O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Vale mais comprar um PS1 ou aproveitar a retrocompatibilidade do PS2?

Manny Calavera

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.510
Reações
759
Pontos
564
Fala pessoal, tudo certo?

Estava pensando em comprar um PS1 pra jogar alguns clássicos que acabei pulando durante aquela geração, mas daí me veio uma dúvida.
Será que atualmente é mais negócio comprar um PS1 (Fat), ou comprar diretamente um PS2 (Fat) e aproveitar a retrocompatibilidade + biblioteca do PS2?

Minha dúvida é principalmente porque ouvi falar que alguns jogos de PS1 via retrocompatibilidade do PS2 podem sofrer com flickering ou coisas assim...
Lembro que, há muito tempo atrás quando ainda tinha um PS2, fui tentar jogar o Final Fantasy Tactics nele e notei que a imagem ficava "pulando" um pouco.

Ah, e a ideia é comprar o console para jogar via cabo componente em uma TV de tubo mesmo!

Obrigado e absss
 

Piga

Alien Pro-Gear Spec!
VIP
Mensagens
12.622
Reações
33.126
Pontos
1.048
Quando eu tive um PS2 fat todos os jogos que eu joguei de PS1 nele funcionaram a contento, nunca tive problemas. Mas retrocompatibilidade é aquilo, pode ter seu % de jogos que não funcionam direito ou não funcionam de maneira nenhuma.

Se você já tiver um PS2, pegue o PS1. Mas caso você não tenha nenhum dos dois, pegue o PS2 que você faz um 2x1.
 

LuxEtUmbra0

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
7.244
Reações
10.771
Pontos
753
Uma coisa quanto a retrocompatibilidade, tem muitos PS2 por aí que não rodam PS1 pela forma como instalaram o chip de desbloqueio. Verifique se está instalado corretamente. Emulação de PS1 pelo PS2 existe, mas cai bastante a compatibilidade com jogos.
 


Mister Chocobo

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
4.853
Reações
8.326
Pontos
714
O principal problema e o leitor que não presta.
 
Ultima Edição:

Aigaion

Hunter of Hunters
VIP
GOLD
Mensagens
21.906
Reações
19.765
Pontos
1.219
Minha dúvida é principalmente porque ouvi falar que alguns jogos de PS1 via retrocompatibilidade do PS2 podem sofrer com flickering ou coisas assim..
PS2 Fat não tem problema de compatibilidade.

Só os Slims.

Se pegar FAT com modchip, busque por chip matrix original ou v-tec Thunder II. São os melhores.

Se não tiver modchip, só usar FCMB.
 
Ultima Edição:

thiago_solid

Bam-bam-bam
Mensagens
4.250
Reações
21.473
Pontos
353
Cara, eu pegaria o ps1 e não pelo fato da retrocompatibilidade do ps2 ser ou não ser satisfatória, mas sim por ser bem raro achar um ps1 bonzão, já o ps2 tem a rodo sendo vendido nos grupos de venda. Eu tô pensando em pegar um ps1 tbm e tbm um ps2, ps2 ainda tá barateza, ps1 o povo já tá pedindo uma grana boa!
 

konata

Pior user da OS
VIP
Mensagens
10.717
Reações
34.897
Pontos
903
Cara, eu pegaria o ps1 e não pelo fato da retrocompatibilidade do ps2 ser ou não ser satisfatória, mas sim por ser bem raro achar um ps1 bonzão, já o ps2 tem a rodo sendo vendido nos grupos de venda. Eu tô pensando em pegar um ps1 tbm e tbm um ps2, ps2 ainda tá barateza, ps1 o povo já tá pedindo uma grana boa!
PS1 FAT é difícil achar bom mesmo, mas o baby tem bastante. Eu paguei 250 ou 300 no meu, se não me engano. Modelo 1001, dos primeiros slim que saíram. Tá firme e forte, só regulei o leitor.
 

thiago_solid

Bam-bam-bam
Mensagens
4.250
Reações
21.473
Pontos
353
PS1 FAT é difícil achar bom mesmo, mas o baby tem bastante. Eu paguei 250 ou 300 no meu, se não me engano. Modelo 1001, dos primeiros slim que saíram. Tá firme e forte, só regulei o leitor.

Eu comentei de acordo com o que eu vejo, é bem comum ver o pessoal vendendo ps2's slins por ai do que gente vendendo ps1's funcionais.
Por isso disse que se ele tiver a opção de achar um ps1 que funcione bem, que abrace logo, prq ps2 tem a rodo ainda.

Mas acho que isso vai de região pra região, como moro em santa catarina, aqui vejo poucos ps1 sendo vendidos, na vdd faz um bom tempo que não vejo nenhum! =[
 

konata

Pior user da OS
VIP
Mensagens
10.717
Reações
34.897
Pontos
903
Eu comentei de acordo com o que eu vejo, é bem comum ver o pessoal vendendo ps2's slins por ai do que gente vendendo ps1's funcionais.
Por isso disse que se ele tiver a opção de achar um ps1 que funcione bem, que abrace logo, prq ps2 tem a rodo ainda.

Mas acho que isso vai de região pra região, como moro em santa catarina, aqui vejo poucos ps1 sendo vendidos, na vdd faz um bom tempo que não vejo nenhum! =[
Vai da época, sou de SC também. Quando queria comprar um Wii, não tinha nenhum pra vender. Quando desencanei, apareceu uma enxurrada!
 

thiago_solid

Bam-bam-bam
Mensagens
4.250
Reações
21.473
Pontos
353
Vai da época, sou de SC também. Quando queria comprar um Wii, não tinha nenhum pra vender. Quando desencanei, apareceu uma enxurrada!

kkkk pensei que tu fosse de sp ou rj, acho que nessas regiões deve ter um fluxo maior das coisas..... de onde tu é por aqui?
 

thiago_solid

Bam-bam-bam
Mensagens
4.250
Reações
21.473
Pontos
353
Sou de Joinville. Esqueceu, meu amigo zarqueiro? Se não me engano, você é de Joinville também, né?
kkkkk esqueci mesmo, sou de Joinville tbm, apesar de hoje estar morando em Barra Velha!
Só nós pegamos zarco nesse país, o resto desses seres inúteis não sabem o que é isso.

E que bom que tu conseguiu pegar um ps1 por aqui e se funciona bem foi uma sorte maior ainda, ps1 pra mim é o melhor console que já teve!!
 

Ulisses Seventy Eight

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
4.268
Reações
5.423
Pontos
703
Bom eu também não encontro ps1 em bom estado em SP.
Hoje tá difícil mesmo.

E ps2 eu encontro, mas esquecem de soldar o fio do destrave pra rodar ps1, aí fica muito difícil.

Por ter tantos vendidos no Brasil, deveriam ser mais em conta, tenho vontade de ter outro, mas a questão de copiar jogos em disco é complicado, ainda mais pq o ps1 é chato para mídias também.
 

Yatahaze

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.374
Reações
10.648
Pontos
703
mais um voto para a emulação. Você pode melhorar gráficos, eliminar/reduzir drasticamente os loadings, fazer de tudo.

se a questão for de controle, como você esta disposto a gastar, compra um Pro 2 da 8Bit do
 

vxand

Mil pontos, LOL!
Mensagens
2.031
Reações
375
Pontos
1.029
Pode parecer besteira e ate ter o contra-argumento de mais um aparelho instalado mas se o ps1 é barato e roda uma midia diferente, prefiro utilizar nele mesmo do que ficar rodando esse tipo de midia no leitor do ps2. Pode nao dar problema com originais mas retro nunca é ideal e a compatibilidade pode nao ser cem por cento tbm. Se der problema mais barato comprar outro ps1 que outro ps2 por exemplo. Mas é cem por cento opinião pessoal. Assim como a emulação como citado.
 

vxand

Mil pontos, LOL!
Mensagens
2.031
Reações
375
Pontos
1.029
Bom eu também não encontro ps1 em bom estado em SP.
Hoje tá difícil mesmo.

E ps2 eu encontro, mas esquecem de soldar o fio do destrave pra rodar ps1, aí fica muito difícil.

Por ter tantos vendidos no Brasil, deveriam ser mais em conta, tenho vontade de ter outro, mas a questão de copiar jogos em disco é complicado, ainda mais pq o ps1 é chato para mídias também.
Estranho isso, eu mesmo tenho uns 3 ou 4 em casa. Mas sou do interior.
 

alucardlv1313

Lenda da internet
Mensagens
22.048
Reações
73.816
Pontos
1.684
todos os ps2 rodam ps1 nativamente, problemas é os tecnicos que nao soldam a p!@#$$%¨do fio que faz a ligação do ps1, ai so rola com original que é proibitivo.

Infelizmente não, sou técnico e sempre soldo os pontos sx, y e a q são os responsáveis pela leitura de ps1...nos 77000 ele roda os ps1 com dificuldade, os demais 79000 e 90000 fazem um pipoqueira do caramba e grande parte não lê (pode soldar o ponto sx, abrir e fechar a tampa, usar Matrix, clone, thunder pro v2, dms4...)
 

HuezinXD

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
13.882
Reações
16.616
Pontos
803
Duckstation (emulador) ou pegar um PS3 desbloqueado. Aproveite que ainda da pra achar barato. Assim tu joga PS3, PS2 e PS1.
 

Victor plays

Veterano
Mensagens
458
Reações
268
Pontos
148
para quem quer jogar jogos de PS1 no PS2 e ele nao estiver lendo ou abrindo o jogo, tem tres coisas a verificar:
a condição da midia, testem outra midia se disponivel.

se o ponto S do desbloqueio foi soldado, caso não estiver, solde ele pois sem ele nunca abrirá jogos paralelos.

regulagem do leitor. leitor de PS2 possuem dois trimpot, um escrito 'DVD' e outro escrito 'CD', no caso dos jogos de PS1 eles são gravados em CD e voces iram regular pelo Trimpot 'CD'. Girando no sentido horario ele fornece mais tensão ao leitor e emite um laser mais forte, mas deve ser com cuidado e com precisão pois é extremamente sensivel.


o ponto S do modchip geralmente não era soldado pois, nos modelos 9000X pelo menos está localizado em um ponto de solda 'dificil' entre alguns contatos, e para diminuir a chance de não funcionar e por tempo muitas assistências não soldavam esse fio e o console não abria jogos de PS1 por causa da ausencia desse ponto. O meu estava assim, abri ele e verifiquei que estava sem o ponto S, soldei ali no corre e foi batata.

Já sobre a regulagem do leitor a melhor dica é paciencia e chave de precisão. Se tiver um multimetro é melhor ainda, regule ele para 2k oou 2000 ohms e vá subindo o valor ou descendo aos poucos, entre 20 e 50 ohms por vez. o meu por exemplo esta lendo multilaser e outras midias vagabund@s sem travar a 450, 470 ohms +-, tentem ajustes entre 400 e 600ohms principalmente, abaixo que isso provavelmente não irá ler e acima tambem não.
 

Ulisses Seventy Eight

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
4.268
Reações
5.423
Pontos
703
Infelizmente não, sou técnico e sempre soldo os pontos sx, y e a q são os responsáveis pela leitura de ps1...nos 77000 ele roda os ps1 com dificuldade, os demais 79000 e 90000 fazem um pipoqueira do caramba e grande parte não lê (pode soldar o ponto sx, abrir e fechar a tampa, usar Matrix, clone, thunder pro v2, dms4...)
Bom eu tive diversos modelos, e os que tive destravado que foram os modelos 77000, 79000, 90006, e os fat 39000 e 50001 funcionavam ps1 perfeitamente na época, isso quando soldavam o fio e tudo o mais. Pode ser que os Chips atuais não funcionem mais né,aí já não sei.
 

*ka

Mil pontos, LOL!
Mensagens
11.821
Reações
11.548
Pontos
1.344
Se for pegar um ps2 para usar a retro do ps1, pegue os fat ou slim até o modelo 7500XX, os demais nao prestam pra retro.
Mas do 750xx em diante substituiram o IOP (CPU do PS1) pelo Deckard que simula as funções do IOP, desse modelo para frente não tem mais a CPU do PS1, então creio que a compatibilidade do 750xx até o 900xx seja a mesma. Até o 70xxx ainda tinha o IOP.
Mas tem uma talvez futura vantagem para os PS2 que usam deckard que é rodar jogos de PS1 pelo pen drive. Um cara está criando um método para rodar jogo de PS1 no PS2 com um novo driver.
 

METALMANIAC

Mil pontos, LOL!
Mensagens
5.110
Reações
4.668
Pontos
1.319
Comprei um PS1 usado no começo do ano passado.
Pra um aparelho de mais de 20 anos, tava bem inteiro, controle original( não é o dual shock) Apesar de ter aqueles destraves pre históricos , não lia discos.
Dei uma regulada no canhão e funfou... joguei e terminei meia dúzia de jogos nele.
Mês passado ele parou de tocar músicas de fundo( background) em alguns jogos, principalmente nos que tem CGs...
pelo que me informei, o problema é grave e precisa ter habilidades boas pra fazer reparo, deve ser algo relacionado a mamória de som ou Ci de audio.
No PS2, usando o modo retrocompatibilidade, vc tem carregamento mais rápido, um filtro de imagem(opcional) e é um aparelho mais novo. Dependendo a versão do seu PS2, consideravelmente mais novo...
Comprar console antigo, ainda mais que tem bloco ótico, é algo arriscado. Não importa que ele seja travado- original... mas são componentes que já tem 20 anos de idade, podem conter oxidação, soldas frias e o que é inevitável, os capacitores sao peças que a essa altura do campeonato ja devem estar indo pra fase final da sua vida ´´util
Depois que aconteceu isso com meu PS1 acho que não compro mais nada retrô, que vc ja sabe que é algo antigo e que vai dar mantuenção lá na frente.
 

Retroviews

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.738
Reações
4.347
Pontos
704
Vale a pena se você quiser rodar os jogos por disco, fiz muito isso no primeiro PS2 que tive. Caso contrário, pelo POPStarter a compatibilidade é bem limitada e sem chance de isso mudar pois o desenvolvedor já parou a anos de mexer no projeto. Muitos jogos de destaque não rodam, incluindo Final Fantasy VII, Metal Gear Solid e Tekken 3. Dá para se divertir? Ô se dá, PS1 tem uma biblioteca imensa, mesmo que uns 25% dos jogos sejam incompatíveis, ainda sobra coisa para caramba. Só que eu comecei a desencanar de rodar PS1 no PS2 porque era recorrente querer jogar algo e depois descobrir que não rodava no aparelho.

E se for rodar por disco, vale sempre ter essa lista por perto para consultar antes de querer gravar ou comprar algo:


Tem jogos que não rodam em todos os modelos e nos mais recentes a coisa piorou mais ainda.
 

Victor plays

Veterano
Mensagens
458
Reações
268
Pontos
148
Acredito que o melhor no momento seja pegar um ps2, verificar se ta com o ponto S e mais um outro que esqueci qual é, por uma leitora nova se precisar e usar a retro dele. Falo por experiencia propria, tenho quatro PS1 (2 fat e 2 slim) e 3 PS2 (1 slim 90001 e 2 fat), compro com defeito, reparo e modifico, ponho modchip, leitor, led, etc, alguns restauro e deixo mais proximo do original e outros modifico o que conseguir.

O Ps1 tem imagem serrilhada e meio que "andando", tanto nas TV's mais novas quanto nas de tubo, ja no PS2 via retro não tem esse serrilhado, a imagem é mais nítida, mais colorida, carrega mais rápido sem engasgos (se a leitora estiver boa).
(Longa Explicação)

Isso da imagem do Ps1 ficar mais serrilhada que o normal e a imagem "andando" é devido a transcodificação que era feita no aparelho para converter o padrão de cores dele de NTSC (EUA e Japão se não me engano) ou PAL (Europeu) para PAL M (padrão Brasileiro e de mais alguns países na volta).
Essa transcodificação era feita, dos modelos 700x ate os PSone (placa mãe PU 20 em diante) apenas removendo o cristal oscilador antigo e colocando um novo de valor referente ao PAL M e fazendo o aterramento de um dos terminais do chip de imagem (não sei para que serve mas se remover a imagem fica sem cores), ja nos modelos 100x até 0 550x (placa mãe PU 7 ate a PU 18) era necessário levantar alguns terminais do chip de imagem e soldar o cristal a ele usando resistores e mais outros componentes, modelo mais complexo por sinal.

Se você estiver usando o PS1 em TV de tubo essa transcodificação é obrigatória pois a grade maioria delas funciona apenas no padrão de cores PAL M, se estiver em padrão NTSC ficará em preto e branco.
Já se estiver em uma TV mais nova, dessas mais finas, geralmente ela identifica se o padrão esta em NTSC, PAL ou PAL M e seleciona por automático ou pode ser trocado de forma manual, pode verificar nas configurações de sua TV, se ela tiver suporte a padrão NTSC, você pode tirar o cristal PAL M e por um de valor original no aparelho de fabrica, para ficar NTCS ou PAL, conforme a região dele, que ele ficará com a melhor imagem sem uso de conversores externos ou placas caríssimas.

Indo direto ao ponto, se não se importa em qual aparelho que joga e não quer deixar pra bonito, pra coleção etc, não se importa, apenas quer jogar e deu, vai de PS2 verificando o que indico, se não ler CD's faz o ajuste do trimpot que quase certo que vai, e se diverte.
Os melhores modelos pra retro do PS2 é os 700xx para baixo, o 750xx e acima também tem retro bem top mas dizem não ser tão completa e tals, mas é um ou outro joguinho que no fim tu nem sente falta. os Unicos modelos que não indico são os 10000, 15000, 18000 e 500xx pois são muita dor de cabeça, de resto é mais tranquilo.

Já se realmente quer um PS1, vai nos modelos 900x ou PSone (o de fonte externa), são os melhores modelos na leitura, e se for usar na tv mais nova pode até por o cristal de valor original e obter a melhor imagem dele. Fuja dos 100x, 300x e 500x se não for colecionador, são os primeiros modelos e tem muitos problemas na leitora e até para regular ela, so pegue se for colecionador e entender do assunto.

Tá ai meu textão, se precisar de mais algo chama que tento ajudar

edit1:
Também existe a possibilidade de comprar um PS3 desbloqueado, ele tem retro oficial com PS1 em TODOS os modelos mas PS2 somente os primeiroes mesmo, de 2006 ~ 2007, mas com um emulador la que esqueci o nome consegue usar jogos de PS2.
A compatibilidade com PS1 se não me engano é maior, a imagem tanto no PS1 quanto no PS2 vão ser em HD ou superior, se não me engano em alguns jogos ate 1080p consegue, mas HD é certo nos jogos.
se você for pegar um PS3, se não for colecionador, fuja dos modelos FAT, principalmente os 4 USB's, e da primeira revisão do sim, os CECH 20xx, os melhores são os slim CECH 21xx e 25xx, poe um desbloqueio HEN e ha era. Os 30xx e o super slim 4xxx também são bons, tenho um 4001, mas esses modelos tem maior tendência a queimar o modulo bluetooth/wifi, e se chegar a queimar NUNCA tente atualizar ou trocar o HD, entrará em loop de atualização, só sairá dele se trocar o modulo e prosseguir a atualização, custo entre 250 ~ 350 reais, e pode ocorrer dele brickar se atualizar com modulo zuado, ai praticamente ja era, pra resolver so com backup da NOR e um E3 Flasher.
 
Ultima Edição:

Stringfellow Hawke

A New Kind of Weapon;a New Kind of Hero.
VIP
Mensagens
1.321
Reações
2.102
Pontos
1.053
Quando eu tive um PS2 fat todos os jogos que eu joguei de PS1 nele funcionaram a contento, nunca tive problemas. Mas retrocompatibilidade é aquilo, pode ter seu % de jogos que não funcionam direito ou não funcionam de maneira nenhuma.

Se você já tiver um PS2, pegue o PS1. Mas caso você não tenha nenhum dos dois, pegue o PS2 que você faz um 2x1.
Quando eu possuia meus PS3 60 GB, um NTSC/UC e o outro NTSC/J,ambos intactos sem mod algum, nunca fiquei sem jogar nada do PS1 ou do PS2.
Agora se forem aqueles modelos de PS3 que emulam somente aií realmente corre este risco.
 

*ka

Mil pontos, LOL!
Mensagens
11.821
Reações
11.548
Pontos
1.344
Quando eu possuia meus PS3 60 GB, um NTSC/UC e o outro NTSC/J,ambos intactos sem mod algum, nunca fiquei sem jogar nada do PS1 ou do PS2.
Agora se forem aqueles modelos de PS3 que emulam somente aií realmente corre este risco.
Em todos os modelos de PS3 o PS1 é emulado. Já o PS2 rodou de forma nativa nas duas primeiras revisões de placa depois disso passou a ser emulado.
 
Topo Fundo