Nem só isso, muito jogo GAAS é EXTREMAMENTE explorador. Eles não querem que o jogador se divirta, eles querem que ele ache que está quase lá mas se gastar ele vai conseguir a satisfação que parecia faltar. Já foi mostrado várias vezes que não é assim, um jogo que agrada ao público é sempre aquele que é divertido por si só, que é tão divertido que faz o jogador querer um pouquinho a mais dele.O Helldivers é justamente algo mais funcional. O jogo sempre seguiu este caminho de multiplayer, só que o primeiro foi sub explorado até pelo momento do mercado quando foi lançado (e a Sony tinha vários joguinhos assim como Alienation e Dead Nation), então expandiram algo que tinha tudo para dar certo.
O problema desta galera que flopou é que eles pegaram equipes acostumadas a fazer jogos single, sem know-how em jogos multiplayer e ordenaram a simplesmente pegar um jogo que poderia ser single e forçar a ser uma GaaS multiplayer. É um jogo produzido a marteladas que irrita não só o consumidor, mas quem produz também, já que é uma ordem vinda de cima que o cara tem que acatar sem questionar.
O problema nunca foi o gênero, GaaS também é maneiro, o problema é a metodologia.
Ele tem que sentir que tem alguma progressão, boas recompensas e não ficar duas horas olhando pra uma tela de status com oitenta possibilidades e uns itens imbecis que você não sente se realmente faz a diferença.
Foda é que eventualmente as empresas que fazem jogos assim caem na armadilha de querer ganhar mais fazendo menos, é só ver coisa como Overwatch 2, Pay Day 3, etc.