O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Tales of Arise - jRPG para quem não é tão fã do gênero

Azeon

Lenda da internet
Mensagens
26.295
Reações
50.022
Pontos
1.504
Esse é o primeiro jogo da série Tales que eu finalizo, por muito tempo jRPG era só o que eu jogava no PS1 porém após aprender inglês de forma fluente os jogos passaram a ficar fáceis demais, ainda mais com o grind desenfreado os jRPGs meio que morreram para mim desde o PS2, mas elogiaram demais esse jogo e o fato dele não ser por turnos me animaram a jogar um jRPG novamente, então bora falar de Tales of Arise.

De forma geral, Arise é um jogo bem simples, sistema de batalha bem tranquilo de se jogar e apesar da história começar com o clichezão do protagonista estar sem memória isso faz parte do plot, o que já da para imaginar desde o início, um bom destaque fica para a dublagem em inglês, que não tem nenhuma daquelas vozes grossas e canastronas, cada personagem é muito bem dublado, vi alguns vídeos comparando inglês/japonês e vi que inglês não deixa a desejar, e para mim é melhor ainda pelo fato de que os gritos estridentes me afastaram dos animes.

Os grandes pontos positivos do jogo são :
+ Bom gerenciamento da IA e os estilos pré-definidos são praticamente o suficiente (joguei na dificuldade moderada), seu time não vai ficar se matando ou não fazendo nada inútil como FF7R, por exemplo.
+ Sistema de combate simples
+ Equipamentos gerenciados de forma simples
+ Carisma dos personagens
+ Fast Travel implementado de forma maravilhosa.

Como coloquei no título achei ToA um jogo muito bom para quem está meio cansado do esquema básico de jRPG de grind, o jogo até evita o grind cortando a XP inimiga de forma muito rápida, em uma batalha você ganha 2k XP para logo depois o mesmo inimigo dar 500 ou menos de XP, o sistema de equipamentos também é super simples, você tem apenas uma arma, uma armadura e um acessório.
O jogo também conta com poucos personagens controláveis, o que deixa o jogo mais divertido e aumenta a interação entre eles, cada personagem é único e tem seus motivos para lutar, o que acho legal é que não é o clássico "tu tá indo pra lá também? Opa, vou junto com você", quando alguém entra no grupo ele tem um motivo e ao longo do jogo as skits (cenas opcionais em forma de quadrinho) mostram a personalidade de cada um, o jogo também da destaque para TODOS os personagens o que torna a história e o roteiro mais atraente, não é um "catadão" de personagens que você vai coletando.
Um detalhe que me fez gostar ainda mais do jogo é que ele tem Fast Travel em quase todos os mapas, o que faz o back tracking ser bem tranquilo e ajuda demais nas side-quests, por ser linear, seria absurdo chegar do mapa 10 para o mapa 1 andando pelos 9 mapas toda vez que precisasse fazer algo.


O que não gostei :
- Algumas coisas são clichê demais
- A parte final do jogo foi claramente rushada, CD 2 do Xenogears feelings
- Mundo lindo, mas quase que vazio e sem graça
- Linear DEMAIS

O que mais me frustrou no jogo foram algumas coisas muito clichês que acontecem no jogo, para um jogo que tenta fugir um pouco do padrão jRPG de ser acho que eles ainda deixaram umas coisas chatas na história/roteiro, mas o que mais me irritou foi a parte final, foi claramente feito nas coxas e nas pressas chega um momento é que o mapa é um corredor com inimigos que liga em outro corredor com mais inimigos, o detalhe dado em certas partes do jogo foi largado de mão nas dungeons finais.

O fato do jogo não ser mundo aberto e ter poucos mapas também é desanimador, grande parte das side-quests são desinteressantes para te fazer explorar os mapas do jogo, faltou para mim um carinho maior nas side-quests, poderiam ter explorado elas de forma melhor, tentando incentivar o jogador a explorar mais (tipo Witcher 3 mesmo), do jeito que ficou é basicamente ir pra frente e finalizar a história.

Eu gostei bastante do jogo, o fato de ter seleção de dificuldade + a "punição" pelo grind ajuda demais também para não ficar maçante, fácil ou difícil demais, joguei 95% do jogo no moderado, em alguns momentos mudei para o Hard e em apenas uma luta perdi a paciência e coloquei no normal por um motivo específico.
O Boss no barco: Almeidrea, não sei se foi um bug mas quase metade do boss ficava pra fora da área de batalha e eu não consegui acertar de maneira alguma.

Recomendo esse jogo para quem não é tão fã de jRPG mas gosta um pouco do gênero, acho que os fãs do estilo podem até gostar do jogo, mas a simplicidade pode não agradar.
 

gairarr

Bam-bam-bam
Mensagens
1.427
Reações
2.555
Pontos
353
Comprei o Arise no fim do ano e joguei pouco. Pareceu promissor.

Contudo, acho difícil de roubar o posto de melhor Tales pra mim. Tô jogando o Destiny Remake DC emulado e pra mim esse jogo é uma obra prima simplesmente essencial.
 
Topo Fundo