O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Vale a pena instalar Linux? Se sim, como instalá-lo?

iusearchbtw

Mil pontos, LOL!
Mensagens
8.858
Reações
10.513
Pontos
1.069
Eu curto,debian user aqui,pois não curto coisa automática no linux,pois as vzs não fica como EU quero que fique,não que certo programa não vá se comportar corretamente,não,ele funciona 100%,mas quero que funcione de outro jeito e tb quando mais jovem li aquela bíblia grotesca do linux que vinha ainda o antigo red hat 6,e decorei tanto comando que as vzs no cmd digito um comando algo como um simples ls -a pra listar e kd?
Achei o livro,me roubaram na cara de pau....
https://www.amazon.com.br/dp/853461...e=asn&creative=380341&creativeASIN=8534611408
Emprestei pra um camarada e o mesmo ligou me dizendo tô indo pra minas,adeus,tá e meu livro?
Flw adeus e o livro foi
E o Arch? Usei uma vez é curti d+, você aprende muita coisa de como funciona um SO.
 

s0ier

Camisa 10 da OS
Mensagens
7.515
Reações
17.388
Pontos
503
Entrei na faculdade esse ano e por isso começarei a usar.
De início comecei/começaria pelo Ubuntu, mas não obtive sucesso na instalação aqui não... Assim que eu clicava pra instalar ele dava um erro, já até esqueci qual.

Minha saída foi ir pra uma versão mais antiga, 13.algo, não me lembro bem, mas mesmo assim deu ruim, pois o wi-fi não está funcionando.

Quando eu tiver tempo sobrando eu vou ver se conserto isso.
 

iusearchbtw

Mil pontos, LOL!
Mensagens
8.858
Reações
10.513
Pontos
1.069
Entrei na faculdade esse ano e por isso começarei a usar.
De início comecei/começaria pelo Ubuntu, mas não obtive sucesso na instalação aqui não... Assim que eu clicava pra instalar ele dava um erro, já até esqueci qual.

Minha saída foi ir pra uma versão mais antiga, 13.algo, não me lembro bem, mas mesmo assim deu ruim, pois o wi-fi não está funcionando.

Quando eu tiver tempo sobrando eu vou ver se conserto isso.
Utilize a versão 16.04 LTS, que é a versão estável mais recente. A 13 é de 2013, se seu computador é recente provavelmente não tem drivers para ele.
 

s0ier

Camisa 10 da OS
Mensagens
7.515
Reações
17.388
Pontos
503
Utilize a versão 16.04 LTS, que é a versão estável mais recente. A 13 é de 2013, se seu computador é recente provavelmente não tem drivers para ele.
Tinha sido essa recente mesmo. Meu PC é velho, Core 2 Quad, Placa-mãe MSI simples, etc..

Essa 13 eu instalei por dois motivos: precisava fazer uma lista de comandos simples no terminal e porque eu fui burro de deletar o outro linux, daí tinha ficado sem o grub e não dava mais boot no windows. :klol
 

Kampfar

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
7.240
Reações
12.905
Pontos
503
E o Arch? Usei uma vez é curti d+, você aprende muita coisa de como funciona um SO.
Sim,arch já é pra user avançado.
Nunca testei.Ali eu sei que vou me perder na install já:kkk
Tinha sido essa recente mesmo. Meu PC é velho, Core 2 Quad, Placa-mãe MSI simples, etc..

Essa 13 eu instalei por dois motivos: precisava fazer uma lista de comandos simples no terminal e porque eu fui burro de deletar o outro linux, daí tinha ficado sem o grub e não dava mais boot no windows. :klol
Aí assim,quando não dá boot nem em nem outro,pega o cd do windows pra recuperar a mbr.
 

vr-struper

Bam-bam-bam
Mensagens
3.271
Reações
9.012
Pontos
303
Se vc quer manjar de hackearias e afins vale, mas se vc é só um cara que acessa um ou outro site e joga no PC no meio tempo: não vale.

E sobre segurança: se vc não ficar clicando nos emails dos magnatas árabes que querem te enviar milhões de dólares ou naquela janela para iniciar o chat com gostosas russas loucas por sexo, nada mais sério deve acontecer.
 


Ecce Animus

Bam-bam-bam
Mensagens
1.531
Reações
2.687
Pontos
303
Gente, instalei o Mint aqui. O PC tá rodando levinho, não tá tendo os antigos travamentos e tudo tá lisinho que só.
 

Kellthazar

Bam-bam-bam
Mensagens
5.556
Reações
1.425
Pontos
354
Eu uso Archlinux com gerenciador de janelas "Awesome"... Pense num troço leve.
O bom do Archlinux é que ele é altamente personalizável, a desvantagem é que pode ser meio assustador para iniciantes em Linux.
 

Tsultrim

Lenda da internet
GOLD
Mensagens
10.879
Reações
3.945
Pontos
1.544
Aproveitando o tópico, eu gostaria de aprender a usar linux (mas nada hardcore) e quero usar mais para edição de vídeo mesmo, usando o handbrake (para renderizar) e o premiere pro para edição.

Apesar de ter um hardware recente, gostaria de ter um SO otimizado só pra isso, sem nenhum tipo de excesso para ganhar o máximo possível em performance e tempo de renderização.

Faria sentido instalar o linux pra isso?
 

Nicko

O Corretor de Seguros
VIP
GOLD
Mensagens
25.666
Reações
22.058
Pontos
1.774
Aproveitando o tópico, eu gostaria de aprender a usar linux (mas nada hardcore) e quero usar mais para edição de vídeo mesmo, usando o handbrake (para renderizar) e o premiere pro para edição.
Apesar de ter um hardware recente, gostaria de ter um SO otimizado só pra isso, sem nenhum tipo de excesso para ganhar o máximo possível em performance e tempo de renderização.
Faria sentido instalar o linux pra isso?
Cara para Linux, o KDENLIVE é um ótimo editor de videos...para 3d o mais usado é o Blender (que usado inclusive em Hollywood)...
Eu não sei se faz sentido instalar só para isso, não sei te dizer o tempo que ganharia...

KDENLIVE
download-slide.png


Blender
blender-23.jpg
 

Tsultrim

Lenda da internet
GOLD
Mensagens
10.879
Reações
3.945
Pontos
1.544
Cara para Linux, o KDENLIVE é um ótimo editor de videos...para 3d o mais usado é o Blender (que usado inclusive em Hollywood)...
Eu não sei se faz sentido instalar só para isso, não sei te dizer o tempo que ganharia...

KDENLIVE
download-slide.png


Blender
blender-23.jpg


Valeu pela resposta tão detalhada. Esse KDENLIVE funciona bem com visualização enquanto edita? Consigo ver os filtros aplicados em tempo real antes de renderizar e etc? Pesa quanto no hardware?
 

Nicko

O Corretor de Seguros
VIP
GOLD
Mensagens
25.666
Reações
22.058
Pontos
1.774
Valeu pela resposta tão detalhada. Esse KDENLIVE funciona bem com visualização enquanto edita? Consigo ver os filtros aplicados em tempo real antes de renderizar e etc? Pesa quanto no hardware?
Eu não sei te responder com detalhes, mas ja ouvi muitos elogios ao programa.
No Youtube tem bastante coisa falando dele.
Tem esse vídeo do Diolinux que é de 2 anos atrás e ele fala um pouco sobre ele. Atualmente o programa melhorou bem e tem novas funções e novo visual (aliás o visual dele é personalizável tem todo tipo de tema pra ele)...


O Kdenlive tem uma versão pra Windows também (mas é um port e está na versão pré-alpha)...
Dá uma procurada depois no youtube tem bastante coisa
O site oficial https://kdenlive.org
 

Solid Dante

Mil pontos, LOL!
Mensagens
12.041
Reações
15.906
Pontos
1.389
A um tempo atrás adorava instalar distros e ficar testando elas, passava um tempo com elas pra ver como funcionava tudo. Lembro que instalei Debian, Ubuntu, Mint, Fedora, Slackware e Arch.

Se for por facilidade, recomendo Mint ou Ubuntu, mas se quer um Linux foda pra c***lho, aí vai de Arch, pra mim, melhor distro.
 

Quic0

Supra-sumo
Mensagens
18
Reações
4
Pontos
163
Uso uma distro baseada no Arch chamada Antergos em dual boot com o ruwindows.
Pra vc se dar bem com linux vai depender do q vc quer fazer no sistema e do seu hardware. Algumas tarefas podem ser difíceis de fazer, edição de vídeo é uma das coisas q precisam melhorar no mundo linux. Até existe um bom númrero de editores, mas a maioria tem muitos bugs e nem sempre são fáceis de instalar e usar.
Alguns hardwares não funcionam bem, não são raros problemas com placas de vídeo, por exemplo, como tearings e flickers na tela. Os drivers opensource nem sempre funcionam bem e os proprietários podem não ser fáceis de instalar. Só experimentando mesmo pra saber se serve pra vc. Para iniciantes, o melhor é começar com distros mais amigáveis, como manjaro e linux mint.
 
Ultima Edição:

Kellthazar

Bam-bam-bam
Mensagens
5.556
Reações
1.425
Pontos
354
Eu não sei te responder com detalhes, mas ja ouvi muitos elogios ao programa.
No Youtube tem bastante coisa falando dele.
Tem esse vídeo do Diolinux que é de 2 anos atrás e ele fala um pouco sobre ele. Atualmente o programa melhorou bem e tem novas funções e novo visual (aliás o visual dele é personalizável tem todo tipo de tema pra ele)...


O Kdenlive tem uma versão pra Windows também (mas é um port e está na versão pré-alpha)...
Dá uma procurada depois no youtube tem bastante coisa
O site oficial https://kdenlive.org


O Blender pode ser utilizado como editor de vídeos também. Essa série é muito boa:

 

CidoLoco

Bam-bam-bam
VIP
Mensagens
3.138
Reações
2.083
Pontos
354
A ferramenta referência de edição de vídeos no Linux é o Cinelerra. O Lightworks também funciona em Linux.
Nunca usei o KDEnlive, mas já usei o Blender pra isso e não funciona bem, mesmo. É ter que aprender a controlar um tanque pra dirigir uma motoneta.

http://cinelerra.org
https://www.lwks.com
 

NVgs

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
5.958
Reações
11.420
Pontos
503
Uso uma distro baseada no Arch chamada Antergos em dual boot com o ruwindws.
Pra vc se dar bem com linux vai depender do q vc quer fazer no sistema e do seu hardware. Algumas tarefas podem ser difíceis de fazer, edição de vídeo é uma das coisas q precisam melhorar no mundo linux. Até existe um bom númreo de editores, mas a maioria tem muitos bugs e nem sempre são fáceis de instalar e usar.
Alguns hardwares não funcionam bem, não são raros problemas com placas de vídeo, por exemplo, como tearings e flickers na tela. Os drivers opensource nem sempre funcionam bem e os proprietários podem não ser fáceis de instalar, Só experimentando mesmo pra saber se serve pra vc. Para iniciantes, o melhor é começar com distros mais amigáveis, como manjaro e linux mint.
Se você tem produtos da Radeon vc vai ter problemas com drivers de vídeo! Agora caso use NVidia o paraíso é o linux.


A um tempo atrás adorava instalar distros e ficar testando elas, passava um tempo com elas pra ver como funcionava tudo. Lembro que instalei Debian, Ubuntu, Mint, Fedora, Slackware e Arch.

Se for por facilidade, recomendo Mint ou Ubuntu, mas se quer um Linux foda pra c***lho, aí vai de Arch, pra mim, melhor distro.
Prefiro o Slackzão da massa! Apesar que estou sendo tentado a rodar um Gentoo(talvez Funtoo) a partir do stage3 mas não tive "animo" pra fazer isso ainda huehuhe.
 

Quic0

Supra-sumo
Mensagens
18
Reações
4
Pontos
163
Se você tem produtos da Radeon vc vai ter problemas com drivers de vídeo! Agora caso use NVidia o paraíso é o linux.
ja usei uma radeon com driver código aberto, dava flicker.
Intel o problema maior é o tearing. Nunca usei nada nvidia.

O Wayland, futuro substituto do xorg, promete acabar com esses problemas, mas a adoção dele está muito devagar.
Por enquanto, só Gnome e Enlightenment suportam. O Gnome tem bugs sérios ainda e o Enlightenment não conheço nenhuma distro que execute nativamente no Wayland. No caso do KDE o suporte ao Wayland ainda é experimental e está cheio de bugs graves.
 

NVgs

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
5.958
Reações
11.420
Pontos
503
ja usei uma radeon com driver código aberto, dava flicker.
Intel o problema maior é o tearing. Nunca usei nada nvidia.

O Wayland, futuro substituto do xorg, promete acabar com esses problemas, mas a adoção dele está muito devagar.
Por enquanto, só Gnome e Enlightenment suportam. O Gnome tem bugs sérios ainda e o Enlightenment não conheço nenhuma distro que execute nativamente no Wayland. No caso do KDE o suporte ao Wayland ainda é experimental e está cheio de bugs graves.
O Gnome sofre com bugs a tempos UEHUEHUEHEHE! Nunca tive problemas com nvdia e intel, aqui no meu notebook roda liso. Eu até li sobre o wayland mas ainda acho que está um pouco distante de boa parte das distros.

Meu amigo tem um notebook com uma Radeon e cara ele sofre com aquela desgraça..
 

Vraian

Mil pontos, LOL!
Mensagens
16.314
Reações
7.650
Pontos
1.199
Trabalho com o Ubuntu e gosto. Tive alguns problemas para adicionar contas online, mas no geral é muito bom.

Infelizmente não posso mudar de distro, todos os computadores precisam rodar a mesma :(
 

iusearchbtw

Mil pontos, LOL!
Mensagens
8.858
Reações
10.513
Pontos
1.069
Existe um versão do Ubuntu especializada para quem trabalha com edição de vídeo/design gráfico, com kernel de baixa latência:



Existe outra distro com o mesmo propósito, a Avix:

 

BenitoTratorista

Bam-bam-bam
Mensagens
449
Reações
963
Pontos
278
Por volta do ano de 2000-2001, quando falavam que o Windows estava com os dias contados porque o Linux dominaria o mundo, eu resolvi fazer um curso sobre ele. Achei o conceito dele lindo, a liberdade do código aberto, as grandes mentes por trás do projeto e tudo mais. Terminei o curso, ganhei um CD com a versão mais recente da época, instalei aqui, tentei me adaptar durante um tempo, achei uma b*sta, reinstalei o Windows e nunca mais quis ouvir falar de Linux. Fim.
 

Nicko

O Corretor de Seguros
VIP
GOLD
Mensagens
25.666
Reações
22.058
Pontos
1.774
Por volta do ano de 2000-2001, quando falavam que o Windows estava com os dias contados porque o Linux dominaria o mundo, eu resolvi fazer um curso sobre ele. Achei o conceito dele lindo, a liberdade do código aberto, as grandes mentes por trás do projeto e tudo mais. Terminei o curso, ganhei um CD com a versão mais recente da época, instalei aqui, tentei me adaptar durante um tempo, achei uma b*sta, reinstalei o Windows e nunca mais quis ouvir falar de Linux. Fim.
Na verdade Linux ganhou o mundo...é com certeza o sistema de maior alcance no planeta.
Obviamente não em Desktops, mas em servidores e também pelo Android.
Ou seja de uma forma ou de outra, para acessar um site ou para mandar uma mensagem no whats app, a maioria estará usando Linux ou acessará um servidor que usa.
Com o sucesso do Android acredito que o Linux está na maioria dos lares hoje em dia, ainda que no desktop, por diversos motivos a participação é bem pequena.
 

Amigo Bolha

Mil pontos, LOL!
Mensagens
21.341
Reações
29.515
Pontos
1.424
Na verdade Linux ganhou o mundo...é com certeza o sistema de maior alcance no planeta.
Obviamente não em Desktops, mas em servidores e também pelo Android.
Ou seja de uma forma ou de outra, para acessar um site ou para mandar uma mensagem no whats app, a maioria estará usando Linux ou acessará um servidor que usa.
Com o sucesso do Android acredito que o Linux está na maioria dos lares hoje em dia, ainda que no desktop, por diversos motivos a participação é bem pequena.

A propria Microsoft usa servidores Linux para sua nuvem (Azure) e já portou o Visual Studio para Linux. Além de ter uma distro Linux para uso interno na própria Microsoft. Eu só uso Windows por causa dos jogos mesmo, é o único motivo.
 

BCoisa

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
5.992
Reações
12.362
Pontos
753
O linux é um sistema bem legal mas para utilizá-lo é necessário se aprender algumas coisas simples dependendo da distribuição (versão do sistema) que se vai utilizar.

E já adianto: Se não tiver o mínimo de paciência para se aprender alguns recursos do sistema esqueça e fique no Windows. Não que aprender isso seja complicado mas acontece que muita gente tem paciência pra entender certas coisas do Windows mas não tem a mesma paciência para fazer isso no Linux porquê algumas coisas no Linux são feitas de forma diferente, mesmo que não seja mais difícil.

Meu arcade funciona com o Debian 8 Jessie por exemplo.

Para um usuário de desktop eu recomendo muito o uso do Lubuntu 16.04 LTS (LTS é a versão com longo tempo de suporte, as outras versões recebem upgrade a cada 6 meses em média e por isso podem ser menos estáveis).

O Lubuntu é muito leve e rápido. Não vem com a interface Unity que é mais pesada e roda muito bem até em PCs com menos de 1GB de ram e a interface dele é muito boa e rápida.

Sobre jogos o linux também tem a Steam. Muitos jogos nativos do Windows já rodam no Linux pelo Steam.

Agora uma pequena lista de programas que você poderia utilizar (não existem só esses):
Navegadores: Chromium (é o pai do Google Chrome), Google Chrome, Firefox e Vivaldi
BitTorrent: Transmission ou QBitorrent
Office: FreeOffice http://www.freeoffice.com/pt/ (muito bom!, basta se cadastrar gratuitamente pra receber o serial após a instalação. Vem com "Word, Excel e PowerPoint" pra se usar no Linux. Não é o Office da Microsoft mas é muito bom e compatível com o Office da MS.
Multimídia: VLC. Só instalar e abrir os arquivos multimídia que quiser.
Gráficos: GIMP e Inkscape
3D: Blender

Uma dica (eu demorei um pouco pra descobrir isso quando estava começando no linux embora seja algo trivial):
Quando encontrar alguma dica por aí e solicitarem o uso do terminal (não é algo de outro mundo, é bem simples) preste atenção nos seguintes símbolos:
#: Todos os comandos que começam com o jogo da velha devem ser executados como administrador (root no caso do linux)
$: Todos os comandos que iniciam com o cifrão (ou não tem nada especificando) devem ser executados como usuário padrão

Ao abrir um terminal no Lubuntu, para entrar em root basta digitar sudo comandoquedeseja e depois pressionar Enter
O sistema vai pedir a senha do administrador (geralmente é a senha do primeiro usuário cadastrado) e pronto.

Antes de se instalar um programa no sistema recém instalado você deve atualizar a lista de programas disponível.

Dá pra fazer isso pelo Synaptic mas pelo terminal é mais fácil:

sudo apt-get update

Depois que o processo terminar é só abrir a Central de Programas ou o Synaptic e instalar os programas por lá. Nota que alguns poucos programas não existem na Central como o FreeOffice. Mas basta baixar o mesmo e dar dois cliques pra instalar, bem parecido com o Windows nesse caso.

Uma última coisa: Existem diversos tipos de pacotes de programas (cada pacote seria quase o mesmo que o .exe do Windows). No caso do Lubuntu ele utiliza o tipo de padrão .deb, que é o mesmo utilizado no Debian já que o Ubuntu (e o Lubuntu) são derivados dele.
O Lubuntu só aceita pacotes .deb ou diretamente do código fonte e aí no caso do código fonte é necessário compilar o programa pelo terminal para ele gerar o arquivo executável.

Outros exemplos de tipos de pacotes são .rpm (que o Fedora utiliza) e o .tgz (que o Slackware usa)

Se precisar de ajuda para entender como usar o sistema em caso de dúvida pode perguntar.
 
Ultima Edição:

Nicko

O Corretor de Seguros
VIP
GOLD
Mensagens
25.666
Reações
22.058
Pontos
1.774
Venho utilizando o Deepin 15.3 e digo, que sistema foda. Ele é um debian com uma interface totalmente nova, mas extremamente funcional e a sua loja de programas é uma mão na roda.
Eu nunca vi uma distribuição tao bonito e ao mesmo tempo tão user-friendly como essa.
Eu recomendo o uso para quem quiser se aventurar pela primeira vez. E também recomendo para quem já usou várias distros como eu.
Eu uso no meu notebook da faculdade, mas vou instalar ele no computador da sala, que minha família usa, tendo em vista que o Windows 10 que tava lá deu pau...
Só mesmo o meu pc que continuará com Windows 10 por conta dos jogos. Curiosamente, o Deepin já vem com o Steam embutido na instalação e dizem que o kernel é otimizado pra jogos.

A versão 15.4 não deve demorar pra sair...o Dionatan (do canal Dio Linux) me disse que ajudou na correção da tradução da nova versão.
Segundo ele ta muito boa mesmo.
 

iusearchbtw

Mil pontos, LOL!
Mensagens
8.858
Reações
10.513
Pontos
1.069
A propria Microsoft usa servidores Linux para sua nuvem (Azure) e já portou o Visual Studio para Linux. Além de ter uma distro Linux para uso interno na própria Microsoft. Eu só uso Windows por causa dos jogos mesmo, é o único motivo.
Eu também só uso Windows hoje por causa dos jogos, o Windows 10 é incrivelmente instável, impressionante como problemas que existem desde o lançamento ainda persistem. Eu até coloquei o Ubuntu em dual boot mas não via sentido em usá-lo só para a internet.

Enviado de meu SM-G920I usando Tapatalk
 

Tsultrim

Lenda da internet
GOLD
Mensagens
10.879
Reações
3.945
Pontos
1.544
Isso daqui virou uma baita aula de Linux, muito bom!

Vou ler e ver os vídeos com calma, mas me interessou muito as distros voltadas para edição de vídeo!
 

JulioCésar

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.101
Reações
592
Pontos
563
achei um note na rua, gostaria de saber se tem alguma distro sobre edição de áudio?
 
Topo Fundo