O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Vocês acham que MP3 é pior do que CD em qualidade sonora?

Doctor Kafka

A Solitary Man
Mensagens
33.990
Reações
20.815
Pontos
1.814
Muitas vezes eu ouço gente reclamando que MP3 perde muita qualidade em relação ao CD. Porém, esses dias eu li na Rolling Stone que se as MP3 forem ripadas acima de 240kbps, é virtualmente impossível para o ouvido humano distingui-la de um CD.


Agora há pouco eu fiz um teste. Peguei o CD de Burn, do Deep Purple, e as MP3 que eu tenho desse mesmo disco, ripadas a 256kbps. E não consegui encontrar nenhuma diferença significativa entre o CD e a MP3.


Pelo menos pro meu ouvido, MP3 a pelo menos 192kbps e CD dá no mesmo.


E vocês, o que acham?
 

Inu no Taishou

Lenda da internet
Mensagens
33.710
Reações
10.790
Pontos
1.819
depende da taxa de bits usada no rip... eu uso de 192 pra cima entao não percebo diferença... agora uma mp3 com 128kbps dah pra notar perda sim.
 

jpgomes

Larva
Mensagens
2
Reações
0
Pontos
1
Depende muito da onde vc escuta... Coloca num conjunto de alta-fidelidade que vc perceberá a diferença facilmente.
 

Doctor Kafka

A Solitary Man
Mensagens
33.990
Reações
20.815
Pontos
1.814
jpgomes;3052222 disse:
Depende muito da onde vc escuta... Coloca num conjunto de alta-fidelidade que vc perceberá a diferença facilmente.


Eu não uso caixinhas de som pra PC nem fones vagabundos. Uso um micro system bem razoavel e não sinto diferença.


O que você chama de alta fidelidade?
 

Mr. Big

Ser evoluído
Mensagens
1.138
Reações
10
Pontos
36
Inu no Taishou;3052195 disse:
depende da taxa de bits usada no rip... eu uso de 192 pra cima entao não percebo diferença... agora uma mp3 com 128kbps dah pra notar perda sim.

[FONT="Arial Narrow"][SIZE="1"][COLOR="White"].....[/COLOR][/SIZE][/FONT]
 

hoo

Mil pontos, LOL!
Mensagens
2.451
Reações
18
Pontos
1.044
Contrariando a estatistica, no meu conjunto de som (um kit Edifier de apenas 2.1), com mp3 de 240k eu ainda 'estranho'. Em geral..detesto mp3...mas..nao da mais pra viver sem :/

Um vez fiz uns testes utilizando OGG e outro formato que nao lembro mais - o som ficava realmente mais fiel ao original.

Enfim, existe diferença - mas a partir dos 240 realmente ja fica bem mais difícil que se perceba.
 


kenziner

Bam-bam-bam
Mensagens
12.584
Reações
59
Pontos
314
Inu no Taishou;3052195 disse:
depende da taxa de bits usada no rip... eu uso de 192 pra cima entao não percebo diferença... agora uma mp3 com 128kbps dah pra notar perda sim.

Tenho essa mesma opinião.
 

Davidorff

Bam-bam-bam
Mensagens
5.641
Reações
289
Pontos
239
Se você pegar um encoder de MP3 de uns 10 anos atrás e pegar um encoder atual, como o MP3 Pro ou o LAME, ripar um CD usando ambos e depois compara-los, vai notar uma diferença brutal na qualidade, justamente pelo fato do formato MP3 estar sendo atualizado constantemente. Porem ele acabou perdendo para a concorrência no quesito compressão. Hoje em dia é possível se obter um arquivo de audio com a mesma qualidade do MP3 usando-se metade do espaço ocupado, utilizando-se de codecs como o Vorbis (OGG) ou o AAC e suas variaveis.

Isso do CD ter uma qualidade superior ao MP3, era verdade a uns 8 anos atrás, com os encoders da época, dava pra notar uma boa diferença sim, mesmo usando bitrates bem altos, mas pelos motivos citados acima, hoje em dia a diferença só é notada em sistemas de alta fidelidade e por audiófilos com ouvidos treinados.
 

Davidorff

Bam-bam-bam
Mensagens
5.641
Reações
289
Pontos
239
Eduardo Furlan;3052350 disse:
Definam "sistemas de alta fidelidade".

São Caixa acústicas ou fones de ouvido que conseguem reproduzir de maneira excepcional desde o som mais grave ao mais agudo. A grande maioria das caixas de som e fones de ouvido cortam freqüências altas, baixas ou ambas, porque nossos ouvidos não as captam, mas acredite, nosso corpo "sente" as vibrações de tais freqüências, por isso os soms de filmes ou músicas ficam muito mais envolventes quando ouvimos em aparelhos de alta fidelidade.
 

Snake Plissken

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
20.699
Reações
35.007
Pontos
734
Vcs acham que alguém que baixa música de graça pela net está preocupado com qualidade sonora?
 

ekt0pl4sm

Mil pontos, LOL!
VIP
Mensagens
3.295
Reações
3.748
Pontos
1.014
[COLOR="Indigo"]Não é achar ou não, mp3 É pior. O bitrate que chega mais próximo é o 320kbps, mas ainda é inferior ao CD.[/COLOR]
 

Fareday_

Veterano
Mensagens
11.956
Reações
9
Pontos
146
nos 240 eu ainda percebo...

mas nos 320kbps eh impossível prum humano perceber a diferença :lol
 

pulula

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
6.686
Reações
61
Pontos
894
Snake Plissken;3052494 disse:
Vcs acham que alguém que baixa música de graça pela net está preocupado com qualidade sonora?

Hauhaauh, boa!

Eu acho que vcs todos estão é de frescurite aguda.
Parece até o pessoal do consoles falando que o jogo deles roda a 58fps e não a 60fps.

Tenho um iPod de 4GB, quando ele lotou de música eu peguei todas e deixei com 64kbps e não precebi diferença nenhuma. :kongpositivo:

Estarei eu ficando surdo? :-D
 

Mr. Big

Ser evoluído
Mensagens
1.138
Reações
10
Pontos
36
Snake Plissken;3052494 disse:
Vcs acham que alguém que baixa música de graça pela net está preocupado com qualidade sonora?

Eu me preocupo, sempre tento pegar de 320, por que? :smile
 

Snake Plissken

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
20.699
Reações
35.007
Pontos
734
Mr. Big;3052968 disse:
Eu me preocupo, sempre tento pegar de 320, por que? :smile
Pq a diferença de 320 para 192 em mp3 é inexistente, só ouvindo em formato lossless mesmo para ter qualidade!
 

Mr. Big

Ser evoluído
Mensagens
1.138
Reações
10
Pontos
36
Snake Plissken;3053006 disse:
Pq a diferença de 320 para 192 em mp3 é inexistente, só ouvindo em formato lossless mesmo para ter qualidade!

é pequena, mas mesmo assim perceptível, principalmente o baixo e bateria


Depende muito de onde o cara ripou, se for de um LP velho e empoeirado nem adiante ser 320 que vai ser ruim
 

Doctor Kafka

A Solitary Man
Mensagens
33.990
Reações
20.815
Pontos
1.814
FLAC seria um formato lossless?


Porque, po, ouvi o mesmo disco em formato FLAC e MP3 (256kbps) e não senti nenhuma diferença...

Será que sou meio surdo?[karrepio]
 

Snake Plissken

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
20.699
Reações
35.007
Pontos
734
Eduardo Furlan;3053025 disse:
FLAC seria um formato lossless?


Porque, po, ouvi o mesmo disco em formato FLAC e MP3 (256kbps) e não senti nenhuma diferença...

Será que sou meio surdo?[karrepio]
É sim, Free Lossless Audio Codec.

Depende muito do seu equipamento, caixas, fones, placas, etc! Ouvir no PC vai ser difícil sentir diferença.
 

Shinji Ikari

Lenda da internet
Mensagens
11.436
Reações
3.433
Pontos
1.504
pulula;3052834 disse:
Hauhaauh, boa!

Eu acho que vcs todos estão é de frescurite aguda.
Parece até o pessoal do consoles falando que o jogo deles roda a 58fps e não a 60fps.

Tenho um iPod de 4GB, quando ele lotou de música eu peguei todas e deixei com 64kbps e não precebi diferença nenhuma. :kongpositivo:

Estarei eu ficando surdo? :-D

Nó cara, agora vc forçou....de 96kbps pra baixo é bem fácil notar a diferença. 128 kbps da pra notar se for bom de ouvido, de 192 kbps pra cima usando fones comuns não dá pra notar diferença não.
 
Mensagens
27.298
Reações
4.727
Pontos
629
eu uso o sistema de alta fidelidade do meu primo que é dj, fone de ouvido, Sennheiser HD 600. Ele deixou aqui em casa. Eu tenho um Sennheiser muito velho, mas que é meu, eu ouvia nele. Não é alta fidelidade, mas é profissional.

320, fica muito bom no HD 600, algo bem de outro mundo, até porque esse fone de ouvido custa 1200 reais, se voce nao sentir deiferença, parabéns, poderia ter comprado um PS3.

com esse fone se percebe bem a diferença entre 320, 192. Aqui tem muita musica, mas eu posso ate distinguir qual está em qual frequencia. O som tem muita pureza. Ouvir Enya por exemplo, maior viagem. Depois disso corri atras de algumas musicas FLAC, e fica melhor ainda, mesmo!

músicas com muito efeito tambem, tipo alguns albuns do radiohead, ficam realmente fodas, principalmente se estiverem em 320.

edit:
Tenho quase certeza que influencia, mas a placa de som do meu pc é uma Maya 44 (muito boa) tb é profissional. Amigo, conectou o Sennheiser nela e voce tem uma experiencia de áudio quase perfeita. sem o fone também fica animálico.

Po uma coisa legal, é que tem uma música que eu ouvia antes, normalmente. Da primeira vez que eu ouvi com o Sennheiser, eu ouvi o cantor mandar um "one, two, three.." antes de começar o som. Eu nao tinha ouvido isso nunca! Nem ouvindo no mp3 player. Muito foda. As vezes tem desse lance, de tão lossless que é.

Rapaz, meu ouvido ficou tão chato, que agora fico incomodado em ouvir rádio FM por exemplo. Já sinto uma diferença fudida.
 

Snake Plissken

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
20.699
Reações
35.007
Pontos
734
Boechat;3053092 disse:
eu uso o sistema de alta fidelidade do meu primo que é dj, fone de ouvido, Sennheiser HD 600. Ele deixou aqui em casa. Eu tenho um Sennheiser muito velho, mas que é meu, eu ouvia nele. Não é alta fidelidade, mas é profissional.

320, fica muito bom no HD 600, algo bem de outro mundo, até porque esse fone de ouvido custa 1200 reais, se voce nao sentir deiferença, parabéns, poderia ter comprado um PS3.

com esse fone se percebe bem a diferença entre 320, 192. Aqui tem muita musica, mas eu posso ate distinguir qual está em qual frequencia. O som tem muita pureza. Ouvir Enya por exemplo, maior viagem. Depois disso corri atras de algumas musicas FLAC, e fica melhor ainda, mesmo!

músicas com muito efeito tambem, tipo alguns albuns do radiohead, ficam realmente fodas, principalmente se estiverem em 320.

edit:
Tenho quase certeza que influencia, mas a placa de som do meu pc é uma Maya 44 (muito boa) tb é profissional. Amigo, conectou o Sennheiser nela e voce tem uma experiencia de áudio quase perfeita. sem o fone também fica animálico.

Po uma coisa legal, é que tem uma música que eu ouvia antes, normalmente. Da primeira vez que eu ouvi com o Sennheiser, eu ouvi o cantor mandar um "one, two, three.." antes de começar o som. Eu nao tinha ouvido isso nunca! Nem ouvindo no mp3 player. Muito foda. As vezes tem desse lance, de tão lossless que é.

Rapaz, meu ouvido ficou tão chato, que agora fico incomodado em ouvir rádio FM por exemplo. Já sinto uma diferença fudida.
Assino em baixo e se todos no mundo tivessem a experiência de ouvir som com pureza muitos esqueceriam de tvs HD por um tempo e gastariam mais em seus equipamentos de som! Vale dizer que som vendido em lojas mesmo de boas marcas são de baixíssima qualidade, vc mesmo citou um fone que custa o preço de uns 2 sistemas desses vendidos por aí.
 
Mensagens
27.298
Reações
4.727
Pontos
629
Snake Plissken;3053119 disse:
Assino em baixo e se todos no mundo tivessem a experiência de ouvir som com pureza muitos esqueceriam de tvs HD por um tempo e gastariam mais em seus equipamentos de som! Vale dizer que som vendido em lojas mesmo de boas marcas são de baixíssima qualidade, vc mesmo citou um fone que custa o preço de uns 2 sistemas desses vendidos por aí.

é.. caixinhas de som de loja de informatica sao praticamente as mesmas. O cara acha que mandou bem comprando uma de 200 reais, mas na verdade, ainda não tem a experiencia adequada pra quer valoriza áudio.

o meu PC tem uma caixa de som que nem uso, pq todo o tempo, utilizo o fone. E realmente, música/áudio em rádio por exemplo, ou tv, fica bem evidenciada.

voce já usou esse fone? queria comparar com outro, mas só DJ e cara que meche com som profissionalmente tem fones desse tipo. Vc já teve a oportunidade de comparar, ouvindo com 2 diferentes?
 

Snake Plissken

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
20.699
Reações
35.007
Pontos
734
Boechat;3053123 disse:
é.. caixinhas de som de loja de informatica sao praticamente as mesmas. O cara acha que mandou bem comprando uma de 200 reais, mas na verdade, ainda não tem a experiencia adequada pra quer valoriza áudio.

o meu PC tem uma caixa de som que nem uso, pq todo o tempo, utilizo o fone. E realmente, música/áudio em rádio por exemplo, ou tv, fica bem evidenciada.

voce já usou esse fone? queria comparar com outro, mas só DJ e cara que meche com som profissionalmente tem fones desse tipo. Vc já teve a oportunidade de comparar, ouvindo com 2 diferentes?
Já mechi com vários, a maioria in-ears, não sei se interessa.

Sobre caixas, se o sujeito comprar caixas monitores de estúdio (profissionais), aí sim ele irá entender de fidelidade, são as caixas que os engenheiros usam para mixar as faixas, nem são tão caras lá fora!
 

The Wicker Man

Supra-sumo
Mensagens
8.458
Reações
15
Pontos
161
Eduardo Furlan;3052177 disse:
Muitas vezes eu ouço gente reclamando que MP3 perde muita qualidade em relação ao CD. Porém, esses dias eu li na Rolling Stone que se as MP3 forem ripadas acima de 240kbps, é virtualmente impossível para o ouvido humano distingui-la de um CD.


Agora há pouco eu fiz um teste. Peguei o CD de Burn, do Deep Purple, e as MP3 que eu tenho desse mesmo disco, ripadas a 256kbps. E não consegui encontrar nenhuma diferença significativa entre o CD e a MP3.


Pelo menos pro meu ouvido, MP3 a pelo menos 192kbps e CD dá no mesmo.


E vocês, o que acham?

Sim. E perde MUITA!!! O problema é que os sitemas de som que 99,999% do mercado usa são uma porcaria.

Escute num sistema BOM e notará a diferença. E se vc ouvir um DVD-Áudio ou Super-Áudio CD nesse sistema, vai ficar até feio ouvir o CD de novo (já fiz o teste).:kongpositivo:


Boechat;3053092 disse:
eu uso o sistema de alta fidelidade do meu primo que é dj, fone de ouvido, Sennheiser HD 600. Ele deixou aqui em casa. Eu tenho um Sennheiser muito velho, mas que é meu, eu ouvia nele. Não é alta fidelidade, mas é profissional.

320, fica muito bom no HD 600, algo bem de outro mundo, até porque esse fone de ouvido custa 1200 reais, se voce nao sentir deiferença, parabéns, poderia ter comprado um PS3.

com esse fone se percebe bem a diferença entre 320, 192. Aqui tem muita musica, mas eu posso ate distinguir qual está em qual frequencia. O som tem muita pureza. Ouvir Enya por exemplo, maior viagem. Depois disso corri atras de algumas musicas FLAC, e fica melhor ainda, mesmo!

músicas com muito efeito tambem, tipo alguns albuns do radiohead, ficam realmente fodas, principalmente se estiverem em 320.

edit:
Tenho quase certeza que influencia, mas a placa de som do meu pc é uma Maya 44 (muito boa) tb é profissional. Amigo, conectou o Sennheiser nela e voce tem uma experiencia de áudio quase perfeita. sem o fone também fica animálico.

Po uma coisa legal, é que tem uma música que eu ouvia antes, normalmente. Da primeira vez que eu ouvi com o Sennheiser, eu ouvi o cantor mandar um "one, two, three.." antes de começar o som. Eu nao tinha ouvido isso nunca! Nem ouvindo no mp3 player. Muito foda. As vezes tem desse lance, de tão lossless que é.

Rapaz, meu ouvido ficou tão chato, que agora fico incomodado em ouvir rádio FM por exemplo. Já sinto uma diferença fudida.

Parabéns. Precisamos de mais gente assim no mundo. :D Você também só assiste a flme no cinema no meio? Ficar nas pontas só dá pra ouvir o grave hehehehe
 

The Wicker Man

Supra-sumo
Mensagens
8.458
Reações
15
Pontos
161
pulula;3052834 disse:
Hauhaauh, boa!

Eu acho que vcs todos estão é de frescurite aguda.
Parece até o pessoal do consoles falando que o jogo deles roda a 58fps e não a 60fps.

Tenho um iPod de 4GB, quando ele lotou de música eu peguei todas e deixei com 64kbps e não precebi diferença nenhuma. :kongpositivo:

Estarei eu ficando surdo? :-D

Possivelmente. O mais provável é que seu ouvido não tenha REFERÊNCIA devido ao fato de nunca ter escutado uma música num sistema hi-end.

Agora, não fale besteira sobre o que não conhece [kong]
 

Jeovas

Bam-bam-bam
Mensagens
8.490
Reações
5.331
Pontos
434
Com a aparelhagem de som que eu possuo sinceramente não vejo diferença, quando a mp3 está pelo menos em 128kbps. Menos que isso aí já dá pra perceber uma diferença......
 

Aqualung

Supra-sumo
Mensagens
3.780
Reações
49
Pontos
179
Já ouvi dois álbuns em DVD-Audio (Machine head do Deep Purple e Christmas Special do Mannheim Steamroller) e fiquei chocado com a diferença do som, mesmo ligando em um equipamento "vagabundo". Agora de MP3 a mais de 200 kbps para CD, não noto diferença. :p
 

hoo

Mil pontos, LOL!
Mensagens
2.451
Reações
18
Pontos
1.044
ehehehe...

ano passado eu fui fazer uma avaliação numa fonoaudiologa(ta) por conta de um zumbido que tenho no ouvido esquerdo, e descobri 2 coisas interessantes.

1 - o zumbido mata uma faixa de alta frequencia - porque se confunde com ela. E não tem cura =(

2 - eu 'aprendi' a ouvir acima dessa faixa de alta frequencia. nos sons agudos eu tenho uma percepção consideralmente acima da média...e nos graves (agora sem nenhuma justificativa fisiologica) um pouco acima da media.

=)
 

DrTeflon

Veterano
Mensagens
2.600
Reações
11
Pontos
129
Ta loco, ces são tudo um bando de surdo-mudo XD

eu sinto diferença de 128kbps pra 192 e pra 320.

mas nada se compara a um FLAC, ou a um MLP, eu tenho o Black album do metallica aki em MLP, deusmelivre, é outro mundo m/

ps tenho um HD 600 :D (tinha pq ele pifo anteontem :()
 

NEOMATRIX

Lenda da internet
Mensagens
51.403
Reações
69.809
Pontos
2.059
sera que então eu sou tonto de baixar a 320k pra ouvir num celular w300i sony:?
 
Topo Fundo