Mano, você é um dos caras que eu mais curto no fórum, quase sempre simpatizo e compartilho de sua opiniões, mas isso não faz sentido.
Penso que qualquer um como gamer, pode exigir mais de um game de milhões de dólares como The Witcher 3, mas deve manter o pé no chão e trabalhando na equipe reduzida que tem, normal isso.
A questão não é só essa. Já até conversei com sephius uma vez se realmente não era melhor finalizar logo o jogo, e de repente o conteúdo cortado fosse utilizado para um futuro Luz da Escuridão 2.
E um passado mais distante (vamos esquecer hoje, que muitas vezes o conteúdo é cortado arbitrariamente para dar espaço ao DLC), até por uma questão de prazos, muitos jogos tinham conteúdo cortado que era até aproveitado num jogo futuro. Não seria um problema deixar alguma coisa para trás para tentar agilizar o processo de desenvolvimento, é algo que sempre fez parte do fluxo de trabalho.
Sephius falou que não, que enquanto o jogo não estivesse rendondinho do jeito que ele queria o jogo não seria lançado. Eu até expliquei a ele que na busca do perfeccionismo, as vezes nos estendemos além da conta desnecessariamente (ou num jargão que falamos "as vezes o contrário do bom é o ótimo"). Bem ele insistiu e disse que quer lançar o jogo só quando ele achar que está do jeito que ele quer.
Então eu acho que se ele se arrisca a ponto de lançar o jogo só do jeito que ele quer, ele tem que dar o polimento necessário, senão ele corre um sério risco depois de ser rotulado como um desenvolvedor "poser", este é meu ponto de vista.
O argumento do The Witcher 3 não é para exigir dele o mesmo de um jogo AAA, seria muito injusto mesmo, mas sim mostrar para ele ter um pouco de empatia com os "companheiros" devs da CDPR. Da mesma forma que para uns a animação do personagem é perfumaria que pode ser deixada para o final do desenvolvimento do jogo, para outros deixar o som do cavalgar do cavalo é uma perfumaria que pode ser deixada para ser inclusa mais para frente no jogo. O dia que ele soltou essa reclamação no tópico oficial do TW3, achei que ele teve pouca empatia por parte dele, principalmente porque ele como desenvolvedor, deve saber mais do que nós consumidores do calvário que é fazer um jogo.
Eu vi esses dias, que Jax em
Mortal Kombat 3 era pra ter apenas um braço Biônico e que os designers mudaram para os dois, justamente para não ter que remodelar.
Você tem que a situação no passado e hoje.
Aquela época devido a limitação de hardware da época, principalmente a limitação no tamanho do jogo, não dava para fazer muita, mas muita coisa.
Por exemplo Kabal era para ter uma capa, mas não tinha como fazer uma capa bem animada naquela época, acabaram abolindo ela.
Hoje alguns argumentos não são válidos mais. Limitação de memória não é mais um problema para um jogo 2D. Vinte anos atrás para caber as coisas dentro de um chip era um desafio infernal e o dev tinha que fazer todo o tipo de malabarismo, mas hoje o jogo tem espaço de sobra para colocar o que quiser no jogo.
Então novamente, Sephius não tem mais problemas de limitação de hardware para fazer seu jogo. Pode ter outros problemas, mas não pode falar "não fiz isso porque não consegui colocar tudo num cartucho de 8 megabits"
E como eu falei, é da essência do jogo, que tem um personagem metade anjo, metade demônio, enfatize isso durante suas animações. Se quando o jogo ficar pronto, eu ver que o jogo meramente espelha o mesmo sprite nas duas direções, a sensação é justamente de que o jogo não teve o polimento que Sephius queria que tivesse.
E juro, eu quero muito jogar este jogo porque vejo nele o potencial de ser um jogo muito foda.
Sério, não quero comparar nem exigir a mesma qualidade de um jogo AAA de orçamento milionário, nem exigir dele um esforço que ele não seria capaz de apresentar.