O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Um preview técnico de Killzone 2 e melhorias a serem feitas.

Shenmue Mugen

Supra-sumo
Mensagens
1.925
Reações
228
Pontos
154
Eu vou reservar minha análise sobre os gráficos do jogo somente depois de zerá-lo. Apesar dos vídeos terem uma qualidade de imagem decente, é loucura querer destrinhchar o game somente através deles. Entretanto, acho que dá pra elaborar sobre certas coisas.

O segmentos que, de longe, mais me impressionaram, foram aqueles que se passam naquela fase durante o dia, aquela que todos já estão enjoados de ver e que é mostrada nos vídeos sob os nomes ''Welcome 01/ 02/ 03 / 04'' na Gamersyde. Sendo ainda mais específico, o cenário daquela costa, quando o esquadrão desembarca e...sendo MAIS específico ainda, os momentos que compreendem DESDE o desembarque, ATÉ o momento em que um soldado o ajuda a subir na plataforma e depois vc o ajuda a subir estendendo-lhe a mão e puxando-o.

Esse segmento representa, a partir dos vídeos, o que eu vi de mais impressionante em tempo real nos consoles.

O primeiro motivo é que essa parte (este segmento em particular), notadamente exibe as melhores texturas dentre todos os ambientes mostrados nos diversos vídeos. Sim, existem texturas de excelente qualidade nos outros vídeos, mas a proporção não é a mesma. Pra mim, o elemento menos impressionante de Killzone 2, ou o seu ponto fraco, é a texturização dos ambientes. Entretanto, esta parte exibe texturas de altíssima qualidade e conseguiu afastar uma impressão negativa que eu tinha sobre o game nesse aspecto....coisa que os outros locais exibidos nos vídeos não conseguiram fazer. Talvez o cara que estava jogando o game (se não me engano o membro de nick TTP na NeoGaf) teve a mesma impressão que eu, pois é nessa fase em que ele logo no começo para e analisa o cenário deixando de progredir no game.


As texturas de Killzone 2 inevitavelmente serão comparadas com outros FPS e até mesmo com jogos que se passam em cenários muito limitados como os Uncharted e Gears da vida...e esta parte de Killzone 2, conseguiu se aproximar (mas NÃO se equiparar) de forma surpreendente do que outros jogos do gênero já fazem e até mesmo em relação aos jogos supracitados nesses sentido.

O outro motivo é que essa parte se equipara ou sobressai em relação aos outros vídeos em:

-Complexidade geometrica do ambiente
-Exibição do HDR
-Partículas (explosões, fumaça, chamas e até mesmo efeitos de pós processamento como distorção de calor)
-Número de personagens se movendo na tela ao mesmo tempo ( o que aumenta a contagem poligonal e animação exibidas)
-Aplicação de shaders na água

Além disso, pelo o que eu pude ver, tudo ( ou quase todos...não deu pra ter certeza) o que é mapa de sombra existente no cenário projetam sombras nos personangens e veículos que por ventura resolvam passar sob eles.

Um outro elemento de excelente qualidade é o motion blur e depht of field aplicados no jogo que possuem grande suavidade e, aparentemente, não possuem artefatos( tais como exibição de linhas que denunciam as amostras de frames sobrepostos para a realização do motion blur e quadratização dos pixels ao distorcer o foco da imagem através do depht of field) existentes em outros jogos.

Um aspecto que aparentemente foi introduzido recentemente foi a inclusão de ''apetrechos'' na roupa dos soldados que emite uma luz azul. Um no peito e outro nas costas. Esses apetrechos não são somente coloridos com uma textura azul, mas sim, emitem luz. Em outras palavras, cada personagem carrega consigo 2 fontes de luz que não somente iluminam o próprio corpo mas como também o cenário, caso fiquem próximos a uma parede ou algo do tipo (como no trecho 03 mim e 12 seg no vídeo Convoy 01).

Aparentemente o jogo possui 2x AA do tipo Quincux de acordo com o PDF sobre a engine do jogo.

Em suma, eu provavelmente, de acordo com o que citei e pude ver nos vídeos (especialmente os que eu mencionei), diria que Killzone 2 pode ser o jogo que mais impressiona na parte técnica.


Entretanto, algo me desagradou na parte visual, é é uma coisa que considero importante: LOD. Todos sabem que quanto mais vc se aproxima de um objeto, mais detalhes ele ganha conforme a aproximação. TODO JOGO 3D com movimentação livre possui isso...desde Mario 64 a Crysis. A missão dos programadores é disfarçar isso criando um maior número de versões desse objeto, a fim de que a transição não seja facilmente notada pelo jogador. Nesse aspecto, Killzone 2 decepciona.

Eu disse que o momento mais impressionante do game pra mim é justamente aquela fase aberta a luz do dia. Pois foi justamente nela em que percebi esse ''problema'' (embora seja algo que qualquer jogo tenha, considero um problema quando é notável). E querem saber? O cara jogando o game percebeu também. Notem como o jogador se comporta no game aproximando e afastando do soldado próximo ao container logo após pegar a RPG. Percebam a transição no nível de detalhes desse soldado. Garanto a vcs que é o tipo de coisa que quando se percebe uma vez, é difícil de passar despercebido nas próximas vezes.

Gears of War 1 tinha esse ''problema'' (uma de suas desvantagens em relação a Uncharted) mas foi corrigido em Gears 2. Entretanto, no caso de Killzone 2, eu não se resta tempo ao time de corrigir isso.

Outro problema é a texturização. Alguns locais como o deserto estão com texturas fracas em comparação a outros locais. Não há jogo que mantenha o padrão das texturas durante todo o tempo, mas essa fase no deserto, embora de muito bom gosto, me deixou com esta impressão.


É isso aí pessoal, é basicamente isso que eu achei do game através dos vídeos.


E por favor...não comparem Crysis com Killzone 2 ( ou qualquer outro jogo para consoles).....os PCs atuais estão em outro patamar em relação a PS 3 e 360. Querem ver algo que destrua com Crysis? Podem começar a torçer para que Sony e Microsoft vejam a minha assinatura ao elaborar seus consoles....:)))
 

Grimmjow_Espada

Habitué da casa
Mensagens
5.615
Reações
0
Pontos
76
O Jogo está impressionante mesmo, mais eu acho, pessoalmente, que doom 4, ou o próprio rage vai desbancar ele, mais eu posso queimar a lingua, resta esperar. :p

E por RTS ser meu genero predileto, eu já acho Kingdom Under fire 2 mais impressionante que KZ2 por default, por ter levado os gráficos de um RTS a outro patamar, considerando que o video do jogo que foi mostrado era in-game.
 

RichterBH

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.674
Reações
1.105
Pontos
859
Gostei da sua análise amigo. Bem sincera.
Mas tipo, é certo que não podemos ter tudo aquilo que desejamos num game. Tipo esses defeitos de texturas que você citou. Ai eu te pergunto, Gears2 e Uncharted, não tem nem a metade dos efeitos que são usados ao mesmo tempo em Killzone 2, e nem a animação e ação na tela. Você não acha que seria muito ter isso tudo e mais texturas de uncharted no jogo? Acho que nessa gen fica difícil termos isso.

Eu particularmente não achei as texturas de Gears 2 muito acima destas vistas em Killzone 2 não.

Outra coisa, não sei se você percebeu nessa fase que você fez a analise, parece que mudaram a textura do chão. Na demo mostrada na GDC 2008, parecia ser mais viscoso. Apresentando uma textura de areia molhada. Para mim estava mais bonito do que o de agora, com cimento seco.

No mais, vamos esperar os outros levels para termos uma noção melhor de texturas e desing do cenários.

Abraços.
 

Shenmue Mugen

Supra-sumo
Mensagens
1.925
Reações
228
Pontos
154
Grimmjow_Espada;3916542 disse:
O Jogo está impressionante mesmo, mais eu acho, pessoalmente, que doom 4, ou o próprio rage vai desbancar ele, mais eu posso queimar a lingua, resta esperar. :p

E por RTS ser meu genero predileto, eu já acho Kingdom Under fire 2 mais impressionante que KZ2 por default, por ter levado os gráficos de um RTS a outro patamar, considerando que o video do jogo que foi mostrado era in-game.

Doom 4 para consoles eu não sei...mas Doom 4 para PCs é outra história.

Sobre Rage, Carmack disse que o jogo rodará a 60fps nos consoles. Boa sorte pra ele em superar nos consoles, jogos que rodam a 30fps. O cara é um gênio na programação, mas eu não sei se ele conseguiria.

Sobre Kingdom Under Fire 2, estou por fora. Não curto RTS mas gostaria de ver já que vc disse estar impressionado. Tem um link para um vídeo de boa qualidade rodando nos consoles?
 

Jorn

Bam-bam-bam
Mensagens
9.381
Reações
227
Pontos
294
Pelo que você disse não deu para perceber se você gostou ou não..rs

Não dá pra perceber se no contexto vc achou melhor que o que tem hj no mercado ou se não.
 

Shenmue Mugen

Supra-sumo
Mensagens
1.925
Reações
228
Pontos
154
RichterBH;3916551 disse:
Gostei da sua análise amigo. Bem sincera.
Mas tipo, é certo que não podemos ter tudo aquilo que desejamos num game. Tipo esses defeitos de texturas que você citou. Ai eu te pergunto, Gears2 e Uncharted, não tem nem a metade dos efeitos que são usados ao mesmo tempo em Killzone 2, e nem a animação e ação na tela. Você não acha que seria muito ter isso tudo e mais texturas de uncharted no jogo? Acho que nessa gen fica difícil termos isso.

Eu particularmente não achei as texturas de Gears 2 muito acima destas vistas em Killzone 2 não.

Outra coisa, não sei se você percebeu nessa fase que você fez a analise, parece que mudaram a textura do chão. Na demo mostrada na GDC 2008, parecia ser mais viscoso. Apresentando uma textura de areia molhada. Para mim estava mais bonito do que o de agora, com cimento seco.

No mais, vamos esperar os outros levels para termos uma noção melhor de texturas e desing do cenários.

Abraços.


Certamente. Eu quis apenas mostrar o que eu achei dos vídeos.

Também notei a diferença mas eu gostei. Achei as texturas mais detalhas embora com menos especularidade.
 


Grimmjow_Espada

Habitué da casa
Mensagens
5.615
Reações
0
Pontos
76
Shenmue Mugen;3916566 disse:
Doom 4 para consoles eu não sei...mas Doom 4 para PCs é outra história.

Sobre Rage, Carmack disse que o jogo rodará a 60fps nos consoles. Boa sorte pra ele em superar nos consoles, jogos que rodam a 30fps. O cara é um gênio na programação, mas eu não sei se ele conseguiria.

Sobre Kingdom Under Fire 2, estou por fora. Não curto RTS mas gostaria de ver já que vc disse estar impressionado. Tem um link para um vídeo de boa qualidade rodando nos consoles?

Por isso que eu falei que é esperar pra ver sobre o rage :p

KUF2 não diz qual versão é, mais acredito que aquilo seja possivel num 360 sim.

Depois de jogos como KZ2, heavy rain, gears of war 2, não duvido de mais nada nessa gen.

http://www.gametrailers.com/player/42669.html

No começo diz que é uma versão editada da gameplay, mais acho que a diferença seja pequena, não vejo razão pra produtora mentir e querer deçepcionar muito o público.

Mais esse jogo também é 'esperar para ver'. :p
 

Shenmue Mugen

Supra-sumo
Mensagens
1.925
Reações
228
Pontos
154
Jorn;3916580 disse:
Pelo que você disse não deu para perceber se você gostou ou não..rs

Não dá pra perceber se no contexto vc achou melhor que o que tem hj no mercado ou se não.

Eu evitei ser muito taxativo já que estamos lidando com vídeos comprimidos mas aquele segmento em que eles desmbarcam na costa até o momento em que eles sobem no elevador foi o que eu vi de mais impressionante no gênero para consoles. Eram muitas rotinas associadas a GPU e CPU sendo exibidas simultaneamente em um ambiente complexo e com ótima texturização.

Agora os vídeos no geral, eu prefiro zerar o game primeiro.
 

sadysaneto

Supra-sumo
Mensagens
15.052
Reações
3
Pontos
156
pelo que eu vi, única coisa que não é do outro mundo em kz2 são as texturas, mas só se repara isso em screenshots mesmo.

rodando, só lamento, não tem o q se reclamar do jogo nem tem nada parecido.
 

Insane Metal

Lenda da internet
Mensagens
41.981
Reações
38.588
Pontos
1.839
Shenmue, quanto ao LOD eu reparei nisso também, o cara fica indo pra frente e pra trás até pra ver se era um bug mesmo.

Isso foi um dos problemas que mais me irritou no KZ1, e ta no KZ2 tbm!! put* raiva disso, apesar que no 2 está MUITOOO menos aparente que no 1, só vi isso acontecendo umas 2 vezes em todos os vídeos que vi.

Sem contar que ainda não é a versão final do game e sim uma preview build.
 

daczero

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
15.838
Reações
2.386
Pontos
519
[COLOR="Blue"]Que bela análise! Ah se o povo aqui tivesse esse conhecimento... Muitas briguinhas seriam evitadas.

Tomara que arrumem o LOD então, realmente dá pra perceber.

De resto, tá muito bem produzido o jogo. E concordo que não seja melhor que Crysis, isso é viagem...
[/COLOR]
 

Brian_Zero

Bam-bam-bam
Mensagens
3.543
Reações
2.292
Pontos
369
Ei Shenmue, aproveitando que você entende bastante de gráficos, poderia me explicar o que é Bump Mapping? Desde Halo 2 que eu ouço sobre isso e até hoje não sei!:p
 

BigBrother

Mil pontos, LOL!
Mensagens
18.655
Reações
1.980
Pontos
1.189
que video é esse que vc viu o LOD ?

não reparei em nada.

e ignorância é uma benção, se eu entendesse toda essa parte técnica, não sei se conseguiria jogar um jogo decentemente.
 

Shenmue Mugen

Supra-sumo
Mensagens
1.925
Reações
228
Pontos
154
Brian_Zero;3917651 disse:
Ei Shenmue, aproveitando que você entende bastante de gráficos, poderia me explicar o que é Bump Mapping? Desde Halo 2 que eu ouço sobre isso e até hoje não sei!:p

Basicamente uma técnica que utiliza texturas para simular relevo, eliminando a necessidade de utilizar geometria de verdade.

Veja uma nova técnica proposta por este programador. Quase tão leve para ohardware como parallax mapping e possui quase a mesma qualidade de imagem que o relief mapping: http://www.cescg.org/CESCG-2006/papers/TUBudapest-Premecz-Matyas.pdf

Ah, veja o que o relief mapping pode fazer: http://www.inf.ufrgs.br/~oliveira/pubs_files/Policarpo_Oliveira_RTM_multilayer_I3D2006.pdf

O relief mapping é muito pesado para as plataformas atuais, provavelmente veremos esse algoritmo nos próximos consoles.
 

Brian_Zero

Bam-bam-bam
Mensagens
3.543
Reações
2.292
Pontos
369
Shenmue Mugen;3918034 disse:
Basicamente uma técnica que utiliza texturas para simular relevo, eliminando a necessidade de utilizar geometria de verdade.

Veja uma nova técnica proposta por este programador. Quase tão leve para ohardware como parallax mapping e possui quase a mesma qualidade de imagem que o relief mapping: http://www.cescg.org/CESCG-2006/papers/TUBudapest-Premecz-Matyas.pdf

Ah, veja o que o relief mapping pode fazer: http://www.inf.ufrgs.br/~oliveira/pubs_files/Policarpo_Oliveira_RTM_multilayer_I3D2006.pdf

O relief mapping é muito pesado para as plataformas atuais, provavelmente veremos esse algoritmo nos próximos consoles.

Valeu Shenmue, mas acredito que esses documentos são técnicos demais para meu entendimento de matemática!

O que eu não entendo em bump mapping é que se ele uma textura como que ele consegue refletir a luz de uma forma não uniforme?
 

Insane Metal

Lenda da internet
Mensagens
41.981
Reações
38.588
Pontos
1.839
Brian_Zero;3922066 disse:
Valeu Shenmue, mas acredito que esses documentos são técnicos demais para meu entendimento de matemática!

O que eu não entendo em bump mapping é que se ele uma textura como que ele consegue refletir a luz de uma forma não uniforme?
Ele não reflete... são usados "light maps" ou "shadow maps" nele pra simular tal efeito.
 
Topo Fundo