O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Vale MEEESMO a pena trocar pasta termica de video game?

Velho Lobo do Mar

Bam-bam-bam
Mensagens
2.658
Reações
5.348
Pontos
453
O PS4 já é parrudo. O meu fat, que vendi pra um colega de escritório, já tem 11 anos de idade, o filho dele usa ele dentro de um nicho de estante de madeira e ele não queima
E se eu te falar que meu ps4 FAT que comprei no lançamento lá no Paraguai não durou 1 mês? Só zerei mgs gz nele e até hj o disco tá lá dentro... Comprei tudo já pra fazer reballing. Stencil, esferas, soprador térmico, fita kepton.... mas se for o chip eu me ferro! Kkkk tô criando coragem pra fazer
 

EsperantoGamer

Habitué da casa
Mensagens
76
Reações
289
Pontos
63
Experiência empírica:

Muitos anos atrás, eu tive um PS3 SLIM que NUNCA havia sido aberto. Comprei de um carinha que tinha ele faziam 5 anos(era o primeiro dono). O aparelho a coisa mais linda do mundo. Lacre de fábrica e tal. Nunca havia sido mexido. Tudo funcionando, impecavelmente.

Quando peguei ele, fui logo desbloqueando. Passei o scan do webman pra ver o tempo de uso que ele tinha. O aparelho tinha menos de 9 dias ligado!!! Em 5 anos o aparelho não tinha 216hrs de uso(ele realmente tinha dito que praticamente não jogava nele). Eu estava com uma verdadeira preciosidade em mãos.

Fiz alguns testes e tal a fim de verificar como estava se comportando a curva de temperatura dele. Na XMB após 1hr ocioso com cooler setado fixo em 28%, ele estava batendo 61 °C / 62 °C. Excelente valores para os parâmetros utilizados.

E após 1hr jogando BO2(que exige bastante dele por ser um dos poucos jogos em 1080p), a temp batia 68 °C / 69 °C. Dentro do limite aceitável. Nos demais jogos, o pico era de 65/66. Isso com o cooler funcionando de forma fixa em baixa rotação(28 RPM apenas). Ou seja, as coisas estavam praticamente próximas da perfeição.

Dai eu fui cair na besteira de abrir o aparelho para trocar a pasta. Eu tinha botado na cabeça uma neura idiota de querer a temp abaixo dos 60 na XMB com o cooler 100% silencioso(rotação abaixo dos 29 no PS3). Comprei a pasta mais cara que tinha da cooler master(mais cara que a Kyronaut). E fiz a troca.

Resultado? O que estava próximo da perfeição, agora havia ficado "meia boca". Se antes eu pegava 61 °C na XMB, agora eu estava pegando 64 °C. Se antes eu conseguia jogar um dos jogos mais pesados que tinha pra ele com 0 absoluto de ruído e mantendo uma temp aceitável, agora o cooler tinha que ficar fazendo um pouco de barulho pra manter uma temp "ok".

Em suma, se o aparelho estiver funcionando BEM. Não mexa. Não importa se fazem 10 ou 20 anos que o aparelho é usado. Se ele está funcionando BEM, não mexa. Se alguma coisa tiver errada, ele vai dar sinais antes. Ele não vai morrer da noite pro dia.

Esse negócio de manutenção preventiva é engodo. Coisa de entusiasta desocupado e/ou técnico querendo farmar dinheiro.
 
Ultima Edição:

MobiusRJ

Mil pontos, LOL!
Mensagens
15.924
Reações
32.584
Pontos
1.084
Experiência empírica:

Muitos anos atrás, eu tive um PS3 SLIM que NUNCA havia sido aberto. Comprei de um carinha que tinha ele faziam 5 anos(era o primeiro dono). O aparelho a coisa mais linda do mundo. Lacre de fábrica e tal. Nunca havia sido mexido. Tudo funcionando, impecavelmente.

Quando peguei ele, fui logo desbloqueando. Passei o scan do webman pra ver o tempo de uso que ele tinha. O aparelho tinha menos de 9 dias ligado!!! Em 5 anos o aparelho não tinha 216hrs de uso(ele realmente tinha dito que praticamente não jogava nele). Eu estava com uma verdadeira preciosidade em mãos.

Fiz alguns testes e tal a fim de verificar como estava se comportando a curva de temperatura dele. Na XMB após 1hr ocioso com cooler setado fixo em 28%, ele estava batendo 61 °C / 62 °C. Excelente valores para os parâmetros utilizados.

E após 1hr jogando BO2(que exige bastante dele por ser um dos poucos jogos em 1080p), a temp batia 68 °C / 69 °C. Dentro do limite aceitável. Nos demais jogos, o pico era de 65/66. Isso com o cooler funcionando de forma fixa em baixa rotação(28 RPM apenas). Ou seja, as coisas estavam praticamente próximas da perfeição.

Dai eu fui cair na besteira de abrir o aparelho para trocar a pasta. Eu tinha botado na cabeça uma neura idiota de querer a temp abaixo dos 60 na XMB com o cooler 100% silencioso(rotação abaixo dos 29 no PS3). Comprei a pasta mais cara que tinha da cooler master(mais cara que a Kyronaut). E fiz a troca.

Resultado? O que estava próximo da perfeição, agora havia ficado "meia boca". Se antes eu pegava 61 °C na XMB, agora eu estava pegando 63 °C. Se antes eu conseguia jogar um dos jogos mais pesados que tinha pra ele com 0 absoluto de ruído e mantendo uma temp aceitável, agora o cooler tinha que ficar fazendo um pouco de barulho pra manter uma temp "ok".

Em suma, se o aparelho estiver funcionando BEM. Não mexa. Não importa se fazem 10 ou 20 anos que o aparelho é usado. Se ele está funcionando BEM, não mexa. Se alguma coisa tiver errada, ele vai dar sinais antes. Ele não vai morrer da noite pro dia.

Esse negócio de manutenção preventiva é engodo. Coisa de entusiasta desocupado e/ou técnico querendo farmar dinheiro.
2 graus a mais fudeu todo o console?


Tive o Ps3 destravado e lembro q ele aguentava temps altissimas e não travava (isso no calor do RJ).



O q rolou com vc foi o técnico m**** ter feito alguma porra no seu console (ou até msm trocado peças).
 

EsperantoGamer

Habitué da casa
Mensagens
76
Reações
289
Pontos
63
2 graus a mais fudeu todo o console?


Tive o Ps3 destravado e lembro q ele aguentava temps altissimas e não travava (isso no calor do RJ).



O q rolou com vc foi o técnico m**** ter feito alguma porra no seu console (ou até msm trocado peças).

Na verdade, houve um aumento de 3°C com ele ocioso e até 5 °C com ele jogando após 1hr. Como eu disse, não é que tenha "fudid0" o console. Mas antes estava perfeito. E depois passou a ficar apenas "ok".

O PS3 em teoria, aguenta até 84 °C, passou disso ele emite o aviso de super aquecimento e desliga. Mas há um consenso(?!?!?!) nos foruns dedicados, que o ideal é manter ele abaixo dos 70. E se ficar usando ele em 70 ~ 75, vai danificar o aparelho? Não. O que dizem é que a vida útil do aparelho vai diminuir nessas faixas. Não sei até que ponto, mas enfim.

O pior é que não foi nada relacionado a mão de obra do kra não. Pois eu acompanhei todo o serviço. Ele fez na minha frente.
 

Receita Federal

Imposto NÃO é roubo!
VIP
Mensagens
15.221
Reações
28.172
Pontos
1.103
Sobre o metal líquido do PS5, será que tem um prazo estipulado pra troca do mesmo? Já que não é possível acompanhar a temperatura de funcionamento, o único termômetro é ficar de "olho" no barulho do cooler, se a rotação ficar só em alta, já pode ser relacionado com a perda de condutividade do metal líquido. Todo caso o bom da gente no fórum é que pegamos relatos de outras pessoas, se der problema uma hora ou outra aparece alguém relatando aí, se for o caso espero n ser o primeiro felizardo. rs


.

Até onde eu sei a validade do metal líquido é praticamente infinita, coisa pra durar muito tempo e sem ficar se preocupando com validade. No entanto é bom atentar apenas para cuidados básicos como limpeza para desobstruir as áreas de ventilação dependendo das condições de onde vc mora.

Não tem como comparar, com óleo de carro. Pasta térmica que vem padrão nos Consoles, Placas de vídeo tem durabilidade de 7 a 10 anos de uso. E mesmo que você veja a pasta térmica do PS4 ou Series S\X que são bastante secas e rígidas visualmente. Elas estão em perfeito estado, O fator que mais influencia no aumento de temperatura é a obstrução da passagem de ar pelo dissipadores.

Muitas assistências técnicas de consoles famosas no Youtube vem espalhando essa informação errada que tem que trocar a pasta térmica a cada 1 ano.
Afinal eles lucram mais com revisões, do que com manutenção do console.

A vida útil da pasta térmica vai depender muito do uso (se é um videogame que roda jogos pesados ou leves), do tempo de manuseio (horas extensas de gameplay), das condições térmicas do cômodo e da região, fora outras incidências como maresia.

Não é tão simples assim cravar durabilidade baseado em relatos de algumas pessoas que podem morar em lugares mais favoráveis e que tenham hábitos gamers diferentes dos seus.

O importante é atentar para o prazo de 3 - 5 anos e observar se o videogame vai começar a apresentar comportamentos estranhos, como travar constantemente, desligar sem motivo aparente e fans aumentando a velocidade rotineiramente com pouco tempo de jogo, etc, e a partir daí decidir se vale a pena ou não realizar a inspeção / provável troca da pasta.

E quando substituir, optar por um componente de ótima qualidade, evitando recorrer a Implastecs da vida, que apesar de desempenharem uma função básica de quebra galho, não tem boa qualidade e nem uma vida muito longa comparada com outras marcas melhores.
 
Ultima Edição:


Spunck

Bam-bam-bam
Mensagens
2.011
Reações
3.132
Pontos
453
Agora eu entendo a comparação do carro, meus amigos falam que eu rodei sem óleo e por isso estou acabado kkkkkkkkkk, é tipo meus 360 e meu ps3 fat que rodou com pasta térmica de má qualidade, uma hora dá ruim, será que se eu colocar pasta térmica no fígado ajuda? :keehk
 

javagod

Mil pontos, LOL!
GOLD
Mensagens
7.585
Reações
13.107
Pontos
1.189
Eu perdi 3 360 com 3rl, e meu ps3 no final da geração deu as luzes também, quem mandou eu não trocar a pasta térmica kkkkk.

Não há pasta térmica que salve X360 e PS3, com seus vícios de packaging e manufatura. Isso é fato e levou a um receio exagerado com os consoles posteriores, que são bem mais tolerantes à degradação do sistema de arrefecimento.

Eu tinha um notebook gamer da Samsung, de 2010. Esquentava desde novo. Sob carga, ficava por volta dos 80º na CPU. O limite térmico era de 105º C. Moro em Brasília, em que alguns meses do ano apresentam umidade relativa do ar de clima desértico. E é um notebook, era carregado para todos os lados, sofria impactos constantes (meu filho era bebê e o arremessou no chão uma vez, que foi a ação mecânica mais extrema que ele sofreu).

Com seus dez anos de uso, passou a esquentar muito. Thermal throttling constante, e desligava. Abri e o fan havia estragado. Também estava com as aletas do dissipador completamente obstruídas com pó (elas eram muito, muito estreitas). Não havia mais cooler para esse notebook à venda. Como paliativo, tirei a tampa de serviço e comprei uma base com fan, para arejar. Achei um cooler usado com um vendedor de sucata de notebook na Suécia. Foi o jeito.

Troquei o cooler, coloquei a pasta térmica que tinha à época (Arctic Silver 5) e boa. Voltou a funcionar como deveria. Mas se ganhei 4º C com ele limpo, com pasta térmica nova, foi muito. A pasta original, com um fan inoperante, apenas com o dissipador desobstruído, arrefecimento passivo, segurava em baixa carga de trabalho.

Quanto essa CPU degradou por causa do calor? Não faço a menor ideia, se é que houve alguma degradação. Não percebi perda de desempenho ou aumento de tensão. Eletromigração existe e calor é um catalisador do fenômeno, mas há também algum exagero quanto à sensibilidade ao calor dos ICs atuais e demais componentes discretos.

Uso aspiradores, sopradores nos meus consoles, para manter as vias de arrefecimento livre, e tem dado certo. Tenho preguiça de abri-los e não confio em técnicos fazendo isso por prevenção, mas não fico enchendo o saco de quem faz. Se for bem feito, tende a ser benéfico.
 

Spunck

Bam-bam-bam
Mensagens
2.011
Reações
3.132
Pontos
453
Não há pasta térmica que salve X360 e PS3, com seus vícios de packaging e manufatura. Isso é fato e levou a um receio exagerado com os consoles posteriores, que são bem mais tolerantes à degradação do sistema de arrefecimento.

Eu tinha um notebook gamer da Samsung, de 2010. Esquentava desde novo. Sob carga, ficava por volta dos 80º na CPU. O limite térmico era de 105º C. Moro em Brasília, em que alguns meses do ano apresentam umidade relativa do ar de clima desértico. E é um notebook, era carregado para todos os lados, sofria impactos constantes (meu filho era bebê e o arremessou no chão uma vez, que foi a ação mecânica mais extrema que ele sofreu).

Com seus dez anos de uso, passou a esquentar muito. Thermal throttling constante, e desligava. Abri e o fan havia estragado. Também estava com as aletas do dissipador completamente obstruídas com pó (elas eram muito, muito estreitas). Não havia mais cooler para esse notebook à venda. Como paliativo, tirei a tampa de serviço e comprei uma base com fan, para arejar. Achei um cooler usado com um vendedor de sucata de notebook na Suécia. Foi o jeito.

Troquei o cooler, coloquei a pasta térmica que tinha à época (Arctic Silver 5) e boa. Voltou a funcionar como deveria. Mas se ganhei 4º C com ele limpo, com pasta térmica nova, foi muito. A pasta original, com um fan inoperante, apenas com o dissipador desobstruído, arrefecimento passivo, segurava em baixa carga de trabalho.

Quanto essa CPU degradou por causa do calor? Não faço a menor ideia, se é que houve alguma degradação. Não percebi perda de desempenho ou aumento de tensão. Eletromigração existe e calor é um catalisador do fenômeno, mas há também algum exagero quanto à sensibilidade ao calor dos ICs atuais e demais componentes discretos.

Uso aspiradores, sopradores nos meus consoles, para manter as vias de arrefecimento livre, e tem dado certo. Tenho preguiça de abri-los e não confio em técnicos fazendo isso por prevenção, mas não fico enchendo o saco de quem faz. Se for bem feito, tende a ser benéfico.
Eu sei, no caso do 360 principalmente foi mais uma ironia, até o modelo jasper eu realmente perdi 3 por 3rl, na época eu tinha comprado um branco que destravei e um preto travado, ambos nos eua, ambos não chegaram a 1 ano, o terceiro duro menos de 1 ano também, e mandava fazer o reparo e dava pau de novo, o meu ps3 deu pau no final da geração, ou seja, tive 4 360, o jasper está vivo até hoje e 2 ps3, o slim, super slim, sei lá que modelo é, está vivo também, ps4 e one vivos sem nenhum reparo, o único que as vezes abro é o pc pra dar um jato de ar, e as vezes as porr@s das memórias dão uns mal contatos, aí mexo, troco de slot e voltam, meu pc depois do water cooler é raro passar dos 65, 70%.
 
Topo Fundo