O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Volantes

Trezoitao38

Mil pontos, LOL!
GOLD
Mensagens
14.907
Reações
13.956
Pontos
1.474
Aproveitei muito da minha experiência de controle no volante mas o maior trabalho foi aprender a realizar frenagens com o pé esquerdo pq não usava esse pé pra nada que não fosse pisar em embreagem de carro manual, ou nem isso se fosse carro automático. Não foi nada que 1 ou 2 meses direto não me ensinassem a ponto de executar isso hj com naturalidade fora do ambiente virtual.

Tudo se aproveita, o conhecimento e a memoria muscular estão lá, e isso a adoção a um volante não tira de ninguém, sendo necessária apenas a adaptabilidade de pressão de pedal de acelerador e freio por parte do usuário, que somente se aplica se a pessoa jogar com todas as assistências de controle de tração e ABS desligados, o que é o meu caso mas não o da maioria dos jogadores, que só precisa acelerar e frear de qualquer jeito que não muda nada em relação aos gatilhos do controle.

Você sabe que é uma minoria?

E uma coisa eu digo sempre não só sobre jogos de corrida mas jogos em geral: a gente joga os jogos, não o controle. O jogo não pode ser o manuseio de um analógico minúsculo, o jogo tem que ser os inimigos, as mecânicas do jogo, os puzzles, os desafios que os game designers montam para nós.

Bom pra você que chegou a esse ponto de sensibilidade. Mas eu quero saber como o carro se comporta, como ele sai de frente, de traseira, e não ficar ali tendo dificuldade de fazer coisas simples.

Dirigir em Nordschleife com controle no Gran Turismo 4 por exemplo é uma tortura. Aquelas sessões de velocidade que todo mundo vai de pé em baixo e por conta da sensibilidade dos controles muita gente tem dificuldade onde seriam só como diz o Galvão "retas curvas". Foi inclusive a razão pela qual trocaram o carro do último teste da licença S para as versões internacionais, porque tava difícil para as pessoas controlarem o Sauber C9 no controle. No volante mesmo eu fiz gol nesse teste na primeira vez que completei a pista e com folga enorme, pois com o volante eu não tinha os mesmos problemas. Missão 34 também não foi nada de absurdamente difícil e por aí vai.
 

Receita Federal

Imposto NÃO é roubo!
VIP
Mensagens
15.320
Reações
28.388
Pontos
1.103
Você sabe que é uma minoria?

E uma coisa eu digo sempre não só sobre jogos de corrida mas jogos em geral: a gente joga os jogos, não o controle. O jogo não pode ser o manuseio de um analógico minúsculo, o jogo tem que ser os inimigos, as mecânicas do jogo, os puzzles, os desafios que os game designers montam para nós.

Bom pra você que chegou a esse ponto de sensibilidade. Mas eu quero saber como o carro se comporta, como ele sai de frente, de traseira, e não ficar ali tendo dificuldade de fazer coisas simples.

Dirigir em Nordschleife com controle no Gran Turismo 4 por exemplo é uma tortura. Aquelas sessões de velocidade que todo mundo vai de pé em baixo e por conta da sensibilidade dos controles muita gente tem dificuldade onde seriam só como diz o Galvão "retas curvas". Foi inclusive a razão pela qual trocaram o carro do último teste da licença S para as versões internacionais, porque tava difícil para as pessoas controlarem o Sauber C9 no controle. No volante mesmo eu fiz gol nesse teste na primeira vez que completei a pista e com folga enorme, pois com o volante eu não tinha os mesmos problemas. Missão 34 também não foi nada de absurdamente difícil e por aí vai.

O problema é que tem muita coisa relativa. No F1 também tem gente que jura de pés juntos que é impossível fazer a curva 6 (Grand Hotel Hairpin) com controle, enquanto nunca tive problemas com isso.

Digo mais uma vez que não tenho absolutamente nada contra quem busca um volante para se sentir mais imerso na experiência e isso é mais do que válido. O que não concordo é com o ponto de vista de quem acha que atingiu o ápice do controle, sendo que mal sabe fundamentos básicos de pilotagem e de racecraft, mas que por algum motivo alienígena acha que a solução de todos os problemas é comprar um G29 que magicamente irá baixar 5 segundos no tempo de volta.

Não vai.

Quando eu comprei o meu G29 foi pq eu já tinha enchido o saco de jogar no controle e queria uma experiência diferenciada, e não por achar que ele iria me dar performance que estava além das capacidades do controle. É isso.

Agora mudando um pouco o foco do assunto para entrar no campo de acessórios:

Passem longe dessa porcaria aqui:

É um lixo completo e de péssima fixação.


No entanto esse modelo aqui parece ser um pouco melhor, embora seja caro...



Modéstia a parte, eu sou mil vezes mais a gambiarra que eu inventei e que não custa nem 50 reais.
 
Ultima Edição:

AyresMVP

Living is Easy, With Eyes Closed
GOLD
Mensagens
13.524
Reações
28.292
Pontos
903
Montei um arcade usando um G29, tem por baixo uns 20 jogos. Tudo configurado bonitinho no volante. Vai desde Pole Position dos anos 80 ate F-Zero Gx / Outrun2.

Vai falar pra galera que vai lá passar o dia inteiro lá brincando no barraco, que eles deveriam estar usando controle porque eles não estão disputando milésimos de segundos em competições profissionais…

Faça o que tu queres pois é tudo da lei.

OutRun 2 no volante deve ser delicinha…

Adorava jogar o primeiro, num flíper perto de casa, que tinha o cockpit bem ajeitado pra época.
 

O Rei Rubro

RIP AND TEAR
GOLD
Mensagens
33.845
Reações
80.392
Pontos
1.839
OutRun 2 no volante deve ser delicinha…

Adorava jogar o primeiro, num flíper perto de casa, que tinha o cockpit bem ajeitado pra época.

Pura diversão. É um jogo que atende crianças e adultos. É o mais jogado pelos visitantes.

Tem um outro grupo que esse é do pessoal que disputa o Hill climb brazil - é um initial D Brasileiro - esses atualmente estão disputando tomada de tempo em Mapple valey do Forza.
 

Gentleman XXI

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
6.254
Reações
10.974
Pontos
503
Tá doido? A maior parte das pessoas tem dificuldade em controlar o carro com os analógicos. Sei que tem alguns poucos aí que são bons com isso, mas a maior parte vai ter dificuldade. Pegar gold nas licenças do Gran Turismo é bem mais fácil com um volante.

Via de regra, gamepad compensa mais nos arcades enquanto volante já dá bom nos simcade adiante.


O bom de ter games como FM7/FM8 e FH é da possibilidade de intercalar entre um ou outro periférico, de modo que a experiência não fique prejudicada.
 

Gentleman XXI

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
6.254
Reações
10.974
Pontos
503
OutRun 2 no volante deve ser delicinha…

Adorava jogar o primeiro, num flíper perto de casa, que tinha o cockpit bem ajeitado pra época.

Tive oportunidade de jogar OR2006 e não achei lá grande coisa não. Mas a experiência já fica boa com GRID 2 e Autosport.


Eu queria mesmo era usar volante no NFS Shift e U2. Acho que ia dar bom.
 


AngelizRiPPiN

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
2.152
Reações
2.268
Pontos
739
Comprei um volante e um suporte da extreme e se joguei 5 vezes foi muito, rs kkkk nesse carnaval vou decidir se fico com ele ou se passo pra frente... vou pegar uns jogo de corrida pra jogar sério.
 

Mestre Viril

Mil pontos, LOL!
Mensagens
6.849
Reações
12.630
Pontos
1.089
Já tive um da Multilaser com 90º e era bom pra jogar Horizon Chase, agora pra jogos mais "realistas" como NFS não era bom, parecia que o carro andava em cima do gelo.
 

AngelizRiPPiN

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
2.152
Reações
2.268
Pontos
739

O Rei Rubro

RIP AND TEAR
GOLD
Mensagens
33.845
Reações
80.392
Pontos
1.839
g29, ps5. mas n sei se vou vender n.


no pc? eu tentei jogar horizon chase e pelo menos no ps5 ele nao reconheceu o volante nem com reza.

Não reconhece mesmo. Eu tentei esse e outros tantos…sem Chance. O problema dos consoles nesse assunto é realmente esse: se o dev não coloca a opção, não tem como usar.

No contrário do PC que é possível customizar se a opção não vem de “fábrica”.
 

Gentleman XXI

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
6.254
Reações
10.974
Pontos
503
Não reconhece mesmo. Eu tentei esse e outros tantos…sem Chance. O problema dos consoles nesse assunto é realmente esse: se o dev não coloca a opção, não tem como usar.

No contrário do PC que é possível customizar se a opção não vem de “fábrica”.

Aproveitando o espaço, quais jogos suportam volante além dos simcade e simuladores? Você falou do OR2 e HC, mas tem outros arcades que dêem pra utilizar periféricos?
 

O Rei Rubro

RIP AND TEAR
GOLD
Mensagens
33.845
Reações
80.392
Pontos
1.839
Aproveitando o espaço, quais jogos suportam volante além dos simcade e simuladores? Você falou do OR2 e HC, mas tem outros arcades que dêem pra utilizar periféricos?

No PC acho que qualquer um. Mesmo em emulacao.

O importante é entender como foi feito o jogo original, porque aí no software da Logitech você já faz a primeira config: 90/180/360/900 graus. Se não me falha a memória, todo jogo feito para usar em joystick, tem que começar setando 90 ou 180…eu tenho tudo anotado num “read me” para cada jogo que setei…mas não lembro tudo agora de cabeça.

Aí dentro do emulador você tem mais alguns ajustes - como funciona a aceleração e o freio por exemplo - não é padrão, e dependendo da idade do jogo a lógica é diferente. E também alguns jogos que tem config para ser feito dentro do jogo, como F-zero GX e Outrun2.

Tentativa e erro. Mas se não for um jogo muito obscuro, você acha um “norte” com pesquisa no Google mesmo. E ir anotando e montando um file de config pra cada jogo, obviamente.

Mas depois que acha o que atende cada um, é 5 minutos pra setar. Só leva tempo para chegar lá porque é ajustando e testando até ficar bom.
 
Topo Fundo