O que há de Novo?
Fórum Outer Space - O maior fórum de games do Brasil

Registre uma conta gratuita hoje para se tornar um membro! Uma vez conectado, você poderá participar neste site adicionando seus próprios tópicos e postagens, além de se conectar com outros membros por meio de sua própria caixa de entrada privada!

  • Anunciando os planos GOLD no Fórum Outer Space
    Visitante, agora você pode ajudar o Fórum Outer Space e receber alguns recursos exclusivos, incluindo navegação sem anúncios e dois temas exclusivos. Veja os detalhes aqui.


Conhecendo e emulando o Sharp X68000 (+ jogos top)

rap3d

Mil pontos, LOL!
Mensagens
1.257
Reações
402
Pontos
1.069
Agora saiu um core do emulador para o Retroarch e está funcionando muito bem, pois da pra por filtros e tem uma opção pra trocar o disquete que agiliza. Alguém já testou?
Já testei no Android e funcionou, mas para Android tem um apk mais antigo que no meu celular (Snapdragon 800) roda mais rápido.
 

DreamCuPS

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.517
Reações
2.762
Pontos
703
Peço licença para reupar esse tópico por que tenho umas dúvidas sobre o X68000. Essa plataforma era bastante cara durante o período em que foi produzida e, avaliando seus specs, que eram bem altos pra época, gostaria de fazer três perguntas:

1 - Por que a maioria de seus jogos não apresentava gráficos muito melhores que o Snes ou o Mega (alguns parecem até coisa de 8 bits)?

2 - Quais foram os jogos que melhor exploraram os limites dessa plataforma?

3 - Levando em conta que ele compartilhava características com algo tão avançado como o Neo Geo, como no caso do processador, será que o primeiro modelo do X68000 (que tinha processador em velocidade de 10mhz e 500mb ram + 500mb "para texto") seria capaz de rodar um jogo como Kof 99 sem maiores alterações?

(obs: isso são apenas questionamentos, não tenho qualquer intenção de menosprezar o X68000, que é uma máquina que já tive o privilégio de conseguir emular e experimentar alguns ótimos jogos de sua biblioteca)
 
Ultima Edição:

Denrock

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
13.588
Reações
70.577
Pontos
584
Peço licença para reupar esse tópico por que tenho umas dúvidas sobre o X68000. Essa plataforma era bastante cara durante o período em que foi produzida e, avaliando seus specs, que eram bem altos pra época, gostaria de fazer três perguntas:

1 - Por que a maioria de seus jogos não apresentava gráficos muito melhores que o Snes ou o Mega (alguns parecem até coisa de 8 bits)?

2 - Quais foram os jogos que melhor exploraram os limites dessa plataforma?

3 - Levando em conta que ele compartilhava características com algo tão avançado como o Neo Geo, como no caso do processador, será que o primeiro modelo do X68000 (que tinha processador em velocidade de 10mhz e 500mb ram + 500mb "para texto") seria capaz de rodar um jogo como Kof 99 sem maiores alterações?

(obs: isso são apenas questionamentos, não tenho qualquer intenção de menosprezar o X68000, que é uma máquina que já tive o privilégio de conseguir emular e experimentar alguns ótimos jogos de sua biblioteca)
bom
1º ele obviamente é um computador, então a comparação tem que levar em conta que os recursos de todo computador (processador, memória, etc) sempre são "compartilhados/divididos" entre várias funções (sistema operacional, periféricos, processos rodando de fundo, etc), não só games.

2º ele é um computador antigo, lançado no começo de 1987, então apesar de ser bem parrudo, não deixa de ser uma tecnologia antiga. O processador dele é o mesmo do neogeo, mas tambem é o mesmo do Megadrive, do Amiga, da CPS1 da capcom... etc
(O PC-Engine por exemplo quando foi lançado em 1987 tambem tinha jogos bem mais próximos de um MasterSystem do que um 16 bits, já com o PC-Engine CD nos anos 90 ele conseguiu em muitos casos superar o mega e snes até).

3º por ser uma máquina que só saiu no Japão, e ser cara, foi algo bem de nicho, então praticamente não tivemos nenhuma grande empresa fazendo jogos exclusivos pra ele que explorassem o poder total dele. Não tivemos muitos títulos AAA feitos pensado só pro x68000.

.... mas ainda assim, ele se mostrou capaz de superar o mega e o snes muitas vezes, como nos Super Street Fighter II, Final Fight, Fatal Fury Special, Strider, Ghost n’ Ghosts , Viewpoint, etc, sempre superior as mesmos no mega e snes. Dos exclusivos, o Castlevania é muito bem feito, tanto que foi relançado depois pro PS1. O Geograph Seal é um jogo poligonal superior a qualquer jogo poligonal do super FX do snes, ou do mega, entre outros. E sempre apresentando maior resolução de tela que o mega e snes.

 

DreamCuPS

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
1.517
Reações
2.762
Pontos
703
@Denrock (desculpe a demora pra responder).

Acho que tem um outro fator que pode ter contribuído para, no geral, os jogos do X68 não utilizarem melhor o potencial do hardware: disquetes. Cabe muito pouca memória num disquete, e não raro qualquer joguinho com gráficos ok vinha em vários disquetes. Se a mídia padrão fosse cd ou cartucho, acho que a coisa seria diferente.

O que você falou sobre as capacidades do sistema serem compartilhadas entre diversas tarefas também justifica, não tinha pensado nisso... Mas quando a máquina está sendo usada apenas para jogar, isso faz tanta diferença?

Ele tinha o mesmo tipo de processador de outros consoles, conforme você complementou, mas era mais rápido que o Mega Drive e um pouco mais lento que o Neo Geo (pelo menos em sua primeira versão). Mas em memória ram ele era bem superior a qualquer desses consoles, mesmo sem upgrades. Ele também tinha opção de muitos modos de resolução, com diferentes quantidade de cores simultâneas, sendo esse um quesito que acho difícil de comparar.
 

Kimer

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
5.054
Reações
9.778
Pontos
779
Ressucitando o tópico para tirar uma dúvida: alguém conseguiu fazer o core do sharp x68k funcionar no retroarch? Botei as bios no diretório correto, coloquei o diretório das minhas roms no arquivo config que fica junto com as bios, mas os jogos simplesmente não carregam. Não sei o que estou fazendo de errado.
 


Rick_Taylor

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
2.444
Reações
5.458
Pontos
703
Ressucitando o tópico para tirar uma dúvida: alguém conseguiu fazer o core do sharp x68k funcionar no retroarch? Botei as bios no diretório correto, coloquei o diretório das minhas roms no arquivo config que fica junto com as bios, mas os jogos simplesmente não carregam. Não sei o que estou fazendo de errado.

Diferente de outros cores, a bios não fica direto na pasta system, ela fica na pasta keropi dentro da pasta system.
Sobre as roms só consegui fazer funcionar as que estavam em formato .dim.
Neste link tem mais informações
https://www.libretro.com/index.php/tag/sharp-x68k
 

Kimer

Ei mãe, 500 pontos!
Mensagens
5.054
Reações
9.778
Pontos
779
Diferente de outros cores, a bios não fica direto na pasta system, ela fica na pasta keropi dentro da pasta system.
Sobre as roms só consegui fazer funcionar as que estavam em formato .dim.
Neste link tem mais informações
https://www.libretro.com/index.php/tag/sharp-x68k
Já coloquei na pasta keropi, mas não resolveu. Os jogos não carregam, ou dá uma mensagem de erro em japonês ou fica em uma tela preta.

EDIT: Consegui resolver o problema. Por algum motivo, os jogos não carregam quando eu configuro o meu diretório de roms na linha StartDir no arquivo "config" que fica na pasta Keropi.
 
Ultima Edição:

EvilMonkey

Mil pontos, LOL!
Mensagens
14.397
Reações
44.164
Pontos
1.339
Eu conhecia esse sistema mas é praticamente e o ports era fidelíssimos. Que teve aqui no Brasil (duvido muito quem o tivesse!) tirava onda hein?
 
Topo Fundo