O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Velocidade para gravar jogos de PS1

Azz01

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
4.755
Reações
4.331
Pontos
703
Alguem sabe qual a velocidade ideal para gravar jogos de PS1 ? Eu lembro que anos atras eu usava 8x no IMGBURN, continuo usando essa ou aumento / diminuo ?
 

keanu_yves

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
746
Reações
979
Pontos
543
Vai variar da mídia, envelhecimento do canhão e do drive de gravação. Drives mais novos só gravam à partir de 10x ou até mais.

É o meu caso, só consigo gravar 10x. Mas funciona bem.
 

Falkner

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
7.821
Reações
10.979
Pontos
753
o ideal é 2x pros videos rodarem sem travar, mas muito dificil achar um gravador e mídia que aceitem isso
4x vai bem tbm
acima disso vai ter dificuldade pra rodar os jogos no PS1
se for no PS2 em 8x/10x roda de boa, pq o leitor é bem melhor
 

Gustavo Reis

Bam-bam-bam
Mensagens
1.294
Reações
2.458
Pontos
453
Se você está usando um PsOne (baby) acredito que 8x está tranquilo para ele, o leitor dele é ótimo
 

LuxEtUmbra0

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
7.247
Reações
10.777
Pontos
753
Quanto menor melhor na teoria, porém quase nenhum drive suporta velocidades baixas, tipo 2x, 4x.

Se você está usando um PsOne (baby) acredito que 8x está tranquilo para ele, o leitor dele é ótimo
Com exceção que estraga muito fácil hehe
 


proximus-one

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
6.007
Reações
21.781
Pontos
999
Lembro que lá pelos idos de 2006/2008 tinha um gravador pica da Pioneer que conseguia gravar em velocidades baixas. Acho que era o único que tinha essa feature. Eu comprei um mas só achei da cor branca e meu gabinete era preto :klol. Gravei muitos jogos de Play 2 nele. De Play 1 gravei poucos.

Nem lembro o modelo mas muito provável de ser bem difícil achar hoje nas OLX's da vida e classificados.​
 

Vaynard

Lenda da internet
Mensagens
67.947
Reações
57.003
Pontos
2.164
Difícil tá achar mídia de qualidade, só acha multilaser, elgin e essas tranqueiras.
 

Azz01

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
4.755
Reações
4.331
Pontos
703
Lembro que lá pelos idos de 2006/2008 tinha um gravador pica da Pioneer que conseguia gravar em velocidades baixas. Acho que era o único que tinha essa feature. Eu comprei um mas só achei da cor branca e meu gabinete era preto :klol. Gravei muitos jogos de Play 2 nele. De Play 1 gravei poucos.

Nem lembro o modelo mas muito provável de ser bem difícil achar hoje nas OLX's da vida e classificados.​

Esses eram top, devia ser aquela linha DVR 115/6D aonde podia trocar a firmware e liberar mais features nele, depois que o pessoal descobriu isso aumentaram um monte o valor dessa linha
 

wtuemura

Bam-bam-bam
Mensagens
532
Reações
1.107
Pontos
333
Eu expliquei essa questão em detalhes no post abaixo:

Antigamente, a ideia da gravação em baixa velocidade era feita para literalmente queimar o padrão de informações no disco (as ranhuras que indicavam os '1' e os '0' na camada de gravação). Com a melhora da tecnologia por volta de 1998~1999 foi criado o Absolute Time in Pregroove ou "ATIP", nele vinha diversas informações, incluindo a potência ideal do laser e a velocidade ideal de gravação.

Hoje em dia, ou melhor, depois do ano 2000, gravar em "velocidade mais baixa" gera erros (E11, E21, E31, E12, E22, e E32 para ser mais específico). Pois como foi explicado no outro post; a sensibilidade da "dye" foi aumentada para ser compatível com a alta velocidade de gravação, logo, se você grava em velocidade mais lenta o laser queima a região além do necessário, ao fazer isso, a queima passa do ponto (literalmente). O leitor a laser precisa de precisão para ler os dados da camada, ao "passar do ponto" o laser fica "míope" para ler a região do disco, tanto é que o leitor vai ficar tentando se aproximar cada vez mais do disco por ser incapaz de lê-lo.

Por isso que desde aquela época se falava na importância de combinar o gravador com a mídia, mais especificamente a "dye". As "dye"s da Tayo Yuden era a mais compatível com a maioria dos gravadores disponíveis no mercado e que resultava em menores erros de gravação (todos os gravadores geram erros na gravação, os melhores são os que geram a menor quatidade de erros possíveis), seguida de Verbatin, Mitsubishi, TDK, etc.

Assim sendo, gravar em baixa velocidade não é mais a melhor opção faz décadas, a melhor opção é respeitar o ATIP e usar gravadores (software e hardware) compatíveis para obter a melhor gravação possível para o tipo/marca/características químicas da mídia que você está gravando, uns aceitarão velocidades baixas até 8x, outras 16x e assim por diante.

Fora disso você força a bobina de foco do leitor ou até o leitor em si, para quem não tem experiência no assunto, num CD original o leitor trabalha o mínimo possível, já no CDR/CDRW o leitor trabalha 2x ou mais pois precisa ficar tentando ler regiões do disco que ele (o leitor) não enxerga. Este esforço faz com que as bobinas do leitor se aqueçam num ponto da parte esmaltada do fio da bobina colapsar e fazendo-a entrar em curto, deixando o leitor inoperante, especialmente os leitores dos consoles da Sony que foram propositalmente desenvolvidos para estragarem assim com mídias gravadas.

Hoje em dia, um dos melhores gravadores é o Plextor quando você encontra no mercado para vender. O pessoal da emulação que faz dump de discos (especificamente CD-ROM e CD AUDIO), o pessoal do MAME e outros desenvolvedores de emulação ou responsáveis por catálogos e outros, a maioria só aceitam cópias vindas de unidades Plextor e copiado usando um programa específico deles que garante a qualidade e a precisão dos dados copiados para manter um padrão.
 

Rodrigo dsf

Mil pontos, LOL!
Mensagens
7.912
Reações
6.552
Pontos
1.079
Eu sempre uso a menor velocidade do gravador e não tenho problemas, uso mídias da HP que são mais confiáveis. Tenho dois estojos cheios de CDs de PS1
 

Falkner

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
7.821
Reações
10.979
Pontos
753
Eu sempre uso a menor velocidade do gravador e não tenho problemas, uso mídias da HP que são mais confiáveis. Tenho dois estojos cheios de CDs de PS1

consegue passar as configs que usa pra gravar?
qual software e em qual velocidade
 

Povo da Areia

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
2.599
Reações
6.277
Pontos
703
Eu sempre uso a menor velocidade do gravador e não tenho problemas, uso mídias da HP que são mais confiáveis. Tenho dois estojos cheios de CDs de PS1
Obrigado pela dica, comprei ps1 tem uns meses, mas ainda não parei para gravar as mídias, vou comprar essas da HP.
 

Cosmão

Lenda da internet
Mensagens
26.267
Reações
15.544
Pontos
1.524
É mais fácil vc comprar um Wii, destravar e jogar PS1 por ele, já que o emulador roda quase 100% da biblioteca toda...
 

Rodrigo dsf

Mil pontos, LOL!
Mensagens
7.912
Reações
6.552
Pontos
1.079
Qual a menor velocidade do seu gravador, 10x?
Se não me engano acho que é 8x ou 10x, faz um tempo que não gravo jogos, depois de ter gravado tantos jogos. Mas duas coisas que recomendo na hora de gravar.
1° a mídia, é importante mídia de qualidade, esqueça mídias como Multilaser e Maxprint, não servem nem pra enfeite em roda de bicicleta, recomendo fortemente da HP, ou da própria Sony, na ausência dessas duas acho que ELGIN pode ajudar, gravei alguns jogos com essa mídia e rodaram bem.
2° o programa pra gravar os jogos, eu usava Alcohol 120%, sempre deixava na opção da menor velocidade do gravador e na função Playstation, muito bom mesmo.

Segui essas duas recomendações, tanto em jogos de PS1 2 PS2 e não tive problema algum

Outra coisa, não sei se é verdade, mas dizem que é recomendável usar gravador de desktop em vez de notebook, se é verdade não sei, nunca tive notebook na vida
 
Ultima Edição:

Gustavo Reis

Bam-bam-bam
Mensagens
1.294
Reações
2.458
Pontos
453
É mais fácil vc comprar um Wii, destravar e jogar PS1 por ele, já que o emulador roda quase 100% da biblioteca toda...
Pois é, o WiiStation está rodando extremamente bem a maioria dos jogos.
Ou comprar um leitor de sd pro ps1
 

Zen Dario

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.433
Reações
2.176
Pontos
703
Pois é, o WiiStation está rodando extremamente bem a maioria dos jogos.
Ou comprar um leitor de sd pro ps1
Sinceramente, discordo de vcs. WiiStation evoluiu mto nessas últimas versões, testei bastante umas semanas atrás e tem mta queda de fps em vários jogos... Pra mim n vale pra "jogar pra valer", somente como curiosidade... Mas legal ver o emulador evoluindo, sem dúvidas.

A melhor emulação segue sendo no PC, disparada, e é "de graça" já q a maioria tem PC ou notebook bom o suficiente pra rodar PS1. RetroArch com o core beetle pra mais precisão ou o SwanStation pra usar melhor os recursos de hardware (aumento da resolução interna, etc)...
 

Zen Dario

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.433
Reações
2.176
Pontos
703
Pessoal, esses gravadores externos USB 3.0 prestam pra gravar ps1? Ou os internos são mto melhores?
 

Falkner

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
7.821
Reações
10.979
Pontos
753
Pessoal, esses gravadores externos USB 3.0 prestam pra gravar ps1? Ou os internos são mto melhores?

devem gravar em 8x, 10x ou 12x no mínimo
tanto esses externos como interno

no meu caso eu testei com interno e um de notebook, os jogos até rodam mas os vídeos dão pequenas travadas, isso no ps1 slim
no ps2 roda liso
 

keanu_yves

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
746
Reações
979
Pontos
543
Pessoal, esses gravadores externos USB 3.0 prestam pra gravar ps1? Ou os internos são mto melhores?
Mesmo os internos de hoje em dia gravam acima de 8x ou 10x. Só os antigão que gravavam em 1x, 2x, 4x... dá pra achar por aí ainda. Talvez valha a pena.

Pra PS2 (rodando PS1), 10x já dá.
 

Bud Spencer Ghost

Mil pontos, LOL!
Mensagens
6.911
Reações
14.575
Pontos
1.013
Verei se o Brasero, K3B e XFBurn gravam em velocidade baixa. Faz um bom tempo que não uso drive de CD/DVD.
 

Zen Dario

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.433
Reações
2.176
Pontos
703
Eu dei uma olhada nesses gravadores externos atuais, e eles têm uma velocidade de gravação anunciada de 24x para os cds... Isso não quer dizer que não é possível diminuir, certo? (eu sei q velocidades mto baixas não terá, mas espero pelo menos 8x, 16x)...
 

Almmiron

Bam-bam-bam
Mensagens
1.594
Reações
1.727
Pontos
353
Achei em uma lojinha de informatica um gravador de cd 4x antigo, conector ide.

Tive um psone e mesmo gravando em 4x, midia ruim(multilaser, elgin) em alguns jogos fica ok, e em alguns fica dando engasgada nos cg.
porém a mesma mídia num ps2 compativel, aí roda ok, pois o leitor do ps2 lida melhor.

Dizem que se vc usar midia de qualidade top (taiyo yuden ou verbatim original) pode gravar em qqr velocidade. Talvez valha vc comprar essa midia top em algum ebay aí pra testar. Mas nunca testei, toma cuidado com os falsificados (aparentemente o imgburn reconhece o fabricante da mídia).

resolvi minha situação adiquirindo um Xstation (em breve, sua evolução, Mstation funcionará em psone tbm). minhas midias (multilaser, elgin, niponic) todas gravadas em 4x estão paradas e a venda aqui no forum inclusive. tem umas 150.
 
Ultima Edição:

Super-EuF

Supra-sumo
Mensagens
529
Reações
445
Pontos
163
Achei em uma lojinha de informatica um gravador de cd 4x antigo, conector ide.

Tive um psone e mesmo gravando em 4x, midia ruim(multilaser, elgin) em alguns jogos fica ok, e em alguns fica dando engasgada nos cg.
porém a mesma mídia num ps2 compativel, aí roda ok, pois o leitor do ps2 lida com velocidades maiores.

Dizem que se vc usar midia de qualidade top (taiyo yuden ou verbatim original) pode gravar em qqr velocidade. Talvez valha vc comprar essa midia top em algum ebay aí pra testar. Mas nunca testei, toma cuidado com os falsificados (aparentemente o imgburn reconhece o fabricante da mídia).

resolvi minha situação adiquirindo um Xstation (em breve, sua evolução, Mstation funcionará em psone tbm). minhas midias (multilaser, elgin, niponic) todas gravadas em 4x está parada e a venda aqui no forum inclusive. tem umas 150.
Já gravei com uma Taiyo Yuden para Dreamcast e mesmo assim estava tendo problema no Dreamcast. No 3do nem rodava. E olha que gravava em 2x. As vezes você gasta um dinheirão numa mídia de marca reconhecida japonesa e no final o resultado acaba sendo o mesmo das demais nacionais.
 

*ka

Mil pontos, LOL!
Mensagens
11.822
Reações
11.548
Pontos
1.344
pois o leitor do ps2 lida com velocidades maiores.
Isso não tem a ver com a unidade óptica do PS2 suportar velocidade maior de leitura maior e sim porque a unidade óptica do PS2 é melhor que a do PS1, e com isso consegue ler melhor os cd-r mesmo quando a gravação não está tão boa, já pelo leitor do PS1 ser inferior ele é mais fresco.
A velocidade de gravação não tem a ver com a velocidade leitura, não é porque um jogo é gravado em 4x que ele tem rodar em 4x quando estiver sendo lido pelo aparelho
 

johnwolque

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
4.874
Reações
12.952
Pontos
703
na moral,comprei um fanrir pro meu saturn ,uso OPL no meu ps2 e até aparecer algo viável pro meu ps1 ele vai ficar parado aqui até pq o leitor tá todo ferrado ,enquanto isso jogo ps1 no ps3 desbloqueado num tubão com cabo componente ,acho que fica até melhor ,cansei de ficar me preocupando com canhão ,leitor ,velocidade de gravação ,se vai rodar ou não
 
Ultima Edição:
Topo Fundo