O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Tv 4k piora imagem em 1080p?

marcgtsr

Mil pontos, LOL!
Mensagens
10.920
Reações
2.221
Pontos
1.194
Na minha opinião pessoal : Sim e não.

A minha TV antiga era 1080p e a imagem ficava perfeita nela, sem nenhum borrado...
Quando troquei para a 905F de 55 (a anterior era de 49') vi que a imagem fica borrada em 1080p porém todo o resto da TV compensa, os níveis de preto, HDR animal e etc.

Logo fica pior mas fica melhor hehe.
qual era o tamanho da antiga tv?
 

marcgtsr

Mil pontos, LOL!
Mensagens
10.920
Reações
2.221
Pontos
1.194
49, tá no post.
A distância é a mesma.
Legal, interessante ressaltar que isso provavelmente se deve a maneira que tvs de led funcionam!

Numa oled isso nao deve acontecer pois a imagem é formada de outra maneira


A led tem um GRID sobre ela (uma malha, tela, rede...) que tem vários quadrados (pixels) e o que atrapalha é justamente esta malha, pois, assim como uma tela de mosquitos, ela é visível, ela ocupa um espaço na tela, retem parte do brilho e cria um espaço vazio entre os pixels


Já na oled, cada pixel emite sua luz, não há uma linha cinza (malha) entre os pixels então o efeito embaçado q nao deve aparecer nas oled

Inclusive esse problema das LED se agrava com telas 84, pois há porcentagem da área da tela maior ocupada por esta malha, inclusive atrapalhando a percepção da resolução (em casos ficando inferior a uma OLED 4k)

Sobre o consumo é bom lembrar que o consumo da led é bem mais estável e o da oled vai ser maior com imagens claras, e por curiosidade, lembrar que em celulares telas oled são norma e beneficiam a economia de energia. Porém os painéis são da samsung, não LG...

pra comparar duas tvs em consumo, terias que tentar pegar uma oled e uma led com brilho e hdr equivalentes e colocar exibindo imagens semelhantes, fora isso a comparação não é boa
 

Arikado Sama

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
6.587
Reações
10.104
Pontos
503
Na minha opinião pessoal : Sim e não.

A minha TV antiga era 1080p e a imagem ficava perfeita nela, sem nenhum borrado...
Quando troquei para a 905F de 55 (a anterior era de 49') vi que a imagem fica borrada em 1080p porém todo o resto da TV compensa, os níveis de preto, HDR animal e etc.

Logo fica pior mas fica melhor hehe.
Em alguns jogos tive essa mesma sensação.

Eu não troco o preto e cores da Oled por uma imagem mais "cristalina" porém superficial.
Na Oled a imagem fica mais sóbria, agradavel de olhar, eu acostumei tanto, que quando vou usar a full hd de led, parece que meus olhos estão queimando. :klolwtf



Aliás Azeon, pra dar uma equiparada na "cristalização" da imagem e deixar mais forte e equiparável a minha sony led full hd em alguns conteúdos de baixa resolução.
Eu costumo dar uma caprichada na nitidez. A sony tem alguns recursos que ajudam a maximar a nitidez também, procura por "aperfeiçoamento de borda" no menu. Dá uma boa caprichada na imagem, e o remasterização de resolução também.
 
Ultima Edição:

marcgtsr

Mil pontos, LOL!
Mensagens
10.920
Reações
2.221
Pontos
1.194
me corrijam se eu estiver errado, mas nao seria necessário processamento algum (praticamente) pra esse upscaling, apenas repetir um pixel 4 vezes fazendo um quadrado de 2x2, o cálculo pra fazer isso é tão simples que não deveria adicionar input lag algum


Nós estamos muito longe de 4k gaming ainda... só 2080ti consegue rodar jogos no max em 4k, a não ser jogos com gráficos menos complexos - agora com a mudança da geração isso deve piorar. Mas as tecnicas de reconstrução de imagem, que se usa no ps4, xone, e placas da nvidia estão aí pra suprir isso, a performance cai pouco (-10%) e não se tem aumento significativo de input lag, com uma imagem superior a resolução original e sem problemas de saída em resolução diversa da nativa. Acho que issso vai ser cada vez mais tranquilo. Porém poucos jogos devem rodar em 4k.... XONE roda alguns jogos em 4k, mas geralmente em presets medios e em 30fps... não vejo isso como algo interessante, mesmo os de próxima geração não devem rodar os jogos AAA em 4k
 

Azeon

Lenda da internet
Mensagens
26.361
Reações
50.188
Pontos
1.504
Nós estamos muito longe de 4k gaming ainda... só 2080ti consegue rodar jogos no max em 4k, a não ser jogos com gráficos menos complexos - agora com a mudança da geração isso deve piorar. Mas as tecnicas de reconstrução de imagem, que se usa no ps4, xone, e placas da nvidia estão aí pra suprir isso, a performance cai pouco (-10%) e não se tem aumento significativo de input lag, com uma imagem superior a resolução original e sem problemas de saída em resolução diversa da nativa. Acho que issso vai ser cada vez mais tranquilo. Porém poucos jogos devem rodar em 4k.... XONE roda alguns jogos em 4k, mas geralmente em presets medios e em 30fps... não vejo isso como algo interessante, mesmo os de próxima geração não devem rodar os jogos AAA em 4k

NEM 2080Ti.
Já viu como roda aquele Control na 2080Ti (4K) ? E essa é a primeira leva de jogos com RT.
Claro que podem melhorar como o RT funciona mas ainda acho que a série 2XXX foi só pra galera entusiasta mesmo.
 


Quakeguy

Supra-sumo
Mensagens
665
Reações
1.024
Pontos
183
Não, 4k é meio que feito pra fazer um upscale perfeito 4x de 1080p na contagem de pixels. Fica perfeito, ainda mais se vier de uma source boa (sem ser torrent tosco que ficaria ruim em qualquer lugar)

Quando vc compra um PS4 Pro ou Xbox one x você tá aproveitando a resolução alta pra MELHORAR o gráfico do seu jogo, por exemplo. O PS4 normal e o Xbox One S não perdem em absolutamente nada numa TV 4k, ficam o 1080p normal.

Na minha Samsung:

4K: Perfeito, cristalino, mas só em alguns filmes/jogos/videos específicos vc vai notar tanta diferença (geralmente coisa com muito detalhe na tela)
1440p: Super claro, excelente, pra mim já é uma experiência extremamente sofisticada em games
1080p: O padrão, fica excelente, claríssimo, 1080p é uma resolução linda e só com TVs muito grandes ou sentando mt perto pra ter algum problema
720p: Surpreendentemente, pra uma resolução baixa antiga, que não escala exatamente bem numericamente, fica excelente. Totalmente HD e dá pra assistir qualquer série ou conteúdo mais televisivo nessa resolução tendo uma ótima experiência (talvez em filmes mais cinematográficos com paisagens e tal o 1080p seja melhor)
480p: Fica ótimo tb, parece TV tubo boa dos anos 2000, só que um pouco mais "blurry"

Upscaling pra video hoje em dia é mt bom (pra game é mais difícil mas de 1080p pra 4k fica perfeito)
 

DeuteroScóleX

Bam-bam-bam
Mensagens
924
Reações
1.679
Pontos
333
Legal, interessante ressaltar que isso provavelmente se deve a maneira que tvs de led funcionam!

Numa oled isso nao deve acontecer pois a imagem é formada de outra maneira


A led tem um GRID sobre ela (uma malha, tela, rede...) que tem vários quadrados (pixels) e o que atrapalha é justamente esta malha, pois, assim como uma tela de mosquitos, ela é visível, ela ocupa um espaço na tela, retem parte do brilho e cria um espaço vazio entre os pixels


Já na oled, cada pixel emite sua luz, não há uma linha cinza (malha) entre os pixels então o efeito embaçado q nao deve aparecer nas oled

Inclusive esse problema das LED se agrava com telas 84, pois há porcentagem da área da tela maior ocupada por esta malha, inclusive atrapalhando a percepção da resolução (em casos ficando inferior a uma OLED 4k)

Sobre o consumo é bom lembrar que o consumo da led é bem mais estável e o da oled vai ser maior com imagens claras, e por curiosidade, lembrar que em celulares telas oled são norma e beneficiam a economia de energia. Porém os painéis são da samsung, não LG...

pra comparar duas tvs em consumo, terias que tentar pegar uma oled e uma led com brilho e hdr equivalentes e colocar exibindo imagens semelhantes, fora isso a comparação não é boa

Na minha opinião o limite da tela FullHD (1920x1080p) é 55 Pol. Acima de 55Pol é bem perceptível a perda de qualidade mesmo no input puro. Complementando a sua ótima explicação, o Ibere do canal Manual do Mundo mostrou por dentro como funcionam essas TVs: LCD, LED, E OLED

 

DeuteroScóleX

Bam-bam-bam
Mensagens
924
Reações
1.679
Pontos
333
Não, 4k é meio que feito pra fazer um upscale perfeito 4x de 1080p na contagem de pixels. Fica perfeito, ainda mais se vier de uma source boa (sem ser torrent tosco que ficaria ruim em qualquer lugar)

Quando vc compra um PS4 Pro ou Xbox one x você tá aproveitando a resolução alta pra MELHORAR o gráfico do seu jogo, por exemplo. O PS4 normal e o Xbox One S não perdem em absolutamente nada numa TV 4k, ficam o 1080p normal.

Na minha Samsung:

4K: Perfeito, cristalino, mas só em alguns filmes/jogos/videos específicos vc vai notar tanta diferença (geralmente coisa com muito detalhe na tela)
1440p: Super claro, excelente, pra mim já é uma experiência extremamente sofisticada em games
1080p: O padrão, fica excelente, claríssimo, 1080p é uma resolução linda e só com TVs muito grandes ou sentando mt perto pra ter algum problema
720p: Surpreendentemente, pra uma resolução baixa antiga, que não escala exatamente bem numericamente, fica excelente. Totalmente HD e dá pra assistir qualquer série ou conteúdo mais televisivo nessa resolução tendo uma ótima experiência (talvez em filmes mais cinematográficos com paisagens e tal o 1080p seja melhor)
480p: Fica ótimo tb, parece TV tubo boa dos anos 2000, só que um pouco mais "blurry"

Upscaling pra video hoje em dia é mt bom (pra game é mais difícil mas de 1080p pra 4k fica perfeito)

Qual é o modelo do seu televisor?
 

Evil AuRoN

Mil pontos, LOL!
Mensagens
6.284
Reações
3.789
Pontos
1.079
A TV 4k roda conteúdo FULLHD com excelente qualidade por ser 4x a resolução ela pode utilizar a forma mais simples de upscalle, ou integer scalling. Cada pixel se transforma em um grid de 2x2 mantendo sua forma e não introduzindo artefatos ou interpolação.
Para conteúdo 720p ela faz um trabalho melhor que um painel FULLHD por contar com mais pixels ela pode diminuir a necessidade de interpolação gerando arestas bem mais definidas e o mesmo vale para 480p.
Alguns paineis contam com um algoritmo para tentar aprimorar as bordas quando upscallam conteúdo FULLHD. Felizmente ele pode ser desligado o que é preverivel para jogos pois o processo adiciona latencia na saída da TV.
how-does-4k-upscaling-work-e1530180556600.jpg

Por fim uma tela moderna 4k tem outros beneficios que vão além da resolução como um contraste aprimorado e em alguns modelos uma melhor resposta nos pixels o que promove animações mais fluidas.
 
Ultima Edição:

DeuteroScóleX

Bam-bam-bam
Mensagens
924
Reações
1.679
Pontos
333
A TV 4k roda conteúdo FULLHD com excelente qualidade por ser 4x a resolução ela pode utilizar a forma mais simples de upscalle, ou integer scalling. Cada pixel se transforma em um grid de 2x2 mantendo sua forma e não introduzindo artefatos ou interpolação.
Para conteúdo 720p ela faz um trabalho melhor que um painel FULLHD por contar com mais pixels ela pode diminuir a necessidade de interpolação gerando arestas bem mais definidas e o mesmo vale para 480p.
Alguns paineis contam com um algoritmo para tentar aprimorar as bordas quando upscallam conteúdo FULLHD. Felizmente ele pode ser desligado o que é preverivel para jogos pois o processo adiciona latencia na saída da TV.
how-does-4k-upscaling-work-e1530180556600.jpg

Por fim uma tela moderna 4k tem outros beneficios que vão além da resolução como um contraste aprimorado e em alguns modelos uma melhor resposta nos pixels o que promove animações mais fluidas.

Tudo muito bonito, mas na teoria apenas. Na prática, quanto a maior a resolução da tela mais qualidade do conteúdo input ela deve receber para atingir o “estado de perfeição”, porque também é maior a tendência do expectador perceber defeitos defeitos no conteúdo quando esses pixels são artificializados.

Julgar que um conteúdo FHD fica perfeito numa TV 4K, é, no mínimo, exagero. Aceitável é o termo correto. Perfeito só pode ficar com conteúdo puro em 4K. A própria tecnologia é clara ao definir que existem 8 milhões de pixels na tela, e que precisam de conteúdo para serem preenchidos.

As tecnologias disponíveis para upscaling em TVs 4K são: bloqueio, desfoque e Halo. Pega-se um algoritmo, brinca-se com as possibilidades, e, então, exibi-se o resultado.

1f02e41790e9a601f640bf26d943b4ed.jpg


Qualquer algoritmo que reduz um desses artefatos o faz às custas de outros. Por exemplo, o upscaling que reduz bordas serrilhadas pode induzir mais desfoque, e o upscaling que reduz halos pode parecer menos nítido.

É ruim? Sei lá! É o que se tem para hoje, e nunca foi perfeito.

Upscaling é apenas uma solução paliativa. Não é nenhum milagre desenvolvido nos estúdios de Hollywood, nem nos complexos Adobe! Senão, esses fabricantes de CMOS poderiam muito bem é colocar um sensor de apenas 2 megapixels (FHD, ué) nas câmeras dos celulares e anunciar que elas tiram fotos maravilhosas de 128 megapixels! Bastaria fazer upscaling (interpolação, como queiram) no software de processamento que tudo ia ficar lindo e perfeito! Só que não!

Em TVS de 55Pol, com o expectador numa certa distância da tela, pode até ser imperceptível os defeitos porque o olho humano também possui limitações de foco e senso crítico. Mas em telas grandes, de 65pol para cima, é relativamente fácil perceber problemas com muitas imagens.



Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
 
Ultima Edição:

alesanttos

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
2.345
Reações
879
Pontos
849
Na minha opinião pessoal : Sim e não.

A minha TV antiga era 1080p e a imagem ficava perfeita nela, sem nenhum borrado...
Quando troquei para a 905F de 55 (a anterior era de 49') vi que a imagem fica borrada em 1080p porém todo o resto da TV compensa, os níveis de preto, HDR animal e etc.

Logo fica pior mas fica melhor hehe.
Comprei uma X905F e tive a mesma percepção que a sua.

Minha TV era uma LG de 49" 1080p.
Meu PC, um i7 4770K + GTX 1070 + 2X4 GB RAM.

Rodava A.C Odyssey muito bem, na casa dos 50~55 FPS com tudo no Alto.

Troquei a TV para uma Sony X905F 55" e meu PC chorou...
A.C em 4K ficava em 25 FPS no Médio e com muitos stuterings.
Baixei a resolução do Game para 1080p e a imagem ficou bem ruim. Muito diferente de quando eu jogava na TV antiga, que era 1080p nativa com ótima imagem.
Nem em 1440p o PC correspondia...

Broxei, pois ficou claro que, por causa da X905F, eu seria obrigado a fazer um Upgrade no PC.

Comprei uma RTX 2080 e troquei as memórias para 2X8GB de Ram.
4K é tão exigente que existem jogos que mesmo com esse Up eu ainda não consigo alcançar os 60FPS. Mas aí eu baixo para 1440p e, graças a Alá, fica muito bom e fluído.

Se até em 1440p o upscaling na X905F ficasse feio eu meteria a marreta nessa powrra ! Kkk

Enviado de meu Redmi Note 5 usando o Tapatalk
 

Jogadô

Lenda da internet
Mensagens
29.322
Reações
21.616
Pontos
1.699
das 3 4k que tenho, nenhuma piora, fica melhor o 1080p nelas do que 1080p numa full hd, por causa da densidade. Inclusive, nos jogos, praticamente não vejo diferença quando ta 4k nos jogos e no 1080p.
 

marcgtsr

Mil pontos, LOL!
Mensagens
10.920
Reações
2.221
Pontos
1.194
Comprei uma X905F e tive a mesma percepção que a sua.

Minha TV era uma LG de 49" 1080p.
Meu PC, um i7 4770K + GTX 1070 + 2X4 GB RAM.

Rodava A.C Odyssey muito bem, na casa dos 50~55 FPS com tudo no Alto.

Troquei a TV para uma Sony X905F 55" e meu PC chorou...
A.C em 4K ficava em 25 FPS no Médio e com muitos stuterings.
Baixei a resolução do Game para 1080p e a imagem ficou bem ruim. Muito diferente de quando eu jogava na TV antiga, que era 1080p nativa com ótima imagem.
Nem em 1440p o PC correspondia...

Broxei, pois ficou claro que, por causa da X905F, eu seria obrigado a fazer um Upgrade no PC.

Comprei uma RTX 2080 e troquei as memórias para 2X8GB de Ram.
4K é tão exigente que existem jogos que mesmo com esse Up eu ainda não consigo alcançar os 60FPS. Mas aí eu baixo para 1440p e, graças a Alá, fica muito bom e fluído.

Se até em 1440p o upscaling na X905F ficasse feio eu meteria a marreta nessa powrra ! Kkk

Enviado de meu Redmi Note 5 usando o Tapatalk
Acho que os jogos mais novos todos tentem a ter upscaling nativo... deve ser melhor, já tentou comparar?

rodar em 1080p e depois usar o upscaling nativo do jogo (não o da nvidia) e talvez depois ligar o integer scaling no painel de controle da nvidia? comparar

Eu não duvido de vocês qeu dizem q a imagem piora, mas alguma explicação deve ter, a mais fácil e provável é o tamanho da tela - mas nao duvido de algo que seja corrigível nas configurações
tv geralmente não faz integer upscaling nativamente


Eu tentaria ligar esse integer scaling na placa de video, setar em 1080p nas configurações do jogo em tela cheia exclusiva e usar o AA mais potente que o jogo tiver... deve ficar bom o resultado
 
Ultima Edição:

Azeon

Lenda da internet
Mensagens
26.361
Reações
50.188
Pontos
1.504
Comprei uma X905F e tive a mesma percepção que a sua.

Minha TV era uma LG de 49" 1080p.
Meu PC, um i7 4770K + GTX 1070 + 2X4 GB RAM.

Rodava A.C Odyssey muito bem, na casa dos 50~55 FPS com tudo no Alto.

Troquei a TV para uma Sony X905F 55" e meu PC chorou...
A.C em 4K ficava em 25 FPS no Médio e com muitos stuterings.
Baixei a resolução do Game para 1080p e a imagem ficou bem ruim. Muito diferente de quando eu jogava na TV antiga, que era 1080p nativa com ótima imagem.
Nem em 1440p o PC correspondia...

Broxei, pois ficou claro que, por causa da X905F, eu seria obrigado a fazer um Upgrade no PC.

Comprei uma RTX 2080 e troquei as memórias para 2X8GB de Ram.
4K é tão exigente que existem jogos que mesmo com esse Up eu ainda não consigo alcançar os 60FPS. Mas aí eu baixo para 1440p e, graças a Alá, fica muito bom e fluído.

Se até em 1440p o upscaling na X905F ficasse feio eu meteria a marreta nessa powrra ! Kkk

Enviado de meu Redmi Note 5 usando o Tapatalk

Caraca eu também sai de uma LG 49" 1080p hahaha.
Só falta ser o mesmo modelo : 49LB6200

Pois é, mas assim comparando a TV antiga o que muda também é a qualidade das cores e tal então no final compensou essa troca, ainda mais o HDR que antes eu nem achava tão importante assim mas agora jogar sem parece que estou jogando um jogo sem vida e com a tela toda esbranquiçada.
 

marcgtsr

Mil pontos, LOL!
Mensagens
10.920
Reações
2.221
Pontos
1.194
Preciso confessar que estou nesse tópico pq penso em comprar uma tv nova... que quase inevitavelmente será 4k... e a minha recém chegada 2060s não vai rodar nada medianamente pesado em 4k nativo...
 

alesanttos

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
2.345
Reações
879
Pontos
849
Acho que os jogos mais novos todos tentem a ter upscaling nativo... deve ser melhor, já tentou comparar?

rodar em 1080p e depois usar o upscaling nativo do jogo (não o da nvidia) e talvez depois ligar o integer scaling no painel de controle da nvidia? comparar

Eu não duvido de vocês qeu dizem q a imagem piora, mas alguma explicação deve ter, a mais fácil e provável é o tamanho da tela - mas nao duvido de algo que seja corrigível nas configurações



Eu tentaria ligar esse integer scaling na placa de video, setar em 1080p nas configurações do jogo em tela cheia exclusiva e usar o AA mais potente que o jogo tiver... deve ficar bom o resultado
Vendo os comentários de vcs, acho que pode sim ter sido cabacisse minha ter baixado a resolução para 1080p de forma "simples demais".

Quando o fiz, a única mudança foi realmente entrar no menu do Game, mudar a resolução para 1080p e ponto final.
Não mexi em nada no painel de controle da Nvidia.

Vc poderia fazer um passo a passo do que eu deveria ter feito ?
Vai até te ajudar no fato de vc se decidir em comprar uma TV 4K ou não.

Hoje, nos jogos em que o 4K está pensando demais, eu baixo somente no Menu do jogo para 1440p e a performance fica muito boa, perdendo pouca qualidade de imagem se comparado à 4K.
Talvez com suas dicas eu consiga fazer essa perda de qualidade ser menor ainda !


Enviado de meu Redmi Note 5 usando o Tapatalk
 

marcgtsr

Mil pontos, LOL!
Mensagens
10.920
Reações
2.221
Pontos
1.194
Vendo os comentários de vcs, acho que pode sim ter sido cabacisse minha ter baixado a resolução para 1080p de forma "simples demais".

Quando o fiz, a única mudança foi realmente entrar no menu do Game, mudar a resolução para 1080p e ponto final.
Não mexi em nada no painel de controle da Nvidia.

Vc poderia fazer um passo a passo do que eu deveria ter feito ?
Vai até te ajudar no fato de vc se decidir em comprar uma TV 4K ou não.

Hoje, nos jogos em que o 4K está pensando demais, eu baixo somente no Menu do jogo para 1440p e a performance fica muito boa, perdendo pouca qualidade de imagem se comparado à 4K.
Talvez com suas dicas eu consiga fazer essa perda de qualidade ser menor ainda !


Enviado de meu Redmi Note 5 usando o Tapatalk
Lembrando que tem games, tipo, RE 2 remake, GTA5 que podes baixar a resolução que o jogo é renderizado e manter a saída em 4k (1080p seria =50%)
EU nem sei exatamente como se faz, mas nos links tinha as imagens, nunca fiz isso. até posso ver em casa, mas acho que por aqui vc já consegue.
 

wtuemura

Bam-bam-bam
Mensagens
532
Reações
1.112
Pontos
333
Mas eu vou falar a real: essa história de que o upscaling resolve o problema de falta de resolução do conteúdo é balela. No mínimo, é efeito placebo. O que percebi foi que que essa técnica de multiplicar os pixels do conteúdo FHD gera basicamente 2 problemas: 1 - as cores ficam lavadas e 2 - perde-se bastantes detalhes de contornos nas imagens (evidente no contorno dos olhos, linhas retas, e fios de cabelos dos personagens, e até geométricos simples como o círculo de um anel).

O upscaling só vai resolver o problema se por de trás houver um bom processador de vídeo, caso contrário esquece. Os problemas levantados podem ser justamente por causa do processador ou dos "enhancements" que a TV faz, é uma questão de ver no manual da sua TV como funciona com ela.

Tenta algum destes arquivos, a sua TV deve ser capaz de fazer o upscale mantendo o detalhe dos pixels, recomendo começar pelos arquivo convertidos em YUV 4:2:2, se não funcionar use as versões YUV 4:2:0:

Você deve reparar que as cores não ficam lavadas tão pouco os pixels perdem detalhes, o upscale foi feito de um vídeo de 320x244.

----------------

Com relação aos últimos posts sobre 4k, eu nunca fui de seguir onda de ninguém, demorei bastante para comprar a minha 3D led da Sony que postei na página anterior e continuo usando ela até hoje como monitor do meu PC. TV oled 4k eu não pretendo comprar tão cedo pois é um tipo de TV que já nasceu obsoleto, tem problemas semelhantes ao plasma, deixa marcas e a tela se degrada com o tempo.

Se for para trocar de TV vou esperar até as microled's amadurecerem bastante.

 

DeuteroScóleX

Bam-bam-bam
Mensagens
924
Reações
1.679
Pontos
333
O upscaling só vai resolver o problema se por de trás houver um bom processador de vídeo, caso contrário esquece.

E deve ser bem isso que eleva drasticamente o gasto elétrico dessas TVs: processador de vídeo. É difícil engolir que uma TV 4K, relativamente boa, precisa consumir entre 3 e 5 vezes mais energia elétrica que uma TV FHD, que sempre foi muito boa. Minha Sony da Sala é 3D também. Essa feature da TV ficou análoga a aqueles assistentes que estacionam os carros sozinhos: no dia a dia, a gente não usa, e, no final das contas, é apenas uma feature legalzinha para impressionar os amigos. Aliás, em pleno 2020, já vieram amigos à minha residência e que nunca tinham visto o funcionamento de uma TV com tecnologia 3D ativa. A verdade é que dificilmente alguém consegue assistir a filmes 3D completos e sem tirar os óculos para descansar as vistas.
 

arqueiro182

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
15.026
Reações
66.067
Pontos
553
A TV 4k roda conteúdo FULLHD com excelente qualidade por ser 4x a resolução ela pode utilizar a forma mais simples de upscalle, ou integer scalling. Cada pixel se transforma em um grid de 2x2 mantendo sua forma e não introduzindo artefatos ou interpolação.
Para conteúdo 720p ela faz um trabalho melhor que um painel FULLHD por contar com mais pixels ela pode diminuir a necessidade de interpolação gerando arestas bem mais definidas e o mesmo vale para 480p.
Alguns paineis contam com um algoritmo para tentar aprimorar as bordas quando upscallam conteúdo FULLHD. Felizmente ele pode ser desligado o que é preverivel para jogos pois o processo adiciona latencia na saída da TV.
how-does-4k-upscaling-work-e1530180556600.jpg

Por fim uma tela moderna 4k tem outros beneficios que vão além da resolução como um contraste aprimorado e em alguns modelos uma melhor resposta nos pixels o que promove animações mais fluidas.


A Minha TCL 4K faz um Upscale muito bom do 1080p.

As fontes em 1080 aqui ficam muito boas, até um WiiU fica linda a imagem.
 

DeuteroScóleX

Bam-bam-bam
Mensagens
924
Reações
1.679
Pontos
333
Voltando para dizer que troquei a TV da Sala. E, como tenho uma certa afinidade com os televisores da Sony, decidi por ingressar, também, no 4K da família dela. Pesquisei um pouco, e acabei optando pelo modelo 65X955G, por conta do marketing em cima do processador X1 ultimate. Ao menos para filmes e sinal de conteúdo aberto, o upscaling da Sony se mostrou bastante eficiente. Meu sofá está a 3,7 metros de distãncia da TV, e nessa distãncia eu não consigo perceber problemas ou falhas de upscaling nas imagens. Posso dizer que ficou com um ãngulo de visao ideal para a minha sala.

Pontos positivos:

1 - Suporte nativo ao Dolby Vision.

2 - Upscaling muito bom para conteúdos de input 1080P (Netflix, sinal de TV), e isso provavelmente se deve ao processador X1.

3 - Home Kit, Alexa, ChromeCast built in. É possivel automatizar o comando liga desliga da TV, em conjunto com sensores HomeKit. Ou dar ordens via Alexa ou Google Home com os comandos básicos dela.

4 - Responsidade e velocidade de comandos.

5 - Brilho de tela competitivo para ambientes com muito iluminação. Minha janela da sala tem 6 metros quadrados, ou seja. 1,5m por 4m. Agora é possivel assistir a qualquer conteúdo sem precisar regular a luz das janelas com as persianas ou fechamento de janelas.

6 - Full Array LED que permite obter ótimos níveis de contraste em relação a outras TVs de LED LCD.

Ponto Negativos:

1 - Os comandos do controle remoto entram em conflito com os comandos da AppleTv se eu pressionar o botão engrenagem (setup) e Home. Isso não acontecei antes, porque quando o input HDMi era da Apple TV, os comandos básicos de controle remoto da Sony não interferiam com o Sistema Operacional da Tv. Imagino que isso seja por conta do sistema operacional ser Android Tv. Resultado: estou tendo que operar a AppleTv pelo controle próprio dela, diga-se de passagem, uma porcaria muito mal feita pela Apple.

2 - Percebi raros vazamentos de luz. Não é muito comum de perceber, mas esse tipo de problema existe de fato nessa TV.

3 - A Sony tentou simplificar os comandos e a quantidade botões do controle, mas não ele continua gigante e não tanto funcional.

4 - Não possui porta HDMI 2.1. Mas como eu não uso para jogar, não fez diferença nenhuma para mim.

5 - A Sony fechou sua fábrica no Brasil, o que significa que o suporte ao produto (updates) pode ficar deficitário dia menos dia.

6 - O audio nativo é meia boca. Mas como uso barra de som dedicada, o sistema nativo da TV não fez diferença alguma para mim.

7 - O app Netflix da Sony é tão rápido e responsivo quanto o App Netflix da Apple TV. Só tem um detalhe: ele não não possui o controle de picos de volume. A Apple permite 2 configurações para saída de áudio: Alcance total e Limite de volume. Tenho preferência pelo Limite de volume. Por isso vou continuar usando a AppleTv para o Netflix. É cansativo ter que ficar aumenta e reduzindo o som da Sony só porque o diretor do filme acha que é melhor ficar alterando os picos do som para determinadadas cenas.

Consegui comprar por R$ 6.000,00, parcelado em 10X, numa loja aqui de Brasília.
 
Ultima Edição:

Samba sincopado

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
8.133
Reações
7.231
Pontos
774
A primeira coisa que fiz quando comprei minha Oled foi colocar ao lado da minha sony led.
Mesmo conteúdo em full hd em ambas, fica melhor na oled 4k.
Depende muito da tv que você compra, e do processador de upscale dela, a panasonic e sony são as lideres nesse sentido.
Dei sorte de ter pego uma Pana Oled, que só perdia em upscale pra A8F e mesmo assim não era muito.

Dificilmente essa melhora aí tem a ver com a qualidade do upscaling. Hoje em dia a diferença do upscaling de uma TV de entrada para uma topo de linha é negligível(pra não dizer inexistente).

Veja:

LG CX(OLED)
LGCX-Upscaling.jpg


LG UN7300(LED de entrada)

LG-UN7300.png
 

ffaabbiio

Mil pontos, LOL!
VIP
Mensagens
14.026
Reações
25.144
Pontos
1.094
Eu tenho uma c9 e achei a imagem em 1080p bem embaçada, já em 1440p ficou bem melhor, quase igual a 4k.

Enviado de meu Redmi Note 7 usando o Tapatalk
 

rodrigoxm49

Bam-bam-bam
Mensagens
5.556
Reações
5.290
Pontos
403
Eu tenho uma c9 e achei a imagem em 1080p bem embaçada, já em 1440p ficou bem melhor, quase igual a 4k.

Enviado de meu Redmi Note 7 usando o Tapatalk
Mesma pra mim. Fui a casa de um amigo e testamos bastante. Era um painel enorme da Samsung, não sei quantas polegadas. Ficávamos a uns 3 metros da TV. 1080p dependendo do jogo ficava um pouquinho sem nitidez, já 1440p era impossível distinguir de 4k. Impossível.
 

Samba sincopado

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
8.133
Reações
7.231
Pontos
774
Mesma pra mim. Fui a casa de um amigo e testamos bastante. Era um painel enorme da Samsung, não sei quantas polegadas. Ficávamos a uns 3 metros da TV. 1080p dependendo do jogo ficava um pouquinho sem nitidez, já 1440p era impossível distinguir de 4k. Impossível.

Mas isso aí é óbvio né, gente. Se aumentar a resolução sentado na mesma distância, a tendência é aumentar a nitidez.

Façam um teste. Coloquem RDR2 em 1440p e depois em 4k e vão se aproximando da tela e depois me digam se não enxergaram alguma diferença. Dou um litro de colírio pra cada um se disserem que ficou a mesma coisa.
 

rodrigoxm49

Bam-bam-bam
Mensagens
5.556
Reações
5.290
Pontos
403
Mas isso aí é óbvio né, gente. Se aumentar a resolução sentado na mesma distância, a tendência é aumentar a nitidez.

Façam um teste. Coloquem RDR2 em 1440p e depois em 4k e vão se aproximando da tela e depois me digam se não enxergaram alguma diferença. Dou um litro de colírio pra cada um se disserem que ficou a mesma coisa.
Acho que todo mundo sabe o quão o conceito é óbvio. Não só vc. Daí o óbvio rsrs. Só que tem um limite, a discussão aqui é essa.
 

Samba sincopado

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
8.133
Reações
7.231
Pontos
774
Acho que todo mundo sabe o quão o conceito é óbvio. Não só vc. Daí o óbvio rsrs. Só que tem um limite, a discussão aqui é essa.

O post de vocês deu a entender que não há diferença de 4k pra 1440p. Não é bem assim, depende da distância que você está sentado da TV/monitor e até mesmo a resolução interna do jogo.

Citei RDR2 porque pros meus olhos a diferença de 4k pra qualquer outra resolução era brutal. Apesar de estar utilizando um painel de 40 como monitor, essa diferença não era tão perceptível em outros jogos.
 

DeuteroScóleX

Bam-bam-bam
Mensagens
924
Reações
1.679
Pontos
333
O post de vocês deu a entender que não há diferença de 4k pra 1440p. Não é bem assim, depende da distância que você está sentado da TV/monitor e até mesmo a resolução interna do jogo.
Exatamente. E quanto maior a tela, mais distância em relação a ela é necessário para não se perceber falhas de upscaling ou problemas de imput de resolução.
 

ffaabbiio

Mil pontos, LOL!
VIP
Mensagens
14.026
Reações
25.144
Pontos
1.094
O post de vocês deu a entender que não há diferença de 4k pra 1440p. Não é bem assim, depende da distância que você está sentado da TV/monitor e até mesmo a resolução interna do jogo.

Citei RDR2 porque pros meus olhos a diferença de 4k pra qualquer outra resolução era brutal. Apesar de estar utilizando um painel de 40 como monitor, essa diferença não era tão perceptível em outros jogos.
Mas também, uma tela de 40 como monitor vai dar diferença mesmo.

Mas aqui usando a TV normalmente a 2,5 ~ 3 metros a diferença de 1440p para 4k é muito pouco perceptível.

Enviado de meu Redmi Note 7 usando o Tapatalk
 
Topo Fundo