Aqui um comentário de um developer de homebrew pra PS2 :
For example if we are using a 640x480 resolution and 32bits (4 bytes) per pixel color depth, we need the followin VRAM memory for rendering a 3D image:
- 640x480x4=1200KiB of VRAM memory for the framebuffer1/displaybuffer (this you will see on TV)
- 640x480x4=1200KiB of VRAM memory for the framebuffer2/renderbuffer (this is where the PS2 is drawing the next frame)
- 640x480x2=600KiB of VRAM memory for the depthbuffer/zbuffer (needed for 3D)
- Total memory used = 1200 + 1200 + 600 = 3000KiB
Whatever we have left can be used to put textures/art in. So in this example we have 4096 - 3000 = 1096KiB of free memory for textures. This does not even fit a single 640x480x4 background image
. But there would also need to be space for a font, cover, icons, etc... so the VRAM of the PS2 is really small.
So a lot of "tricks" are required to make efficient use of this limited VRAM:
- Color depth to 16bit -> a lot of games do this, but it is visible.
- Reduce resolution to 640x224 and then "stretch" the output -> a lot of early games did this
- Replace textures after they have been used (ps2 is really fast at uploading new textures)
Muito jogo internamente tinha essa resolução minúscula mesmo, sobrava pouco pra texturas mesmo que ele pudesse enviar elas rapidamente, o Gamecube também ficava com 1mb mas ele tinha descompressao nativa, Rogue Squadron mete texturas de 1024x1024 nas naves um número que eu acredito nunca ter sido alcançado no PS2, os devs tinham que geralmente baixar bastante a bitagem das texturas .
Agora se o dev do Driv3r 3 disse que o jogo NÃO foi feito para GC aí é outra história, e ele não quiz adaptar mesmo os funcionarios da Rare dizendo que poderiam fazer um corte em alguma coisa, no PS2 realmente tudo era mais manual e vc meio que lapidava o jogo só para ele, mas quando é o contrário jogos nativos do GC que tiveram o frame rate reduzido pela metade no PS2 aí ele vai dizer que os devs não usaram todo potencial do console XD.
RE4 foi feito para o GC e rodou na marra no PS2, porque os outros games com certos cortes também não poderian rodar?
Se o Cube fosse a plataforma lider ? Se fosse o contrário , duvido que não iria sair esses jogos tudo, metia em 2 dvd mesmo se caso fosse, ate hoje mesmo com Blu Ray os jogos ainda vem em 2 ou mais mídias, principalmente no Xbox 360 .
Claro que o PS2 pode se destacar em certos componentes como a taxa de preenchimento mas no total so conjunto a imagem final na saida do console o GC sempre vai produzir um gráfico superior se comparar os exclusivos, tem jogo exclusivo de leva inicial de GC que ainda é mais complexo graficamente do que alguns de leva final de PS2 .