O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Você daria bolo de besouro para o seu filho? (Conheça a cochonilha)

guiracer

Mil pontos, LOL!
Mensagens
9.775
Reações
9.249
Pontos
1.084
1024px-Red_Velvet_Cake_Waldorf_Astoria-768x512.jpg


Certamente você já deu. Se não foi bolo, foi outro doce. O besouro Dactylopius coccus é ingrediente de iogurtes, sorvetes, balas, sucos, refrigerantes, chicletes, gelatinas, qualquer comida industrial com sabor morango ou framboesa. Está em qualquer doce tingido de vermelho – sem mencionar o seu uso nos setores farmacêutico e têxtil. O inseto entra inclusive no bolo da moda: o red velvet, de massa vermelha e recheio branco.

O Dactylopius coccus, conhecido popularmente por cochonilha, é a base do corante alimentício vermelho mais usado pela indústria alimentícia. Nos rótulos dos produtos, costuma aparecer como “vermelho E120”, “corante carmim” ou simplesmente “corante natural”.

Para se fazer um quilo de corante carmim, são triturados 130 mil besouros (eles são bem pequenos, do tamanho de um pulgão). Com uma regra-de-três simplória, conclui-se que esta receita de bolo red velvet, publicada no New York Times, leva quase 4 mil cochonilhas.

Este não é um post-denúncia.

Não me importo em comer um corante feito à base de insetos. Ele não faz mal algum à saúde. Pode dar sem medo para a criançada.

Além do mais, ingerimos animais pequenos o tempo todo. As formigas que invadem o açúcar, os ácaros do travesseiro, os carunchos escondidos no feijão, as larvas residentes na berinjela que foi ao forno.

A rigor, a dieta vegetariana é algo que não existe na prática. Mas essa é outra discussão.

Usei o caso da cochonilha para ilustrar a falta de atenção que temos com os alimentos que enfiamos goela abaixo. Aposto que muitos de vocês ignoravam o fato de que o picolé de morango é feito com besouros – e, ao tomar conhecimento dele, ficaram com nojinho.

Deveríamos, isto sim, ficar cabreiros com certos aditivos sintéticos que são acrescentados aos alimentos industriais. Conservantes, corantes, estabilizantes, aromatizantes. Na lista de ingredientes, eles aparecem na forma de um código alfanumérico (como o E120 da cochonilha) ou na forma de uma nomenclatura química inacessível para a maioria dos mortais.

O único jeito de saber exatamente o que vai num alimento processado é ler o rótulo antes de comprar. E pesquisar os termos desconhecidos. E evitar produtos com aditivos químicos potencialmente perigosos para a saúde.

Fonte: http://cozinhabruta.blogfolha.uol.com.br/2018/02/28/voce-daria-bolo-de-besouro-para-o-seu-filho/
=========================================================================================
Confesso, que já li o nome cochonilha, numa das fábulas do The Witcher, mas nunca fui pesquisar a fundo o que era, pensei que era um produto que não existia, inventado pelo autor.
Engraçado que quando crianças, nós sempre optamos pelo doce da cor vermelha, gostamos de besouro desde cedo.
 
Ultima Edição:

Riveler

Mil pontos, LOL!
VIP
GOLD
Mensagens
3.818
Reações
7.745
Pontos
1.264
A cochonilha não é "besouro". É um inseto, isto é fato, mas não é coleóptero (ordem dos besouros) e sim um hemíptero, mesma ordem dos pulgões, cigarras e percevejos.

Mais nojento seria tomar mel, que nada mais é que néctar regurgitado. Ou, simplesmente, vômito.
 

Alberon

YouTube Player
Mensagens
56.090
Reações
106.361
Pontos
1.824
Tem mais é que fazer corante dessa desgraça mesmo, qualquer pé de pimenta que eu coloco aqui, essas pragas atacam e destroem tudo. Um verdadeiro inferno branco.

Essas daqui não podem ver um pé de tomate, pimentão e pimenta.
A planta não consegue soltar uma flor.
jc-como-combater-cochonilhas-cactos-004.jpg

Já esse outro lixo aqui de baixo chamam de "cochonilha verde", atacaram roseiras e videiras.
cochonilhas.jpg

Tem mais que fazer corante com esses parasitas malditos e eu como com todo prazer.
 
Topo Fundo