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Introdução
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Durante a década de 1930, era muito comum que os jovens abandonassem a escola para trabalhar juntos aos seus pais. Hodiernamente, mesmo depois de quase 90 anos, a evasão escolar ainda é um problema persistente na sociedade brasileira, devido não só à falta de transporte escolar, mas também ao desinteresse dos alunos graças ao atual sistema de ensino.
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Desenvolvimento 1
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Convém ressaltar,
a princípio (removeria essa expressão por não acrescentar nada, gramaticalmente ou semanticamente pro seu texto) que a ausência de ônibus e vans escolares está entre as causas
dessa problemática , pois muitos estudantes param de frequentar as aulas
porque não conseguem (por não conseguir - melhor evitar o porque nessa situação, e você consegue usar a forma reduzida com o infinitivo, mais agradável de ler e mais elegante gramaticalmente.) chegar à escola e, como consequência disso, podem surgir problemas socioeconômicos na região afetada pela carência de transporte. Analogamente, de acordo com Rossieli Soares, Ex-Ministro da Educação, "A dificuldade de se locomover até a escola é uma das principais causas do abandono às aulas". Sendo assim, verifica-se que,
infelizmente (infelizmente traz um pessoalismo demais pra um texto que deveria ser impessoal, você pode simplesmente remover essa palavra), essa situação prejudica o futuro de muitos brasileiros.
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Desenvolvimento 2
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Igualmente (aqui eu acredito que foi um uso errado do advérbio, quando usamos o igualmente, tem-se a ideia de somatório ao argumento anterior, mas você está iniciando a sua segunda linha de argumentação, talvez seria mais adequado usar, por outro ponto de vista, analisando a situação por outro aspecto), salienta-se o desinteresse dos estudantes pelo atual sistema educacional como mais um causador desse problema, visto que muitos alunos abandonam os estudos por não terem interesse pelo método de ensino aplicado
atualmente(removeria pra evitar a redundância), resultando na alta taxa de evasão das escolas brasileiras. A prova disso é evidenciada em um pesquisa do G1, onde cerca de 61% dos estudantes entrevistados acham que o sistema de ensino vigente é desestimulador e desinteressante. Portanto, faltam medidas eficazes pelas autoridades competentes para resolver essa problemática.
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Conclusão
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Logo, ações são necessárias para minimizar os danos que a evasão escolar causa na sociedade. Nesse sentido, o MEC - órgão governamental responsável por zelar pelo sistema de ensino brasileiro - deve, por meio de reformas no atual sistema educacional, assegurar transporte de qualidade aos estudantes e tornar as aulas mais interessantes para os alunos, com a finalidade de diminuir as taxas de abandono escolar no Brasil. Somente assim, os altos índices de evasão às aulas, como ocorria na década de 1930, poderão ser evitados.
A conclusão eu achei fraca, particularmente, você fala que ações são necessárias e a gente espera que você fale quais ações - mas você dá uma ideia muito geral, não oferece uma solução em si, assim como não apresenta o real problema na argumentação:
- Você cita que há dificuldade de transporte, mas qual a dificuldade? Falta de frota? Frota ineficiente? Horários que não concordam com a demanda? Itinerário ruim?
- Você cita que a aula é desinteressante pros alunos e fala que a solução é tornar mais interessante, mas qual seria a intervenção nesse caso? Mudar a didática? Você poderia ir pro caminho de educação Waldorff ou Antroposófica, por exemplo
Pessoal, essa é uma redação que eu fiz essa semana sobre evasão escolar.
Ficou boa? Eu tirei 920 pontos nela, mas não gostei muito dos meus desenvolvimentos (principalmente o d2, acho que se eu tivesse parado em "... atualmente..." teria ficado melhor)
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