O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Tópico oficial VestibulandOS 2024 - DICAS, ASSUNTOS, APOSTILAS, LIVROS, PROVAS, DÚVIDAS E ETC.

Maladino

Mil pontos, LOL!
GOLD
Mensagens
9.008
Reações
16.663
Pontos
1.209
Beleza, meu amigo. Eu entendi o que você quis dizer.

Naquela questão lá - a primeira -, estou errado em pensar quanto maior o raio do elemento ( no caso doas alcalinos), mais fácil será dele perder elétrons, correto? por isso que o Cs é a resposta certa?
Tá certa a sua lógica.

Da pra pensar do ponto de vista da eletropositividade também. Mas no fim das contas a maioria dessas propriedades vem tudo do raio atômico anyway
 

Bug_Secular

Bam-bam-bam
Mensagens
3.357
Reações
4.789
Pontos
303
Essa questão do Raio atômico é mais comum nos vest. No Enem nunca vi. Apesar de ser simples, o fato de necessitar de uma tabela periódica pode ser um problema no vestibular. (PS: a questão pode dar o valor atômico, mas o Enem não sujeitaria o candidato a fazer a distribuição eletrônica, creio que é mais pelo tempo...)
 

The New Guy

Bam-bam-bam
Mensagens
2.837
Reações
1.011
Pontos
284
Vou bem, e vc? Huahsuhas. Eu queria med. Vamos ver se consigo. haha. Vai tentar o Enem?

Eu já fiz o Enem. Passei em 2016 :) To aqui porque talvez tenha que estudar pra uma prova de transferência, e além disso, para ajudar um pessoal se houver a necessidade. Você faz cursinho? Estuda sozinho?

Eu. Tou tentando. kk

GL HF. Haha. Cursinho ou sozinho?
 

Megabyte 2.0

Bam-bam-bam
Mensagens
3.481
Reações
5.334
Pontos
303
Eu já fiz o Enem. Passei em 2016 :) To aqui porque talvez tenha que estudar pra uma prova de transferência, e além disso, para ajudar um pessoal se houver a necessidade. Você faz cursinho? Estuda sozinho?



GL HF. Haha. Cursinho ou sozinho?
Sozinho, infelizmente. Mas sei lá, tenho fé em mim e creio que eu consigo sozinho(próximo ano já estarei na faculdade que eu quero) . Já fiz tantas vezes o Enem, já estudei tantas vezes que já tou experiente. kkk


Pessoal eu estou errado ou certo nesta questão:

(Vunesp) O filme Erin Brockowich é baseado num fato, em que o emprego de crômio hexavalente numa usina termoelétrica provocou um número elevado de casos de câncer entre os habitantes de uma cidade vizinha. Com base somente nessa informação, dentre os compostos de fórmulas CrCl3 CrO3 Cr2O3 K2CrO4 K2Cr2O7 (1) (2) (3) (4) (5) pode-se afirmar que não seriam potencialmente cancerígenos:
a) o composto 1, apenas.
b) o composto 2, apenas.
c) os compostos 1 e 3, apenas.
d) os compostos 1, 2 e 3, apenas.
e) os compostos 2, 4 e 5, apenas

Nesta questão eu fiz aqui os cálculos e para mim seria a letra C, mas o gabarito diz que é letra E. O que vocês dizem?
 

Bug_Secular

Bam-bam-bam
Mensagens
3.357
Reações
4.789
Pontos
303
Eu já fiz o Enem. Passei em 2016 :) To aqui porque talvez tenha que estudar pra uma prova de transferência, e além disso, para ajudar um pessoal se houver a necessidade. Você faz cursinho? Estuda sozinho?



GL HF. Haha. Cursinho ou sozinho?
Quase sozinho, Huahsuhahas. O @MegaByte 2.0 tb tá me fazendo companhia, ele é meu irmão. ahsuahsas Mas não uma coisa de 7 caebças não. O Enem não é tao ruim. Se fosse um vestibular tradicional, aí sim taria preocupado.... kkkk
 

Bug_Secular

Bam-bam-bam
Mensagens
3.357
Reações
4.789
Pontos
303
Sozinho, infelizmente. Mas sei lá, tenho fé em mim e creio que eu consigo sozinho(próximo ano já estarei na faculdade que eu quero) . Já fiz tantas vezes o Enem, já estudei tantas vezes que já tou experiente. kkk


Pessoal eu estou errado ou certo nesta questão:

(Vunesp) O filme Erin Brockowich é baseado num fato, em que o emprego de crômio hexavalente numa usina termoelétrica provocou um número elevado de casos de câncer entre os habitantes de uma cidade vizinha. Com base somente nessa informação, dentre os compostos de fórmulas CrCl3 CrO3 Cr2O3 K2CrO4 K2Cr2O7 (1) (2) (3) (4) (5) pode-se afirmar que não seriam potencialmente cancerígenos:
a) o composto 1, apenas.
b) o composto 2, apenas.
c) os compostos 1 e 3, apenas.
d) os compostos 1, 2 e 3, apenas.
e) os compostos 2, 4 e 5, apenas

Nesta questão eu fiz aqui os cálculos e para mim seria a letra C, mas o gabarito diz que é letra E. O que vocês dizem?
Pra ser cancerígeno, ele tem que ficar liberando elétrons, né?
 


Maladino

Mil pontos, LOL!
GOLD
Mensagens
9.008
Reações
16.663
Pontos
1.209
Nesta questão eu fiz aqui os cálculos e para mim seria a letra C, mas o gabarito diz que é letra E. O que vocês dizem?
Que o gabarito está errado, é a C mesmo.

Eu joguei na internet e achei uma postagem em outro lugar com o gabarito certo, e em outros fóruns tinha um pessoal com o gabarito errado também.
 

Megabyte 2.0

Bam-bam-bam
Mensagens
3.481
Reações
5.334
Pontos
303
Que o gabarito está errado, é a C mesmo.

Eu joguei na internet e achei uma postagem em outro lugar com o gabarito certo, e em outros fóruns tinha um pessoal com o gabarito errado também.
Valeu. É foda ter livros com gabaritos errados. Já estou cansado de ver isso, isso acaba até atrapalhando.
 

Maladino

Mil pontos, LOL!
GOLD
Mensagens
9.008
Reações
16.663
Pontos
1.209
Valeu. É foda ter livros com gabaritos errados. Já estou cansado de ver isso, isso acaba até atrapalhando.
Nem me fale. Eu até peguei o costume de procurar a questão na internet quando eu erro pra ver se o gabarito está certo.

Os livros do Poliedro não tem tantos erros assim, os do Positivo toda aula os professores precisavam corrigir (Principalmente Biologia). Mas quando tem, é um parto até descobrir se eu errei mesmo ou se é o gabarito. As vezes os professores corrigem o gabarito, mas nem sempre (Os professores passam uma lista de exercícios pra fazer em casa, mas eu sempre volto pra fazer uma revisão e acabo fazendo tudo).

Eu já fiz o Enem. Passei em 2016 :) To aqui porque talvez tenha que estudar pra uma prova de transferência, e além disso, para ajudar um pessoal se houver a necessidade. Você faz cursinho? Estuda sozinho?
Parabéns, passou em Med?

Do pessoal ativo no tópico acho que estão todos tentando med. Eu quase passei pelo vestiba ano passado na UFPR, mas não deu. Mas com a nota eu consegui uma bolsa em um cursinho da Poliedro daqui.

Esse ano vai.
 

Megabyte 2.0

Bam-bam-bam
Mensagens
3.481
Reações
5.334
Pontos
303
Nem me fale. Eu até peguei o costume de procurar a questão na internet quando eu erro pra ver se o gabarito está certo.

Os livros do Poliedro não tem tantos erros assim, os do Positivo toda aula os professores precisavam corrigir (Principalmente Biologia). Mas quando tem, é um parto até descobrir se eu errei mesmo ou se é o gabarito. As vezes os professores corrigem o gabarito, mas nem sempre (Os professores passam uma lista de exercícios pra fazer em casa, mas eu sempre volto pra fazer uma revisão e acabo fazendo tudo).

Eu estou começando a ter este costume, é mais confiável. rsrs
 

Magnus Chases

Habitué da casa
Mensagens
137
Reações
103
Pontos
78
Tentei compartilhar alguns arquivos e parece que a moderação excluiu minha mensagem. Devo prosseguir? (Arquivos: Simulados Poliedro,Hexag,etc)

Sent from my Moto G using Tapatalk
 

Megabyte 2.0

Bam-bam-bam
Mensagens
3.481
Reações
5.334
Pontos
303
Eu estava indo bem, até que errei essa questão:

(Ufes) A existência de pontes de hidrogênio só é possível entre compostos quando há:
a) um elemento fortemente eletropositivo ligado a um átomo de hidrogênio.
b) dois elementos, um fortemente eletropositivo e outro fortemente eletronegativo, ligados entre si.
c) um elemento fortemente eletronegativo, dotado de pares de elétrons não-compartilhados, ligado ao hidrogênio.
d) um aumento muito grande na intensidade das forças de London.
e) uma ligação química entre o hidrogênio e os elementos de transição externa

A resposta certa é a letra C, mas eu não entendi o por quê. Principalmente nesta parte "dotado de pares de elétrons não-compartilhados, ligado ao hidrogênio".

Seriam eles, os elementos: Flúor ,Oxigênio e o Nitrogênio?

Ficaria grato quem pudesse me explicar isso, obrigado!
 

Maladino

Mil pontos, LOL!
GOLD
Mensagens
9.008
Reações
16.663
Pontos
1.209
A resposta certa é a letra C, mas eu não entendi o por quê. Principalmente nesta parte "dotado de pares de elétrons não-compartilhados, ligado ao hidrogênio".

Seriam eles, os elementos: Flúor ,Oxigênio e o Nitrogênio?

Ficaria grato quem pudesse me explicar isso, obrigado!
Sim. Essa parte dos pares de elétrons não-compartilhados é importante quando você compara a força da interação de tipos iguais entre compostos diferentes. É por isso que a água, que possuí dois pares de elétrons não ligantes no oxigênio, possuí um ponto de fusão/ebulição muito superior ao da amônia, que possuí apenas um par sobrando no nitrogênio.

Isso significa que cada molécula de água faz quatro ligações de hidrogênio por molécula (Dois pares+dois hidrogênios), enquanto que a amônia só faz duas (um par e um hidrogênio, já que apesar de ter três hidrogênios, só vai conseguir se ligar a um par de outra amônia em média).
 
Ultima Edição:

Magnus Chases

Habitué da casa
Mensagens
137
Reações
103
Pontos
78
Se alguem quiser pode fazer o simulado do descomplica (O problema é que contem apenas 30 questoes de cada conhecimento).Não fui bem em linguagens.
 

Bug_Secular

Bam-bam-bam
Mensagens
3.357
Reações
4.789
Pontos
303
Minhas notas na redação por competência no ano passado:
Comp. 1 - 160
Comp. 2 - 120
Comp. 3 - 160
Comp. 4 - 140
Comp. 5 - 140

Queria melhorar até uns 160 em cada, pelo menos :/
 

Megabyte 2.0

Bam-bam-bam
Mensagens
3.481
Reações
5.334
Pontos
303
Sim. Essa parte dos pares de elétrons não-compartilhados é importante quando você compara a força da interação de tipos iguais entre compostos diferentes. É por isso que a água, que possuí dois pares de elétrons não ligantes no oxigênio, possuí um ponto de fusão/ebulição muito superior ao da amônia, que possuí apenas um par sobrando no nitrogênio.

Isso significa que cada molécula de água faz quatro ligações de hidrogênio por molécula (Dois pares+dois hidrogênios), enquanto que a amônia só faz duas (um par e um hidrogênio, já que apesar de ter três hidrogênios, só vai conseguir se ligar a um par de outra amônia em média).

Entendi. Valeu aí.

Minhas notas na redação por competência no ano passado:
Comp. 1 - 160
Comp. 2 - 120
Comp. 3 - 160
Comp. 4 - 140
Comp. 5 - 140

Queria melhorar até uns 160 em cada, pelo menos :/

Vai dar certo.
 

Megabyte 2.0

Bam-bam-bam
Mensagens
3.481
Reações
5.334
Pontos
303
Se alguem quiser pode fazer o simulado do descomplica (O problema é que contem apenas 30 questoes de cada conhecimento).Não fui bem em linguagens.
É até quando?

Eu não queria fazer agora por que ainda falta muita coisa para eu ver, não cheguei a concluir nem 30% direito no total. Creio eu, que vou ficar na resolução de questões e de provas anteriores mesmo.
 

Magnus Chases

Habitué da casa
Mensagens
137
Reações
103
Pontos
78
Salvo engano,a disponibilidade dos simulados são de 10 dias. Queria recomendar pra saber oque acharam da parte de linguagens(Opiniões).Eu também tenho links de simulados de cursinhos.(se alguem estiver interessado)
É até quando?

Eu não queria fazer agora por que ainda falta muita coisa para eu ver, não cheguei a concluir nem 30% direito no total. Creio eu, que vou ficar na resolução de questões e de provas anteriores mesmo.

Sent from my Moto G using Tapatalk
 

Bug_Secular

Bam-bam-bam
Mensagens
3.357
Reações
4.789
Pontos
303
Salvo engano,a disponibilidade dos simulados são de 10 dias. Queria recomendar pra saber oque acharam da parte de linguagens(Opiniões).Eu também tenho links de simulados de cursinhos.(se alguem estiver interessado)

Sent from my Moto G using Tapatalk
Eu aceito os simulados, rsrsr. A do descomplica não curto muito. Por n! motivos. A principal, é pq a de linguagens é infinitamente diferente no Enem.
 

Maladino

Mil pontos, LOL!
GOLD
Mensagens
9.008
Reações
16.663
Pontos
1.209
Vocês querem MED onde?
Primariamente na UFPR.

Mas se puder eu vou tentar UFSC, USP e UFRG.

Eu não estou tão focado no ENEM como os companheiros de luta do tópico, então tenho de ver aonde vale e não vale a pena pagar pra ir. Eu não tenho dinheiro pra morar em outras cidades, mas se eu passar em uma UFSC da vida e reprovar na UFPR eu vou nem que tenha de virar sem teto.
 

Magnus Chases

Habitué da casa
Mensagens
137
Reações
103
Pontos
78
100 dias restantes.Agora seria interresante descartar plano de estudos,certo?E começar a fazer exeercicios,completar materias,e fazer revisoes/simulados/redações? (seria isso?)
 

Megabyte 2.0

Bam-bam-bam
Mensagens
3.481
Reações
5.334
Pontos
303
100 dias restantes.Agora seria interresante descartar plano de estudos,certo?E começar a fazer exeercicios,completar materias,e fazer revisoes/simulados/redações? (seria isso?)
Dá tempo para estudar ainda.
Eu digo isso porque eu mal quitei 30% de conteúdo, mas sei que vai dar tempo... apertado, mas vai. Tem coisas que a gente já sabe e consegue relembrar, então não precisamos perder tempo nisso. Faça o seguinte: priorize coisas que você ainda não domina e deixa para revisar conteúdos que você já sabe depois, dedicando menos tempo.

Tem uma lista de conteúdos que geralmente cai, então estude por ela ( falta só filosofia e sociologia ). Treine bem a redação também.

Tenha fé sem si, estude!
 

Maladino

Mil pontos, LOL!
GOLD
Mensagens
9.008
Reações
16.663
Pontos
1.209
Estava revisando a parte de soluções (Titulação, malaridade, molalidade, diluição etc), estava tendo uma dificuldade até de interpretar algumas questões... Mas 136 exercícios (lol) depois posso dizer que estou confiante.

Agora entra a putaria master: sistema linear, função trigonométrica e um monte de coisa que eu não lembro direito hahaha.
 

The New Guy

Bam-bam-bam
Mensagens
2.837
Reações
1.011
Pontos
284
100 dias restantes.Agora seria interresante descartar plano de estudos,certo?E começar a fazer exeercicios,completar materias,e fazer revisoes/simulados/redações? (seria isso?)

Nos cursinhos, aqui em são paulo, terminam as matérias que caem no Enem, que é uma quantidade menor que as que caem nos vestibulares estaduais, 1 semana antes do Enem. Terminam todas as matérias mesmo, 1 semana antes da primeira fase, que geralmente são em novembro.

100 dias tem muito estudo pela frente, se você já leu tudo, aconselho se aprofundar - ou melhor, treinar muito o que cai - em matemática, que na maioria dos cursos é a matéria mais importante por dois fatores:

1. Na maioria dos cursos o peso em matemática é maior. Até em medicina.
2. Por ter um maior desvio padrão, sua nota tende a subir mais. Ou seja, em quanto português a nota máxima foi 800 quando prestei, matemática foi 1000 e bolinha. 200 pontos a mais. 200 pontos a mais faz muita diferença. É melhor estudar menos português e tirar 700, com 900 em matemática, do que estudar menos matemática e tirar 700 também.

Se precisarem de material em matemática eu recomendo o Fundamentos da Matemática Elementar.
 

The New Guy

Bam-bam-bam
Mensagens
2.837
Reações
1.011
Pontos
284
Ainda não me decidi para onde eu quero ir não, estou em dúvida em relação para qual cidade/estado eu vou.

Eu passaria em vários estados do Brasil, mas escolhi ir de São Paulo pra Pernambuco porque independente do Campus lá ser velho, o que mais tem lá é doente. Diferente da UFJF onde passei. Um campus novinho tesudinho, mas sem paciente pra você aprender.

Mas eu queria mesmo era a Unicamp... Nem deu, to esperando abrir transferência. Todo ano abre transferência pra Unesp pro segundo ano, o que pode ser interessante pra outras pessoas aqui. :)
 

Bug_Secular

Bam-bam-bam
Mensagens
3.357
Reações
4.789
Pontos
303
Estava revisando a parte de soluções (Titulação, malaridade, molalidade, diluição etc), estava tendo uma dificuldade até de interpretar algumas questões... Mas 136 exercícios (lol) depois posso dizer que estou confiante.

Agora entra a putaria master: sistema linear, função trigonométrica e um monte de coisa que eu não lembro direito hahaha.
Função trigonométrica não é chato. Mas é aquele negócio, é bom deixar pra estudar últimas semanas... pois é fácil entender e se deixar de treinar, vc se perde.

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Queria estudar, mas é muita barulheira aqui. Daqui à pouco o culto começa a fazer barulho, e isso até umas 8 horas da noite. Affs.
 

Magnus Chases

Habitué da casa
Mensagens
137
Reações
103
Pontos
78
É...a realidade.Pelo menos aqui o respeito em relação ao barulho é zero.
Função trigonométrica não é chato. Mas é aquele negócio, é bom deixar pra estudar últimas semanas... pois é fácil entender e se deixar de treinar, vc se perde.

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Queria estudar, mas é muita barulheira aqui. Daqui à pouco o culto começa a fazer barulho, e isso até umas 8 horas da noite. Affs.

Sent from my Moto G using Tapatalk
 

Megabyte 2.0

Bam-bam-bam
Mensagens
3.481
Reações
5.334
Pontos
303
Os vestibulares tradicionais dão a tabela periódica?

É que tem questão cada questão de química... que sei lá.
 

Maladino

Mil pontos, LOL!
GOLD
Mensagens
9.008
Reações
16.663
Pontos
1.209
Os vestibulares tradicionais dão a tabela periódica?

É que tem questão cada questão de química... que sei lá.
Alguns dão, outros não.

A UFPR não dá, as vezes eles te dão o número atômico, as vezes não.

Mas são poucos vestibulares que exigem que você saiba coisas muito específicas e decorebas da tabela. Não é bem uma coisa que seleciona os melhores alunos.
 

Megabyte 2.0

Bam-bam-bam
Mensagens
3.481
Reações
5.334
Pontos
303
Alguns dão, outros não.

A UFPR não dá, as vezes eles te dão o número atômico, as vezes não.

Mas são poucos vestibulares que exigem que você saiba coisas muito específicas e decorebas da tabela. Não é bem uma coisa que seleciona os melhores alunos.
É , eu vi que tem uns que dão mesmo.
Valeu aí.
 

Magnus Chases

Habitué da casa
Mensagens
137
Reações
103
Pontos
78
100 dias restantes.Agora seria interresante descartar plano de estudos,certo?E começar a fazer exeercicios,completar materias,e fazer revisoes/simulados/redações? (seria isso?)
Exercícios do Livro de Matemática (Poliedro) não são recomendáveis para o Enem.Correto?Estava com a pretensão de resolver exercícios de ciências da natureza e matemática no segundo semestre a partir deles.

Sent from my Moto G using Tapatalk
 

Maladino

Mil pontos, LOL!
GOLD
Mensagens
9.008
Reações
16.663
Pontos
1.209
Exercícios do Livro de Matemática (Poliedro) não são recomendáveis para o Enem.Correto?Estava com a pretensão de resolver exercícios de ciências da natureza e matemática no segundo semestre a partir deles.

Sent from my Moto G using Tapatalk
Na minha opinião não . É bem mais profundo que o conteúdo típico. Não sei como está a apostila de exercícios do Enem deles... Eu recebi mas está mofando na prateleira.

Acho que vale a pena procurar material específico mesmo, tipo esses livros coletâneas.
 
Topo Fundo