O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Vsync sem delay - Só eu que não sabia?

s0ier

Camisa 10 da OS
Mensagens
7.514
Reações
17.386
Pontos
503
Galera, eu jogo PUBG e se tem um jogo que roda de forma porca é ele. Fiz diversos testes aqui e quase nunca fica satisfatório, basta cair numa cidade maior e com bastante players que o fps cai pra uns 60, por aí. E pior é que a sensação de tearing fica nojenta, como se estivesse muito pior.

Daí uma solução óbvia é ligar o Vsync, fica lindo a imagem, mas o delay vem junto e acaba com a competitividade num jogo de tiro online.

Nesse caso fui pesquisar algumas soluções e eis que encontro um vídeo no YouTube em inglês explicando e fazendo uns testes de que a melhor forma pra se usar o Vsync é travar os frames via Rivatuner um pouco abaixo do Hz do seu monitor, no meu caso travei a 70, já que meu monitor é 75. Então com os frames travados em 70 e com o Vsync ativado no jogo pude jogar com a imagem boa, sem tearing e de alguma forma também sem o delay típico do Vsync. Cara, não acreditei em como ficou bom.

E outra, com isso dá até pra fazer lives, visto que esse procedimento faz com que o PC se "poupe" um pouco.

Poxa, como eu não sabia disso antes?
 

T-Rexz

Lenda da internet
Mensagens
15.343
Reações
13.680
Pontos
1.604
Interessante.
Então, no caso de live, faça o teste pra ver como ficou o desempenho de jogar enquanto faz a live. Se o processamento ficar tranquilo com o Vsync travado, então pode ficar tranquilo, acho que não vai afetar muito, já que como joga travado a 70, não será muito peso não. Caso ocorra um pouco, tentar diminuir um pouco pra ver como fica. Qual é o seu processador?
 

adriano.barbosa42

Bam-bam-bam
Mensagens
1.198
Reações
1.717
Pontos
253
Eu sempre uso v-sync pra travar a 60, acho supérfluo framerate acima disso (meu monitor é 75 também), nunca percebi delay, e olhe que ainda jogo com controle bluetooth. Devo ser insensível... Kkkk
 

s0ier

Camisa 10 da OS
Mensagens
7.514
Reações
17.386
Pontos
503
Imagina a hora que vc descobrir o freesync
Eu tenho um monitor Freesync e tinha uma RX580 e não vi muita diferença entre usar o Freesync e não usar. Achei que não ajudou tanto no tearing.

Interessante.
Então, no caso de live, faça o teste pra ver como ficou o desempenho de jogar enquanto faz a live. Se o processamento ficar tranquilo com o Vsync travado, então pode ficar tranquilo, acho que não vai afetar muito, já que como joga travado a 70, não será muito peso não. Caso ocorra um pouco, tentar diminuir um pouco pra ver como fica. Qual é o seu processador?
Ryzen 5 2600X e uma GTX 1070Ti. Eu uso o NVENC pra lives.

Vou testar sim. Deve dar certo. Depois trago resultados.
 

T-Rexz

Lenda da internet
Mensagens
15.343
Reações
13.680
Pontos
1.604
Eu tenho um monitor Freesync e tinha uma RX580 e não vi muita diferença entre usar o Freesync e não usar. Achei que não ajudou tanto no tearing.


Ryzen 5 2600X e uma GTX 1070Ti. Eu uso o NVENC pra lives.

Vou testar sim. Deve dar certo. Depois trago resultados.

Vc tem um bom processador, cara!!
Faz o teste e posta o resultado pra gente!!!
 


sanchies

Mil pontos, LOL!
Mensagens
18.506
Reações
35.243
Pontos
1.053
Imagina a hora que vc descobrir o freesync

Imagina quando ele descobrir que o Refresh Rate mais alto diminui o input lag e aumenta a fluidez do FreeSync.

Eu tenho um monitor Freesync e tinha uma RX580 e não vi muita diferença entre usar o Freesync e não usar. Achei que não ajudou tanto no tearing.


Ryzen 5 2600X e uma GTX 1070Ti. Eu uso o NVENC pra lives.

Vou testar sim. Deve dar certo. Depois trago resultados.

Mas se você tem monitor de 75, se travar 70 ele vai estar dentro do range do FreeSync, ai ele vai dar uma diminuida leve no input lag. Mas se você deixar o Framerate encostar nos 75 ai vai ter o delay causado pelo V-SYNC. Além de limitar o framerate para 70fps (pode ser feito até 72) não pode deixar cair de 48fps porque teu monitor não tem LFC.
 

Passo's

Lenda da internet
Mensagens
31.519
Reações
33.038
Pontos
1.674
Trave a 74
A recomendação de travar abaixo é pelo fato do refresh real ser sempre menor arrendodado pra cima.

Tipo o refresh do seu deve ser 74.89 por exemplo.
Monitores de 144 geralmente tem 141~143.
Ative globalmente isso.
LbfQIXM.png



Se tu tens freesync não é pra ativar o ingame, é pra usar o do painel da vga.
 

Falkner

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
7.800
Reações
10.945
Pontos
753
Eu tenho um monitor Freesync e tinha uma RX580 e não vi muita diferença entre usar o Freesync e não usar. Achei que não ajudou tanto no tearing.


Ryzen 5 2600X e uma GTX 1070Ti. Eu uso o NVENC pra lives.

Vou testar sim. Deve dar certo. Depois trago resultados.

vamo configurar direito essa parada aí
a gpu ta ligada com display port?
ativa no monitor o freesync
e no driver nvidia:

Nvidia Control Panel Settings:

  • Set up G-SYNC > Enable G-SYNC, G-SYNC Compatible > Enable for full screen mode.
  • Manage 3D settings > Vertical sync > On (Why?).
In-game Settings:

  • Use “Fullscreen” or “Exclusive Fullscreen” mode (some games do not offer this option, or label borderless windowed as fullscreen).
  • Disable all available “Vertical Sync,” “V-SYNC,” “Double Buffer,” and “Triple Buffer” options.
  • If an in-game or config file FPS limiter is available, and framerate exceeds refresh rate:
    Set (a minimum of) 3 FPS limit below display’s maximum refresh rate (57 FPS @60Hz, 97 FPS @100Hz, 117 FPS @120Hz, 141 FPS @144Hz, etc).
RTSS Settings:

  • If an in-game or config file FPS limiter is not available and framerate exceeds refresh rate:
    Set (a minimum of) 3 FPS limit below display’s maximum refresh rate (see G-SYNC 101: External FPS Limiters HOWTO).
OR

Nvidia “Max Frame Rate” Settings*:


*Introduced in Nvidia driver version 441.87

  • If an in-game or config file FPS limiter is not available and framerate exceeds refresh rate:
    Set “Max Frame Rate” to “On,” and adjust slider to (a minimum of) 3 FPS limit below display’s maximum refresh rate.
 

s0ier

Camisa 10 da OS
Mensagens
7.514
Reações
17.386
Pontos
503
Então, fiz mais uns testes e agora já estou em dúvida. A imagem do jogo só fica totalmente "agradável" se eu deixar o v-sync do próprio jogo e sem travar os frames. Se eu travo em 72, por exemplo, já não fica tão "liso". Nem digo de tearing, mais da sensação de fluidez que passa.

Não que esse método que vocês passaram seja ruim, ele mantém o PC mais "estável", evitando aquelas caídas feias que dá dependendo do que está acontecendo no maá do jogo.

@Falkner
O freesync do monitor já não vem ativado por padrão, não? Procurei no menu dele aqui e não vi nada dizendo sobre ativar ou não. E sim, tenho dois monitores, no que eu jogo está via DP.

De qualquer forma amanhã vou fazer mais uns testes.
 

rodrigoxm49

Bam-bam-bam
Mensagens
5.554
Reações
5.288
Pontos
403
Mistério resolvido. Freesync estava ativado. Não tem outra explicação. Esse procedimento que vc passou não elimina e nem reduz tearing, pelo contrário. Quanto menos frames, sem alguma sincronização, mais observavel o tearing. Pois a distância e inconsistência de um frame encapsulado pra outro aumenta proporcionalmente conforme os frames por segundo são reduzidos.

Solução aí é MUITO simples.

Confirma que o Freesync tá ativado (vc que tem nVidia precisa ser por DP) edai vc tem uma escolha dentre as três a fazer:

A) Liga o Vsync, o que totalmente desaconselhável se joga com mouse e teclado
B) Limita os frames abaixo do range (geralmente 72FPS em monitores 75Hz) pelo painel da nVidia ou MSI AB.
C) Só liga o Fast Sync no painel da nVidia

A opção C é a melhor de todas de maneira geral. A opção A deve ser evitada a todo custo. Vsync jamais é o lema de quem joga com telcado e mouse. A opção B é interessante se vc tá jogando algum game competitivo online e não quer ter input lag aumentado por conta de um jogo rodar em GPU Bound (99% de uso de GPU).

Cenários para B: Jogos AAA de campanha, que geralmente são de alta demanda de GPU. Limitando os frames e dando uma folguinha pra placa, vc vai ter um input lag melhor, não vai mudar muito sua experiência, pois não haverá vantagem competitiva e ainda vai rodar a placa mais fria.

Cenários pra C: Fortnite, que é um jogo extremamente leve e certamente você faz mais de 100FPS. Talvez 150FPS. Assim vc não perde a imensa e absurda vantagem competitiva que é jogar com mais frames e também não precisa lidar com tearing ou framepace horrorosa. O Fast Sync cuida disso pravc.

Cenário pra A: Nenhum. Se vc liga Vsync, tinha que ser preso rsrs.
 
Ultima Edição:

nominedomine

Mil pontos, LOL!
Mensagens
26.422
Reações
51.458
Pontos
1.254
Meu monitor é 75Hz também e faço isso, o pra mim cravado em 60fps está ótimo. Mesmo em jogo onde eu conseguiria travar em mais de que 60fps acho sempre bom ter uma folga. Mas não jogo nada competitivo, se jogasse provavelmente iria querer o máximo de frames possivel.
 

Grave Uypo

Piloto de Grifos
VIP
Mensagens
17.996
Reações
31.291
Pontos
1.753
Eu tenho um monitor Freesync e tinha uma RX580 e não vi muita diferença entre usar o Freesync e não usar. Achei que não ajudou tanto no tearing.


Ryzen 5 2600X e uma GTX 1070Ti. Eu uso o NVENC pra lives.

Vou testar sim. Deve dar certo. Depois trago resultados.
vc usou errado então. freesync elimina tearing e ainda por cima elimina stutter de framerate diferente da velocidade de refresh.
 

sanchies

Mil pontos, LOL!
Mensagens
18.506
Reações
35.243
Pontos
1.053
FreeSync em 75Hz (FreeSync Comum) além de não ter LFC (que é o maior diferencial da tecnologia e inclusive faz pensar que monitores G-SYNC nativo são deuses na Terra quando na verdade podem ser inferiores aos monitores FreeSync Premium, dependendo do monitor de comparação) o espaço fica muito apertado para se criar uma fluidez em relação aos 60Hz comum ai muitas pessoas essa sensação de "não vejo diferença" mesmo.


Então, fiz mais uns testes e agora já estou em dúvida. A imagem do jogo só fica totalmente "agradável" se eu deixar o v-sync do próprio jogo e sem travar os frames. Se eu travo em 72, por exemplo, já não fica tão "liso". Nem digo de tearing, mais da sensação de fluidez que passa.

Não que esse método que vocês passaram seja ruim, ele mantém o PC mais "estável", evitando aquelas caídas feias que dá dependendo do que está acontecendo no maá do jogo.

@Falkner
O freesync do monitor já não vem ativado por padrão, não? Procurei no menu dele aqui e não vi nada dizendo sobre ativar ou não. E sim, tenho dois monitores, no que eu jogo está via DP.

De qualquer forma amanhã vou fazer mais uns testes.

FreeSync não vem configurado por padrão e precisa ser configurado jogo por jogo. Apesar que, configurando corretamente o PERFIL GLOBAL do driver da GPU, a maioria dos jogos devem funcionar nativamente.

Mas ainda tem vários jogos e emuladores que você precisa adicionar a compatibilidade manualmente.
 
Ultima Edição:

s0ier

Camisa 10 da OS
Mensagens
7.514
Reações
17.386
Pontos
503
Ah, eu desisti. Nenhuma opção fica boa. Acho que o problema é o jogo mesmo. Aliás, eu quando tento fazer live fica horrível, a performance cai tenebrosamente. Engraçado que eu sempre ouvi falar que com NVENC não afetava muito, sei...
 

rodrigoxm49

Bam-bam-bam
Mensagens
5.554
Reações
5.288
Pontos
403
FreeSync em 75Hz (FreeSync Comum) além de não ter LFC (que é o maior diferencial da tecnologia e inclusive faz pensar que monitores G-SYNC nativo são deuses na Terra quando na verdade podem ser inferiores aos monitores FreeSync Premium, dependendo do monitor de comparação) o espaço fica muito apertado para se criar uma fluidez em relação aos 60Hz comum ai muitas pessoas essa sensação de "não vejo diferença" mesmo.




FreeSync não vem configurado por padrão e precisa ser configurado jogo por jogo. Apesar que, configurando corretamente o PERFIL GLOBAL do driver da GPU, a maioria dos jogos devem funcionar nativamente.

Mas ainda tem vários jogos e emuladores que você precisa adicionar a compatibilidade manualmente.
Eu tô com preguiça braba de procurar, mas LFC não é uma compensação abaixo do range?

Porque quando a pessoa diz que não percebeu o Freesync 75Hz, éporque não se manteve no range. Que é bem altinho até. Geralmente de 48Hz até 72hz se não me engano. Ou 75Hz mesmo, não lembro.

Já monitores144Hz possuem LFC. Ai abaixo do range, que não lembro qual cálculo geralmente se faz), ele entra em ação e chega até quase 30Hz.

Então geralmente o cara que não percebeu o Freesync funcionando é pq tem monitor 75Hz e rodou abaixo de 47FPS. Ou acima de 73FPS.
 

Falkner

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
7.800
Reações
10.945
Pontos
753
Eu tô com preguiça braba de procurar, mas LFC não é uma compensação abaixo do range?

Porque quando a pessoa diz que não percebeu o Freesync 75Hz, éporque não se manteve no range. Que é bem altinho até. Geralmente de 48Hz até 72hz se não me engano. Ou 75Hz mesmo, não lembro.

Já monitores144Hz possuem LFC. Ai abaixo do range, que não lembro qual cálculo geralmente se faz), ele entra em ação e chega até quase 30Hz.

Então geralmente o cara que não percebeu o Freesync funcionando é pq tem monitor 75Hz e rodou abaixo de 47FPS. Ou acima de 73FPS.

é isso ai mesmo
a grosso modo o lfc "dobra" o refresh rate do monitor, ou seja, se o jogo ta rodando a 30 fps = 60hz, e assim por diante
em monitores 75hz isso não é possível obviamente, pois passou de 75 fps o freesync é desativado, assim como abaixo de 48 fps
 

sanchies

Mil pontos, LOL!
Mensagens
18.506
Reações
35.243
Pontos
1.053
Eu tô com preguiça braba de procurar, mas LFC não é uma compensação abaixo do range?

Porque quando a pessoa diz que não percebeu o Freesync 75Hz, éporque não se manteve no range. Que é bem altinho até. Geralmente de 48Hz até 72hz se não me engano. Ou 75Hz mesmo, não lembro.

Já monitores144Hz possuem LFC. Ai abaixo do range, que não lembro qual cálculo geralmente se faz), ele entra em ação e chega até quase 30Hz.

Então geralmente o cara que não percebeu o Freesync funcionando é pq tem monitor 75Hz e rodou abaixo de 47FPS. Ou acima de 73FPS.

LFC permite que você jogue até em 15~18fps ainda dentro do FreeSync. Ele aumenta o range do FreeSync.
 

sanchies

Mil pontos, LOL!
Mensagens
18.506
Reações
35.243
Pontos
1.053
Sim, eu to ligado, cheguei a comentar isso. Mas 15 a 18FPS eu acho que não, hein. Crtz?

Lembra quando eu falo dos 30fps com o FreeSync ? É por isso, pois 30fps ainda está dentro do range e portanto você não tem tearing nem stutter mesmo com esse framerate.

E também é por isso que os reviews do RTINGs são feitos dessa forma:

181357

VRR Minimum <20Hz

Eu digo 15 a 18fps porque testei no Emulador MAME, tem alguns jogos que rodam nessa faixa. No RetroArch eu comecei a ver engasgo abaixo de 14fps no core do Nintendo 64.
 

rodrigoxm49

Bam-bam-bam
Mensagens
5.554
Reações
5.288
Pontos
403
Lembra quando eu falo dos 30fps com o FreeSync ? É por isso, pois 30fps ainda está dentro do range e portanto você não tem tearing nem stutter mesmo com esse framerate.

E também é por isso que os reviews do RTINGs são feitos dessa forma:

Visualizar anexo 181357

VRR Minimum <20Hz

Eu digo 15 a 18fps porque testei no Emulador MAME, tem alguns jogos que rodam nessa faixa. No RetroArch eu comecei a ver engasgo abaixo de 14fps no core do Nintendo 64.
Encontrei essa informação aqui.

large



Chuto eu, pela forma como funciona, duplicando frames dinamicamente, deve acrescentar massivo input lag jogar no range do LFC.
 

Falkner

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
7.800
Reações
10.945
Pontos
753
Achei a continha que faz do LFC.

large


LFC só funciona em painéis 144Hz, pela razão abaixo explicada. E não abaixo de 30Hz não.

"LFC is automatically enabled for any Freesync monitor with a max Freesync range 2.5x above the minimum."

Chuto eu, pela forma como funciona, duplicando frames dinamicamente, deve acrescentar massivo input lag jogar no range do LFC.

funciona diferente entre nvidia e amd
 

sanchies

Mil pontos, LOL!
Mensagens
18.506
Reações
35.243
Pontos
1.053
Encontrei essa informação aqui.

large



Chuto eu, pela forma como funciona, duplicando frames dinamicamente, deve acrescentar massivo input lag jogar no range do LFC.

O que afeta o input lag diretamente é o refresh rate do monitor.

Logo um monitor FreeSync Premium (G-SYNC Compatible) em 240Hz é superior ao G-SYNC Nativo em 144Hz/165Hz. Mas ambos os tipos de monitores em 144Hz possuem o mesmo input lag aproximadamente.

Por exemplo, se você jogar um jogo do PC em 35fps/144Hz com FreeSync (no range do LFC por estar abaixo de 48) e pegar o mesmo jogo nos Consoles em 35fps/60Hz, você terá input lag menor no PC. Mesmo os jogos sendo idênticos e rodando no mesmo framerate.
 

sanchies

Mil pontos, LOL!
Mensagens
18.506
Reações
35.243
Pontos
1.053
funciona diferente entre nvidia e amd


Mas estamos falando de Freesync, não Gsync.

Hoje em dia ambos funcionam da mesma forma.

G-SYNC Compatible, VRR (Adaptive-Sync), FreeSync Premium/Pro = LFC via Software

G-SYNC, G-SYNC Ultimate = LFC via Hardware

A diferença é que o LFC via Hardware permite ir até 1 fps e o LFC via Software não consegue se manter abaixo de 15~18fps. Por isso todos os monitores G-SYNC Compatible aceitam placas AMD Radeon porque é tudo via Software.
 

rodrigoxm49

Bam-bam-bam
Mensagens
5.554
Reações
5.288
Pontos
403
O que afeta o input lag diretamente é o refresh rate do monitor.

Logo um monitor FreeSync Premium (G-SYNC Compatible) em 240Hz é superior ao G-SYNC Nativo em 144Hz/165Hz. Mas ambos os tipos de monitores em 144Hz possuem o mesmo input lag aproximadamente.

Por exemplo, se você jogar um jogo do PC em 35fps/144Hz com FreeSync (no range do LFC por estar abaixo de 48) e pegar o mesmo jogo nos Consoles em 35fps/60Hz, você terá input lag menor no PC. Mesmo os jogos sendo idênticos e rodando no mesmo framerate.
São dos fatores relacionados a isso. Refresh Rate do monitor e a sincronia utilizada, caso haja. Se fosse só refresh, Vsync resolveria o problema. Sendo VRR não há problema, não aumenta latência. Mas se for algum modo de compensação dobrando frames, isso necessariamente vai interferir na latência. Não tem como não interferir. Pode até passar uma impressão de suavidade, mas haverá aumento da latência se comparado a nenhuma sincronia.
 

sanchies

Mil pontos, LOL!
Mensagens
18.506
Reações
35.243
Pontos
1.053
São dos fatores relacionados a isso. Refresh Rate do monitor e a sincronia utilizada, caso haja. Se fosse só refresh, Vsync resolveria o problema. Sendo VRR não há problema, não aumenta latência. Mas se for algum modo de compensação dobrando frames, isso necessariamente vai interferir na latência. Não tem como não interferir. Pode até passar uma impressão de suavidade, mas haverá aumento da latência se comparado a nenhuma sincronia.

O diferencial do FreeSync é justamente não ter penalização de input lag com a técnica de compensação de frames além de melhorar a transição entre quadros.

Essa input lag que você se refere é em relação aos Refresh Rate mais baixos, pois em 240Hz essa diferença se anula. Ai depende da importância que a pessoa dá ao refresh rate.

181405
 

Passo's

Lenda da internet
Mensagens
31.519
Reações
33.038
Pontos
1.674
FreeSync em 75Hz (FreeSync Comum) além de não ter LFC (que é o maior diferencial da tecnologia e inclusive faz pensar que monitores G-SYNC nativo são deuses na Terra quando na verdade podem ser inferiores aos monitores FreeSync Premium, dependendo do monitor de comparação) o espaço fica muito apertado para se criar uma fluidez em relação aos 60Hz comum ai muitas pessoas essa sensação de "não vejo diferença" mesmo.




FreeSync não vem configurado por padrão e precisa ser configurado jogo por jogo. Apesar que, configurando corretamente o PERFIL GLOBAL do driver da GPU, a maioria dos jogos devem funcionar nativamente.

Mas ainda tem vários jogos e emuladores que você precisa adicionar a compatibilidade manualmente.
Tem monitores 75hz com lfc

O meu incluso(aoc sniper)
 

Passo's

Lenda da internet
Mensagens
31.519
Reações
33.038
Pontos
1.674
Modelo ?

Está usando hack CRU ? (que é temporário e tem que refazer toda hora)
G2460VQ6
Tem monitores da asus e acer também de cabeça até 75hz com LFC.
Não preciso alterar no cru, fora que isso não é hack. Se monitor não tiver suporte a lfc ficará um lixo ao dropar frames mesmo alterando no CRU. A parada de forçar aumentar range nele é pra monitor que já aguenta por padrão.
Por padrão ele aqui vai de 48-75 sem colocar driver da aoc, basta colocar driver que vai pra 35-75

LFC não tem atrelação com frequência, basta lembrar o até bem vendido aqui C27FG70 da samsung.
144hz, 27'' e sem lfc.
 

rodrigoxm49

Bam-bam-bam
Mensagens
5.554
Reações
5.288
Pontos
403
O diferencial do FreeSync é justamente não ter penalização de input lag com a técnica de compensação de frames além de melhorar a transição entre quadros.

Essa input lag que você se refere é em relação aos Refresh Rate mais baixos, pois em 240Hz essa diferença se anula. Ai depende da importância que a pessoa dá ao refresh rate.

Visualizar anexo 181405
Cara, eu sei que o diferencial do Freesync é esse. Vc não tá prestando muita atenção nas coisas que eu to escrevendo rsrs.

Falei do LFC e da forma como ele funciona. Se vc adiciona um frame, vc está aumentando o input lag. Dependendo de quantos frames você está adicionado pra completar o encapsulamento dos quadros, ele pode ser alto feito o Vsync.
 

sanchies

Mil pontos, LOL!
Mensagens
18.506
Reações
35.243
Pontos
1.053
G2460VQ6
Tem monitores da asus e acer também de cabeça até 75hz com LFC.
Não preciso alterar no cru, fora que isso não é hack. Se monitor não tiver suporte a lfc ficará um lixo ao dropar frames mesmo alterando no CRU. A parada de forçar aumentar range nele é pra monitor que já aguenta por padrão.
Por padrão ele aqui vai de 48-75 sem colocar driver da aoc, basta colocar driver que vai pra 35-75

LFC não tem atrelação com frequência, basta lembrar o até bem vendido aqui C27FG70 da samsung.
144hz, 27'' e sem lfc.

Samsung C27FG70 tem LFC sim, pois a janela dele é 70-144Hz, eu já tive um monitor dessa série, que é o C24FG73. Mas parei de usar devido aos artefatos do painel VA na época, hoje a Samsung melhorou mitigou eles com a série Odyssey.

Isso é gambiarra, e sim FreeSync tem relação com a frequência sim, porque por ser via Software, quanto maior a janela de refresh rate, mais efetivo a tecnologia é. Logo o monitor mais fluído que o dinheiro pode comprar atualmente, são os de 360Hz, embora quem tem um de 240Hz ou um de 280Hz overclock, talvez nem sinta a diferença. Refresh Rate afeta diretamente na fluidez e Input Lag, monitor de 75Hz com FreeSync e LFC ao mesmo tempo é exceção da exceção e não deve ser levado em conta, pois nem a AOC fabrica mais, tanto é que o atual mercado dela dos AOC Snipers é o AOC Speed de 75Hz (AOC 24G2HE5 e AOC 27G2HE5) e o AOC Hero (AOC 24G2/BK e AOC 27G2/BK).

181434

Qualquer coisa vai lá no Blur Busters e sai no tapa com eles.

LFC via Software exige que o número máximo seja ao menos 2x o mínimo, ou seja 76/48 = 1,58 qualquer coisa diferente disso é gambiarra seja da própria marca, seja via CRU.

O G-SYNC nativo não exige essa diferença pelo LFC ser via Hardware e portanto tanto faz a diferença do máximo em relação ao mínimo.

Cara, eu sei que o diferencial do Freesync é esse. Vc não tá prestando muita atenção nas coisas que eu to escrevendo rsrs.

Falei do LFC e da forma como ele funciona. Se vc adiciona um frame, vc está aumentando o input lag. Dependendo de quantos frames você está adicionado pra completar o encapsulamento dos quadros, ele pode ser alto feito o Vsync.

Se fosse assim ninguém mais compraria monitor hoje em dia e muito menos a indústria estaria migrando para o HDMI 2.1.

A únicas coisas que a técnica de interpolação de frames do FreeSync podem causar são os artefatos dependendo do tipo de painel que se usa. Ghosting, Smearing, Corona, Motion Blur, Brightness Flickering. Ele só tem diferença de Input Lag em Refresh Rate até 144/165Hz e isso somente nos jogos que conseguem chegar nessa taxa de framerate, pois em 240Hz a diferença é nula.

Mesmo em 144Hz você já vai ter Input Lag mais baixo que os dos Consoles por eles rodarem em 60Hz. Independente do framerate no momento.
 
Ultima Edição:

Passo's

Lenda da internet
Mensagens
31.519
Reações
33.038
Pontos
1.674
Samsung C27FG70 tem LFC sim, pois a janela dele é 70-144Hz, eu já tive um monitor dessa série, que é o C24FG73. Mas parei de usar devido aos artefatos do painel VA na época, hoje a Samsung melhorou mitigou eles com a série Odyssey.

Isso é gambiarra, e sim FreeSync tem relação com a frequência sim, porque por ser via Software, quanto maior a janela de refresh rate, mais efetivo a tecnologia é. Logo o monitor mais fluído que o dinheiro pode comprar atualmente, são os de 360Hz, embora quem tem um de 240Hz ou um de 280Hz overclock, talvez nem sinta a diferença. Refresh Rate afeta diretamente na fluidez e Input Lag, monitor de 75Hz com FreeSync e LFC ao mesmo tempo é exceção da exceção e não deve ser levado em conta, pois nem a AOC fabrica mais, tanto é que o atual mercado dela dos AOC Snipers é o AOC Speed de 75Hz (AOC 24G2HE5 e AOC 27G2HE5) e o AOC Hero (AOC 24G2/BK e AOC 27G2/BK).

Visualizar anexo 181434

Qualquer coisa vai lá no Blur Busters e sai no tapa com eles.

LFC via Software exige que o número máximo seja ao menos 2x o mínimo, ou seja 76/48 = 1,58 qualquer coisa diferente disso é gambiarra seja da própria marca, seja via CRU.

O G-SYNC nativo não exige essa diferença pelo LFC ser via Hardware e portanto tanto faz a diferença do máximo em relação ao mínimo.



Se fosse assim ninguém mais compraria monitor hoje em dia e muito menos a indústria estaria migrando para o HDMI 2.1.

A únicas coisas que a técnica de interpolação de frames do FreeSync podem causar são os artefatos dependendo do tipo de painel que se usa. Ghosting, Smearing, Corona, Motion Blur, Brightness Flickering. Ele só tem diferença de Input Lag em Refresh Rate até 144/165Hz e isso somente nos jogos que conseguem chegar nessa taxa de framerate, pois em 240Hz a diferença é nula.

Mesmo em 144Hz você já vai ter Input Lag mais baixo que os dos Consoles por eles rodarem em 60Hz. Independente do framerate no momento.
C27FG70 não tem lfc
M7EGNe8.png

Qualquer coisa vai lá e saia no tapa com a AMD.
Tu ainda errou o janela range de bonus.

LFC não é obrigado a funcionar com frequência nenhuma de dobro do refresh.. Ele tem janela de colisão apenas, já que ele espera aquele refresh para compensar dobrado e colocando algum ms nisso.
Seu 144hz tem colisão aproximadas de 6,9ms(1 dos seus 144, 1/444segundos). No caso de 76hz tem 13,1ms [0....13,1ms]
No caso um teria stutter de 6,9ms e o outro de 13,1ms máximos
OBVIAMENTE que ter frequência nas alturas(360hz) fará com que essa janela seja bem reduzida com menos chances(quase nulas, 2.8ms) de encontrar stutter na duplicação. Todavia não tem essa mágica limitação de ser o dobro dos frames e ser "armengo" "hack"
A única afirmativa válida é que o stutter do lfc(já que ele espera atualizar antes) melhora ou piora a depender da frequência.

"exceção da exceção"
XR341CK
27MK430H
G2590VXQ
PX275h
35BN75C
E mais:
Pavilion 32 QHD
35WN73A
BX340CK
G2460VQ6 que citei
MG279Q
35WN75C
E por ai...

Obviamente que serão menos já que é recurso mais premium do freesync e não faz sentido colocar nos de mais entrada.
Mas apenas por isso.


LFC via Software exige que o número máximo seja ao menos 2x o mínimo, ou seja 76/48 = 1,58 qualquer coisa diferente disso é gambiarra seja da própria marca, seja via CRU.
Sua própria afirmação não faz sentido já que seria 75/35.
 
Ultima Edição:

sanchies

Mil pontos, LOL!
Mensagens
18.506
Reações
35.243
Pontos
1.053
C27FG70 não tem lfc
M7EGNe8.png

Qualquer coisa vai lá e saia no tapa com a AMD.
Tu ainda errou o janela range de bonus.

LFC não é obrigado a funcionar com frequência nenhuma. Ele tem janela de colisão apenas, já que ele espera aquele refresh para compensar dobrado e colocando algum ms nisso.
Seu 144hz tem colisão aproximadas de 6,9ms(1 dos seus 144, 1/444segundos). No caso de 76hz tem 13,1ms [0....13,1ms]
No caso um teria stutter de 6,9ms e o outro de 13,1ms máximos
OBVIAMENTE que ter frequência nas alturas(360hz) fará com que essa janela seja bem reduzida com menos chances(quase nulas, 2.8ms) de encontrar stutter na duplicação. Todavia não tem essa mágica limitação de ser o dobro dos frames e ser "armengo" "hack"
A única afirmativa válida é que o stutter do lfc melhora ou piora a depender da frequência.

"exceção da exceção"
XR341CK
27MK430H
G2590VXQ
PX275h
35BN75C
E mais:
Pavilion 32 QHD
35WN73A

G2460VQ6 que citei
MG279Q
35WN75C
E por ai...


Sua própria afirmação não faz sentido já que seria 75/35.

Samsung C27FG70 virou Samsung C27FG73, diferença apenas da base do Monitor, o Range dele é de 70-144 sendo 144/70 maior que 2.

É tipo comparar o ASUS ROG Strix XG32VQ com o ASUS TUF VG32VQ e atualmente ASUS TUF VG32VQ1B, são o mesmo monitor, sendo posterior a versão revisada.

Todos os monitores que citou são antigos de primeira geração do FreeSync. Só os de 100Hz pode desconsiderar porque são 144/120 capados devido à resolução Ultrawide que acaba pegando banda do Refresh Rate.

Porque você acha que o recém lançado Samsung Odyssey C34G5 só tem LFC pelo DisplayPort (60-165Hz onde 165/60 é maior que 2) e não pelo HDMI (60-100Hz onde 100/60 é menor que 2) ?

De resto, alguns do que citou ai nem tem LFC como o Acer BX340CK, HP Pavilion 32 QHD, LG 27MK430H.

O próprio ASUS MG279Q que citou também, atualmente tem 144Hz.

Não que seja obrigado a funcionar com frequência alta e sim, para que a janela de refresh rate seja larga e além disso, o Refresh Rate + FreeSync influencia no Input Lag, quanto mais alto o Refresh Rate, menor o Stutter (melhor transição de quadros) e menor o Input Lag, mas nisso tu acabou concordando comigo. Portanto só confirmou o que eu disse.

O efeito que isso causa é o QFT
181470
 

rodrigoxm49

Bam-bam-bam
Mensagens
5.554
Reações
5.288
Pontos
403
Samsung C27FG70 tem LFC sim, pois a janela dele é 70-144Hz, eu já tive um monitor dessa série, que é o C24FG73. Mas parei de usar devido aos artefatos do painel VA na época, hoje a Samsung melhorou mitigou eles com a série Odyssey.

Isso é gambiarra, e sim FreeSync tem relação com a frequência sim, porque por ser via Software, quanto maior a janela de refresh rate, mais efetivo a tecnologia é. Logo o monitor mais fluído que o dinheiro pode comprar atualmente, são os de 360Hz, embora quem tem um de 240Hz ou um de 280Hz overclock, talvez nem sinta a diferença. Refresh Rate afeta diretamente na fluidez e Input Lag, monitor de 75Hz com FreeSync e LFC ao mesmo tempo é exceção da exceção e não deve ser levado em conta, pois nem a AOC fabrica mais, tanto é que o atual mercado dela dos AOC Snipers é o AOC Speed de 75Hz (AOC 24G2HE5 e AOC 27G2HE5) e o AOC Hero (AOC 24G2/BK e AOC 27G2/BK).

Visualizar anexo 181434

Qualquer coisa vai lá no Blur Busters e sai no tapa com eles.

LFC via Software exige que o número máximo seja ao menos 2x o mínimo, ou seja 76/48 = 1,58 qualquer coisa diferente disso é gambiarra seja da própria marca, seja via CRU.

O G-SYNC nativo não exige essa diferença pelo LFC ser via Hardware e portanto tanto faz a diferença do máximo em relação ao mínimo.



Se fosse assim ninguém mais compraria monitor hoje em dia e muito menos a indústria estaria migrando para o HDMI 2.1.

A únicas coisas que a técnica de interpolação de frames do FreeSync podem causar são os artefatos dependendo do tipo de painel que se usa. Ghosting, Smearing, Corona, Motion Blur, Brightness Flickering. Ele só tem diferença de Input Lag em Refresh Rate até 144/165Hz e isso somente nos jogos que conseguem chegar nessa taxa de framerate, pois em 240Hz a diferença é nula.

Mesmo em 144Hz você já vai ter Input Lag mais baixo que os dos Consoles por eles rodarem em 60Hz. Independente do framerate no momento.
Cara, a minha dúvida é só se aumenta muito. Eu não tenho a menor dúvida que o LFC aumenta o input lag.
 
Topo Fundo