O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Zelda é uma das melhores franquias de todos os tempos, mas afinal de contas, algum superou Ocarina of Time?

Regmaester

Bam-bam-bam
Mensagens
1.961
Reações
2.865
Pontos
353
Então seguindo sua lógica, todo jogo recente é automaticamente superior à um antigo.
De forma objetiva faz sentido sim.

Pega Goldeneye, por exemplo. Foi masterpiece na época e super divertido e um ótimo jogo. Mas qq FPS hoje é melhor, falando em jogabilidade e tal.

Obviamente se você for considerar o impacto à época de cada jogo, aí muda de figura.
 

Axel Stone

Bam-bam-bam
Mensagens
4.071
Reações
7.736
Pontos
453
Curti um tantinho Majoras, mas admito que não me pegou muito. Acho que fiquei bastante incomodado com a limitação do tempo (sei que dá pra voltar), mais especificamente nas Dungeons. Eu nunca conseguia terminar a tempo, e me lascava no final delas. Tinha que voltar sempre.
2

Terminei MM fazendo tudo de tudo, é bom sim, principalmente pela ambientação. Mas não gosto do limite de tempo e não me deixou curtir o jogo como deveria.

Não gosto desse sistema de tempo e não deixar explorar, em MM isso é elevado ao extremo e faz parte da mecânica do jogo.
 

Clóvis_Ferreira

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
6.834
Reações
12.311
Pontos
999
De forma objetiva faz sentido sim.

Pega Goldeneye, por exemplo. Foi masterpiece na época e super divertido e um ótimo jogo. Mas qq FPS hoje é melhor, falando em jogabilidade e tal.

Obviamente se você for considerar o impacto à época de cada jogo, aí muda de figura.
Ok, um exemplo em específico, mas existem inúmeras referências de jogos antigos que mesmo tendo versões atualizadas e com mais mecânicas, os antigos são melhores em muitas vezes tudo e não é só questão nostálgica.

Mario 64 é superior à muito plataforma 3D recente, Donkey Kong 2 é muito superior à muito plataforma 2D recente. os Xcom atuais não se comparam com o clássico da Microprose, vários point and clicks. Eu neste momento estou jogando Diablo 4 e mesmo tecnicamente sendo superior em tudo e mundo muito mais aberto e muito mais conteúdo, o 2 e o 1 são obsoletos. Vários Silent Hills atuais e nenhum se compara ao que foi o 1 e o 2.

Acho que um ótimo exemplo é Chrono Trigger. tecnicamente defasado mas uma obra prima atemporal do gênero RPG. Quem gosta mais é porque é nostálgico?

Enfim, existem muitos exemplos, mas existem bons argumentos aqui dos que acham que OoT é superior (qualidade geral) aos Zeldas mais recentes. Não existe verdade absoluta aqui.
 
Ultima Edição:

Delphinus

Enjoy Yourself!
VIP
Mensagens
17.538
Reações
43.187
Pontos
1.003
Mas qq FPS hoje é melhor, falando em jogabilidade e tal.
Eu posso estar maluco, mas a jogabilidade do GoldenEye ainda bate de frente com FPS hoje em dia ( falando de controle aqui ), apesar dele ter sim uma mira automática, essa mira é a MÃO do James Bond e não a cross hair que alterna, o que é um fato daora, por que não te deixa perder o foco mudando forçadamente.

NÃO TEM HUD praticamente, só a quantidade de munições e quando vc toma dano, algo que não acha facil hoje em dia.

O Strafe é bem feito, vc ainda mira manual e o James dá um passo lateral para espiar.

Se ele fosse atualizado com mecanicas de stealth mais elaboradas e um tratamento visual em tudo ( até melhor do que o remaster do 360 ), seria um jogo praticamente perfeito de tiro.
 

ELTORO

Mil pontos, LOL!
Mensagens
28.183
Reações
64.115
Pontos
1.253
De forma objetiva faz sentido sim.

Pega Goldeneye, por exemplo. Foi masterpiece na época e super divertido e um ótimo jogo. Mas qq FPS hoje é melhor, falando em jogabilidade e tal.

Obviamente se você for considerar o impacto à época de cada jogo, aí muda de figura.
Mecânicas e controles não são tudo, o level design também é muito importante.
Nesse sentido o Goldeneye ainda dá banho em muito FPS single atual, as fases são bem elaboradas com objetivos sólidos e criativos.
Tópico para os 30+ fazerem textão ou jurando que estão sendo super racionais e objetivos ao vangloriarem OoT, ou para admitirem os óculos da nostalgia mas também vangloriarem por igual.

OoT já foi superado, gente. Eu também amo o jogo, tenho 30+, mas meu saco ainda não tá enrugado se arrastando no chão por se prender ao passado. OoT OBJETIVAMENTE já foi superado.
Óculos da nostalgia em jogo que terminei 10 anos após o lançamento.
E não tenho mais de 30 anos também.

Igualmente, não estou sendo objetivo, jogo não é exatas pra você dizer o que é objetivamente bom/certo ou ruim/errado.
 

Giant Enemy Crab

Wyrd biõ ful ãræd
Mensagens
36.368
Reações
95.266
Pontos
1.353
Tópico para os 30+ fazerem textão ou jurando que estão sendo super racionais e objetivos ao vangloriarem OoT, ou para admitirem os óculos da nostalgia mas também vangloriarem por igual.

OoT já foi superado, gente. Eu também amo o jogo, tenho 30+, mas meu saco ainda não tá enrugado se arrastando no chão por se prender ao passado. OoT OBJETIVAMENTE já foi superado.

Fosse só óculos da nostalgia então Zeldinha 1 seria considerado o melhor.
E mesmo eu tendo terminado ele 2x (emulador e depois numa versão oficial naquele minigame da Nintendo game & watch) acho que o caboclo tem que tá muito na seca pela franquia pra encarar.

Ou pra mim seria no caso aquele "Zelda de mega drive" que eu nem lembro o nome, mas jogava quando criança.

Querer meter uma dessa e pagar de Bonzão Racional foi pra acabar hein, tu é um bom user, não precisa postar uma besteira dessas aí não.

Falar que acha BotW é melhor, eu não vou discordar, ou TotK, esse eu já tenho diversas ressalvas, mas fui jogar o OoT muito mais perto do lançamento do BotW do que do lançamento oficial de OoT. Meter essa de nostalgia é o fim.
 


guiracer

Mil pontos, LOL!
Mensagens
9.804
Reações
9.299
Pontos
1.084
EU devo ser o único que releva o Water Temple no Ocarina, sim, tem a chatice do nível da água e o calça e descalça das botas de ferro, mas depois de pegar o mapa e a bússola, fica fácil ir atrás dos baús com chaves e dar continuidade.
 

Clóvis_Ferreira

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
6.834
Reações
12.311
Pontos
999
Eu posso estar maluco, mas a jogabilidade do GoldenEye ainda bate de frente com FPS hoje em dia ( falando de controle aqui ), apesar dele ter sim uma mira automática, essa mira é a MÃO do James Bond e não a cross hair que alterna, o que é um fato daora, por que não te deixa perder o foco mudando forçadamente.

NÃO TEM HUD praticamente, só a quantidade de munições e quando vc toma dano, algo que não acha facil hoje em dia.

O Strafe é bem feito, vc ainda mira manual e o James dá um passo lateral para espiar.

Se ele fosse atualizado com mecanicas de stealth mais elaboradas e um tratamento visual em tudo ( até melhor do que o remaster do 360 ), seria um jogo praticamente perfeito de tiro.
Mecânicas e controles não são tudo, o level design também é muito importante.
Nesse sentido o Goldeneye ainda dá banho em muito FPS single atual, as fases são bem elaboradas com objetivos sólidos e criativos.

Óculos da nostalgia em jogo que terminei 10 anos após o lançamento.
E não tenho mais de 30 anos também.

Igualmente, não estou sendo objetivo, jogo não é exatas pra você dizer o que é objetivamente bom/certo ou ruim/errado.
Eu sou 30+ e sou bastante nostálgico, Goldeneye foi um dos jogos que mais joguei e frenetizei na vida, eu na época consegui pegar todos os cheats, mas infelizmente acho que ele envelheceu mal em seu gênero, diferente do OoT.

Goldeneye foi revolucionário, não lembro de outro jogo anterior à ele em que apertávamos um botão pra recarregar a arma, um botão pra uma mira zoom, e fazer objetivos. A trilha sonora é fenomenal, 4 players split-screen e os gráficos pra época eram muito top.

Mas jogando hoje em dia vejo como ele é lento e simplório, os inimigos são lentos e burros, demoram pra reagir. Não sei se sou só eu mas acho ele hoje em dia extremamente fácil por conta de tanto FPS mais moderno hoje em dia.
 

ELTORO

Mil pontos, LOL!
Mensagens
28.183
Reações
64.115
Pontos
1.253
Eu sou 30+ e sou bastante nostálgico, Goldeneye foi um dos jogos que mais joguei e frenetizei na vida, eu na época consegui pegar todos os cheats, mas infelizmente acho que ele envelheceu mal em seu gênero, diferente do OoT.

Goldeneye foi revolucionário, não lembro de outro jogo anterior à ele em que apertávamos um botão pra recarregar a arma, um botão pra uma mira zoom, e fazer objetivos. A trilha sonora é fenomenal, 4 players split-screen e os gráficos pra época eram muito top.

Mas jogando hoje em dia vejo como ele é lento e simplório, os inimigos são lentos e burros, demoram pra reagir. Não sei se sou só eu mas acho ele hoje em dia extremamente fácil por conta de tanto FPS mais moderno hoje em dia.
Modo de dificuldade alta ajuda a deixar o Goldeneye mais desafiador.
Se tiver remake melhorando os controles e IA, mas mantendo a estrutura das missões e os níveis, dá pra fazer um remake muito bom. Ruim que já fizeram e foi estilo COD...

Acho que Perfect Dark envelheceu melhor do que Goldeneye.
O jogo é bem desafiador até hoje, e isso mesmo no modo normal.
 

Delphinus

Enjoy Yourself!
VIP
Mensagens
17.538
Reações
43.187
Pontos
1.003
Acho que Perfect Dark envelheceu melhor do que Goldeneye.
O jogo é bem desafiador até hoje, e isso mesmo no modo normal.
Eu parei numa missão que vc tem que entrar numa base militar por uma garagem e vai se entranhando, não consegui abrir a bendita da porta.

:kkk
 

viagem estrelar

Mil pontos, LOL!
Mensagens
13.845
Reações
23.135
Pontos
1.053
Pra mim. Ocarina e majora são um jogo só.
Diz a lenda que eles realmente foram pensados como um único jogo , seria magnífico.
Porém Zelda chorão pra mim impactou tanto como ocarina.
Mas é fato q nenhum chegou a ultrapassa lo.
A maioria aqui estava lá qdo ocarina foi lançado e sabe do que estou falando.
O hype, o 3d , o sucesso.
Foi um jogo mágico, ele está ao lado de outras lendas como Chrono trigger , ffvii e half life 2.
Mas dessas lendas todas , julgo Chrono trigger o patamar incansável dos games.
 

ELTORO

Mil pontos, LOL!
Mensagens
28.183
Reações
64.115
Pontos
1.253
Pra mim. Ocarina e majora são um jogo só.
Diz a lenda que eles realmente foram pensados como um único jogo , seria magnífico.
Porém Zelda chorão pra mim impactou tanto como ocarina.
Mas é fato q nenhum chegou a ultrapassa lo.
A maioria aqui estava lá qdo ocarina foi lançado e sabe do que estou falando.
O hype, o 3d , o sucesso.
Foi um jogo mágico, ele está ao lado de outras lendas como Chrono trigger , ffvii e half life 2.
Mas dessas lendas todas , julgo Chrono trigger o patamar incansável dos games.
Talvez isso tenha a ver com a expansão do Ocarina que iam fazer pro N64DD.
De repente ia ficar grande demais e decidiram lançar jogo novo.

E ao contrário de Tears of the Kingdom, que pra mim é a sequência mais preguiçosa e mercenária que a Nintendo já fez, Majora's Mask é uma sequência digna de aplausos.
Detalhe, que foi feita em 1 ano, e o jogo é completamente diferente do Ocarina com exceção dos assets.

Já Tears of the Kingdom demoraram 5 anos pra fazer um jogo reciclado, com 90% do mapa de Breath of the Wild, e com mecânica que desvia completamente do foco da série.
Foi o único Zelda que não tive tesão pra terminar, pois embora minha impressão inicial tenha sido excelente, depois de 20 horas o jogo fica muito cansativo e repetitivo.
 

viagem estrelar

Mil pontos, LOL!
Mensagens
13.845
Reações
23.135
Pontos
1.053
Talvez isso tenha a ver com a expansão do Ocarina que iam fazer pro N64DD.
De repente ia ficar grande demais e decidiram lançar jogo novo.

E ao contrário de Tears of the Kingdom, que pra mim é a sequência mais preguiçosa e mercenária que a Nintendo já fez, Majora's Mask é uma sequência digna de aplausos.
Detalhe, que foi feita em 1 ano, e o jogo é completamente diferente do Ocarina com exceção dos assets.

Já Tears of the Kingdom demoraram 5 anos pra fazer um jogo reciclado, com 90% do mapa de Breath of the Wild, e com mecânica que desvia completamente do foco da série.
Foi o único Zelda que não tive tesão pra terminar, pois embora minha impressão inicial tenha sido excelente, depois de 20 horas o jogo fica muito cansativo e repetitivo.
o problema do zelda chorão foi ter usado a msm base do bafo.
ao meu ver , é um com um conteudo completamente diferente.
gostei dozelda chorão. só que não ando com muito saco pra jogar.
 

Regmaester

Bam-bam-bam
Mensagens
1.961
Reações
2.865
Pontos
353
Mecânicas e controles não são tudo, o level design também é muito importante.
Nesse sentido o Goldeneye ainda dá banho em muito FPS single atual, as fases são bem elaboradas com objetivos sólidos e criativos.

Óculos da nostalgia em jogo que terminei 10 anos após o lançamento.
E não tenho mais de 30 anos também.

Igualmente, não estou sendo objetivo, jogo não é exatas pra você dizer o que é objetivamente bom/certo ou ruim/errado.
Eu concordo. Tanto que prefiro Final Fantasy 7, 8 e 9 ao invés dos atuais, e isso inclui o Rebirth também.

Eu posso estar maluco, mas a jogabilidade do GoldenEye ainda bate de frente com FPS hoje em dia ( falando de controle aqui ), apesar dele ter sim uma mira automática, essa mira é a MÃO do James Bond e não a cross hair que alterna, o que é um fato daora, por que não te deixa perder o foco mudando forçadamente.

NÃO TEM HUD praticamente, só a quantidade de munições e quando vc toma dano, algo que não acha facil hoje em dia.

O Strafe é bem feito, vc ainda mira manual e o James dá um passo lateral para espiar.

Se ele fosse atualizado com mecanicas de stealth mais elaboradas e um tratamento visual em tudo ( até melhor do que o remaster do 360 ), seria um jogo praticamente perfeito de tiro.

Eu citei goldeneye pq eu tive um belo balde de água fria ao jogar Perfect Dark remaster. Sempre tive uma memória dele e Goldeneye dos anos do lançamento. Fui jogar esperando a mesma experiência e me decepcionei, pois obviamente não foi a mesma experiência. Então acabei criando uma memória afetiva, que não se traduziu pra atualidade do jogo.
 

Snake-Eyes

Mil pontos, LOL!
Mensagens
18.788
Reações
9.021
Pontos
1.209
Lendo as postagens, percebo uma coisa: quem acha que a predileção de muitos por Oot como melhor jogo da série tem a ver com nostalgia, precisa se atentar a alguns fatos.

Primeiro que essa classificação não necessariamente tem que ser relativa, e sim absoluta. "Ah, Botw é melhor, pois é mais moderno, jogabilidade melhor, física melhor, gráficos melhores, etc.". Se seguirmos essa linha de raciocínio, não existe Zelda melhor, pois inevitavelmente, sempre surgirá algo mais refinado em diversos aspectos, com o passar das décadas, já que sempre somos limitados pela tecnologia do presente momento. É possível que, daqui a 20 anos, achemos Botw, por exemplo, um lixo. Por isso, prefiro uma análise, como eu disse, absoluta.

E isso me faz lembrar o método de análise das revistas de videogame de antigamente, com critérios bem mais objetivos: gráficos, som, jogabilidade, replay, diversão, e a média geral. Muitos consideram os dois últimos Zelda open world melhores, pelo simples fato de "expandiu as mecânicas e o público do jogo". Tá, mas isso é sinônimo de perfeição? Ninguém nem comenta sobre a trilha sonora desses jogos. Não tem uma música sequer que tenha ficado ficado martelando na minha cabeça. Como essas continuações podem ser tão superiores assim? Como conseguiriam enterrar Ocarina tão fácil, se nem um conjunto de músicas sequer magistral tem? Oot, por exemplo, em sua época, quando avaliado, não tinha um contra que fosse. Já esses novos Zeldas, tem várias coisas ruins. E então, se compararmos objetivamente, com os critérios das revistas de antigamente, a coisa fica mais explícita ainda.

Sendo assim, discordo então dessa crítica ao "olhar nostálgico". Devemos avaliar os jogos isoladamente, a partir de critérios específicos. Se, na média, um tiver características mais notáveis do que o outro em todos os aspectos, aí faz sentido dizer o porquê se acha um melhor que o outro.
Discordo sobre a musica, as muscas de BotW e TotK sao com a vive de interatuar com o que acontece no jogo e sao das melhores implementadas no mundo dos videogames ever. OoT teve boas musicas mas mesmo assim nao supera a musica original do primeiro zelda de NES.
Acredito OoT seja o melhor jogo da historia ate agora, mas basicamente pela importancia historica de como redefiniu os games dali pra frente.
 

NÃOMEQUESTIONE

Mil pontos, LOL!
Mensagens
25.402
Reações
106.041
Pontos
1.299
Link to the Past, Ocarina e o que joguei mais recentemente Minish Cap estão empatados pra mim.
 

Ishow

Bam-bam-bam
Mensagens
1.608
Reações
4.693
Pontos
353
De forma objetiva faz sentido sim.

Pega Goldeneye, por exemplo. Foi masterpiece na época e super divertido e um ótimo jogo. Mas qq FPS hoje é melhor, falando em jogabilidade e tal.

Obviamente se você for considerar o impacto à época de cada jogo, aí muda de figura.
Olha os doom classicos sao muito mais divertidos do que o doom 3, por exemplo.

Tanto que doom reboot lembra mais os antigos do que o 3.

Meu ponto é que o gameplay as vezes já é maduro o suficiente, apesar da limitação técnica.

Goldeneye e perfect dark tem controles adaptados para o n64, nao sendo tao parecidos com fps mais modernos, no entanto ambos funcionam miito bem sendo divertidos.

O Remaster do pd ficou bom demais no 360, inclusive consegui fazer todo o conteudo extra que nao conseguia no console original pq era mt cheio de slowdown
 

ELTORO

Mil pontos, LOL!
Mensagens
28.183
Reações
64.115
Pontos
1.253
Discordo sobre a musica, as muscas de BotW e TotK sao com a vive de interatuar com o que acontece no jogo e sao das melhores implementadas no mundo dos videogames ever. OoT teve boas musicas mas mesmo assim nao supera a musica original do primeiro zelda de NES.
Acredito OoT seja o melhor jogo da historia ate agora, mas basicamente pela importancia historica de como redefiniu os games dali pra frente.
Isso é uma meia verdade, pois não é apenas o BOTW e TOTK, todos os Zeldas tentam passar uma sensação do que está acontecendo no jogo.

O que falta na trilha sonora do Breath of the Wild é consistência.
As músicas excelentes são nível os Zeldas antigos. Essa aqui por exemplo, excelente:


Porém enquanto isso tem muitas músicas fraquinhas. Tema de Kakariko Village, tema da Vah Rudania, tema da cidade dos Gorons, tema da Death Mountain...tem muitos temas que são pouco memoráveis, com melodias fracas.

Outra coisa, acho que esse jogo não se beneficia por conta da trilha sonora no Overworld ser muito calada.
Eu compreendo que explorar o jogo sem uma música rolando o tempo inteiro é benéfico para não ficar repetitivo. Eu inclusive amo ouvir esses temas mais silenciosos quando estou estudando ou trabalhando, pois ajuda a relaxar e manter o foco.
E você pode até dizer que os efeitos sonoros ficam mais escutáveis quando você tira barulho excessivo das músicas.

Entretanto, acho que de tempos em tempos as músicas deveriam mudar.

Já jogou Super Metroid?
Quando você chega em Zebes, está chovendo e o planeta está aparentemente desolado. A música reflete o tom do visual solitário, optando por tons mais pesados e graves, uma voz ecoando no fundo.
No entanto, muito mais pra frente, a música muda para o tema principal da Samus Aran, para reforçar o fato de você ter ficado muito mais forte do que antes.

Acredito que os jogos mais novos tem que tentar uma abordagem similar, colocar uma música mais calma no início, que vai progressivamente mudando ao longo do jogo.
Assim, o jogador vai ter um senso de progresso, de que está ficando mais empoderado e com mais conhecimento, como se o ambiente ao redor dele estivesse modificando de acordo com suas ações.
 

erlon111

Ser evoluído
Mensagens
24
Reações
35
Pontos
23
Os melhores para mim são o Zelda Link to the past e o Zelda do Nes. O fato do Zelda do nintendinho ter sido lançado em 1986 me impressiona até hoje, todos os elementos da franquia Zelda estavam lá.
 

erlon111

Ser evoluído
Mensagens
24
Reações
35
Pontos
23
2

Terminei MM fazendo tudo de tudo, é bom sim, principalmente pela ambientação. Mas não gosto do limite de tempo e não me deixou curtir o jogo como deveria.

Não gosto desse sistema de tempo e não deixar explorar, em MM isso é elevado ao extremo e faz parte da mecânica do jogo.

O problema para mim é que a parte jogo do MM é chata, toda a história é fantástica, as quests são maravilhosas, mas tem coisas no jogo que estragam isso:

- é chato ter que fazer tudo de novo por voltarmos no tempo
- é chato ter que retirar dinheiro do banco e comprar tudo de novo os itens por que perdemos eles
- é chato esperar o tempo passar para podermos intervir em algum acontecimento na cidade
 

Megazordi64

Mil pontos, LOL!
Mensagens
19.391
Reações
34.129
Pontos
1.053
eu particularmente levei o Zeldinha Brisado e o chorão como livros do Stephen King, o que vale mais é a aventura e não o final. Apesar que o final verdadeiro do TotK eu achei bem emocional, mas em termos de gameplay realmente.... Enfrentar dragão de 3 cabeças é infinitamente mais dificil que o chefe final, hehehe.

Dos "chefes" eu achei mais "magico" a lacraia voadora, mesmo sendo facil. Gostei demais do jeito que a batalha acontece.

Mas "zerei" essa budega do começo ao fim 2x, numa delas eu resolvi me aventurar e pular no "poço" antes de fazer as dungeons dos campeões. Pois fiquei na curiosidade sobre o que acontecia com cada "boss" que aparecia ali.
Levei bem umas 2hs pra terminar apartir do momento que pulei no poço, e foi divertido. Mas depois nós somos jogados devolta antes "de pular no poço", ai continuei jogando como "uma pessoa normal".

Geralmente essas fases finais de bosses que são fáceis é mais para dar epicidade ao invés de colocar uma cutscene sem gameplay o que diminui a epicidade.

É igual em todo Metroid quando a Samus ganha o poder infinito no final pra destruir o boss com tiros na fuça dele.

A intenção é de "você jogou tantas horas desse jogo evoluindo seu personagem, agora é a hora de brilhar."

Vários jogos fazem isso.
 

de acordo

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
7.726
Reações
10.187
Pontos
503
Isso é uma meia verdade, pois não é apenas o BOTW e TOTK, todos os Zeldas tentam passar uma sensação do que está acontecendo no jogo.

O que falta na trilha sonora do Breath of the Wild é consistência.
As músicas excelentes são nível os Zeldas antigos. Essa aqui por exemplo, excelente:

Essa música da um grande senso de urgência, gosto muito.
 

Gamer King

O Soberano
VIP
Mensagens
73.761
Reações
104.882
Pontos
2.419
Eu considero que Ocarina envelheceu bem, na versão 3DS deu pra constatar isso perfeitamente, o gameplay de 1998 ainda se sustenta.

Mas eu concordo que objetivamente ele foi suplantado por vários Zeldas, o próprio Majora's pouco tempo depois já foi uma evolução em alguns aspectos, o TP então pega a fórmula Ocarina e melhora tudo, entregando um jogo com muito mais refinamento.

Relativamente às respectivas épocas considerar o Ocarina o melhor Zelda eu entendo, agora simplesmente comparar os jogos por si só e falar que em pleno 2024 Ocarina é o melhor Zelda é uma opinião que eu tenho dificuldade em compreender.
 

Metal_Killer

Mil pontos, LOL!
Mensagens
23.626
Reações
14.153
Pontos
1.459
Sei lá, pra mim Ocarina ainda é o melhor. Eu o termino pelo menos umas 5x por ano, nenhum outro Zelda me deixa tão animado em jogar e rejogar com ele
 

Snake-Eyes

Mil pontos, LOL!
Mensagens
18.788
Reações
9.021
Pontos
1.209
Eu considero que Ocarina envelheceu bem, na versão 3DS deu pra constatar isso perfeitamente, o gameplay de 1998 ainda se sustenta.

Mas eu concordo que objetivamente ele foi suplantado por vários Zeldas, o próprio Majora's pouco tempo depois já foi uma evolução em alguns aspectos, o TP então pega a fórmula Ocarina e melhora tudo, entregando um jogo com muito mais refinamento.

Relativamente às respectivas épocas considerar o Ocarina o melhor Zelda eu entendo, agora simplesmente comparar os jogos por si só e falar que em pleno 2024 Ocarina é o melhor Zelda é uma opinião que eu tenho dificuldade em compreender.
Bom eu entendo, nao acho que seja melhor que a maioria dos zeldas posteriores por si so sem o condimento do impacto. Mas ele e ainda hoje em dia um baita game que agrada aos montes quem o joga ate pela primeira vez, coisaa que a maioria dos games daquela epoca nao consegue fazer.
 

ELTORO

Mil pontos, LOL!
Mensagens
28.183
Reações
64.115
Pontos
1.253
Putz, enche o saco esse negócio de "objetivamente" em?
Videogame não é apenas gráficos, física e inteligência artificial, que são aspectos técnicos, para você falar que um jogo é objetivamente melhor do que outro.
Tá, isso aí não tem como contestar, os novos Zeldas são mais novos e avançados. Tecnologia mais avançada e o conceito que é um tanto diferente dos demais deu frutos.

Mas e as dungeons?
E os puzzles?
E o combate?
A variedade de inimigos?
As sidequests?
E a trilha sonora?
E o sistema de recompensas?
E as habilidades?

Tudo isso é subjetivo e é importante pra qualquer jogo que possui essas características.
Vários deles até influenciam a exploração.
Se você tem mecânicas sólidas para explorar, porém as recompensas são ruins, tem armas que quebram rápido, os inimigos se repetem muitas vezes, os puzzles são fáceis...o potencial para tornar esse loop da exploração mais interessante não é atingido.

Detalhe, isso vem de alguém que jogou 200 horas de Zelda BOTW, e que gostou bastante do jogo.
 

Giant Enemy Crab

Wyrd biõ ful ãræd
Mensagens
36.368
Reações
95.266
Pontos
1.353
Putz, enche o saco esse negócio de "objetivamente" em?
Videogame não é apenas gráficos, física e inteligência artificial, que são aspectos técnicos, para você falar que um jogo é objetivamente melhor do que outro.
Tá, isso aí não tem como contestar, os novos Zeldas são mais novos e avançados. Tecnologia mais avançada e o conceito que é um tanto diferente dos demais deu frutos.

Mas e as dungeons?
E os puzzles?
E o combate?
A variedade de inimigos?
As sidequests?
E a trilha sonora?
E o sistema de recompensas?
E as habilidades?

Tudo isso é subjetivo e é importante pra qualquer jogo que possui essas características.
Vários deles até influenciam a exploração.
Se você tem mecânicas sólidas para explorar, porém as recompensas são ruins, tem armas que quebram rápido, os inimigos se repetem muitas vezes, os puzzles são fáceis...o potencial para tornar esse loop da exploração mais interessante não é atingido.

Detalhe, isso vem de alguém que jogou 200 horas de Zelda BOTW, e que gostou bastante do jogo.

Objetivamente, Horizon Forbidden West é melhor que qualquer Zelda e pelo jeito é melhor que o próximo Zelda que vai sair.

Joguei O melhor Zelda, no caso o último, pois ele é objetivamente melhor e Horizon.
Horizon é muito mais bonito tecnicamente ,logo, Horizon é objetivamente melhor.

Quem discorda é nintendista saudosista.
Porque Eu EsTou Certo.



Sarcasmo a parte com essa arrogância da porra.


Eu não acho que aguentaria jogar GoldenEye hoje em dia, mas Doom as vezes eu pego pra jogar os de DOS, eu gosto da simplicidade do gameplay. Hoje em dia eu prefiro jogar os antigos que os novos, os novos são jogos excelentes, mas pra mim foi "termina 1x e pronto".

Fps de console sinceramente não tem nenhum que eu tenha paciência pra rejogar. Nem Killzone 2 eu encararia hoje em dia se lançasse um remaster.
 
Ultima Edição:

ELTORO

Mil pontos, LOL!
Mensagens
28.183
Reações
64.115
Pontos
1.253
Objetivamente, Horizon Forbidden West é melhor que qualquer Zelda e pelo jeito é melhor que o próximo Zelda que vai sair.

Joguei O melhor Zelda, no caso o último, pois ele é objetivamente melhor e Horizon.
Horizon é muito mais bonito tecnicamente ,logo, Horizon é objetivamente melhor.

Quem discorda é nintendista saudosista.
Porque Eu EsTou Certo.



Sarcasmo a parte com essa arrogância da porra.


Eu não acho que aguentaria jogar GoldenEye hoje em dia, mas Doom as vezes eu pego pra jogar os de DOS, eu gosto da simplicidade do gameplay. Hoje em dia eu prefiro jogar os antigos que os novos, os novos são jogos excelentes, mas pra mim foi "termina 1x e pronto".

Fps de console sinceramente não tem nenhum que eu tenha paciência pra rejogar. Nem Killzone 2 eu encararia hoje em dia se lançasse um remaster.
Doom eu joguei em 2023 pela primeira vez e é um dos melhores FPS que joguei.
Eu curto muito a estrutura das fases e a dificuldade mais elevada, ali é realmente jogo que testa suas habilidades e memória (pra gravar onde os inimigos estão).
Acho que por ser simples e funcional, ele vicia muito.

O FPS que envelheceu melhor pra mim foi Metroid Prime 2.
A ironia é que esse é o Metroid que mais lembra Zelda, inclusive tem aquele negócio de 2 mundos diferentes igual no A Link to the Past e Ocarina of Time.
 

ELTORO

Mil pontos, LOL!
Mensagens
28.183
Reações
64.115
Pontos
1.253
Não, ele pode ate ser bom, porem eu acho que fica atras de OOT e Twinlight Princess, TOTK nem considero pois e apenas uma DLC do BOTW.
Muito do atrativo do BOTW é porque você desconhece aquela Hyrule, então qualquer coisa que você encontra ali é nova.
Entretanto, com o TOTK reciclando grande parte do conteúdo, essa sensação de descoberta e entusiasmo diminui bastante.
 

multigamer

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
2.068
Reações
2.416
Pontos
713
Muito do atrativo do BOTW é porque você desconhece aquela Hyrule, então qualquer coisa que você encontra ali é nova.
Entretanto, com o TOTK reciclando grande parte do conteúdo, essa sensação de descoberta e entusiasmo diminui bastante.
TOTK é um jogo top demais, porem não me empolgou muito como foi com BOTW, joguei com a sensação de que não tinha novidade alguma,, espero que o proximo Zelda traga novamente a sensação de BOTW.
 

BispoSnake

Véio reclamão
GOLD
Mensagens
5.723
Reações
12.694
Pontos
854
De forma objetiva faz sentido sim.

Pega Goldeneye, por exemplo. Foi masterpiece na época e super divertido e um ótimo jogo. Mas qq FPS hoje é melhor, falando em jogabilidade e tal.

Obviamente se você for considerar o impacto à época de cada jogo, aí muda de figura.

Então esse Battletoads aqui:



É melhor que esse:


Já que o primeiro veio depois e é mais novo?
 

thiago_solid

Bam-bam-bam
Mensagens
4.325
Reações
21.970
Pontos
353
Só terminei 3 jogos de Zelda na minha vida e os 3 foram incríveis de se jogar do início ao fim, foram ;

A link to the past
Ocarina Of time
Minish Cap

Então não posso dizer se Ocarina é o melhor de todos os Zeldas, mas com certeza foi um jogo muito impactante pra mim, foi uma experiência inesquecível e dentre esses 3 foi o que mais me marcou. Eu não tive N64, tive playstation e depois do Ps1 eu sempre fui de Playstation, deixando a Nintendo de lado, mas a franquia Zelda é algo que sempre me balançou a pensar em adquirir um Nintendo. Na época, quando joguei e zerei o Ocarina, eu tinha uma amigo que tinha um N64, ele tinha uns 4 cartuchos senão me engano, aconteceu que fizemos um empréstimo um para o outro, deixei meu playstation com ele e minhas centenas de jogos e ele deixou seu N64 comigo com seus 4 jogos por um pouco mais de um mês, poderia dizer que o empréstimo foi muito favorável a ele, mas no fim das contas pra mim valeu muito a pena, nesse interim, eu aluguei um monte de jogos na Blockbuster e aproveitei demais o N64, me diverti muito, e jogar o Ocarina foi uma obsessão enorme, comecei a jogar a não consegui mais parar, mal saia de casa, nem dormir direito eu estava mais, que jogo memorável.

Como eu disse, não joguei muitos jogos da franquia, mas acho muito difícil ter algum que supere a magia de Ocarina Of Time!!

E recomendo muito mas muito mesmo, A link to the past, um clássico supremo de snes e que envelheceu maravilhosamente bem e Minish Cap, que é divino, lindo e divertido, senão jogaram ainda, joguem.... E talvez eu deva fazer o mesmo com os Zeldas que eu perdi, e farei isso um dia!!
 
Topo Fundo