O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Um lag/stutter muito esquisito em alguns jogos "pesados" ao mudar de cooler e tentar um overclock no Ryzen Master/BIOS

Fabroid

Bam-bam-bam
Mensagens
224
Reações
122
Pontos
218
Olá, recentemente troquei meu cooler box (Stealth) por um DeepCool Gammaxx 400 V2. O motivo da troca foi porque as GPU tão cara pra kct e eu queria fazer um overclock básico no meu Vega 8.
A questão é que depois do overclock (no ryzen master) eu fui jogar o Metro 2033 Redux e depois de uns 2 minutos de jogatina veio um lag absurdo, mas absurdo mesmo. Poucos segundo depois o lag sumiu e o jogo voltou ao framerate normal, e mais alguns segundos aquele mesmo lagzão voltou. Eu achei que era problema com o Metro, então fui testar no Far Cry 3 e aconteceu a mesma coisa.
Vi em alguns tópicos gringos que isso pode ser problema nos "timings" da RAM, eu mesmo tinha visto um vídeo sobre OC no Vega 8 e tinha uma parte mostrando o DRAM Calculator for Ryzen. Aí veio outro problema, abri o Thaiphoon Burner e, curiosamente, a "die" das minhas memórias não apareciam. Eu tenho dois pentes Adata, aqui o link do exato produto que eu comprei. No Thaiphoon apenas aparecia "8 GB/ 1 die", geralmente apareceria "8GB B-Die/ 1 die". Para resolver isso eu teria que abrir o dissipador de calor da RAM e ver manualmente que die tem, mas não tô muito afim de fazer isso.
Por fim, um user gringo recomendou ir testando as velocidades de cada um. No caso meus chips são Micron. Existem Micron B-Die, A-Die, E-H/Die e D-Die. Ao testar o B-Die tive o mesmo problema, o lagzão. Ao testar o D-Die o PC simplesmente desligava e eu nem conseguia entrar na BIOS, resolvi após tirar todos os cabos e reconectar, aí setei a velocidade padrão das memórias de novo.
Outra coisa que testei foi o "plano de energia", onde descobri que tem um pra Ryzen, também não resolveu. Estou com medo de testar o E-H/Die e o PC nem ligar de novo. Por isso peço que me ajudem com esse problema, obrigado!
 

T1mp4s

Mil pontos, LOL!
Mensagens
28.512
Reações
34.650
Pontos
1.354
Veja se vc tem essa atualização do windows: kb5001330
Se tiver, desinstala ela e veja se continua.
 

wtsds

Mil pontos, LOL!
Mensagens
20.785
Reações
20.865
Pontos
1.344
Veja se vc tem essa atualização do windows: kb5001330
Se tiver, desinstala ela e veja se continua.

Oq aconteceu com essa atualização? Pq aqui não tenho notado stutter em nenhum jogo.
 

T1mp4s

Mil pontos, LOL!
Mensagens
28.512
Reações
34.650
Pontos
1.354


T1mp4s

Mil pontos, LOL!
Mensagens
28.512
Reações
34.650
Pontos
1.354
O jeito seria desinstalar tudo?
Só formatando no caso, desinstalar assim eu não recomendo, pode dar vários bugs depois.
Mas não estou dizendo que é a solução, se o sistema for novo, seria melhor, caso não, melhor tentar achar outras alternativas antes do format.
 

Fabroid

Bam-bam-bam
Mensagens
224
Reações
122
Pontos
218
Só formatando no caso, desinstalar assim eu não recomendo, pode dar vários bugs depois.
Mas não estou dizendo que é a solução, se o sistema for novo, seria melhor, caso não, melhor tentar achar outras alternativas antes do format.
Só para atualizar, consegui resolver o problema. Voltei na BIOS e o "SOC" estava no automático, aí coloquei o padrão para memórias E/H Die, e deu tudo certo. Fui jogar FC3 e não lagou absurdamente em 2 horas, mas obrigado pela ajuda!
 

Falkner

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
7.872
Reações
11.104
Pontos
753
Muito provavelmente é overclock instável, reduzindo algo pra não desligar
Você tem 2 pentes de ram? De 8gb cada de preferência. Veja qual frequência elas estão rodando.
Overclock de CPU é separado do de RAM, e um não afeta o outro
 

Fabroid

Bam-bam-bam
Mensagens
224
Reações
122
Pontos
218
Muito provavelmente é overclock instável, reduzindo algo pra não desligar
Você tem 2 pentes de ram? De 8gb cada de preferência. Veja qual frequência elas estão rodando.
Overclock de CPU é separado do de RAM, e um não afeta o outro
Yep, são dois daqueles que eu mandei lá em cima.
 
Topo Fundo