O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Tópico oficial VestibulandOS 2024 - DICAS, ASSUNTOS, APOSTILAS, LIVROS, PROVAS, DÚVIDAS E ETC.

Megabyte 2.0

Bam-bam-bam
Mensagens
3.481
Reações
5.334
Pontos
303
Me ensina

sou péssimo com linguagens, tipo horrível de dar dó

acabei de dar uma olhada no gabarito extraoficial por aí, se tiver certo, gabaritei inglês, mas mesmo assim acertei 16. O incrível é que em absolutamente todas as questões que eu errei, eu fiquei na dúvida entre duas alternativas, ou seja, eu teria 50% de chance de acerto... acabei errando todas, cagado de azar pq em todas as provas que eu fiz pra treinar eu tava acertando 20-25 em linguagens

Já cheguei acertar uma vez mais chutando do que tentando resolver. Hoje eu consegui uns 27, errei umas 5 só por duas alternativas. Mas no final, eu comecei a chutar, porque não teria mais tempo. Acredito que se eu tivesse mais 30 minutos de prova eu teria acertado uns 34.
 

Welcomevc

Habitué da casa
Mensagens
276
Reações
371
Pontos
63
É vero isso ai de 700+ em mat e nat só com 45 questoes??

Sei nao hein...

Sim.. fica tranquilo.

Linguagens nao..

Com 30 em linguagens vc toma é no cu.

Da uns 640 pontos, por ai.

Talvez esse ano como foi textao em cima de textao e umas questoes bem lokas a nota suba um pouco... mas o normal com 30 em linguagens é por ai, 640.

Humanas com 30 da pra pegar 700 "na bacia das almas", nas ultimas mesmo. Mas pode acontecer ainda de ficar abaixo.

Mat com certeza faz bem mais de 700 e naturezas da pra pegar tranquilamente tambem.


Isso, linguagens é coisa de outro mundo, 35/38 você fica com 690~701 no máximo, ciências humanas lá pra 35 bate 700..
 

BAKADESU

Bam-bam-bam
Mensagens
2.892
Reações
4.119
Pontos
453
''democratização do acesso ao cinema'' kkkkkkkkkkkkk

literalmente tirei repertório da pqp


Maluco esse Enem foi o mais difícil que já fiz ou eu que sou burro demais, esse tema do cinema caiu pra mim, criei um texto dissertativo e defendi que essa m**** vai falir , devido as inovação tecnologia do fácil acesso aos app. Caguei pra tudo, fiquei boiando em diversas coisas Ali, chutei mais que Roberto Carlos em falta kkkk e cada questão era uma choradeira, no Enem 2016 foi melzin nessas hora senti falta da mãe Dilmae com seus ministros burros.


Ministro apelou ou eu que sou burro mesmo, esqueceu que a maioria da garotada , veio do governo petista de educação kkk nível tava alto demais pra mim. :( Podem zuar...
 

Anayama

Bam-bam-bam
Mensagens
1.752
Reações
3.425
Pontos
303
Me ensina

sou péssimo com linguagens, tipo horrível de dar dó

acabei de dar uma olhada no gabarito extraoficial por aí, se tiver certo, gabaritei inglês, mas mesmo assim acertei 16. O incrível é que em absolutamente todas as questões que errei eu fiquei na dúvida entre duas alternativas, ou seja, eu teria 50% de chance de acerto... acabei errando todas, cagado de azar pq em todas as provas que fiz pra treinar tempos atrás tava acertando 20-25 em linguagens
Carai man ksksk melhorar a capacidade de interpretaçao velho, so isso vai te jogar la nas alturas

16 foi foda mesmo, a nota vai ficar la em baixo. Eu tb gabaritei ingles e fiquei com 26 no total em linguagens, me fudi legal. Nao tive tempo de fazer a prova toda ai no final eu chutei umas 10 direto do gabarito

Como minha sorte tb é mt boa eu devo ter errado todas ksksk
 

jocoso196

Ser evoluído
Mensagens
56
Reações
37
Pontos
28
Carai man ksksk melhorar a capacidade de interpretaçao velho, so isso vai te jogar la nas alturas

16 foi foda mesmo, a nota vai ficar la em baixo. Eu tb gabaritei ingles e fiquei com 26 no total em linguagens, me fudi legal. Nao tive tempo de fazer a prova toda ai no final eu chutei umas 10 direto do gabarito

Como minha sorte tb é mt boa eu devo ter errado todas ksksk
Acertei cerca 29 em humanas (segundo o gabarito extraoficial), não sei se é um número bom pra quem faz a prova pela primeira vez, mas eu estava esperando mais acertos, ainda mais em linguagens pqp
 


BAKADESU

Bam-bam-bam
Mensagens
2.892
Reações
4.119
Pontos
453
Fiz a prova em 2:30 heueueueue o primeiro a sair da sala , já sabem né galera ? Semana que vem é matemática kkkk tô até vendo o ministro colocando cálculos do vale do silício kkkk

Quando sair resultado total me cobrem a nota kkkk só pra passar vergonha kkkk
 

Megabyte 2.0

Bam-bam-bam
Mensagens
3.481
Reações
5.334
Pontos
303
Nada, to querendo psicologia na federal

Med aqui deve ta uns 790 a nota de corte, nao teria nem audacia de tentar essa porra estudando 1 mes so kkkkk

Mas se eu n passar talvez eu tente no prox ano... estudando...

Psicologia deve ser uns 740, não? tem quantos anos? não desista, uma hora consegue. Vou por só para ver se fico fora dos 1000 candidatos (HAHAHA). Nem sei se próximo ano tentarei, se eu acertar uns 75 no segundo dia já daria até mais animo. Mas acho que MED, para mim, não rola mais nesse Enem.
 

Megabyte 2.0

Bam-bam-bam
Mensagens
3.481
Reações
5.334
Pontos
303
Fiz a prova em 2:30 heueueueue o primeiro a sair da sala , já sabem né galera ? Semana que vem é matemática kkkk tô até vendo o ministro colocando cálculos do vale do silício kkkk

Quando sair resultado total me cobrem a nota kkkk só pra passar vergonha kkkk

A prova estava normal, só a redação que foi um tema nada a ver. Mas tipo, acho que estará normal, dificuldade Enem mesmo. kkkkk
 

Anayama

Bam-bam-bam
Mensagens
1.752
Reações
3.425
Pontos
303
Acertei cerca 29 em humanas (segundo o gabarito extraoficial), não sei se é um número bom pra quem faz a prova pela primeira vez, mas eu estava esperando mais acertos, ainda mais em linguagens pqp
Mesma coisa q eu em humanas.

Tambem é a primeira vez q faço.

Foda q eu comecei a estudar tem nem 1 mes ainda.

16 em linguagens é baixo msm, ate pq linguagens nao tem mt pra onde ir em questao de estudo, a interpretaçao conta mt.

Vc tem que se focar em melhorar isso.

Já cheguei acertar uma vez mais chutando do que tentando resolver. Hoje eu consegui uns 27, errei umas 5 só por duas alternativas. Mas no final, eu comecei a chutar, porque não teria mais tempo. Acredito que se eu tivesse mais 30 minutos de prova eu teria acertado uns 34.
Orra mesma coisa q eu kkkk, e pelo gabarito aqui eu tb fiz 26 em linguagens..

Faltando 1 minuto pra acabar a nega veio buscar minha prova, so de linguagens eu chutei mais de 10 direto do gabarito ksksks
 

Anayama

Bam-bam-bam
Mensagens
1.752
Reações
3.425
Pontos
303
Psicologia deve ser uns 740, não? tem quantos anos? não desista, uma hora consegue. Vou por só para ver se fico fora dos 1000 candidatos (HAHAHA). Nem sei se próximo ano tentarei, se eu acertar uns 75 no segundo dia já daria até mais animo. Mas acho que MED, para mim, não rola mais nesse Enem.
Isso msm, ano passado foi 740.5 a nota de corte na federal daqui. Foi o q eu botei ali no meu comment kkk

To com 19, mas essa é a primeira vez q faço enem. Me atrasei todo pq qnd eu tava no primeiro ano eu sai pra fazer IF, ai tive q começar de novo e o pior é que o IF é 4 anos

Teoricamente eu estaria me formando agora, mas acabou q eu sai do IF tambem ksksks

Bagulho mo chatao, e ainda eu nao entendia porra nenhuma das materias do curso tecnico.

Fiz encceja esse ano pra tirar o medio, de boas. Ai aproveitei pra ja emendar com o enem e entrar na faculdade ano q vem.

740 nao é nada impossivel nao, se eu tivesse estudando desde o começo do ano com certeza eu chegaria. Mas 1 mes é foda.

E perder mais 1 ano é foda tb. Eu iria prestar ano q vem com 20 anos ja, minha mae ja ta put* comigo.

Acho q se eu nao conseguir pegar psicologia esse ano (ainda tenho um leve fio de esperança), vou entrar em algum outro curso mais pebinha mesmo e estudar pra pegar medicina. Vamos ver, me parece um bom plano... Caso minha mae nao me bote pra trabalhar...
 

jocoso196

Ser evoluído
Mensagens
56
Reações
37
Pontos
28
Mesma coisa q eu em humanas.

Tambem é a primeira vez q faço.

Foda q eu comecei a estudar tem nem 1 mes ainda.

16 em linguagens é baixo msm, ate pq linguagens nao tem mt pra onde ir em questao de estudo, a interpretaçao conta mt.

Vc tem que se focar em melhorar isso.


Orra mesma coisa q eu kkkk, e pelo gabarito aqui eu tb fiz 26 em linguagens..

Faltando 1 minuto pra acabar a nega veio buscar minha prova, so de linguagens eu chutei mais de 10 direto do gabarito ksksks
Eu poderia ter acertado 30 bem de boa, mas peguei a alternativa errada dentro das duas que eu suspeitava de quase todas as questões. É incrível
 

Maladino

Mil pontos, LOL!
GOLD
Mensagens
9.008
Reações
16.662
Pontos
1.209
Me ensina

sou péssimo com linguagens, tipo horrível de dar dó

acabei de dar uma olhada no gabarito extraoficial por aí, se tiver certo, gabaritei inglês, mas mesmo assim acertei 16. O incrível é que em absolutamente todas as questões que errei eu fiquei na dúvida entre duas alternativas, ou seja, eu teria 50% de chance de acerto... acabei errando todas, cagado de azar pq em todas as provas que fiz pra treinar tempos atrás tava acertando 20-25 em linguagens
Metade foi habilidade a outra metade foi sorte.

Nos anos anteriores minha nota foi inferior a 700. Sendo que lá atrás, em 2007~2008 eu tirava 9,8 (Na época o score e a prova mesmo era diferente e mais fácil).

Eu percebi que não dá pra pirar na prova nem querer "lacrar" no sentido de ser ultra sentimental e lúdico. Precisa ser direto, incisivo e passar completa confiança naquele monte de baboseira que você vai argumentar ali. Esse era um defeito muito grave que eu tinha, eu dava umas piradas no meio da prova sendo extremamente emotivo e eu acreditava que estava arrasando. Corretor tem nojo disso. E as vezes eu relativizava meu próprio argumento (O que não estava factualmente errado, mas você não quer a verdade, você quer argumentos convincentes).

Ano passado eu fiz um texto redondinho, as frases puxavam umas ás outras, fiz uma citação indireta (Não coloquei uma frase explícita e sim expliquei um posicionamento) de um teórico da comunicação, meu texto tinha total relevância com a citação, retomei a citação na minha conclusão e puxei ela indiretamente na minha argumentação, todas as minhas frases tinham coesão (Sempre começava com um "Logo", "Portando", "Sendo assim" e essas frases tinham total relevância com a frase anterior, fluindo o raciocínio sem dar pulos.

Perdi pontos porque coloquei uma frase solta inútil na minha introdução (Percebi depois de passar a limpo) e por alguns erros de português. Gramática é a minha pior matéria.

Mas o que mais me fez a diferença foi aprender a micro estrutura dos parágrafos. Se quiser eu posso explicar um pouco aqui, só não escrevo agora nesse post pra não misturar um com o meu causo da prova passada.
 

jocoso196

Ser evoluído
Mensagens
56
Reações
37
Pontos
28
Metade foi habilidade a outra metade foi sorte.

Nos anos anteriores minha nota foi inferior a 700. Sendo que lá atrás, em 2007~2008 eu tirava 9,8 (Na época o score e a prova mesmo era diferente e mais fácil).

Eu percebi que não dá pra pirar na prova nem querer "lacrar" no sentido de ser ultra sentimental e lúdico. Precisa ser direto, incisivo e passar completa confiança naquele monte de baboseira que você vai argumentar ali. Esse era um defeito muito grave que eu tinha, eu dava umas piradas no meio da prova sendo extremamente emotivo e eu acreditava que estava arrasando. Corretor tem nojo disso. E as vezes eu relativizava meu próprio argumento (O que não estava factualmente errado, mas você não quer a verdade, você quer argumentos convincentes).

Ano passado eu fiz um texto redondinho, as frases puxavam umas ás outras, fiz uma citação indireta (Não coloquei uma frase explícita e sim expliquei um posicionamento) de um teórico da comunicação, meu texto tinha total relevância com a citação, retomei a citação na minha conclusão e puxei ela indiretamente na minha argumentação, todas as minhas frases tinham coesão (Sempre começava com um "Logo", "Portando", "Sendo assim" e essas frases tinham total relevância com a frase anterior, fluindo o raciocínio sem dar pulos.

Perdi pontos porque coloquei uma frase solta inútil na minha introdução (Percebi depois de passar a limpo) e por alguns erros de português. Gramática é a minha pior matéria.

Mas o que mais me fez a diferença foi aprender a micro estrutura dos parágrafos. Se quiser eu posso explicar um pouco aqui, só não escrevo agora nesse post pra não misturar um com o meu causo da prova passada.
Redação não fui tão mal assim, acho que vai uns +800

mas um erro que fiz foi deixar o texto por ultimo pq nao tinha nada na minha cabeça, absolutamente nada, aí só comecei a escrever e as ideias comecaram a vir. E fiz nas pressas, não revi o texto e pode ter ido uns erros que podem me comprometer... é foda, tô estressado d+

os problemas que eu apresentei nas minhas teses eram basicamente a falta de acesso a internet e a falta de shoppings no br, decorri eles nos D e virou um bolo cheio de repertório que eu nem sei se são legítimos


kkkkkk na alusão da introdução eu pensei em titanic, charles chaplin, black mirror, pqp só de pensar meu cerébro explode
 

Welcomevc

Habitué da casa
Mensagens
276
Reações
371
Pontos
63
Redação não fui tão mal assim, acho que vai uns +800

mas um erro que fiz foi deixar o texto por ultimo pq nao tinha nada na minha cabeça, absolutamente nada, aí só comecei a escrever e as ideias comecaram a vir. E fiz nas pressas, não revi o texto e pode ter ido uns erros que podem me comprometer... é foda, tô estressado d+

os problemas que eu apresentei nas minhas teses eram basicamente a falta de acesso a internet e a falta de shoppings no br, decorri eles nos D e virou um bolo cheio de repertório que eu nem sei se são legítimos


kkkkkk na alusão da introdução eu pensei em titanic, charles chaplin, black mirror, pqp só de pensar meu cerébro explode

Mas onde isso é o problema da diminuição do número de salas, cinemas precisam obrigatoriamente estar em cinemas? E outra shopping center não pode ser considerado uma área de alta concentração de renda? Justamente onde hoje de acordo com o texto de apoio é onde as salas de cinema se encontram? E a internet qual a conexão?
 

jocoso196

Ser evoluído
Mensagens
56
Reações
37
Pontos
28
Mas onde isso é o problema da diminuição do número de salas, cinemas precisam obrigatoriamente estar em cinemas? E outra shopping center não pode ser considerado uma área de alta concentração de renda? Justamente onde hoje de acordo com o texto de apoio é onde as salas de cinema se encontram? E a internet qual a conexão?
Se a TRI aumentar, a nota de corte aumenta.

minha introdução (única parte que eu escrevi de rascunho):

Na série ''Black Mirror'' é apresentado uma sociedade muito conectado às tecnologias, onde grande parte das pessoas estão ligadas às televisões e ao entretenimento. Ao contrário dessa ficção, nem todos os brasileiros têm acesso a internet ou shoppings para adentrarem no entretenimento cinematográfico. Dessa forma, configura-se a exclusão social de indivíduos... (mais algumas palavras que me esqueci)

(D1) como na Introdução eu citei o problema de falta de internet, eu usei repertório do IBGE (eu botei aproximadamente 65 milhoes de pessoas não tem acesso a rede wi-fi, esse qual permite ao internauta visualizar uma variada gama de obras dos cinemas através de aplicativos como, por exemplo, a ''Netflix''. Eu também usei um repertória da ONU (nem sei se isso é verdade, mas eu li em um lugar que a internet será considerado um direito básico fundamental do cidadão no futuro)... Tem outras coisas que eu falei, mas não tá tudo anotado porque deixei a red por ultimo, uns 1h:30min... foi tenso)

(D2) Citei a constituição Art 3 sobre direitos como liberdade, educação... eu nem sabia se isso tava msm no artigo, mas eu citei que tem o direito ao lazer. Tbm usei o repertório do Hegel ''o estado é o pai da população, e deve atender seus filhos''. Meu d2 ficou mt fraco pq acho q deu só 5 ou 6 linhas, menor em comparação ao d1 que deu umas 7 ou 8 linhas.

Básicamente esse foi meu repertório. Na conclusão eu retomei os problemas e fiz o circular na ultima frase: Dessa forma, cidadãos brasileiros terem seus futuros direitos básicos fundamentais garantidos, assim como na sociedade tecnológica de ''Black Mirror''.

O foda é que nem deu tempo de revisão a redação cara, deve ter ido algumas erros de ortografia, teve poucos repetições tbm.

Nem todos os cantos do brasil tem internet nem shoppings (ou, como preferir, centro de lazeres e entretenimento onde há cinemas)
 

Paiva :)

Mil pontos, LOL!
GOLD
Mensagens
17.537
Reações
43.795
Pontos
1.499
Linguagens tava com bastante texto cansativo esse ano.

CH a prova foi BIZARRA. Um desrespeito com quem estudou bastante história. Se a pessoa é ruim em interpretação, já era.

O tema foi meio fraco. Muito restrito.

Mas saí esse ano me sentindo melhor que o ano anterior.
 

Elijah Kamski

Bam-bam-bam
Mensagens
5.295
Reações
11.923
Pontos
353
Corrigir a prova aqui: fiz 35 em humanas e 30 em linguagens. Como suspeitava, grande parte das questões a pessoa só precisava de uma base mínima, pois a resposta estava no enunciado. Errei justamente as que fugiram do padrão, aí só acertou quem realmente se dedicou por enem.

Um pouco errado essa cobrança mais forte em textos e menos em conteúdo, porque prejudica aqueles que realmente estudaram para valer.
 

Flicks

Ser evoluído
Mensagens
2
Reações
1
Pontos
23
Esse tema foi uma droga, não tenho ideia de como fiz 28 linhas sobre isso. Pelo gabarito extraoficial eu consegui acertar 32 em Linguagens e 26 em Humanas.
To com 19, mas essa é a primeira vez q faço enem. Me atrasei todo pq qnd eu tava no primeiro ano eu sai pra fazer IF, ai tive q começar de novo e o pior é que o IF é 4 anos

Teoricamente eu estaria me formando agora, mas acabou q eu sai do IF tambem ksksks
Tlgd também entrei em um IF e acho q ano q vem provavelmente eu vou sair pra me focar no Enem.
Só espero que o Encceja não seja marcado para antes de eu completar 18 anos.
 

OliveiraHardM

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
802
Reações
468
Pontos
504
Tema e questões totalmente atípicas, saí achando que tinha zerado, mas dps conversei com um professor e ele disse que ficou dentro dos padrões a redação. Abordei as disparidades socioeconômicas entre as regiões e as dificuldades enfrentadas pela indústria cinematográfica nacional. Pelo descomplica, fiquei com 41 em Linguagens e 38 em humanas. Consegui manter o padrão dos simulados SAS, agora é manter o foco, os pés no chão e a humildade pro 2 dia. Vamos juntos, meu povo!

Enviado de meu Mi A2 Lite usando o Tapatalk
 

Anayama

Bam-bam-bam
Mensagens
1.752
Reações
3.425
Pontos
303
Tema e questões totalmente atípicas, saí achando que tinha zerado, mas dps conversei com um professor e ele disse que ficou dentro dos padrões a redação. Abordei as disparidades socioeconômicas entre as regiões e as dificuldades enfrentadas pela indústria cinematográfica nacional. Pelo descomplica, fiquei com 41 em Linguagens e 38 em humanas. Consegui manter o padrão dos simulados SAS, agora é manter o foco, os pés no chão e a humildade pro 2 dia. Vamos juntos, meu povo!

Enviado de meu Mi A2 Lite usando o Tapatalk
Nao consegui terminar a prova, mas das que eu anotei fiz 26 em linguagens e 29 em humanas pqp :kaperto

Redaçao vai ter q me salvar... ao menos minha tese foi bem dentro do tema, esperar pra ver agora... vou ter q tirar uns 1000 pra dar a compensada :klol

Agora pra domingo... ja vou madrugar hoje estudando.

Da umas dicas ai do que estudar em 1 semana pra prova, principais assuntos que caem de cada materia e tals, o que vale mais a pena ver...
 
Ultima Edição:

Maladino

Mil pontos, LOL!
GOLD
Mensagens
9.008
Reações
16.662
Pontos
1.209
Então, eu não ia corrigir essa m****. Ano passado eu não corrigi Linguagens só pra não desanimar.

Esse ano deu 38 Linguagens e 40 humanas*. Não sei se eu fui melhor ou pior em linguagens que o ano passado, em humanas eu tirei acho que 1 ou 2 a menos (Não lembro), mas considerei esse ano mais... idiota(?)... então acho que é lucro.

Não vou nem ousar imaginar o score, ENEM é um câncer e é a última parada que eu conto.

*Pelo gabarito do Guia do Estudante.
 
Ultima Edição:

Andvari

Riskbreaker
Mensagens
1.096
Reações
2.000
Pontos
453
Fiz 41 em Humanas mas fui um completo desastre nessa prova de linguagens, acertando 30, provavelmente o TRI vai me foder :facepalm. Vou tentar Eng Elétrica na UFES e linguagens tem peso 2.

Foco pra próximo domingo agora.
 

Bug_Secular

Bam-bam-bam
Mensagens
3.357
Reações
4.789
Pontos
303
Então, eu não ia corrigir essa m****. Ano passado eu não corrigi Linguagens só pra não desanimar.

Esse ano deu 38 Linguagens e 40 humanas*. Não sei se eu fui melhor ou pior em linguagens que o ano passado, em humanas eu tirei acho que 1 ou 2 a menos (Não lembro), mas considerei esse ano mais... idiota(?)... então acho que é lucro.

Não vou nem ousar imaginar o score, ENEM é um câncer e é a última parada que eu conto.

*Pelo gabarito do Guia do Estudante.
Fiz 25 em linguagens e 30 em humanas. Fui um desastre. Fui pior que ano passado, mas errei pra c***lho filosofia e sociologia (este ano pegou).
Linguagens foi o cansaço mesmo, não tem jeito.
 

Meemers

Habitué da casa
Mensagens
367
Reações
492
Pontos
73
------------------------
Introdução
------------------------
Durante a década de 1930, era muito comum que os jovens abandonassem a escola para trabalhar juntos aos seus pais. Hodiernamente, mesmo depois de quase 90 anos, a evasão escolar ainda é um problema persistente na sociedade brasileira, devido não só à falta de transporte escolar, mas também ao desinteresse dos alunos graças ao atual sistema de ensino.
----------------------------------
Desenvolvimento 1
----------------------------------
Convém ressaltar, a princípio (removeria essa expressão por não acrescentar nada, gramaticalmente ou semanticamente pro seu texto) que a ausência de ônibus e vans escolares está entre as causas dessa problemática , pois muitos estudantes param de frequentar as aulas porque não conseguem (por não conseguir - melhor evitar o porque nessa situação, e você consegue usar a forma reduzida com o infinitivo, mais agradável de ler e mais elegante gramaticalmente.) chegar à escola e, como consequência disso, podem surgir problemas socioeconômicos na região afetada pela carência de transporte. Analogamente, de acordo com Rossieli Soares, Ex-Ministro da Educação, "A dificuldade de se locomover até a escola é uma das principais causas do abandono às aulas". Sendo assim, verifica-se que, infelizmente (infelizmente traz um pessoalismo demais pra um texto que deveria ser impessoal, você pode simplesmente remover essa palavra), essa situação prejudica o futuro de muitos brasileiros.
-----------------------------------
Desenvolvimento 2
-----------------------------------
Igualmente (aqui eu acredito que foi um uso errado do advérbio, quando usamos o igualmente, tem-se a ideia de somatório ao argumento anterior, mas você está iniciando a sua segunda linha de argumentação, talvez seria mais adequado usar, por outro ponto de vista, analisando a situação por outro aspecto), salienta-se o desinteresse dos estudantes pelo atual sistema educacional como mais um causador desse problema, visto que muitos alunos abandonam os estudos por não terem interesse pelo método de ensino aplicado atualmente(removeria pra evitar a redundância), resultando na alta taxa de evasão das escolas brasileiras. A prova disso é evidenciada em um pesquisa do G1, onde cerca de 61% dos estudantes entrevistados acham que o sistema de ensino vigente é desestimulador e desinteressante. Portanto, faltam medidas eficazes pelas autoridades competentes para resolver essa problemática.
----------------------
Conclusão
----------------------
Logo, ações são necessárias para minimizar os danos que a evasão escolar causa na sociedade. Nesse sentido, o MEC - órgão governamental responsável por zelar pelo sistema de ensino brasileiro - deve, por meio de reformas no atual sistema educacional, assegurar transporte de qualidade aos estudantes e tornar as aulas mais interessantes para os alunos, com a finalidade de diminuir as taxas de abandono escolar no Brasil. Somente assim, os altos índices de evasão às aulas, como ocorria na década de 1930, poderão ser evitados.

A conclusão eu achei fraca, particularmente, você fala que ações são necessárias e a gente espera que você fale quais ações - mas você dá uma ideia muito geral, não oferece uma solução em si, assim como não apresenta o real problema na argumentação:
  • Você cita que há dificuldade de transporte, mas qual a dificuldade? Falta de frota? Frota ineficiente? Horários que não concordam com a demanda? Itinerário ruim?
  • Você cita que a aula é desinteressante pros alunos e fala que a solução é tornar mais interessante, mas qual seria a intervenção nesse caso? Mudar a didática? Você poderia ir pro caminho de educação Waldorff ou Antroposófica, por exemplo


Pessoal, essa é uma redação que eu fiz essa semana sobre evasão escolar.
Ficou boa? Eu tirei 920 pontos nela, mas não gostei muito dos meus desenvolvimentos (principalmente o d2, acho que se eu tivesse parado em "... atualmente..." teria ficado melhor)
@Meemers @Maladino @heitoroliveira @Bug_Secular
@z NukeMars z

Muito boa a redação! Eu faria alguns ajustes pra deixar ela mais limpa, acabei escrevendo no próprio quote algumas sugestões. Concordo com a nota dada, parabéns!
 

jocoso196

Ser evoluído
Mensagens
56
Reações
37
Pontos
28
Tema e questões totalmente atípicas, saí achando que tinha zerado, mas dps conversei com um professor e ele disse que ficou dentro dos padrões a redação. Abordei as disparidades socioeconômicas entre as regiões e as dificuldades enfrentadas pela indústria cinematográfica nacional. Pelo descomplica, fiquei com 41 em Linguagens e 38 em humanas. Consegui manter o padrão dos simulados SAS, agora é manter o foco, os pés no chão e a humildade pro 2 dia. Vamos juntos, meu povo!

Enviado de meu Mi A2 Lite usando o Tapatalk
41 em linguagens ! meu deus mano, tem alguma dica pra mim ? sou péssimo em linguagens.

Na redação, como foi seu repertório e o desenrolar dos D1 e D2 ?
 

OliveiraHardM

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
802
Reações
468
Pontos
504
41 em linguagens ! meu deus mano, tem alguma dica pra mim ? sou péssimo em linguagens.

Na redação, como foi seu repertório e o desenrolar dos D1 e D2 ?
Gabaritos tão variando um pouquinho. Pelo descomplica foi esses acertos, pelo Stoodi foram 38 em cada, e pelo Proenem, 38 humanas e 39 em linguagens. Pra melhorar em linguagens, tem que estudar figuras de linguagem, gêneros textuais, funções da linguagem e fazer muitos exercícios, mas muitos mesmo.

A teoria do sociólogo alemão Max Weber fundamenta-se na análise interpretativa do passado para compreender o presente e projetar o futuro. Analogamente ao pressuposto weberiano, o cinema promove questões desde o final do século XIX, período em que a primeira exibição pública foi realizada na França. Nesse viés, na atualidade brasileira, as disparidades socioeconômicos regionais e os entraves enfrentados pela indústria cinematográfica nacional prejudicam a democratização do avesso.

Em primeiro plano, é válido ressaltar o contexto financeiro da sociedade brasileira. De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 15 milhões de famílias, aproximadamente, vivem abaixo da linha da pobreza, com grande concentração nas regiões Norte e Nordeste. Nessa perspectiva, embora o Artigo 3° da Magna Carta de 1988 atribua a garantia de desenvolvimento nacional ao Estado, as dissonâncias econômicas e infraestruturais, causadas pela construção histórica do país, inviabilizam o acesso democrático aos cinemas das regiões distantes do eixo Sul-Sudeste.

Em segundo plano, é fundamental analisar as dificuldades que a produção brasileira enfrenta. Na concepção de Theodor Adorno, teórico da Escola de Frankfurt, a expansão dos meios comunicativos é responsável por massificar um pensamento na sociedade. Sob tal ótica, a incorporação dos ideais cinematográficos estrangeiros pelo corpo social dificulta o dimensionamento de obras nacionais. Com isso, a baixa demanda por filmes brasileiros desestimula a produção e, por conseguinte, a democratização do acesso.

Elucida-se, portanto, que o consumo cinematográfico promove questionamentos desde o século XIX. Sendo assim, cabe ao Ministério do Desenvolvimento Regional, por meio de parcerias com o setor privado, promover a construção de espaços públicos de exibição, com o objetivo de democratizar o acesso ao cinema. Além disso, a Secretária da Cultura, como órgão responsável, deve, por intermédio de ação conjunta com a mídia, divulgar obras cinemáticas brasileiras, com o intuito de estimular a produção e consumo das mesmas. Dessa forma, será possível projetar o futuro weberiano no Brasil.

Essa foi a redação, já tive alguns comentários bem positivos.

Enviado de meu Mi A2 Lite usando o Tapatalk
 

Meemers

Habitué da casa
Mensagens
367
Reações
492
Pontos
73
Tema e questões totalmente atípicas, saí achando que tinha zerado, mas dps conversei com um professor e ele disse que ficou dentro dos padrões a redação. Abordei as disparidades socioeconômicas entre as regiões e as dificuldades enfrentadas pela indústria cinematográfica nacional. Pelo descomplica, fiquei com 41 em Linguagens e 38 em humanas. Consegui manter o padrão dos simulados SAS, agora é manter o foco, os pés no chão e a humildade pro 2 dia. Vamos juntos, meu povo!

Enviado de meu Mi A2 Lite usando o Tapatalk

Não sei se eu fugiria do Tema pq só peguei ele de orelhada, não li exatamente a proposta.
Acho que eu faria um paralelo histórico com as décadas que precederam a revolução francesa, onde as artes só eram feitas pros aristocratas e a burguesia queria se sentir representada, falaria de Diderot que acabou com o padrão aristocrático e clássico do teatro.
E compararia com os padrões de hoje, que o cinema é uma coisa burguesa, não retrata a realidade e não é acessível à toda a população, que dificilmente tem acesso a qualquer tipo de lazer.
Lacraria no final falando que Lazer no Brasil é privilégio de poucos.
 

erdorsa

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.882
Reações
287
Pontos
529
Rapazeada, existe algum site que faça correção da nossa redação do enem? Queria uma opnião de um professor sobre a minha redação mas nao conheço nenhum.
Alem do mais, eu copiei na cara de pau um modelo de redação q eu vi no youtube e espero que nao de m**** kkkkkk.
enfim, indicam algo? E outra, site pra estudar redação pro enem como o imaginie, existe uma porrada. só que alguem conhece algum que possa me ajudar com a uerj? que é um pouco diferente e não cobra proposta de intervenção, como no enem.
 

Maladino

Mil pontos, LOL!
GOLD
Mensagens
9.008
Reações
16.662
Pontos
1.209
Não sei se eu fugiria do Tema pq só peguei ele de orelhada, não li exatamente a proposta.
Acho que eu faria um paralelo histórico com as décadas que precederam a revolução francesa, onde as artes só eram feitas pros aristocratas e a burguesia queria se sentir representada, falaria de Diderot que acabou com o padrão aristocrático e clássico do teatro.
E compararia com os padrões de hoje, que o cinema é uma coisa burguesa, não retrata a realidade e não é acessível à toda a população, que dificilmente tem acesso a qualquer tipo de lazer.
Lacraria no final falando que Lazer no Brasil é privilégio de poucos.
Tem paralelos com o que eu fiz. Falei sobre como a desigualdade social cria um elitismo geográfico no lazer e cultura e sobre como o cinema é mais que lazer efêmero e é um criador de perspectivas. Mas não puxei nada muito filosófico nem muito histórico pra contextualizar, falei sobre os irmãos Lumière (Que era o que eu tinha sobre repertório na hora, infelizmente era o que tinha no texto base) mas na conclusão consegui puxar um "Precisamos voltar aos clássicos e fazer como os irmãos Lumière" (Não exatamente assim) pra puxar a solução de levar o cinema ao público.

Pessoalmente eu queria escrever que num país que mal tem saneamento básico e condições básicas de vida nas regiões mais pobres é bem idiota querer ficar problematizando cinema sendo que isso é mais um sintoma do que um problema. Mas escrever sobre isso mantendo o foco principal no cinema sem tangenciar ia ser complicado, então tratei cinema como se fosse algo muito importante e um perpetuador da condição marginal dessa população (Não acredito em nada disso).
 

jocoso196

Ser evoluído
Mensagens
56
Reações
37
Pontos
28
Na folha oficial eu botei e tirei algumas coisas pra fazer mais sentido, tirei palavras repetidas etc. O ruim é que não deu tempo de revisar, pode ter ido alguns erros gramaticais, sla. Tem muito coisa que não tá aí, mas vai estar no meu espelho, até lá. rascunho da minha redação:

Na série ''Black Mirror'' é apresentado uma sociedade muito conectada às tecnologias, onde grande parte das pessoas estão ligadas às televisões e ao entretenimento. Ao contrário dessa ficção, nem todos os brasileiros têm acesso a internet ou shoppings para adentrarem ao entretenimento cinematográfico. Dessa forma, por não possuirem meios de inserção nesse ambiente, configura-se a exclusão social de indivíduos menos favorecidos.

Em primeira análise, cabe salientar a ausência do estado na participação social dos indivíduos em relação a falta de internet. De acordo com o IBGE, aproximadamente 65 milhões de brasileiros não tem acesso a rede wi-fi, esse qual permite ao internauta visualizar uma variada gama de obras do cinema através de aplicativos como, por exemplo, a ''Netflix''. Outrossim, nas próximas décadas, ter acesso à internet será considerado um direito fundamental pela ONU, evidenciando-se, portanto, o dever do estado brasileiro em garantir tal proeza com urgência.

Ademais, no que tange a disponibilidade de shoppings em toda a extensão territorial do Brasil, infere-se mais uma ineficiência do governo: o descumprimento de proporcionar o direito de lazer para todos os cidadãos, instituído pelo Artigo 3 da Constituição. Assim, segundo o filósofo moderno Friedrich Hegel, o estado falha como o ''Pai da população'' pois não atende as necessidades de seus filhos.

Com o objetivo de minimizar a problemática desse quadro e ampliar a disponibilidade de visualização do conteúdo ficcional das telonas e telinhas, medidas devem ser tomadas. Sendo assim (ou portanto *n me lembro), cabe ao Ministério da Cidadania atuar, por meio de verbas liberadas do Tribunal de Contas da União, na ampliação da rede de internet e criação de centros de lazeres onde haja cinemas. Dessa forma, cidadãos brasileiros que não tem acesso a essa atualidade teram seus direitos básicos fundamentais garantidos, assim como na sociedade de ''Black Mirror''.

Eu senti que minha I e o D2 ficaram fracos e que minha conclusão não está completa, todos paragráfos até tinham repertório, mas não detalhei nada. Uma coisa que aprendi ontem é nunca deixar a redação por último.
 
Ultima Edição:

Laynan

Ei mãe, 500 pontos!
GOLD
Mensagens
3.116
Reações
6.529
Pontos
553
De acordo com o descomplica, esses são meus resultados, me lasquei.

Xm7AnO3.png


Errei algumas por besteira, achei que era a certa mas era óbvio demais, então marquei outra. :facepalm
 

jocoso196

Ser evoluído
Mensagens
56
Reações
37
Pontos
28
Tô prevendo um desastre em naturezas nesse domingo, assim como eu fui em linguagens. Linguagens, humanas e naturezas não estudei nada nada nada
 
Ultima Edição:

OliveiraHardM

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
802
Reações
468
Pontos
504
Esse intervalo mais atrapalha do que ajuda. Tá muito difícil pra estudar nessa semana, cansaço bateu forte.

Enviado de meu Mi A2 Lite usando o Tapatalk
 
Topo Fundo