequena a diferença de performance entre as 2.

Entao tudo depende do monitor ou tv que vai usar. Pois Frame Gen já tem nas 4000, 3x ou 4x só faz sentido se você tem uma tela acima de 120hz, 240hz ou mais.

A depender, eu levaria a mais barata.

Ultima Edição:

MobiusRJ

Mil pontos, LOL!
Reações
33.731
Pontos
1.084
Pelo que estão dizendo, vai ser bem pequena a diferença de performance entre as 2.

Entao tudo depende do monitor ou tv que vai usar. Pois Frame Gen já tem nas 4000, 2x ou 3x só faz sentido se você tem uma tela acima de 120hz, 240hz ou mais.

A depender, eu levaria a mais barata.
No meu caso é uma tv 4k simples, sem esses recursos.

Só quero mais performance nos meus simuladores de voo msm.

Se bem que, atualmente tá bem difícil achar a 4070 super

T1mp4s

Mil pontos, LOL!
Reações
36.925
Pontos
1.354
No meu caso é uma tv 4k simples, sem esses recursos.

Só quero mais performance nos meus simuladores de voo msm.

Se bem que, atualmente tá bem difícil achar a 4070 super
É melhor esperar a 5070, mas vc pode ficar de olho nesta aqui tb:

A promoção dela fica variando e não é sempre que fica 4599, as vezes ela cai para 4299 ou 3999.
Tem que entrar todo dia para ver.

MobiusRJ

Mil pontos, LOL!
Reações
33.731
Pontos
1.084

T1mp4s

Mil pontos, LOL!
Reações
36.925
Pontos
1.354
Pra não dizerem que só reclamo da amd, eu estou presenciando problemas no ultimo driver da nvidia.
- A seta do mouse fica piscando ou desparecendo quando encosto na aba do navegador.
- Algumas streams da twitch estão caindo e dando erro 2000
- Senti lentidão ao navegar no pc depois de horas ligado

Por enquanto é isso, o driver anterior estava bem melhor.
Como sempre alguém vai dizer que esta de boas e etc.
Mas já desinstalei do jeito correto, modo de segurança, NVcleanstall e não adiantou.
Então estou achando uma droga esse driver 572.16

eberhardt66

Bam-bam-bam
Reações
229
Pontos
468
Pra não dizerem que só reclamo da amd, eu estou presenciando problemas no ultimo driver da nvidia.
- A seta do mouse fica piscando ou desparecendo quando encosto na aba do navegador.

Mas já desinstalei do jeito correto, modo de segurança, NVcleanstall e não adiantou.
Esse problema do mouse sumir me deixa super irritado, não sei pq.

MobiusRJ

Mil pontos, LOL!
Reações
33.731
Pontos
1.084

Ueh, volta para o anterior.

Esse drive está uma porcaria e inclusive dando problemas no Flight Simulator. Acabei mantendo o antigo

T1mp4s

Mil pontos, LOL!
Reações
36.925
Pontos
1.354
Só pq falei, a nvidia lançou um novo driver, o 572.42.
Nesse eles mencionam o final fantasy 7 rebirth.

Mitch_Conner

Ei mãe, 500 pontos!
Reações
1.719
Pontos
574
Isso não faz sentido, é o mesmo papo do "agora os jogos vão ser X fps". Não, porque com mais poder vem a possibilidade de fazer um jogo mais bonito, portanto mais pesado e que não vai segurar essa taxa de frames.

Tecnicas de upscale só escalar um frame processado, mais poder sempre é bem vindo para gerar o frame original e sempre vai ter uso para melhorar o gráfico gerado.

Fora que já começaram a pipocar TVs 8k, que precisam de praticamente 4x mais processamento para gerar o mesmo resultado... Não existe limite pra isso.

Mafuusu

Mil pontos, LOL!
Reações
3.968
Pontos
1.239
Manjadores, tenho uma dúvida relacionada a upscalling DLSS.

Sabendo que 1080P é uma resolução que puxa muito mais do processado, a resolução 4K puxa muito mais da GPU e 1440p sendo o intermédio entre esses dois universos, quando temos um jogo rodando nativo em 4K, na grande maioria das vezes esse game será GPU BOUND, não tendo tanta relevancia o processador.

Agora se eu ligar o modo DLSS Performance nesse mesmo jogo, a resolução interna renderizada será 1080P correto? Nesse caso o processador é como se estivesse rodando o jogo nativo em 1080P ao invés de 4K, nesse cenário então podemos assumir que o processador importa mais que a GPU pelo fato que eu não estou rodando em 4K nativo mas sim em 1080P com upscalling?

Pergunto isso, pois vejo diversos gráficos pela internet de testes de processador sendo feitos em 1080P e as diferenças são absurdas, mas conforme sobe a resolução vai diminuindo o GAP entre eles. E eu jogo em 4K, mas na maioria das vezes uso o DLSS em Qualidade (1440P) ou Performance (1080P) e quero saber se posso considerar os gráficos apresentados quando eu uso upscalling,

Regmaester

Bam-bam-bam
Reações
3.550
Pontos
353
Manjadores, tenho uma dúvida relacionada a upscalling DLSS.

Sabendo que 1080P é uma resolução que puxa muito mais do processado, a resolução 4K puxa muito mais da GPU e 1440p sendo o intermédio entre esses dois universos, quando temos um jogo rodando nativo em 4K, na grande maioria das vezes esse game será GPU BOUND, não tendo tanta relevancia o processador.

Agora se eu ligar o modo DLSS Performance nesse mesmo jogo, a resolução interna renderizada será 1080P correto? Nesse caso o processador é como se estivesse rodando o jogo nativo em 1080P ao invés de 4K, nesse cenário então podemos assumir que o processador importa mais que a GPU pelo fato que eu não estou rodando em 4K nativo mas sim em 1080P com upscalling?

Pergunto isso, pois vejo diversos gráficos pela internet de testes de processador sendo feitos em 1080P e as diferenças são absurdas, mas conforme sobe a resolução vai diminuindo o GAP entre eles. E eu jogo em 4K, mas na maioria das vezes uso o DLSS em Qualidade (1440P) ou Performance (1080P) e quero saber se posso considerar os gráficos apresentados quando eu uso upscalling,
Não é exatamente isso não.

Os testes de cpu são feitos em baixa resolução pq os settings gráficos não interferem no processamento, a não ser que adicione RT.

Uma CPU que alcança 150fps em 1080, também, em teoria, conseguiria 150fps em 4k. A diferença aí é que a GPU não conseguiria entregar 150 fps em 4k. Por isso aí seria GPU bound.

Por exemplo. Vamos falar em milissegundos.

Em 1080p, uma cpu entrega os quadros em 4ms, e a GPU em 3ms. Então o processador está limitando a GPU, que tem que esperar pelo próximo quadro, e fica ocioso nesse tempo.
Em 4k, a cpu entrega os quadros nos mesmos 4ms, mas a GPU leva 16ms pra entregar. Logo, a GPU é quem limita. Então a cpu fica ociosa por 12ms até a GPU conseguir receber o próximo quadro e pedir outro. Por isso o uso de cpu cai quando se aumenta a resolução e vice versa.

Mas não adianta 4k com um cpu antigo que não consegue 60 de forma alguma, aí ele vai limitar em 1080p, 4k, qualquer resolução.

T1mp4s

Mil pontos, LOL!
Reações
36.925
Pontos
1.354
Só pq falei, a nvidia lançou um novo driver, o 572.42.
Nesse eles mencionam o final fantasy 7 rebirth.

Estou usando o driver novo desde este horário e até agora não deu nenhum dos problemas que relatei antes.
Vou ver até amanhã quando completar mais de 24 horas sem desligar o pc.

Versao

Lenda da internet
VIP
Reações
34.802
Pontos
1.554
Caras, já tiveram uma experiencia assim antes?
Tava jogando o FF7 Rebirth, e no monitor 4k a 60fps cravados, nada de travamentos por muito tempo. Andei pra todos os lados, e nada. Linha do frametime lisinha. Lembrando que meu monitor é 1440p, mas ta simulando 4k.

Ai na tv 4k que uso Qled, ocorre os stuttering aleatoriamente, mas bem pouco, mas acontece.
Vram sobre controle. No máximo usando bate 12gb com tudo no ultra com dlss em qualidade. Tenho uma 4080. A ram em 12gb também. Tenho 32Gb
SSD nvme 7000Mb/S

Ou seja, jogando no monitor o jogo roda liso por horas, e na tv os stutterings são bem aleatórios. Vejo q não é queda de fps, e sim uma travadinha mesmo.
É a primeira vez q noto isso em algum jogo. Outros estão normais.
Se no monitor roda liso em 4k simulados, então na tv deveria rodar da mesma forma, pode parecer sem noção o que vou dizer, mas poderia tentar um outro cabo hdmi, criar uma resolução personalizada, alt+enter / alt+tab (sair e voltar do fullscreen), colocar modo janela sem borda, deixar alguns fps abaixo da frequência da tv, tipo se a sua tv for 120hz, colocar um limitador tipo 115fps (app da nvida ou riva tuner), desabilitar o vsync do jogo e ativar direto no painel da Nvidia e no último caso desligar o gsync e deixar só 60hz.

Tenho sucesso aqui em alguns jogos viu. kkk

.

wtsds

Mil pontos, LOL!
Reações
22.814
Pontos
1.344
Se no monitor roda liso em 4k simulados, então na tv deveria rodar da mesma forma, pode parecer sem noção o que vou dizer, mas poderia tentar um outro cabo hdmi, criar uma resolução personalizada, alt+enter / alt+tab (sair e voltar do fullscreen), colocar modo janela sem borda, deixar alguns fps abaixo da frequência da tv, tipo se a sua tv for 120hz, colocar um limitador tipo 115fps (app da nvida ou riva tuner), desabilitar o vsync do jogo e ativar direto no painel da Nvidia e no último caso desligar o gsync e deixar só 60hz.

Tenho sucesso aqui em alguns jogos viu. kkk

.

Poxa, pior q meu cabo custou uns 200 reais na época. É um da ugreen super recomendado de fibra óptica de 5m pra ligar o pc na tv.
Se fosse o cabo não daria esse problema em todos os jogos? Pq só em um especificamente? A verdade q diminuiu muito os stutterings ligando o cache infinito no driver, e não sei se ajudou foi não abrir o msi afterburner ao jogar ele. Travei o fps em 60 no driver na nvidia. Não preciso jogar a 115fps um jogo como esse consumindo mais de 280w se posso jogar a 60fps consumindo 140w.

Tudo isso ai q vc sugeriu eu fiz aqui em relação ao vsync do jogo. Ta desativado e ativado no driver. O jogo não tem fullscreen então estão em bordless ou janela com tela cheia.

Mafuusu

Mil pontos, LOL!
Reações
3.968
Pontos
1.239
Não é exatamente isso não.

Os testes de cpu são feitos em baixa resolução pq os settings gráficos não interferem no processamento, a não ser que adicione RT.

Uma CPU que alcança 150fps em 1080, também, em teoria, conseguiria 150fps em 4k. A diferença aí é que a GPU não conseguiria entregar 150 fps em 4k. Por isso aí seria GPU bound.

Por exemplo. Vamos falar em milissegundos.

Em 1080p, uma cpu entrega os quadros em 4ms, e a GPU em 3ms. Então o processador está limitando a GPU, que tem que esperar pelo próximo quadro, e fica ocioso nesse tempo.
Em 4k, a cpu entrega os quadros nos mesmos 4ms, mas a GPU leva 16ms pra entregar. Logo, a GPU é quem limita. Então a cpu fica ociosa por 12ms até a GPU conseguir receber o próximo quadro e pedir outro. Por isso o uso de cpu cai quando se aumenta a resolução e vice versa.

Mas não adianta 4k com um cpu antigo que não consegue 60 de forma alguma, aí ele vai limitar em 1080p, 4k, qualquer resolução.
Excelente, isso eu entendi perfeitamente.

Pegando esse seu exemplo em 4K da CPU entregando os 4ms e a placa entregando 16ms seria em 4K nativo certo? Mas e falando de upscalling?

E no cenário em que está em 4K e eu ativei o DLSS performance, a resolução renderizada será 1080P correto? Nesse meu exemplo por estar rodando em 1080P será mais custoso para o processador do que a GPU certo? Pois a GPU vai estar apenas fazendo o upscalling pela tecnologia DLSS mas a resolução bruta renderizada será 1080P certo?

Ou seja, se eu jogo em 4K nativo é GPU BOUND, mas se eu ligo um DLSS PERFORMANCE, ULTRA PERFORMANCE que seja, a resolução será minima e ai se torna novamente CPU BOUND?

GantZ

Mil pontos, LOL!
Reações
3.933
Pontos
1.272

Pegando esse seu exemplo em 4K da CPU entregando os 4ms e a placa entregando 16ms seria em 4K nativo certo? Mas e falando de upscalling?

E no cenário em que está em 4K e eu ativei o DLSS performance, a resolução renderizada será 1080P correto? Nesse meu exemplo por estar rodando em 1080P será mais custoso para o processador do que a GPU certo? Pois a GPU vai estar apenas fazendo o upscalling pela tecnologia DLSS mas a resolução bruta renderizada será 1080P certo?

Ou seja, se eu jogo em 4K nativo é GPU BOUND, mas se eu ligo um DLSS PERFORMANCE, ULTRA PERFORMANCE que seja, a resolução será minima e ai se torna novamente CPU BOUND?
Entendi sua pergunta, questionamento interessante.
Acho que poderia testar alguns jogos fazendo um comparativo dos fps em dois cenários:
1) roda o jogo na resolução de 1080p sem DLSS.
2) roda o mesmo jogo em 4k com DLSS no modo performance (1080 com upscalig)
Basta comparar o fps em cada cenário e vc terá uma resposta. Se fizer o teste, compartilha aqui com a gente os resultados.

Azeon

Lenda da internet
Reações
55.820
Pontos
1.504

E no cenário em que está em 4K e eu ativei o DLSS performance, a resolução renderizada será 1080P correto?
Sim, renderiza em 1080p e faz o upscale pra 4k.
Nesse meu exemplo por estar rodando em 1080P será mais custoso para o processador do que a GPU certo?
Não acho que "custoso" é a palavra certa, a GPU podendo entregar mais fps faz a CPU também entregar mais, porque o limite acaba sendo o que menos entrega, se CPU entrega 100 mas GPU entrega 10 você só vai conseguir 10fps, se reduzir a resolução e a GPU conseguir entregar 20 então a CPU também vai entregar 20 mas isso não significa que está sendo "custoso" porque a CPU pode ainda está sendo subutilizada enquanto a GPU tá trabalhando em 3 empregos, então nesse cenário ainda é mais custoso para a GPU que a CPU, porque mesmo reduzindo a resolução a GPU pode estar a 100% enquanto CPU esta em 60%.

Pois a GPU vai estar apenas fazendo o upscalling pela tecnologia DLSS mas a resolução bruta renderizada será 1080P certo?
Sim,o upscale funciona dessa forma, ele transforma a resolução renderizada nativamente em uma resolução maior.

Não necessariamente como falei acima, tudo depende da sua configuração mas depende do jogo também, quando a gente fala que um jogo é "CPU bound" é porque ele exige muito mais CPU que GPU para entregar a performance e você mudando a resolução não altera o cenário, porque quem está segurando nesse caso é a CPU, daí a resolução não vai alterar quantos fps o jogo vai rodar, salvo exceção se você ativar/desativar efeitos e features que usam CPU também, como RT.

Mafuusu

Mil pontos, LOL!
Reações
3.968
Pontos
1.239
Entendi sua pergunta, questionamento interessante.
Acho que poderia testar alguns jogos fazendo um comparativo dos fps em dois cenários:
1) roda o jogo na resolução de 1080p sem DLSS.
2) roda o mesmo jogo em 4k com DLSS no modo performance (1080 com upscalig)
Basta comparar o fps em cada cenário e vc terá uma resposta. Se fizer o teste, compartilha aqui com a gente os resultados.
Exatooo, pegou a ideia, vou fazer um teste em breve e volto aqui, boa dica!

Sim, renderiza em 1080p e faz o upscale pra 4k.

Não acho que "custoso" é a palavra certa, a GPU podendo entregar mais fps faz a CPU também entregar mais, porque o limite acaba sendo o que menos entrega, se CPU entrega 100 mas GPU entrega 10 você só vai conseguir 10fps, se reduzir a resolução e a GPU conseguir entregar 20 então a CPU também vai entregar 20 mas isso não significa que está sendo "custoso" porque a CPU pode ainda está sendo subutilizada enquanto a GPU tá trabalhando em 3 empregos, então nesse cenário ainda é mais custoso para a GPU que a CPU, porque mesmo reduzindo a resolução a GPU pode estar a 100% enquanto CPU esta em 60%.

Sim,o upscale funciona dessa forma, ele transforma a resolução renderizada nativamente em uma resolução maior.

Não necessariamente como falei acima, tudo depende da sua configuração mas depende do jogo também, quando a gente fala que um jogo é "CPU bound" é porque ele exige muito mais CPU que GPU para entregar a performance e você mudando a resolução não altera o cenário, porque quem está segurando nesse caso é a CPU, daí a resolução não vai alterar quantos fps o jogo vai rodar, salvo exceção se você ativar/desativar efeitos e features que usam CPU também, como RT.
Entendi, é algo que depende muito de vários fatores, games é um deles, cada caso é um caso, mas eu entendi sim sua explicação, ficou bem mais claro agora.

Meu caso por exemplo, tenho uma 4070TI 12GB, jogo em 4k e tenho um 14700k. Nesse benchmark do MH Wilds que saiu recentemente ficou claro que o jogo é mais CPU BOUND, algumas areas do bench a GPU despenca de 99% para uns 70-80% e depois sobe, pequenos spikes, mas isso devido o processador arregar em algumas cenas.

Se eu trocar esse 14700K por um 9800X3D por exemplo, entendo que mesmo a GPU estando a 99% eu devo ganhar mais alguns fps pois o processador vai sustentar melhor a GPU principalmente nesse caso em que o jogo é mais CPU do que GPU.

Faz sentido meu pensamento?

Boost

Ei mãe, 500 pontos!
Reações
5.713
Pontos
964
Exatooo, pegou a ideia, vou fazer um teste em breve e volto aqui, boa dica!

Entendi, é algo que depende muito de vários fatores, games é um deles, cada caso é um caso, mas eu entendi sim sua explicação, ficou bem mais claro agora.

Meu caso por exemplo, tenho uma 4070TI 12GB, jogo em 4k e tenho um 14700k. Nesse benchmark do MH Wilds que saiu recentemente ficou claro que o jogo é mais CPU BOUND, algumas areas do bench a GPU despenca de 99% para uns 70-80% e depois sobe, pequenos spikes, mas isso devido o processador arregar em algumas cenas.

Se eu trocar esse 14700K por um 9800X3D por exemplo, entendo que mesmo a GPU estando a 99% eu devo ganhar mais alguns fps pois o processador vai sustentar melhor a GPU principalmente nesse caso em que o jogo é mais CPU do que GPU.

Faz sentido meu pensamento?

Sim, se você usa upscalling, a GPU passa a poder entregar mais e então a CPU começa a fazer mais diferença.

wtsds

Mil pontos, LOL!
Reações
22.814
Pontos
1.344
@Versao
Só não entendi essa parte de criar uma resolução personalizada. Se fala de criar por exemplo a mesma resolução só q com 119hz ou coisa assim?

Megalith

Mil pontos, LOL!
Reações
46.778
Pontos
1.314
Mas é de placas como as tuas que precisamos, pois assim podemos dar embasamento se vale a pena migrar de uma Geforce para outra. Teve um amigo aqui que postou com a mesma GPU minha mas CPU melhor, agora eu sei que trocando minha CPU já posso ganhar 20 FPS neste jogo.

Tô dropando Wukong porque usar DLSS na 3060 não dá não, é triste. Como jogo numa TV 4K (OLED C2) só vai de upscaling, em 1080p/1440p tenho desempenho mas o jogo fica borrado.

O jeito é aguardar uma futura compra de uma da série 5000 pra continuar com esses AAA atuais pesados em resolução nativa (setado pra medio ou alto). Unreal Engine 5 a 3060 dá conta não, imagine uma 2060. Fora outras engines como essa do Monster Hunter, que acredito ser a RE Engine, mas usado em mapa aberto.

Terminei o It Takes Two com a namorada usando a 3060 em 4K nativo, mas tive que usar o preset em médio, passava dos 60fps.

Se eu fosse bem de vida e tivesse uma 4090 ou 5090 jamais jogaria por DLSS.

Ultima Edição:

Mafuusu

Mil pontos, LOL!
Reações
3.968
Pontos
1.239

Sim, se você usa upscalling, a GPU passa a poder entregar mais e então a CPU começa a fazer mais diferença.

Perfeito, era isso que eu queria saber, então se usamos o upscalling a resolução diminui, faz com que a GPU entregue mais e o processador começa a fazer mais diferença tambem.

Topo Fundo