O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Trabalhar com jogos, como entrar na indústria

Status
Não está aberto para novas respostas.
Mensagens
1.055
Reações
1.186
Pontos
203


  • Saiba usar o tempo para ganhar conhecimento, experiência. Não fique horas assistindo TV, filmes, animes, vendo mensagem no celular, bebendo, seja lá o que for. Na faculdade você tem poucas horas de aula por dia e o que você faz no tempo livre?
  • Aprenda com a prática. Treine, treine, treine.
  • Se preocupe com fazer do começo ao fim. Nas comunidades de gamedev e mods o que mais acontece é trabalho feito pela metade ou nem isso. Uma das razões para isso é o perfeccionismo. Outra é a falta de direção clara. Outra é a megalomania, projetos grandes e complexos que estão além das suas capacidades.
  • Não seja acomodado. Aprenda línguas. Aprenda tecnologias novas.
  • Fazer projetos leva ao aprendizado e a erros. Aprenda com os erros também.
  • Não faça um currículo cheio de palavras bonitas. Mostre que você sabe. Listar 10 linguagens de programação e ferramentas por listar vai parecer copy & paste.
  • Se você exagerar nas suas habilidades a entrevista vai pegar isso.
  • Esteja preparado para receber muitos "não" e durante anos.
  • É mais importante mostrar o seu melhor do que se preocupar em ser O melhor de todos.
  • Faça a lição de casa. Estude. Aprenda a filosofia da empresa. Estude o estilo de arte da empresa.
  • Tenha contatos na indústria.
  • Não mande 200 emails repetidos de uma vez para 200 empresas diferentes. Escreva individualmente, senão vai parecer spam e genérico.
  • Pratique apresentação de trabalhos e entrevistas.
  • Um portfólio bonito é um cartão de visitas. Um portfólio mal apresentado é um ponto a menos pra você.
  • Você tem um diploma, não ache que por isso você vai começar por cima e ganhando alto.
  • Se você é um artista, não deixe de aprender programação. Vai precisar.
  • Diploma importa? Sim e não. Sim e vale aquilo q vc aprende e aplica. Mas só o papel sem ter feito nada pra apresentar além de notas, só vai importar pra continuar na carreira acadêmica.
  • O departamento de RH muitas vezes põe exigências altas demais pra cargos baixos e você entra em contato e não recebe resposta. Querem que você faça X, mas a vaga é pra Y.
  • O risco de você se frustrar e desistir da área existe. É real. É por isso que algumas pessoas recomendam um diploma de arquitetura, design, matemática, engenharia, etc. Áreas tradicionais, porque no pior caso você teria uma opção fora da área. (eu não concordo com algumas áreas, porque o diploma de matemática é difícil de conseguir por si só, a evasão é imensa)
  • Essa área de jogos tem um problema parecido com outras áreas, como Direito, Medicina. Muita gente querendo entrar pra ganhar dinheiro.

Agora eu me decidi. Você ter média ponderada alta na faculdade vale para duas coisas: ingresso em mestrado / doutorado e bolsa pra estudar. Mas fora disso, quem quer saber se vc tirou 10 em cálculo? No lugar de me preocupar com notas de provas vou transformar estudo de exatas em portfólio. Inclusive, mais vale uma faculdade q vc faz iniciação científica, consegue contatos no meio acadêmico, vai atrás de projetos, do q fazer só por fazer e ainda se estressar com notas. Eu ainda acho que você mostrar que sabe os teoremas de cálculo na prática vale mais do q ter uma média 8 ou 9 de cálculo. Tem professor que põe questão mais difícil do que o que tem no livro e a média de todo mundo cai. Ou ao contrário, põe questões básicas que tem no livro e igual ao livro e a média de todo mundo sobe.
 

JFR City

Bam-bam-bam
Mensagens
4.699
Reações
8.495
Pontos
303
  • Saiba usar o tempo para ganhar conhecimento, experiência. Não fique horas assistindo TV, filmes, animes, vendo mensagem no celular, bebendo, seja lá o que for. Na faculdade você tem poucas horas de aula por dia e o que você faz no tempo livre?

Outra coisa que é notavel em várias áreas é que muitos só correm atrás de estágio no último semestre da faculdade/do curso.

É sempre bom ir atrás de estágio no primeiro ano/primeiro semestre e ver empresas que tenham condições de efetivar estagiários.
Estágio é a raiz de uma experiencia nessa área.


  • Se preocupe com fazer do começo ao fim. Nas comunidades de gamedev e mods o que mais acontece é trabalho feito pela metade ou nem isso. Uma das razões para isso é o perfeccionismo. Outra é a falta de direção clara. Outra é a megalomania, projetos grandes e complexos que estão além das suas capacidades.

No Mobile não é raro ver jogo indie mais mal feito do que os piores jogos AAA de PC/Console.
Isso ocorre no PC? Ocorre, mas com uma frequencia muito menor.
Até mesmo jgoos de pequeno escopo ficam incompletos ou tão mal feitos quanto os de uma Gameloft da vida.

  • Esteja preparado para receber muitos "não" e durante anos.

Entrar nessa área requer muito mas muito preparo mesmo.
Requer um bom poder financeiro (pois é uma área que você irá gastar muito dinheiro já no periodo de curso tecnico/faculdade), requer um forte conhecimento em matemática (como qualquer outra área relacionada a TI), requer um raciocionio muito eficiente, requer autonomia pessoal (não pode ser dependente de alheios a não ser no fator financeiro - e ainda assim APENAS a curto prazo) e - principalmente - requer muita coragem.
E as vezes com tanto - não, não e não - ela vai ter que ir pro último recurso - que é empreender.
Algo que requer - novamente - muito preparo.

Porque se um Fulano qualquer entra na área vai acabar simplesmente não conseguindo nada pois ele não pode nem sonhar em comprar a licença do Windows ou se dar o trabalho de aprender a mexer com o Linux (geralmente por opção própria e não por tentar muito). E software custa caro e hardware custa mais ainda.
Dá pra contornar usando Blender e cia? Dá, mas se ela quiser atuar na área profissionalmente vai ser muito dificil conseguir um emprego (ou trabalhar para os outros) usando software livre.

  • Tenha contatos na indústria.
Essa é uma regra para praticamente TODAS as áreas, não só para Jogos Digitais.

  • Você tem um diploma, não ache que por isso você vai começar por cima e ganhando alto.
A obrigatoriedade de estágio ajudou a cortar UM POUCO essa mentalidade de achar que Diploma é santo milagreiro.
Ele é nada mais nada menos do que o Inicio.
Sem ele você nem sequer garante seu sustento.


  • Se você é um artista, não deixe de aprender programação. Vai precisar.

Se for Sonoplasta ou até mesmo um recepcionista numa empresa de jogos aprender a programar é mais do que necessário.


  • O risco de você se frustrar e desistir da área existe. É real. É por isso que algumas pessoas recomendam um diploma de arquitetura, design, matemática, engenharia, etc. Áreas tradicionais, porque no pior caso você teria uma opção fora da área. (eu não concordo com algumas áreas, porque o diploma de matemática é difícil de conseguir por si só, a evasão é imensa)

Não é nenhuma novidade até aí. Tem uma quantia consideravel de desenvolvedores que foram seguir por outras áreas ou porque se frustraram ou porque se casaram, tiveram filhos e etc...
O Chefão da já-extinta Accolade mesmo abandonou a área justamente para poder cuidar de sua familia.
Acho que um dos desenvolvedores do GTA1 e 2 mesmo também saiu da área e virou advogado de patentes.

E quando a pessoa mora fora dos EUA e do Japão (que são as duas maiores industrias de jogos do Mundo, com o Japão em Primeiro) a evasão da área aumenta drasticamente.

E tem aqueles que abandonam a área logo nos estudos por vários motivos. Desde razões profissionais até saúde e segurança.
É normal até mesmo muitas pessoas migrarem de Jogos Digitais para Contabilidade, Administração ou Ciências Biologicas pelo fator "Lei da Oferta e Demanda". No entanto, como AINDA não é uma regra ter um diploma especifico da área, a porta fica aberta para a pessoa sair do país e entrar na área mais tarde.


  • Essa área de jogos tem um problema parecido com outras áreas, como Direito, Medicina. Muita gente querendo entrar pra ganhar dinheiro.

Em qualquer área que você for, vai ter gente querendo entrar pra ganhar dinheiro.
Até mesmo na área de serviços manuais e de limpeza/faxina.

As pessoas precisam pagar contas, precisam comprar/alugar uma casa, precisam comprar/alugar um carro, manter um convenio médico e outros mais, pouquissimas pessoas podem se dar ao luxo de serem sustentadas/co-financiadas pelo pai/pela mãe/pelo tio/pela tia/pelo conjuge e até mesmo continuarem vivendo com os pais.
Principalmente se estas passarem dos 25 anos.

O que acontece é que tem gente que entra na área querendo ser o próximo Markus Persson, que ganhou rios de dinheiro com Minecraft.

Mas abrir mão de salário minimo é o fim da picada ao meu ver.
Tem gente que tá a 3 anos só mexendo com isso pra ganhar menos da metade de um salário minimo na área e são sustentadas por terceiros e quartos. E olha que não são poucas.

Enfim, essa última parte é muito complexa e politica para ser tratada aqui.
E olha que a área de jogos anda muito politizada ultimamente. Até mais do que TI e qualquer coisa que envolva totalmente a área de Humanas.
 
Ultima Edição:
Mensagens
1.055
Reações
1.186
Pontos
203
É sempre bom ir atrás de estágio no primeiro ano/primeiro semestre e ver empresas que tenham condições de efetivar estagiários.

Faculdade quando é teórica demais não deixa fazer estágio. Vc fica tão cheio de teoria pra estudar e preocupação com créditos q não tem como.


requer um forte conhecimento em matemática

Depois do q eu vi na graduação eu comecei a fazer uma distinção. Matemática no sentido prático é resolver contas. Mas no sentido teórico é estudar propriedades abstratas. Provar teoremas é uma coisa. Escrever um algoritmo que resolva um sistema linear gigantesco é outra coisa.


E quando a pessoa mora fora dos EUA e do Japão (que são as duas maiores industrias de jogos do Mundo, com o Japão em Primeiro) a evasão da área aumenta drasticamente.

Eu usei evasão pra falar do diploma de matemática, pq a matemática teórica é difícil e pouca coisa se aproveita pra jogos. Quanto a abandonar a carreira de jogos não sei quanta gente sai. O John Carmack começou fazendo jogos, trabalhou no doom, quake mas depois trabalhar com VR não parece ser abandono da área de jogos, mas progressão de carreira.


Acho que um dos desenvolvedores do GTA1 e 2 mesmo também saiu da área e virou advogado de patentes.

Como jogo hoje tem muita coisa comprada, licença de música, de marca, campanhas publicitárias. Relançamentos, exclusividade numa plataforma. Deve ser uma teia confusa quem lida com Direito nessa área. Fora isso essas polêmicas do tipo "jogo q incentiva terrorismo" ou "jogo q incentiva o suicídio".

Eu sinto que querendo ou não vou ser obrigado a ler sobre isso, pelo menos pra entender um contrato.
 
Mensagens
1.055
Reações
1.186
Pontos
203
To com uma ideia meio louca mas





Como eu estou investindo em matemática primeiro. Quem sabe eu acho um projeto tipo esses e começo por um caminho que não tem nada a ver com ser iniciante num estudio tipo Rockstar Games, Blizzard ou Ubisoft. O exemplo aí que o cara dá pra ensinar matemática sem usar frases escritas, alguém tem que programar essas coisas. Não se faz isso desenhando e esperando que o computador entenda instruções ditadas (embora até exista algum estudo pra fazer isso funcionar)
 


Cristiano Sword

Bam-bam-bam
Mensagens
2.323
Reações
10.941
Pontos
453
To com uma ideia meio louca mas





Como eu estou investindo em matemática primeiro. Quem sabe eu acho um projeto tipo esses e começo por um caminho que não tem nada a ver com ser iniciante num estudio tipo Rockstar Games, Blizzard ou Ubisoft. O exemplo aí que o cara dá pra ensinar matemática sem usar frases escritas, alguém tem que programar essas coisas. Não se faz isso desenhando e esperando que o computador entenda instruções ditadas (embora até exista algum estudo pra fazer isso funcionar)

Entendi porra nenhuma...
Vc quer estudar matematica e virar academico matematico e depois ir pra game dev?
Se for estudar matematica, pra ser um programador bom vc ter que saber bastante coisa, mas nao precisa ser um PHD de matematica.
E vai estudando conforme vai aparecendo demanda na sua carreira.
Eu mesmo no momento tenho estudando bastante Algebra linear e computação gráfica, por causa dos meus estudos em game engines 2d e 3d
Sobre matematica visual, isso é bem antigo, e sim ajuda muito no aprendizado...
 
Mensagens
1.055
Reações
1.186
Pontos
203
TLDR; como estou investindo em matemática essencial pensando em projetos que usem mecânica, transformações lineares, cálculo de distâncias, etc. Estou cogitando procurar vaga numas empresas dedicadas a ensino de matemática, talvez acabe sendo mais fácil do que entrar num estúdio tipo EA Games sem ter feito projeto nenhum de jogo.
 

HENRQ

Bam-bam-bam
Mensagens
1.001
Reações
2.163
Pontos
353
TLDR; como estou investindo em matemática essencial pensando em projetos que usem mecânica, transformações lineares, cálculo de distâncias, etc. Estou cogitando procurar vaga numas empresas dedicadas a ensino de matemática, talvez acabe sendo mais fácil do que entrar num estúdio tipo EA Games sem ter feito projeto nenhum de jogo.
cara, se vc gosta muito de matematica avançada, e topa trabalhar em qualquer empresa q use isso, nao tem pq ficar com muita espectativa de trabalhar com jogo um dia, foque na NASA.
 
Status
Não está aberto para novas respostas.
Topo Fundo