Shenmue Mugen
Supra-sumo
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Eu vou reservar minha análise sobre os gráficos do jogo somente depois de zerá-lo. Apesar dos vídeos terem uma qualidade de imagem decente, é loucura querer destrinhchar o game somente através deles. Entretanto, acho que dá pra elaborar sobre certas coisas.
O segmentos que, de longe, mais me impressionaram, foram aqueles que se passam naquela fase durante o dia, aquela que todos já estão enjoados de ver e que é mostrada nos vídeos sob os nomes ''Welcome 01/ 02/ 03 / 04'' na Gamersyde. Sendo ainda mais específico, o cenário daquela costa, quando o esquadrão desembarca e...sendo MAIS específico ainda, os momentos que compreendem DESDE o desembarque, ATÉ o momento em que um soldado o ajuda a subir na plataforma e depois vc o ajuda a subir estendendo-lhe a mão e puxando-o.
Esse segmento representa, a partir dos vídeos, o que eu vi de mais impressionante em tempo real nos consoles.
O primeiro motivo é que essa parte (este segmento em particular), notadamente exibe as melhores texturas dentre todos os ambientes mostrados nos diversos vídeos. Sim, existem texturas de excelente qualidade nos outros vídeos, mas a proporção não é a mesma. Pra mim, o elemento menos impressionante de Killzone 2, ou o seu ponto fraco, é a texturização dos ambientes. Entretanto, esta parte exibe texturas de altíssima qualidade e conseguiu afastar uma impressão negativa que eu tinha sobre o game nesse aspecto....coisa que os outros locais exibidos nos vídeos não conseguiram fazer. Talvez o cara que estava jogando o game (se não me engano o membro de nick TTP na NeoGaf) teve a mesma impressão que eu, pois é nessa fase em que ele logo no começo para e analisa o cenário deixando de progredir no game.
As texturas de Killzone 2 inevitavelmente serão comparadas com outros FPS e até mesmo com jogos que se passam em cenários muito limitados como os Uncharted e Gears da vida...e esta parte de Killzone 2, conseguiu se aproximar (mas NÃO se equiparar) de forma surpreendente do que outros jogos do gênero já fazem e até mesmo em relação aos jogos supracitados nesses sentido.
O outro motivo é que essa parte se equipara ou sobressai em relação aos outros vídeos em:
-Complexidade geometrica do ambiente
-Exibição do HDR
-Partículas (explosões, fumaça, chamas e até mesmo efeitos de pós processamento como distorção de calor)
-Número de personagens se movendo na tela ao mesmo tempo ( o que aumenta a contagem poligonal e animação exibidas)
-Aplicação de shaders na água
Além disso, pelo o que eu pude ver, tudo ( ou quase todos...não deu pra ter certeza) o que é mapa de sombra existente no cenário projetam sombras nos personangens e veículos que por ventura resolvam passar sob eles.
Um outro elemento de excelente qualidade é o motion blur e depht of field aplicados no jogo que possuem grande suavidade e, aparentemente, não possuem artefatos( tais como exibição de linhas que denunciam as amostras de frames sobrepostos para a realização do motion blur e quadratização dos pixels ao distorcer o foco da imagem através do depht of field) existentes em outros jogos.
Um aspecto que aparentemente foi introduzido recentemente foi a inclusão de ''apetrechos'' na roupa dos soldados que emite uma luz azul. Um no peito e outro nas costas. Esses apetrechos não são somente coloridos com uma textura azul, mas sim, emitem luz. Em outras palavras, cada personagem carrega consigo 2 fontes de luz que não somente iluminam o próprio corpo mas como também o cenário, caso fiquem próximos a uma parede ou algo do tipo (como no trecho 03 mim e 12 seg no vídeo Convoy 01).
Aparentemente o jogo possui 2x AA do tipo Quincux de acordo com o PDF sobre a engine do jogo.
Em suma, eu provavelmente, de acordo com o que citei e pude ver nos vídeos (especialmente os que eu mencionei), diria que Killzone 2 pode ser o jogo que mais impressiona na parte técnica.
Entretanto, algo me desagradou na parte visual, é é uma coisa que considero importante: LOD. Todos sabem que quanto mais vc se aproxima de um objeto, mais detalhes ele ganha conforme a aproximação. TODO JOGO 3D com movimentação livre possui isso...desde Mario 64 a Crysis. A missão dos programadores é disfarçar isso criando um maior número de versões desse objeto, a fim de que a transição não seja facilmente notada pelo jogador. Nesse aspecto, Killzone 2 decepciona.
Eu disse que o momento mais impressionante do game pra mim é justamente aquela fase aberta a luz do dia. Pois foi justamente nela em que percebi esse ''problema'' (embora seja algo que qualquer jogo tenha, considero um problema quando é notável). E querem saber? O cara jogando o game percebeu também. Notem como o jogador se comporta no game aproximando e afastando do soldado próximo ao container logo após pegar a RPG. Percebam a transição no nível de detalhes desse soldado. Garanto a vcs que é o tipo de coisa que quando se percebe uma vez, é difícil de passar despercebido nas próximas vezes.
Gears of War 1 tinha esse ''problema'' (uma de suas desvantagens em relação a Uncharted) mas foi corrigido em Gears 2. Entretanto, no caso de Killzone 2, eu não se resta tempo ao time de corrigir isso.
Outro problema é a texturização. Alguns locais como o deserto estão com texturas fracas em comparação a outros locais. Não há jogo que mantenha o padrão das texturas durante todo o tempo, mas essa fase no deserto, embora de muito bom gosto, me deixou com esta impressão.
É isso aí pessoal, é basicamente isso que eu achei do game através dos vídeos.
E por favor...não comparem Crysis com Killzone 2 ( ou qualquer outro jogo para consoles).....os PCs atuais estão em outro patamar em relação a PS 3 e 360. Querem ver algo que destrua com Crysis? Podem começar a torçer para que Sony e Microsoft vejam a minha assinatura ao elaborar seus consoles....:)))
O segmentos que, de longe, mais me impressionaram, foram aqueles que se passam naquela fase durante o dia, aquela que todos já estão enjoados de ver e que é mostrada nos vídeos sob os nomes ''Welcome 01/ 02/ 03 / 04'' na Gamersyde. Sendo ainda mais específico, o cenário daquela costa, quando o esquadrão desembarca e...sendo MAIS específico ainda, os momentos que compreendem DESDE o desembarque, ATÉ o momento em que um soldado o ajuda a subir na plataforma e depois vc o ajuda a subir estendendo-lhe a mão e puxando-o.
Esse segmento representa, a partir dos vídeos, o que eu vi de mais impressionante em tempo real nos consoles.
O primeiro motivo é que essa parte (este segmento em particular), notadamente exibe as melhores texturas dentre todos os ambientes mostrados nos diversos vídeos. Sim, existem texturas de excelente qualidade nos outros vídeos, mas a proporção não é a mesma. Pra mim, o elemento menos impressionante de Killzone 2, ou o seu ponto fraco, é a texturização dos ambientes. Entretanto, esta parte exibe texturas de altíssima qualidade e conseguiu afastar uma impressão negativa que eu tinha sobre o game nesse aspecto....coisa que os outros locais exibidos nos vídeos não conseguiram fazer. Talvez o cara que estava jogando o game (se não me engano o membro de nick TTP na NeoGaf) teve a mesma impressão que eu, pois é nessa fase em que ele logo no começo para e analisa o cenário deixando de progredir no game.
As texturas de Killzone 2 inevitavelmente serão comparadas com outros FPS e até mesmo com jogos que se passam em cenários muito limitados como os Uncharted e Gears da vida...e esta parte de Killzone 2, conseguiu se aproximar (mas NÃO se equiparar) de forma surpreendente do que outros jogos do gênero já fazem e até mesmo em relação aos jogos supracitados nesses sentido.
O outro motivo é que essa parte se equipara ou sobressai em relação aos outros vídeos em:
-Complexidade geometrica do ambiente
-Exibição do HDR
-Partículas (explosões, fumaça, chamas e até mesmo efeitos de pós processamento como distorção de calor)
-Número de personagens se movendo na tela ao mesmo tempo ( o que aumenta a contagem poligonal e animação exibidas)
-Aplicação de shaders na água
Além disso, pelo o que eu pude ver, tudo ( ou quase todos...não deu pra ter certeza) o que é mapa de sombra existente no cenário projetam sombras nos personangens e veículos que por ventura resolvam passar sob eles.
Um outro elemento de excelente qualidade é o motion blur e depht of field aplicados no jogo que possuem grande suavidade e, aparentemente, não possuem artefatos( tais como exibição de linhas que denunciam as amostras de frames sobrepostos para a realização do motion blur e quadratização dos pixels ao distorcer o foco da imagem através do depht of field) existentes em outros jogos.
Um aspecto que aparentemente foi introduzido recentemente foi a inclusão de ''apetrechos'' na roupa dos soldados que emite uma luz azul. Um no peito e outro nas costas. Esses apetrechos não são somente coloridos com uma textura azul, mas sim, emitem luz. Em outras palavras, cada personagem carrega consigo 2 fontes de luz que não somente iluminam o próprio corpo mas como também o cenário, caso fiquem próximos a uma parede ou algo do tipo (como no trecho 03 mim e 12 seg no vídeo Convoy 01).
Aparentemente o jogo possui 2x AA do tipo Quincux de acordo com o PDF sobre a engine do jogo.
Em suma, eu provavelmente, de acordo com o que citei e pude ver nos vídeos (especialmente os que eu mencionei), diria que Killzone 2 pode ser o jogo que mais impressiona na parte técnica.
Entretanto, algo me desagradou na parte visual, é é uma coisa que considero importante: LOD. Todos sabem que quanto mais vc se aproxima de um objeto, mais detalhes ele ganha conforme a aproximação. TODO JOGO 3D com movimentação livre possui isso...desde Mario 64 a Crysis. A missão dos programadores é disfarçar isso criando um maior número de versões desse objeto, a fim de que a transição não seja facilmente notada pelo jogador. Nesse aspecto, Killzone 2 decepciona.
Eu disse que o momento mais impressionante do game pra mim é justamente aquela fase aberta a luz do dia. Pois foi justamente nela em que percebi esse ''problema'' (embora seja algo que qualquer jogo tenha, considero um problema quando é notável). E querem saber? O cara jogando o game percebeu também. Notem como o jogador se comporta no game aproximando e afastando do soldado próximo ao container logo após pegar a RPG. Percebam a transição no nível de detalhes desse soldado. Garanto a vcs que é o tipo de coisa que quando se percebe uma vez, é difícil de passar despercebido nas próximas vezes.
Gears of War 1 tinha esse ''problema'' (uma de suas desvantagens em relação a Uncharted) mas foi corrigido em Gears 2. Entretanto, no caso de Killzone 2, eu não se resta tempo ao time de corrigir isso.
Outro problema é a texturização. Alguns locais como o deserto estão com texturas fracas em comparação a outros locais. Não há jogo que mantenha o padrão das texturas durante todo o tempo, mas essa fase no deserto, embora de muito bom gosto, me deixou com esta impressão.
É isso aí pessoal, é basicamente isso que eu achei do game através dos vídeos.
E por favor...não comparem Crysis com Killzone 2 ( ou qualquer outro jogo para consoles).....os PCs atuais estão em outro patamar em relação a PS 3 e 360. Querem ver algo que destrua com Crysis? Podem começar a torçer para que Sony e Microsoft vejam a minha assinatura ao elaborar seus consoles....:)))