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[Discussão geral] Super Nintendo x Neo Geo

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Não dá pra empatar os 2.
Isso é forçar a barra.
O SNES faz esses detalhes por causa do conjunto,não é nenhum aspecto específico de hardware.
Fosse assim,o NEO Geo ganharia de sobra também.

Eu diria que Metal Slug,por exemplo,tem uma das pixel arts mais detalhadas que já vi na vida.
Tem uma porrada de sprites euma porrada frames trabalhando simultaneamente,tudo vivo e em tempo real.

O que dá pra colocar na conta do SNES são os efeitos e a capacidade dele pra fazer jogos poligonais (e mais uma coisa que esqueci agora).

Mas não dá pra botar no mesmo nível.

E eu discordo fortemente também de quem disse também que SNES veio ultrapassado.
Pô,logo nos primeiros jogos você já tinha vários utilizando MODE 7,transparência,o chip de som (Actraiser),cheio de coisas novas ou mais avançadas,como assim ultrapassado?
Tinha umas poucas desvantagens em relação aos outros ,mas ultrapassado não oras.

Tem que lembrar também ,o NEO Geo era bem mais caro que os outros,por isso nem acho justo fazer comparação com MEGA,SNES,PC Engine, ou sei lee videogame.

Enviado de meu GT-I8190 usando Tapatalk

eu falei no primeiro post que era insanidade fazer esse tipo de comparação, até porque o Neo Geo era um Arcade poderoso demais pra época e até por isso era caríssimo comparado ao Snes.

A diferença em potencia era brutal. Aliás a diferença dos Arcades para os consoles de mesa como Snes era grande, só comparar as versões lançadas para os consoles.

Achava que nem o ista mais fanático pensaria nessa possibilidade... e eu estava errado. :kkk:kkk:kkk



Sério, coloquem isso num tópico gringo, vão achar que é piada :coolface
 

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O MVS ainda tinha muito a ser extraído, mas a SNK seguiu o caminho fácil e reciclou os seus sprites até 2003. Se SFIII saisse para MVS, iria ser um jogo lindo que só, principalmente o 3rd Strike, que não iria ter serrilhados na Intro.

Garou: Mark of the Wolves para muitos competia em gráfico e beleza com Street Fighter III e olha que era CPS3 hein?!

Snes nem com o CPS1 competia... chega a ser covardia.
 

jureg

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eu falei no primeiro post que era insanidade fazer esse tipo de comparação, até porque o Neo Geo era um Arcade poderoso demais pra época e até por isso era caríssimo comparado ao Snes.

A diferença em potencia era brutal. Aliás a diferença dos Arcades para os consoles de mesa como Snes era grande, só comparar as versões lançadas para os consoles.

Achava que nem o ista mais fanático pensaria nessa possibilidade... e eu estava errado. :kkk:kkk:kkk



Sério, coloquem isso num tópico gringo, vão achar que é piada :coolface
Não há dúvidas que eh um topico-bait-troll. E um monte de gente caiu... [emoji57]
 

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Não há dúvidas que eh um topico-bait-troll. E um monte de gente caiu... [emoji57]

pior que o user está levando a sério, não como o Tortinhas faz lá na pasta consoles. Só ver o tamanho dos posts... Isso é bizarro, sério.
 

Rick_Taylor

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Por outro angulo na tela da globo os chips do Neo Geo , bem do lado de um do SNes.
svggn4.png

Neste tópico aprendemos que todo ci com encapsulamento qfp (quadrado) é um coprocessador :facepalm:kkk:brbr
 

Rick_Taylor

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Por se tratar de gráficos desenhados (Samuray) , ele chega ser mais simples da gpu fazer que gráficos foto realistas ..........

Um sprite é um sprite, mas se ele for feito a partir de um gráfico pré-renderizado (que foi convertido em sprite depois) ele é mais "pesado" :facepalm:kkk:brbr

45659.png
89320.png
 


Proteus_

Bam-bam-bam
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Os gráficos ficaram abaixo porque o time da SEGA não era acostumada a fazer isso.
Mano se vc pegar qualquer exemplo pre render - do Mega e compara com Dkc , nem 1 deles chega perto inclusive Toy Story que não é da Sega.

E os jogos do MVS não são apenas mérito da SNK não. Pega Double Dragon(Tecnos) ou Agressors of Dark Kombat(ADK) e verá que as thirdies faziam um bom trabalho na MVS, só precisavam tacar o sprite no jogo, se preocupar em trocar a paleta e pronto.

Rage of the Dragons prova que o console ainda tinha muito gás. E não só ele, Power Instinct Matrimelee saiu aos 45' do 2º tempo e fez um show a muito jogo tridimensional da época.
O SvC, mesmo sendo toscão, mostrou que pode fazer sprites de CPSIII sem perder desempenho e com o retoque da SNK, que deixa tudo bonito. E olhe que estamos falando de um Arcade com poder de um Playstation One.

O MVS ainda tinha muito a ser extraído, mas a SNK seguiu o caminho fácil e reciclou os seus sprites até 2003. Se SFIII saisse para MVS, iria ser um jogo lindo que só, principalmente o 3rd Strike, que não iria ter serrilhados na Intro.

Mano já postei aqui 3 fontes mostrando que o muita coisa que o Neo Geo fez foi via add ons nos carts , mas deixa pra lá acreditem no que quiser.

Mas o Mega Drive já tinha o Sega Network na época. Isso significa que o Mega é melhor porque nós podemos baixar jogos nele? N-A-TIL-O!
o SNes tinha o Satelaview serviço parecido com esse do Mega.


Peaí tembem, né? Prehistoric é de '89, DKC é de '94. Se for assim, vamos comparar Ultraman do SNES com o Samurai Spirits V, V Special.
Não , não a comparação foi com a versão 2 de 1999.
2jaiv0w.png

Animação de layer que exigem uma porrada de cálculos matemáticos para saber se o personagem está em stand, se não, se está no ar, se está correndo... E isso só para mostrar esses respingos minúsculos, que tornou essa uma das fases mais bonitas de toda a MVS.
Cara , não tem nada demais ali ...... isso até o Mega faz , mesmo que seja com menos frames....
 

Proteus_

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Um sprite é um sprite, mas se ele for feito a partir de um gráfico pré-renderizado (que foi convertido em sprite depois) ele é mais "pesado" :facepalm:kkk:brbr

45659.png
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Meu deus :facepalmvc esta se fazendo de desentendido ... Eu disse que gráficos gráficos como os de DKC por serem foto realista são mais difíceis de serem reproduzidos só isso.
 

Rick_Taylor

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Meu deus :facepalmvc esta se fazendo de desentendido ... Eu disse que gráficos gráficos como os de DKC por serem foto realista são mais difíceis de serem reproduzidos só isso.

Você falou da GPU, porque um sprite vai ser mais difícil de reproduzir que outro?
Está confundindo o excelente trabalho da Rare com potência do VG.
 

ELTORO

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Eu tinha postado um vídeo de um jogo prerender do NeoGeo em outra página,mas não sei se o pessoal viu.
Impressionante o negócio:


E tem um outro também,parece até R-Type (mas o de cima é melhor):
 

Rick_Taylor

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Sério, coloquem isso num tópico gringo, vão achar que é piada :coolface

Pior que teve no racketboy em 2011, óbvio que não durou tanto quanto este, mas teve algumas ideias interessantes para outros tópicos:

Colecovision x SNES
Motivo: CPU em 3,58 MHz

Intellivision x Mega Drive
Motivo: CPU 16 bits

Jaguar x N64
Do the math :coolface
 

Proteus_

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Você falou da GPU, porque um sprite vai ser mais difícil de reproduzir que outro?
Está confundindo o excelente trabalho da Rare com potência do VG.
Claro que não ,vc é quem esta entendendo errado......
Eu falei a parte gráfica .......e que o SNes poderia replica-los perfeitamente ,Eu sei que ele perde pro Neo Geo (em Sprites simultâneos , tamanho deles, animação) mas a parte gráfica (detalhes de cenários e etc....) ele poderia replica perfeitamente.

Aqui um bom exemplo.
homebrew de SNes com gráficos de Ps1.
Lado esquerdo SNes - lado direito Ps1.
V37nb4B.png

 

Denrock

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Um sprite é um sprite, mas se ele for feito a partir de um gráfico pré-renderizado (que foi convertido em sprite depois) ele é mais "pesado" :facepalm:kkk:brbr

45659.png
89320.png
EXATAMENTE

já falei isso em outro tópico, sprite é sprite, não importa como voce fez ele, desenhando a mão e depois digitalizando, fazendo "pixel art", usando imagens reais como em MK, usando 3D e depois salvando como imagem 2D (como foi feito no DK), tudo vira sprite 2d do mesmo jeito.

E os cenários que ele posta são as coisas mais leves do mundo, pois são simplesmente imagens estáticas (como um JPG parado no fundo é só). O Neo geo não só faria eles, como faria com mais cores ainda, ou seja, mais detalhado ainda, e os cenários ainda poderiam ser animados.

vou explicar desenhando igual faria pra uma criancinha de 5 anos:

esses cenários aqui com vários sprites diferentes animados separadamente são MUITO mais pesados pra um hardware rodar....
Evb2Bp4.gif

XiLpH2g.gif



..... do que um cenário que não passa de uma imagem estática como esse aqui:
junglehijinksexit-copy.jpg
 

Proteus_

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EXATAMENTE

já falei isso em outro tópico, sprite é sprite, não importa como voce fez ele, desenhando a mão e depois digitalizando, fazendo "pixel art", usando imagens reais como em MK, usando 3D e depois salvando como imagem 2D (como foi feito no DK), tudo vira sprite 2d do mesmo jeito.

E os cenários que ele posta são as coisas mais leves do mundo, pois são simplesmente imagens estáticas (como um JPG parado no fundo é só). O Neo geo não só faria eles, como faria com mais cores ainda, ou seja, mais detalhado ainda, e os cenários ainda poderiam ser animados.

vou explicar desenhando igual faria pra uma criancinha de 5 anos:

esses cenários aqui com vários sprites diferentes animados separadamente são MUITO mais pesados pra um hardware rodar....
Evb2Bp4.gif

XiLpH2g.gif



..... do que um cenário que não passa de uma imagem estática como esse aqui:
junglehijinksexit-copy.jpg
Isso ai é layer animado , e não sprites .....

Aqui um exemplo.
Neo Geo com zoom de longe e SNes.
2rpti03.png

Veja que quando se tira o Layer a animação do cenário desaparece.
2s0mwyc.png
 
Ultima Edição:

Denrock

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Isso ai é layer animado , e não sprites .....

Aqui um exemplo.
Neo Geo com zoom de longe e SNes.
2rpti03.png

Veja que quando se tira o Layer a animação do cenário desaparece.
2s0mwyc.png

:facepalm:facepalm:facepalm

layer = camada

camada do que ??? do que é feita a camada ??? DE SPRITE PORRA

cara, voce não faz a mínima idéia de como são feitos jogos e quer continuar falando m****

uma camada de sprites animados pesa muito mais do que um estático
 

Proteus_

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:facepalm:facepalm:facepalm

layer = camada

camada do que ??? do que é feita a camada ??? DE SPRITE PORRA

cara, voce não faz a mínima idéia de como são feitos jogos e quer continuar falando m****

uma camada de sprites animados pesa muito mais do que um estático
Pqp, :facepalm:facepalm:facepalm:facepalm:facepalm sprites são sprites , layer é layer.
A imagem fala por sí só.

olha oque acontece quando vc elimina os sprites.
2rpti03.png


Os layer animado ainda fica lá.
 

Denrock

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Snes nem com o CPS1 competia... chega a ser covardia.
exatamente

CPS1 é mais fraca que a MVS, e na CPS1 o snes já não tinha hardware pra rodar , e eu nem vou usar o exemplo do FinalFight não, pois podem vir com o "era jogo de inicio de vida do console, ainda não tinham explorado ele bem e bla bla"


Vamos pegar Captain Commando, que muita gente diz que foi um ótimo port:

Captain Commando é um jogo de 1991 nos arcade, e no snes só foi lançado em 1995, port feito pela própria Capcom . Quer dizer, a própria criadora teve 4 anos pra fazer o port, já nos últimos anos de vida do Snes, usaram tudo que o hardware podia dar, e mesmo assim ainda ficou muito inferior ao arcade:
- resolução de tela bem menor
- sprites bem menores
- bem menos cores na tela (e ficou bem mais escuro)
- menos sprites simultaneos
- bem menos frames de animação
- jogo mais lento
- só podia jogar 2 players (enquanto o arcade tinha máquinas pra 2 ou 4 players)
- tiraram todos os robôs do jogo, uma das features mais legais e diferenciadas do jogo, e os caras simplesmente tiveram que tirar os robos pois o snes não deu conta de rodar...



isso tudo, num jogo de 1991 da CPS1 , que era mais fraca que a MVS

qualquer arcade do começo dos anos 90 o snes tomava um pau total (tanto o snes quanto o mega), e os caras querendo teimar que de que alguma forma o snes é equivalente (ou melhor!!???!!!)


 

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exatamente

CPS1 é mais fraca que a MVS, e na CPS1 o snes já não tinha hardware pra rodar , e eu nem vou usar o exemplo do FinalFight não, pois podem vir com o "era jogo de inicio de vida do console, ainda não tinham explorado ele bem e bla bla"


Vamos pegar Captain Commando, que muita gente diz que foi um ótimo port:

Captain Commando é um jogo de 1991 nos arcade, e no snes só foi lançado em 1995, port feito pela própria Capcom . Quer dizer, a própria criadora teve 4 anos pra fazer o port, já nos últimos anos de vida do Snes, usaram tudo que o hardware podia dar, e mesmo assim ainda ficou muito inferior ao arcade:
- resolução de tela bem menor
- sprites bem menores
- bem menos cores na tela (e ficou bem mais escuro)
- menos sprites simultaneos
- bem menos frames de animação
- jogo mais lento
- só podia jogar 2 players (enquanto o arcade tinha máquinas pra 2 ou 4 players)
- tiraram todos os robôs do jogo, uma das features mais legais e diferenciadas do jogo, e os caras simplesmente tiveram que tirar os robos pois o snes não deu conta de rodar...



isso tudo, num jogo de 1991 da CPS1 , que era mais fraca que a MVS

qualquer arcade do começo dos anos 90 o snes tomava um pau total (tanto o snes quanto o mega), e os caras querendo teimar que de que alguma forma o snes é equivalente (ou melhor!!???!!!)





As próprias versões de Street Fighter II feitas pela Capcom especialmente para o Snes ficaram bem inferiores a CPS1! Teve também a versão de Knights of the Round que também ficou inferior... mesmo Final Fight 3 do Snes não bate o original da CPS1 lançado em 1989.

E sim, a CPS1 era mais fraca que o MVS. A Capcom precisou da CPS2 pra competir com a MVS/AES e olha que nem a CPS3 conseguiu se sobressair...

Não dá pra comparar, beira a loucura.
 

FabioShinobi

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pior que o user está levando a sério, não como o Tortinhas faz lá na pasta consoles. Só ver o tamanho dos posts... Isso é bizarro, sério.
Cara ele fez um tópico no cantinho afirmando que todo heterossexual masculino prefere ver pornografia com travestis ao invés de mulheres, e afirmou que ele estava certo o resto do povo era mentiroso e errado, por aí já se vê o nível de user.
 

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Cara ele fez um tópico no cantinho afirmando que todo heterossexual masculino prefere ver pornografia com travestis ao invés de mulheres, e afirmou que ele estava certo o resto do povo era mentiroso e errado, por aí já se vê o nível de user.

sério isso? :lolwtf:lolwtf:lolwtf:lolwtf:lolwtf:lolwtf:lolwtf:lolwtf:lolwtf:kkk:kkk:kkk:kkk
 

Denrock

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agora, vamos aproveitar novamente pra dar uma "salvada" na b*sta de tópico, só pra mostrar uma pérola do NeoGeo que pouca gente lembra

melhor jogo 2D de golf já feito, tanto no quesito diversão quanto no quesito técnico/gráficos. O jogo tem rotação de cenário, sprites digitalizados, escala de sprites, etc . Esse jogo é incrível.


neoturfmasters4.gif
______________________
Turfmast_raster.gif



 

Ridge

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agora, vamos aproveitar novamente pra dar uma "salvada" na b*sta de tópico, só pra mostrar uma pérola do NeoGeo que pouca gente lembra

melhor jogo 2D de golf já feito, tanto no quesito diversão quanto no quesito técnico/gráficos. O jogo tem rotação de cenário, sprites digitalizados, escala de sprites, etc . Esse jogo é incrível.


neoturfmasters4.gif
______________________
Turfmast_raster.gif




Ne por nada não, o jogo é bonito mesmo, principalmente a digitalização, mas isso não é rotação de cenário nem a pau, é apenas um efeito de parallax pra dar essa ilusão, mas tem nada rotacionando ai.

Rotação de verdade tem que ser assim:

 

Guerreiro Destemido

Habitué da casa
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Cara, só os ports MUITO PORCOS funcionavam sob essa lógica aí da sua imagem (mas eles existem sim, no SNES). Quem fazia isso aí que você desenhou merecia ir pra rua na hora.

Já disse, mas repito: Jogos bem projetados já previam a diferença entre a proporção de tela 8:7 x 4:3 e, consequentemente, não havia perdas na jogabilidade. Se eu, que sou um amador, compenso a diferença de aspecto nos meus jogos de NES, imagina a galera profissional da área. Só um cara preguiçoso (ou incompetente) mesmo pra deixar assim.

Sabe a famosa Sculptured que fez o aclamado MK2 do Snes ? pois é, todos os jogos da Sculptured são achatados no Snes, basta ver a imagem abaixo no aspecto ratio original do Snes para perceber que o circulo perfeito irá virar uma elipse em uma tv Crt....
mas isso não acontece com MK3 e UMK3 de Mega feito pela mesma Sculptured.
snes_ultimate_mortal_kombat_3_2.gif

Então, o que me diz da Sculptured ? a mesma foi incompetente ?
 

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Em jogos e diversão o Super Nintendo coloca o Mega drive e o Neo geo no chão.


Nesse vídeo ele é bem tendencioso e até meio desonesto com o Mega. Ele cita o controle de 3 botões mas ignora o de 6 botões, que era muito melhor pra jogar Street Fighter, por ter saído depois, mesmo sendo oficial e que ainda acompanhou bundles futuros que já vinham com o Mega por padrão. Depois ele pega algo não oficial da Nintendo como Super 8 pra pender a balança para Nintendo... no vídeo ele não cita a proporção nativa 4:3 do Mega que dava maior campo de visão nem a resolução mais alta que os jogos costumavam vir... ele até mostra vídeo criança como nintendista e só pelo vídeo dá pra ver que não mudou muito... como levar a sério? Me poupe né?

E diversão é mero gosto pessoal. Agora potencia não tem o que discutir:

Neo Geo >>>>Snes>Mega Drive


Esse é ponto "discutido" aqui e não quem era mais divertido que o outro.
 

Tina Ferrarista

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sprites são sprites , layer é layer.
A imagem fala por sí só.

Depois dessa, eu desisto. É que nem um pós graduado discutir com alguém que ainda faz EM.

Sugiro que deixem o senhor continuar com seus devaneios. Isso não vai levar a lugar algum...

















Ah, quando entrei no tópico eu já sabia disso, intaum vamo cuntinuá tentanu.

Layer: camada de sprites. Eu tenho fontes para provar isso, e você?
6009c9443832946c080ed225c8e8e9eb.jpg


Enviado do meu Neo Geo CD graças a Satella N.N.W.
 

SKT Leonhart

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vocês reclamam do topico mas continuam postando, no final mesmo que o cara saiba que tá errado vai continuar discordando ou ignorando os fatos, parem de upar e pronto
 
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