Tempo de resposta separa os painéis bons dos ruins.
Visualizar anexo 183828
Para um FreeSync de melhor qualidade, esses dois tópicos
Response time @ Max Refresh Rate e
Response time @ 60Hz precisam estar o mais próximos possíveis da cor verde (para facilitar o entendimento) pois assim menor a possibilidade de artefatos terá. Porque o "Max Refresh Rate" você vai usar para configurar os seus jogos com o FreeSync, enquanto que os 60Hz vai ser pra quando o software não puder atingir framerate nativo do monitor, ou seja, quando o FreeSync estiver ativo ajustando o monitor à velocidade do software em tempo real. Os dois estando no "verde" você terá uma qualidade de imagem boa em qualquer framerate que estiver marcando no jogo no momento.
Esqueça toda e qualquer opinião do tipo: "Pra que você vai comprar um monitor de 165Hz pra jogar jogo em 60fps ?".
Pois teoricamente de 20 a 165fps o FreeSync vai fazer o serviço dele, e acima disso vai prevalecer somente o refresh rate de 165Hz trabalhando, ou seja, vai ter dois modos de funcionamento em um mesmo monitor. Comprar monitor FreeSync abaixo de 120Hz é jogar dinheiro no lixo, é mais preferível ficar com um monitor padrão mesmo.
A maioria das pessoas devem se adaptar a 144Hz ou 165Hz (o preço dos dois é praticamente igual, então tanto faz), mas se você quiser o menor input lag possível que o dinheiro pode comprar, tem que investir em um monitor de 240Hz onde, mesmo com o FreeSync desligado, é difícil perceber o tearing devido ao Refresh Rate bruto, mas também sou da opinião de que você deve comprar aquilo que teu bolso permitir no momento.
Apesar de tudo, para não ter stutter o cenário precisa ser o ideal:
-VRAM não estar saturada
-HDD deve aguentando carregar o jogo
Obtive melhoras em todos os jogos, não só os competitivos. Um que costumo jogar aqui é o Rocket League, ficou mais "gostoso" de jogar, por falta de palavra mais adequada para expressar a melhora na fluidez. De tiro só testei o Team Fortress 2 (que ficou ridiculamente liso) e Call of Duty Warzone mas ainda faltou testar o CSGO e o BattleField.
Mas a diferença do pulo de 60 pra 144 é muito maior do que de 144 pra 240.
Pra mim o maior impacto foi nos Emuladores, onde esse sim eu sentia um input lag em todos e agora não tem mais.