O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Taxas e mais taxas sobre um mero "ingresso"

Hellskah

Mil pontos, LOL!
Mensagens
9.472
Reações
20.996
Pontos
1.044
Fazendo cotações para adquirir o passaporte para o Lolapalloozza me deparei com uma situação inusitada.

O ingresso para os 3 dias custa mais de R$ 1.000,00 porém cliente Bradesco paga R$ 950,00. Okay.

Comprando pela internet você paga o valor do ingresso + X pelo frete e + Y por taxa de conveniência. TAXA DE CONVENIÊNCIA ?

É tipo alguns restaurantes de hoje em dia. Você chega na churrascaria, a mesa não tem nada. Aí o garçom te cumprimenta e coloca um rolo de papel sobre a mesa para forrar para não sujar, colocar o azeite, palito de dentes, guardanapos e saleiro. Depois quando você vai pagar chamam aquele ritual de "Taxa de 10%" Ahhh.....se foder.

Povo arruma jeito para tirar dinheiro de tudo quanto é jeito.
 

Xenoblade

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
25.201
Reações
44.466
Pontos
803
A taxa de 10% em restaurantes é facultativa, mas a cara de bunda indisfarçável é certa se você não pagar (não que eu me importe, a princípio).

Eu pago em locais aos quais vou com alguma frequência (e onde sou bem atendido) para evitar dos garçons me marcarem e começarem a servir pratos com “adicionais”.
 

Sengaya

Bam-bam-bam
Mensagens
685
Reações
2.657
Pontos
433
Tem restaurante em SP cobrando mais de 10%, algo em torno de 15%. O cliente passa o olho batido e nem percebe. Conversei com um garçom de um bar uma vez, e ele me disse que dificilmente o restaurante repassa os 10% todos ao garçom, geralmente embolsam a metade no mínimo.
Fui recentemente a um restaurante japonês em SP (famoso e caro para karaleo) e notei a prática, na conta, constava uma "sugestão de gorjeta", fiz as contas de cabeça e percebi a pilantragem, era mais de 10%.
Pensei comigo, o giro do restaurante é rápido, é rodizio de comida japonesa, é lotado, cada garçom deve atender durante um dia a pelo menos umas 10 mesas (acredito em número bem maior que esse nesse restaurante), sendo cada uma no mínimo 40 pratas de gorjeta, logo, o peão levaria uns 400 paus para casa todos os dias. Na boa, corto meu braço fora se essa gorjeta vai toda para o garçom. Depois dessa, nunca mais pago a gorjeta!
 

Mr Magoo

Supra-sumo
Mensagens
530
Reações
1.279
Pontos
183
Os 10% do garçom não tem nada a ver com esse "ritual", é a taxa de atendimento normal. Só basta que ele te sirva pra poder receber esses 10%, que é opcional claro.
 

Xenoblade

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
25.201
Reações
44.466
Pontos
803
Tem restaurante em SP cobrando mais de 10%, algo em torno de 15%. O cliente passa o olho batido e nem percebe. Conversei com um garçom de um bar uma vez, e ele me disse que dificilmente o restaurante repassa os 10% todos ao garçom, geralmente embolsam a metade no mínimo.
Fui recentemente a um restaurante japonês em SP (famoso e caro para karaleo) e notei a prática, na conta, constava uma "sugestão de gorjeta", fiz as contas de cabeça e percebi a pilantragem, era mais de 10%.
Pensei comigo, o giro do restaurante é rápido, é rodizio de comida japonesa, é lotado, cada garçom deve atender durante um dia a pelo menos umas 10 mesas (acredito em número bem maior que esse nesse restaurante), sendo cada uma no mínimo 40 pratas de gorjeta, logo, o peão levaria uns 400 paus para casa todos os dias. Na boa, corto meu braço fora se essa gorjeta vai toda para o garçom. Depois dessa, nunca mais pago a gorjeta!

Você não está enganado. Restaurantes embolsarem parte desses 10% é prática extremamente corriqueira.
 

Hellskah

Mil pontos, LOL!
Mensagens
9.472
Reações
20.996
Pontos
1.044
Tipo garçons do Outback pelos quais tenho o maior respeito, porém o foda é aquele "ritual" de dizer que a gorgeta não está inclusa MAS se você quiser colaborar ele ficará muito feliz, aí ele te olha com aquele olhar de cãozinho de petshop.

Aí mata papai.
 


Cyber King

Mil pontos, LOL!
Mensagens
15.512
Reações
18.197
Pontos
1.199
Tipo garçons do Outback pelos quais tenho o maior respeito, porém o foda é aquele "ritual" de dizer que a gorgeta não está inclusa MAS se você quiser colaborar ele ficará muito feliz, aí ele te olha com aquele olhar de cãozinho de petshop.

Aí mata papai.
Outback eu faço questão de pagar, atendimento deles é excelente. Claro que é proposital.
 

antonioli

O Exterminador de confusões
Membro STAFF
VIP
GOLD
Mensagens
103.216
Reações
172.416
Pontos
2.599
Legal é no Uruguai em que em 90% dos lugares te cobram o "cubierto" só porque você sentou em uma mesa.
 
Mensagens
3.127
Reações
7.351
Pontos
303
Os 10% do garçom não tem nada a ver com esse "ritual", é a taxa de atendimento normal. Só basta que ele te sirva pra poder receber esses 10%, que é opcional claro.

o famoso é assim porque é assim

isso é inaceitável, não é minha responsabilidade manejar funcionários da casa.

você paga gorjeta ao frentista quando abastece o carro?
 

Hellskah

Mil pontos, LOL!
Mensagens
9.472
Reações
20.996
Pontos
1.044
o famoso é assim porque é assim

isso é inaceitável, não é minha responsabilidade manejar funcionários da casa.

você paga gorjeta ao frentista quando abastece o carro?
Você está corretíssimo e digo mais. Isso só permanece pois é plantada em nossa cultura de clemência e protocolo. Não é igual aos EUA mas tem um pouco a ver.

Você vai num restaurante SUPER chique ai pelo Brasil e deixar gorjeta faz parte do protocolo. Mas não é sua obrigação. Quem deve agraciar o funcionário é o patrão e não me delegar essa tarefa. Como é confortável né ?! Fácil demais.

No caso do Outback não acho mil maravilhas o atendimento mas é no mínimo bom e boa parte ali é universitário, isso me faz pagar.
 
Mensagens
3.127
Reações
7.351
Pontos
303
Legal é no Uruguai em que em 90% dos lugares te cobram o "cubierto" só porque você sentou em uma mesa.

aí eu concordo, a casa oferece um serviço e tem o direito de cobrar. tivesse mais lugares com ar condicionado, silêncio e sofá, no centro da minha cidade, eu seria frequentador assíduo. mas que haja transparência e exista coerência.

o trabalho do garçom de buscar uma cerveja de 15 pila ou um vinho de 600 reais é o mesmo, e quanto eu gasto é probema meu, eu não quero pagar pra alguém me assistir beber. e se o problema for a etiqueta em servir, eu mesmo levo minha taça se não precisar ouvir papo de malandro
 

RodrigoANBR

Mil pontos, LOL!
Mensagens
13.720
Reações
19.585
Pontos
1.084
garçon ganhar 10% não faz sentido..

é como ir em um hotel e pagar 10% de taxa de sono... (ja que voce durmiu la.. alguem vai ter que limpar o quarto)

ou então 10% para um frentista....

ou então 10% para a professora do seu filho do colégio particular...

ou quem sabe 10% para o medico do plano de saude....
 

antonioli

O Exterminador de confusões
Membro STAFF
VIP
GOLD
Mensagens
103.216
Reações
172.416
Pontos
2.599
aí eu concordo, a casa oferece um serviço e tem o direito de cobrar. tivesse mais lugares com ar condicionado, silêncio e sofá, no centro da minha cidade, eu seria frequentador assíduo. mas que haja transparência e exista coerência.

o trabalho do garçom de buscar uma cerveja de 15 pila ou um vinho de 600 reais é o mesmo, e quanto eu gasto é probema meu, eu não quero pagar pra alguém me assistir beber. e se o problema for a etiqueta em servir, eu mesmo levo minha taça se não precisar ouvir papo de malandro
Isso é só um jeito do cara ganhar algum a mais. É claro que trabalham com a variável do constrangimento porque sabem que a maioria das pessoas vão pagar de qualquer forma. Mais louco do que isso só caixinha de fim de ano.
 

TURBOOTH

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
10.279
Reações
13.231
Pontos
629
Essa taxa de conveniência, eles cobram falando que é mais ou menos uma taxa para entrega e também de confecção do ingresso...é foda isso viu.
Teve altos rolos do Procon p que isso não fosse cobrado, mas está aí, todos cobram.
Taxa dos 10% de serviço para bares e restaurantes, é facultativo.
 

mig29gsxr

Mil pontos, LOL!
Mensagens
20.892
Reações
27.922
Pontos
1.444
Minha mente já soma 10% na hora do cardápio, então eu já sei quanto vai morrer na brincadeira de antemão.
 

PocketCrocodile

Mil pontos, LOL!
Mensagens
29.877
Reações
50.993
Pontos
1.003
"Eu tenho dinheiro pra c***lho mas nao vou aumentar os salários não, vc que pague os 10% com o seu dinheiro seu b*sta"
 

kreator_br

Mil pontos, LOL!
Mensagens
3.880
Reações
12.556
Pontos
1.214
A t4f ja foi multada diversas vezes por esta pratica de taxa de conveniencia e nao estao nem ai porque as multas sao ridiculas perto do que eles arrecadam.

Cobra-se esta taxa ate quando voce IMPRIME o ingresso virtual na sua IMPRESSORA....ja cheguei a pagar R$20 por isso.
 

rodrigocorps

Ser evoluído
Mensagens
32
Reações
28
Pontos
38
Fazendo cotações para adquirir o passaporte para o Lolapalloozza me deparei com uma situação inusitada.

O ingresso para os 3 dias custa mais de R$ 1.000,00 porém cliente Bradesco paga R$ 950,00. Okay.

Comprando pela internet você paga o valor do ingresso + X pelo frete e + Y por taxa de conveniência. TAXA DE CONVENIÊNCIA ?

É tipo alguns restaurantes de hoje em dia. Você chega na churrascaria, a mesa não tem nada. Aí o garçom te cumprimenta e coloca um rolo de papel sobre a mesa para forrar para não sujar, colocar o azeite, palito de dentes, guardanapos e saleiro. Depois quando você vai pagar chamam aquele ritual de "Taxa de 10%" Ahhh.....se foder.

Povo arruma jeito para tirar dinheiro de tudo quanto é jeito.
Eu comprei na pré venda para clientes Bradesco, e não paguei taxa pois fui retirar

Enviado de meu POCOPHONE F1 usando o Tapatalk
 

Mr Magoo

Supra-sumo
Mensagens
530
Reações
1.279
Pontos
183
o famoso é assim porque é assim

isso é inaceitável, não é minha responsabilidade manejar funcionários da casa.

você paga gorjeta ao frentista quando abastece o carro?

eu disse que concordava com a prática?
Só esclareci que é pelo atendimento de forma geral, e não por "arrumar a mesa antes do cliente sentar".
Atenção
 

antonioli

O Exterminador de confusões
Membro STAFF
VIP
GOLD
Mensagens
103.216
Reações
172.416
Pontos
2.599
Europa toda também é assim.

Na Alemanha eu inocentemente sentei numa cadeira e fui enxotado pelos funcionários do estabelecimento dizendo que se eu não comprasse algo para comer, não poderia sentar na cadeira deles, nem tinha visto que a cadeira era do estabelecimento.

Alguns lugares são ainda piores. Na França fui tomar um sorvete e novamente na inocência sentei numa cadeira da própria sorveteria, e me aproxima um funcionário dizendo que eu teria que pagar uma taxa por ter sentado na cadeira deles, mesmo tendo comprado ali dentro.

Um negócio desses aqui no Brasil ia dar uma treta sinistra. Eu concordo que para se sentar nas cadeiras do estabelecimento, é preciso consumir algo no local, mas cobrar só para sentar mesmo consumindo... deu vontade de mandar o pierre tomar no cu.
Não passei por isso lá (mas faz muito tempo que fui).

No Uruguai vem no cardápio escrito. Nem sei como seria se você sentar e não concordar. Só colocam do lado de fora algo escrito se for para dizer "Não cobramos cubierto".
 

Geo

Mil pontos, LOL!
Mensagens
10.383
Reações
12.090
Pontos
1.129
A taxa de 10% em restaurantes é facultativa, mas a cara de bunda indisfarçável é certa se você não pagar (não que eu me importe, a princípio).

Eu pago em locais aos quais vou com alguma frequência (e onde sou bem atendido) para evitar dos garçons me marcarem e começarem a servir pratos com “adicionais”.
Nos EE.UU. se tu não "tipar" o graçon é capaz de ser xingado. E o esperado é 20% lá. Muitos dos garços são universitários que dependem dessa renda para se sustentar.
 

Falken

Poetry & Games
Mensagens
6.378
Reações
21.770
Pontos
603
Cara, ingresso é uma exploração fudida mesmo. Eu vou em bastante show e toda vez é um assalto diferente. "Taxa de conveniência" my ass. Vc vai e se desloca ao local, paga; vc imprime na sua casa, paga. Dá um ódio do c***lho. É tão foda que quando vejo anúncio de um show já acrescento mentalmente uns 20 reais ao preço mostrado e tals.
 

Set_10

Mil pontos, LOL!
Mensagens
15.600
Reações
10.575
Pontos
1.389
Essa taxa em ingressos de show e cinemas tb acho um absurdo. Agora dos 10% de garçom eu já não acho tão absurdo assim ate pq fica a critério da pessoa.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
 

Xenoblade

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
25.201
Reações
44.466
Pontos
803
Nos EE.UU. se tu não "tipar" o graçon é capaz de ser xingado. E o esperado é 20% lá. Muitos dos garços são universitários que dependem dessa renda para se sustentar.

São uns fanfarrões. Quando for pra lá, darei o que eu achar razoável e se estiver de bom humor no dia.
 

onurb88

Mil pontos, LOL!
Mensagens
28.395
Reações
55.761
Pontos
1.253
Não é igual aos EUA mas tem um pouco a ver.
nos EUA, o comum é 20% de gorjeta, só que diretamente pro garçom.

a m**** aqui no brasil é que quase sempre o dono do restaurante come os 10% todo ou então, desses 10% ele repassa metade pro garçom...é muita filha da putagem do dono do estabelecimento.
 

The legend

Mil pontos, LOL!
Mensagens
1.481
Reações
1.643
Pontos
1.114
Não passei por isso lá (mas faz muito tempo que fui).

No Uruguai vem no cardápio escrito. Nem sei como seria se você sentar e não concordar. Só colocam do lado de fora algo escrito se for para dizer "Não cobramos cubierto".

Na Argentina tmb rola o "cubierto", como no Uruguai. O foda da Argentina é que em alguns restaurantes os caras cobram o molho para comida. Comi uma massa lá (que estava pelo menos muito boa) e os caras cobraram o molho escolhido pra acompanhar a massa. Muita sacanagem.
 

Aldi

Mil pontos, LOL!
GOLD
Mensagens
8.031
Reações
5.647
Pontos
1.164
Legal é no Uruguai em que em 90% dos lugares te cobram o "cubierto" só porque você sentou em uma mesa.
Engraçado que quando eu era adolescente, uns 14 anos, fui num bar conversar com uns amigos que estavam lá, nem ia consumir nada, alias nem ia ficar, só ia falar alguma coisa e vazar, entrei, sentei, falei rapidão, e na hr de ir embora, 15 conto tinha que pagar, e eu zerado de grana, kkkkk! isso foi a 17 anos atrás, onde 15 conto deve ser 50 conto hj, nunca mais fui, obviamente.

E sobre o tópico, simples, ingresso de show é só não ir, igual jogo ruim requentado, paga qm qr.
 

EgonRunner

Mil pontos, LOL!
Mensagens
16.245
Reações
35.471
Pontos
1.053
vc não precisa pagar a taxa de conveniência ... é só ficar na fila e comprar no guichê.

sobre os 10% do garçom, procuro evitar de ir em lugares que cobram, só não dá pra fugir da churrascaria.
 

-Mauricio

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
2.865
Reações
6.462
Pontos
703
Há lugares que não mostram o subtotal, eles já dão o valor já incluindo com os 10%, como se fosse obrigatório, por isso a gente tem que calcular para remover.
E dificilmente eu vejo algum cardápio que cita que os 10% é opcional.

Acho também muito incoveniente cobrar arbitrariemente 10%, mesmo sendo opcional. Sendo que eles mesmos proíbem os clientes de entrar no cozinha e buscar o próprio prato!

Quem tem que pagar os 10% é o dono do estabelecimento, que geralmente paga propina para a prefeitura barrar os concorrentes.
 

**fnx**

Mil pontos, LOL!
Mensagens
5.473
Reações
11.472
Pontos
1.039
vc não precisa pagar a taxa de conveniência ... é só ficar na fila e comprar no guichê.

sobre os 10% do garçom, procuro evitar de ir em lugares que cobram, só não dá pra fugir da churrascaria.
Como assim, evitar lugares que cobram se é opcional, se algum lugar tiver obrigando a pagar só denunciar. Uma coisa é certa, eles sempre vão jogar lá na conta, ai cabe a você pagar sem os 10%

Foda é balada que já quis me cobrar 10%, sendo que você pega as bebidas no balcão. Mandei tirar e a caixa(acho que era uma das donas) ainda achou ruim
 

kreator_br

Mil pontos, LOL!
Mensagens
3.880
Reações
12.556
Pontos
1.214
E sobre o tópico, simples, ingresso de show é só não ir, igual jogo ruim requentado, paga qm qr.

vc não precisa pagar a taxa de conveniência ... é só ficar na fila e comprar no guichê.

Não sei se voces se enquadram nesses casos, mas pense numa situacao onde um artista que voce goste muito, sei la, coisa que voce sabe que é uma oportunidade unica na sua vida...Voce arriscaria deixar pra pegar os ingressos em fila ? Mesma sabendo que se destina uma carga muito inferior em relacao aos ingressos pela internet ? Correndo o risco de ficar sem ingresso?

Entendo que o evento é da produtora e ela impoe o que quiser, mas se trata muitas vezes de má fé das proprias...tanto é que elas sao punidas pelos orgaos por isso.
 

angusgpd

Habitué da casa
Mensagens
206
Reações
213
Pontos
68
10% assim como imposto é roubo

nos EUA é um assalto e aqui pior ainda

Enviado de meu SM-G920I usando o Tapatalk
 

marwinninja

Mil pontos, LOL!
Mensagens
7.337
Reações
5.333
Pontos
1.049
Não sei o que me deixa mais indignado, quase 30 pau de "conveniência" (conveniência para quem, meu ingresso é virtual, eu ainda gasto minha banda para baixar o app e vendo meus dados para criar cadastro lol), ou os advogados dessa prática. Galera quer simplificar o mundo né? Tudo na base do "é só X...". Não quer pagar a taxas? É só não ver o show...
Essa parada dos 10% me emputece pq o espertão do dono quase nunca repassa porra nenhuma, embolsa tudo e ainda te joga contra os trabalhadores, tipo, a culpa é dos clientes que tu ganha mal....
Nos EUA eu acho ridículo, o gratuity varia de 15 a 20%, que pra nós ainda toma um multiplier x4. Lá, que eu saiba, é uma fortuna, porém os garçons não tem um salário fixo (é um valor irrisório), então teoricamente o salário deles varia conforme os tips. No aguardo do "é só não viajar....é só não comer...."
 
Topo Fundo