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Vida está muito pior um ano após mobilização, dizem caminhoneiros

constatine

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Além da alta do diesel e do descumprimento da tabela do frete, categoria reclama da falta de trabalho

SÃO PAULO
Após a mobilização inédita, que conseguiu travar o transporte de cargas no Brasil por 11 dias em 2018, a sensação entre os caminhoneiros era de vitória. Uma longa e polêmica lista de exigências havia sido atendida pelo governo de Michel Temer. Prestes a completar um ano, porém, o movimento já não parece tão bem-sucedido assim para esse grupo de trabalhadores.
O consenso entre os caminhoneiros é que a situação está pior do que antes da paralisação.

Entre os pedidos atendidos, destacaram-se o subsídio ao diesel, que acabou em dezembro, e a criação de uma tabela com preços mínimos para o frete, que foi instituída via decreto, mas nunca valeu de verdade.

A medida está sendo questionada na Justiça, é contornada pelas empresas, que até investiram em frota própria e outros tipos de transporte para evitar a dependência do caminhoneiro autônomo, e não é devidamente fiscalizada pela ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres), segunda reclama a categoria.

72681
“O Brasil nunca esteve tão ruim”, diz Paulo Roberto Moraes dos Santos, 57, proprietário de quatro caminhões que compartilha com o filho e o sobrinho. O caminhoneiro de Porto Alegre, capital do Rio Grande do Sul, afirma que agora nem adiantam tabela do frete ou diesel barato. Falta trabalho.

“Está tudo parado, não tem serviço, não tem carga para todo mundo. Precisa melhorar o país como um todo. É saindo da crise, voltando a produzir mais e a vender mais que vai ter carga para a gente transportar”, diz Moraes.

João Batista Rodrigues Alves, 47, de Fortaleza, no Ceará, conta que passou 14 dias na beira de uma estrada, em Belém, no Pará, quando aderiu ao protesto. Agora, porém, para por não ter que o fazer.

Na segunda-feira (6), completava o quarto dia sem encontrar trabalho no Terminal de Cargas de São Paulo. Antes do serviço que o levou à capital paulista, ficara 18 dias em casa à espera de um frete.

Pelo trajeto de Fortaleza para São Paulo, recebeu R$ 9.300 —R$ 2.700 menos do que ganhou da última vez.

“Se eu tivesse visto um posto de fiscalização da ANTT, eu teria parado e denunciado [a empresa que pagou menos que o piso do frete]. Mas não vi nenhum”, diz ele.

Segundo Alves, as transportadoras chegam a provocar os caminhoneiros que ameaçam denunciá-la: “Nos dizem: pode denunciar, nunca vimos uma multa chegar aqui”.

José Francisco de Oliveira, de São Paulo, reclama que a maioria das empresas não cumpre a tabela do frete. “Agora [com menos serviço] é que não vão cumprir mesmo”, diz.

Quando conversou com a reportagem, Oliveira disse estar há 20 dias com o caminhão estacionado.
Representantes do governo de Jair Bolsonaro (PSL) têm feito reuniões com os caminhoneiros desde o período de transição. A principal promessa é aumentar a fiscalização para obrigar as empresas a cumprir o valor da tabela.

No Terminal de Cargas de São Paulo, a reportagem encontrou vários caminhoneiros parados havia dias à espera de trabalho. Vindos de outros estados, eles estacionam os caminhões em um terreno próximo à rodovia Fernão Dias.

O local é estratégico por ficar ao lado do terminal onde a maioria das transportadoras repassa cargas para os autônomos. Por isso, a permanência ali tem o seu preço. São R$ 80 para estacionar por até 15 dias.

Parado há quase duas semanas, Vanderlei Araújo, 62, conhecido como Capitão, já não consegue tirar o caminhão facilmente. A bateria “arriou”.

Será preciso pagar R$ 20 para o mecânico do local fazer a chupeta e recuperar as baterias. Mas ele só terá os R$ 20 quando pegar um frete de volta para Curitiba, no Paraná.

Com o dinheiro que receber também vai quitar a conta da lanchonete da Nêga, que fica na beirada do estacionamento. “A gente só consegue comer porque o pessoal ajuda e vende fiado”, diz.

Claudemar Alves da Silva, 55, de Sinop, em Mato Grosso, conta que já teve de reunir caminhoneiros para pagar uma marmita a um colega que não tinha dinheiro.

“A gente tinha reserva até o governo da Dilma. Depois que ela saiu, todo o mundo teve que usar o que tinha guardado para poder sobreviver”, afirma. Silva diz que nos anos de bonança teve R$ 18 mil na poupança —reserva para manutenção do caminhão.

O governo Michel Temer mudou a política de preços dos combustíveis, e as variações passaram a ser diárias. Em decisão para agradar à categoria, Bolsonaro anunciou, em março, que o intervalo de aumento passaria a ser de 15 dias.

O motorista de Sinop conversava com a reportagem apressado para atender o celular. Era um possível frete: “Se a gente demora cinco minutos para responder, vem outro e leva”.

Ele está ali esperando para voltar a Mato Grosso. Conta que, em qualquer lugar a que chega, demora até oito dias para pegar um carregamento de volta ao estado de origem. “Antes, aqui neste mesmo terminal, eu chegava de manhã e à tarde já estava carregado para voltar”, diz.

Araújo e seus colegas atribuem a queda na oferta de serviço àstransportadoras, que compraram grandes frotas e “jogaram o frete lá embaixo”.

Dados do setor mostram que houve um movimento das empresas para comprar caminhões e ampliar a frota própria após a paralisação. Desde maio de 2018 foram fabricados 75.628 caminhões, segundo a Anfavea, entidade dos fabricantes de veículos.

No ano passado, o número de emplacamentos de novos caminhões cresceu 48% em relação a 2017, de acordo com a Fenabrave, que reúne distribuidores de veículos.

Marcelo Bezerra, 43, de Marília, interior de São Paulo, diz que, depois da greve, as transportadoras deixaram de procurar os agenciadores, que atuam como intermediários entre empresas e autônomos.

“Antes os agenciadores esfolavam a gente. Agora, está pior, porque quase já não tem mais agenciador”, diz o caminhoneiro, que está há 15 dias parado no estacionamento.

Segundo Wallace Landim, o Chorão, um dos representantes dos caminhoneiros que fala com o governo, a solução para o excesso de caminhões e a falta de cargas é o cumprimento da jornada de trabalho. Assim, os caminhoneiros trabalhariam menos, e seria preciso contratar mais.

Araújo, de Curitiba, cita de cor e em tom de revolta os números de caminhões que as grandes transportadoras compraram nos últimos meses. Para ele, os autônomos devem reivindicar maior participação no mercado.
“Tem que fazer as transportadoras passarem 40% do frete para os caminhoneiros autônomos, terceirizados”, afirma. Ele diz que leu a ideia em um dos grupos de WhatsApp que acompanha.
Procurado, o presidente da CNT (Confederação Nacional dos Transportes) não estava disponível para falar.

Se houver ou não mudanças para quem vive nas estradas, Araújo não vai pagar para ver. Há 40 anos na estrada, ele diz que cansou. Quando chegar ao Paraná, vai vender o caminhão forrado de adesivos da campanha de Jair Bolsonaro, em quem ele diz ser a sua única esperança.

“Estou velho, vou arrumar outra coisa para fazer. Vender isso daí [aponta para o caminhão], sei lá, trocar por uma galinha”, afirma.
https://www1.folha.uol.com.br/merca...no-apos-mobilizacao-dizem-caminhoneiros.shtml








"Transportadoras compraram caminhoes e nao dependem mais dos autonomos. Eles estao sem serviço e querem que o governo crie uma cota pra eles. Não os culpo, o brasileiro está acostumado a ver o governo intervir e criar o tal "bem estar empresarial" ao invés do livre mercado e concorrência.
Me: A solucao esta no transporte ferroviario de cargas e passageiros bem como nos "bondes eletricos" dentro das cidades."


"Isso é consequência de lutar por uma guerra certa num campo de batalha errado. Ao invés de exigirem que o governo tire a quantidade de impostos absurda nos combustíveis, foram chorar pra criar subsídio e tabelamento de preços, sem pensar nas transportadoras. Resultado é esse aí, as transportadoras não são idiotas e adquiriram frota própria, sai mais barato do que sustentar regra estatal."



"Foram massa de manobra das transportadoras que sabiam que a tabela de fretes iria ser boa para elas e péssima para os autônomos.

Enfim, eles são vítimas de ninguém menos do que da própria burrice."

 

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Alberon

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Sei lá, depois da farra do crédito do governo fácil, dos governos populistas/socialistas. onde todo mundo comprou caminhão e blá, blá, blá.
Pessoal mal acostumado, achando que canetadas vão conseguir segurar o Mercado com rédias.
Ignorar o principio básico da economia (Oferta e Demanda), por acreditar em vagabundo que consegue falir lojinha de 1,99.
Como o OP disse, não é culpa deles pela ignorância, mas também não sei se consigo ter pena, já que eles continuam acreditando nisso.

Estão até hoje aí pedindo esse tabelamento.
 

ysuran

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“Está tudo parado, não tem serviço, não tem carga para todo mundo. Precisa melhorar o país como um todo. É saindo da crise, voltando a produzir mais e a vender mais que vai ter carga para a gente transportar”, diz Moraes.

c***lho, só agora foram perceber isso. Será que já descobriram também que a greve teve resultado oposto ao de melhorar o país.
 

NyKiO

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"Isso é consequência de lutar por uma guerra certa num campo de batalha errado. Ao invés de exigirem que o governo tire a quantidade de impostos absurda nos combustíveis, foram chorar pra criar subsídio e tabelamento de preços, sem pensar nas transportadoras. Resultado é esse aí, as transportadoras não são idiotas e adquiriram frota própria, sai mais barato do que sustentar regra estatal."

Que DELÍCIA ler isso. Depois de fazer a população sofrer com a falta de combustível e, logicamente, com o aumento do preço do produto pro consumidor final, já que a demanda cresceu absurdamente e a oferta não, finalmente estão sofrendo por tudo que causaram. Além de terem mexido no bolso de quem manda, no caso, as transportadoras e até mesmo dos grandes comércios.

Quero mais é que todos os caminhoneiros que tenham sido burros o bastante pra aderir à greve sofram e vejam o que causaram. Aos outros, bem, que sirva de lição para avisarem aos próximos que tentarem tal macacada.
 

Aoshi

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Lembro que tinha sofrido um acidente de carro bem na época.

Mulher grávida (poucas semanas, bebê ficou bem e já nasceu, inclusive) e eu fiquei internado no hospital.

Depois voltei para casa e fiquei de cadeira de rodas por uns dias.

Dito tudo isso, eu falo que ficava com o c* na mão de precisar correr pro hospital e não ter combustível.

Fui contra essa greve e sempre dizia que era por interesse deles próprios, como no fim foi mesmo.

Agora deu errado algo que economistas já falavam que ia dar errado, não estou surpreso.

Mas, mesmo assim, ainda sinto pena dos caminhoneiros, pq está bem claro que são ignorantes e foram massa de manobra.
 


ptsousa

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Eu achei e continuo achando que a pauta da previsibilidade dos reajustes do diesel é válida.

Vi uma solução que deram e que eu achei engenhosa, quando viajei há pouco mais de 1 mês com o meu irmão de caminhão. Ele recebe um cartão que o permite abastecer pelo valor do diesel no dia do contrato.



Agora, a tabela de fretes foi um erro imenso dos caminhoneiros. As transportadoras de alguns produtos resolveram adquirir frota própria porque compensa mais.
 

Damyen

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Era meio óbvio que esse negócio de tabelamento de frete daria m****.

Quanto ao preço do combustível, não há muito o que ser feito.

Agora, a tabela de fretes foi um erro imenso dos caminhoneiros. As transportadoras de alguns produtos resolveram adquirir frota própria porque compensa mais.

Tanto é que houve um incremento de 80% na procura por caminhões novos após a greve. Foi um balaço no pé.
 

Ghim

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Nao cobro de caminhoneiro conhecimento de economia.

Imagina voce desempregado em 2012 ou simplesmente com o sonho de ter o proprio negocio, aí vem o governo e diz
"QUER TER UM CAMINHAO? A GENTE SUBSIDIA UM CRÉDITO PRA VOCÊ!"

Tudo culpa do PT e nem preciso ser irônico ao dizer isso
 

VinceVega

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Hum, posso estar sendo ingênuo, mas se as transportadoras estão investindo em frota própria, não haveria mais vagas para motorista CLT?

Porque parte dos autônomos não migra?
 

Tassadar_

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Tabelamento de preços NUNCA funcionou em lugar nenhum e teve uns trolhas que pediram isso na greve...

Governo tem é que ir na televisão e deixar bem claro: JÁ TEMOS MUITOS CAMINHONEIROS NO PAÍS, INVISTA EM OUTRO RAMO. O PAÍS VAI INVESTIR EM FERROVIAS, VAI PIORAR NO FUTURO, ESQUEÇA QUERER SER CAMINHONEIRO.

Pra mim o responsável pela m**** que está pros caminhoneiros ainda foi o crédito fácil para compra de caminhões. Estado inflou a oferta, aumentou artificialmente a oferta de caminhoneiros, derrubando o preço do frete. Antes ALGUNS sobreviviam razoavelmente, agora TODOS estão na m****. Graças ao governo Dilma.
 

Grave Uypo

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esperavam o que tabelando preço?
todo mundo que dependia deles comprou frota propria pra não ter q depender desse povo, e quem podia se dar ao luxo diminuiu a frequencia de uso por que frete caro reduz muito lucro.

o que eu acho é que deveria desatrelar o preço do etanol do petroleo. combustivel inutil do c***lho.
 

PVC

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Hum, posso estar sendo ingênuo, mas se as transportadoras estão investindo em frota própria, não haveria mais vagas para motorista CLT?

Porque parte dos autônomos não migra?
Eu posso estar falando besteira, mas acredito que por vários motivos.

1- Ele vai ficar com um elefante branco no quintal de casa, até conseguir vender o caminhão usado, muitos dos caminhoneiros resistem a isso pq é tipo vender uma casa, é um patrimonio deles conquistado tal
2- O salário é bem menor se vc for contratado clt, afinal muitos impostos, sem flexibilidade de horários, etc.
3- Os caminhoneiros que eu contratava na caldeiraria que eu trampava eram sempre pagos em dinheiro ou cheques a vista saca, não tem como, não importa os benefícios que a clt dá, receber o dinheiro completo a vista sem imposto etc, e vc decidir o que vc fazer com o seu dinheiro é MUITO melhor sempre.
 

Bat Esponja

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Sei lá, depois da farra do crédito do governo fácil, dos governos populistas/socialistas. onde todo mundo comprou caminhão e blá, blá, blá.
Pessoal mal acostumado, achando que canetadas vão conseguir segurar o Mercado com rédias.
Ignorar o principio básico da economia (Oferta e Demanda), por acreditar em vagabundo que consegue falir lojinha de 1,99.
Como o OP disse, não é culpa deles pela ignorância, mas também não sei se consigo ter pena, já que eles continuam acreditando nisso.

Estão até hoje aí pedindo esse tabelamento.

Alguém tem que falar pra eles quando o crescimento vai voltar: daqui a décadas com sorte
 

Bat Esponja

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Eu posso estar falando besteira, mas acredito que por vários motivos.

1- Ele vai ficar com um elefante branco no quintal de casa, até conseguir vender o caminhão usado, muitos dos caminhoneiros resistem a isso pq é tipo vender uma casa, é um patrimonio deles conquistado tal
2- O salário é bem menor se vc for contratado clt, afinal muitos impostos, sem flexibilidade de horários, etc.
3- Os caminhoneiros que eu contratava na caldeiraria que eu trampava eram sempre pagos em dinheiro ou cheques a vista saca, não tem como, não importa os benefícios que a clt dá, receber o dinheiro completo a vista sem imposto etc, e vc decidir o que vc fazer com o seu dinheiro é MUITO melhor sempre.
Fora que as transportadoras devem estar absolutely putaços com quem aderiu a greve

Com esse tanto de caminhoneiros fica fácil escolher quem não contratar
 

Not REal presence!

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Lembro que tinha sofrido um acidente de carro bem na época.

Mulher grávida (poucas semanas, bebê ficou bem e já nasceu, inclusive) e eu fiquei internado no hospital.

Depois voltei para casa e fiquei de cadeira de rodas por uns dias.

Dito tudo isso, eu falo que ficava com o c* na mão de precisar correr pro hospital e não ter combustível.

Fui contra essa greve e sempre dizia que era por interesse deles próprios, como no fim foi mesmo.

Agora deu errado algo que economistas já falavam que ia dar errado, não estou surpreso.

Mas, mesmo assim, ainda sinto pena dos caminhoneiros, pq está bem claro que são ignorantes e foram massa de manobra.
cara passei algo parecido com minha esposa grávida também e um procedimento que tinha de ser feito sem falta...
fiquei quase 12 horas na frente de um posto atras de etanol.... POR QUESTÕES DE SAÚDE!!!
mó cagaço naquela semana...
 

Ghim

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Hum, posso estar sendo ingênuo, mas se as transportadoras estão investindo em frota própria, não haveria mais vagas para motorista CLT?

Porque parte dos autônomos não migra?

Mas migraram, tanto que as empresas contrataram motoristas

Só que voce tem 3x mais caminhoneiros do que o necessário, aí mesmo preenchendo todas as vagas ainda vai sobrar caminhoneiro
 

VinceVega

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Eu posso estar falando besteira, mas acredito que por vários motivos.

1- Ele vai ficar com um elefante branco no quintal de casa, até conseguir vender o caminhão usado, muitos dos caminhoneiros resistem a isso pq é tipo vender uma casa, é um patrimonio deles conquistado tal
2- O salário é bem menor se vc for contratado clt, afinal muitos impostos, sem flexibilidade de horários, etc.
3- Os caminhoneiros que eu contratava na caldeiraria que eu trampava eram sempre pagos em dinheiro ou cheques a vista saca, não tem como, não importa os benefícios que a clt dá, receber o dinheiro completo a vista sem imposto etc, e vc decidir o que vc fazer com o seu dinheiro é MUITO melhor sempre.
Mas migraram, tanto que as empresas contrataram motoristas

Só que voce tem 3x mais caminhoneiros do que o necessário, aí mesmo preenchendo todas as vagas ainda vai sobrar caminhoneiro

Riscos do empreendedorismo. Querem "trabalhar por conta própria" mas tendo o governo como avalista?
 

Beren_

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Além da alta do diesel e do descumprimento da tabela do frete, categoria reclama da falta de trabalho

SÃO PAULO
Após a mobilização inédita, que conseguiu travar o transporte de cargas no Brasil por 11 dias em 2018, a sensação entre os caminhoneiros era de vitória. Uma longa e polêmica lista de exigências havia sido atendida pelo governo de Michel Temer. Prestes a completar um ano, porém, o movimento já não parece tão bem-sucedido assim para esse grupo de trabalhadores.
O consenso entre os caminhoneiros é que a situação está pior do que antes da paralisação.

Entre os pedidos atendidos, destacaram-se o subsídio ao diesel, que acabou em dezembro, e a criação de uma tabela com preços mínimos para o frete, que foi instituída via decreto, mas nunca valeu de verdade.

A medida está sendo questionada na Justiça, é contornada pelas empresas, que até investiram em frota própria e outros tipos de transporte para evitar a dependência do caminhoneiro autônomo, e não é devidamente fiscalizada pela ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres), segunda reclama a categoria.

Acho que eu e mais alguns avisamos aqui o que iria ocorrer.
Transporte por cabotagem (navios) cresceu também. É um valor pequeno em números absolutos mas eh algo em torno de 14%. Quem cresce 14% hoje em dia?

Tabelar preços nunca resolveu problema de ninguem. Se assim fosse, colocaria tabela salarial de 50.000 reais minimo. O que na verdade ocorre é gerar desemprego. No caso, gerou caminhoneiros sem carga. Parabéns, desejaram "uma ajudinha" na marra. Ta ai o resultado.

Eu carrego cerca de 3-5 carretas por mes entre 27-35 toneladas. Até ano passado (antes da greve) TODAS eram de autônomos que já tínhamos certo grau de amizade e dávamos preferencia para a carga. Nos últimos 6 meses, chuto que só fiz duas cargas com autônomos e mesmo assim porque era um que já carrega a anos comigo.
Restante, foi transportadora.

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“O Brasil nunca esteve tão ruim”, diz Paulo Roberto Moraes dos Santos, 57, proprietário de quatro caminhões que compartilha com o filho e o sobrinho. O caminhoneiro de Porto Alegre, capital do Rio Grande do Sul, afirma que agora nem adiantam tabela do frete ou diesel barato. Falta trabalho.


Logico que falta. Se antes já tinha pouco, para muito caminhão, agora que empresas compraram frota própria POR CAUSA DA GREVE DE VOCES, tem menos ainda. Parabéns. Isso que dá não saber a diferença entre greve e terrorismo.


“Está tudo parado, não tem serviço, não tem carga para todo mundo. Precisa melhorar o país como um todo. É saindo da crise, voltando a produzir mais e a vender mais que vai ter carga para a gente transportar”, diz Moraes.


Gênio. E te garanto que greve não vai ser o catalizador disso.


João Batista Rodrigues Alves, 47, de Fortaleza, no Ceará, conta que passou 14 dias na beira de uma estrada, em Belém, no Pará, quando aderiu ao protesto. Agora, porém, para por não ter que o fazer.

Na segunda-feira (6), completava o quarto dia sem encontrar trabalho no Terminal de Cargas de São Paulo. Antes do serviço que o levou à capital paulista, ficara 18 dias em casa à espera de um frete.

Pelo trajeto de Fortaleza para São Paulo, recebeu R$ 9.300 —R$ 2.700 menos do que ganhou da última vez.

“Se eu tivesse visto um posto de fiscalização da ANTT, eu teria parado e denunciado [a empresa que pagou menos que o piso do frete]. Mas não vi nenhum”, diz ele.

Segundo Alves, as transportadoras chegam a provocar os caminhoneiros que ameaçam denunciá-la: “Nos dizem: pode denunciar, nunca vimos uma multa chegar aqui”.


Denuncia. A empresa nunca mais te contrata e se ficar put* compra frota tb. Parabéns, menos uma para você carregar.
Isso se a empresa não for pequena e fechar levando junto mais cargas.


José Francisco de Oliveira, de São Paulo, reclama que a maioria das empresas não cumpre a tabela do frete. “Agora [com menos serviço] é que não vão cumprir mesmo”, diz.


Oferta e demanda.

Quando conversou com a reportagem, Oliveira disse estar há 20 dias com o caminhão estacionado.
Representantes do governo de Jair Bolsonaro (PSL) têm feito reuniões com os caminhoneiros desde o período de transição. A principal promessa é aumentar a fiscalização para obrigar as empresas a cumprir o valor da tabela.

No Terminal de Cargas de São Paulo, a reportagem encontrou vários caminhoneiros parados havia dias à espera de trabalho. Vindos de outros estados, eles estacionam os caminhões em um terreno próximo à rodovia Fernão Dias.

O local é estratégico por ficar ao lado do terminal onde a maioria das transportadoras repassa cargas para os autônomos. Por isso, a permanência ali tem o seu preço. São R$ 80 para estacionar por até 15 dias.

Parado há quase duas semanas, Vanderlei Araújo, 62, conhecido como Capitão, já não consegue tirar o caminhão facilmente. A bateria “arriou”.

Será preciso pagar R$ 20 para o mecânico do local fazer a chupeta e recuperar as baterias. Mas ele só terá os R$ 20 quando pegar um frete de volta para Curitiba, no Paraná.

Com o dinheiro que receber também vai quitar a conta da lanchonete da Nêga, que fica na beirada do estacionamento. “A gente só consegue comer porque o pessoal ajuda e vende fiado”, diz.

Claudemar Alves da Silva, 55, de Sinop, em Mato Grosso, conta que já teve de reunir caminhoneiros para pagar uma marmita a um colega que não tinha dinheiro.

“A gente tinha reserva até o governo da Dilma. Depois que ela saiu, todo o mundo teve que usar o que tinha guardado para poder sobreviver”, afirma. Silva diz que nos anos de bonança teve R$ 18 mil na poupança —reserva para manutenção do caminhão.

O governo Michel Temer mudou a política de preços dos combustíveis, e as variações passaram a ser diárias. Em decisão para agradar à categoria, Bolsonaro anunciou, em março, que o intervalo de aumento passaria a ser de 15 dias.

O motorista de Sinop conversava com a reportagem apressado para atender o celular. Era um possível frete: “Se a gente demora cinco minutos para responder, vem outro e leva”.

Ele está ali esperando para voltar a Mato Grosso. Conta que, em qualquer lugar a que chega, demora até oito dias para pegar um carregamento de volta ao estado de origem. “Antes, aqui neste mesmo terminal, eu chegava de manhã e à tarde já estava carregado para voltar”, diz.

Culpa do Temer ancap.


Araújo e seus colegas atribuem a queda na oferta de serviço às transportadoras, que compraram grandes frotas e “jogaram o frete lá embaixo”.


Não. Elas foram o que voces não foram. Espertas de entender onde os valores do frete estão no mercado, e se ajustarem a realidade. Ao invés de depender da canetada magica dos unicórnios voadores.



Dados do setor mostram que houve um movimento das empresas para comprar caminhões e ampliar a frota própria após a paralisação. Desde maio de 2018 foram fabricados 75.628 caminhões, segundo a Anfavea, entidade dos fabricantes de veículos.

No ano passado, o número de emplacamentos de novos caminhões cresceu 48% em relação a 2017, de acordo com a Fenabrave, que reúne distribuidores de veículos.


Sifu.


Marcelo Bezerra, 43, de Marília, interior de São Paulo, diz que, depois da greve, as transportadoras deixaram de procurar os agenciadores, que atuam como intermediários entre empresas e autônomos.

“Antes os agenciadores esfolavam a gente. Agora, está pior, porque quase já não tem mais agenciador”, diz o caminhoneiro, que está há 15 dias parado no estacionamento.

Segundo Wallace Landim, o Chorão, um dos representantes dos caminhoneiros que fala com o governo, a solução para o excesso de caminhões e a falta de cargas é o cumprimento da jornada de trabalho. Assim, os caminhoneiros trabalhariam menos, e seria preciso contratar mais.

Araújo, de Curitiba, cita de cor e em tom de revolta os números de caminhões que as grandes transportadoras compraram nos últimos meses. Para ele, os autônomos devem reivindicar maior participação no mercado.
“Tem que fazer as transportadoras passarem 40% do frete para os caminhoneiros autônomos, terceirizados”, afirma. Ele diz que leu a ideia em um dos grupos de WhatsApp que acompanha.
Procurado, o presidente da CNT (Confederação Nacional dos Transportes) não estava disponível para falar.


huahauha. Isso. Cota de carga para autonomos. Como vai fazer? Vai obrigar as empresas a carregar com voces? Mete policia na porta de toda empresa? Proibe empresas de comprar caminhões e empregar motoristas?

Quer maior participação no mercado? Baixe seus preços e de qualidade. Diferente de tudo que fazem e pedem atualmente.

Se houver ou não mudanças para quem vive nas estradas, Araújo não vai pagar para ver. Há 40 anos na estrada, ele diz que cansou. Quando chegar ao Paraná, vai vender o caminhão forrado de adesivos da campanha de Jair Bolsonaro, em quem ele diz ser a sua única esperança.

“Estou velho, vou arrumar outra coisa para fazer. Vender isso daí [aponta para o caminhão], sei lá, trocar por uma galinha”, afirma.
https://www1.folha.uol.com.br/merca...no-apos-mobilizacao-dizem-caminhoneiros.shtml


Boa sorte.
 

Beren_

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Hum, posso estar sendo ingênuo, mas se as transportadoras estão investindo em frota própria, não haveria mais vagas para motorista CLT?

Porque parte dos autônomos não migra?

Em muitos casos, pq tem um caminhão de 150-300 mil reais na mão que não sabe o que fazer com ele, e muitas vezes nem pago está.
Amigo meu está nessa situação. Ele comprou o caminhão do patrão, paga tipo 3k/mes. So que ele está a 2 meses parado em mato-grosso sem carga pra lugar nenhum.
Como voce paga 3k se está zerado e sem carga?

Eu falei para ele, na época da greve. Caminhoneiros está cavando a própria cova, empesas vão mudar o tipo de transporte, vão pegar frota própria. Não deu outra.

Sem contar que não tem vaga para todos, tem algumas exigências, ganha menos na teoria, etc.
 

Aoshi

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cara passei algo parecido com minha esposa grávida também e um procedimento que tinha de ser feito sem falta...
fiquei quase 12 horas na frente de um posto atras de etanol.... POR QUESTÕES DE SAÚDE!!!
mó cagaço naquela semana...
Foda neh meu.

Por sorte meus dois pais são aposentados e eu me acidentei alguns dias antes. Então mandei pedi para eles abastecerem todos os carros da família antes de dar a m****.

Aí conseguimos passar pela greve bem tranquilo até, mas eu com o cu na mão se a greve durasse mais
 

Landstalker

Lenda da internet
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Estamos pagando pelas lambanças que a Dilma fez no governo dela do crédito ao caminhoneiro e o controle do diesel. Essa reeleição saiu muita cara pro país. É um efeito em cascata, para resolver não será tão simples assim.
 

Sharrakor_FO

Mil pontos, LOL!
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O mais impressionante é que insistem no erro. Querem mais intervenção do governo. Fiscaliza mais, arruma cota pra autônomo...
O Brasil é um país de crianças que não desgarram do papai Estado.
 

Ares1521

Bam-bam-bam
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Mais uma notícia na série de "CONTROLE DE PREÇO LEVA A ESCASSEZ SEUS ANIMAIS!!!"

O problema não é que a tabela de fretes não está sendo cumprida, o problema é que ela existe e devido a isso não tem fretes para fazer e devido a isso vocês vão quebrar tudo se continuar assim.
 
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