O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


[Tutorial] Como deixar 30 fps igual dos consoles

rodrigoxm49

Bam-bam-bam
Mensagens
5.555
Reações
5.288
Pontos
403
É um bom tópico, mas eu não vivo sem freesync.
Pra mim nada supera ele, o negócio deixa tudo bem "macio", zero stutter e movimentação muito fluída.
Pra mim é obrigatório jogar em 60fps (pra ficar dentro do range do meu monitor freesync é claro, se ele tivesse range até 30fps, eu não reclamaria tb rs)
Cara, mas tudo isso é um nuthsell. Vc já fez a experiência de testar 120 x 60FPS? A diferença é muito grande também. Mesmo com Freesync.

@rodrigoxm49, @Heavenbless, @sanchies

Se vocês conseguirem tirar uma dúvida minha ou dar um help, eu agradeceria. Seguinte, uso o half refresh no nvidia inspector e em certos jogos, essa opção não funciona. Pelo que constatei, são jogos que usam a API Directx. Porque não funciona? Revirei a Internet e não encontrei alguma explicação ou solução.
Infelizmente não conheço nada de nVidia pra te ajudar. Já uso Radeon faz muitos anos.
 

T1mp4s

Mil pontos, LOL!
Mensagens
28.419
Reações
34.507
Pontos
1.354
Cara, mas tudo isso é um nuthsell. Vc já fez a experiência de testar 120 x 60FPS? A diferença é muito grande também. Mesmo com Freesync.


Infelizmente não conheço nada de nVidia pra te ajudar. Já uso Radeon faz muitos anos.
Sim, testei no shadow of the tomb raider quando tinha a 1070ti.
 

Falkner

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
7.816
Reações
10.967
Pontos
753
É 48-144.
Não sabia disso, vlw.

inclusive a qualquer framerate que vc travar, o monitor dá seus pulo e fica bom, 0 input lag.
o lfc dobra a taxa de hz tbm, então a grosso modo, se vc travar um jogo a 30 fps, vai estar a 60hz, e por aí vai.
 

Arkarker

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
6.871
Reações
1.342
Pontos
954
A Nvidia (e talvez a AMD) tem uma opção parecida nos drives, mas não é tão boa quanto o RivaTunner não. Testei em vários jogos e a suavidade que o RTSS traz é bem maior que a solução nativa da Nvidia.
 

Rand al'Thor

Bam-bam-bam
Mensagens
1.669
Reações
7.640
Pontos
453
Se o seu range for [48...144] não tem problema deixar em 30, porque ele usa o LFC para se manter dentro do range.

Agora se o seu range for [48...75] ai tem que deixar em 60 mesmo.




Mas você colocou Half Refresh no perfil global ou criou um perfil novo para o seu jogo em específico ?

Além disso qual a versão da API desse jogo ? Tem algumas funções do driver que só funciona em Direct X 9 pra cima.
Tenta desativar otimizações de tela cheia no atalho do jogo. Propriedades - compatibilidade - desativar otimizações de tela cheia.
[/QUOTE
deixou igual da imagem aqui? pesquisou o nome do jogo ali na barra de profiles? veja se no driver nvidia como está o vsync.

Visualizar anexo 161593



aqui no meu monitor eu uso pra tudo o gsync tbm.
foda que no caso do ac valhalla, a gpu não aguenta manter 60 fps, chegando a cair a 40 nas cidades.
daí incomoda essas quedas.
Fiz tudo isso e não deu resultado algum. O jogo directx testado foi o Witcher 3, mas já testei no Control, Dark Souls 3 e não rolou. Não entendo porque não funciona. Não sei se é porque é num notebook, embora testei e funciona bem em jogos Open Gl e Vulkan. Foda que eu curti demais o recurso e boa parte dos jogos tem essa porra de api.
 

sanchies

Mil pontos, LOL!
Mensagens
18.506
Reações
35.243
Pontos
1.053
Fiz tudo isso e não deu resultado algum. O jogo directx testado foi o Witcher 3, mas já testei no Control, Dark Souls 3 e não rolou. Não entendo porque não funciona. Não sei se é porque é num notebook, embora testei e funciona bem em jogos Open Gl e Vulkan. Foda que eu curti demais o recurso e boa parte dos jogos tem essa porra de api.

Notebook só tem VRR se a tela do próprio permitir, jogando em monitor externo não funciona.
 


botales

Bam-bam-bam
Mensagens
257
Reações
74
Pontos
469
Tem alguma solução parecida com o fastsync que tem no driver da nvidia para usar em placas radeon? na nvidia sempre usava ele em vez do vsync do jogo e funcionava muito bem. Tem muitos jogos que o vsync fica dando quedas de fps aleatórias e tem me incomodado muito, se desligo ele sofro com o tearing
 

Almmiron

Bam-bam-bam
Mensagens
1.593
Reações
1.724
Pontos
353
Pela minha experiencia é isso:

Primeiro, veja se sua tela tá configurada pra 60hz (no windows 10 tem uma opção pra mexer nisso). Quem usa monitor 75hz + pode esquecer de ver isso. Sempre deixo a minha em 75, mas caso algum jogo não tenha a opção ingame pra travar 30 (muito dificil), aí eu mudo o refresh rate da tela, e ativo vsync (em half refresh) pelo driver da gpu.


Escolha apenas 1, Nessa ordem de preferência:, limitar o fps OU ativar o vsync half refresh (30):
-Ingame nas configurações de cada jogo
-Driver da placa de video
-Por ultimo, app de terceiros como o rivaturner.

Fiz isso pra jogar ffXV que tem variação muito grande na minha rx 580, mas travado em 30 fica liso que é uma beleza.


Tem alguma solução parecida com o fastsync que tem no driver da nvidia para usar em placas radeon? na nvidia sempre usava ele em vez do vsync do jogo e funcionava muito bem. Tem muitos jogos que o vsync fica dando quedas de fps aleatórias e tem me incomodado muito, se desligo ele sofro com o tearing
Amd tem o enhancedsync, que basicamente faz a mesma coisa. Porém é uma questão de preferencia pra cada um, e no meu caso nao utilizo. Uso um monitor com async, e deixo só o async (driver) + vsync (ingame). Caso ative essa opção, desative o vsync ingame.
 
Ultima Edição:

botales

Bam-bam-bam
Mensagens
257
Reações
74
Pontos
469
Pela minha experiencia é isso:

Primeiro, veja se sua tela tá configurada pra 60hz (no windows 10 tem uma opção pra mexer nisso). Quem usa monitor 75hz + pode esquecer de ver isso. Sempre deixo a minha em 75, mas caso algum jogo não tenha a opção ingame pra travar 30 (muito dificil), aí eu mudo o refresh rate da tela, e ativo vsync (em half refresh) pelo driver da gpu.


Escolha apenas 1, Nessa ordem de preferência:, limitar o fps OU ativar o vsync half refresh (30):
-Ingame nas configurações de cada jogo
-Driver da placa de video
-Por ultimo, app de terceiros como o rivaturner.

Fiz isso pra jogar ffXV que tem variação muito grande na minha rx 580, mas travado em 30 fica liso que é uma beleza.



Amd tem o enhancedsync, que basicamente faz a mesma coisa. Porém é uma questão de preferencia pra cada um, e no meu caso nao utilizo. Uso um monitor com async, e deixo só o async (driver) + vsync (ingame). Caso ative essa opção, desative o vsync ingame.

Já tentei essa opção, comigo não funcionou nada bem, o jogo não apresenta mais tearing mas não fica fluido como o vsync, mesmo com altas taxas de fps
 

rodrigoxm49

Bam-bam-bam
Mensagens
5.555
Reações
5.288
Pontos
403
Pela minha experiencia é isso:

Primeiro, veja se sua tela tá configurada pra 60hz (no windows 10 tem uma opção pra mexer nisso). Quem usa monitor 75hz + pode esquecer de ver isso. Sempre deixo a minha em 75, mas caso algum jogo não tenha a opção ingame pra travar 30 (muito dificil), aí eu mudo o refresh rate da tela, e ativo vsync (em half refresh) pelo driver da gpu.


Escolha apenas 1, Nessa ordem de preferência:, limitar o fps OU ativar o vsync half refresh (30):
-Ingame nas configurações de cada jogo
-Driver da placa de video
-Por ultimo, app de terceiros como o rivaturner.

Fiz isso pra jogar ffXV que tem variação muito grande na minha rx 580, mas travado em 30 fica liso que é uma beleza.



Amd tem o enhancedsync, que basicamente faz a mesma coisa. Porém é uma questão de preferencia pra cada um, e no meu caso nao utilizo. Uso um monitor com async, e deixo só o async (driver) + vsync (ingame). Caso ative essa opção, desative o vsync ingame.
Mas limite de FPS pelo jogo é muito inconstante. É a contra-mão de ter uma performance fluída e linear.
 

Poor_Boy

Mil pontos, LOL!
Mensagens
24.933
Reações
41.014
Pontos
1.444
Só não entendi uma coisa, pq jogar a 30 fps no PC? Eu prefiro baixar o preset e jogar a 60.
A não ser que a pessoa tenha uma plaquinha muito fraca mesmo tipo uma 710gt, ou gráfico integrado, 30 fps não são obrigatórios.
 

rodrigoxm49

Bam-bam-bam
Mensagens
5.555
Reações
5.288
Pontos
403
Só não entendi uma coisa, pq jogar a 30 fps no PC? Eu prefiro baixar o preset e jogar a 60.
A não ser que a pessoa tenha uma plaquinha muito fraca mesmo tipo uma 710gt, ou gráfico integrado, 30 fps não são obrigatórios.
Nada. Uma RX da vida já não roda vários jogos recentes a 60FPS mesmo no low. Uma 1050TI, muito comum, então, nem se fala. Não pega mais nada a 60FPS. Mas entre jogar a 45FPS fixos e Vsync e Half Refresh, eu prefiro 45FPS mesmo inconstantes.
 

Falkner

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
7.816
Reações
10.967
Pontos
753
Só não entendi uma coisa, pq jogar a 30 fps no PC? Eu prefiro baixar o preset e jogar a 60.
A não ser que a pessoa tenha uma plaquinha muito fraca mesmo tipo uma 710gt, ou gráfico integrado, 30 fps não são obrigatórios.
Cara, nem todo mundo que joga no PC tem dinheiro pra investir em peças high end. O próprio mid já é caro pra muita gente (eu inclusive) e esperamos que rode legal os jogos, de forma satisfatória. Tenho uma Gtx 1660 e já não roda legal o ac Valhalla e o cyberpunk. Outras placas próximas a minha também estão no mesmo barco. Aí entra os 30 fps, conseguindo por um gráfico legal nos jogos e mantendo estabilidade, fluidez.

Enviado de meu Moto G (4) usando o Tapatalk
 

Poor_Boy

Mil pontos, LOL!
Mensagens
24.933
Reações
41.014
Pontos
1.444
Cara, nem todo mundo que joga no PC tem dinheiro pra investir em peças high end. O próprio mid já é caro pra muita gente (eu inclusive) e esperamos que rode legal os jogos, de forma satisfatória. Tenho uma Gtx 1660 e já não roda legal o ac Valhalla e o cyberpunk. Outras placas próximas a minha também estão no mesmo barco. Aí entra os 30 fps, conseguindo por um gráfico legal nos jogos e mantendo estabilidade, fluidez.

Enviado de meu Moto G (4) usando o Tapatalk
Mas não é por isso, não tem nada a ver com peça highend, mas com a preferência de rodar.
Eu prefiro rodar em low mas em 60fps 90% dos jogos, apenas jogos mais lentos e sem ação eu ia preferir gráficos do que fluidez. 30 fps não tem fluidez, seja em PC ou em console.
Uma 1660 roda tudo em 1080 60 fps, até cyberpunk. Mas ok entendi o ponto, é questão de escolha e preferência.
 

Falkner

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
7.816
Reações
10.967
Pontos
753
Mas não é por isso, não tem nada a ver com peça highend, mas com a preferência de rodar.
Eu prefiro rodar em low mas em 60fps 90% dos jogos, apenas jogos mais lentos e sem ação eu ia preferir gráficos do que fluidez. 30 fps não tem fluidez, seja em PC ou em console.
Uma 1660 roda tudo em 1080 60 fps, até cyberpunk. Mas ok entendi o ponto, é questão de escolha e preferência.
Eu acho horrível jogar no low, mesmo que seja a 200 fps. Ainda mais games single-player

Enviado de meu Moto G (4) usando o Tapatalk
 

IamBulljim

Mil pontos, LOL!
Mensagens
8.594
Reações
5.860
Pontos
1.144
Interessante os settings, sempre falei isso aqui, que jogar a 30 no PC me parecia pior que no console. Jogo na boa games a 30 no ps4, como Assassins Origins, já no PC me incomoda bastante, mesmo 60 no PC é bem comum mostrar 60 no fps mas estar cheio de stuttering, e nesse caso prefiro 30 estáveis mesmo.

Call of Duty: Cold War que o diga, só consegui jogar decentemente depois que ativei o VSync no painel de controle da nVidia, quando você ativa pelo jogo ele taca o f**a-se e faz o que quer (como várias opções gráficas).

o Stuttering e os problemas de frame pacing já acostumei. Ainda bem que não comprei essa b*sta, veio na placa de vídeo.
 

rodrigoxm49

Bam-bam-bam
Mensagens
5.555
Reações
5.288
Pontos
403
Cara, nem todo mundo que joga no PC tem dinheiro pra investir em peças high end. O próprio mid já é caro pra muita gente (eu inclusive) e esperamos que rode legal os jogos, de forma satisfatória. Tenho uma Gtx 1660 e já não roda legal o ac Valhalla e o cyberpunk. Outras placas próximas a minha também estão no mesmo barco. Aí entra os 30 fps, conseguindo por um gráfico legal nos jogos e mantendo estabilidade, fluidez.

Enviado de meu Moto G (4) usando o Tapatalk
Sem falar que jogos com pouca pace e não FPS ficam muito de boa com 30FPS. Vc acostuma muito rapidamente. Tem uma neura exagerada em cima dos 60FPS. E ainda tão tentando criar a neura em cima dos 120 ou 144FPS agora rsrs. Exagero demais. Depende do estilo do jogo. É claro que mais FPS dá mais fluidez, de 60FPS pra 120FPS tem uma diferença enorme. Mas quando vc trava em 60FPS e vai jogar, vc relaxa e acostuma. Pra 30FPS já é um limitador em vários tipos de jogos, mas nem todos.
 

Trevorian

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
4.550
Reações
2.714
Pontos
994
Caramba, testei o Odyssey aqui. Tava um tormento essa p* desses stutters. Tentei 30hz e dar lock em 30fps e ficou bem ruim, engessado. Agora com o lance do Riva, ficou muito suave. Acho melhor jogar assim, em 4k, que 1080/60 com stutters toda a hora.

Enviado de meu moto g(8) power usando o Tapatalk
 

XINTSUAI2

Mil pontos, LOL!
Mensagens
42.172
Reações
33.361
Pontos
1.029
Sem falar que jogos com pouca pace e não FPS ficam muito de boa com 30FPS. Vc acostuma muito rapidamente. Tem uma neura exagerada em cima dos 60FPS. E ainda tão tentando criar a neura em cima dos 120 ou 144FPS agora rsrs. Exagero demais. Depende do estilo do jogo. É claro que mais FPS dá mais fluidez, de 60FPS pra 120FPS tem uma diferença enorme. Mas quando vc trava em 60FPS e vai jogar, vc relaxa e acostuma. Pra 30FPS já é um limitador em vários tipos de jogos, mas nem todos.
Estava jogando TLoUS2, o jogo roda a 30, mesmo no PS5, e saí de Days Gone que estava a 60/4k... Cara não me incomodou nada os 30 de TLoUS2.

Muito melhor que muito jogo que travava 60fps no PC cheio de stuttering... Uma hora vou testar essas gambis aí pra melhorar o fps no PC. Pelo jeito funciona.
 

Trevorian

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
4.550
Reações
2.714
Pontos
994
Alguém conseguiu acertar o scanline? Aqui ficou fluído, mas o tearing ficou zoado. Não importa o valor, parece que o tearing ta sempre no mesmo lugar.

Enviado de meu moto g(8) power usando o Tapatalk
 

rodrigoxm49

Bam-bam-bam
Mensagens
5.555
Reações
5.288
Pontos
403
Estava jogando TLoUS2, o jogo roda a 30, mesmo no PS5, e saí de Days Gone que estava a 60/4k... Cara não me incomodou nada os 30 de TLoUS2.

Muito melhor que muito jogo que travava 60fps no PC cheio de stuttering... Uma hora vou testar essas gambis aí pra melhorar o fps no PC. Pelo jeito funciona.
Sim, de boa, jogo com pace suave não incomoda. Death Stranding tava ruim de ficar 60FPS, pq ficava cheio de bug na RX. Meti 30FPS, em 3 minutos já tava 100% adaptador. Nem sentia mais diferença. Claro que num Warzone é impossível, mas como falei, aí varia demais de jogo pra jogo.
 

sanchies

Mil pontos, LOL!
Mensagens
18.506
Reações
35.243
Pontos
1.053
Estava jogando TLoUS2, o jogo roda a 30, mesmo no PS5, e saí de Days Gone que estava a 60/4k... Cara não me incomodou nada os 30 de TLoUS2.

Muito melhor que muito jogo que travava 60fps no PC cheio de stuttering... Uma hora vou testar essas gambis aí pra melhorar o fps no PC. Pelo jeito funciona.

Aquele seu tópico sobre 30fps ser melhor nos Consoles do que no PC, estava certo, só que muita gente levou para o lado pessoal falando em performance e briga de PC x Consoles, mas a real que o problema era o framepacing, porém o VRR soluciona esses problemas.
 

Poor_Boy

Mil pontos, LOL!
Mensagens
24.933
Reações
41.014
Pontos
1.444
Estava jogando TLoUS2, o jogo roda a 30, mesmo no PS5, e saí de Days Gone que estava a 60/4k... Cara não me incomodou nada os 30 de TLoUS2.

Muito melhor que muito jogo que travava 60fps no PC cheio de stuttering... Uma hora vou testar essas gambis aí pra melhorar o fps no PC. Pelo jeito funciona.

O problema deve ser sua gpu. Aqui eu tem jogos que travo a mais de 200fps e não tenho problemas.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
 

XINTSUAI2

Mil pontos, LOL!
Mensagens
42.172
Reações
33.361
Pontos
1.029
O problema deve ser sua gpu. Aqui eu tem jogos que travo a mais de 200fps e não tenho problemas.


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
Não é não tá cheio de vídeo na Internet "4k/60 /ultra" de PC que quando vc vai ver rodando mesmo mostrando 60 vc percebe que o jogo tá cheio de stutterings e etc...

Todo mundo sabe que PC tem dessas, vide a própria existência desse tópico.

PC é por definição um franquestein, cada peça fabricada/montada por uma empresa diferente, funciona na força bruta, não tem otimização. Por isso volta e meia dá esses problemas esquisitos.

Enfim, basta ver os posts de vários usuários aqui, todo mundo com problema na GPU? Claro que n, simplesmente vc tem que ficar rodando apps de terceiros para tentar contornar a falta natural de otimização entre peças do PC.

É o preço que se paga pela força bruta e flexibilidade do PC, faz parte. Mas pra jogo prefiro um bom e velho console mesmo.

Aliás, houve um tempo que o PC tinha personalidade própria, mas isso acabou, hoje é reprodutor de jogos de consoles em alta resolução, e framerate, claro, tem que conviver com essas gambis típicas da plataforma, descentralização de serviços e etc..
 
Ultima Edição:

sanchies

Mil pontos, LOL!
Mensagens
18.506
Reações
35.243
Pontos
1.053
Call of Duty: Cold War que o diga, só consegui jogar decentemente depois que ativei o VSync no painel de controle da nVidia, quando você ativa pelo jogo ele taca o f**a-se e faz o que quer (como várias opções gráficas).

o Stuttering e os problemas de frame pacing já acostumei. Ainda bem que não comprei essa b*sta, veio na placa de vídeo.

No teu caso um monitor com VRR resolveria seu problema. Mas como sei que você também joga nos Consoles, recomendo esperar algo que seja compatível com ambos, a não ser que você jogue em locais diferentes (sala x quarto) cada um deles.
 

estupido online

Supra-sumo
Mensagens
533
Reações
667
Pontos
183
Caramba, testei o Odyssey aqui. Tava um tormento essa p* desses stutters. Tentei 30hz e dar lock em 30fps e ficou bem ruim, engessado. Agora com o lance do Riva, ficou muito suave. Acho melhor jogar assim, em 4k, que 1080/60 com stutters toda a hora.

Enviado de meu moto g(8) power usando o Tapatalk
AC fica bem engessado a 30fps msm, o principal motivo pra mim é a falta de motion blur
igual a AC origins, ele não tem esse blur, ou talvez mas é muito pouco percepitivel

uma dica, que tbm vai servir para outros jogos que não tenham motionblur é injetar pelo reshade, isso deixa os quadros mais suaves
 

IamBulljim

Mil pontos, LOL!
Mensagens
8.594
Reações
5.860
Pontos
1.144
No teu caso um monitor com VRR resolveria seu problema. Mas como sei que você também joga nos Consoles, recomendo esperar algo que seja compatível com ambos, a não ser que você jogue em locais diferentes (sala x quarto) cada um deles.

Meu monitor tem mas o jogo ignora mesmo, deve ser conhecido porque tem vários tópicos sobre o assunto.

Funcionou ativando direto pelo painel de controle nVidia.

165161
 

sanchies

Mil pontos, LOL!
Mensagens
18.506
Reações
35.243
Pontos
1.053
Meu monitor tem mas o jogo ignora mesmo, deve ser conhecido porque tem vários tópicos sobre o assunto.

Funcionou ativando direto pelo painel de controle nVidia.


Visualizar anexo 165161

Se o seu monitor tem, então é mais conveniente colocar no Refresh Rate máximo e ativar o V-Sync somente via driver.

Mas isso ai do tópico do Reddit é de praxe, quando o jogo está ignorando o driver eu tento criar um perfil via NVIDIA Inspector (muito mais rápido do que pelo Driver da NVIDIA), ai ele já cria com as configurações baseadas no perfil GLOBAL, ai volto no driver apenas para alterar o framerate máximo, se fosse no meu caso deixaria em 140fps.

É normal ter algum jogo/aplicativo que não tem perfil no driver ou que ignora as configurações do mesmo, então você tem que criar o perfil e associar o executável. Eu sempre faço isso com os Emuladores já que oficialmente somente o Dolphin (Wii/GC) e PCSX2 (PlayStation 2) possuem perfil no driver da placa de vídeo.
 

IamBulljim

Mil pontos, LOL!
Mensagens
8.594
Reações
5.860
Pontos
1.144
Se o seu monitor tem, então é mais conveniente colocar no Refresh Rate máximo e ativar o V-Sync somente via driver.

Mas isso ai do tópico do Reddit é de praxe, quando o jogo está ignorando o driver eu tento criar um perfil via NVIDIA Inspector (muito mais rápido do que pelo Driver da NVIDIA), ai ele já cria com as configurações baseadas no perfil GLOBAL, ai volto no driver apenas para alterar o framerate máximo, se fosse no meu caso deixaria em 140fps.

É normal ter algum jogo/aplicativo que não tem perfil no driver ou que ignora as configurações do mesmo, então você tem que criar o perfil e associar o executável. Eu sempre faço isso com os Emuladores já que oficialmente somente o Dolphin (Wii/GC) e PCSX2 (PlayStation 2) possuem perfil no driver da placa de vídeo.

Pois é, eu não sabia disso. Coloquei no máximo do meu monitor (75 fps) pra placa não ficar cuspindo fps de bobeira.
 
Topo Fundo