O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Xenofobia contra os nordestinos.

Elijah Kamski

Bam-bam-bam
Mensagens
5.295
Reações
11.923
Pontos
353
r6fvr83ycie61.png


Aproveitando essa discussão no BBB, acho uma boa debater isso aqui. Incrível como o pessoal pega tanto no pé dos nordestinos, independente do local. Pior que, o motivo desse debate, veio de uma militante se achando mais educada por ser de Curitiba.

O pior que o Brasil inteiro está ruim economicamente, com diversos problemas, mas ainda há idiotas achando ser melhores por viver numa região específica.

Em pleno 2021 e isso ainda acontece.
 

Doug.Exausto

Bam-bam-bam
Mensagens
2.191
Reações
4.949
Pontos
303
Isso não é de agora. É histórico pela migração massiva de nordestinos indo para o sudeste e Sul a procura de emprego. Ninguém gosta de receber migrantes pobres ou miseráveis e, por conta desse histórico, o nordestino ficou estereotipado.

Falando por SP, que é onde e tenho mais experiência, na capital não há tanto pré-conceito quanto se tem no interior. Já conheci gente que afirmava que a existência de favelas em SP é culpa dos nordestinos e que lamentam que os paulistas não fizeram força para expulsá-los daqui.
 

Elijah Kamski

Bam-bam-bam
Mensagens
5.295
Reações
11.923
Pontos
353
Isso não é de agora. É histórico pela migração massiva de nordestinos indo para o sudeste e Sul a procura de emprego. Ninguém gosta de receber migrantes pobres ou miseráveis e, por conta desse histórico, o nordestino ficou estereotipado.

Falando por SP, que é onde e tenho mais experiência, na capital não há tanto pré-conceito quanto se tem no interior. Já conheci gente que afirmava que a existência de favelas em SP é culpa dos nordestinos e que lamentam que os paulistas não fizeram força para expulsá-los daqui.
O mais curioso é que no próprio Nordeste há muitos descendentes de Europeus, inclusive é comum saber de pessoas com descendência holandesa em Pernambuco.
 

baggunn3r

Mil pontos, LOL!
Mensagens
6.669
Reações
10.128
Pontos
1.029
Normal: ser humano é um saco de b*sta que fala, anda, pensa e vive de ilusão.

A dinâmica é sempre a mesma: quem mora em uma cidade/ região/ país mais desenvolvido tende a se achar melhor. O choque de realidade para quem discrimina acontece quando ele é aquele que veio de um lugar menos prestigiado: aí é choro, vitimismo e lamúria.

Convenhamos que tem coisa muito mais importante para gastar energia que se preocupar com essas coisas...
 


Giant Enemy Crab

Wyrd biõ ful ãræd
Mensagens
35.804
Reações
93.064
Pontos
1.353
acho que xenofobia existe mais pelo fato de quantidade.

sou paulista e não era incomum eu "sofrer xenofobia" por ser paulista em cantos do Brasil que não tinha paulista.
Por causa do sotaque, ou dos costumes de andar na calçada ao invés de andar no meio da rua.
Por ser descendente de japones direto eu era alvo de racismo em cantos do Brasil que não havia asiatico, até por professoras na escola, enquanto em São Paulo eu era só mais um figurante no meio da multidão.

Pessoas mediocres, pra não dizer sofrerem de baixa utilização cerebral, que não são acostumadas a grupos "de fora" (mesmo em ambito local), independente da causa, vão acabar tendo preconceito com tudo que não faça parte da sua própria bolha.

No caso dos nordestinos, deve agravar pelo simples fato que uma boa parcela dos imigrantes do nordeste que vão pra são paulo, costumam ser de "procedencia humilde", acaba tendo um duplo preconceito ai que acaba descambando pra xenofobia, por parte de parte dos paulistanos mais "bem de vida".
Duvido muito que uma Lisiane Gurgel Rocha* da vida quando vai pra São Paulo, passa pelos mesmos perrengues de idiotas que um protagonista de musica do Mamonas Assassinas aleatório**.

*.: joguei no google aqui pessoas ricas de origem do nordste, foi a primera da lista de bilionarios.

**.:
 
Ultima Edição:

Gentleman XXI

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
6.235
Reações
10.944
Pontos
503
Nunca tive motivo para ser preconceituoso com eles.

Na realidade, sempre os via alguém muito esforçado, pessoas que lutam com muita garra dia após dia. Quem vê de perto sabe a grandeza deste povo. A seca e região árida não é pra qualquer um, duvido que um cara de sudeste - até eu - resistir a seca brava com a fome oculta rolando por lá. Deve ser por isso que eles têm a má fama, especialmente os baianos mas que serve de parâmetro à todos daquela região - a baixa disposição para serviços braçais e laborais, em vista da baixa produção com alto nível de desemprego estrutural por lá.


Graças a eles, que a partir da década 70, ajudaram a tornar o sudeste, sobretudo eixo São Paulo - Rio de Janeiro no desenvolvimento de metrópoles e posteriormente, megalópoles. Contribuíram e ainda contribuem também em muitas cidades mineiras, capixabas e obviamente, em regiões do sul onde estão sofrendo uma grande resistência do que sofriam dos 1970 até 1980 de forma desrespeitosa.



Temos de admirar o povo que até hoje não foram devidamente reconhecidos ao que o tolice do preconceito permanece a nível xenófobo. Uma pena... o que seríamos se não tivéssemos Zé Ramalho, Gonzaga e Gonzaguinha, Frank Aguiar, Ivete Sangalo, Josué de Castro, Aguinaldo Silva, Lázaro Ramos, Caetano Veloso, Whinderson Nunes, Gilberto Gil, francisco ivens de sá, Nevaldo Rocha , Ilson Mateus, etc...


Todos eles que colaboraram na transformação do Estado Brasileiro moderno. Sem ismo aqui, por favor.
 

Gentleman XXI

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
6.235
Reações
10.944
Pontos
503
Isso não é de agora. É histórico pela migração massiva de nordestinos indo para o sudeste e Sul a procura de emprego. Ninguém gosta de receber migrantes pobres ou miseráveis e, por conta desse histórico, o nordestino ficou estereotipado.

Falando por SP, que é onde e tenho mais experiência, na capital não há tanto pré-conceito quanto se tem no interior. Já conheci gente que afirmava que a existência de favelas em SP é culpa dos nordestinos e que lamentam que os paulistas não fizeram força para expulsá-los daqui.

Tem esse risco sim mas nem sempre os nordestinos são culpados.

Se a prefeitura ainda não delimita efetivamente o cadastro atual para o controle e metas, imagina nas décadas de outrora que muitos vieram em massa porque uma determinada firma importante e credível se instalara por ali. Era previsível que ocorresse a entrada em massa dos respectivos migrantes não só do Nordeste mas até do Sul e Centro-Oeste, não esquecendo dos de Norte. Fiat de Betim é um bom exemplo: mal se instalou por ali e muita gente veio, nada mais natural que a dita movimentação.


Hoje em dia, há muitas cidades de perfil interior e de baixa concentração populacional cuja a gestão política opta por barrar a instalação de muitas empresas de transformações de base e até montagem de peças menores e maiores, justamente com o argumento de não querer chocar a transformação da urbanização na região rural, por neste ambiente residir costumes e culturas lhes próprios. Ou seja, não querem toda e qualquer empresa por lá sob o risco de dificultar o controle social e empobrecer a região com várias incidências sobre educação, segurança, infraestrutura, emprego, saúde, meio ambiente e com tudo o que a sociedade implica investimentos recorrentes, com razão (muita gente exige mais postos de saúde, de arcar com compromissos e imprevistos e por isso não estão preparados para esse choque na gestão).
 

Landstalker

Lenda da internet
Mensagens
19.356
Reações
39.661
Pontos
1.584
Nada de diferente no front. A ignorância é parte do que gera esses tipos de ataques.

E para os que acham que para os que "vivem no fórum" tá numa realidade muito diferente, é só ver os posts de alguns consagrados há 2 anos onde não tinham nenhum pudor em mostrar os seus preconceitos.

B36dgIl.png


27zYn08.png


Cpw2XSb.png


x3UQQTM.png


Eu que moro no nordeste e conheço vários de seus estados. Eu que morei em outras estados (inclusive do tão cultuado sul, do qual fiz bons amigos, alguns até me vistando aqui no NE). Eu que já tive em todas as regiões do Brasil, de forma categórica posso afirmar que não há nada mais que brasileiro que o nordeste, o norte e o centro-oeste. Essas regiões, em especial, sempre olham primeiro para as suas culturas locais para depois com o de fora.
 

ROLGENIO

Lenda da internet
Mensagens
23.384
Reações
71.581
Pontos
1.763
Esperando o primeiro responder:

"Mas nordestino nem é gente..."
 

k0tp

Bam-bam-bam
Mensagens
3.571
Reações
6.272
Pontos
353
casos de racismo e xenofobia sempre partem do pressuposto de que um é superior ao outro por algum motivo sem sentido nenhum

as vezes eu acho que as pessoas esquecem que vieram do mesmo orifício e vão virar um saco de ossos independente de quem são ou de onde nasceram
 

Gentleman XXI

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
6.235
Reações
10.944
Pontos
503
Há racismo entre os próprios nordestinos. Moro na Paraíba há 25 anos e sei do que estou falando. Os ambientes caros são frequentados por mestiços de brancos com indígenas que possuem uma baixíssima ancestralidade africana. Essas pessoas que frequentam os ambientes caros são os médicos, profissionais de destaque, frequentadores dos melhores cursos e por aí vai. Se você for ver o quadro de docentes de qualquer universidade pública daqui vai ver que os professores parecem portugueses, árabes ou mamelucos. Já presenciei muitos casos de racismo aqui na região, praticado por mestiços contra outros mestiços. É frequente os mestiços de negro, índio e branco serem chamados pejorativamente de cafuçu. Esses mestiços da elite tecnicamente são tão mestiços quanto os mais pobres... a diferença é que o racismo ocorre de uma maneira diferente na região - provável que seja uma herança dos portugueses. O povo nega a mestiçagem e busca o branqueamento ou ao menos uma diminuição do DNA negro no pool genético. Parece até piada o que estou falando, mas é real. É até difícil de explicar. Exemplo: uma pessoa 80% europeia, 15% indígena e 5% negra se considera melhor do que alguém 30% europeu, 40% negro e 30% indígena e busca alguém com o mesmo grau de "branqueamento".

Mas isso acontece até com afroamericanos da própria terra deles. Aí quando vem pra cá, é aquela pagação do HueBR à eles, como se todos os caras dali fossem Snoop Doog, Cris Brawn, James Brown, etc.... enquanto o nosso Charlinho Brown, Gilberto Gil e Zé Ramalho de nada têm valor para nós mesmos, em sua maioria.


Mas é o mundo Inteiro que persiste aquela confusão do "pool genético".
 

baggunn3r

Mil pontos, LOL!
Mensagens
6.669
Reações
10.128
Pontos
1.029
Há racismo entre os próprios nordestinos. Moro na Paraíba há 25 anos e sei do que estou falando. Os ambientes caros são frequentados por mestiços de brancos com indígenas que possuem uma baixíssima ancestralidade africana. Essas pessoas que frequentam os ambientes caros são os médicos, profissionais de destaque, frequentadores dos melhores cursos e por aí vai. Se você for ver o quadro de docentes de qualquer universidade pública daqui vai ver que os professores parecem portugueses, árabes ou mamelucos. Já presenciei muitos casos de racismo aqui na região, praticado por mestiços contra outros mestiços. É frequente os mestiços de negro, índio e branco serem chamados pejorativamente de cafuçu. Esses mestiços da elite tecnicamente são tão mestiços quanto os mais pobres... a diferença é que o racismo ocorre de uma maneira diferente na região - provável que seja uma herança dos portugueses. O povo nega a mestiçagem e busca o branqueamento ou ao menos uma diminuição do DNA negro no pool genético. Parece até piada o que estou falando, mas é real. É até difícil de explicar. Exemplo: uma pessoa 80% europeia, 15% indígena e 5% negra se considera melhor do que alguém 30% europeu, 40% negro e 30% indígena e busca alguém com o mesmo grau de "branqueamento".
Mestiço de achando caucasiano é ridículo ao extremo. Esses iludidos acham que uma condição socioeconômica privilegiada modifica seu genótipo/ fenótipo. Se caucasiano se achando é patético, imagina...
 
Ultima Edição:
D

Deleted member 219486

r6fvr83ycie61.png


Aproveitando essa discussão no BBB, acho uma boa debater isso aqui. Incrível como o pessoal pega tanto no pé dos nordestinos, independente do local. Pior que, o motivo desse debate, veio de uma militante se achando mais educada por ser de Curitiba.

O pior que o Brasil inteiro está ruim economicamente, com diversos problemas, mas ainda há idiotas achando ser melhores por viver numa região específica.

Em pleno 2021 e isso ainda acontece.


 

baggunn3r

Mil pontos, LOL!
Mensagens
6.669
Reações
10.128
Pontos
1.029

LucianoBraga

Operador de Marreta
Membro STAFF
Mensagens
50.279
Reações
175.734
Pontos
2.234
O curitibano médio é preconceituoso até com o resto do Paraná. É só não dar atenção.
Eu ignoro, mas a minha esposa normalmente debocha, chama de "Curitchiba", diz que "aqui tem TUDO, TUDO, parece Curitchiba".

:klol
 

Coffinator

Mil pontos, LOL!
Mensagens
63.058
Reações
182.356
Pontos
1.029
Pelo menos aqui na cidade ninguém deu meia-foda pra o que a mina lá falou e acho que realmente nem falou essas coisas todas. A pessoa tende a ver melhor lugares ou pessoas com as quais foi criada e tem afinidade.
 

Jogadô

Lenda da internet
Mensagens
29.322
Reações
21.616
Pontos
1.699
Olha,conheci muito nordestino de origem não humilde, acho que é o povo mais orgulhoso que conheci, eles adoram falar que "pessoal do sul" pra eles Paranaense e Gaúcho é tudo igual, santa Catarina nem existe, são tudo "metido", e tudo deles é melhor, praias, isso tem certa razão, comida, nem de longe, e músicas, pior ainda...
Na real ninguém é santo, é normal um certo bairrismo, mas coitadismo estraga o equilíbrio, se cada um contasse vantagem da sua terra e todos levassem na boa no final, mas não... Tem que ter choro.
 

Jogadô

Lenda da internet
Mensagens
29.322
Reações
21.616
Pontos
1.699
O curitibano médio é preconceituoso até com o resto do Paraná. É só não dar atenção.
Eu ignoro, mas a minha esposa normalmente debocha, chama de "Curitchiba", diz que "aqui tem TUDO, TUDO, parece Curitchiba".

:klol
Olha só, se fala isso de algum outro lugar é preconceito, mas contra curitibano tá liberado...
 

LucianoBraga

Operador de Marreta
Membro STAFF
Mensagens
50.279
Reações
175.734
Pontos
2.234
Olha só, se fala isso de algum outro lugar é preconceito, mas contra curitibano tá liberado...

Certa vez, anos atrás, fui fazer turismo no Ceará e tomei uma daquelas "Jardineiras" - que era basicamente um ônibus cheio de bancos de praça.
Aí tinha um guia que era meio "animador", e foi perguntando os estados dos quais os turistas vinham. Todo mundo foi falando os estados, inclusive a minha esposa e eu, que moramos no Paraná.

Quando chegou no pessoal de Curitiba, eles disseram "Curitiba". Não Paraná, Curitiba. O resto do Paraná nem existe.

No mais, nhé.
 

Jogadô

Lenda da internet
Mensagens
29.322
Reações
21.616
Pontos
1.699
Certa vez, anos atrás, fui fazer turismo no Ceará e tomei uma daquelas "Jardineiras" - que era basicamente um ônibus cheio de bancos de praça.
Aí tinha um guia que era meio "animador", e foi perguntando os estados dos quais os turistas vinham. Todo mundo foi falando os estados, inclusive a minha esposa e eu, que moramos no Paraná.

Quando chegou no pessoal de Curitiba, eles disseram "Curitiba". Não Paraná, Curitiba. O resto do Paraná nem existe.

No mais, nhé.
Porra, que tipo de curitibano anda naquilo? Não conheço nenhum... Curitiba não se restringe só pessoal do centro e Batel, tem muita gente no resto da cidade...
 

Madarame

Mil pontos, LOL!
Mensagens
14.099
Reações
35.089
Pontos
1.054
Eu zoou nordestino direto e tenho sangue nordestino tbm(minha bisavó veio de recife). :klol

Mas agora, xenofobia é foda. Sorte que nunca vi isso aqui com povo do nordeste(que em sua maioria são bem amigável).

Agora com o povo da Angola...
 

baggunn3r

Mil pontos, LOL!
Mensagens
6.669
Reações
10.128
Pontos
1.029
Na moral galera, como povo, estamos fudidos. Um judeu israelense que tava vendo no YouTube, residente no Brasil há anos, explicava que o brasileiro individualmente é ótimo: extrovertido, acolhedor, engraçado. Como povo, somos DESUNIDOS. Acertou em cheio: basta ver alguns posts antigos de alguns usuários. Uma tremenda desgraça.
 

LucianoBraga

Operador de Marreta
Membro STAFF
Mensagens
50.279
Reações
175.734
Pontos
2.234
Porra, que tipo de curitibano anda naquilo? Não conheço nenhum... Curitiba não se restringe só pessoal do centro e Batel, tem muita gente no resto da cidade...


É desconfortável pra c***lho mesmo, mas turismo, né? Passeio com guia, esses troços, todo mundo tem mais tolerância.
A questão é que esse Curitibano do resto da cidade é o trabalhador que não tem muito espaço orçamentário nem tempo ocioso pra sair sendo babaca mundo afora.

Geralmente o pessoal mais rico das capitais dos estados trata o pessoal dos outros municípios como se fosse caipira mesmo, mas aí não é bem a "xenofobia" tratada no tópico.
 

Jogadô

Lenda da internet
Mensagens
29.322
Reações
21.616
Pontos
1.699
É desconfortável pra c***lho mesmo, mas turismo, né? Passeio com guia, esses troços, todo mundo tem mais tolerância.
A questão é que esse Curitibano do resto da cidade é o trabalhador que não tem muito espaço orçamentário nem tempo ocioso pra sair sendo babaca mundo afora.

Geralmente o pessoal mais rico das capitais dos estados trata o pessoal dos outros municípios como se fosse caipira mesmo, mas aí não é bem a "xenofobia" tratada no tópico.
Resumiu a humanidade...
Eu particularmente não gosto das pessoas de uma forma geral, não tenho preconceito com ninguém específico...
 

Doug.Exausto

Bam-bam-bam
Mensagens
2.191
Reações
4.949
Pontos
303
O povo nega a mestiçagem e busca o branqueamento ou ao menos uma diminuição do DNA negro no pool genético. Parece até piada o que estou falando, mas é real. É até difícil de explicar. Exemplo: uma pessoa 80% europeia, 15% indígena e 5% negra se considera melhor do que alguém 30% europeu, 40% negro e 30% indígena e busca alguém com o mesmo grau de "branqueamento".

Mas isso aí é mais problema do Brasil (e ousaria dizer da américa latina) do que propriamente do Nordeste. Não é incomum esse pessoal que se acha ir para a Europa e tomar um choque ao perceber que é só mais um latino.
 

proximus-one

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
6.005
Reações
21.779
Pontos
999
Minha bronca com os Nordestinos é quando vêm com aquele papo de que são "cabra macho" ou que comem (no sentido de sexo) jumentos e cabras. E eles falam com uma naturalidade abismal put* m****.
 

Ataru

Bam-bam-bam
Mensagens
5.601
Reações
24.370
Pontos
353
O nordestino em si é muito legal. Povo simpático, hospitaleiro e faz de tudo para te alegrar. Mas, como toda sociedade, tem seus problemas. É importante reconhecer isso para melhorar.

As minhas ressalvas quanto ao povo nordestino são referentes a educação ligada a postura/senso de cidadania. Toda vez que voltava de viagem via Recife, por exemplo, era uma dor de cabeça. Primeiro porque era tudo uma zona, e isso se repete em outros serviços na registro em geral. Segundo por causa da má educação espacial das pessoas: umas se roçando/esbarrando nas outras, crianças gritando e correndo na sua frente, pessoas falando alto, não respeitam filas, etc.

Falam tanto de preconceito/xenofobia/racismo, mas o lugar que mais vi esses sentimentos aflorados foi em Salvador. Lembro que a população era majoritariamente negra, mas quando você ia num shopping, só tinha branco. O mesmo ocorria nos bairros melhores da cidade. Além disso, eles adoravam falar mal dos próprios nordestinos ou dos pernambucanos.
 
Topo Fundo