Mas a forma como o jogo progride é em procurar uma forma de demonstrar essa independência da Ellie, continuando em spoiler:
a cena do quase estupro nunca aconteceriam. Nunca fragilizariam uma personagem feita para levantar uma bandeira.
Aquele segmento todo é sobre isso na verdade.
É sobre a Ellie independente, que precisa de ninguem, encontrando os "macho" do mundo que se faz de bonzinho mas no fundo quer estuprar ela.
Perceba que uma das reclamações constantes é sobre o caso da "princesa indefesa que precisa ser salva", TLoU é tipo o Star Wars VII que faz questão de mostrar que a Rey ta a todo momento se virando sozinha, que ela não precisa ser salva.
Só nessa parte da neve temos o Joel indo até a cabana do Boss, mas quando ele chega lá a Ellie sozinha já resolveu tudo e matou o cara.
Nem tou falando que isso é errado e que deveria ser diferente (pq ai já entramos em discussão ideológica, que é outro assunto), o que tou falando é que a influencia dos movimentos sociais de hoje em dia (algo muito forte na America do norte) fez com que o roteiro do TLoU fosse construído em cima desse grid, em cima dessas tendencias e isso vai desde a forma como os eventos da história se resolvem até os detalhes do jogo. E ai tem o Neil (Druckman) já confirmando umas influencias.
E o roteiro do TLoU é realmente diferenciado quando tu olha o final, o jogo fica nesse flerte previsível onde tudo se resolve de acordo com essas tendencias ideológicas, mas no finalzinho fica um dilema fodido pra todo mundo que é sobre entregar a Ellie para os Firefly:
A líder dos firefly é o esteriótipo "strong black woman" que o povo mais adora, são os revolucionários da "salvação do mundo" mas são autoritários (diferente dos cirandeiros).
Dai o Joel não apenas salva a "princesa em perigo" como mata a líder do bagulho
A principio achei isso bem wtf, salvar a Ellie era óbvio mas gratuitamente matar a mina no final foi surpresa, mas ai tu percebe que isso tudo foi tambem um dilema sobre "salvar a personagem amada dos movimentos sociais" as custas daquilo que repudiariam, a cereja no bolo é que a culpa de tudo fica na conta do Joel (o cara homem branco) e fazem questão de mostrar que a Ellie não compactua com isso pq ela nem sabe o que aconteceu pq estava desacordada, mantendo assim a "santidade do personagem".
Eu não acho TLoU ruim.
Até repito aqui: É o jogo da ND que considero o melhor da empresa, eu admiro ele ter um roteiro neutro sem vilões ou heróis e gosto como o final da história é construído em cima de um dilema ao invés de "o heroi mata o bandido e todos ficam felizes" igual no Uncharted.
Eu só não tou negando que ele tem muita influencia desses movimentos atuais, algo que é bem evidente tanto no jogo base como no DLC.
Meu palpite é que as pessoas se recusam a aceitar que gostaram de uma história com essas coisas no meio, mesmo já tendo declarado que não gostou de Mad Max: FR e Star Wars VII no mundo dos games isso passa batido.