O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Tópico oficial [Tópico Oficial] Wasteland 3

EgonRunner

Mil pontos, LOL!
Mensagens
16.254
Reações
35.488
Pontos
1.053
o controle do Xbox no PC está muito diferente do console, não é layout, não tem movimentação pelo analógico e alguns botões parecem que não foram mapeados, não consegui jogar com a mesma facilidade.

jã no teclado/mouse, senti falta de customizar os botões laterais do mouse (gosto de usar os botões laterais para girar a câmera).
o load time no ssd está aceitável.

vou começar a jogar bem devagarinho, RPG desse tamanho sempre tem correção e melhorias nas primeiras semanas.
 

Samba sincopado

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
8.111
Reações
7.208
Pontos
774
o controle do Xbox no PC está muito diferente do console, não é layout, não tem movimentação pelo analógico e alguns botões parecem que não foram mapeados, não consegui jogar com a mesma facilidade.

Peguei pra testar aqui e está normal no gamepass. Talvez seja algum problema com a versão do steam, embora teoricamente deveria ser igual.

Vou continuar jogando pelo teclado + mouse porque é muito esquisito pra mim jogar crpg no controle, mas percebí que eles desenvolveram a UI pensando nos controles. Rolar os tooltips após selecionar um item ou atributo é uma verdadeira b*sta, e não tem atalho pra selecionar todos os membros da party pelo teclado, tem que escolher um líder e ficar clicando em cada um com shift cada vez que for trocar. Inxile novamente cagando pros fãs de longa data do gênero.
 

Samba sincopado

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
8.111
Reações
7.208
Pontos
774
Parece que barra de espaço seleciona toda a party no teclado. No menu diz que está mapeado para terminar o turno, por isso não descobrí.

w3controls.jpg


Mas no geral a UI continua bem ruim, é uma b*sta ler as tooltips mais longas.
 

Meia Noite

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
8.145
Reações
7.327
Pontos
784
c***lho, que jogo gostoso de jogar. Essa mecânica parecida com x-com é do c***lho. Não por acaso comprei uma porrada de jogo nessa última sale nessa vibe, incluindo Mutant Zero Year. :rox
 

Samba sincopado

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
8.111
Reações
7.208
Pontos
774
Depois da última atualização que teve no gamepass comecei a ter o problema que todo mundo estava relatando que até então não havia me acometido, que era stutter em alguns locais ao apertar shift. Queria poder voltar pra versão anterior.

Sobre o jogo em sí, estou achando bem melhor que o segundo. Apesar da estória e dos personagens estarem mais exagerados/caricatos, estou achando bem mais interessante que o primeiro. Estou gostando do combate, tem uma variedade boa de inimigos(que são bem diferentes entre sí) e os cenários até agora todos tem mais de uma maneira de progredir. O level design no geral está bem decente.

Quanto aos sistemas de RPG, estão satisfatórios, tem bastante skillchecks espalhadas pelos mapas, e a maioria faz sentido dentro do contexto(ex. hackear o computador do Valory dentro da mansão do patriarca exige um nível alto de nerd stuff), apesar de nem sempre a recompensa ser equivalente ao nível de dificuldade. Nas minhas primeiras 7-10 horas(não costumo contar horas, então é uma estimativa bem duvidosa) comecei o jogo umas 5 vezes com personagens novos, só pra testar builds diferentes(em dois desses recomeços eu já havia completado a primeira missão principal de colorado springs no garden of gods). Isso é um bom sinal e normalmente prova da qualidade de um RPG.

Quanto às facções, até agora ainda não cheguei num ponto em que se possa notar algum benefício ou malefício claro em ajudar uma ou outra facção, mas o jogo te obriga a fazer escolhas com algum impacto numa frequência razoável(ex. na última escolhí ajudar as 100 famílias prendendo a Mamma Cotter e perdí bastante reputação com os refugiados). No entanto, uma coisa que notei é que há bastante reatividade nos diálogos, embora apenas "estética"(até agora). Por exemplo, quando você é um desconhecido, o pessoal em Broadmoor Heights dá uma cagada bonita pra você. Quando passa a ser adorado, todos começam a agradecer e tecer elogios, exceto alguém que você tenha prejudicado, o que mostra atenção aos detalhes nessa parte, já que a reatividade não se limita só às facções mas também se estende a personagens individuais, e surge até quando você não espera(como o Brygo me agradecendo por salvar o dono da loja de roupas no começo do jogo). No geral a reatividade nos diálogos está bem presente no jogo, mais do que normalmente se vê em cRPGs(especialmente os atuais) e de uma forma bem feita, o que é ótimo pois dá impacto às suas decisões e sentimento de recompensa pelos feitos, além de acrescentar à atmosfera ao conferir verossimilhança ao mundo do jogo.

Dito isso, o jogo sofre de alguns problemas técnicos. Além dos stutters(que não havia vivenciado até a ultima atualização), há problemas com loadings entre as áreas e ao carregar um save(até no meu 970 evo existe uma demora consideravel pra carregar) e continuo achando a UI ruim para navegação com mouse e teclado, há um delay chato para as tooltips aparecerem e nas descrições mais longas a rolagem é bem ruim. Essa última parte talvez seja corrigível, mas os loadings pode ser uma limitação da engine, já que é algo muito comum em jogos feitos utilizando Unity.
 
Ultima Edição:

Meia Noite

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
8.145
Reações
7.327
Pontos
784
Depois da última atualização que teve no gamepass comecei a ter o problema que todo mundo estava relatando que até então não havia me acometido, que era stutter em alguns locais ao apertar shift. Queria poder voltar pra versão anterior.

Sobre o jogo em sí, estou achando bem melhor que o segundo. Apesar da estória e dos personagens estarem mais exagerados/caricatos, estou achando bem mais interessante que o primeiro. Estou gostando do combate, tem uma variedade boa de inimigos(que são bem diferentes entre sí) e os cenários até agora todos tem mais de uma maneira de progredir. O level design no geral está bem decente.

Quanto aos sistemas de RPG, estão satisfatórios, tem bastante skillchecks espalhadas pelos mapas, e a maioria faz sentido dentro do contexto(ex. hackear o computador do patriarca dentro da sua mansão exige um nível alto de nerd stuff), apesar de nem sempre a recompensa ser equivalente ao nível de dificuldade. Nas minhas primeiras 7-10 horas(não costumo contar horas, então é uma estimativa bem duvidosa) comecei o jogo umas 5 vezes com personagens novos, só pra testar builds diferentes(em dois desses recomeços eu já havia completado a primeira missão principal de colorado springs no garden of gods). Isso é um bom sinal e normalmente prova da qualidade de um RPG.

Quanto às facções, até agora ainda não cheguei num ponto em que se possa notar algum benefício ou malefício claro em ajudar uma ou outra facção, mas o jogo te obriga a fazer escolhas com algum impacto numa frequência razoável(ex. na última escolhí ajudar as 100 famílias prendendo a Mamma Cotter e perdí bastante reputação com os refugiados). No entanto, uma coisa que notei é que há bastante reatividade nos diálogos, embora apenas "estética"(até agora). Por exemplo, quando você é um desconhecido, o pessoal em Broadmoor Heights dá uma cagada bonita pra você. Quando passa a ser adorado, todos começam a agradecer e tecer elogios, exceto alguém que você tenha prejudicado, o que mostra atenção aos detalhes nessa parte, já que a reatividade não se limita só às facções mas também se estende a personagens individuais, e surge até quando você não espera(como o Brygo me agradecendo por salvar o dono da loja de roupas no começo do jogo). No geral a reatividade nos diálogos está bem presente no jogo, mais do que normalmente se vê em cRPGs(especialmente os atuais) e de uma forma bem feita, o que é ótimo pois dá impacto às suas decisões e sentimento de recompensa pelos feitos, além de acrescentar à atmosfera ao conferir verossimilhança ao mundo do jogo.

Dito isso, o jogo sofre de alguns problemas técnicos. Além dos stutters(que não havia vivenciado até a ultima atualização), há problemas com loadings entre as áreas e ao carregar um save(até no meu 970 evo existe uma demora consideravel pra carregar) e continuo achando a UI ruim para navegação com mouse e teclado, há um delay chato para as tooltips aparecerem e nas descrições mais longas a rolagem é bem ruim. Essa última parte talvez seja corrigível, mas os loadings pode ser uma limitação da engine, já que é algo muito comum em jogos feitos utilizando Unity.
Pelo que andei lendo das reviews, a versão da Steam por algum motivo tá melhor no que diz respeito a ausência de bugs. Galera do GP tá sofrendo um pouco mais. No geral, joguei pouco do game, mas o pouco que joguei me prendeu e me satisfez bastante, principalmente em relação ao 2 que embora eu gostei pacas, me irritava com algumas coisinhas na mecânica que foram corrigidas aqui.
 


Samba sincopado

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
8.111
Reações
7.208
Pontos
774
Lí sobre os stutters justamente no fórum da steam. Não creio ser algo exclusivo da versão gamepass.
 

Samba sincopado

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
8.111
Reações
7.208
Pontos
774
O único bug que estou tendo é esse do stutter(que apareceu depois dessa ultima atualização) que tinha trocentos tópicos a respeito no steam antes mesmo de eu começar a ter. O restante não é bem bug, são problemas relacionados a funcionalidades e desempenho. O problema com os loadings é outro que já ví em tudo quanto é lugar.
 

Meia Noite

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
8.145
Reações
7.327
Pontos
784
O único bug que estou tendo é esse do stutter(que apareceu depois dessa ultima atualização). O restante não é bem bug, são problemas relacionados a funcionalidades e desempenho. O problema com os loadings é outro que já ví em tudo quanto é lugar.

Problema do loading não tive. Aqui carrega rapidinho, ainda bem. Mas esses probleminhas técnicos, sendo ou não bug, realmente tá mais presente na versão GP, dia desses o povo tava até debatendo sobre isso em algum fórum do porque diabos o mesmo jogo saiu mais jogável em uma versão do que em outra. De toda forma, desacredito que não resolvam com o passar dos patchs. Vai fazer uma semana ainda que lançou. Agora o lance da UI é algo que ou a pessoa se adapta ou ela dropa, eu particularmente não vi problema nenhum, pra mim tá delicinha de jogar, mas há quem não goste, mas como foi desenvolvido dessa vez tendo tanto o PC quanto o console como prioridade, SE resolverem, vão deixar pra mexer nisso numa possível Director's Cut futura e como opcional pra quem quiser mudar.
 

Samba sincopado

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
8.111
Reações
7.208
Pontos
774
Não estou tendo mais problemas com stutters, parece que corrigiram na versão gamepass(apesar de não ter visto atualizar... ridículo a microsoft ainda não ter introduzido patch notes no aplicativo deles).

Uma coisa que tenho reparado no jogo é que há bastante incentivo para você fazer um grupo "malvadão"(dependendo do ponto de vista). Ainda no começo tem uma quest na qual você tem a possibilidade de conseguir alguns equipamentos bem fodões(possivelmente "endgame") que tornariam o combate consideravelmente mais fácil caso você tome uma decisão moralmente questionável. Já encontrei mais umas duas quests desse tipo até agora.

Acho isso excelente. Tem muito RPG que praticamente te obriga a seguir uma rota full "lawful good" porque a recompensa por ser mau normalmente é bem pior ou não compensa diante das desvantagens, o que tira um pouco o sentido em se desenvolver um sistema de reputação e rotas distintas pra começar.

Detalhe que digo "bom" e "mau" de uma maneira superficialmente binária só pra ilustrar melhor o meu ponto. Até porque me parece que todo mundo é FDP nesse jogo(outro ponto positivo).
 

Meia Noite

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
8.145
Reações
7.327
Pontos
784
Não estou tendo mais problemas com stutters, parece que corrigiram na versão gamepass(apesar de não ter visto atualizar... ridículo a microsoft ainda não ter introduzido patch notes no aplicativo deles).

Uma coisa que tenho reparado no jogo é que há bastante incentivo para você fazer um grupo "malvadão"(dependendo do ponto de vista). Ainda no começo tem uma quest na qual você tem a possibilidade de conseguir alguns equipamentos bem fodões(possivelmente "endgame") que tornariam o combate consideravelmente mais fácil caso você tome uma decisão moralmente questionável. Já encontrei mais umas duas quests desse tipo até agora.

Acho isso excelente. Tem muito RPG que praticamente te obriga a seguir uma rota full "lawful good" porque a recompensa por ser mau normalmente é bem pior ou não compensa diante das desvantagens, o que tira um pouco o sentido em se desenvolver um sistema de reputação e rotas distintas pra começar.

Detalhe que digo "bom" e "mau" de uma maneira superficialmente binária só pra ilustrar melhor o meu ponto. Até porque me parece que todo mundo é FDP nesse jogo(outro ponto positivo).

Sim, é a premissa básica de todo game pós-apocalíptico pra poder dar certo. No fallout é usado com uma vibe mais humorística, no Wasteland é algo mais adulto e equilibrado e no TLOU 2 é algo extremamente pesado. Tô com um RPG estilo FO e Wasteland aqui que comprei na sale baratinho e parece ser legal, embora tenha tido pouco investimento. ATOM RPG.
 

Samba sincopado

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
8.111
Reações
7.208
Pontos
774
ATOM RPG é extremamente foda. Figura facilmente entre os melhores cRPGs que joguei nos últimos anos. Indies nessa geração estão em oto patamá.

Está sendo desenvolvida uma expansão standalone que provavelmente sairá esse ano ainda(Trudograd). Já dá pra comprar em early access se quiser ajudar o desenvolvedor.
 

Meia Noite

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
8.145
Reações
7.327
Pontos
784
ATOM RPG é extremamente foda. Figura facilmente entre os melhores cRPGs que joguei nos últimos anos. Indies nessa geração estão em oto patamá.

Está sendo desenvolvida uma expansão standalone que provavelmente sairá esse ano ainda. Já dá pra comprar em early access se quiser ajudar o desenvolvedor.

Eita, bom saber de alguém que jogou, tava na dúvida se valia à pena, comprei porque tava baratinho e usei a sale pra pegar todo tipo de cRPG e estratégias por turno, vou começá-lo logo que fechar o Wast 3, então. O estilo do roteiro pende mais pra um Fallout com aquela carga de humor negro ou é mais "pé-no-chão" (se é que isso existe nesse universo) como Wasteland?

Falando nisso, tô me segurando pra não iniciar o Fallout 1 com aquele mod maravilhoso. É praticamente outro jogo.
 

Samba sincopado

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
8.111
Reações
7.208
Pontos
774
É um jogo difícil de descrever. Uma definição mais simplificada seria Fallout soviético. O humor varia demais, tem momentos pé no chão, momentos filosóficos(rola bastante debate entre comunismo e capitalismo no jogo) e muito humor doidão/wacky(o próprio final do jogo é uma viagem só).

É um tipo de jogo que só jogando mesmo pra entender. Eu me surpreendi demais, estava esperando mais um clone russo genérico de fallout e fui presenteado com um put* jogo.
 

Meia Noite

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
8.145
Reações
7.327
Pontos
784
É um jogo difícil de descrever. Uma definição mais simplificada seria Fallout soviético. O humor varia demais, tem momentos pé no chão, momentos filosóficos(rola bastante debate entre comunismo e capitalismo no jogo) e muito humor doidão/wacky(o próprio final do jogo é uma viagem só).

É um tipo de jogo que só jogando mesmo pra entender. Eu me surpreendi demais, estava esperando mais um clone russo genérico de fallout e fui presenteado com um put* jogo.

cRPG's indies estão dando show nos últimos anos, pqp. Sonho de consumo seria um novo Fallout com gráficos dessa geração (dentro dos limites isométricos) na vibe dos dois primeiros. Nossa, era compra antecipada.
 

Samba sincopado

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
8.111
Reações
7.208
Pontos
774
Se for olhar bem, não são nem os indies em sí, mas os devs do leste europeu ou de origem eslava. Kingdom Come Deliverance, Pathfinder Kingmaker, Underrail, ATOM RPG, Disco Elysium, The Witcher 3... tudo país de origem eslava. Até o líder do estúdio de Age of Decadence que é meu RPG "moderno" favorito é um russo morando no Canadá(na época que se mudou era URSS ainda).

Pode ser meio conspiracionismo da minha parte, ou algum tipo de viés que eu possa ter, mas na minha opinião isso aí é fruto da cultura ocidental moderna que está cada dia indo mais em direção ao fundo do poço graças ao politicamente correto e a necessidade de empurrar agenda política em todos os meios de entretenimento(com pautas de esquerda, principalmente). Daí esses países raíz/based que tão cagando pra essas coisas acabam se sobressaindo. Esse tipo de cultura influencia todo tipo de jogo, mas nos RPGs acaba sendo em uma escala maior devido ao foco maior na narrativa e "player agency"(participação do jogador na narrativa).

O Japão(e agora outros países asiáticos) também tem produzido coisa boa, só que a pegada deles é mais Jrpg que salvas exceções não é muito a minha praia mais.
 

Aloeh

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
8.512
Reações
6.671
Pontos
799
Talvez aqui seja o melhor lugar pra perguntar isso. Peguei o wasteland 3 no PC game pass, mas tô jogando o Pathfinder primeiro.

Só que tenho o wasteland 2 a séculos, e nunca joguei, compensa jogar ele antes do 3? Ou é melhor ir pro 3 mesmo? Joguei a primeira batalha do 3 e gostei pra c***lho.

Sou um cara que não tem tempo pra nada, então procuro valorizar com o melhor jogo.
 

Meia Noite

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
8.145
Reações
7.327
Pontos
784
Talvez aqui seja o melhor lugar pra perguntar isso. Peguei o wasteland 3 no PC game pass, mas tô jogando o Pathfinder primeiro.

Só que tenho o wasteland 2 a séculos, e nunca joguei, compensa jogar ele antes do 3? Ou é melhor ir pro 3 mesmo? Joguei a primeira batalha do 3 e gostei pra c***lho.

Sou um cara que não tem tempo pra nada, então procuro valorizar com o melhor jogo.

O 2 é um excelente RPG bem nos moldes de Fallout 1 e 2, o que tu começou a jogar é o 2 com várias melhorias, basicamente o que já era muito bom ficou ainda melhor nesse terceiro capítulo, principalmente os gráficos. A história do 3 faz referência aos acontecimentos do 2, assim como o 2 faz ao 1, mas não vai ficar perdido se jogar o terceiro sem jogar o segundo, mesmo ele sendo uma continuação cronológica do 2. Se for pra escolher somente um pela falta de tempo, vá no 3 que já tem melhorias e tu já se amarrou, se tiver tempo para jogar um e depois o outro, comece pelo segundo.
 

EgonRunner

Mil pontos, LOL!
Mensagens
16.254
Reações
35.488
Pontos
1.053
Talvez aqui seja o melhor lugar pra perguntar isso. Peguei o wasteland 3 no PC game pass, mas tô jogando o Pathfinder primeiro.

Só que tenho o wasteland 2 a séculos, e nunca joguei, compensa jogar ele antes do 3? Ou é melhor ir pro 3 mesmo? Joguei a primeira batalha do 3 e gostei pra c***lho.

Sou um cara que não tem tempo pra nada, então procuro valorizar com o melhor jogo.

olha, pra mim fica díficil dizer.
porque se vc jogar um e depois for jogar o outro vai achar mais do mesmo.

joguei muito o W2 quando saiu (fácil umas 100horas), o W3 estou jogando devargarinho em paralelo com Disco Elysium.

mas o W3 pra mim está sendo boring .... não tem novidade em relação ao W2. Claro, a história é diferente, mas a mecânica é a mesma.
talvez melhore da onde estou pra frente, mas não acho que vai ter o mesmo sendo de deslumbramento que o W2 teve na época (que foi uma grande evolução em relação à Fallout 1 e 2, concorrentes direto mais que W1).

então se gostou do 3, siga em frente e jogue o 3. pq se for jogar o 2 e depois voltar pro 3, não vai ter a mesma sensação de novidade.
 

Preg

Prodígio da preguiça
VIP
Mensagens
3.667
Reações
9.500
Pontos
653
Sabendo que estão trabalhando com unity, esse update grande pode significar nada.
Eu não consigo jogar por causa do delay de UI, tomara q consertem.


Abçs.
 

Samba sincopado

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
8.111
Reações
7.208
Pontos
774
Testei aqui e não só não teve melhora nenhuma nos loadings, como o desempenho piorou.

Inxile sendo Inxile, e Unity sendo Unity.
 

EgonRunner

Mil pontos, LOL!
Mensagens
16.254
Reações
35.488
Pontos
1.053
patch liberado, agora parece que vai:

Do you hate long load times? We hate long load times. Our engineers changed how the game loads levels, reducing load times by up to 60% on PC and 25% on console.
 

EgonRunner

Mil pontos, LOL!
Mensagens
16.254
Reações
35.488
Pontos
1.053
tempo de load melhorou bem agora, caiu para 8-13 segundos.

que falta faz poder extrair os acessórios das armas.
acho muita sacanagem isso, o weapons mod 10 deveria deixar pelo menos escolher um item pra recuperar.
 

Samba sincopado

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
8.111
Reações
7.208
Pontos
774
Agora eu finalmente termino.

Muita transição de área nesse jogo. Com aqueles loadings chegou num ponto que ficou insuportável.
 

Samba sincopado

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
8.111
Reações
7.208
Pontos
774
Loadings continuam b*sta no gamepass. Não devem nem ter atualizado, pois não ví nenhuma atualização quando abrí aqui.

Assim fica difícil.



Só semana que vem. Já to tão acostumado com a incompetência dessa empresa que nem com raiva eu fico mais.
 

LuffyKurosaki

Mil pontos, LOL!
Mensagens
8.277
Reações
25.492
Pontos
1.004
Catei o jogo, e acho que terei que dar uma googlada, pois vou atrás de uma dupla customizada do que esses pre selecionados
 
Topo Fundo