O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Todo dia um motivo diferente pra votar 13 em 2022! [Update - Dirceu quer ganhar as eleições e iniciar projeto socialista!]

MiojinDaFuriaInfinita

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
5.425
Reações
8.702
Pontos
754
E principalmente, não existe liberalismo e economia sem instituição. Bolsonaro não fez nada para melhorar o combate a corrupção, a insegurança juridica, o arcabouço legal.
Ele regrediu. Por que tem de defender os filhos dele e ele próprio

São as instituições, estúpido!

Desde que voltei em definitivo ao Brasil, em novembro de 2021, iniciei uma jornada para elaborar um projeto para o país. Para tanto, convidei especialistas para a construção de um programa. O grupo está sendo coordenado pelo economista Affonso Celso Pastore. Semanalmente, temos nos reunido e conversado sobre diversos temas que passam pela macroeconomia, mas vão muito além. Combate à pobreza, educação na primeira infância, políticas de emprego, reforma tributária, saúde na era pós-pandemia, infraestrutura, desenvolvimento sustentável, entre outros. Nessas ocasiões, o grupo recebe convidados ilustres para expor sua visão sobre esses temas, garantindo profundidade e pluralidade. Pastore conhece todo mundo, o que facilita.

Claro que um programa de governo não pode ser construído com base apenas na opinião de especialistas. O programa será divulgado ao público e submetido à crítica de todos. É preciso ouvir todas as pessoas para aprimorá-lo. Ninguém melhor do que um trabalhador desempregado para falar sobre o que precisa ser alterado nos programas de reinserção profissional. Ninguém melhor do que um chefe de família para falar sobre a qualidade da educação pública disponibilizada aos seus filhos. Um ponto é pacífico na discussão do programa: ele precisa comprometer-se com a retomada do crescimento econômico. Sem esse compromisso, não há futuro. Sem ele, não há a volta do emprego nem condições de diminuir as desigualdades.

A volta do crescimento econômico não pode ser efêmera. Precisa ser duradoura e sustentável. Nada mais negativo do que a alternância de curtos períodos de prosperidade com outros longos de recessão ou de estagnação e que têm sido a tônica do Brasil há muito tempo. Precisamos de um período longo de crescimento contínuo, o que demandará estimular os investimentos e elevar a produtividade, com responsabilidade fiscal e social.

Convenço-me, a cada dia mais, da correlação ótima entre o nível de desenvolvimento e a qualidade das instituições. Sem um quadro institucional robusto, o crescimento econômico não ocorrerá ou, quando muito, será esporádico. Para garantir prosperidade, são imprescindíveis a estabilidade e a previsibilidade próprias de países com instituições sólidas. A diferença entre o Reino Unido e a Somália não reside no tamanho do produto interno bruto ou nas decisões pontuais, certas ou equivocadas, dos seus governantes de momento, mas, sim, na qualidade das instituições de um e outro país. Seguindo nossa tradição política ocidental, precisamos fortalecer as instituições próprias das democracias liberais. Governo de leis, separação de poderes, distinção entre o que é próprio da esfera pública e o que é privado, democracia representativa, combate aos privilégios, incluindo ao patrimonialismo e à corrupção, adoção de políticas inclusivas e de erradicação da pobreza, proteção do livre mercado e incentivo à competição, entre outras.

A falta de enfoque no fortalecimento das instituições tem sido o principal erro do Brasil nas últimas décadas. Sim, decisões econômicas equivocadas comprometeram o crescimento do Brasil, como as que geraram a grande recessão de 2014-2016 ou a estagnação econômica atual. Mas a principal causa do fracasso econômico brasileiro – e esta é mais antiga – consiste na fragilidade de nossas instituições e na sua subordinação ao arbítrio. Esse é um dos motivos pelos quais é certo que um novo e eventual governo Bolsonaro ou um novo e eventual governo Lula estariam fadados ao fracasso na gestão da economia. Ambos estão irremediavelmente comprometidos com o enfraquecimento das instituições, por uma mistura de irracionalismo, patrimonialismo e corrupção, em níveis variados em um e outro caso. Nenhum deles pode oferecer o que o Brasil realmente precisa, a melhoria da qualidade das nossas instituições.

A economia não depende apenas da infraestrutura física, mas também da infraestrutura intangível, como o compromisso com o império da lei. Sem reformarmos e fortalecermos nossas instituições, seguiremos sem crescimento duradouro ou sustentável. Parafraseando um conhecido slogan eleitoral, eu poderia dizer “são as instituições, estúpido”: nenhuma proposta de governo que ignore essa verdade pode oferecer algo real à população brasileira.
 

MiojinDaFuriaInfinita

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
5.425
Reações
8.702
Pontos
754
Aquilo que os economistas chamam de ''incerteza gerada pelo regime''
Mudanças de regras (como furar o teto recentemente com o precatório), ficar falando besteira pelos cotovelos, atritos politicos, pautas bombas, mudanças legais para pior, desvio de dinheiro publico, sistema juridico interferindo em contratos..

O investidor olha isso, e vai investir na Noruega.

Não haverá crescimento solido e de longo prazo com instituições da Somália. Os EUA não seria os EUA com as nossas leis. Se ele transferir todas as suas industrias, empresários, e infraestrutura para cá, e deixar o arcabouço político e jurídico. Em poucos anos a gente voltaria a ficar pobre novamente. Dariamos um jeito de destruir. Por que a diferença de desenvolvimento entre os países não é só acumulo de tijolos mas suas instituições.

Por essa razão, tanto o Bolsonaro quanto o PT irão fracassar, independente do Economista que eles escolham
 

Aristarco de Samos

Bam-bam-bam
Mensagens
3.938
Reações
13.338
Pontos
293
Não dá uma de João sem braço petiste, todo mundo imprimiu loucamente nessa pandemia, e o Brasil não foi exceção.


ECONOMIA

Por que o Brasil simplesmente não imprime dinheiro para sair da crise?


Vinícius Pereira
Colaboração para o UOL, em São Paulo

08/06/2020 04h00

A crise do coronavírus, que atingiu a economia brasileira, fez com que a ideia de "imprimir dinheiro" ganhasse apelo entre economistas e especialistas como uma das formas de o país sair deste momento com os menores impactos econômicos possíveis.
A ideia, que sempre foi refutada pela teoria econômica, ganhou apoio de profissionais reconhecidos no Brasil, como o ex-ministro da Fazenda Henrique Meirelles e os economistas André Lara Resende e Pérsio Arida, por exemplo, como forma de reanimar a economia.

O presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, no entanto, descartou a medida. De acordo com ele, aumentar a massa monetária pode ser perigoso, pois haveria o risco de inflação.
"Eu acho que a saída não é por aí. É uma ideia, estamos sempre dispostos às ideias, mas hoje nós não entendemos que seja a melhor saída", disse. Segundo o BC, nenhuma medida acerca da flexibilização da base monetária ainda foi tomada.
Economistas ouvidos pelo UOL, porém, refutam a ideia de existir pressão inflacionária neste momento dado o baixo nível da atividade econômica atual.
Não se trata de criar mais notas
Apesar de o imaginário popular crer que a tarefa de imprimir dinheiro passe pela geração de novas cédulas físicas, não é exatamente sobre isso que a discussão atual trata.
De acordo com Simão Silber, professor de economia da USP (Universidade de São Paulo) e doutor em economia Universidade Yale, nos Estados Unidos, a proposta debatida por economistas é para que o governo amplie a base monetária, injetando liquidez na economia. Quando alguém compra um título de uma empresa está emprestando dinheiro a ela. Depois pode trocar o título para recuperar o dinheiro.
Segundo Silber, a maneira mais simples é o BC comprar títulos de instituições financeiras para deixar mais dinheiro para bancos e empresas emprestarem.
A maioria do dinheiro que é 'criado' é contabilmente. Então, não é rodar máquina para fazer dinheiro fisicamente. O que o BC pode fazer é comprar um título privado, por exemplo, e ele creditar o dinheiro na conta desse banco.
Simão Silber, professor de economia da USP
Há também a possibilidade de o governo aumentar o dinheiro em circulação comprando recebíveis e dívidas das empresas, como forma de aliviar as contas. Isso deixaria um montante maior livre para que a roda da economia voltasse a rodar.
Outra possibilidade é o Tesouro emitir novos títulos públicos e oferecer ao mercado e ao próprio BC.
Medidas seriam positivas?
Segundo os economistas ouvidos pelo UOL, o governo poderia, sim, aumentar o dinheiro em circulação para ajudar o país a sair da crise, tomando apenas alguns cuidados.
"O nosso cenário é de uma retração tão forte e violenta, que a emissão de moeda vai simplesmente devolver a economia a uma certa normalidade e, mesmo assim, abaixo da ideal", disse Sillas de Souza Cézar, professor de economia da Faap.
De acordo com Cézar, o governo optar por não realizar essa estratégia faz com que a economia seja muito abalada, principalmente no curto prazo, atingindo emprego e renda dos brasileiros.
A sociedade precisa entender que existe a possibilidade de o governo federal socorrê-la, e é uma opção do governo não fazê-lo.
Sillas de Souza Cézar, professor de economia da Faap
O principal argumento do BC é que essa ampliação da base monetária traria o risco de uma inflação maior. Segundo Silber, no entanto, a atividade econômica está em um nível tão baixo que não há esse risco.
"Não há problema inflacionário. A economia parou, já são quase três meses consecutivos com deflação, com os preços na média caindo. E assim sucessivamente. Há 12 anos, desde 2008, em uma grande crise econômica, emissão de moeda não tem problema agora", afirmou.
Ampliação não pode ser eterna
Para Juliana Inhasz, economista e coordenadora da graduação em economia no Insper, a discussão é positiva, mas o ponto principal é a manutenção dessa política por um período prolongado, o que seria negativo ao Brasil no longo prazo.
O grande problema é a incerteza que esse processo causa. Essa política é muito sedutora. Amanhã o governo pode estar lotado de títulos públicos na prateleira do BC. Meu medo é daqui a seis meses a gente não fazer reversão. a inflação voltar e a sociedade pagar o custo.
 
Ultima Edição:


Ícelo

Bam-bam-bam
Mensagens
2.191
Reações
6.068
Pontos
303
Seu post não só está errado, como está confuso!

Não tem ninguém classe média/baixa reclamando da reforma, fora os que nunca trabalharam ou estão ligados a movimentos políticos, a parcela da sociedade que sabe a real proposta dela e é contra é ínfima!
Por isso que o PT vai ganhar a eleição pela quinta vez, a direita acha que todo mundo da classe média/baixa é trouxa que pode tirar dinheiro/direitos deles a vontade e eles nem ao menos percebem.
 

-Saint-

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
5.462
Reações
8.518
Pontos
503
Por isso que o PT vai ganhar a eleição pela quinta vez, a direita acha que todo mundo da classe média/baixa é trouxa que pode tirar dinheiro/direitos deles a vontade e eles nem ao menos percebem.
Então, com direita você se refere ao Bolsonaro?

Pq se ele ganhar, vai ser legal esse seu post ficar guardado de exemplo de como a esquerda vive fora da realidade!
 

Monogo

Mil pontos, LOL!
Mensagens
16.940
Reações
70.761
Pontos
1.279
O que eu acho comico é o Molusco cheio de amores pra quem era inimigo mortal não tem nem 10 anos atrás.
E a própria esquerda caladinha.

E só não é Aécio no lugar do picole de chuchu, pq ele se queimou demais.
 

Hitmanbadass

You can't handle the truth!
VIP
Mensagens
23.921
Reações
52.262
Pontos
1.564
Pelo visto, caso o segundo turno se converta em Bolsonaro vs PT, o teremos uma massa que "voto em qualquer um contra o Bozo" contra uma massa de "Bolso tava certo, se não votar nele o PT volta".

Todo mundo se convencendo das razões e possibilitando esse circo.
 

johnhartigan

Bam-bam-bam
Mensagens
6.502
Reações
24.918
Pontos
353
O que eu acho comico é o Molusco cheio de amores pra quem era inimigo mortal não tem nem 10 anos atrás.
E a própria esquerda caladinha.

E só não é Aécio no lugar do picole de chuchu, pq ele se queimou demais.

Inimigo mortal só diante das câmeras, tudo esquerda igual, um extrema e outro centro, sempre andaram juntos se alternando no poder, agora que entrou um terceiro que se juntaram de vez pra ver se tiram ele.
"O inimigo do do meu inimigo é meu amigo", agora está ao pé da letra, eu falo que com mais essa jogada vão tomar no cu na urna novamente.
 

Ícelo

Bam-bam-bam
Mensagens
2.191
Reações
6.068
Pontos
303
Então, com direita você se refere ao Bolsonaro?

Pq se ele ganhar, vai ser legal esse seu post ficar guardado de exemplo de como a esquerda vive fora da realidade!
Tá querendo dizer que o Bolsonaro é de esquerda?

Engraçado como vocês tem um espectro político totalmente amalucado e ainda falam como se os outros estivessem fora da realidade.
 

mxs

Supra-sumo
Mensagens
567
Reações
1.062
Pontos
179
O PT ganhando seria bom que não teria mais tópicos apoiando quem nos roubou a vida toda.
Não sei até quando teríamos internet, pra que isso.
Muito bom, vamos apoiar, vai dar certo, até porque o bom da vida é ser marmita de bandido. Pra que direitos? O governo deve ter o direito que escolher tudo por nós e quem pensar o contrário, basta um campo de adestramento. E assim vai melhorar muito, podem confiar.
 

MiojinDaFuriaInfinita

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
5.425
Reações
8.702
Pontos
754
Não dá uma de João sem braço petiste, todo mundo imprimiu loucamente nessa pandemia, e o Brasil não foi exceção.
Achei que era uma politica de estado minimo

Engraçado, pra vacina o mundo não é exemplo, mas pra imprimir é (se eu sou petista, imagina quem imita a politica economica da dilma)

Outro fator. Todos imprimiram, mas nem todos são Brasil. Vai querer comparar o Dolar e o Euro com o Real
 
Ultima Edição:

MiojinDaFuriaInfinita

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
5.425
Reações
8.702
Pontos
754
E o erro dos juros não começou na pandemia, mas em 2019. A pandemia apenas amplificou o problema. Se eu não me engano, a politica de desvalorizar o Real é do Guido Mantega
 
Ultima Edição:

Hitmanbadass

You can't handle the truth!
VIP
Mensagens
23.921
Reações
52.262
Pontos
1.564
Tá querendo dizer que o Bolsonaro é de esquerda?

Engraçado como vocês tem um espectro político totalmente amalucado e ainda falam como se os outros estivessem fora da realidade.

Cita ae ações práticas do governo do Bolsonaro que, na sua visão, são de direita e tiveram impacto negativo.
 

Tatuira Mamicuda

Mil pontos, LOL!
Mensagens
7.353
Reações
23.699
Pontos
1.274
O que eu não duvido que também teria acontecido por aqui, se o poste do Haddad tivesse sido eleito...
Olha, tenho militares de alto escalão na família.

Com jeitinho e depois que a geração que cresceu na ditadura morrer (que possuem esses valores anti-comunistas)…

Vai ser fácil. Já tem muito capitão, tenente, coronel de esquerda… Quando chegarem no posto de comando fudeu, quem segura é um pouco da velha guarda
 

Kaiketsu_Zubat

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
13.327
Reações
45.857
Pontos
803

Nossa primeira vez que eu vejo ela falar corretamente e sendo sincera de fato, então isso aí só mostra como ela foi uma marionete nas mãos do PT pelo menos ao meu ver, ou ela como não ganha nem pra síndica mais resolveu chutar o pau da barraca e dizer o que realmente acha de tudo isso.
 

Ícelo

Bam-bam-bam
Mensagens
2.191
Reações
6.068
Pontos
303
Cita ae ações práticas do governo do Bolsonaro que, na sua visão, são de direita e tiveram impacto negativo.
Meu querido, já vi nego falando que o Lula é de direita porque ele enriqueceu os banqueiros quando era presidente e não fez a revolução quando teve oportunidade. Todo militante fanático acaba viajando na maionese sobre espectro político.
 

redfield jr.

We are the Champions
Mensagens
19.296
Reações
29.632
Pontos
1.064
O gordão que mama o bolsonaro, mamando o bolsonaro.
Privatização///Fechar estatal e VENDER AÇÕES em posse do governo

Esse cara é um farsante. Usa da bandeira anarcocapitalista pra defender gente que se beneficia a rodo da máquina estatal. Uma contradição ambulante.
Ele até acerta muito o que critica, mas erra conceitualmente no nome que claramente defende.
 

ELTORO

Mil pontos, LOL!
Mensagens
27.881
Reações
63.031
Pontos
1.253
E o erro dos juros não começou na pandemia, mas em 2019. A pandemia apenas amplificou o problema. Se eu não me engano, a politica de desvalorizar o Real é do Guido Mantega
A falha de Paulo Guedes e companhia no Ministério da Economia não justifica o aumento do Estado, ou a desistência da busca por um Estado Mínimo.
 
Ultima Edição:

Slap Shot

Bam-bam-bam
Mensagens
2.037
Reações
3.792
Pontos
453
Meu querido, já vi nego falando que o Lula é de direita porque ele enriqueceu os banqueiros quando era presidente e não fez a revolução quando teve oportunidade. Todo militante fanático acaba viajando na maionese sobre espectro político.
Quem é de esquerda deveria estar puto com Lula mesmo.
Mas vota no Lula mesmo assim.
 

Aristarco de Samos

Bam-bam-bam
Mensagens
3.938
Reações
13.338
Pontos
293
O gordão que mama o bolsonaro, mamando o bolsonaro.
Privatização///Fechar estatal e VENDER AÇÕES em posse do governo

Só pq ele acha a direta menos prejudicial que os esquerdistas que querem um estado gigantesco para poderem roubar mais e que fizeram o maior esquema de corrupção da história, defendem a bandeira do comunismo.

Achar a direita menos pior que a esquerda te faz ser um mamador de alguém?
OK militante.

Tão mamador que aponta todos os erros do governo.
 
Topo Fundo