O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


[THE LIGHT OF THE DARKNESS: ORIGINS ] Chaves da Steam enviadas (aos backers)

YSolaire

Bam-bam-bam
Mensagens
3.752
Reações
8.330
Pontos
453
Isso sempre foi pensado e levado em consideração. É também algo que já busquei muita orientação com outros devs, players do mercado como o fundador da Nuuvem, com quem sempre tive uma boa relação e também com publishers.

As opiniões sobre este tipo de abordagem sempre foram muito contraditórias. Bandy funciona muito bem por ser um adventure de terror linear. Mas eu sempre achei que isso não funciona bem com um metroidvania onde, 1: os eventos do jogo não ocorrem numa ordem específica, 2: as áreas são interdependentes. Então se você lança uma área e não lança as outras, você precisa eliminar essa dependência para que o jogo seja funcional. Então no fim você estará fazendo outro tipo de jogo.

Mesmo assim foi algo que sempre cogite, mas alguns fatores me levaram não decidir isso até aqui. Uma coisa é você ter uma experiência funcional com começo meio e fim, com sistemas que funcionam e etc. Outra é a expectativa comercial que existe com a experiência, de modo a justificar você lançar ela comercialmente. Existem incontáveis jogos mais curtos e com menos features do que o piloto do The Light of the Darkness, ainda assim, pelo que me foi passado, a realidade é que a receita provavelmente não faria muita diferença para continuidade do desenvolvimento do conteúdo.

É como um filme que já está pronto e o estúdio resolve refazer parte do filme, as vezes a maior parte, o projeto volta para as filmagens e é feita outra versão. Isso significa que o filme não estava pronto? Não, mas o estúdio não quis explorar aquela versão comercialmente. Eu não quis explorar comercialmente as versões do tLotD feitas até aqui.

Isso talvez mude este ano por que é possível que não haja outro caminho e a gente tenha que lançar ou essa parte como um stand alone ou no formato early access se a gente estiver num cenário onde o desenvolvimento posterior possa ser previsível.

Só pq isso nunca foi feito com um metroivania não quer dizer que o seu não possa ser o primeiro a fazer isso. Alias, até pode ser interessante os jogadores podendo jogar o jogo de outra forma depois de todos os episódios lançados. Fazendo caminhos que num episodio 1 não era possível pq exigia coisas do episodio 5 e etc.

Mas tudo isso são só ideias. Não sei como vc está estruturando o mapa do seu jogo. Talvez vc tenha que mudar todo o level design para fazer isso funcionar. E se for assim, a sua ideia de lançar o jogo em Acesso antecipado pode ser uma boa.
 

sephius

Lenda da internet
Mensagens
11.384
Reações
10.238
Pontos
1.629
Só pq isso nunca foi feito com um metroivania não quer dizer que o seu não possa ser o primeiro a fazer isso. Alias, até pode ser interessante os jogadores podendo jogar o jogo de outra forma depois de todos os episódios lançados. Fazendo caminhos que num episodio 1 não era possível pq exigia coisas do episodio 5 e etc.
Sim, claro. A idéia que venho elaborando é um sistema onde, cada episódio não só adicionar uma área, mas também modificar as áreas já existentes, adicionando esses elementos de interdependência. Dessa forma, ao sair uma área nova o jogador teria o estímulo de revisitar as áreas já lançadas para encontrar essas subáreas e interações novas.

Mas tudo isso são só ideias. Não sei como vc está estruturando o mapa do seu jogo. Talvez vc tenha que mudar todo o level design para fazer isso funcionar. E se for assim, a sua ideia de lançar o jogo em Acesso antecipado pode ser uma boa.
Da forma como fiz as áreas é possível separá-las. É uma possibilidade que devo decidir este ano depois do ciclo do Startup Rio.
 
  • Haha
Reações: PC2

Paiva :)

Mil pontos, LOL!
GOLD
Mensagens
17.537
Reações
43.795
Pontos
1.499
Honestamente, não entendo toda esta raiva. Mesmo de quem contribuiu no crowdfunding.

Crowdfunding é uma doação para um projeto em que você acredita, ponto. O autor do projeto não tem nem obrigação nenhuma de conseguir finalizar e entregar nada. Sempre se assume que quem participa de uma campanha sabe muito bem dos riscos.

É claro que sempre quando um projeto não é entregue como o prometido, tanto o projeto quanto o autor perdem credibilidade.

Eu entendo muito bem as pessoas não acreditarem mais no projeto e acharem que provavelmente ele nunca vai sair (que creio ser o meu caso).

Eu não entendo é o motivo deste ódio com o autor e o projeto em si. Se o Sephius quer continuar a tentar desenvolver o jogo, a vida é dele, a empresa é dele, é ele quem decide o que vai fazer com o tempo dele. Deixem ele seguir o rumo que acha melhor para ele.
Mas a raiva é justamente por conta do autor, e não da obra. Lógico que não estou na cabeça dos outros para falar por eles, mas a percepção que eu tenho é que a abordagem do sephius ao longo dos anos, neste tópico e em outros (acho extremamente relevante citar isso) criou uma antipatia generalizada.

Ele já foi bastante arrogante em inúmeras discussões aqui. Em diversos momentos deu a carteirada de ser um desenvolvedor para provar um ponto e colocar a opinião dele acima dos demais. O @gamermaniacow também é developer, tem um conhecimento absurdo e dificilmente precisa gritar isso aos quatro ventos para forçar o que ele acha sobre os demais. Ao contrário: ele puramente demonstra o que sabe, e se a pessoa ainda discorda, ele larga de mão ao invés de ser pedante.

O problema não é a demora do projeto, não é esse tópico. O problema é a imagem que o usuário construiu de si aqui no fórum. Vê-lo admitir que errou em algo é extremamente raro, ou ceder ao ponto de outra pessoa. E isso envolve tanto discussões sobre o projeto quanto outros assuntos. Ao longo dos anos a pessoa ser prepotente e cabeça dura desse jeito acaba enchendo o saco das pessoas.
 

Comedor de Caixinha

Bam-bam-bam
Mensagens
4.019
Reações
10.475
Pontos
303
Dinheiro, dinheiro, dinheiro. Jogo mesmo, veja bem....
799c535f140a1ee57bb147eb39426d34.gif
 
Ultima Edição:


João Hortifruti

Mil pontos, LOL!
Mensagens
16.033
Reações
14.141
Pontos
1.389
Torço pra dar errado pra largar mão de ser sem vergonha e tratar mal a comunidade.

Aliás, 10+ anos e nada já é um fracasso.

Cara, vc não tá entendendo, vc tem que agradecer a Deus todos os dias quando acordar pela manhã que tem um desenvolvedor que responde um réles jogadorzinho como vc...
 

The Trooper

Lenda da internet
GOLD
Mensagens
12.109
Reações
9.629
Pontos
1.554
Você não deveria estar reclamando entende? Eu sou desenvolvedor, estou produzindo um game. Você é um gamer. Você deveria ficar feliz de um desenvolvedor estar de fato querendo conversar com você para ouvir suas opiniões sobre o que você quer em um jogo.
Eu vi essa parte num quote de outro usuário e jurei (de verdade) que era brincadeira do user que quotou, para tirar um sarro com a postura do Sephius. Fui no post original e o negócio tá lá mesmo, inacreditável!!!

Na boa, depois dessa, pra mim acabou. Eu tinha prometido que se o jogo algum dia saísse e fosse bom, eu compraria e seria o primeiro a vir aqui pedir desculpas.

Vou fazer isso é o cacete, gente arrogante não merece isso, merece o ostracismo. Não há nada pior para uma pessoa arrogante do que ninguém dar a mínima pra ela. Não vou torcer pelo fracasso do jogo, pois não ganho nada com isso, mas honestamente, não vou ficar nem um pouco triste se daqui a mais 10 anos eu vir algum anúncio de que o projeto flopou e foi cancelado, o que é mais do que óbvio que vai acontecer.

Aliás, nem tenho que me preocupar com essa promessa, pois pra mim tá claro que esse jogo não vai sair nunca...

Mas de qualquer forma, queria deixar aqui meu imenso agradecimento a este grande e renomado desenvolvedor, que desceu do Olimpo para perder seus preciosíssimos minutos conosco, reles gamers mortais que devemos simplesmente agradecer por este fato.

Que ridículo. Vou continuar acompanhando esse tópico só por diversão mesmo, pra continuar vendo os absurdos e as desculpas.
 

Amigo Bolha

Mil pontos, LOL!
Mensagens
21.341
Reações
29.515
Pontos
1.424
Mas a raiva é justamente por conta do autor, e não da obra. Lógico que não estou na cabeça dos outros para falar por eles, mas a percepção que eu tenho é que a abordagem do sephius ao longo dos anos, neste tópico e em outros (acho extremamente relevante citar isso) criou uma antipatia generalizada.

Ele já foi bastante arrogante em inúmeras discussões aqui. Em diversos momentos deu a carteirada de ser um desenvolvedor para provar um ponto e colocar a opinião dele acima dos demais. O @gamermaniacow também é developer, tem um conhecimento absurdo e dificilmente precisa gritar isso aos quatro ventos para forçar o que ele acha sobre os demais. Ao contrário: ele puramente demonstra o que sabe, e se a pessoa ainda discorda, ele larga de mão ao invés de ser pedante.

O problema não é a demora do projeto, não é esse tópico. O problema é a imagem que o usuário construiu de si aqui no fórum. Vê-lo admitir que errou em algo é extremamente raro, ou ceder ao ponto de outra pessoa. E isso envolve tanto discussões sobre o projeto quanto outros assuntos. Ao longo dos anos a pessoa ser prepotente e cabeça dura desse jeito acaba enchendo o saco das pessoas.

Para mim continua não fazendo muito sentido vir aqui destilar o ódio por causa disso. Muitas vezes a pessoa simplesmente não consegue lidar com comentários tóxicos e surta também. Este tipo de coisa acontece muito, e esses comentários dele já estão no passado, já foi. O que eu questionei é, qual é o motivo pra ficar upando este tópico só para xingar?

Não estou defendendo o autor. Enquanto ele for o gestor, esse jogo nunca vai sair. Por ele ser o autor, idealizador e gestor ao mesmo tempo, ele não tem ninguém para cobrar ele, para colocar ele em cheque, dar um choque de realidade. Em minha opinião (que pode estar muito errada) o maior empecilho para o jogo ser lançado é ele mesmo. Algumas pessoas conseguem executar todas estas tarefas ao mesmo tempo, mas isso é raro e não me parece ser o caso dele.

Mesmo tendo esta opinião, eu não acho que justifica vir aqui só para tecer comentários tóxicos e criticando o autor sem acrescentar nada, do jeito que estão fazendo aqui. Ele prometeu um jogo e não entregou, isto é triste, mas ele não está roubando ninguém, não está fazendo mal a ninguém para receber todo este ódio.
 

Amigo Bolha

Mil pontos, LOL!
Mensagens
21.341
Reações
29.515
Pontos
1.424
Por que o sephius insiste em responder, se ele "sumisse", ninguém upava mais esse tópico.
Trancar o tópico seria o ideal tb.
Mas é o tópico do jogo dele ue.
Quer queira quer não ele ainda está trabalhando no jogo dele.
Por que ele deveria parar de participar do topico dele?
 

T1mp4s

Mil pontos, LOL!
Mensagens
28.419
Reações
34.507
Pontos
1.354
Mas é o tópico do jogo dele ue.
Quer queira quer não ele ainda está trabalhando no jogo dele.
Por que ele deveria parar de participar do topico dele?
O tópico já desandou faz décadas, não interessa se é o jogo dele, o que interessa é que o tópico já perdeu o propósito.
 

Paiva :)

Mil pontos, LOL!
GOLD
Mensagens
17.537
Reações
43.795
Pontos
1.499
Para mim continua não fazendo muito sentido vir aqui destilar o ódio por causa disso. Muitas vezes a pessoa simplesmente não consegue lidar com comentários tóxicos e surta também. Este tipo de coisa acontece muito, e esses comentários dele já estão no passado, já foi. O que eu questionei é, qual é o motivo pra ficar upando este tópico só para xingar?

Não estou defendendo o autor. Enquanto ele for o gestor, esse jogo nunca vai sair. Por ele ser o autor, idealizador e gestor ao mesmo tempo, ele não tem ninguém para cobrar ele, para colocar ele em cheque, dar um choque de realidade. Em minha opinião (que pode estar muito errada) o maior empecilho para o jogo ser lançado é ele mesmo. Algumas pessoas conseguem executar todas estas tarefas ao mesmo tempo, mas isso é raro e não me parece ser o caso dele.

Mesmo tendo esta opinião, eu não acho que justifica vir aqui só para tecer comentários tóxicos e criticando o autor sem acrescentar nada, do jeito que estão fazendo aqui. Ele prometeu um jogo e não entregou, isto é triste, mas ele não está roubando ninguém, não está fazendo mal a ninguém para receber todo este ódio.
Eu não acho certo que o pessoal seja super ácido desse jeito com ele, mas o cara também continua dando uma resposta pior que a outra. Não tem nada de “a postura errada dele está no passado”. Nesse último up, continuou adotando um jeito totalmente inadequado. Do jeito que você fala, parece que a OS vive um surto coletivo com o usuário dele enquanto o sephius é um pobre inocente que não contribui em momento algum com a situação. Não é bem assim.
 

Amigo Bolha

Mil pontos, LOL!
Mensagens
21.341
Reações
29.515
Pontos
1.424
Eu não acho certo que o pessoal seja super ácido desse jeito com ele, mas o cara também continua dando uma resposta pior que a outra. Não tem nada de “a postura errada dele está no passado”. Nesse último up, continuou adotando um jeito totalmente inadequado. Do jeito que você fala, parece que a OS vive um surto coletivo com o usuário dele enquanto o sephius é um pobre inocente que não contribui em momento algum com a situação. Não é bem assim.
Ele não é inocente e já foi bem arrogante sim.
Mas de todo jeito não é legal fuzilar ninguém com comentários tóxicos, principalmente quando a falha dele só prejudica a ele e a mais ninguém.
 
  • Haha
Reações: PC2

Paiva :)

Mil pontos, LOL!
GOLD
Mensagens
17.537
Reações
43.795
Pontos
1.499
Ele não é inocente e já foi bem arrogante sim.
Mas de todo jeito não é legal fuzilar ninguém com comentários tóxicos, principalmente quando a falha dele só prejudica a ele e a mais ninguém.
Eu concordaria 100% com isso se o cara não abrisse o projeto para financiamento coletivo nem recebesse verba pública. Não é como se tudo saísse do bolso dele. E aí o nível de compromisso dele com terceiros cresce consideravelmente, e isso acerca não só do andamento do desenvolvimento do jogo como também da postura dele como interlocutor. Somando essa demora absurda com a postura maluca dele aqui no fórum (que é cheio de pessoas que também não são fáceis e estão sempre prontas pra julgar e ofender com qualquer pormenor), resulta nessa antipatia.
 

Amigo Bolha

Mil pontos, LOL!
Mensagens
21.341
Reações
29.515
Pontos
1.424
Eu concordaria 100% com isso se o cara não abrisse o projeto para financiamento coletivo nem recebesse verba pública. Não é como se tudo saísse do bolso dele. E aí o nível de compromisso dele com terceiros cresce consideravelmente, e isso acerca não só do andamento do desenvolvimento do jogo como também da postura dele como interlocutor. Somando essa demora absurda com a postura maluca dele aqui no fórum (que é cheio de pessoas que também não são fáceis e estão sempre prontas pra julgar e ofender com qualquer pormenor), resulta nessa antipatia.

Do financiamento coletivo eu não tenho nada a reclamar. Crowdfunding é isso mesmo. Tentar financiar projetos que de outra maneira não teriam financiamento nenhum, sabendo dos riscos. Um projeto de crowdfunding, assim como qualquer projeto, pode ser bem sucedido ou não. Quem contribuiu e reclama, não só não sabe o que é um crowdfunding como deveria aprender a cuidar melhor do próprio dinheiro e só gastar com coisas que ele realmente sabe o que é.

Financiamento público aí já é bem mais complicado. Mas para mim a culpa é do governo que financiou ele, e não dele que buscou esse financiamento. Afinal, ele acredita no projeto dele, então para ele, um dia ele vai conseguir entregar tudo.
O governo é quem deve ser criticado neste caso e deveria ter sido muito mais rigoroso. Um governo de estado nunca deveria financiar um projeto sem previsão nenhuma de ser concluído em minha opinião.
Se fosse uma startup normal, ele estaria começando a operar um MVP, adquirindo clientes e validando a solução. Mas não é. É um produto de entretenimento que não tem como passar por este ciclo de validação de startup. Eu jamais financiaria, mas aqui no Brasil ninguém sabe o que é startup, tudo é uma startup agora, então não fico surpreso. Já vi projetos piores e com piores perspectivas de futuro receberem muito mais dinheiro de fundo público por aqui.
 

sephius

Lenda da internet
Mensagens
11.384
Reações
10.238
Pontos
1.629
Bom, como alguns de vocês mesmos estão assumindo abertamente, existe um problema de cunho pessoal, de alguns de vocês, comigo assim como uma antipatia subjetiva. Estamos falando de emoção aqui. Eu não tenho controle sobre isso, se sou um desafeto de vocês, sinto por isso, mas não tem muito o que eu possa fazer. Vocês são livres para atacar e dar adjetivos, se isso faz vocês se sentirem melhor.

Eu vou continuar com o meu trabalho e tocando a minha vida.

Para quem quiser debater sobre o projeto, fazer perguntas e opinar respeitosamente estarei por aqui para responder. Para quem tiver fazendo ataques pessoais ou só a fim de avacalhar eu vou bloquear por que não tem sentido.
 

sephius

Lenda da internet
Mensagens
11.384
Reações
10.238
Pontos
1.629
Financiamento público aí já é bem mais complicado. Mas para mim a culpa é do governo que financiou ele, e não dele que buscou esse financiamento. Afinal, ele acredita no projeto dele, então para ele, um dia ele vai conseguir entregar tudo.
O governo é quem deve ser criticado neste caso e deveria ter sido muito mais rigoroso. Um governo de estado nunca deveria financiar um projeto sem previsão nenhuma de ser concluído em minha opinião.

Amigo Bolha, você pode ler os editais do qual participei ,sobre quais eram os objetos de entrega e você pode confirmar comigo do que eu entreguei. Diferente do que está imaginando, no edital que eu participei, onde foi financiado a primeira vez, eu entreguei um jogo, que está protocolado na Secretaria de Cultura do Estado do Rio de Janeiro, junto com uma prestação de contas com documentos e provas de que o projeto foi executado no tempo contratado pelos valores contratados e pré aprovados. Você pode gastar algum tempo lendo o edital para se atualizar sobre como funciona. Se não encontrar no site da SEC (edital de 2008), posso te ajudar a procurar.

Sobre o Kickstarter já expliquei nos posts acima.

Sobre o StartupRio, que é o programa de aceleração que estamos participando neste momento. Você pode saber mais no site: http://www.startuprio.rj.gov.br. Se você é do Rio você pode ir até a sede do programa no Catete. Este financiamento de 96 mil reais só ocorreu depois de um período de treinamentos e avaliações que durou 4 meses, que terminou com uma apresentação de pitch para uma banca com pessoas do mercado, junto com a entrega de uma série de materiais onde as empresas foram pontuadas de acordo com critérios estabelecidos. The Light of the Darkness ficou muito bem pontuado e foi uma das 40 empresas a receber financiamento de um total de umas 200 inscrições. Esse programa já vai para na quarta ou quinta edição de não me engano.

Várias pessoas dentro do programa avaliaram o projeto, tendo conhecimento de todo seu histórico que é público. Algumas pessoas do programa já conheciam o projeto inclusive. Foram dezenas e dezenas de horas de conversas e avaliações.

Agora durante a execução eu me reporto a uma agente de inovação à cada 15 dias, o orçamento que estou executando teve que ser previamente aprovado, não pode mudar sem a aprovação da FAPEJ. Teve um cronograma entregue e aprovado. No fim do programa tem uma minuciosa prestação de contas onde, quem já fez projeto com edital do governo sabe que é muito burocrática.

Agora, me parece que alguns de vocês pensam que todas essas pessoas que avaliaram e se envolveram com o projeto de perto inclusive no nível financeiro e burocrático, não souberam avaliar ou eu seja uma pessoa com incríveis talentos de persuasão e vocês aqui do fórum, sem se informar minimamente sobre as coisas que aconteceram sabem avaliar melhor se eu deveria ou não ter recebido esses financiamentos.


Se fosse uma startup normal, ele estaria começando a operar um MVP, adquirindo clientes e validando a solução. Mas não é. É um produto de entretenimento que não tem como passar por este ciclo de validação de startup. Eu jamais financiaria, mas aqui no Brasil ninguém sabe o que é startup, tudo é uma startup agora, então não fico surpreso. Já vi projetos piores e com piores perspectivas de futuro receberem muito mais dinheiro de fundo público por aqui.
É um assunto interessante. Por um lado, eu não concordo com a sua afirmação de que ninguém sabe o que é Startup no Brasil. Existem diversas aceleradoras e grupos de investidores como Anjos do Brasil, Gavea Angels e tantos circuitos de Startup e é claro que se sabe muito bem o que é Startup dentro desses circuitos. Existem Startups muito bem sucedidas no Brasil.

Por outro lado, um produto de entretenimento desenvolvido nos moldes tradicionais de fato não se encaixa num ciclo de validação de startup. Essa é uma discussão muito recorrente no StartupRio e como é um programa bastante aberto e transparente, você pode se envolver nessas discussões, inclusive indo em algum dos eventos do programa.

Existem motivos estratégicos pelo qual o programa aceita projetos de games, embora o meu caso seja um pouco diferente. Nesta edição a qual eu participo, existem outro 6 projetos de games financiados. Você pode ver a lista de empresas financiadas no site e se quiser debater sobre o mérito desses projetos, fique a vontade.
 
Ultima Edição:

Amigo Bolha

Mil pontos, LOL!
Mensagens
21.341
Reações
29.515
Pontos
1.424
Amigo Bolha, você pode ler os editais do qual participei ,sobre quais eram os objetos de entrega e você pode confirmar comigo do que eu entreguei. Diferente do que está imaginando, no edital que eu participei, onde foi financiado a primeira vez, eu entreguei um jogo, que está protocolado na Secretaria de Cultura do Estado do Rio de Janeiro, junto com uma prestação de contas com documentos e provas de que o projeto foi executado no tempo contratado pelos valores contratados e pré aprovados. Você pode gastar algum tempo lendo o edital para se atualizar sobre como funciona. Se não encontrar no site da SEC (edital de 2008), posso te ajudar a procurar.

Não sabia deste financiamento.
Eu estava me referindo ao startup Rio. Como não conheço este edital pelo que você foi aprovado não vou opinar sobre ele.
Mas sei que existem vários programas para o financiamento e desenvolvimento de produtos de entretenimento, inclusive a Ancine faz vários editais para o desenvolvimento de jogos.

Sobre o Kickstarter já expliquei nos posts acima.

Sobre o Kickstarter nunca tive nada a criticar. Crowdfunding é isso mesmo.

Sobre o StartupRio, que é o programa de aceleração que estamos participando neste momento. Você pode saber mais no site: http://www.startuprio.rj.gov.br. Se você é do Rio você pode ir até a sede do programa no Catete. Este financiamento de 96 mil reais só ocorreu depois de um período de treinamentos e avaliações que durou 4 meses, que terminou com uma apresentação de pitch para uma banca com pessoas do mercado, junto com a entrega de uma série de materiais onde as empresas foram pontuadas de acordo com critérios estabelecidos. The Light of the Darkness ficou muito bem pontuado e foi uma das 40 empresas a receber financiamento de um total de umas 200 inscrições. Esse programa já vai para na quarta ou quinta edição de não me engano.

Já sobre o startup Rio eu acho que posso criticar sim. To cansado de ver e participar dessas comunidades de "startup" Brasil a fora.

Agora, me parece que alguns de vocês pensam que todas essas pessoas que avaliaram e se envolveram com o projeto de perto inclusive no nível financeiro e burocrático, não souberam avaliar ou eu seja uma pessoa com incríveis talentos de persuasão e vocês aqui do fórum, sem se informar minimamente sobre as coisas que aconteceram sabem avaliar melhor se eu deveria ou não ter recebido esses financiamentos.

Mas é exatamente isso. Quem participa tocando estes programas de startup geralmente não sabe o que está fazendo, a maioria nunca nem teve uma empresa ou trabalhou em uma startup de verdade. Se fossem realmente bons profissionais provavelmente estariam muito bem empregados em boas empresas. Já interagi com muita gente medíocre neste meio, e se for para eu suspeitar de alguma coisa, eu suspeito que a maioria não faz ideia do que está fazendo.

É um assunto interessante. Por um lado, eu não concordo com a sua afirmação de que ninguém sabe o que é Startup no Brasil. Existem diversas aceleradoras e grupos de investidores como Anjos do Brasil, Gavea Angels e tantos circuitos de Startup.

Não existe e nem nunca existiu UMA aceleradora de startups realmente boa no Brasil.

e é claro que se sabe muito bem o que é Startup dentro desses circuitos

Não, não sabem, a maioria não sabe. E existem poucos "investidores anjo" que parecem saber o que realmente estão fazendo como o Marco Poli.

Por outro lado, de fato um produto de entretenimento desenvolvido nos moldes tradicionais de fato não se encaixa num ciclo de validação de startup. Essa é uma discussão muito recorrente no StartupRio e como é um programa bastante aberto e transparente, você inclusive pode se envolver nessas discussões, inclusive indo em algum dos eventos do programa.

Existem motivos estratégicos pelo qual o programa aceita projetos de games, embora o meu caso seja um pouco diferente. Nesta edição a qual eu participo, existem outro 6 projetos de games financiados. Você pode ver a lista de empresas financiadas no site e se quiser debater sobre o mérito desses projetos, fique a vontade.

Não vejo problema nenhum em programas de financiamento público para projetos de entretenimento como os editais para jogos da Ancine, deste que o edital seja criado com este escopo

Eu acho é que, se não tem como encaixar o modelo de negócios no ciclo de validação de uma startup, ele não deve ser considerado uma startup e não deve fazer parte de um programa para startups. Se não existem startups boas o suficiente para serem classificadas para o programa, é melhor que o programa seja encerrado então.
 

ELTORO

Mil pontos, LOL!
Mensagens
27.881
Reações
63.031
Pontos
1.253
Pessoal tá pegando leve até,fosse dev gringo estariam descendo o cacete.
Phil Fish foi criticado por menos ,a única diferença é que ele não ficava escondendo a arrogância dele com eufemismos,e também no fim das contas acabou entregando seu jogo ao público.
 

sephius

Lenda da internet
Mensagens
11.384
Reações
10.238
Pontos
1.629
Existe uma certa confusão de vocês sobre o que significa algo "concluído". Existem várias builds concluídas do The Light of the Darkness. Algumas com muito pouco conteúdo, outras com mais. Mas são builds 100% funcionais e stand alone.

Uma coisa é você concluir um produto, seja ele qual for, com a quantidade de conteúdo que for. Outra é você lançar esse produto comercialmente no mercado. Quando você entra num edital ou mesmo quando faz uma campanha de crowdfunding, não existe nenhuma obrigação do produto criado ser lançado comercialmente. Existe sim a obrigação de ser entregue um produto, que é estabelecido rigidamente num edital de governo, e mais flexivelmente numa campanha de crowdfunding.

Ainda, numa campanha, o objeto de troca nunca é somente o jogo, mas sim diversas recompensas, onde são essas recompensas que o apoiador está "comprando". No caso do The Light of the Darkness, tanto essas recompensas foram entregues (com exceção das que eu citei sobre assets do jogo) quanto builds do jogo em si. Não há na descrição da campanha nenhuma forma específica de entrega desse produto, não há data de lançamento, não há um compromisso se sair em loja A ou B. As builds foram entregues de forma particular para cada apoiador.

Isso é preciso ficar claro. O produto foi entregue, mais de um inclusive (já que existem versões do jogo em 3 engines). De acordo com uma promessa que foi feita na campanha, quem apoiou com valores estabelecidos, vai receber de graça qualquer versão do jogo que foi desenvolvida. Isso também tem sido feito.

Se a pessoa não ficou satisfeita, aí entramos em outro tipo de discussão. Como sempre me posicionei, não é minha intenção reter o dinheiro de ninguém se a pessoa não está satisfeita. Ainda que recebendo as recompensas listadas no tier que ela escolheu eu concedi o reembolso a quem pediu sem nenhum empecilho.

Foram 322 apoiadores e até o presente momento duas pessoas pediram reembolso que foi concedido. Quem aqui do fórum apoiou, está insatisfeito e quer o reembolso, entre em contato fornecendo os dados de apoiador e terá o valor investido devolvido com correção.
 
Ultima Edição:

sephius

Lenda da internet
Mensagens
11.384
Reações
10.238
Pontos
1.629
Mas é exatamente isso. Quem participa tocando estes programas de startup geralmente não sabe o que está fazendo, a maioria nunca nem teve uma empresa ou trabalhou em uma startup de verdade. Se fossem realmente bons profissionais provavelmente estariam muito bem empregados em boas empresas. Já interagi com muita gente medíocre neste meio, e se for para eu suspeitar de alguma coisa, eu suspeito que a maioria não faz ideia do que está fazendo.
Certo, eu entendo sua colocação. Mas você não pode afirmar algo sem saber né? Eu posso te passar a lista de quem coordena o programa e dos agentes de inovação para você avaliar o que acha. Eu sei pessoalmente que pelo menos alguns já tiveram Startups ou tem um longo histórico de treinamento ligado a empreendedorismo, inclusive tendo sido mentores de Startups hoje estabelecidas já em séria A ou B. Os agentes de inovação tem currículos com formações ligadas à área.

Claro que pode ser o caso, só estou falando que generalizar não é bom. Existe gente medíocre em qualquer atividade profissional e comercial. Não sei se é positivo você ficar no campo da suspeita, ainda mais se está opinando publicamente sobre algo. Seria melhor então ficar no "não saberia dizer". Não concorda? Por que veja, você está falando do trabalho de outras pessoas.

Eu não vejo problema nenhum em programas de financiamento público para projetos de entretenimento como os editais para jogos da Ancine, deste que o edital seja criado com este escopo

Eu realmente acho que se não tem como encaixar o modelo de negócios no ciclo de validação de uma startup, ele não deve ser considerado uma startup e não deve fazer parte de um programa para startups. Se não existem startups boas o suficiente para serem classificadas para o programa, é melhor que o programa seja encerrado então.
As suas colocações são muito válidas Amigo Bolha, mas você está de fora nesse caso em particular. Se por um lado você tá dizendo que não existe expertise nesse circuito, a única forma de vir a existir expertise são pessoas colocando a mão na massa e fazendo de fato esses processos. Essa é a natureza do empreendedorismo. Você faz, você erra e você aprende.

Talvez você fosse uma boa pessoa para debater com o programa, como eu disse, é bem aberto. Estando mais por dentro você poderia ter uma idéia melhor dos critérios deles. O que eu posso dizer (não sou um especialista na área) é que eles usam critérios bem objetivos.
 

MobiusRJ

Mil pontos, LOL!
Mensagens
15.924
Reações
32.582
Pontos
1.084
Eu vi essa parte num quote de outro usuário e jurei (de verdade) que era brincadeira do user que quotou, para tirar um sarro com a postura do Sephius. Fui no post original e o negócio tá lá mesmo, inacreditável!!!

Na boa, depois dessa, pra mim acabou. Eu tinha prometido que se o jogo algum dia saísse e fosse bom, eu compraria e seria o primeiro a vir aqui pedir desculpas.

Vou fazer isso é o cacete, gente arrogante não merece isso, merece o ostracismo. Não há nada pior para uma pessoa arrogante do que ninguém dar a mínima pra ela. Não vou torcer pelo fracasso do jogo, pois não ganho nada com isso, mas honestamente, não vou ficar nem um pouco triste se daqui a mais 10 anos eu vir algum anúncio de que o projeto flopou e foi cancelado, o que é mais do que óbvio que vai acontecer.

Aliás, nem tenho que me preocupar com essa promessa, pois pra mim tá claro que esse jogo não vai sair nunca...

Mas de qualquer forma, queria deixar aqui meu imenso agradecimento a este grande e renomado desenvolvedor, que desceu do Olimpo para perder seus preciosíssimos minutos conosco, reles gamers mortais que devemos simplesmente agradecer por este fato.

Que ridículo. Vou continuar acompanhando esse tópico só por diversão mesmo, pra continuar vendo os absurdos e as desculpas.
Voto para esse quote ser umas das pérolas de 2020!! hahahahaha!
 

Amigo Bolha

Mil pontos, LOL!
Mensagens
21.341
Reações
29.515
Pontos
1.424
Certo, eu entendo sua colocação. Mas você não pode afirmar algo sem saber né? Eu posso te passar a lista de quem coordena o programa e dos agentes de inovação para você avaliar o que acha. Eu sei pessoalmente que pelo menos alguns já tiveram Startups ou tem um longo histórico de treinamento ligado a empreendedorismo, inclusive tendo sido mentores de Startups hoje estabelecidas já em séria A ou B. Os agentes de inovação tem currículos com formações ligadas à área.

Claro que pode ser o caso, só estou falando que generalizar não é bom. Existe gente medíocre em qualquer atividade profissional e comercial. Não sei se é positivo você ficar no campo da suspeita, ainda mais se está opinando publicamente sobre algo. Seria melhor então ficar no "não saberia dizer". Não concorda/

Eu realmente fiz uma avaliação bem superficial. Não sei quem está organizando o programa. Só quis dizer que eu não coloco a minha mão no fogo e se fosse para apostar em algo eu apostaria em incompetência mesmo.

tem um longo histórico de treinamento ligado a empreendedorismo, inclusive tendo sido mentores de Startups hoje estabelecidas já em séria A ou B

Isso aqui por exemplo. Muita gente se vende como mentor disto ou daquilo. Super entendido no assunto. Mas muitas vezes nem a teoria chegam a estudar direito, vão direto no Power Point do autor do livro a ler o livro todo sobre o assunto. Se posso dar uma dica, nunca leve a opinião de um "agente de inovação" muito a sério, tente validar tudo o que for dito para você por conta própria.

As suas colocações são muito válidas Amigo Bolha, mas você está de fora nesse caso em particular. Se por um lado você tá dizendo que não existe expertise nesse circuito, a única forma de vir a existir expertise são pessoas colocando a mão na massa e fazendo de fato esses processos. Essa é a natureza do empreendedorismo. Você faz, você erra e você aprende.

Concordo 100%.
Na verdade eu acho que o problema está mais embaixo. Essa comunidade de "startups" é uma grande bolha. Não existe financiamento suficiente para as empresas, e não existem muitos profissionais realmente qualificados se arriscando também não. É um inflando o ego do outro, então é muito difícil de gerar conhecimento real neste ambiente virtual.

Talvez você fosse uma boa pessoa para debater com o programa, como eu disse, é bem aberto. Estando mais por dentro você poderia ter uma idéia melhor dos critérios deles. O que eu posso dizer (não sou um especialista na área) é que eles usam critérios bem objetivos.

As métricas são realmente muito importantes. O problema muitas vezes acontece no momento de decidir quais sãos as métricas a serem acompanhadas e como projetar qual deve ser o valor real delas com o passar do tempo.
Assim, eu acho que fui bem crítico, mas os programas que existem no Brasil são interessantes para educar sobre todos estes conceitos para quem está começando agora e eles existirem não é algo ruim, mas eu acho que pode melhorar muito ainda.

Em minha opinião, o foco dos governos deveriam estar mais em fomentar uma cultura de empreendedorismo (independente de ser startup ou não) e facilitar o financiamento para pequenas empresas por exemplo.
 

sephius

Lenda da internet
Mensagens
11.384
Reações
10.238
Pontos
1.629
Isso aqui por exemplo. Muita gente se vende como mentor disto ou daquilo. Super entendido no assunto. Mas muitas vezes nem a teoria chegam a estudar direito, vão direto no Power Point do autor do livro a ler o livro todo sobre o assunto. Se posso dar uma dica, nunca leve a opinião de um "agente de inovação" muito a sério, tente validar tudo o que for dito para você por conta própria.
Sim, isso acontece muito mesmo. Note que aqui a gente está num ambiente público e eu não posso falar de minhas opiniões pessoais tão abertamente como eu gostaria. Pode ficar para um papo privado em outra oportunidade. Veja também que é o meu papel defender o projeto e o meu trabalho, então é natural que eu fale dos aspectos positivos, que envolvem o mesmo.

De um cenário onde eu mereço muito um financiamento e um programa ou investidor seriam loucos se não dessem o investimento e outro onde eu sou a pessoa mais incompetente do mundo e um programa ou investidor seriam idiotas se dessem o financiamento, as pessoas tendem a imaginar os extremos, principalmente o extremo negativo. Na realidade assim como eu não sou o melhor empreendedor do mundo, nem o cara mais sagaz que existe, não é nada provável que eu seja uma pessoa tão incompetente e ainda assim consiga mobilizar tantas pessoas por tanto tempo e conseguir investimentos.

Não é algo estranho concluir que pessoas que se envolvem diretamente com algo sabem avaliar melhor do que pessoas que só ouviram falar superficialmente sobre aquilo. Ainda mais se estamos falando de várias pessoas e de um longo tempo.


Concordo 100%.
Na verdade eu acho que o problema está mais embaixo. Essa comunidade de "startups" é uma grande bolha. Não existe financiamento suficiente para as empresas, e não existem muitos profissionais realmente qualificados se arriscando também não. É um inflando o ego do outro, então é muito difícil de gerar conhecimento real neste ambiente virtual.
Tem muitos problemas de fato. E há também um cenário onde na verdade o que temos são pessoas trabalhando de graça para criar algo e do outro lado investidores que não contribuem até o momento onde se há certeza de que vai haver retorno. É mais fácil você deixar as pessoas empreendendo e depois comprar o que dá certo do que investir dentro de sua empresa estabelecida tendo que arcar com o custos dos riscos de cada projeto.

De modo geral eu acho que independente dos projetos, devia haver um cenário de suporte ao empreendedor. Por que você não vai ter inovação num país onde as pessoas vivem aos trancos e barrancos. Ainda mais num cenário onde não há suporte para essas pessoas serem educadas e treinadas para fazer isso da forma mais eficiente possível.

Mas me parece bem claro que existe uma bolha, como já existiu antes.

As métricas são realmente muito importantes. O problema muitas vezes acontece no momento de decidir quais sãos as métricas a serem acompanhadas e como projetar qual deve ser o valor real delas com o passar do tempo.
Assim, eu acho que fui bem crítico, mas os programas que existem no Brasil são interessantes para educar sobre todos estes conceitos para quem está começando agora e eles existirem não é algo ruim, mas eu acho que pode melhorar muito ainda.

Em minha opinião, o foco dos governos deveriam estar mais em fomentar uma cultura de empreendedorismo (independente de ser startup ou não) e facilitar o financiamento para pequenas empresas por exemplo.
Também acho. No caso do StartupRio, o que achei positivo é que eles só dão o financiamento se você passar por um curso que dura meses sobre empreendedorismo. Nos programas passados eles ainda pagavam a inscrição no Empretec que é um curso com uma metodologia da ONU onde você ganha um certificado com valor internacional. Infelizmente, devido a toda essa conjectura política do Brasil, este ano o programa não pode oferecer isso.

Mas na minha visão não adianta você apenas formar e educar empreendedores, por que não importa se são formados ou não eles precisam de suporte financeiro para se dedicarem nessa jornada. Você não empreende (não neste sentido) tendo que ter um emprego formal com carga horária de 8hs. É difícil empreender quando você luta para pagar o aluguel e alimentar você e sua família.

Por que empreender também é um trabalho e também é algo necessário numa sociedade. Você vai num médico fazer um tratamento, este tratamento pode não funcionar, mas você ainda assim tem que remunerar o médico, por que ele trabalhou na mesma forma.
 
Topo Fundo