O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Trilha sonora - Maneiras gratuitas de criar sozinho

Grave Uypo

Piloto de Grifos
VIP
Mensagens
17.996
Reações
31.291
Pontos
1.753
Muita gente deve ter interesse de lançar um joguinho ou outro com budget de exatamente 0 reais, por isso acho interessantes compartilharmos algumas maneiras de fazer essa importantissima parte de um jogo sozinho e sem gastar nenhum centavo.

Claro, você pode sempre ir atrás de musicas royalty free com licença comercial, mas as opção são poucas e restitivas. Portanto, tava procurando maneiras de criar musica mesmo sendo leigo. Minha ideia inicial era construir algo com loops pré-feitos, e quem sabe só esboçar a melodia do instrumento principal. Até agora não encontrei exatamente o que eu queria.

O que eu encontrei foi isso:

Isso seria IDEAL. vc feeda uma musica com o "feeling" que vc quiser e o troço cospe algo parecido mas completamente original. Perfeição. Porém as opções disponiveis ali são bem limitadas. Vou procurar se não tem algo mais... completo pra fazer isso.

Alguem tem alguma sugestão pra criar trilha sonora sozinho sem ter talento ou habilidade musical?
 

Piga

Alien Pro-Gear Spec!
VIP
Mensagens
12.617
Reações
33.095
Pontos
1.048
Todos os programas pra criação de música que eu já vi exigem que você pelo menos tenha noção de rítimo, armonia e melodia. Você não precisa saber como tocar um instrumento, mas tem que conhecer pelo menos como ele se comporta quando é tocado.

Existe programas que vem com presets pré definidos, mas nesse caso é muito difícil compor algo original, pois você só vai mixar de forma diferente o que já existe. Mas pra algo superficial deve servir.
 

Shazão

Supra-sumo
Mensagens
348
Reações
634
Pontos
178
Gostaria de aproveitar e perguntar: conhecem algum material para aprender a desenvolver musica, ou entender o ritmo e partitura?
 

Piga

Alien Pro-Gear Spec!
VIP
Mensagens
12.617
Reações
33.095
Pontos
1.048
Gostaria de aproveitar e perguntar: conhecem algum material para aprender a desenvolver musica, ou entender o ritmo e partitura?
Nenhum desses programas exige que você saiba partituras. Na verdade você vai "montar" os sons através de "quadrados coloridos". Alguns programas aceitam programar em tablaturas pra um determinado instrumento "tocar sozinho" e esses programas geravam as partituras depois das músicas prontas.

Eu estou tanto tempo afastado do mundo da música que infelizmente não tenho como te recomendar nada. E minha experiência com esse tipo de programa vem do Cakewalk (nem sei se existe mais), que foi o último prog que eu mexi. Na minha época usávamos porta-estúdios pra fazer as músicas (demos) pois PC e produção musical era algo bem complicado e rústico de se fazer nos anos 90.
 

Grave Uypo

Piloto de Grifos
VIP
Mensagens
17.996
Reações
31.291
Pontos
1.753
Todos os programas pra criação de música que eu já vi exigem que você pelo menos tenha noção de rítimo, armonia e melodia. Você não precisa saber como tocar um instrumento, mas tem que conhecer pelo menos como ele se comporta quando é tocado.

Existe programas que vem com presets pré definidos, mas nesse caso é muito difícil compor algo original, pois você só vai mixar de forma diferente o que já existe. Mas pra algo superficial deve servir.
sim, eu queria uma combinação desses programas de loops que tenham loops bons com algo gerado pela AI q postei. até q sai umas coisas legais, se vc tentar varias vezes e depois editar vc consegue criar uma trilha principal pra musica
 

Zariel

Bam-bam-bam
Mensagens
77
Reações
195
Pontos
203
Bom, alguns games e animações eu faço minha propria musica e loops, porém eu já toco teclado desde 1996 e tenho noção musical, e sou intermediario na leitura de partituras. E no PC, já usei varias DAWs desde 2002. Hoje me foco mais a compor com o Fruity Loops e no Caustic 3 que tem versão até para Smartphone, mas o bom de tudo, é que a versão do Caustic para PC é gratuita, completa e facil de usar para criar loops incriveis, até mesmo os efeitos são faceis de usar, além de ja vir com inúmeros presets para usar

Download do Caustic 3

Para quem quer aprender a ter noção musical, recomendo muito esse Site...(O canal do YouTube deles também é ótimo)

Porém, deve se lembrar que musicas para games deve se enquadrar ao tema do jogo, ao clima da fase, momentos de tensão, etc.

Edit: ótimos video para aprender a mecher no caustic 3




Algumas musicas legais feita com Caustic 3






Falow!!!
 
Ultima Edição:


Grave Uypo

Piloto de Grifos
VIP
Mensagens
17.996
Reações
31.291
Pontos
1.753
Bom, alguns games e animações eu faço minha propria musica e loops, porém eu já toco teclado desde 1996 e tenho noção musical, e sou intermediario na leitura de partituras. E no PC, já usei varias DAWs desde 2002. Hoje me foco mais a compor com o Fruity Loops e no Caustic 3 que tem versão até para Smartphone, mas o bom de tudo, é que a versão do Caustic para PC é gratuita, completa e facil de usar para criar loops incriveis, até mesmo os efeitos são faceis de usar, além de ja vir com inúmeros presets para usar

Download do Caustic 3

Para quem quer aprender a ter noção musical, recomendo muito esse Site...(O canal do YouTube deles também é ótimo)

Porém, deve se lembrar que musicas para games deve se enquadrar ao tema do jogo, ao clima da fase, momentos de tensão, etc.

Edit: ótimos video para aprender a mecher no caustic 3




Algumas musicas legais feita com Caustic 3





Falow!!!

gostei, vou dar uma testada nesse caustic.
Por enquanto to focando em escrever a história então to usando musicas do ragnarok online como place holders.
por exemplo, essa:


Acho que da pra fazer algo semelhante nesse programa se vc tiver noção.
 

Grave Uypo

Piloto de Grifos
VIP
Mensagens
17.996
Reações
31.291
Pontos
1.753
Nossa velho, que ódio. Sentei no piano agora pra dar uma tocada de boa. Não sou fantastico, não sei ler partitura, não sei teoria da musica e não sei muitas musicas, mas fui tocando as que eu lembrava e depois comecei a improvisar. saiu cada coisa massa que ia ficar perfeita no meu jogo, mas eu não tava gravando nem nada (quase nunca gravo eu tocando piano mesmo), até por que só tava ali pra me distrair. ódio, nunca mais vou conseguir tocar de novo. no minimo 3 musicas que seriam perfeitas (visto o escopo) pra eu botar no jogo.

AAAAAARGH. quero um piano que grave tudo que eu toque nele. b*sta. pq compor com intenção é algo que simplesmente nao consigo fazer.
 

Madarame

Mil pontos, LOL!
Mensagens
14.099
Reações
35.085
Pontos
1.054
É bizarro que quando eu era criança eu conseguia criar várias músicas boas nesses programas de fazer música, tinha até um de PSX feito pela MTV ou algo do tipo, depois de velho perdi totalmente a noção de fazer música, por mais que eu ainda eu reconheço as notas e consigo reproduzir elas 1:1.
 

Zariel

Bam-bam-bam
Mensagens
77
Reações
195
Pontos
203
É bizarro que quando eu era criança eu conseguia criar várias músicas boas nesses programas de fazer música, tinha até um de PSX feito pela MTV ou algo do tipo, depois de velho perdi totalmente a noção de fazer música, por mais que eu ainda eu reconheço as notas e consigo reproduzir elas 1:1.

Eu tenho 3 memory cards de PSX só com musicas feitas no MTV Music Generator...Muitas delas estou refazendo e criando novas versões com o Caustic e Fruity Loops para usar em meus futuros games.

Ps: Bons tempos esses, eu perdia maior parte de minha jogatina no PSX criando sons e musicas com o MTV Music Generator, tipo uns 70%...os outros 30% jogava as Franquias de Resident Evil e Medal of Honor.

Falow!!!
 

Grave Uypo

Piloto de Grifos
VIP
Mensagens
17.996
Reações
31.291
Pontos
1.753
no fim acho que vou na pura gambiarra. o trecho abaixo retirei de uns 3 minutos de improviso tocando no teclado do computador (qwerty! pessimo pra isso) no mixcraft 6. tem pouco mais de uma oitava visivel só e é uma m****, eu devia comprar uma controladora midi. a gravação ta saindo do ritmo e tal, e é meio clichê (po não sou musico, da uma tregua). é só esboço. mas é viavel fazer assim e depois editar pra ficar correto. quem sabe até usar a IA que postei antes pra fazer padding pra musica.

tentei tocar no piano e depois transcrever pra midi mas da mto trabalho. preferi assim. unico metodo até agora q deu resultado concreto (algo gravado e possivel de reproduzir e editar)




alguem tem alguma recomendação de uma controladora baratinha, até uns R$ 500,00? de preferencia com 2 oitavas ou mais, e mais barata que R$ 500,00 :P
essa presta?

hmm.. aí entra a duvida se a loja é confiavel também. de acordo com esse topico, é
mas sei la.
 
Ultima Edição:

Piga

Alien Pro-Gear Spec!
VIP
Mensagens
12.617
Reações
33.095
Pontos
1.048
@Grave Uypo
O caminho é esse. Só um adendo na sua gravação: tem trechos que o tempo está "atrasado", ou seja, a música está com problemas de tempo. Recomendo sempre que for tocar "live" usar um metrônomo pra marcar o tempo e as mudanças de compasso.
 

Grave Uypo

Piloto de Grifos
VIP
Mensagens
17.996
Reações
31.291
Pontos
1.753
@Grave Uypo
O caminho é esse. Só um adendo na sua gravação: tem trechos que o tempo está "atrasado", ou seja, a música está com problemas de tempo. Recomendo sempre que for tocar "live" usar um metrônomo pra marcar o tempo e as mudanças de compasso.
eu to ligado nos problemas de tempo. é raw isso aí, direto do meu teclado de computador pra midi :P é impossivel tocar sem problema de tempo com teclado de pc (mesmo com metronomo), por isso que to no pé de comprar aquela controladora. acho que compro ainda essa semana. sem ela, eu poderia editar manualmente o timing de cada nota pra encaixar nos beats certinho. da mais trabalho mas é viavel pra uma musica simples assim.

enfim, só nisso e com ajuda da musenet acho que consigo fazer uma trilha decentinha original


[edit] comprei logo a controladora midi. rezar agora pra desta vez eu não ter problema com compra na internet. não tenho tido sorte ultimamente.
 
Ultima Edição:

Grave Uypo

Piloto de Grifos
VIP
Mensagens
17.996
Reações
31.291
Pontos
1.753
chegou a controladora. gostei demais.
aqui um trechinho de alguns segundos de improviso testando as coisas.
mto maneiro esse instrumento do mixcraft, é uma orquestra completa, e quanto mais forte vc aperta as teclas, mais instrumentos instrumentos simultaneos sao adicionados na nota. mto foda pra fazer musica orquestrada


a sensividade da controladora é um pouco estranha. não sei se é ruim ou só diferente de um piano acustico (que estou acustumado). mas enfim, da pra acostumar apesar de que tem hora que nao consigo "bater a tecla com a suavidade que quero". vou ver se nao tem driver pra calibrar isso melhor.
 
Ultima Edição:

doraemondigimon

Lenda da internet
Mensagens
16.216
Reações
23.318
Pontos
1.619
Todos os programas pra criação de música que eu já vi exigem que você pelo menos tenha noção de rítimo, armonia e melodia. Você não precisa saber como tocar um instrumento, mas tem que conhecer pelo menos como ele se comporta quando é tocado.

Existe programas que vem com presets pré definidos, mas nesse caso é muito difícil compor algo original, pois você só vai mixar de forma diferente o que já existe. Mas pra algo superficial deve servir.

Complementando o que o Piga disse, se for pra usar desse método e não se conhecer NADA de música, pelo menos ainda daria pra se arriscar com programas que usam samplers, como o Piga disse. Uma das franquias (antigas) que pode ser utilizada (se achar ainda), seria dos programas da linha Ejay:







https://www.ejay.com/us/free-download

As últimas versões permitem a criação e edição de samples, além de aceitar os samples packs das versões mais antigas. Se for amador nessa área (mais até do que eu), esse programinha vai ajudar um pouco a pegar o jeito da coisa.
 

Grave Uypo

Piloto de Grifos
VIP
Mensagens
17.996
Reações
31.291
Pontos
1.753
to tendo dificuldade de passar algo do rascunho do improviso pra uma musica solida. bom, nao achei q fosse ser facil. vou fazer como todo bom aprendiz e simplesmente clonar a estrutura de outra musica pra me orientar, pq ta foda.

Complementando o que o Piga disse, se for pra usar desse método e não se conhecer NADA de música, pelo menos ainda daria pra se arriscar com programas que usam samplers, como o Piga disse. Uma das franquias (antigas) que pode ser utilizada (se achar ainda), seria dos programas da linha Ejay:







https://www.ejay.com/us/free-download

As últimas versões permitem a criação e edição de samples, além de aceitar os samples packs das versões mais antigas. Se for amador nessa área (mais até do que eu), esse programinha vai ajudar um pouco a pegar o jeito da coisa.

legal mas pqp que UI heim. parece que foi feita por uma criança de 12 anos nos anos 90. mas era mais ou menos isso que tinha em mente inicialmente. vou dar uma olhada

enfim, falta de pedal ta limitando um pouco, entao ja mandei vir um também. R$ 99,00 + 30 de frete.
as 4 oitavas da controladora estão limitando um pouco tambem. tem musica que eu sei q nao da pra tocar aqui :( mas ta valendo, ao menos é relativametne compacto assim. é quase exatamente a largura do meu monitor


20200303-110535.jpg

na foto ele parece maior, mas é igualzinho o monitor, nao tem nem um centimetro de diferença.
 
Ultima Edição:

Piga

Alien Pro-Gear Spec!
VIP
Mensagens
12.617
Reações
33.095
Pontos
1.048
@Grave Uypo
Nem todo compositor é um bom executor. Enquanto uma composição exige talento, felling, criatividade, tocar exige perícia e prática. Já aconteceu comigo várias vezes de eu compor algo e não conseguir tocar depois. Aí que entra a teoria; se você souber (teoricamente) o que está fazendo, você joga no programa e ele executa pra você perfeitamente.
 

gools

Novato
Mensagens
15
Reações
29
Pontos
13
Já que tás querendo criar a própria música, tem uma controladora e toca alguma coisa, acho que aprender a mexer o básico em um DAW ia ser a melhor opção visse? O CakeWalk é bem popular, dá pra fazer um monte de coisa e ia facilitar demais a tua vida.

120545

Esse tipo de programa parece complicado olhando assim pra UI, mas com um ou dois tutoriais tu já ia conseguir fazer alguma coisa. Fora isso, conforme tu for aprendendo mais, vai te dar muito mais possibilidades do que essas ferramentas muito automatizadas.
 

gools

Novato
Mensagens
15
Reações
29
Pontos
13
Já que tás querendo criar a própria música, tem uma controladora e toca alguma coisa, acho que aprender a mexer o básico em um DAW ia ser a melhor opção visse? O CakeWalk,por exemplo, dá pra fazer um monte de coisa e ia facilitar demais a tua vida.

Visualizar anexo 120545

Esse tipo de programa parece complicado olhando assim pra UI, mas com um ou dois tutoriais tu já ia conseguir fazer alguma coisa. Fora isso, conforme tu for aprendendo mais, vai te dar muito mais possibilidades do que essas ferramentas muito automatizadas.
 
Topo Fundo