O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Voce acha que municípios pequenos deveriam deixar de existir?

RodrigoANBR

Mil pontos, LOL!
Mensagens
13.720
Reações
19.585
Pontos
1.084
Ola, sou de SC pra quem nao sabe, olha a noticia que acabei de ler:

Os municípios que responderam por 50% da economia estadual em 2020, foram: Joinville (10,4%), Itajaí (9,5%), Florianópolis (6,1%), Blumenau (5,1%), Chapecó (3,4%), São José (3,3%), Jaraguá do Sul (2,9%), Criciúma (2,5%), Brusque (2%), Palhoça, (1,9%) Balneário Camboriú (1,8%) e Lages (1,7%).

até ai tudo certo... normal, agora vem uma parte precupante:

Destaca-se, ainda, que os 52 municípios de menores PIBs responderam, em 2020, por cerca de 1% do PIB estadual e por 1,8% da população estadual.

não seria correto neste caso diminuir a maquina publica nessas cidades e esse território ser incorporado por um município maior?

logico que isso de repete em todo estado da federação.. em maior ou menor numero.
 

Hum Rum

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
3.754
Reações
7.113
Pontos
734
Sim, no momento to numa cidade do interior, que tem 30k de habitantes, ela é meio central aqui na região, um raio de 20km, tem outros 5 municípios, com media de 3k de habitantes cada.
Acho gastos bem desnecessários cada um desses ter prefeito, vice, vereadores, secretários...
 

antonioli

O Exterminador de confusões
Membro STAFF
VIP
GOLD
Mensagens
103.287
Reações
172.571
Pontos
2.599
Tem sempre um veja bem, mas temos prefeito, vereadores, funcionários da prefeitura, da câmara e etc. que faz dinheiro chegar e girar a economia.
 

Seu Oscar

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
4.033
Reações
6.907
Pontos
704
Tem um put* bairrismo na criação de cidades.
Quando no inicio do governo do bolsonaro, ele aventou essa ideia, um tio meu sofreu com isso.
Minha família é de uma cidade, de onde a cidade vizinha se emancipou. Essas duas cidades tem uma put* rixa até hoje.
Aí, pelas regras que tinham botado na época, a cidade "original" ia "receber" essa cidade vizinha. A prefeitura da cidade mais antiga começou até tirar onda nas redes sociais com a outra cidade.
Meu tio é bolsonarista doente e fez uma put* campanha pra ele na cidade. Na época dessa treta ai, ele não podia nem sair de casa, pq tinha nego que queria pegar ele na rua...kkk
 


kapiel10

Mil pontos, LOL!
Mensagens
14.928
Reações
14.837
Pontos
1.054
Tem um put* bairrismo na criação de cidades.
Quando no inicio do governo do bolsonaro, ele aventou essa ideia, um tio meu sofreu com isso.
Minha família é de uma cidade, de onde a cidade vizinha se emancipou. Essas duas cidades tem uma put* rixa até hoje.
Aí, pelas regras que tinham botado na época, a cidade "original" ia "receber" essa cidade vizinha. A prefeitura da cidade mais antiga começou até tirar onda nas redes sociais com a outra cidade.
Meu tio é bolsonarista doente e fez uma put* campanha pra ele na cidade. Na época dessa treta ai, ele não podia nem sair de casa, pq tinha nego que queria pegar ele na rua...kkk

você não pode botar exceção como regra

a verdade que que todo mundo vê é que a criação de cidades hoje no brasil é APENAS para ter mais MAMATA como prefeitos, vereadores e etc. É claro que tem um ou outra cidade que tem lógica ser cidade porém na maioria das vezes que se vê é apenas para ter mais MAMATA

essa ideia de limitar as cidades seria um beneficio GIGANTESCO em diminuição de gastos , pena que não deixaram ir pra frente
 

O Rei Rubro

RIP AND TEAR
GOLD
Mensagens
33.859
Reações
80.478
Pontos
1.839
Com toda a certeza.

Mas se quer enxugar mais a maquina publica ideal seria se o tamanho dos estados baseado no PIB gerasse o número de cadeiras no congresso.

Tem fundamento umas bibocas iguais Sergipe e Roraima terem o mesmo número de congressistas que São Paulo ou Minas Gerais? Tem nenhum fundamento uma bizarrice dessas.

Briga antiga essa...os estados que contribuem com a maior parte da receita, não possuem de fato mais poder de decisão que os estados que só dão despesa. É como ser o pai de família que sustenta 5 filhos, e no fim do dia quem decide o que fazer com a grana do pai que sustenta a família serem os filhos e não o pai. Tosco.
 

antonioli

O Exterminador de confusões
Membro STAFF
VIP
GOLD
Mensagens
103.287
Reações
172.571
Pontos
2.599
nao entendi seu ponto, consegue detalhar um pouco mais?
Uma velha desculpa para a existência é o argumento de que são locais pobres e de poucas oportunidades, então tendo prefeitura com suas secretarias, câmara municipal e tal garante a entrada de recursos (que não vêm da arrecadação interna) e com isso emprega pessoas, mantém um comércio básico e a vida segue.
 

RodrigoANBR

Mil pontos, LOL!
Mensagens
13.720
Reações
19.585
Pontos
1.084
Uma velha desculpa para a existência é o argumento de que são locais pobres e de poucas oportunidades, então tendo prefeitura com suas secretarias, câmara municipal e tal garante a entrada de recursos (que não vêm da arrecadação interna) e com isso emprega pessoas, mantém um comércio básico e a vida segue.
A entendi,

Os impostos são usados para pagar alguém para consumir servicos.

Faz todo sentido.

Ou nao
 

RodrigoANBR

Mil pontos, LOL!
Mensagens
13.720
Reações
19.585
Pontos
1.084
Com toda a certeza.

Mas se quer enxugar mais a maquina publica ideal seria se o tamanho dos estados baseado no PIB gerasse o número de cadeiras no congresso.

Tem fundamento umas bibocas iguais Sergipe e Roraima terem o mesmo número de congressistas que São Paulo ou Minas Gerais? Tem nenhum fundamento uma bizarrice dessas.

Briga antiga essa...os estados que contribuem com a maior parte da receita, não possuem de fato mais poder de decisão que os estados que só dão despesa. É como ser o pai de família que sustenta 5 filhos, e no fim do dia quem decide o que fazer com a grana do pai que sustenta a família serem os filhos e não o pai. Tosco.
Sim, eu concordo

Mas essa já eh outra briga.

Eu me refiro as municípios que existem apenas para inchar a máquina pública.

Isso eh um problema em estados ricos como SC e eh ainda mais em estados pobres.

Estados pobres deveriam ter apenas uma meia dúzia de cidades imensas.

Ao invés de um prefeitura para sustentar transforma ela em um hospital/posto de saúde.

Aposto que os munícipes ficariam melhor atendido.
 

Billy_louco

Mil pontos, LOL!
Mensagens
10.358
Reações
26.730
Pontos
1.359

Gamer King

O Soberano
VIP
Mensagens
73.636
Reações
104.689
Pontos
2.419
Com toda a certeza.

Mas se quer enxugar mais a maquina publica ideal seria se o tamanho dos estados baseado no PIB gerasse o número de cadeiras no congresso.

Tem fundamento umas bibocas iguais Sergipe e Roraima terem o mesmo número de congressistas que São Paulo ou Minas Gerais? Tem nenhum fundamento uma bizarrice dessas.

Briga antiga essa...os estados que contribuem com a maior parte da receita, não possuem de fato mais poder de decisão que os estados que só dão despesa. É como ser o pai de família que sustenta 5 filhos, e no fim do dia quem decide o que fazer com a grana do pai que sustenta a família serem os filhos e não o pai. Tosco.
Mas não tem o mesmo número de congressistas, só de senadores mas aí é pq a lógica é que todos os estados possam defender seus interesses igualmente.
 

Seu Oscar

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
4.033
Reações
6.907
Pontos
704
você não pode botar exceção como regra

a verdade que que todo mundo vê é que a criação de cidades hoje no brasil é APENAS para ter mais MAMATA como prefeitos, vereadores e etc. É claro que tem um ou outra cidade que tem lógica ser cidade porém na maioria das vezes que se vê é apenas para ter mais MAMATA

essa ideia de limitar as cidades seria um beneficio GIGANTESCO em diminuição de gastos , pena que não deixaram ir pra frente
Mas de certa forma, todo pais tem cidades pequeninas. EUA tem várias cidades com centenas de habitantes, por exemplo.
E eu ainda tenho a tese que o próximo motor de crescimento da nação vai vir de cidades de pequeno e médio porte. Cidades de grande porte já estão saturadas.
 

Setzer1

Mil pontos, LOL!
Mensagens
16.887
Reações
31.859
Pontos
1.344
Mas de certa forma, todo pais tem cidades pequeninas. EUA tem várias cidades com centenas de habitantes, por exemplo.
E eu ainda tenho a tese que o próximo motor de crescimento da nação vai vir de cidades de pequeno e médio porte. Cidades de grande porte já estão saturadas.

só pra extender a curiosidade.

O que mais tem nos EUA é vilarejo e cidade pequena.
Brasil tem 5200 e alguns municipios.
EUA tem 108.000
Dessas 47% (50.700). Tem 1000 habitantes ou menos.
Só 4320 municipios americanos tem 50k+ habitantes.


A menor cidade brasileira tem 771 habitantes em MG.
Apenas 4 tem menos de 1000 habitantes.
1200 cidades +- tem 4.999 habitantes ou menos. Logo maioria das cidades BR tem 5k+ habitantes. (4000+-).

o que não significa que a cidade seja urbanizada. Maioria dessas cidades tem largos territorios com 30 a 60% da população vivendo na zona rural e o municipio não raramente é um lugar pra organizar e centralizar a expansão dos serviços de água, eletricidade e pavimentação dessa zona rural.

A partir de 10k+ habitantes a maioria das cidades começa a ter alguma renda municipial desde que não viva numa região desprovida de economia.
5k ou menos precisa orbitar alguma cidade ou ter economia ligada a outra cidade pra se sustentar.


A tendencia é que o Brasil perca algumas dezenas/centenas de cidades com o envelhecimento da população nas proximas décadas.
Especialmente sul do país. Onde tem muita cidade de imigrante que os jovens literalmente foram embora e só ficaram os +velhos.
 
Ultima Edição:

kapiel10

Mil pontos, LOL!
Mensagens
14.928
Reações
14.837
Pontos
1.054
Mas de certa forma, todo pais tem cidades pequeninas. EUA tem várias cidades com centenas de habitantes, por exemplo.
E eu ainda tenho a tese que o próximo motor de crescimento da nação vai vir de cidades de pequeno e médio porte. Cidades de grande porte já estão saturadas.

nos quantos cargos politicos tem nessas cidades

sinceramente eu não ligo se vai virar cidade ou bairro, sinceramente não me importo com isso, minha pioridade é não deixar vagabundo criar essa cidades e criar gastos para cargos politicos e eu ter que pagar do meu imposto
 

Setzer1

Mil pontos, LOL!
Mensagens
16.887
Reações
31.859
Pontos
1.344
nos quantos cargos politicos tem nessas cidades

sinceramente eu não ligo se vai virar cidade ou bairro, sinceramente não me importo com isso, minha pioridade é não deixar vagabundo criar essa cidades e criar gastos para cargos politicos e eu ter que pagar do meu imposto

È dificil responder isso pq como tudo nos EUA.
Depende do Estado que vc está perguntando.
20 estados americanos por exemplo ainda usam o sistema de "town and township" que é quase o faroeste. "prefeito + Xerife". Com poucos cargos de trabalho integral e resto apenas meio periodo, ou pagam pra terceirizar pra outra cidade fornecer o serviço, etc.

As vezes diminui os custos dos serviços, as vezes não. Depende de cidade pra cidade e Estado pra Estado.

Eles se financiam basicamente do IPTU + Renda estadual e as vezes, dependendo da importancia historica, local, etc. Federal tb.
Logo ter poucos funcionários não necessariamente significa poucos gastos.

mas é dificil achar o quanto dessa verba é destinada aos cargos porque novamente, teria que entrar no caos que é a legislação estadual dos EUA e procurar estado por estado o % minimo dado pro legislativo de uma cidade, o que inclui obviamente a folha de pagamento.


Quanto ao tamanho da maquina. Ela ja foi menor no Brasil (pré 88) e concordo que precisava diminuir em cidades abaixo de 50k habitantes.
No geral brasil precisa de uma legislação +especifica pra esses micromunicipios apesar que mtos deles depois dos anos 2000 começaram a decolar e anda havendo outro boom devido ao covid.

mas não é como se fosse uma regua e tudo igual tb.
https://pt.wikipedia.org/wiki/Câmara_municipal_(Brasil)

maioria tb esquece de citar uma pequena reforma que houve nos anos 2000.
A fim de conter a despesa do Poder Legislativo Municipal, a Emenda Constitucional 25/2000 veio introduzir o artigo 29-A no texto constitucional. Segundo esse artigo, "o total da despesa, incluídos os subsídios dos Vereadores e excluídos os gastos com inativos, não poderá ultrapassar os seguintes percentuais, relativos ao somatório da receita tributária e das transferências previstas no § 5º do art. 153 e nos arts. 158 e 159, efetivamente realizado no exercício anterior"

Ainda, não menos importante observar que o total da despesas com vereadores não poderá ultrapassar 5% da receita do Município, conforme artigo 29,VII da Constituição Federal.
Percentual Máximon de Habitantes
7%até 100 mil
6%entre 100 e 300 mil
5%entre 300 e 500 mil
4,5%entre 500 mil e 3 milhões
4%entre 3 e 8 milhões
3,5%acima de 8 milhões


Veja que não estou aqui discutindo se 5% da receita do municipio pros legisladores usarem é muito ou pouco.
Estou explicando a regra pro topico fluir melhor.
Particurlamente eu acho 5% pra municipios pequenos muito.
 

O Rei Rubro

RIP AND TEAR
GOLD
Mensagens
33.859
Reações
80.478
Pontos
1.839
Mas não tem o mesmo número de congressistas, só de senadores mas aí é pq a lógica é que todos os estados possam defender seus interesses igualmente.

Divisão deveria ser por PIB e não por população no caso dos deputados. E se senadores são o mesmo número com a lógica de defender seus interesses igualmente…não foge do que eu disse: bizarrice. O que tem que passar nas duas casas, se torna um gasto desnecessário termos mais números de deputados em SP do que no Ceará, sendo que quando chega na outra casa esse número não serve pra nada, pois a decisão se iguala.

A decisão de mais representantes baseado em população serviria se fosse voto distrital, e se houvesse também algo como as eleições de mid term como acontece nos USA. Aí sim, deputados estariam constantemente preocupados em acatar o clamor da maioria da população sob sua responsa, além de uma participação mais direta do povo nos assuntos / candidatos votados.
 

Gamer King

O Soberano
VIP
Mensagens
73.636
Reações
104.689
Pontos
2.419
Divisão deveria ser por PIB e não por população no caso dos deputados. E se senadores são o mesmo número com a lógica de defender seus interesses igualmente…não foge do que eu disse: bizarrice. O que tem que passar nas duas casas, se torna um gasto desnecessário termos mais números de deputados em SP do que no Ceará, sendo que quando chega na outra casa esse número não serve pra nada, pois a decisão se iguala.

A decisão de mais representantes baseado em população serviria se fosse voto distrital, e se houvesse também algo como as eleições de mid term como acontece nos USA. Aí sim, deputados estariam constantemente preocupados em acatar o clamor da maioria da população sob sua responsa, além de uma participação mais direta do povo nos assuntos / candidatos votados.
A lógica é os estados menores terem voz, se fosse tudo proporcional à população ou PIB os estados pequenos seriam sempre subjulgados aos grandes.

Não é só no Brasil que é assim, é no mundo nos países que possuem senado.
 

RodrigoANBR

Mil pontos, LOL!
Mensagens
13.720
Reações
19.585
Pontos
1.084
A lógica é os estados menores terem voz, se fosse tudo proporcional à população ou PIB os estados pequenos seriam sempre subjulgados aos grandes.

Não é só no Brasil que é assim, é no mundo nos países que possuem senado.
dai volta no ex ja dado:

na família onde o pai trabalha e tem 5 filhas, as filhas decidem como gastar o dinheiro.
 

mig29gsxr

Mil pontos, LOL!
Mensagens
20.895
Reações
27.917
Pontos
1.444
Na verdade tinha que ter um modelo distrital para os governos menores. Ia ter gestão localizada, mas com uma infraestrutura melhor e quadro pessoal enxuto.
Em São Paulo, como é difícil administrar uma cidade desse tamanho, é separada em subprefeituras. Deveria rolar algo parecido para os distritos.
 
Ultima Edição:

Giant Enemy Crab

Wyrd biõ ful ãræd
Mensagens
36.116
Reações
94.126
Pontos
1.353
Último lugar que morei no Br.
Tinha o município que eu morava, atravessava uma ponte e tinha outro com alguns poucos milhares de pessoas. E atravessava outra ponte e tinha outro município, apesar que esse já é outro estado.
Esse município entre eles é tão insignificante que quem não morava ali na região achava que era bairro da cidade que eu morava.

Achava o barato bem burocrático, principalmente em horário de verão que cada cidade decidia uma coisa diferente todo ano.
 

Jolteon

Maconheiro que resolve mistérios com cachorro
VIP
Mensagens
7.727
Reações
14.824
Pontos
503
Sim. Sou da região de Sorocaba-SP e aqui tem muita cidade inútil que produz bozta nenhuma. Só pra citar exemplos: Sarapuí, Guareí, Torre de Pedra, Angatuba, Quadra, Salto, Piedade, Tapiraí.

Das 500 e poucas cidades de SP umas 400 devem entrar nessa categoria fácil, fácil.
 

Nego_Brown___

Mil pontos, LOL!
Mensagens
21.382
Reações
19.510
Pontos
1.469
Sou a favor, principalmente pq teve muita emancipação de território que aconteceu pelos peiores motivos. Por exemplo, um ex-colega de faculdade era filho do prefeito de uma cidade que antes era um sítio da familia dele. Ele usou de força politica e desde a criação(que não deve ter mais 40 anos) todos os prefeitos e maioria de vereadores são da família dele.

E como já falaram, são cidades que não tem produto nenhum, vivendo de RPM.

Mas em compensação, é preciso de uma alternativa. Pq dificilmente um ente municipal dá a devida preocupação à vilas que estão a 10km da cidade. Em muitos casos são lugares que precisam de um orçamento dedicado.
 
Topo Fundo